| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Qual tipo de movimento central preciso
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Qual tipo de movimento central preciso

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
marcgtsr Ver Drop Down

Porto Alegre
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de marcgtsr Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Qual tipo de movimento central preciso
    Enviado: 06 Jan 2022 as 18:32
Boa tarde, tenho uma caloi supra das antigas (2011 mais ou menos). https://www.pedal.com.br/testes-busca-unico.asp?id=3031&cat=Bikes

O movimento central ta fazendo uns barulhos, j lubrifiquei mas ta meio ruim.
Queria comprar um da China, ou do ML mesmo. Queria confirmar qual tipo preciso, o eixo quadrado?

Ademais se algum puder me indicar um modelo bom, tenho usado bastante a bike e fora isso ela esta ok.

Obrigado pela ajuda!

Feliz ano novo a todos!
Voltar para o topo
Joao Ang Ver Drop Down

Brasil
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Joao Ang Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jan 2022 as 18:46
Se for ponta quadrada voce precisa saber o comprimento do eixo dele , e se a rosca inglesa ou italiana. Em um site gringo eu achei essas duas possibilidades um tempo atrs. Ento para definir isso voce precisa de estar com ele desmontado.
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jan 2022 as 19:54
A Supra 2011 tem central de rosca inglesa com ponta quadrada. Meu primo tem uma, j fiz manuteno nela pra ele.

Mas o Joo colocou uma questo importante: o comprimento do eixo. A caixa do central dela de 68mm, isso eu sei, mas o eixo eu no tenho certeza. Como ela tem pedivela Shimano FC-M131 (que um trator de durvel), acredito que seja 122,5mm ou 127mm, mas no tenho certeza

Duas possveis solues: leve em um mecnico e contrate ele pra fazer o servio, comprando o central com ele e exigindo garantia do servio; ou desmonte ambos lados do pedivela e mea o comprimento do eixo com um paqumetro antes de comprar.

Boa sorte a!
Bora pedalar, seno estressa!
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down

So Francisco d
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Pabloebani Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Jan 2022 as 10:09
Provavelmente que se a bike usa pedivela de 3 coroas meio padro vir com central de 122,5.
Ento se vc por um de 122,5 ou at 125mm (no mximo) vai ficar bom.
Se vc quer central bom meeeeesmo coloca um Shimano, vai pagar caro, mas ele dura. Ou ento existem opes da Neco no mercado, vc pode comprar uns 2 ou 3 com o valor do Shimano e ir trocando conforme da problema. Se vc no for muito hardcore no uso eles duram.
Eu tenho uma GT Aggressor 3.0 de 2014 que tenho usado s no asfalto, ainda tem o central original da Shimano e de 122,5 com pedivela triplo.
Minha ideia futura colocar um de 118mm e colocar um pedivela de speed.
Voltar para o topo
marcgtsr Ver Drop Down

Porto Alegre
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de marcgtsr Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Jan 2022 as 11:31
Obrigado pelas respostas, pessoal!!

bem mais complicado que eu pensei isso tudo, esses dias levei no mecanico e disse que podiam trocar, mas no fim fizeram uma manuteno apenas e ficou a mesma coisa. acho q vou ir l e pedir pra me dizerem a medida... Se tivessem feito de uma vez eu gastaria uma vez s... Acho que me ofereceram aqueles da absolute, nao to por dentro dessas marcas, mas imagino q seja rebranding chines?

Olhei aqui um shimano na internet: "Movimento Central Shimano Bb-un101 122,5mm Ponta Quadrada" no fala no anncio sobre rosca italiana ou inglesa. At perguntei no anncio. Bem confuso. Igual vou acabar dependendo do pessoal da bicicletaria, nao tenho ferramentas pra desmontar ela, nem um local apropriado.

Voltar para o topo
marcgtsr Ver Drop Down

Porto Alegre
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de marcgtsr Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Jan 2022 as 11:37
Encontrei tambm este "Movimento Central Shimano Un300 34.7mm 73x122.5mm Quadrado" (custa o dobro que o referido no post anterior - 60 para 120), pra mim no faz diferena esse dinheiro, se esse for melhor pra mim ok. Queria que a bike ficasse suave de pedalar.

