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Puxar o pelotão cansa mais do que pedalar sozinho?

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fredfiga Ver Drop Down
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    Postado: 22 Mar 2010 as 19:40
Hoje eu me deparei com uma questão muito interessante proposta pelo Max, em seu blog (http://maxkonabikes.blogspot.com/2010/03/vacuo-questao-interessante.html), e queria a opinião dos especialistas do Fórum: considerando que o ciclista pedale fazendo um esforço constante, faz diferença pedalar sozinho, puxando um pelotão de 10 ciclistas ou com 1.000 ciclistas na sua roda? 
Não vejo como puxar o pelote possa cansar mais do que pedalar sozinho, mas vai saber... 
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kblos.com Ver Drop Down


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influencia mto questao de ritmo
pelotao e uma coisa e andar sozinho e outra
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sassota Ver Drop Down
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acho que é uma questão psicológica. o cansaço só vai ser igual se vc combinar com o pelote de ninguem atacar e manter sempre o SEU ritmo, mas acho isso pouco provável de acontecer.
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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Fly Ver Drop Down
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Içara
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Provavel ser mais cansativo sendo o vento a favor, ele não sofreria a ação do vento para ajudar a empurra-lo, visto que estaria abrigado do vento. Mas tambem somente se a velocidade do vento fosse maior que a do pelote ou a do ciclsita quando estivesse solitario.


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Saito Ver Drop Down
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Tá, acho que ele tá perguntando o lado físico da coisa. 
Cara, teoricamente quanto mais alongado for o "corpo" menor o ponto de descolamento. Mas isso seria pra um corpo uniforme, então acho que não serve para um pelotão. Logo, tanto faz andar com ou sem um pelotão atrás de vc.

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trost Ver Drop Down
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cara, tb sempre tive essa dúvida. Sempre tive a impressão de que ter alguém na roda cansa mais que andar sozinho, mas nunca encontrei uma justificatica  na física!
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renatotu Ver Drop Down
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Acho que é mais o pscicologico....
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CEPatussi Ver Drop Down
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Mas Trost: Vc usou alguma referência (cadência/relação ou potência) fixa para fazer esta comparação ou foi sómente por sensação de esforço, se foi sómente pelo segundo caso o fator anímico de "disputa" ou participação no grupo faz com que nos esforcemos mais.
Viajando um pouco: Poderia estar relacionado a turbulência formada atrás da bicicleta, que no pelotão forma-se ao fundo deste, justo em quem está mais protegido.
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30455 Ver Drop Down
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Já foram realizados estudos aerodinâmicos (desculpem a falta da fonte!!!) que comprovam que andar sozinho é muito pior que puxar um pelote, pois a aerodinâmica do "corpo" alongado do pelotão é sensivelmente melhor do que do ciclista sozinho.

Abraços
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BrUn0.rs1 Ver Drop Down
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santo andre
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nao sei se é piscologico, mas sinto que pedalar sozinho cansa mais.
rs1 ultimate monocoque!

...


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Saito Ver Drop Down
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Originalmente postado por Calliari_ciclista Calliari_ciclista escreveu:

Já foram realizados estudos aerodinâmicos (desculpem a falta da fonte!!!) que comprovam que andar sozinho é muito pior que puxar um pelote, pois a aerodinâmica do "corpo" alongado do pelotão é sensivelmente melhor do que do ciclista sozinho.

Abraços

Foi mais ou menos o que eu tinha dito, mas achei que por não ser um corpo contínuo, não faria diferença significativa. 
Fisicamente, quanto mais alongado o corpo for menor será o ponto de deslocamento, diminuindo o arrasto.
Segundo um material do meu professor de Mecânica dos Fluidos:
"O corpo convenientemente perfilado reduz o gradiente adverso de pressão em virtude da difusão do acréscimo de pressão em distância maior. Desta forma, a possibilidade de descolamento diminui e o arrasto fica significativamente reduzido."


Editado por Saito - 22 Mar 2010 as 22:04
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Alex SP Ver Drop Down


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Psicologicamente, vai de cada um. Fisiologicamente, varia em função do ritmo em função do condicionamento. Mas fisicamente não há diferença alguma.

