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quadro Specialized Carve 2012 com corrosão

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furukawa Ver Drop Down
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    Enviado: 11 Mai 2016 as 23:40
Caro colegas,

depois de fazer uma limpeza geral na minha bike com quadro Specialized Carve 2012, descobri uma grande área com a pintura estufada por causa da corrosão abaixo da pintura que atacou o alumínio. É um local que estava escondido sob o suporte da caramanhola do tubo inferior do quadro. Havia um outro pequeno local atacado por corrosão que é a ponta do tubo do selim junto ao blocante do canote.

Gostaria de saber se isto vai prejudicar ou fragilizar o quadro e opiniões sobre o caso.

As fotos seguem abaixo.








Editado por furukawa - 15 Set 2017 as 15:28
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43679 Ver Drop Down
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vixi,ta feio hein.
Acione a garantia.
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JPedro Ver Drop Down
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Se tiver na garantia, não há motivo para esperar para acioná-la. Mesmo que não haja danos sérios no material, que venham a prejudicar a estrutura, futuramente isso vai descascar toda a pintura do quadro.
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furukawa Ver Drop Down
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Hoje falei com uma autorizada Specialized da região e encaminhei as fotos acima, cópias da NF, da carteira CNH e foto por baixo do quadro com o número serial impresso.

Tenho que aguardar o posicionamento da Specialized Brasil sobre o problema e torcer para eles terem boa vontade de trocar o quadro.

Quanto a corrosão debaixo da pintura do tubo inferior do quadro, a questão é saber a espessura do tubo na região e a liga do alumínio. Aparentemente a seção interna do tubo inferior trabalha sob compressão e isto pode minimizar alguma fragilidade pela corrosão por pites.

Editado por furukawa - 12 Mai 2016 as 02:21
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Chuck DhFr Ver Drop Down
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Já tive um Dabomb que aconteceu algo parecido,tenho quase certeza que no seu é o mesmo caso.
Isso acontece por conta do sal do suor que se acumula nesses pontos.
Se realmente for isso o dano é apenas estético pode ficar tranquilo.
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
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newhouse Ver Drop Down
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O dano parece ser estético, mas conhecendo a Spec é quase certo que eles vão trocar o quadro na garantia.
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Bol Gola Ver Drop Down
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Li algumas coisas na internet ontem e só fiquei ainda mais na dúvida. No geral todo mundo fala que o alumínio é uma das ligas mais resistentes à corrosão pelo oxigênio e que só forma uma camada branca BEM fina sobre o material e nada mais. Porém encontrei uma matéria citando um estudo da NASA onde o alumínio sim, pode sofrer corrosão e com ela micro rachaduras que vão aumentando com o tempo e comprometendo a integridade do material.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
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sascencio Ver Drop Down
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Com certeza foi o suor que ocasionou essa corrosão...

Já tive um quadro da Scott que aconteceu a mesma coisa. 

O ideal é após cada pedalada, dar uma geral na bike, pelo menos limpar o quadro, não deixando esse suor ficar cozinhando no quadro.


*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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Um fato interessante a ser discutido é a corrosão galvânica:

https://sites.google.com/site/scientiaestpotentiaplus/corrosao/corrosao-galvanica

No quadro SPZ Carve 2012, os parafusos originais de fábrica dos suportes de garrafas e do bagageiro são de aço INOX. Tenho outro quadro SPZ Crave 2014 cujos parafusos originais de fábrica são de ALUMÍNIO!!!

Pela diferença de potencial eletroquímico entre aço inox e alumínio, vai haver corrosão galvânica quando houver um eletrólito envolvido. Este eletrólito pode ser suor ou mesmo uma simples umidade. Neste caso o material que vai ser corroído (ânodo) é o alumínio.



