Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quais produtos de limpeza e lubrificação?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoQuais produtos de limpeza e lubrificação?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Lucas Dornela Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mai 2020
Araxá
Offline
Mensagens:13
Link direto para este Post Tópico: Quais produtos de limpeza e lubrificação?
    Postado: 24 Mai 2020 as 18:57
Olá bom dia. Minha bike nova chegou, já veio engraxada da loja. Vou começar a pedalar e já quero fazer uma listinha de compra pra manutenção da bike. Não tenho preguiça e posso facilmente dedicar um tempo todo domingo pra isso.

Pelo que andei pesquisando parece que pra limpeza os melhores produtos são o desengraxante power sports e agua, certo?

Para lubrificante eu preciso de algo próprio pra minha cidade. Aqui o tempo é seco quase o ano todo, exceto em época de chuva, e bastante empoeirado. Mas planejo pedalar perto de cachoeiras e regiões mais úmidas. Para lubrificante eu andei pesquisando e parece que muita gente compra aquele Tectire da tampa vermelha. É bom esse? Eu achei outro lubrificante à base de cera no mercado livre, bem mais barato que esse algoo powersports cera. Alguém joga uma luz aqui.

Pro quadro da bicicleta, guidão, pedais etc. Tem algum produto que é bom passar, tipo algo pra proteger a tointa e evitar acumulo de sujeira?
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2020 as 08:23
já tem um tópico sobre o assunto lubrificação, bem completo aliás..
https://www.pedal.com.br/forum/lubrificante-de-bike_topic7468_page27.html

dá uma boa lida nas últimas páginas, tem relatos de vários produtos diferentes, tanto pra mtb quanto speed e diferentes climas, então dá pra você se situar bem nas recomendações ali

no tópico tb comentam de limpeza, principalmente a parte de desengraxar já que tá relacionado a lubes.. particularmente, eu usei por um bom tempo detergente+limão+água como desengraxante caseiro e funciona legal, além do baixo custo.. agora to testando um desengraxante concentrado da Algoo e to curtindo tb, tem um bom custo-benefício
pra limpeza geral da bike é água e sabão mesmo e boa heheh
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2020 as 10:17
Sigo o procedimento da Park Tool. Vídeo abaixo:

https://youtu.be/B2sKhSDrugE

Mas se o idioma for barreira, o do Capivara é suficiente:

https://youtu.be/jU3NZq0d1XU

Algumas considerações e adaptações:

* não tenho o Dummy Hub e nem o lavador de correntes da ParkTool

* eu removo a corrente e deixo de molho no querosene, agitando pra soltar a sujeira misturada com lubrificante, depois limpo com desengordurante de cozinha SEM CLORO (uso Azulim limpeza pesada, a galera usa Cif e gosta, eu acho o Veja meio fraquinho pra isso) usando uma escova de dentes velha

* lavo a relação com o desengordurante e a escova de dentes velha, passando um pano com desengordurante entre as engrenagens do cassete e pedivela pra limpar direitinho, enxaguando com água morna depois, sem esguichar

* uso escovas e esponja similares às do vídeo da ParkTool, compradas em lojas de material de limpeza

* do mesmo jeito que no vídeo da ParkTool, eu uso água morna em uma garrafa pra enxaguar sem esguichar

* um cuidado a mais: escovas de pneu (escova velha de lavar roupa) não vai em outros lugares, escovas de relação tb não, assim como as escovas do resto não vão no pneu ou relação

* secar a bike com toalha limpa e absorvente é uma boa (meu quadro é de aço e pode enferrujar), mas mais importante é deixar ela de cabeça pra baixo pra escorrer água de dentro do quadro (que poderia empoçar no tubo do central)

* preciosismo meu: borrifar WD-40 ou similar (uso M1) por todas as aberturas e respiros do quadro (aqueles furinhos são os respiros), assim como na corrente, antes de reinstalar ou lubrificar, pra deslocar a água de dentro de partes que podem enferrujar

Termino por detalhar os aros com álcool isopropílico ou spray limpa contato (uso V-brake, se usasse disco seria nele), encerar o quadro (gosto da cera automotiva Johnson’s) e lubrificar a corrente (se estiver tempo seco, parafina derretida, senão, Algoo úmido).

E sim, curto mecânica tanto quanto pedalar.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X