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Qual a Melhor Relação para 29? 20 x 27 x 30 |
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Autor | ||||
Cacolima ![]() ![]() Restrito Registrado: 12 Nov 2009 Monte Alto - SP Desconectado Mensagens:2391 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Enviado: 08 Abr 2013 as 17:49 |
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Pessoal,
andei procurando bastante sobre este quesito e não encontrei. Sei que a escolha é muito pessoal, o pessoal que participa de competições utiliza bastante a relação de 20 V. Minha dúvida fica entre 27 e 30 V. Montei uma 29er com algumas peças que possuia em casa, ficando com 27v - configuração do pedivela 22-32-44 e coroa de 11-34. Mas a maioria das bikes prontas vem com relação 30v, - configuração do pedivela 22-32-42 e coroa 11-36 Qual é o ideal? Vale a pena trocar 27 por 30? Grato a todos que compartilharem sua experiência e opinião. |
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HAIRTONNETO ![]() ![]() Registrado: 06 Dez 2012 CURITIBA Desconectado Mensagens:1910 |
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Cara eu penei um pouco agora recentemente para achar um k7 XT de 27V.
Eu acho que as peças 27V estão ficando como um "elefante branco" parado em casa. Ta difícil achar peças de reposição. Se fosse você ficaria em 30V por este quesito. Abraços!
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furukawa ![]() ![]() Registrado: 22 Jun 2012 Floripa Desconectado Mensagens:1783 |
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Ola Cacolima,
como você disse que tem peças do sistema 27v, confira meu tópico para aproveitar melhor seu sistema com cassete de 9v: http://www.pedal.com.br/FORUM/mudanca-de-coroa-em-pedivela-shimano-m590_topic58845.html Por enquanto não penso em investir num sistema com cassete de 10v por precisar trocar 4 itens: câmbio traseiro, cassete, passador traseiro e corrente. Abraços, Furukawa. |
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ocator ![]() ![]() Banido Registrado: 01 Abr 2013 Rio de Janeiro Desconectado Mensagens:50 |
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vai de 30
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JoaoPauloSaraiva ![]() ![]() Registrado: 20 Fev 2011 Natal-RN Desconectado Mensagens:1058 |
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30v jamais em uma 29r!
Usar uma coroa com 42t numa 29r o giro fica muito pesado, a aceleração da bike vai ficar muito lenta. Uma coroa de 38t vai te da um melhor cadencia, uma aceleração muito mais rapida e um melhor aproveitamento de todas as velocidades do k7. Eu uso e indico para todos que a relação em uma 29r é 20v com pedivela 38x24 e k7 11-36. Como vc montou 27v, eu te aconselho a fazer um grupo de 18v, trocando as coroas do pedivela por 38x24 ou então 36x22.
Editado por JoaoPauloSaraiva - 08 Abr 2013 as 23:19 |
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ciclomaniaco ![]() Registrado: 23 Out 2012 são leopoldo Desconectado Mensagens:223 |
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Eu tenho uma Soul SL200 29 com coroas 22-32-42 e cassete 11-34. Com certeza vale a pena comprar um grupo 20v com 24-38. Muitas, mas muitas mesmo não vão ser usadas por causa da repetição. Fora que as vezes vc está em 3-9 e esquece e apenas vai baixnado a traseira, quando ve está em 3-5 e aí precisa acionar os dois cambios em conjunto... é um saco.
Claro que o maior inconveniente é o preço.... Eu nunca andei com 30v mas imagino que deve ser um saco. Eu penso em mudar meu cassete para 12-36, ganhando na mais leve e perdendo quase nada na pesada, pq estes dias com a relação que tenho consegui pedalar a uns 65km/h na mais pesada e claro qse nunca vouu fazer isto de novo.... Com um cassete com a maior em 36t fica quase que desnecessário passar a primeira marcha na frente, apenas em subidas muito inclinadas... Enfim, acho que 20V é o mais acertado, porém o preço é pra bike de competição.... mas que é um pé no saco 3 coroas é.
