Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quando levar a bike para revisão /manutenção?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quando levar a bike para revisão /manutenção?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
luara Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quando levar a bike para revisão /manutenção?
    Postado: 18 Fev 2010 as 17:55
Adquiri minha bike recentemente, acho q faz pouco mais de um mês, e gostaria de saber quais os cuidados mais básicos para deixá-la conservada e de quanto em quanto tempo devo fazer uma revisão nela, deixar centrada e tal.
Estou andando bastantinho e aqui é beeeeem esburacado, paralelepípedos e tal, então acho q a bike sofre bastante.. LOL
(nessa semana acho que fechou uns 80km rodados ou mais)
E já percebi q as marchas não estão entrando direto, principalmente a da frente, e as vezes faz um barulho na roda...

Vi que ela está com um pouco de terra em algumas peças, devo dar uma mangueirada de tempos em tempos? Só com água? Depois de lavar, fazer o q? óleo só na correia ou aonde+?

Queria fazer um curso de mecânica para bikes, ou coisa do tipo, ficar dependendo sempre de terceiros é xarope... Cry
:D

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1535020655937932566
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2010 as 18:56
Mantenha um ficha de controle de km pra vc saber:
1. Qdo precisa trocar corrente (+- 2.500km). Cassete uns 10.000km
2. Qdo precisa dar uma olhada na lubrificação dos cubos, Cx Direção e M.Central. Cubos e Cx é facil, só ter chave propria. MC é mais complicado; só na oficina. Depende do tipo de uso, se andou na chuva, etc. Mas no geral 2000km pode abrir, limpar e mandar graxa de novo. Depois vc anota na Ficha o que fez na bike, trocou corrente,. etc
 
Lavagem, o skema é lavar normal, mas cuidado pra não jogar muita água nas proximidades do: Cubo, MC, Cx Direção e K7, ou seja, justamente onde vai graxa. É diferente de um carro, moto, onde vc pode mardar agua, sabao em qualquer lugar que não tem problema.
 
Como tme muito H que não mexe em manutenção, presumo que vc, sendo M, tb não vai mexer em nada, a não ser mandar agua, Omo, etc
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2010 as 06:58
se vc digitar "bike maintenance" no youtube, vai aparecer uma série de vídeos que são úteis para você aprender a fazer a manutenção de rotina. Do tipo lubrificar e limpar a corrente, regular câmbios, freios, assim você ganha independência e aprende com mais detalhes o funcionamento da bike.

A dica é manter sempre a corrente limpa de sujeira e lubrificada; eliminar barulhos e folgas antes que eles façam um estrago maior em alguma peça cara ; girar a roda, olhando o espaço entre a sapata de freio e o aro para ver se o aro está torto ou não
Voltar ao Topo
JOAO_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
Sto A de Posse
Offline
Mensagens:2473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2010 as 13:14
Ihh quando esses 80km chegarem em uns 1500 hora de inverter a corrente!
10,000 o K7 já foi...
A do meu irmão montei igualzinha a sua, a não ser pelos trocadores e pelo K7 que são os M360 e K7 11-32...
No primeiro final semana já rodamos 200km, a bike ficou uma delícia!
Mais leva no mecânico só pra regular as marchas esticar cabos, pois a bike é nova!
Eu levo só quando desregula do contrario só óleo na corrente...

Abraço e Boas pedaladas
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2010 as 13:17
O mais importante é aprender sobre como fazer você mesma a manutenção básica da bike. Economiza muito e ainda é terapeutico. Bom, pelo menos pra mim. LOL
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
brteles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Maricá - RJ
Offline
Mensagens:300
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brteles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2010 as 16:13
E eu achava que era doidera minha ficar desmontando a bike como terapia! Rsrs... Se estiver chovendo forte, naquele dia que tinha planejado aquele pedal... Ai sim vira terapia!
Voltar ao Topo
andresrdomingos Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Abr 2010
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andresrdomingos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2010 as 04:33

Gostaria de  saber qual é a recomendação para ver a hora de lubrificar a corrente? Por exemplo: se eu não pego terra nem agua em minhas pedaladas...qual seria o sinal que ela precisaria de lubrificante? E caso eu venha de uma pedalada com muito barro e chuva (logicamente eu iria lavar a bike) e nessa condição ja deveria fazer uma nova lubrificação, mesmo que tivesse acabado de lubrificar antes do rolê.


Obrigado

Voltar ao Topo
Absalon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2009
Juiz de Fora/MG
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Absalon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2010 as 14:02
andresrdomingos, eu lubrifico minha corrente toda semana, até pq ando 6x na semana, geralmente no domingo do uma geral completa na bike, limpo k7, pedevela e corrente com oleo diesel utilizando uma escovinha, depois faço uma mistura com agua e sabão em pó e repito o mesmo procedimento espero uns 10 minutos e retiro a agua com sabão. Então seco a corrente com um pano seco e aplico finish line.
No caso específico que perguntou, quando vc não pegar trilha pode observar a corrente e passar os dedos no elos, se os mesmos estiverem ressecados é hora de lubrificar, depois que chegar de uma trilha onde tenha encarado barro e chuva nesse caso já é recomendado uma lavagem geral na bike assim que chegar em casa! 


Editado por Absalon - 09 Mai 2010 as 17:20






Voltar ao Topo
andresrdomingos Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Abr 2010
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andresrdomingos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2010 as 18:54

Hoje fui fazer umas trilhas, e aqui  na minha cidade ta chovendo...Já viu né! A bike voltou daquele jeito. Ae fiz uma limpeza legal..com sabão... limpei a corrente cambios K7 etc...com uma escoca de dente e querosene....depois  voltei a enxaguar com agua e sãbão e esperei secar.