Editado por furukawa - 13 Mai 2016 as 19:54
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Bol Gola Ver Drop Down
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Descobri sobre essa corrosão galvânica a partir da observação de uma speed que fiquei apaixonado e quase comprei. Era uma Cannondale Six13 onde alguns tubos são em fibra de carbono e outros em alumínio. A junção das partes, com o tempo e a presença do eletrólito (acho que é isso) vai acabar corroendo o alumínio, mesmo estando coberto por verniz:






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Gallo Ver Drop Down
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Vi que você mora em Florianópolis....
Talvez a própria umidade do ar que vem do mar pode ocasionar esse problema
Também pelo fato da manutenção utilizar água na sua lavagem de bike, a água ai de floripa não é tão boa, deve conter bastante minerais e o sal esta junto, fora o cloro que utilizam no tratamento, que também é corrosivo no alumínio!
Minha epic também tinha uma corrosão ao redor da braçadeira do câmbio dianteiro (antigo dono)
Quando peguei, raspei, peguei uma lente de aumento para checar visualmente como estava (era só superficial) e depois fiz um retoque naquela área!
Abraços
Eder
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Ex Specialized Epic Comp 2007
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Já negociei: Damaça, Beto_Cwb, axlthiago, JoaoPauloSaraiva, gladiator25, Jorge Luiz, Fumaça
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A água de Florianópolis tem bastante alumínio que prejudica tubulações de água quente de cobre. Houve muitos casos de vazamentos em prédios antigos e as novas edificações usam tubulação de PVC própria para água quente.

Chamo a atenção para o elevado nível de corrosão sob a pintura que a levantou muito (formou a dita "bolha" ou "pipoca").

Falando com amigos engenheiros, a resposta para isto é unânime: corrosão galvânica entre o alumínio do quadro com o parafuso de aço inox.

Editado por furukawa - 17 Mai 2016 as 09:19
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furukawa Ver Drop Down
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Resposta da Specialized:

"Prezados, boa tarde!

Muito obrigado pelo contato.

De acordo com as Condições de Garantia da Specialized, a pintura tem garantia de 12 meses, pois a detecção/revelação de algum defeito de fabricação na pintura de uma bicicleta (caso ele exista) acontece no período compreendido entre a sua produção e as suas primeiras utilizações - período de 30 a 90 dias, de acordo com a intensidade e utilização.

Baseado nesse ciclo, toda a indústria atribui apenas um ano de garantia para pintura e equipamentos em contato/interação com os outros elementos de desgaste - Isso também acontece com os automóveis que tem garantias extensíveis apenas para a mecânica, não para a pintura.

Reforço que a pintura é considerada pela indústria como um elemento de desgaste/com vida útil determinada, pois está exposta a todo o tipo de ações meteorológicas, mecânicas, químicas, etc.

Diante dessa informações, entendemos que o processo não se enquadra na política de garantia da Specialized."
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Fabio Ver Drop Down


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Safados, pois corrosão nada tem a ver com pintura e sim com o material de construção em si.
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furukawa Ver Drop Down
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Fábio,

essa é a grande questão, que tipo de liga de Al é este tal de M4?????

Se olharmos o catálogo da Alcoa, muitos fabricantes usam Al 6061 pelas seguintes propriedades:

"A Liga 6061é indicada para aplicações que requerem alta resistência à corrosão. O propósito geral da liga é apresentar excelente resistência a corrosão em condições atmosféricas e boa resistência a corrosão em água do mar. É praticamente inexistente a suscetibilidade a corrosão por tensão e esfoliação.
A liga 6061 oferece relativamente uma alta resistência e excelentes características de união. (Observação: o contato direto com metais dissimilares pode provocar corrosão galvânica; proteção adequada deve ser tomada em relação ao metal dissimilar.)"

Notem que na observação é citado a proteção adequada em relação ao metal dissimilar, ou seja, outro metal diferente que possa causar corrosão galvânica.

https://www.alcoa.com/brasil/pt/resources/pdf/industria/catalogo_ligas_temperas_2010.pdf

O quadro SPZ Carve 2012 veio com parafusos originais de fábrica de aço INOX. Se houve a presença de umidade (própria do ambiente, ou de chuva e poças e no pior caso, suor) VAI HAVER CORROSÃO GALVÂNICA, simples!!!!!!!!