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BrunoAgostini ![]() ![]() Registrado: 02 Dez 2012 Curitiba Desconectado Mensagens:155 |
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Montei a minha 29er com 20v 38x26 com 11x36, pelo que percebi pois não rodei muito ainda, só faz uma semana, e por enquanto só em asfalto, acho que 20 nessa configuração falta um pouco de final, mas pra botar no mato e fazer trilha deve ter ficado muito boa. final de semana espero testar ela na trilha.
Já estou encomendando uma coroa de 40, acho que melhora a minha final e não pesa muito. porem esse é a máxima diferença que o cambio suporta, 14d. O que pude perceber é que a minha 26 é muito melhor na cidade, onde tem que ficar parando e acelerando, alem disso pela configuração da 26 que é 27v 48/36/26 11/34 fica bem melhor na cidade, acalera mais facil e tem maior final, com o mesmo giro. portanto vou manter as duas. uma pra asfalto e outra pra trilha. |
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Voltando a pedalar...
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paulosav ![]() ![]() Registrado: 17 Abr 2012 São Paulo Desconectado Mensagens:956 |
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Acho que 20V ou 18V como o JP e o Furukawa falaram é o ideal, mas entre 27V e 30V eu ficaria com 27V... Bem a minha está assim, pedivela 42-32-24 com cassete 12-36... acho que com 11-36 atrás no caso de 10V não teria ganho algum e ainda teria uma catraca a mais...
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felipeboo ![]() ![]() Restrito Registrado: 23 Mai 2011 Resende - RJ Desconectado Mensagens:636 |
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Eu diria realmente q a de 20v eh a melhor opção pra 29, eu estou usando 18v, atualmente com 38/24 e 11/34, e digo q esa configuração esta ótima, embora tem um pouco de dificuldade de subir da coroinha pra coroa maior pois e uma adaptação, o resto eh só alegria, sobe qualquer coisa.
Ou transforma sua 27v em 18v, ou já compra tudo novo pra 20v.
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caveira ![]() ![]() Registrado: 03 Fev 2011 Guarabira Desconectado Mensagens:410 |
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Me acosto aos companheiros... Tem uma postagem no blog do Adil que fala que a melhor relação para as 29 são as de 20v (http://www.29er.com.br/2012/03/p29br-29er-doc-em-busca-da-relacao.html)
Particularmente, não posso falar pois não tenho parametro... sai de uma 26 com 27v pra uma 29 de 20v (totalmente diferente). Na verdade, não senti muita necessidade, ainda, de maior final (uso 11/36 e coroa 39/27), já que aqui o terreno é muito acidentado, pois na outra bike, com coroa 42, so colocava a coroinha quando descia uma ladeira... Agora a diferença fica nas subidas, bem mais pesadas, SÓ que, quandos e acostuma você fica uma bala!!!!! Vlw |
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29er é a vez. -----> Já negociei com Dangle, Gustavo Souza, RH, Fabiof8, SânzioAntonio, fjcalegari, Overr.
Tá com medo de barro, vá andar de bicicleta na academia. |
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Single ![]() ![]() Registrado: 22 Abr 2011 Rio de Janeiro Desconectado Mensagens:68 |
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Pedalo uma 29 com 30v desde 2011 e acho uma boa configuração, mas vai depender de qual tipo de terreno vc vai pegar pela frente, além do seu preparo físico. A relação de 30v é mais versátil, pois se você pegar, por exemplo, um trecho de estradão com descidas longas ou plano, ter uma coroa de 44 dentes faz a diferença. Muitas pessoas que usam 20v podem ficar sem marcha pra pedalar em trechos longos de alta velociadade. Se eu fosse colocar uma relação de 20v, colocaria uma coroa maior de pelo menos 38 dentes, mas saiba que alguém com uma coroa de 44 dentes em um trecho de asfalto ou estradão (tipo tobogã) vai ficar em vantagem nesse momento (obviamente, desde que o cara tenha força pra pedalar).