O que queria confirmar se estou no caminho certo olhando esses modelos, ou se me confundi aqui! Vlw
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down

-
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Ligeirinho Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Jan 2022 as 20:37
Muito provavelmente no rosca italiana que geralmente esto nos quadros speed clssicos antigos, novos no sei. Tipicamente ponta quadrada de 68 mm como o DwsMartins j afirmou. (existe tambm o de 73  mm, mais raro mas no o seu caso ).
Medir o comprimento desse eixo nessa ocasio no era difcil, de Absolute corra, de Neco deve ser mediano, Shimano bom, tive e tenho un-26 rodando h tempos. S faltaram falar do Sunrace que PARECE bem construdo, mas no sei se realmente bom. Ao menos o encaixe do movimento , de metal ao contrrio da Shimano que de plstico. 
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Jan 2022 as 22:56
Eu iria na srie BB-UN300, que bem falado e tem ambas as roscas em metal, ao invs do BB-UN100 ou BB-UN101, que tm relatos de baixa durabilidade e roscas de plstico. Ou, se achar estoque antigo, um BB-UN26, que notoriamente durvel.

A especificao do central so dois nmeros: tamanho da caixa do central (68mm ou 73mm, no caso da sua Supra 68mm) e comprimento do eixo, que tem variaes, conforme o nmero de coroas, nmero de dentes das coroas e linha de corrente adequada para o pedivela.

O pedivela original da Supra o FC-M131, que tinha indicao da prpria Shimano pra 127mm na configurao 48-38-28D, sob pena de pegar no chainstay (o tubo do quadro que vai da caixa do movimento central at o cubo traseiro). Inclusive eu tinha uma Aspen 2011 que tinha geometria muito parecida com a Supra, onde coloquei esse mesmo pedivela com central com eixo 127mm e funcionou muito bem por anos.

No entanto, se o pedivela for 42-34-24D, ele deve ficar mais prximo do quadro, da o central indicado pela Shimano pra essa configurao ser de 122mm.

Hoje em dia, 127mm parece ser realmente muito, mas preciso lembrar que um pedivela de outra poca, diferente dos atuais. Os pedivelas duplos de hoje em dia usam centrais mais curtos e os pedivelas simples usam ainda menos.

Converse com seu mecnico, explique que vc quer trocar o movimento central por outro, preferencialmente Shimano BB-UN300, e veja o que ele acha. Se ele insistir em outra coisa, ou em outra pea, tente entender as motivaes dele e coloque suas argumentaes. Verifique se ele no est vendo algo mais, talvez um desgaste da relao, que possa no valer a pena trocar o central agora. Se este for o caso, vc trocaria o central agora tendo de trocar o pedivela, corrente e catraca em breve, mas o outro pedivela pode ter indicao pra outro central, e seu mecnico est tentando fazer o que melhor pro seu bolso...

Mecnica de bike pode ser um pouco complicada. Ao final das contas, ou vc tem um mecnico em que confia ou vc mesmo assume a manuteno de tudo, o que tb tem um custo...
Voltar para o topo
marcgtsr Ver Drop Down

Porto Alegre
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de marcgtsr Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2022 as 11:54
Fui na bicicletaria sexta e ele me falou que seria 122,5mm 68mm.
Mas agora fiquei preocupado pois pelo q eu me recordo o pedivela tem as coroas de medidas maiores mesmo e j comprei o com eixo menor.

Comprei um que BB un26 que encontrei dando sopa, ultima unidade, preo bom vendido atravs das ameri..., frete gratis, cashback, ficou um timo valor, vamos ver se vai chegar.

Estranho que as medidas dele 123mm em vez de 122,5, na descrio o vendedor especifica isso claramente.