Qual ciclista que não sua, pedala na chuva ou mora perto da praia????????

É ou não é um erro de projeto?

Como citei antes, tenho outro quadro que é SPZ Crave 2014 e veio com parafusos originais de ALUMÍNIO. Não é um capricho para aliviar peso, é simplesmente para evitar que se forme pilha galvânica!

Editado por furukawa - 18 Mai 2016 as 23:12
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Fabio Ver Drop Down


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Da mesma forma quando meu Oakley descascou e eu tentei comprar outras lentes, não queria de graça. E mesmo assim queriam a NF. Sei lá, acham que alguém vai comprar um Oakley falso e depois somente as lentes verdadeiras? Enfim, e depois disseram que as lentes desancaram, pois eu usei "no Sol". Porra, da mesma forma quem não usaria a bike na chuva, com suor, etc?
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lemarco Ver Drop Down
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Ramai Ver Drop Down
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Originalmente Postado por lemarco lemarco Escreveu:

Olhem esse:

Caraca!! Dead
Ali é alumínio ou aço?
Scott
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furukawa Ver Drop Down
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Vou trocar os parafusos de aço inox dos suportes de garrafa e do bagageiro por outros de alumínio.

Corrosão galvânica é muito forte e rápida. Pela foto do quadro, a parte interna abriu pela fragilidade causada pela corrosão mas acho estranho pois parece que a parte interna foi tracionada ou puxada para fora como se explodisse.
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furukawa Ver Drop Down
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Hoje comprei 4 parafusos de alumínio para substituir os de aço inox numa loja autorizada da Scott.

Conversando com o dono, Gean Hoffmann, já houve casos parecidos de falha na pintura dos quadros da Scott e TODOS eles foram trocados pelo representante do Brasil.

Isto sim é uma marca (Scott Sports) que preza pela qualidade e respeito ao consumidor.

Depois desta resposta da Specialized negando o defeito na pintura do quadro SPZ Carve 2012, sinceramente vou pesar isto antes de comprar um novo produto da marca. Eu e amigos que usam a mesma marca esperavam uma troca na garantia, dita vitalícia.

Como engenheiro, penso que seria de interesse da Specialized recolher o produto e analisar para descobrir a falha do produto!!!

Isto se chama desenvolvimento de produto pois pode haver azar num projeto e nada mais interessante do que admitir isto e corrigi-lo.

Entretanto, parace que o azar foi meu ao optar pela marca. Espero que haja uma mudança de postura da Specialized em rever o assunto.

Sinceramente...

Editado por furukawa - 19 Mai 2016 as 16:46
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Ramai Ver Drop Down
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Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

Hoje comprei 4 parafusos de alumínio para substituir os de aço inox numa loja autorizada da Scott.

Conversando com o dono, Gean Hoffmann, já houve casos parecidos de falha na pintura dos quadros da Scott e TODOS eles foram trocados pelo representante do Brasil.

Isto sim é uma marca (Scott Sports) que preza pela qualidade e respeito ao consumidor.

Depois desta resposta da Specialized negando o defeito na pintura do quadro SPZ Carve 2012, sinceramente vou pesar isto antes de comprar um novo produto da marca. Eu e amigos que usam a mesma marca esperavam uma troca na garantia, dita vitalícia.

Como engenheiro, penso que seria de interesse da Specialized recolher o produto e analisar para descobrir a falha do produto!!!

Isto se chama desenvolvimento de produto pois pode haver azar num projeto e nada mais interessante do que admitir isto e corrigi-lo.

Entretanto, parace que o azar foi meu ao optar pela marca. Espero que haja uma mudança de postura da Specialized em rever o assunto.

Sinceramente...

Amigo, será que não dá para tentar novamente acionar a garantia?
Explica que isso não é na pintura... [É corrosão!

Scott
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furukawa Ver Drop Down
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Vou tentar, pedi revisão da decisão por email com a loja autorizada.

