Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quadro de carbono - recomendações
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quadro de carbono - recomendações

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
...PEDALERIA... Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2016
feira de santan
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...PEDALERIA... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quadro de carbono - recomendações
    Postado: 14 Ago 2016 as 12:10
Queria saber, se a galera que tem bikes de carbono para uso comum, trilhas, ettc, se tiveram algum problema?.. que sempre me falaram, e ja pesquisei, etc, que quadros de carbono sao mais para usos de competiçao, pq sua resistencia nao é tao grande, e os profissionais, como sao patrocinados, a bike quebra troca naturalmente, e nois?

a questao é, o quadro de carbono, vc usando da forma correta, apertos, etc.. é interessante?.. pq por exemplo, uma trilha, uma pedra bater lateralmente no quadro de carbono, nao pode quebrar alguma fibra e dar problema?  uma simples pedra... que no quadro de aluminio nao tem esse problema, no maximo arranha ou amassa... no carbono nao, pq se quebrar a resina e a fibra, e entrar agua, lascou...


quem tem bike de carbono, ta satisfeito?... vale o investimento?... pode sentar o pé nelas sem medo nas trilhas??.... que acham?....


Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2016 as 15:14
o quadro de carbono é tão ou mais resistente que um de alumínio, o problema é que ele não avisa se quebrar, em geral ele se parte de forma catastrófica. 
p.s.: dizem (DIZEM!!) que ele é mais frágil contra impactos diretos, como bater em uma pedra contra o quadro, por não empenar, mas isso eu não posso confirmar 
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2016 as 23:00


Ahh E dizem também que as peças de carbono tem prazo de validade..... Algumas eu já li o pessoal comentando ....Agora não sei se são todas que tem prazo de validade....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
josba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2016
Salvador
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2016 as 09:09
Seria bom que proprietários de bikes carbon se manifestassem.
Voltar ao Topo
Vrbelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2014
Contagem/MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vrbelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2016 as 14:52
Tem também a questão do transporte: quadro de carbono são resistentes, mas não podem sofrer forças para as quais não foram projetados, como por exemplo, empregadas em alguns transbikes de teto de carro, que tem braços que apertam o down tube (o meu é um Eqmax que tem uma borboleta para apertar). Esses tipos de transbikes não servem para quadros de carbono, porque a pressão o naquele ponto do down tube pode quebrar o quadro, pois o projeto da disposição das fribras ali serve não envergar, mas não suporta o aperto (ao contrário do topo do seat tube, que é projetado para suportar a compressão da blocagem que prende o canote, mas nem tanto...Ouch)
Pedalar é preciso, viver não é preciso.
Ride your own history!
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2016 as 16:02
Qualquer peça de carbono, e ate mesmo alumínio, são projetadas para receber um certo tipo de força e até impactos comuns durante uma prova (pedradas), porem como ja mencionariam, os quadros de carbono por serem de fibras entrelaçadas, são menos resistentes a impactos aos quais ela não foi projetada, como alguns tipos de suportes e transbike, aquelas pancadas quando você esta transportando ela incorretamente, ou uma queda mais forte... Eu confesso que não sou nada cuidadoso, meu quadro esta cheio de arranhões e pequenos amassados que tenho certeza que uma boke de carbono não aguentaria....

E para mim uma questão importante para quem quer comprar um quadro de carbono, seu mecânico é de confiança, ele uso torquímetro e ferramentas adequadas? enquanto que em um quadro de alumínio um aperto errado possa entortar uma peça, o conserto é fácil, em uma peça de carbono se usar força demais pode romper as fibras, se aperar de menos pode não prender...

Como não participo de competições e nem pretendo, o máximo que quero colocar de carbono um dia é um bom kit de canote e guidão para melhorar o conforto na pedalada... 
Voltar ao Topo
Pikes Peak Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Set 2015
BR
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pikes Peak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2016 as 16:24
Fibra de carbono é muito resistente sim, os cuidados com o quadro, deve se dar principalmente em locais onde a proteção da pintura/verniz tenha sido atingida por pedras, expondo a fibra a umidade, chuva, barro, etc. Com o passar do tempo a fibra enfraquece e o quadro pode quebrar.

Por isto o ideal é sempre arrumar locais que tenha perdido proteção, é interessante proteger locais que possam ser "lixados" por conduítes, batidas da corrente, etc.

O próprio suor pode entranhar no quadro e locais mesmo com pintura podem "manchar" e perder a proteção, ocasionando o que falei acima também, portanto ele é mais sensível e requer cuidados desta maneira. Na verdade todo quadro deveria ser cuidado assim, mas os de outros materiais toleram isto de maneira melhor.
Voltar ao Topo
muringuets Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2014
São Carlos
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muringuets Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2016 as 19:37
Galera, mais uns 3 posts falando o quão frágil é e vou desistir de bike de carbono hein, será que não tem ninguém pra "defender" o negócio por aqui?

Editado por muringuets - 29 Set 2016 as 19:38
=]
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2016 as 20:00
Quadros de carbono são tão ou mais fortes que os de alumínio, o que me assusta é que quando quebram eles não avisam, alumínio racha, entorta... Avisa que vai quebrar
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X