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Qual melhor relação para treino com subida?!

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bfbelem Ver Drop Down


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    Enviado: 04 Jun 2014 as 01:03
Fala Galera,

Criei esse tópico pq não achei nada específico pro meu problema/dúvida.

É o seguinte, peguei uma Venzo Sprinter R3, rodas vzan spin e grupo shimano 2300.

O percurso que eu mais tenho andado, começa com uma boas partes de descida e consequentemente na volta um longo trecho de subida. Quando estou nessas subidas sinto que a marcha mais leve ainda ta pesada pra mim...

A relação que eu uso é k7 tem 26t na mais leve e pedevela 52-39T.

Li algumas coisas aqui no fórum e pensei nas seguintes possibilidades:

1) Colocar um k7 de mtb 8v de 30T ou 32T no mais leve e mais nada (MAIS BARATO e FORÇA O CAMBIO TRASEIRO PELO ANDEI LENDO)

2) Trocar stis, k7, corrente, cambio traseiro de 2300 por um Tiagra 9V/10v (MAIS CARO)

3) Comprar um pedevela triplo e não mexer em mais nada ( CUSTO INTERMEDIÁRIO)

Bom, falem o q vocês consideram mais interessante...

Aproveitando o tópico, vale a pena cogitar um Trocar esse 2300 por um Tiagra/105 ou não vale por um grupo desse padrão num quadro tão simples? Com essa troca da pra sair de 8v pra 10v, essa diferença é muito grande? O que é mais perceptível nessa mudança de 8v pra 10v?

Valeu ae!!
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leonardoribeiro Ver Drop Down
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Com os treinos, você vai adquirindo o preparo necessário, mas você pode colocar um pedivela compacto (50/34) e um cassete 12/28 pra facilitar a tua vida neste momento.
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bruno_h2 Ver Drop Down
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Acho que vc tem que avaliar os lugares que vc costuma pedalar, quando peguei minha primeira road a relação era de 10v com pdv 53/39 e k7 12/25, aqui para SP achei que era suficiente para pedalar na band, anhanguera, rodoanel e até conseguia subir o jaraguá com ela (na base do sofrimento mas conseguia)... Acabei mantendo o mesmo k7 e coloquei um pdv compacto 50/34 e as coisas ficaram um pouco mais tranquilas...

Se os seus pedais envolvem falsos planos e subidas roladas com um grau de inclinação relativamente tranquilo não acho que vc precisa mudar, é questão de treino mesmo, a não ser que vc não esteja conseguindo pedalar nessas subidas, descendo da bike e empurrando... E como o colega acima sugeriu, vc pode colocar um pdv compacto ao invés de um triplo, aonde talvez vc precisaria mexer com o cÂmbio dianteiro além do sti...
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ciacaad10 Ver Drop Down

Banido

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Speed relação 11x28 topp
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bcgfg Ver Drop Down


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Não rola trocar o cassete maior? Respeitando o limite máximo do seu câmbio traseiro.

Fica bem mais barato que trocar o pedivela por um compacto.

Procura na barra de pesquisa sobre a máxima relação que seu câmbio pode usar.

Ah não espere encontrar uma relação de MTB nas roads.
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ciacaad10 Ver Drop Down

Banido

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Verdade
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marcio_jbo Ver Drop Down
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Eu troquei o meu 2300 por um 105, mas troquei por um K7 com relacao maior de 12/28, ao invés de 12/25.
Ficou bem melhor nas subidas, principalmente Pico e Romeiros.
Experiemente trocar o K7 somente, claro, desde que o cambio suporte isso.
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bfbelem Ver Drop Down


Registrado: 25 Ago 2013
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bfbelem Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2014 as 17:34
Valeu pelas idéias galera!

Troquei umas ideias aqui numa biciclearia tbm e por enquanto vou trocar meu k7 por um 12-28...

E daqui para o fim do ano se eu conseguir juntar uma grana e realmente pegar gosto por speed vo trocar um 2300 por um tiagra 10v com pedevela compacto e colocar uma vzan futura ou concept, o que vai demandar um certo investimento mas vai gerar uma melhora significativa...
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julianoramoz Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de julianoramoz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2014 as 17:39
Rapaz.. a morraria daki dá pra subir de 42-25 sem problemas! kkkk

Acho mais válido acostumar as pernas.. 