Espero mudança de atitude da Specialized do Brasil!
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Ligeirinho Ver Drop Down


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Apesar de agora estar parada esperando uma nova pintura minha Specialized de 98 apesar de alguns pequenos descascados do uso não apresenta QQ indício de corrosão externa ou interna. Detalhe, nem de Alumínio ela é... Saudosos tempos da Specialized.
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furukawa Ver Drop Down
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Comprei uma KHS Montana usada em 1996 e usei por 15 anos.

O quadro dela era de aço Cr-Mo e só apresentou corrosão no top tube num lugar onde derrubei. Apesar da marca de ferrugem, a pintura em torno dela era perfeita sem marca de bolha ou infiltrações.
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Fabio Ver Drop Down


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Lembrando que para a Specialized como fornecedora, um quadro novo tem preço insignificante, ainda mais levando em conta a repercussão que o tema atinge.
 
Mas lembrando também que muito vai do quanto a loja "briga" pela garantia do cliente.
 
Hoje deixei minhas rodas numa loja para acionar a garantia. Juntei mais de 20 documentos onde provam que erraram na descrição da roda. Agora vamos ver se vão me dar as rodas corretas. Pois isso é vício oculto.
 
Agora minha maior curiosidade é:
 
Se eu tiver uma bike com garantia vitalícia ou não e eu quebrar o quadro por erro meu, tipo pular do 1º andar com a bike e o quadro quebrar. Sei que não é caso de garantia. Mas e aí, e se eu quiser comprar outro como se fosse uma peça que quebrou? Vão me vender? Vão ter disponível?
 
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O assunto criou bastante repercussão e replico aqui a postagem que fiz numa rede social:


Fui na CicloVil tratar do assunto da corrosão galvânica (Al - aço inox) presente no quadro Carve 2012.

Joao Paulo, em contato direto com a Specialized, recebeu a orientação de recolher o quadro e enviá-lo para eles investigarem o problema.

Realmente agora estou satisfeito pois é necessário avaliar tecnicamente se a corrosão afetou a integridade estrutural do quadro. Não é meramente um problema estético que estava me preocupando e sim a minha segurança!

Fico contente com a iniciativa e volto a confiar na marca que sempre a defendi por vários anos.

Para esclarecimento do assunto, o quadro Carve 2012 deve (hipótese) ser de alumínio 6061. Segundo a Alcoa (https://www.alcoa.com/…/in…/catalogo_ligas_temperas_2010.pdf), esta liga tem as seguintes propriedades:
"A Liga 6061é indicada para aplicações que requerem alta resistência à corrosão. O propósito geral da liga é apresentar excelente resistência a corrosão em condições atmosféricas e boa resistência a corrosão em água do mar. É praticamente inexistente a suscetibilidade a corrosão por tensão e esfoliação.
A liga 6061 oferece relativamente uma alta resistência e excelentes características de união. (Observação: o contato direto com metais dissimilares pode provocar corrosão galvânica; proteção adequada deve ser tomada em relação ao metal dissimilar.)"

Para entender o que é corrosão galvânica tem se o seguinte link para explicações:
https://sites.google.com/…/scie…/corrosao/corrosao-galvanica

Como o quadro veio com os parafusos de aço inox originais de fábrica, sempre a usei por achar que os mesmos estavam bem isolados do quadro de alumínio ao longo destes 4 anos. Por uma falha de proteção na pintura do quadro, este isolamento falhou e permitiu que se formasse a corrosão galvânica que age de forma rápida e violenta a ponto de penetrar muito ao longo da pintura adjacente e continuar a crescer até chegar a formar "bolhas" grandes na pintura.

No quadro que comprei depois em 2014, Crave Pro, os parafusos originais de fábrica para os 2 suportes de garrafas são de alumínio!!!

Editado por furukawa - 20 Mai 2016 as 17:46
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Bol Gola Ver Drop Down
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Nossa. De repente me deu um estalo aqui! Minha bike também tem quadro de alumínio e veio com parafusos cromados para suporte de garrafa de bagageiro. Eu retirei todos e coloquei uns parafusos de aço imitando alumínio anodizado para combinar com os detalhes da bike. O curioso é que os parafusos quase não entraram no furo do bagageiro!!! Tive de afrouxar e apertar várias vezes para ele entrar e nesse entra e tira foi descascando e assim entrando mais fácil na região da rosca... será que poderá ocorrer corrosão galvânica???

