Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Gravel
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quadro pra Gravel.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Quadro pra Gravel.

Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MVBeber Ver Drop Down

Cadastrado em: 29 Jan 2009
São Leopoldo / RS
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quadro pra Gravel.
    Postado: 23 Mar 2024 as 15:10
Pessoal, estou querendo dar um passo na qualificação da minha Monster Gravel, e o caminho agora é o Quadro. 
Estou trabalhando com duas alternativas, pegar um quadro e garfo KSW novo, ou seguir numa pegada monster gravel buscando um quadro alternativo, especialmente um 26 até porque tem vários projetos muito interessantes nessa pegada na internet. 
Com base nisso, achei no olx um quadro GT em alumínio, aro 26, o vendedor não tem certeza, acha que seja um GT Avalanche. Sei que seguir nesse caminho é mais trabalhoso, especialmete para acertar minimamente a geometria, por isso considerar pegar um KSW (um dos poucos quadros que aguentam 120 kg, em função do meu peso 110kg e 1,81 de altura) 

Agradeço as opiniões. 

Editado por MVBeber - 24 Mar 2024 as 18:51
Endorphine, 2015.
Freios V-brake Deore, sapatas Koolstop.
Rodas Vzam Speed 700, raios inox, Cubos Alívio 430.

https://www.strava.com/athletes/16371516
mester Ver Drop Down

Cadastrado em: 25 Abr 2022
BELO HORIZONTE
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mester Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2024 as 13:32
Melhor partir para um projeto dedicado mesmo. Esquece moster gravel, ainda mais com quadro 26

Quadro KSW (e GTA, que é o mesmo) não recomendo. Comprei um e me decepcionou pela baixíssima qualidade. Rosca do central ruim, pintura ruim, suportes para freios ruins, enfim, fuja

Recomendo o Show, até mais barato que o KSW, mas é nitidamente um produto muito superior em todo e qualquer aspecto
LeoSilva Ver Drop Down

Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2024 as 16:44
O melhor quadro para montar gravel atualmente acho que é o do vídeo abaixo. 

Esse cara do video abaixo recomenda pneu até 50mm para esse quadro. 

https://youtu.be/ho1djW7JrAw?si=K8lXF5yPC6PyJn35

Editado por LeoSilva - 24 Mar 2024 as 17:11
MVBeber Ver Drop Down

São Leopoldo / RS
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2024 as 18:44
Originalmente postado por mester mester escreveu:

Melhor partir para um projeto dedicado mesmo. Esquece moster gravel, ainda mais com quadro 26

Quadro KSW (e GTA, que é o mesmo) não recomendo. Comprei um e me decepcionou pela baixíssima qualidade. Rosca do central ruim, pintura ruim, suportes para freios ruins, enfim, fuja

Recomendo o Show, até mais barato que o KSW, mas é nitidamente um produto muito superior em todo e qualquer aspecto

Esse retorno de alguem que teve o quadro é excelente.
Essa versão do Show 2024 melhorou bastante em relação ao anterior, e ficou mais completo ainda. 
Obrigado pela ajuda. 

Editado por MVBeber - 24 Mar 2024 as 18:47
Endorphine, 2015.

MVBeber Ver Drop Down

São Leopoldo / RS
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2024 as 18:50
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Esse quadro da Cadence é a versão aprimorada do Show, só não considero ele por hora em função do preço mesmo. 
Obrigado pela colaboração!
Endorphine, 2015.

LeoSilva Ver Drop Down

Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2024 as 20:44
Originalmente postado por MVBeber MVBeber escreveu:

Esse quadro da Cadence é a versão aprimorada do Show, só não considero ele por hora em função do preço mesmo. 

Sim é mais caro porque tem as tecnologias mais atuais como caixa de direção tapered e eixo passante. Também vai exigir componentes mais caros como rodas para eixo passante. 
MVBeber Ver Drop Down

São Leopoldo / RS
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2024 as 23:00

Originalmente postado por MVBeber MVBeber escreveu:

Sim é mais caro porque tem as tecnologias mais atuais como caixa de direção tapered e eixo passante. Também vai exigir componentes mais caros como rodas para eixo passante. 

