Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quais os melhores alongamentos antes da trilha?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quais os melhores alongamentos antes da trilha?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
5 th elemento Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2003
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 5 th elemento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quais os melhores alongamentos antes da trilha?
    Postado: 16 Nov 2009 as 16:53
Pessoal quais melhores alongamentos antes da pedalada e existe algum tipo de alongamento que é mais objetivo e rapido ? 
Voltar ao Topo
gpaguiar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2009
Campinas
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpaguiar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2009 as 17:20
Os alongamentos que um cara que faz BikeFit me passou foram estes:
 

 
Espero que os links funcionem !!!!
Voltar ao Topo
Night Rider Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
São Paulo- SP
Offline
Mensagens:405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Night Rider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2009 as 17:55
Originalmente postado por gpaguiar gpaguiar escreveu:

Os alongamentos que um cara que faz BikeFit me passou foram estes:
 

 
Espero que os links funcionem !!!!


Esse n° 8 você pode tamber esticar a perna esquerda e tentar tocar a ponta do pé com a mão direita e depois inverter os lados.

É legal também pensar em alongar um pouco mais os braços e fazer alongamento na virilha. Tem uns bem legais que aprendi no atletismo mas não sei onde encontrar pra colocar aqui de forma didática.
Scott Scale
Super Italy 12v
Voltar ao Topo
Hauss Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Out 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:658
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hauss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2009 as 18:59
Alongamento nos braços que eu faço é passar o braço esquerdo por cima do ombro e o direto por baixo da axila. Ae junto as duas mãos nas costas e flexiono as costas para frente.

É um pouco mais agressivo, mas sempre me deu bons resultados.
Voltar ao Topo
RenatoXc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Valadares
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RenatoXc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2009 as 00:40
Achei estes na net que seriam ideais para mtb...
Rapidos... Faceis de entender...



Espero ter contribuido... uso esta serie em alguns alunos meus!
Voltar ao Topo
Night Rider Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
São Paulo- SP
Offline
Mensagens:405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Night Rider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2009 as 03:37
Era algo mais ou menos como esse 16 que eu quis dizer antes (pra virilha) mas o lance é abaixar mais e deixar a perna da frente em 90º colocando a ponta do pé traseiro o mais possível para trás tocando o chão e sem virar. Vale colocar o peso do corpo todo sobre a perna dianteira!
Scott Scale
Super Italy 12v
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2009 as 12:36
alongamento antes de pedal é fria.....aquecimento é 100x mais importante
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2009 as 12:47
Originalmente postado por trost trost escreveu:

alongamento antes de pedal é fria.....aquecimento é 100x mais importante


Alongamento sem aquecimento pode até causar lesões! Confused
Faço aquecimento antes do pedal, alongamento faço todo dia de manhã e à noite.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2009 as 12:50
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:


Faço aquecimento antes do pedal, alongamento faço todo dia de manhã e à noite.


exato!
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
RenatoXc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Valadares
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RenatoXc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2009 as 17:31
??????????????????????????????????

Os alongamentos feitos de maneira correta nao servem somente par um aumento de sua flexibilidade, mas sim como uma forma de aquecimento (das articulações e musculos).

Mas vale lembrar que os aquecimento "geral" (aquele feito pedalando) é de suma importancia.
Voltar ao Topo
gmxmad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2009
Araraquara SP
Offline
Mensagens:200
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gmxmad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2009 as 00:04
Cara faço assim, pedalo num ritimo sossegado da minha casa até a saida da cidade onde tem um orto, la eu paro entro no orto e alongo, uns 25 minutos eu levo no alongamento e faços os alongamentos que passaram msm, depois do uns pulos uns polichinelos umas cambalhotas (faço judo to acostumado) e só entao saio para pedalar firme!
Voltar ao Topo
Marcelo_Perine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2003
Campinas - SP
Offline
Mensagens:3462
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo_Perine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2009 as 18:35
Tenho uma preguiça enorme de alongar  Embarrassed

Mas então, é bom alongar ou aquecer antes do pedal ?
-------------------------

Marcelo Perine
Voltar ao Topo
biaggio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2009
Interior/SP
Offline
Mensagens:520
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar biaggio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2009 as 00:51
Alongamento = cãimbras never more
Voltar ao Topo
Night Rider Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
São Paulo- SP
Offline
Mensagens:405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Night Rider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2009 as 02:55
Originalmente postado por gmxmad gmxmad escreveu:

Cara faço assim, pedalo num ritimo sossegado da minha casa até a saida da cidade onde tem um orto, la eu paro entro no orto e alongo, uns 25 minutos eu levo no alongamento e faços os alongamentos que passaram msm, depois do uns pulos uns polichinelos umas cambalhotas (faço judo to acostumado) e só entao saio para pedalar firme!