A propósito, Goiânia parece o deserto do saara 6 meses do ano. Quase não enferruja nada por aqui devido ao clima MUITO seco.

PS: e Furukawa, estou acompanhando seu tópico Exclamation


Editado por Bol Gola - 21 Mai 2016 as 02:36
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furukawa Ver Drop Down
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Sábado de manhã, entreguei o quadro na revenda autorizada (CicloVil Bike).

Agora é esperar o laudo técnico da Specialized!
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LucianoBsB Ver Drop Down
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Mais ou menos de 2010 para cá adquiri 3 bicicletas. Todas da Specialized. Uma Carve, uma Stumpjumper rígida e uma Stumpjumper FSR. Todas pagas a preço de ouro, justamente porque eu confiava na garantia da marca, que quando comprei tinha a fama de não ser burocrática e resolver rápido os problemas quando apareciam.
Mês passado fiz a revisão da bike e com a manutenção no movimento central passou dos 600 Reais. Mais caro do que a manutenção do meu carro. 
Esse não é o primeiro caso aqui no fórum de a marca querer refugar a garantia e só decidir se movimentar quando vê a repercussão negativa do fato. 
Agora para o final do ano já havia pensado em trocar a bike, por outra Stumpjumper, só porque está completando três anos e para pegar o modelo mais novo que tem uma geometria um pouco melhorada.  Já levei na loja da marca que tem aqui perto de casa. Eu iria pagar a fábula de 8000 Reais de diferença (que já o preço de muita bike boa por aí) só para ter uma bike muito semelhante a que já tenho, também confiando na boa fama da marca, que já não anda ficando muito boa assim. Mas os preços...
Já estou repensando se troco...
Mesmo que troquem o quadro, depois desse corpo mole para dar aquilo que, de início, é direito de quem pagou uma nota na bike, mancha muito a imagem da marca. 


Editado por LucianoBsB - 22 Mai 2016 as 03:18
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raulino Ver Drop Down
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Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

Sábado de manhã, entreguei o quadro na revenda autorizada (CicloVil Bike).

Agora é esperar o laudo técnico da Specialized!


bom dia Furukawa... espero que tenha uma resposta rápida e positiva... minha bike é do mesmo ano e tb possui parafusos de inox, então agradeço pelo alerta
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Fabio Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2016 as 21:28
E aí? Que pé que está?
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LucianoBsB Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LucianoBsB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2016 as 16:18
Pois é, deixou agente no vácuo. Isso não é legal...
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furukawa Ver Drop Down
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Pois é, não tenho informação alguma até agora!

Ontem fui na loja autorizada perguntar como anda a situação mas ele não receberam nenhum retorno da Specialized.

Quando tiver algo para informar, vou postar aqui, fiquem tranquilos! Grato pelo interesse!
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Picinin Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Picinin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jun 2016 as 20:03
Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

Pois é, não tenho informação alguma até agora!

Ontem fui na loja autorizada perguntar como anda a situação mas ele não receberam nenhum retorno da Specialized.

Quando tiver algo para informar, vou postar aqui, fiquem tranquilos! Grato pelo interesse!

Opa furukawa, algum retorno da SPZ? 

Será que os parafusos da minha Stumpy 2015 são de aço também? como faço pra saber?!
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furukawa Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de furukawa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jun 2016 as 23:47
Picinin,

nada ainda, amanhã vou passar um email à loja autorizada para saber se há alguma previsão de resposta.

Para testar o material, é só conferir o peso dos parafusos, para um tamanho parecidos de ambos, o de aço pesa 3 vezes mais. Outro teste simples é pegar um imã e verificar se há algum magnetismo: no de aço inox vai haver uma leve atração magnética com o imã.