No plano e em subidas moderadas e/ou curtas, eu uso somente a 44, e gosto muito (costumo pedalar entre 85 e 95 RPM). Nas subidas, a necessidade da coroa de 22 dentes, ou granny gear, vai variar de acordo com as pernas e o coração do ciclista. Desde que comecei a pedalar a minha 29, só usei a coroinha (22) em três ocasiões. Pra mim, portanto, é dispensável, mas tenho um preparo físico razoável, e acho que muitos ciclistas que usam relação 20v vão passar perrengue em algumas situações de subidas muito íngremes e longas. Fora a sobreposição de algumas marchas e o peso(pouco, diga-se), a relalção de 30v não possui qualquer desvantagem em relação à de 20 - talvez o visual?- (sinceramente, não acho que o peso da coroinha faça a menor diferença na minha performance, e gosto de ter uma coroa de 44 dentes). Mas é aquilo: O mercado claramente está empurrando todo mundo pras 20v. Por mim tudo bem, pois eu acho que eu me acostumaria com uma coroa maior de 38 ou 39 dentes. Acho que 30v é a melhor opção para quem quer versatilidade e não se importa em carregar uma coroa a mais. Ps. Não troquei a relação da minha bike por 20 porque vejo mais desvantagens do que vantagens no momento. Abraços. |
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SPZ Tarmac SL4 Expert Di2
Cervelo P5 Three Kona Hei-Hei 2-9 Cannondale Caffeine f3 Caloi 10 Single Speed |
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Single ![]() ![]() Registrado: 22 Abr 2011 Rio de Janeiro Desconectado Mensagens:68 |
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Apenas respondendo ao Cacolima em relação ao UP de 27v para 30V: Tenho uma 26 27v e a 29 30v. Não vejo nenhuma melhoria sensível de performance com o upgrade de 27 para 30. A única vantagem é um salto menor entre as marchas, o que vc sente quando está pedalando forte numa reta, tentando acompanhar um pelotão, por exemplo. Se a sua relação 27 está nova, use primeiro, até gastar, e depois faça o up.
Abraço. |
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SPZ Tarmac SL4 Expert Di2
Cervelo P5 Three Kona Hei-Hei 2-9 Cannondale Caffeine f3 Caloi 10 Single Speed |
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Fabio ![]() Registrado: 07 Out 2003 - Desconectado Mensagens:8563 |
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40/30/22
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tarci.jr ![]() Restrito Registrado: 22 Mar 2013 Brasil Desconectado Mensagens:824 |
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E estou usando na minha 10 v.
Pedevela 38 dentes
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PauloBC ![]() Registrado: 03 Mai 2012 Brusque Desconectado Mensagens:3637 |
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E assim da pra subir algum morro , não fica extremamente pesada essa relação com pedivela única de 38 dentes... |
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“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.” Paulo Paulada |
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tarci.jr ![]() Restrito Registrado: 22 Mar 2013 Brasil Desconectado Mensagens:824 |
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Depende, para mim não. Eu tinha a outra relação com 02 coroas, e eu nunca usava a outra, então coloquei uma sóde 38 dentes, e a bike gira muito, tanto na reta, quanto em subidas. Com isto tirei 02 coroas, um cambio e um mudador. Olha o tanto de peso para algo que estava ali e eu não usava. Sem contar que as mudaças de machas são mais rápidas, pois só tenho um cambio para mudar.
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PauloBC ![]() Registrado: 03 Mai 2012 Brusque Desconectado Mensagens:3637 |
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Peso cai sim , afinal são varias peças a menos. Mudança tb agiliza. Agora subir com uma coroa só de 38 dentes , em uma mtb , e aro 29 ainda... Ou os morros ai são susse , ou vc eh um cavalo de pernas mesmo hehehe |
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“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.” Paulo Paulada |
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tarci.jr ![]() Restrito Registrado: 22 Mar 2013 Brasil Desconectado Mensagens:824 |
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kkkkkkkkkkk minha bike também é leve, e ando de garfo, isto ajuda muito na subida.
