Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual é a maior coroa com a maior catraca possível?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual é a maior coroa com a maior catraca possível?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
shaba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2020
Serra-ES
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shaba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual é a maior coroa com a maior catraca possível?
    Postado: 24 Jun 2020 as 20:23
Criei este tópico por curiosidade e, também, porque tenho a intenção de reunir informações para montar uma nova bike híbrida, com uma ampla relação de marchas e grande versatilidade.

Considerando que tenhamos uma coroa Tripla Sugino 30-42-52 dentes.

1. Qual é a maior catraca (quantos dentes) possível de ser usada com a coroa de 52 dentes?

2. Considerando a resposta da pergunta 1, quais são os câmbios e cassetes (catraca menor de 11 dentes, desejável 10 dentes) disponíveis no mercado que poderiam ser utilizados?

Para quem quiser se divertir um pouco, seguem duas perguntas extras:

3. Quais são as maiores coroas com as maiores catracas possíveis?

4. Quais outras coroas triplas disponíveis no mercado com a coroa maior acima de 50 dentes? Existe alguma coroa com uma coroa menor ainda menor e uma coroa maior ainda maior? E qual câmbio e cassete poderia funcionar bem com essa coroa?

Smile
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 06:07
A capacidade do câmbio traseiro é que limita isso. Em 3x8, a capacidade está limitada a 43 dentes no total, considerando a soma da frente com atrás. Em 3x9 e 3x10 aguenta até 45 pelo manual, assim como em 2x10, mas a diferença frontal é 14 dentes e até 42 dentes atrás, enquanto nos anteriores a frontal é de 22 dentes. As combinações podem ser bem complicadas!

Nesse caso que vc citou, temos:

52 (maior coroa) - 30 (menor coroa) = 22 (diferença na frente)

Outro caso que fica assim (e é o caso do meu pedivela originalmente) é com coroa 48-36-26d, mas também ocorre com 44-32-22d. Essas configurações são as triplas mais amplas que se acha no mercado atualmente é estão disponíveis em 3x9 e 3x10, mas devem usar cassete 12-36d nessa configuração. 3x8 ainda tem limite de 20 dentes na frente, então as pedivelas podem ser 48-38-28d ou 42-32-22d.

Atrás temos:

3x8: 34 (maior engrenagem do cassete) - 11 (menor engrenagem do cassete) = 23 (diferença atrás) + 20 (diferença máxima na frente) = 43 (diferença máxima total)

3x9 e 3x10: 36 (maior engrenagem do cassete) - 12 (menor engrenagem do cassete) = 25 (diferença atrás) + 22 (diferença máxima na frente) = 45 (diferença máxima total)

2x10: 42 (maior engrenagem do cassete) - 11 (menor engrenagem do cassete) = 31 (diferença atrás) + 14 (diferença máxima na frente) = 45 (diferença máxima total)

Isso são alguns casos conforme o manual.

No meu caso, eu troquei a coroinha 26d do meu pedivela 9v 48-36-26d por 22d, ficando 48-36-22d. Além disso, uso cassete 8v de 11-40d. Se eu cruzar a corrente o câmbio arrebenta e ainda fica chatinho pra passar da coroinha pra do meio, mas tendo cuidado e técnica é OK.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
FabioIntSP Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Abr 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FabioIntSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 13:32
Originalmente postado por shaba shaba escreveu:

Criei este tópico por curiosidade e, também, porque tenho a intenção de reunir informações para montar uma nova bike híbrida, com uma ampla relação de marchas e grande versatilidade.

Considerando que tenhamos uma coroa Tripla Sugino 30-42-52 dentes.

1. Qual é a maior catraca (quantos dentes) possível de ser usada com a coroa de 52 dentes?

2. Considerando a resposta da pergunta 1, quais são os câmbios e cassetes (catraca menor de 11 dentes, desejável 10 dentes) disponíveis no mercado que poderiam ser utilizados?

Para quem quiser se divertir um pouco, seguem duas perguntas extras:

3. Quais são as maiores coroas com as maiores catracas possíveis?

4. Quais outras coroas triplas disponíveis no mercado com a coroa maior acima de 50 dentes? Existe alguma coroa com uma coroa menor ainda menor e uma coroa maior ainda maior? E qual câmbio e cassete poderia funcionar bem com essa coroa?

Smile

Respondendo da parte que tenho já tive experiência, acredito que qualquer cambio dianteiro consegue operar esse pedivela, falo isso pois usava na minha bicicleta o cambio Shimano FD TZ 21, um dos Tourneys mais baratos, junto com o pedivela Shimano FC-A417 RSX, que também é 30-40-52, funcionava OK.

Fica bastaaaaaaante longa a ultima marcha.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 13:43
Originalmente postado por shaba shaba escreveu:

Criei este tópico por curiosidade e, também, porque tenho a intenção de reunir informações para montar uma nova bike híbrida, com uma ampla relação de marchas e grande versatilidade.

Considerando que tenhamos uma coroa Tripla Sugino 30-42-52 dentes.

1. Qual é a maior catraca (quantos dentes) possível de ser usada com a coroa de 52 dentes?

2. Considerando a resposta da pergunta 1, quais são os câmbios e cassetes (catraca menor de 11 dentes,
desejável 10 dentes) disponíveis no mercado que poderiam ser utilizados?

Para quem quiser se divertir um pouco, seguem duas perguntas extras:

3. Quais são as maiores coroas com as maiores catracas possíveis?

4. Quais outras coroas triplas disponíveis no mercado com a coroa maior acima de 50 dentes? Existe alguma coroa com uma coroa menor ainda menor e uma coroa maior ainda maior? E qual câmbio e cassete poderia funcionar bem com essa coroa?