Antes, na bike anterior (9v) tinha um coroa 42 e um K7 11-21..

Troquei a coroa pra 39 e o K7 pra 12-25 (9v) e ficou ótimo!

Agora tou girando novamente com coroa menor de 42D e o K7 era o 11-21 (estava pesado).

agora, só mudei o K7 pra um 12-25. Está perfeito.

Penso que é questão de acostumar as pernas.

Faça um trabalho completo (exercícios de força na academia ou em casa - Procure umas dicas de exercícios de Cross Fit pela net e fortaleça as pernas. Pedal também se melhora na academia)

Se alimente corretamente e diminua seu peso, caso seja possível. 

Só isso já te fará gastar apenas os R$ 100,00 de um K7 novo e te trará muitas melhorias na saúde!

Um abraço.. de quem já passou por tudo isso.. e emagreceu e melhorou as pernas e penou na academia e ufaa.. agora consegue subir a maioria das pirambeiras sem muito problema!


kkkkk


=]


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Binotto Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Binotto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2014 as 13:06
Existem outros fatores 'a considerar.
1) Se o STI comporta 3 velocidades para o pé-de vela triplo. Alguns só funcionam com duplo. Se o teu STi tem 3 trocas, é só trocar o pé de vela por um triplo. Se só tem 2, melhor ir para um compacto 50/34.
2) Outro fator é teu peso , altura, preparo físico. Se vocÊ for alto e magro, provavelmente só precisa melhor teu preparo, para esta sua relação. Agora se tiver acima do peso, melhor passar para o compacto 50/34 e um cassete 11-26 até pegar mais preparo físico.

Tem a questão do costume mesmo. EU por exemplo não me adaptei ao 50-34. Achei que a coroa 50 não rende o que rendia minha 52 no plano, e o 34 deixa um buraco muito grande na troca de marcha, além do que 'as vezes treino giro com a 39, (com a 34 fica uma m fazer isso). MAs eu pedalo 'a muito tempo com 52 / 39 e 11-26. Eu subo muito melhor um morro, longo, com 39 - 26, do que com o compacto 34. Mas isso é de cada um.

Só usaria pedal compacto mesmo se estivesse muito acima do peso ou começando agora. E preferiria neste caso instalar um triplo, pois ainda fica com boa proximidade nas coroas.

MAs eu sou só amador, então considere uma opinião de um leigo.
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Voodoo Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Voodoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2014 as 14:49
Tudo depende de que subidas você está falando. Onde você mora? Uma coisa é pegar uma rodovia ondulada e outra é enfrentar uma serra de 20 km com 4% de inclinação média.

Eu gordo e velho uso pedivela triplo 52-42-32 e cassete 12-27 de 9v, tenho relação para praticamente qualquer subida que aparecer pela frente.

Subir travado é a pior cagada que você pode fazer, se não conseguir manter uma cadência perto dos 90 rpm ou está com condicionamento abaixo do adequado ou está usando uma relação errada muito pesada. 
PauloR2

Viciado em sofrimento
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Babba Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Babba Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2014 as 15:16
Experiência recente!!
Usava uma relação de 8V 12X25 pé de vela 53X39, em um dos treinamentos fazemos 90km com subidas fortes, uma dela tem 800 metros com média de 12% de inclinação, passai para 10V 12x28 e pé de vela compacto 50x34, ficou outra coisa!!
Detalhe subo a ladeira mais inclinada na catraca 25t.
Recentemente fiz o trecho com o grupamento antigo 12X25 / 53x39 que está na bike da minha esposa, e foi muito mais pesado as subidas, principalmente a de maior inclinação.
Estou trocando o meu grupamento e continuarei usando pedivela compacto!!!!!
Se colocar um pedivela compacto terá uma diferença enorme!!!!
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williancardosodasilv Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Babba Babba Escreveu:

Experiência recente!!Usava uma relação de 8V 12X25 pé de vela 53X39, em um dos treinamentos fazemos 90km com subidas fortes, uma dela tem 800 metros com média de 12% de inclinação, passai para 10V 12x28 e pé de vela compacto 50x34, ficou outra coisa!!Detalhe subo a ladeira mais inclinada na catraca 25t.
Recentemente fiz o trecho com o grupamento antigo 12X25 / 53x39 que está na bike da minha esposa, e foi muito mais pesado as subidas, principalmente a de maior inclinação.Estou trocando o meu grupamento e continuarei usando pedivela compacto!!!!!Se colocar um pedivela compacto terá uma diferença enorme!!!!

colocou 53/39 na bike da esposa? ta de sacanagem né hahahahha
ou ela é forte mesmo?