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carl ![]() ![]() Registrado: 31 Out 2010 Moc - MG Desconectado Mensagens:589 |
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Para ajudar o pessoal, vou postar uma tabela que fiz pelo site Sheldon Brown's Bicycle:
![]() Podem ver que coroa de 42 dentes nem é tão pesada assim se utilizada com um cassete 12-36. Se andarmos num trecho de asfalto e sem uma descida suave, a gente costuma passar dos 40 km/h então, coroa 42 e catraca 12 será utilizada (pelo menos no meu caso ![]() |
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Fabio ![]() Registrado: 07 Out 2003 - Desconectado Mensagens:8563 |
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Tem gente que a até a relação do XX1 fica leve. rs
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Rodrigo Borges ![]() ![]() Banido Registrado: 04 Abr 2013 brusque Desconectado Mensagens:66 |
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Não tenho pernas de cavalo como os amigos do poust anterior...
kkkkkkkkk Optei pela 27v (12-36/22-44), mas só porque tava querendo um dual control. tem bastante gente falando que a 20v é a mais indicada, tanto que cada vez tem menos peças de reposição para 27v. porém para descida em morros asfaltados uso tranquilamente a coroa de 44 com a cassete 12. e até achei falta de uma cassete 11 dentes(deu uns 80km/h). minha opinião depende o percurso. para trilha 3 coroas podem ser demais, mas para cidades com bastante morros não é. já uma coroa pra fazer tudo é brutalidade... vlw |
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Holyfield ![]() ![]() Registrado: 25 Abr 2013 SFX Desconectado Mensagens:104 |
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Boas!
Independente de tamanho de roda, acho que finalmente temos opções de personalizar a relação da bike, absurdo era achar que todos os bikers iriam se beneficiar da mesma relação. O pé de vela triplo foi criado porque os antigos cassetes (catracas na época) não tinham uma gama maior de dentes. Além do mais tem a variação do terreno, mais uma vez tentar generalizar significa menor eficiência e sofremos por anos com câmbios dianteiros que não mudam quando fazemos força ou deixam a corrente cair em descidas muito trepidantes. Mas o que mais me assusta é a cara de pau dos caras de chamarem esses sistemas redundantes de 27 ou 30 marchas, usei a imagem do colega para mostrar o meu ponto. Tá bem zoado, é só uma brincadeira. Em vermelho são as marchas cruzadas que não devem ser usadas Em Azul são os repetecos Em preto é o numero de marchas Reais de um sistema de coroa tripla. Sinistro! Uso duas (38/24) ou uma (32) com nove atrás nas minhas bikes. dá pra refletir. bom pedal a todos. |
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Fabio ![]() Registrado: 07 Out 2003 - Desconectado Mensagens:8563 |
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Mas ainda acho a maior vantagem das 3 coroas o fato de poder andar muito tempo sem udar de coroa, pois a de 32 com cassete 11-36 tem um range excelente. Só é preciso passar para 42 ou 24 em situações específicas. Já com 2 coroas eu sempre tive que mudar mais vezes entre as 2, apensar de serem só 2. Pois na maior ficava pesado mais cedo e na menor ficava leve mais cedo também. Na verdade o de 3 dá para usar como se fosse uma única coroa de 32 e usando as outras 2 somente em situações específicas, seria uma reserva de marchas. E não tem tanta diferença entre 2 e 3, afinal os dois sistemas ainda usam o câmbio dianteiro.
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carl ![]() ![]() Registrado: 31 Out 2010 Moc - MG Desconectado Mensagens:589 |
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A ideia do meu post era justamente mostra a maior versatilidade das 3 coroas. Usar apenas 2 é para quem participa de competições em circuito fechado, daí a necessidade de otimizar ao máximo o desempenho do conjunto. Não abro mão das 3 coroas porque costumo pedalar 15 km de asfalto (ruas e estradas) antes de me enfiar numa trilha. As coroas de 24 e 42 dentes somente em situações específicas.