Meu quadro SPZ Crave 2014 veio com parafusos de alumínio e tenho quase certeza que os da Stumpjumper também seja pois é uma linha de bike superior.

Editado por furukawa - 13 Jun 2016 as 23:49
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raulino Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de raulino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jun 2016 as 02:21
sexta dei uma regulada nos freios... e me dei conta que os parafusos que fixam as pinças são de aço... provavelmente liga comum com tratamento oxidado preto... alguém sabe dizer se estes também podem dar problema?
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jun 2016 as 08:49
Originalmente Postado por raulino raulino Escreveu:

sexta dei uma regulada nos freios... e me dei conta que os parafusos que fixam as pinças são de aço... provavelmente liga comum com tratamento oxidado preto... alguém sabe dizer se estes também podem dar problema?

Esses eu já tinha visto e pensei isso também. Mas para pinça ou é de aço ou de titânio.
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S.Q.N. Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de S.Q.N. Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jun 2016 as 09:02
Nesse link tem uma matéria sobre oxidação/corrosão em ligas de alumínio e outras peças da bike e como evitá-las. 

http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?corrosao_por_oxidacao_ou_ferrugem&id=4623076

Sobre o contado de parafusos que vão diretamente no quadro, meu mecânico me ensinou a passar graxa em qlq componente que fixe diretamente no alumínio, pois com o passar do tempo  as ligas tendem a se fundir.

Em carros com motor de bloco de alumínio, é recomendado desapertar as velas e reapertá-las de tempos em tempos, pois pode haver a fusão da vela com o bloco, danificando o motor. o ADG fala sobre isso em um vídeo no YT.

Quem já utilizou STI Sora sabe que acontece uma espécie de corrosão devido ao suor:






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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Picinin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jun 2016 as 13:38
Originalmente Postado por S.Q.N. S.Q.N. Escreveu:

Nesse link tem uma matéria sobre oxidação/corrosão em ligas de alumínio e outras peças da bike e como evitá-las. 

http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?corrosao_por_oxidacao_ou_ferrugem&id=4623076

Sobre o contado de parafusos que vão diretamente no quadro, meu mecânico me ensinou a passar graxa em qlq componente que fixe diretamente no alumínio, pois com o passar do tempo  as ligas tendem a se fundir.

Em carros com motor de bloco de alumínio, é recomendado desapertar as velas e reapertá-las de tempos em tempos, pois pode haver a fusão da vela com o bloco, danificando o motor. o ADG fala sobre isso em um vídeo no YT.

Quem já utilizou STI Sora sabe que acontece uma espécie de corrosão devido ao suor:







tive um par de STI 105 10v - ano 2008 +/- que também sofreram esse processo de corrosão devido ao suor.

Na época lembro de ter lido que a shimano mudou um pouco o materia de 2010 pra frente.
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furukawa Ver Drop Down
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A resposta que tive foi:

"Conforme primeira análise através das imagens enviadas na ocasião da criação do processo, nossa conclusão é que de fato as marcas estão relacionadas à pintura da bicicleta e não tratam-se de um defeito de fabricação, mas de oxidação dado à ação de agentes externos, tais como umidade, sujeira, suor, salinação, entre outros, como podem perceber nas imagens de regiões do quadro que apresentam essas características:











Todos esses acúmulos de sujeira, umidade, entre outros agentes, podem desencadear a oxidação apresentada na bicicleta e, do mesmo modo percebemos que a região do canote não possuía nenhum indício de lubrificação o que pressupõe falta de manutenção e, consequentemente, acúmulo de agentes externos indevidos.

Conforme nossa política de garantia (política completa em: http://service.specialized.com/collateral/ownersguide/new/assets/pdf/Apostila-Garantia-BR.pdf ):




Dessa forma, informamos que a presente solicitação não se enquadra em nossa política de garantia, consideraremos esse processo como finalizado, podendo ainda ser editado ou mesmo reaberto para a inclusão de novas informações.

Sem mais, estamos disponíveis para o esclarecimento de qualquer outra dúvida."
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