Editado por williancardosodasilv - 06 Jun 2014 as 17:16
O gênio controla o caos! Jens Voigt.
http://www.strava.com/athletes/2126930
Litespeed C1R+Force/Red 22+Tubular China 38mm
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FAB1000 Ver Drop Down
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É pra ela ficar com um pernão, certamente...kkkkk

Independente da parte física e costume, uma coisa que algumas pessoas estão confundindo é que não interessa se a relação tem 8,9,10 ou 11v no cassete. O que importa são as combinações mínimas que ele permite.

Um conjunto Dura Ace de 11v com pedivela 52x39 e cassete 11-23, vai proporcional a mesma relação que um outro com pedivela 52x39 usando cassete de 11-23 Shimano 2300 de 8v. Não muda nada pois 39/23 vai continuar sendo igual a 39/23. O que muda é que dentro desse range, quem tem mais pinhões tem saltos menores entre as mudanças.

Então, depois desse exemplo, para escolher uma relação mais leve, tem que ver qual é possível de ser instalada, qual vai gerar o melhor benefício e qual vai ter a mínima troca.

Sendo atualmente uma bicicleta de 2 coroas, mudar para 3 coroas, que te daria o melhor setup para montanhas pois normalmente tem uma coroa bem menor, precisaria que quase todo o grupo fosse trocado e isso é inviável financeiramente na maioria dos casos. Vejam... trocador, câmbio dianteiro e traseiro, pedivela e central precisariam mudar.

A troca do cassete para um com final 28, melhoraria alguma coisa, já que a relação entre os dentes mudará de 39/26= 1,5 para 39/28= 1,39. E isso é um ganho pequeno mas razoável. Para cassetes de mtb, o que não é muito comum pois nem sempre o câmbio aguenta e se usar muito tempo na maior catraca vai desgastar ele mais rápido, muda bem a relação 39/32=1,22. Mas vai te trazer muitos prejuízos nos terrenos mais planos, pois ficará com um monte de buracos na relação. Lembrando que ainda precisará de uma corrente nova pois a atual não terá o comprimento adequado.

A outra opção seria a troca por um pedivela compacto, que demanda também a troca do movimento central, com coroas 50-34, fazendo com que a relação fique 34/26= 1,31. Próxima do que seria usar um cassete de 30 dentes com o pedivela atual, e ainda permitindo uma futura troca para 28 caso seja necessário, ficando com relação final igual a que teria com o cassete de 32 dentre. Outra vantagem da troca da pedivela é não precisar trocar a corrente, caso esta ainda esteja boa, já que o comprimento irá diminuir.


Editado por FAB1000 - 06 Jun 2014 as 19:55
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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FAB1000 Ver Drop Down
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Ajudando...

http://bikerspoint.com.br/relacao-transmissao-e-marchas/cassete/cassete-sun-race-8-velocidades-12-30.html


Esse cassete tem o penúltimo pinhão com 26 dentes como o atual e o de 30 vai ser vir como alívio em emergências. Mas não é pra ficar pendurado nele passeando o tempo todo. kkkkkk
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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Binotto Ver Drop Down
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E o peso do atleta não conta? Minha esposa tem 1,80 e pesa 54 kg. Ela usa 50-39 e catraca 11-25, tem 95 de cavalo.  Coroa 34 pra ela é inútil. Quando andamos junto nunca usamos a mesma posição das marchas, eu peso 90kg e tenho 1,80 também, ou seja,  acho que depende do peso do cara também.

Editado por Binotto - 06 Jun 2014 as 22:56
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brunoleite Ver Drop Down
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Peso não faz diferença, cavalo também não. A relação peso/potência sim, sempre pensando em W/kg. Numa maneira simplista, compare o Cavendish com o Greipel. O Greipel tem pico de 2500w que é provavelmente o sprint mais forte já registrado, mas nem sempre ele passa na frente do Cavendish.
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e-debortoli Ver Drop Down
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elgleidson Ver Drop Down
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Originalmente Postado por brunoleite brunoleite Escreveu:

Peso não faz diferença, cavalo também não. A relação peso/potência sim, sempre pensando em W/kg. Numa maneira simplista, compare o Cavendish com o Greipel. O Greipel tem pico de 2500w que é provavelmente o sprint mais forte já registrado, mas nem sempre ele passa na frente do Cavendish.