Sim, com certeza. Fica uma bicicleta mais completa e muito mais robusta. Sou capaz agora de tentar o Show +, pois aproveito muito do que já tenho, como rodas, guidão, freios, relação (ainda que estou pensando seriamente em umas mudanças, uso atualmente 2x8 e estou considerando partir para 2x9 com trocadores sensah). e juntando o que tenho, mais o quadro, acho que deixo tudo em menos de 2k, se partir do Cadence, a coisa vai bem mais longe. 

Endorphine, 2015.

MVBeber Ver Drop Down

São Leopoldo / RS
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2024 as 19:39
Mais uma dúvida, 
Estava olhando um câmbio traseiro e pensei em usar um Deore, mas gostaria de usar com 9 velocidades. a questão é, um RD-M5120-SGS, por exemplo, trabalharia com um sti shimano 2x9?

Obrigado. 
Endorphine, 2015.

hug0.dts Ver Drop Down

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2024 as 19:43
Se o câmbio for até 9V, sim, é compatível. Os 10v+ só funcionarão se você usar algum adaptador tipo Tanpan, mas não compensa. 

Câmbios até 9V também são compatíveis com a maioria dos STI, exceto por alguns modelos (o Tiagra 4700 é um que me vem a cabeça agora).

Edit:
Vou colar uma postagem lá do grupo Gravel Brasil no Facebook.

[UTILIDADE PÚBLICA] STI de speed VS Câmbio de MTB: quais casam?
Galera, seguinte. Eu já quebrei muito a cabeça e li muitos fóruns atrás de solucionar minhas dúvidas e acabei aprendendo um pouco sobre shifters de speed e seu casamento com câmbios de MTB. Obviamente que não sei tudo e por isso pedirei ajuda aos amigos nos comentários para adicionar mais informações, que eu editarei o post e adicionarei.
SHIMANO:
– Shifters Tiagra 4500/Sora R3000/Sora 3500/Sora 3400/Tiagra 4600 10v/105 5700 10v (e talvez outros 10v, exceto o Tiagra 4700)
COMBINAM COM
câmbio traseiro MTB Deore M591/Alívio M4000/demais 9v (pós-1997)
E COM
câmbio dianteiro MTB Deore/Alívio/Altus DUPLOS (câmbios triplos o mecânico tem que ser muito bom pra conseguir ajustar por causa da diferença de puxada do cabo, mas pode funcionar).
OBS. 1: se usar pedivela speed, use trocador dianteiro speed. Se usar pedivela MTB, use trocador MTB dual-pull, pois a puxada de cabo de STI ocorre por baixo.
OBS. 2: STIs duplos ficam perfeitos com câmbios dianteiros MTB triplos. Um exemplo é o setup que eu mesmo uso, Tiagra 4500 com Alivio M431, fica melhor que o Sora que eu tinha na speed.

– Shifters 7v/8v funcionam sem problemas no intercâmbio SPEED-MTB

– Ao que parece, STI 11 velocidades combina com câmbio MTB traseiro 10v. (Fonte: hack feito por um vietnamita no grupo Dropbars and Knobby Tires - o rapaz usou STI 105 5800 11v com câmbio traseiro Deore M6000 10v).

– Shimano Ultegra/Dura-ace Di2 combinam com câmbios XTR/Deore XT/GRX Di2, dependendo da atualização do firmware e dependendo da tabela de compatibilidade da Shimano.

– Shifters 10v/11v/12v NÃO COMBINAM com Câmbios MTB nas respectivas velocidades, salvo se forem usados adaptadores, como Wolftooth Tanpan ou JTek Shiftmate.

– STIs Campagnolo de 10v casam com quaisquer grupos Shimano de 8v.

– STIs Campganolo padrão antigo possivelmente funcionam com câmbios Shimano de 11v.
SRAM:
– Todos os trocadores SRAM speed 7v/8v/9v são compatíveis com câmbios MTB nas respectivas velocidades.

– Ao que parece, todos os shifters speed DoubleTap 10v funcionam com câmbios ExactAtuation 9v/10v/11v. Exemplo disso é que trocadores SRAM Red 10v ou SRAM Rival funcionam adequadamente com câmbios GX/X0 com a tecnologia ExactAtuation.