O QUE É UM ORTO? Confused
Scott Scale
Super Italy 12v
Voltar ao Topo
Marcello XC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2009
Brasil
Offline
Mensagens:245
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcello XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2009 as 11:15
Orto ou Orto Universitário é um lugar de preservação ambiental. Sendo assim ele alonga dentro de uma areá de preservação ambiental.

Editado por Marcello XC - 12 Dez 2009 as 11:16
Marcello Silveira Filguerias-Santos Dumont MG
Voltar ao Topo
Andre PRO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2008
Porto Velho RO
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andre PRO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2009 as 22:35
Originalmente postado por trost trost escreveu:

alongamento antes de pedal é fria.....aquecimento é 100x mais importante
 
Campeao, de uma pesquisada sobre este assunto. Acho que voce se enganou.
 
abs
Faça hoje o que vc nao fez ontem como se fosse ontem
Voltar ao Topo
decz. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
SJ Campos-SP
Offline
Mensagens:3045
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar decz. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2009 as 23:10
faz um aquecimento moderado e dpois um alongamento, isso é a melhor coisa que tem
Pedalando sempre...

KHS XC204 2010 / Rodas Vzan Strike

Fuji Roubaix 2010 / Rodas Aclass ALX200

Scott Aspect 60 2009 / Rodas Vzan Escape disc

Astro Extrolite Ev-6 2013 / Rodas DTSwiss 445
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2009 as 11:59
No meu caso, faco só aquecimento.
Os alongamentos sao muitissimos importantes, mas sao treinos a parte.
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
fabioromeo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2009
Brasília, DF
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioromeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2009 as 12:04
Originalmente postado por Marcelo_Perine Marcelo_Perine escreveu:

Tenho uma preguiça enorme de alongar  Embarrassed
Mas então, é bom alongar ou aquecer antes do pedal ?


Foi falta de alongamento que ajudou a estourar meu joelho, então é com conhecimento de causa que digo: alongue-se!
Fabio Romeo.com

blog | twitter
Voltar ao Topo
Marcello XC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2009
Brasil
Offline
Mensagens:245
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcello XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2009 as 12:05
O alongamento tem que vir antes do aquecimento.
Assim como alongamento sem aquecimento pode causar lesões aquecimento sem alongamanto também pode causar lesões.
Sendo assim o aquecimento e o alongamento são de suma importância.Thumbs UpThumbs UpWink


Editado por Marcello XC - 13 Dez 2009 as 12:07
Marcello Silveira Filguerias-Santos Dumont MG
Voltar ao Topo
rrvirtual Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
São José - SC
Offline
Mensagens:912
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rrvirtual Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2009 as 12:09
Normalmente faço uma caminhada antes (quando possível), e depois alongamento, para depois pedalar. Faço alongamento antes e depois da atividade.

Uma pegunta: Porque todas as pessoas que converso, da área de educação física, recomendam alongamento antes e depois? Aqui pelo visto quase ninguém faz.
Abraço,
Rodrigo
Voltar ao Topo
Marcello XC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2009
Brasil
Offline
Mensagens:245
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcello XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2009 as 12:19
Estou me baseando no que meu professor de educação física me passa nas aulas,
Você só deve fazer alongamento antes dessa caminhada.
Marcello Silveira Filguerias-Santos Dumont MG
Voltar ao Topo
rrvirtual Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
São José - SC
Offline
Mensagens:912
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rrvirtual Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2009 as 12:26
Originalmente postado por Marcello XC Marcello XC escreveu:

Estou me baseando no que meu professor de educação física me passa nas aulas,
Você só deve fazer alongamento antes dessa caminhada.


Ok, mas alongamente sempre. Antes e depois.
Abraço,
Rodrigo
Voltar ao Topo
Marcello XC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2009
Brasil
Offline
Mensagens:245
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcello XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2009 as 12:28
Originalmente postado por rrvirtual rrvirtual escreveu:

Originalmente postado por Marcello XC Marcello XC escreveu:

Estou me baseando no que meu professor de educação física me passa nas aulas,
Você só deve fazer alongamento antes dessa caminhada.


Ok, mas alongamente sempre. Antes e depois.

Thumbs UpThumbs UpThumbs Up

Marcello Silveira Filguerias-Santos Dumont MG
Voltar ao Topo
RenatoXc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Valadares
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RenatoXc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2009 as 11:28

Sou professor de Ed. Fisica...

Todo e qualquer exercicio de maior intensidade tende a deixar a musculatura encurtada, então os exercicios de alongamento tem um peso muito grande para atletas.