Neste caso não acredito que a relação W/Kg seja mandatória. Um sprint envolve muito mais coisas que simplesmente a relação peso/potência: bom posicionamento, arrancar na hora correta, etc. Muitas nem dependem do próprio ciclista, mas muito do "trem" que está a disposição dele.

Eu acredito que num sprint o que manda é potência mesmo, pura e simples. A diferença de peso acho que não faz muita diferença. Acredito que se colocarmos Cavendish e Greipei num laboratório, totalmente isolados, sem trem, na mesma posição, para sprintar na mesma distância, etc (ou seja, nas mesmas condições), o Greipel ganha por ter um pico maior (nem sei quanto é o do Cavendish).

A relação peso/potência é mandatória em alta montanha. Em subidas curtas, um cara com uma grande potência pode ganhar na base da força bruta, mas em subida mesmo, força bruta vai funcionar só no começo, depois o cara torra e acabou pra ele LOL.

Mas voltando ao tópico, a melhor relação pra subida é a que te deixa mais confortável. Ponto!

E aí que vem a discussão: o que é confortável pra ti? Girar travado? Subir "girandinho"? Tem cara que se sente confortável pedalando a 60rpm, outros já se sentem mais confortáveis girando mais, 70, 80rpm por exemplo. E não é só em subida, isso também vale pro plano. Tem cara que pedala a 80rpm e se sente bastante confortável com isso, enquanto outros, como eu, já me sinto melhor pedalando acima de 90rpm.

Tem gente da "old school" que diz que o negócio é fazer força. Eu só acho graça disso quando vejo os caras totalmente travados morro a cima e eu girando (uso 50/34 x 11-28). Outra coisa interessante também é olhar os pros nas etapas de alta montanha. Repara como os escaladores sobem "girandinho" enquanto que a maioria sobe travada, se arrastando. Tudo bem que o cara é escalador, mas se subir travado fosse bom, não acha que um escalador subiria travado para subir ainda melhor? Se não o fazem, deve ter um bom motivo pra isso.

Dito isso, realmente não importa muito a quantidade de marchas na subida, já que vão ser usadas umas 3 no máximo (e quem aqui já não chegou na última, tentou subir mais uma e quase chorou por notar que já estava na última? LOL).  Segue uns exemplos com as 3 mais leves pra subir:

Tradicional:
  1. 39/21 = 1.8571
  2. 39/23 = 1.6956
  3. 39/24 = 1.625
  4. 39/25 = 1.56
  5. 39/26 = 1.5
  6. 39/27 = 1.4444
  7. 39/28 = 1.3928
  8. 39/30 = 1.3
  9. 39/32 = 1.21875

Compacto:

  1. 34/21 = 1.6190
  2. 34/23 = 1.4782
  3. 34/24 = 1.4166
  4. 34/25 = 1.36
  5. 34/26 = 1.3076
  6. 34/27 = 1.2592
  7. 34/28 = 1.2142
  8. 34/30 = 1.1333 Shocked
  9. 34/32 = 1.0625 Shocked
Imagine que tu já tenha um cassete 12-26 e pedivela tradicional por exemplo. Trocar o pedivela ou o cassete? Com certeza, o mais barato é trocar o cassete, porém com os números acima, pra tu ter uma relação tão leve quanto com compacto (mantendo o cassete 12-26), tu teria que colocar um cassete 30! Isso te exigiria a troca do câmbio por um com cage maior, caso contrário tu corre o risco de danificar teu câmbio por forçá-lo demais. Ainda assim, sai mais barato que trocar o pedivela por um compacto. Porém talvez tu teria mais buracos na relação do que usar um compacto e este seja um bom motivo porque a maioria troca o pedivela pra compacto ao invés de usar um cassete 30 e um câmbio long cage! E claro, tu corre o risco de ser zoado e amaldiçoado pelos deus do ciclismo por usar um "câmbio de mountain bike" LOL
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brunoleite Ver Drop Down
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Sobre a relação peso/potência, aqui tem 3 textos que acho bons:

