Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual a função do safety pin no sistema cantilever.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual a função do safety pin no sistema cantilever.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rodrigo Bastos Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Nov 2015
Esteio-RS
Offline
Mensagens:229
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo Bastos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual a função do safety pin no sistema cantilever.
    Postado: 12 Set 2016 as 23:11
Tenho uma bicicleta há 20 anos e nunca entendi qual a finalidade do safety pin (pino de segurança) no sistema de freios cantilever. Alguém saberia me explicar?
Segue foto do detalhe.

Rodrigo
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 00:08
Esse pino serve para impedir que o cabo que liga os 2 lados do freio trave no pneu caso o cabo principal arrebente....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Rodrigo Bastos Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Nov 2015
Esteio-RS
Offline
Mensagens:229
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo Bastos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 22:40
Obrigado pela resposta.
Até cheguei a pensar nesta possibilidade, mas, achava que caso o cabo principal arrebentasse, a força que seria gerada dificilmente jogaria o cabo de ligação até o pneu.

Rodrigo
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 22:52
Já vi quem levou o maior capote em mountain bike.
O pneu com cravos é ideal pra acunhar com todo tipo de coisas, de pedras que acunham entre o pneu e o quadro, com paralamas meio soltos que engancham nos cravos dos pneus e também de um cabo intermediário do freio que se soltou com a quebra do cabo principal e laçou um dos cravos.

Esses pinos de segurança eram comuns nas primeiras mountain bikes. Depois foram sumariamente eliminados. Acho que a economia de R$ 2,00 falou mais alto que a segurança do ciclista na hora de montar as bikes na fábrica.
Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wagon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2016 as 23:47
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Já vi quem levou o maior capote em mountain bike.
O pneu com cravos é ideal pra acunhar com todo tipo de coisas, de pedras que acunham entre o pneu e o quadro, com paralamas meio soltos que engancham nos cravos dos pneus e também de um cabo intermediário do freio que se soltou com a quebra do cabo principal e laçou um dos cravos.

Esses pinos de segurança eram comuns nas primeiras mountain bikes. Depois foram sumariamente eliminados. Acho que a economia de R$ 2,00 falou mais alto que a segurança do ciclista na hora de montar as bikes na fábrica.
Eles pararam de usar esses pinos a partir do momento que deixaram de usar os freios cantilever e começaram a usar os freios v-brake, que é um sistema diferente que não tem necessidade de usar o pino, pois não vai ter cabo para enroscar no pneu se o cabo se partir......
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2016 as 16:56
Eu vi muito esse pino nas mais antigas, mas não nas mais novas.

Tive uma T Type da primeira geração, comprada há 22 ou 23 anos, já aposentada, que veio sem o pino no garfo dianteiro. E já naquela época não se via esse pino na maioria das bicicletas.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X