Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quadro Feminino Specialized: faz diferença?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quadro Feminino Specialized: faz diferença?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
agnesalencar Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2014
Rj
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar agnesalencar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quadro Feminino Specialized: faz diferença?
    Postado: 28 Out 2014 as 08:30
Olá amigos, eu estou ainda pesquisando uma bike para comprar e me deparei com a linha feminina da Specialized. Quase nunca vejo postagens de mulheres aqui, mas gostariade saber se esse quadro, e as outras especificações tais como selim diferenciado e distancia dos freios para as mãos, fazem efetiva diferença. No meu caso sou alta, 1,78 e quando fui a uma loja o vendedor me disse que meu tamanho provavelmente seria 56, mas nunca fiz um bikefit.
Voltar ao Topo
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2014 as 08:41
para sua estatura não. e a parte relativa ao alcance das mãos é corrigido pelo emprego correto de tipos de guidons e mesas, pois os trocadores são de medida unica.
não vá na conversa de vendedor pois normalmente os modelos femininos vem com configuraçoes inferiores aos modelos similares masculinos.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
CleberLucio Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2011
Niterói / RJ
Offline
Mensagens:989
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar CleberLucio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2014 as 09:35
Originalmente postado por agnesalencar agnesalencar escreveu:

Olá amigos, eu estou ainda pesquisando uma bike para comprar e me deparei com a linha feminina da Specialized. Quase nunca vejo postagens de mulheres aqui, mas gostariade saber se esse quadro, e as outras especificações tais como selim diferenciado e distancia dos freios para as mãos, fazem efetiva diferença. No meu caso sou alta, 1,78 e quando fui a uma loja o vendedor me disse que meu tamanho provavelmente seria 56, mas nunca fiz um bikefit.

Em primeiríssimo lugar, CUIDADO com essa coisa de definir tamanho de quadro na base do "provavelmente". Só para você ter uma ideia, eu também tenho 1,78 e uso 54, da Specialized e, na primeira oportunidade, migrarei para um 52. Mas isso serve para MIM, considerando as minhas proporções, minha elasticidade, minha maneira de pedalar, enfim, uma série de fatores que somente um profissional bem gabaritado e experiente em "bikefit" PRESENCIAL poderá te fornecer para comprar o quadro do tamanho certo e ajustá-lo às SUAS características.

Mas já que você falou em Specialized e eu sou fã dessa marca (já tive uma Roubaix e hoje tenho uma Allez), vou tentar te responder, ainda que meio, "suspeitamente".

QUADRO:

Os quadros femininos da Specialized, têm a traseira muito mais baixa que os masculinos. Chegam a remeter aos quadros de MTB. A rigor, me parece que a única razão disso é permitir que a menina desça da bicicleta mais elegantemente, cruzando a perna por cima do quadro, ao invés de cruzá-la por cima da roda traseira, como fazem os homens. As ciclistas que eu conheço (muito brutas, no ciclismo, porém ALTAMENTE femininas no cotidiano) não se importam com isso não...

Specialized Dolce (feminina)




Specialized Allez (masculina)



SELIM:

Aqui, "as diferenças podem realmente fazer diferença"... Rsrsrs

Veja esse artigo aqui mesmo no forum:


BikeFIT:

Esse é o ponto mais importante! Também aqui mesmo no forum você encontra muita informação nesse tópico:


Tem aí uma planilha em Excel que fornece uma boa referência para o tamanho do quadro, mas, na hora de ajustá-lo às suas medidas/proporções/características, lembre-se: NADA substitui um bom bikefit PRESENCIAL com um profissional gabaritado e experiente.

A propósito, nesse tópico você vai perceber que há enormes diferenças de medidas entre quadros do "mesmo" tamanho, quando comparamos marcas diferentes. Isso sem falar nas diferenças de nomenclatura, pois enquanto algumas marcas nomeiam seus quadros com numerais (54, 55, 56 etc), outras o fazem com letras (XS, S, M...). Não importam os nomes. Preste atenção nas medidas, na geometria do quadro.

Esteja atenta e bons pedais!

Cleber Lucio
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2014 as 11:11
Agnes, o Cléber disse tudo o que precisa para ir me busca da tua nova bicicleta. Entre no tópico de Bike fit, simule suas medidas, entenda como funciona a escolha de um quadro, que assim nenhum vendedor vai te enrolar empurrando aquilo que não vai te atender.

Com relação aos quadros femininos específicos, fora a pintura, alguns itens técnicos realmente foram pensados em vocês meninas.

O selim é uma parte muito difícil de se definir pra qualquer pessoa, pois cada um tem uma anatomia e cada selim um formato. Mas já sabe-se que as meninas tem os ossos da região diferentes dos meninos e por isso precisam de um selim de formato diferente, mais largos e mais curtos. Mas esses selins que vem com a bicicleta também podem ser comprados avulsos no mercado depois, no caso de comprar uma bicicleta que não seja especificamente feminina. E conforme a minha namorada pode atestar, depois de ganhar um específico, se sentiu muito mais confortável pedalando e diminuindo muito algum incômodo que ainda sentia.

A distância do freio para as mãos ser menor, não está atrelada a nenhum equipamento, todos são iguais, sejam os passadores, sejam as mesas. A mudança está no projeto específico do quadro, que tem o top tube ou tubo superior, traduzindo, (no tópico de bike fit vai entender melhor), mais curto que os modelos masculinos. Fazendo assim ter distância para os freios menor. Isso se dá pois, estatisticamente as meninas tem tronco mais curto, proporcionalmente medindo, que os meninos.

A altura menor da parte posterior do quadro, conforme o Cléber ilustrou, é um incentivo ao receio de bater as partes íntimas no tubo superior. Pois o pensamento deles é de que essa, possivelmente será a primeira bicicleta de estrada dela, e provavelmente não estará tão automatizada com os procedimentos de montar e desmontar, sem por os dois pés no chão.

Isso não implica em você ter medidas que permitam se ajustar perfeitamente em um modelo não específico, mas conforme orientada pelo Cléber no post anterior, tudo vai depender das suas medidas e dos modelos que pretende avaliar para comprar. Onde sempre o corpo deve ser priorizado em detrimento ao modelo específico escolhido, já que nem todos os modelos de um fabricante são adequados as nossas medidas.

Por isso o importante é olhar a geometria dos modelos preferidos, verificando o toptube virtual, seat tube, etc, em detrimento a nomenclatura que é dada a ele pelo seu fabricante.

Minha namorada tem 1,71m com cavalo de 81cm. Se fosse escolher um quadro conforme o vendedor orientou, provavelmente fazendo a conta antiga, usando apenas o cavalo para se escolher um tamanho de quadro, ela ficaria com um número maior do que o indicado. E para piorar, tem pouca flexibilidade. Assim, teria que ficar totalmente esticada para usar um quadro escolhido apenas pelo cavalo, que pelo comprimento seria grande demais para ela.
Possivelmente esse pode ter sido o seu caso.

Tire suas medidas e poste lá que te ajudaremos.
Abraço.
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X