– Trocadores road SRAM em outras velocidades e condições podem conversar com câmbios de MTB SRAM com modificações de algumas peças internas. [MAIS INFO AQUI: https://bikerumor.com/2020/02/07/how-to-hack-a-sram-road-group-with-eagle-derailleur-for-massive-budget-mullet-gearing]

– STIs SRAM padrão 2:1 funcionam com câmbios Shimano 6/7/8/9v.

Editado por hug0.dts - 25 Mar 2024 as 19:48
MVBeber Ver Drop Down

São Leopoldo / RS
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2024 as 22:16
Isso já é um Tratado.... 

Muito obrigado!
Endorphine, 2015.

lyra Ver Drop Down

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2024 as 11:25
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Se o câmbio for até 9V, sim, é compatível. Os 10v+ só funcionarão se você usar algum adaptador tipo Tanpan, mas não compensa. 

Câmbios até 9V também são compatíveis com a maioria dos STI, exceto por alguns modelos (o Tiagra 4700 é um que me vem a cabeça agora).
câmbio dianteiro MTB Deore/Alívio/Altus DUPLOS (câmbios triplos o mecânico tem que ser muito bom pra conseguir ajustar por causa da diferença de puxada do cabo, mas pode funcionar).

OBS. 2: STIs duplos ficam perfeitos com câmbios dianteiros MTB triplos. Um exemplo é o setup que eu mesmo uso, Tiagra 4500 com Alivio M431, fica melhor que o Sora que eu tinha na speed.

Eu iria um pouco alem... usar coroa tripla é quase impossível. Tb tenho os trocadores tiagra 4500 e testei com vários câmbios dianteiros diferentes (tanto de speed quanto de mtb) e nenhum ficou bom. Sempre pegava ou na coroa maior, ou na menor. Parece que a única solução é usar um adaptador da jtek (shiftmate 7), mas o preço de importação é absurdo. Meu plano de ter um range monstro com 44x32x22 não deu certo :-(
http://ciclobits.blogspot.com
MVBeber Ver Drop Down

São Leopoldo / RS
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2024 as 22:23
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

Eu iria um pouco alem... usar coroa tripla é quase impossível. Tb tenho os trocadores tiagra 4500 e testei com vários câmbios dianteiros diferentes (tanto de speed quanto de mtb) e nenhum ficou bom. Sempre pegava ou na coroa maior, ou na menor. Parece que a única solução é usar um adaptador da jtek (shiftmate 7), mas o preço de importação é absurdo. Meu plano de ter um range monstro com 44x32x22 não deu certo :-(
Pois então, uma coisa que testei foi com trocador 3x8 numa relação da mtb 26,36,48 na frente e 11-40 atrás, usando sti micronew, estou usando agora 2x8, com 26x48 e a mesma relação 11x40, e tá trocando, claro, não é uma maravilha, mas troca. A propósito, os cambios são alivio. 
Por isso estou pensando em um cambio traseiro que troque melhor cassetes grandes, talvez partir para um 11x42 ou 11x46 (por isso usar 9v) mantendo uma 30 ou 32 por 44 ou 46 na frente. Partindo para os sti Sensah ou Lttow e um cambio 10 ou 11v mas deixando trabalhar em 9v. 
Agradeço por demais as dicas.
Endorphine, 2015.

hug0.dts Ver Drop Down

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2024 as 23:54
Eu uso 44/28 na frente e funciona bem. O problema é que como as rampas não são desenhadas para essa combinação, a depender da posição da corrente, ela cai entre as coroas durante as trocas. Então é preciso tomar cuidado e se acostumar com esse detalhe. 

Nesta combinação, já usei dois câmbios: um m430 e outro Acera 2x que esqueci o modelo (voltado para touring. Para uso com coroas maiores e diferença de 16 dentes entre as coroas). Ambos trocam, mas o 2x funciona melhor.

No caso de câmbio road, lidar com essa diferença não deverá ser um problema. É o básico em qualquer bike de estrada. A questão mesmo fica pela questão das coroas. Se for pegar um pedivela novo, procure alguma opção com coroas 46/30. É a menor combinação que encontrará para bikes de estrada e não terá dor de cabeça com a coroa indo pro lugar errado.

No cassete, acho que com essa combinação não precisará de nada maior do que 42 dentes, podendo considerar até alguma opção com 40 dentes. Mas aí depende das suas pernas.
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

X