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ocorlaiti ![]() Restrito Registrado: 09 Abr 2013 Belo Horizonte Desconectado Mensagens:11 |
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Não vou discordar com a opnião de ninguém, mas uma coisa é fato.
Quem costuma andar 2x por semana, que seja 15km por vez, sabe que consegue fazer o msm percurso sem usar a coroinha, eu por exemplo, moro em Nova Lima, uma região de morros, geralmente a dif de altitude de meu pedal no fds vai de 900 a 1200m, e consigo fazer usando somente as duas coroas maiores (forçando bem, mas sem me matar).
É tendência mundial as duas coroas, em breve não haverá mais venda de 3 coroas (minha opnião)
e por isso acredito que, se vc vai montar uma, ja monte ela de 20V!!
Estou montando minha 29er, toda Shimano XT, 2x10 - quadro de carbono.
Acredito que até julho compro todas as peças, aí vou postar aqui!!
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Rodrigo Borges ![]() ![]() Banido Registrado: 04 Abr 2013 brusque Desconectado Mensagens:66 |
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QUAL É A BIKE QUE TU USA? QUANTO PESA?? VLW
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PauloBC ![]() Registrado: 03 Mai 2012 Brusque Desconectado Mensagens:3637 |
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Filho da mãe Dinah , prevendo o futuro. |
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“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.” Paulo Paulada |
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Voodoo ![]() ![]() Registrado: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Desconectado Mensagens:15435 |
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Claro que é tendência, das fabricantes! Obrigam todo mundo a migrar para as 10v, mas 10v com pedivela triplo é estupidez então convencem os incautos que pedivela duplo é a melhor coisa do universo. Estupidez para as 26, porque nas 29 um pedivela triplo até que vai bem, com melhor linearidade das trocas dianteiras.
Editado por Voodoo - 29 Abr 2013 as 17:37 |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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Rodrigo Borges ![]() ![]() Banido Registrado: 04 Abr 2013 brusque Desconectado Mensagens:66 |
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mãe dinah, pegou pesado paulo!. kkkk mas também acho que as coisas estão mudando, e a coroa dupla é uma tendência forte, porém acredito que sempre vai haver opções de coroa tripla. vai ficar mais a gosto do ciclista.
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PauloBC ![]() Registrado: 03 Mai 2012 Brusque Desconectado Mensagens:3637 |
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Só dando uma descontraída e relembrando a Dinah hehehe. Concordo que a tendência eh forte , mas achar que não haverá mais 3 coroas é muito extremo. Como a tendência são as rodas 29 , mas não vão acabar as 26. Tem espaço para todos. |
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“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.” Paulo Paulada |
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Tiger ![]() ![]() Registrado: 13 Jan 2013 Curitiba Desconectado Mensagens:733 |
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Voltando à pergunta do título do Tópico:
"Qual a Melhor Relação para 29?"Não é possível responder sem considerar as variáveis, sendo assim: 20 Melhor: Se o cara vai competir: 2x10 mata a pau, e acredito que o 1x11 (XX1) conforme o circuito deva ser melhor ainda (mas está longe $$ pra mim). Outra conveniência do sistema de 2 coroas é que não há cruzamento da corrente, então naquela subida que aparece "do nada" não é preciso se preocupar em aliviar para trocar no câmbio da frente, usa coroão com catracona e soca a bota. 30 Melhor: Se a pessoa quer moleza, 3x10 dá pra pedalar de 2,5Km/h naquela rampa de 45º 27 Melhor: Os mesmos benefícios que 3x10 com "buracos" maiores na relação, mas com custo reduzido (reduzido na aquisição e na manutenção), mas com um porém, já está ficando difícil conseguir peças de reposição de qualidade, pois os fabricantes estão nos empurrando os sistemas de 10 velocidades. Ou seja, o que é melhor para um pode não ser para outro, cada um precisa descobrir o que é melhor para si. Para mim: só volto a usar 3 coroas se por motivos de força maior (leia-se preguiça) perder condicionamento, do contrário a melhor relação para mim é 2x10. |