No sprint, considerando a potência e as tarefas a serem executadas:

http://www.lottobelisol.be/en/greipels-sprint-train-1269.htm

From the start of the penultimate kilometer men like Lars Bak, Adam Hansen and Marcel Sieberg take control, they produce power at about 7 Watt/kg. Their task is to make sure no riders impede a bunch sprint and they take up the tempo. They hold on until the final kilometer or 750 meters before the finish. From then on you need a puncher in your train, Jürgen Roelandts is the man on the right place at that point. He has to produce about 11 Watt/kg during one minute. 500 to 600 meters from the finish Greg Henderson takes over, he has to gradually raise the tempo and discourage the others. That means he produces about 17,5 - 19 Watt/kg. And then the Gorilla is released with 150 to 250 meters to go! In the final phase the speed can run up to 70 km/hour. In 5 to 10 seconds he can produce about 20 to 22 Watt/kg. And if all pieces fall into place, like yesterday, the German crosses the finish line first.

Nas subidas, demonstrando dois estilos radicalmente diferentes: Froome ventilador e Horner martelão:

http://53x12.com/do/show?page=indepth.view&id=139

At 400w the ideal uphill cadence is between 90 and 95 RPM: Froome, when deeply engaged in the effort, is used to pedal on average over 100 RPM, with a cadence higher than that of Lance, who also developed higher average power outputs by about 40 watts (ideal cadence of 95-100 RPM).

But even more wonder have raised the pedaling cadences of 120-130 RPM expressed by Froome in the three short (15-20") accelerations that demolished the opponents.

If you want to accelerate violently on an uphill incline, even in a car, you need to downshift the gears and increase the number of "engine revs", in order to express the maximum power in a quick time.
Given the acceleration and speed (almost double that of the opponents) developed by Froome, I estimate an average power of about 700W for those 20", which correspond to an ideal cadence of 125 RPM. So the choice of Chris is the best, if you want to drop rivals off your wheel.
Of course such violent and repeated accelerations are possible only if the athlete is not already in "oxygen debt", displaying clear fitness superiority over the rivals who were sapped by the previous pace.

http://53x12.com/do/show?page=indepth.view&id=140

The ascent of the Angliru was preceded by the Alto de Cordal (5km at 10%), which was done at 1800m/h (6.00 w/kg), and such pace surely was felt in the legs of almost all the protagonists.


Mas, voltando ao nosso mundo de ciclistas de final de semana, faz todo o sentido ter marchas que nos deixem confortáveis.

Eu brinco dizendo que subir com cadência muito baixa cansa duas vezes: o cardio e as pernas, uma vez que subindo girandinho cansa só o cardio. Tongue


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Deru Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Deru Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2014 as 08:04
Eu sou bem leve(quase chegando nos 50kg com roupa), num exercício de fast pedal (praticamente sem carga) consigo girar 205 rpm no pico, já virei uma merreca a mais um tempo atrás, mas agora não passa disso. Não sou top em escalada mas não faço feio, faço feio no TT. Tanto em subida e plano eu não giro muito, sempre andei mais ou menos travado, tenho pedivela compacto mas tá guardado, uso 52-39 12-27 para os morrotes daqui(6% a 10% de média de inclinação).
Dizem que pessoas leves tedem a girar mais, coisa que descordo, só giro alto em sprint.
Escolho o cassete mais pelas catracas intermediárias do que pelas extremidades, pois faço o máximo pra não cruzar a corrente.
Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.

Mohammed Ali
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Babba Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Babba Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jun 2014 as 08:38
Babba Escreveu:

Experiência recente!!Usava uma relação de 8V 12X25 pé de vela 53X39, em um dos treinamentos fazemos 90km com subidas fortes, uma dela tem 800 metros com média de 12% de inclinação, passai para 10V 12x28 e pé de vela compacto 50x34, ficou outra coisa!!Detalhe subo a ladeira mais inclinada na catraca 25t.
Recentemente fiz o trecho com o grupamento antigo 12X25 / 53x39 que está na bike da minha esposa, e foi muito mais pesado as subidas, principalmente a de maior inclinação.Estou trocando o meu grupamento e continuarei usando pedivela compacto!!!!!Se colocar um pedivela compacto terá uma diferença enorme!!!!