Acho que vou falar com o pessoal da bicicletaria pra checar isso antes de montar, pra no pegar a coroa no quadro. Muito obrigado pela explicao, finalmente entendi os detalhes das medidas, agora esperar que d certo.
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down

-
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Ligeirinho Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2022 as 21:43
Margem de erro na leitura da medida, meros o,5 mm. Ainda que seja 123 mm, acho que j vi um na KF  Bikes de marca alem nessa medida mas com corpo de plstico, deve funcionar bem.
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2022 as 22:48
Curiosamente, tava revendo aqui a documentao tcnica: o BB-UN26 tinha eixo 122,5mm e 123mm, tanto pra caixa de 68mm quanto 73mm. O BB-UN300 j no tem essa loucura, s o 123mm mesmo, em ambas caixas.

O tamanho 127mm existe em todos eles, no entanto, mas no acha fcil no Brasil, s 122,5mm. Pra quem tem pedivela muito antigo, isso pode ser um problema.
Voltar para o topo
marcgtsr Ver Drop Down

Porto Alegre
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de marcgtsr Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jan 2022 as 15:33
Passando pra deixar registrado que deu certo o movimento central que comprei.

Tudo timo, porm a bike ainda faz um barulhinho quando giro os pedais, porm parece vir do eixo traseiro e nao do movimento central...

Bom, isso j outra histria... valew pela ajuda!
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down

-
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Ligeirinho Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jan 2022 as 20:23
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Curiosamente, tava revendo aqui a documentao tcnica: o BB-UN26 tinha eixo 122,5mm e 123mm, tanto pra caixa de 68mm quanto 73mm. O BB-UN300 j no tem essa loucura, s o 123mm mesmo, em ambas caixas.

O tamanho 127mm existe em todos eles, no entanto, mas no acha fcil no Brasil, s 122,5mm. Pra quem tem pedivela muito antigo, isso pode ser um problema.

Curioso que achava que os antigos movimentos centrais mais comuns eram 110 mm com pedivela 42 x32x22. Mas pra bagunar a ordem reinante tive at um 110.5 mm. Os  da Caloi Aluminum que tive 92 e 94 eram 110 mm Shimano LP 68. Outra antiga que vi abrindo o movimento central Shimano tinha 113 mm mas a pedivela shimano era 48x38x28. 
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jan 2022 as 22:30
Originalmente Postado por Ligeirinho Ligeirinho Escreveu:

Curioso que achava que os antigos movimentos centrais mais comuns eram 110 mm com pedivela 42 x32x22. Mas pra bagunar a ordem reinante tive at um 110.5 mm. Os  da Caloi Aluminum que tive 92 e 94 eram 110 mm Shimano LP 68. Outra antiga que vi abrindo o movimento central Shimano tinha 113 mm mas a pedivela shimano era 48x38x28. 
Isso depende de alguns fatores, como abertura do triangulo traseiro e nmero de marchas. 92 e 94 acho que era mais comum 6 marchas atrs, o que mais estreito do que os atuais cassetes de 8v e acima: a distncia entra as porcas-trava dos cubos traseiro eram de 126mm com 6v, 130mm com 7v e 135mm com 8v e acima.

Pra complicar, o guarda chuva ainda faz com que essa distncia extra seja colocada do lado da corrente. Isso acaba se traduzindo em um movimento central que ou jogava as coroas mais pra fora, deslocando os pedais pra direita (j testemunhei isso com bikes antigas de 3x6v) ou afastava ambos os pedais igualmente. Acredito que os pedais pra direita tinham centrais com eixos mais curtos, enquanto os mais afastados de ambos os lados tinham eixos mais longos.

Outro fator a largura do pneu. Antigamente, eram comuns pneus 38mm em MTB e muita bike no cabia pneu 50mm, hoje qualquer bike de supermercado estilo MTB cabe um pneu 58mm. Isso tambm obriga a linha da corrente a ir mais pra fora.

Uma outra possibilidade que eu pensei: octalink bastante curto em relao ao ponta quadrada. No seria o caso?

Editado por dwsmartins - 20 Jan 2022 as 22:32
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X