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"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
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furukawa ![]() ![]() Registrado: 22 Jun 2012 Floripa Desconectado Mensagens:1783 |
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Ola,
eu usava pedivela triplo original 44-32-22, fiz duas trocas de coroas para 42-32-24 e agora estou usando duplo 36-24. Todas essas coroas num mesmo pedivela Shimano M590. Cada um tem um condicionamento e mesmo assim pode variar conforme a intensidade de treino e motivação. Adaptei-me muito bem ao pedivela duplo e estou bastante contente. Uso a bike basicamente em asfalto e meus tempos melhoram. Não sou atleta, tenho 47 anos e uso a bike para manter um condicionamento físico bom. Abraços. |
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Fabio ![]() Registrado: 07 Out 2003 - Desconectado Mensagens:8563 |
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Como que 3 coroas vai sumir se até agora nenhum sistema de 2 coroas NUNCA conseguiu o mesmo range de relações do de 3?
O cara compra uma coisa e quer que os outros o sigam, é dose. É cada um que me aparece. Tem até que suba o Pico do Jaraguá na coroa grande aqui no fórum. Se aqui fosse fórum de 100m rasos ia aparecer maluco dizendo que faz em menos de 10s. Em tempo: Acho muito estranho dizerem que 2 coroas é melhor para 29 e vice-versa, sendo que as 29 seriam as que mais se beneficiariam com uma relação mais leve das 3 coroas, já que roda grande alonga a relação e roda grande tem mais inércia e prejudica a subida. Com certeza para 29 a melhor relação é a 44/33/22 da Sram ou a nova 40/30/22 da Shimano. O cara usa 42/32/24 n a 26 e depois acha que que 38/26 é ideal para 29. Totalmente sem noção.
Editado por Fabio - 29 Abr 2013 as 19:46 |
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xandaumgv ![]() ![]() Registrado: 04 Jul 2012 sao paulo Desconectado Mensagens:1980 |
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melhor comprar peças sobressalentes kkk ... vendo catracas de 11 já da um frio na barriga .... kkkk .... nao vai ter o melhor ... vai ter o que se adapta melhor ao tipo de pedal que a pessoa faz ... e o quanto consegue se adaptar tambem ...
Abraços
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Alexandre
Urbana: Tito Urban MTB: First Athymus |
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PauloBC ![]() Registrado: 03 Mai 2012 Brusque Desconectado Mensagens:3637 |
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Tarci jr , " o homem minotauro" . ![]() |
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“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.” Paulo Paulada |
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Fabio ![]() Registrado: 07 Out 2003 - Desconectado Mensagens:8563 |
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Olha Paulo, não ponha palavras na minha boca. rs
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PauloBC ![]() Registrado: 03 Mai 2012 Brusque Desconectado Mensagens:3637 |
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Hehehehehehehehheehehehehehehehehehehhehehe ![]() ![]() |
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“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.” Paulo Paulada |
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Fabio ![]() Registrado: 07 Out 2003 - Desconectado Mensagens:8563 |
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Esqueci. rs
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ruiz107 ![]() ![]() Registrado: 30 Mai 2012 Vinhedo Desconectado Mensagens:415 |
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Deviam mudar o título do tópico para "Mentiras: Conte a sua aqui" rsss
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Rodrigo Borges ![]() ![]() Banido Registrado: 04 Abr 2013 brusque Desconectado Mensagens:66 |
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bixo, eu acho que o tarci tá seguindo o exemplo daquele cara chamado lance. ah sim: lance aromstrong schwarzenegger. só nao vale depois de aposentado confessar que usou dopping. <esse forum tá engraçado!!!> Vlw
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