Smile


1 - Shimano Tiagra possui opção 53-39-30, difícil de encontrar, mas existe (ja vi algumas da linha 4600).

2 - com cog de 10 nenhuma, mesmo assim, 52x11 ou 53x11 é respeitável até no mundo das roads. Na tripla com 53-39-30 normalmente usam 12-25 de 10v.

3 - É realmente necessário um range tão grande para uma bike híbrida? Não seria mais viável utilizar relacao de road (50-34X11-28 ou ainda 52-36x11-32)? Triplas de além de raras são praticamente incompatíveis com tudo. Nos grupos básicos de 8 e 9v não sei da compatibilidade ou disponibilidade por estar meio por fora do MTB, mas creio que o Acera antigo ainda seja encontrado com 48-38-28 ou 42-32-22 X 11-32 ou 11-34.

Editado por dimas2dimas - 25 Jun 2020 as 13:45
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Dbarrancas Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jun 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dbarrancas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2020 as 23:04
Eu tive em uma bike hibrida que montei um truvativ triplo de 52 dentes. Hj tenho um deore de 44 e estou querendo colocar pelo menos 48, mas com medo de não ficar legal com a menor que é 22.
Voltar ao Topo
Dbarrancas Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jun 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dbarrancas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2020 as 23:07
Estou querendo fazer uma mudança aumentando a minha de 44 para 48, aí ficaria 48/32/22, uso pedivela deore m590 e câmbios acera e k7 de 9v vc acha que vou ter os mesmos "problemas" que vc ?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2020 as 07:22
Originalmente postado por Dbarrancas Dbarrancas escreveu:

Estou querendo fazer uma mudança aumentando a minha de 44 para 48, aí ficaria 48/32/22, uso pedivela deore m590 e câmbios acera e k7 de 9v vc acha que vou ter os mesmos "problemas" que vc ?

Talvez vai ter de trocar a corrente (que pode ficar curta pra coroa maior), mas com certeza vai ter de trocar o câmbio dianteiro, que precisa ser adequado pro diâmetro da maior coroa, sob o risco de raspar na coroa grande e ainda “pendurar” a corrente na coroa pequena.

Seus problemas de troca nas coroas vão se concentrar entre a média e a grande, mas entendendo, aceitando os limites e sabendo operar o câmbio direito, está de boa.

Lembrando que não existem mais trocas com carga pra mim: tenho que ganhar impulso antes da troca, comandá-la e efetuá-la completamente aliviando o pedal, pra só depois voltar a pedalar. A analogia mais próxima é de um caminhão. Já aconteceu de ter de parar a bike e girar o pedal com a roda traseira no ar pra fazer uma troca problemática.

Pensa bem se é isso que quer. Eu sei que depois da pandemia, a bike vai perder a função de “veículo utilitário” pra mim e eu vou colocar uma relação mais de acordo com o manual pra poder curtir ela. Nada impede que eu empurre nos morros muito íngremes...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Dbarrancas Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jun 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dbarrancas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2020 as 08:52
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por Dbarrancas Dbarrancas escreveu:

Estou querendo fazer uma mudança aumentando a minha de 44 para 48, aí ficaria 48/32/22, uso pedivela deore m590 e câmbios acera e k7 de 9v vc acha que vou ter os mesmos "problemas" que vc ?

Talvez vai ter de trocar a corrente (que pode ficar curta pra coroa maior), mas com certeza vai ter de trocar o câmbio dianteiro, que precisa ser adequado pro diâmetro da maior coroa, sob o risco de raspar na coroa grande e ainda “pendurar” a corrente na coroa pequena.

Seus problemas de troca nas coroas vão se concentrar entre a média e a grande, mas entendendo, aceitando os limites e sabendo operar o câmbio direito, está de boa.

Lembrando que não existem mais trocas com carga pra mim: tenho que ganhar impulso antes da troca, comandá-la e efetuá-la completamente aliviando o pedal, pra só depois voltar a pedalar. A analogia mais próxima é de um caminhão. Já aconteceu de ter de parar a bike e girar o pedal com a roda traseira no ar pra fazer uma troca problemática.

Pensa bem se é isso que quer. Eu sei que depois da pandemia, a bike vai perder a função de “veículo utilitário” pra mim e eu vou colocar uma relação mais de acordo com o manual pra poder curtir ela. Nada impede que eu empurre nos morros muito íngremes...


Então, eu uso bastante a bike na estrada, eu até achei uns pedivelas triplos da claris porém eles são octalink, eu não queria trocar agora o movimento que o meu já é hollowtech. Acho que vou arriscar trocar a coroa e ver como fica e ir fazendo os ajustes. Qualquer descida falta dente.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2020 as 10:21
o cara que tem perna para empurrar um 53x11 não precisa do oposto tão leve... Ou seja, um K7 32 atrás daria conta...

A não ser que o objetivo seja super trunfo de range de marcha... 

Em resumo, defina melhor sua necessidade, sua capacidade física... Pois se entrar nessa nóia de frankenstein de peças, vai arrumar dor de cabeça
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 06:40
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A não ser que o objetivo seja super trunfo de range de marcha...

Totalmente eu!!!

Brincadeiras à parte, eu realmente acredito que range realmente não é tudo (apesar de ter o “super trunfo”): a troca fica problemática e eu pretendo voltar pro manual depois que passar a pandemia.

Por hora, uso minha bike como um caminhão: trocas de marcha sempre são técnicas, mas ela tá me ajudando a carregar muita coisa (inclusive to no processo de montar um reboque, mais notícias em breve!). Um amigo mecânico, que tá me ajudando a bolar meu reboque, montou o maior que eu já vi e tá na linha do “fazemos carretos e mudanças”. Procurem pela hashtag #bicitrem no Instagram...

Editado por dwsmartins - 01 Jul 2020 as 06:40
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X