Williancardosodasilv Escreveu:

colocou 53/39 na bike da esposa? ta de sacanagem né hahahahha
ou ela é forte mesmo? 





E ai Willian blz!!
53X39 para a esposa foi pelo fato de estar com o grupamento sobrando e assim pude terminar de montar a bike dela!!
Mas é forte mesmo, já esta andando conosco no pelotão com apenas 70 dias de treinamento, ontem fizemos um treino de 52 km com subida e no final com 23 km semi plano fizemos média de 39,2 km/h com ela na roda!!! ( mas essa média foi nos 23km)...
Grande abraço pra ti Willian, ainda estou planejando um pedal ai em Santa Helena para relembrar os meus velhos tempos.
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Ruy Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ruy Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jun 2014 as 19:16
Como aqui não tem subidona, uso 52/39 - 12/27.
http://www.strava.com/athletes/ruysantos

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luizspies Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luizspies Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Set 2014 as 00:30
Vixe eu com os meus 102Kg e mais minha mochila com uns 6 kilos ( roupa, comida, tenis e afins) subo com um compacto 50-34/ relação é 11-24 de rosca... pro meu peso uma delicia sem brincadeira, a dor eu não consigo evitar mas tento mandar a mente pra outro lugar hehe :P
A catraca tenho que confirmar, amanhã olho, mas faz tempo que eu estou atras de uma 12-27  que seja de rosca.
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newhouse Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de newhouse Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Set 2014 as 10:19
Quantas velocidades?
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demary1 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de demary1 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Out 2014 as 21:15
olá a todos

    na caloi 10 uso 53/39 por 13/21 sobe bem mas depende muito da subida ;se for subir o pico do Jaraguá sobe travado sofrendo mesmo não tem relação( no caso da caloi 10 )agora estou com outra bike que seria 50/34 com k 7 11/21 não testei ainda no pico mas nas ruas sobe bem rápido e tranquilo chega a colocar marchas há cima bem diferente da caloi; com a caloi sempre foi força marcha sobre marcha agora a outra bike é tudo bem diferente como andei pouco com ela preciso é me adaptar pois é bem leve, anda bem, na subida e na reta ;mas na descida não anda nada a caloi já voa !

   Ainda não sei se coloco 53/39 ou mantenho o 50/34. Só o tempo vou saber o que usar. Aproveitando a oportunidade onde acho a tabela de giro x relação x velocidade ?
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Sapiranga Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Sapiranga Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2014 as 12:33
Eu tenho que treinar muito as subidas.
Utilizo relação compacta e sofro para subir a 14% com relação 34/30.
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Voodoo Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Voodoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2014 as 14:04
Originalmente Postado por Sapiranga Sapiranga Escreveu:

Eu tenho que treinar muito as subidas.
Utilizo relação compacta e sofro para subir a 14% com relação 34/30.

14% é sofrido com qualquer relação! LOL
PauloR2

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newhouse Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de newhouse Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2014 as 14:03
Como assim 14% é sofrido? Aqui perto de casa tem picos de 20 a 25%, aquelas subidas fazem um compacto valer cada centavo.
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Aguinaldo Ap Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Aguinaldo Ap Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2014 as 15:28
Originalmente Postado por demary1 demary1 Escreveu:

 
Ainda não sei se coloco 53/39 ou mantenho o 50/34. Só o tempo vou saber o que usar. Aproveitando a oportunidade onde acho a tabela de giro x relação x velocidade ?

Provavelmente já conseguiu a tabela, mas como serve para todos!

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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente Postado por newhouse newhouse Escreveu:

Como assim 14% é sofrido? Aqui perto de casa tem picos de 20 a 25%, aquelas subidas fazem um compacto valer cada centavo.

20 a 25? Posta aí um desses segmentos no Strava.
PauloR2

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Aguinaldo Ap Ver Drop Down
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Seria algo em torno de 22,5º de inclinação?

Subida macabra!Dead


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Aguinaldo Ap Ver Drop Down
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Agora entendi melhorTongue


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Wcontador Ver Drop Down


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fiz esse fds o audax de campos do jordao... relação 52x39 e 11-28..

pensa num cara q sofreu!!!! 

saudade da mtb! kkk
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