Agora minha duvia é em relação a lubrificação: Como comprei a bike a poucos dias ainda não tenho um lubrificante especifico e bom...mas aqui na minha casa encontrei 3.

Aqule óleo de máquina Singer verde

Lubrificante sintético (White lub super) que parece um sprey de bom ar

e tinha também uns oléos de  motores...W40 e tb oleo para motores 2 tempos...

Acabei passando esse white lub super....

Será que é bom esse tipo de lubrificante?

Ou deveria ter usado um dos outros mencionados?


Voltar ao Topo
Absalon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2009
Juiz de Fora/MG
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Absalon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2010 as 00:11
Bem agora que vc já lubrificou com este deixa assim mesmo, mas procure comprar um Finish Line Húmedo, esta na faixa de uns R$ 25 e dura bastante, coloco meia gota em cada elo da corrente!






Voltar ao Topo
andresrdomingos Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Abr 2010
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andresrdomingos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2010 as 01:07

Ok...mas enquanto isso será que o singer seria melhor...pois tem uma viscosidade maior que esse lubrificante White lub de espray. 

Em relação a outras partes da bike...tipo cambios, manetes, K7, cubo.... como deve ser feita a lubrificaçção (com esse mesmo Finish line para correntes, quando eu comprá-lo) ou existe outro produto. E enquanto não  fizer a compra, posso utilizar esse Whithe lub spray para lubrificação dessas peças, pois este tem alto poder de penetração e fica bem mais facil de aplicar?

Voltar ao Topo
R lincoln Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 20 Jan 2011
belo horizonte
Offline
Mensagens:462
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar R lincoln Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2012 as 13:59
Andres domingos, vc so vai lubrificar cubos, mov central,  geral na bike apos 1500 a 2000 km...O importante e vc manter a relação sempre limpa, como faz isso, oléo diesel e pincel, na corrente, cassete e pedivela,depois joga água pra tirar o excesso(sujeira), depois enche um compinho com detergente e água  e esfrega onde passou oleo diesel, vai deixar tudo limpo e sem óleo, coloque a bike para secar quando tiver seca,  passe óleo apenas na corrente.Eu uso finish line humedo tempo chuvoso, e tempo seco oleo do motor do meu carro, esse óleo singer é muito fino não é bom.
Voltar ao Topo
Rodrigodcarvalho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2013
RS
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigodcarvalho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 16:45
Existe alguma tabela de manutenção com km para ser acompanhada?
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 16:56
Originalmente postado por Rodrigodcarvalho Rodrigodcarvalho escreveu:

Existe alguma tabela de manutenção com km para ser acompanhada?

Olá Rodrigo, 

Certa vez postei aqui no fórum a planilha que eu uso em minhas bikes.

Com ela eu vou fazendo o controle de quilômetros rodados e em cada período determino a manutenção.

Veja neste post:


Abraço,
Ricardo.
Voltar ao Topo
Rodrigodcarvalho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2013
RS
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigodcarvalho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2014 as 13:56
Olá, mais dúvidas, o movimento central, Shimano Acera, é selado, tem de ser feita a manutenção nele de que forma? tem de ser lubrificado?
Voltar ao Topo
Rodrigodcarvalho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2013
RS
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigodcarvalho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2014 as 15:56
Originalmente postado por Rodrigodcarvalho Rodrigodcarvalho escreveu:

Olá, mais dúvidas, o movimento central, Shimano Acera, é selado, tem de ser feita a manutenção nele de que forma? tem de ser lubrificado?

Alguém sabe a resposta da dúvida acima?

Mais outra, qual site posso comprar ferramentas para a manutenção da bike?
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2014 as 18:45
Originalmente postado por Rodrigodcarvalho Rodrigodcarvalho escreveu:

Originalmente postado por Rodrigodcarvalho Rodrigodcarvalho escreveu:

Olá, mais dúvidas, o movimento central, Shimano Acera, é selado, tem de ser feita a manutenção nele de que forma? tem de ser lubrificado?

Alguém sabe a resposta da dúvida acima?

Mais outra, qual site posso comprar ferramentas para a manutenção da bike?

Olá Rodrigo,

qualquer tipo de rolamento selado não requer manutenção com relação a lubrificação. Como o nome já diz, o fato de ser selado, já traz ao rolamento o fator de proteção contra a entrada de poeira e água.

No caso do movimento central, ele irá possuir um prazo de vida útil. Não sei dizer quanto é esse prazo. O rolamento do movimento central irá se deteriorar conforme a graxa ressecar ou já não estiver mais cumprindo sua função. Você irá perceber que o movimento não está bom, por estalos no pedivela, rangidos, ou mesmo o travamento do rolamento.

Com relação às ferramentas, eu normalmente prefiro comprar nas bicicletarias mesmo. A única coisa que comprei no MercadoLivre, que não achei nas bicicletarias foi a ferramenta para medir desgaste da corrente.

Se você não tiver pressa e possuir um cartão de crédito internacional, compensa comprar de sites estrangeiros, como http://www.chainreactioncycles.com, Amazon, ou até no DealExtreme.

Abraço,
Ricardo.
Voltar ao Topo
BrunoAbud Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 11 Mar 2014
Taubaté/SP
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoAbud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2014 as 10:38
Pessoal, passei dos meus primeiros 100km com a minha primeira bike Approve

Gostaria de saber quando levar pra fazer uma regulagem, manutenção, limpeza, etc. ou qualquer outra coisa.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X