O ideal seria realizar, em treinamentos alongamentos antes E depois dos treinos, sendo que os alongamento que precedem o treino nao devem ser de intensidade elevada.

Sempre antes de se fazer uma serie de alongamentos deve-se realizar um pequeno aquecimento (5'), para preparar a musculatura que sera alongada.

Para aqueles que nao dispõem de muito tempo pra tal, pode-se realizar os alongamento em uma serie distinta do treino com bike. Ex.: Treinar pela manhã e realizar uma serie de alongamentos a noite, ou vice-versa.

Os alongamentos sao exercicios que trabalham a flexibilidade, porem sao usados na maioiria das vezes como um exercicio de "aquecimento" ou de "resfriamento" (antes e depois do treino principal respectivamente).

Vale lembrar que sempre devemos nos alongar, para que nao fique como um "tronco" de madeira por falta de flexibilidade.



Espero que tenha tirado algumas duvidas!
Voltar ao Topo
carlostandart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2009
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlostandart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2009 as 03:02
Ae parceiro! quando se alonga com alta intensidade uma musculatura não pré-aquecida você pode ganhar uma bela distensão ou mesmo uma ruptura de fibra. Sugiro também, um aquecimento na bike mesmo com pedaladas leves com intensidade crescente porém limitada e diferentes posturas como em pé e alguns alongamentos básicos para membros inferiores e sem esquecer os posteriores da coxa!!
Além de degradar as reservas de energia quando intenso, o alongamento antes de um breve aquecimento gera uma alta tensão na musculatura em curto período de tempo, o que não permite ao músculo ou mesmo articulação se preparar para tal ocasionando danos posteriores. A receita certa é a mediação entre o aquecimento-alongamento-treino-relaxamento.  
Voltar ao Topo
Catta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Catta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2010 as 01:57
Sou professor de Ed Fisica. Sugiro que sempre seja feito o aquecimento antes de um treino que seja uma pouco mais intenso. Deve ser bem específico, portanto, deve ser feito na própria bike em intensidade baixa e gradualmente crescente. É bom que sejam executas tb pequenas manobras que simulem as manobras do treino (ex: pequenos saltos). O aquecimento, além de ser importante para prevenção de lesões, é fundamental para que se tenha um bom desempenho desde a largada em competições, especialmente naquelas de curta duração. Durante o aquecimento são liberadas catecolaminas(ex: adrenalina) que aumentam a atividade e eficiencia dos sistemas cardiorrespiratório (ex: aumenta a contratilidade cardíaca) e energético. Ficamos em prontidão para uma atividade física mais vigorosa.
Quanto ao alongamento, deve-se atentar-se ao tempo e repetições de cada grupo muscular. Dependendo do tempo, o alongamento propiciará um aumento da flexibilidsade permanente da articulacão ou será apenas um exercício preparatório/preventivo antes do treino. O problema é que não se deve aumentar a flexibilidade permannete das articulações indiscriminadamente. O "homem borracha" tem grande predisposiçao a lesões por instabilidade das mesmas. 20 a 30" para cada grupo muscular é o bastante para uma preparação. Já o aumento de flexibilidade requer uma avaliaãço mais individualizada.
Espero ter contribuido!
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2010 as 02:28
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
BRUNOSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2010
Sao paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BRUNOSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2010 as 12:47
o certo eh aquecer antes de pedalar e alongar apos para retirar o acido latico dos musculos melhorando a recuperação. axo eu
Voltar ao Topo
Andre PRO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2008
Porto Velho RO
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andre PRO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2010 as 19:26
Originalmente postado por BRUNOSP BRUNOSP escreveu:

o certo eh aquecer antes de pedalar e alongar apos para retirar o acido latico dos musculos melhorando a recuperação. axo eu
 
É certo ou voce aCHa?
Faça hoje o que vc nao fez ontem como se fosse ontem
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2010 as 20:26
Graaaaande renatinho, não sabia que vc tava aqui no forum.........também nao sei se vc vai saber quem sou eu..........haha

Vc disse tudo kra, é exatamente isso.


Só pra acrescentar que alongamento e trabalho de flexibilidade são coisas destintas......Esse alongamento antes do pedal deve ser feito por cerca de 10 a 20 segundos com uma intensidade leve de estiramento dos músculos. Serve exatamente para o que disse o Renato. Mais tempo que isso já seria um trabalho visando ganhos em termos de flexibilidade, e antes do pedal não seria o momento ideal para fazê-lo.
Voltar ao Topo
RenatoXc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Valadares
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RenatoXc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2010 as 00:18
É claaaaro que sei quem é...

Pois é... se a intenção é se "aquecer" é só seguir os desenhos!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X