Tirando a gravidade em subidas, a maior força de resistência ao movimento quando pedalamos é o ar. Essa resistência é derminada principalmente pela área frontal, portanto quem vem atrás se beneficia do vácuo mas para quem está na frente não existe nenhuma força extra.

O pelotão se desloca mais rapidamente do que um ciclista sozinho simplesmente pq o revezamento permite a divisão da força necessária para andar mais rápido. Ou seja, a resistência aerodinâmica é a mesma, mas a potência total do conjunto para vencer essa resistência é maior por um período mais longo.
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Saito Ver Drop Down
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É, é isso aí! Tb concordo, isso que tinha citado antes não vale pra um pelotão.. hehe

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30455 Ver Drop Down
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Obrigado pelo complemento. Bom saber que há mais gente que confia na ciência!

abraços


Originalmente postado por Saito Saito escreveu:

Originalmente postado por Calliari_ciclista Calliari_ciclista escreveu:

Já foram realizados estudos aerodinâmicos (desculpem a falta da fonte!!!) que comprovam que andar sozinho é muito pior que puxar um pelote, pois a aerodinâmica do "corpo" alongado do pelotão é sensivelmente melhor do que do ciclista sozinho.

Abraços

Foi mais ou menos o que eu tinha dito, mas achei que por não ser um corpo contínuo, não faria diferença significativa. 
Fisicamente, quanto mais alongado o corpo for menor será o ponto de deslocamento, diminuindo o arrasto.
Segundo um material do meu professor de Mecânica dos Fluidos:
"O corpo convenientemente perfilado reduz o gradiente adverso de pressão em virtude da difusão do acréscimo de pressão em distância maior. Desta forma, a possibilidade de descolamento diminui e o arrasto fica significativamente reduzido."
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Alex SP Ver Drop Down


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Ciência onde?
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30455 Ver Drop Down
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Favor conferir:

http://www.exploratorium.edu/cycling/aerodynamics2.html

Explicitamente, este trecho:
"Suprisingly drafting not only helps the bicyclist following the leader, but the lead cyclist gains an advantage as well."


Uma tradução grosseira: Surpreendentemente, o "vácuo" não apenas ajuda aquele ciclista que segue o líder, mas este também é beneficiado.

Abraços
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Landim Ver Drop Down
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Não tem nenhum estudo cientifico associado a essa frase.
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Alex SP Ver Drop Down


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Então vc digitou "drafting in cycling" no Google, pegou a primeira frase do primeiro artigo que vc leu, exagerou no advérbio e no efeito ("...estudos aerodinâmicos ... comprovam que andar sozinho é muito pior que puxar um pelote...) e chama isso de ciência, Calliari? Pois vou te dar umas dicas: favor você "conferir" os estudos do Chester Kyle, Ed Burke, Asker Jeukendrup, Douglas Malewicki, Matt Weaver & Cia. Se precisar ou não ficar satisfeito com o que achar, eu tenho mais algumas referências pra te ajudar Wink

Editado por Alex SP - 23 Mar 2010 as 01:24
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Que o formato de gota é vantajoso aerodinamicamente falando, não se pode contestar. Resta saber, como o Saito bem levantou, se com todas as descontinuidades de um pelotão, ele ainda pode ser considerado como uma "gota"... E eu acho que não.

De qualquer forma acho válida a questão levantada pelo colega, e com certeza deve ter sido objeto de maiores investigações.
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marco-sc Ver Drop Down
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Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Que o formato de gota é vantajoso aerodinamicamente falando, não se pode contestar. Resta saber, como o Saito bem levantou, se com todas as descontinuidades de um pelotão, ele ainda pode ser considerado como uma "gota"... E eu acho que não.

De qualquer forma acho válida a questão levantada pelo colega, e com certeza deve ter sido objeto de maiores investigações.


lendo o topico tive a msm impressao pq a n sai se uniforme de forma q vai ter um arrasto maior mais 

assim entao seira mais ou menos isso:


forma alongada parecida com uma gota Big smile
falta de uniformidadeCry


tem q ver qnt um piora o desempenho e qnt o outro ajuda no desempenho
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Alex SP Ver Drop Down


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Bom, lembrei de um livro que eu tenho e li há alguns anos e achei alguma "ciência"num deles (Bicycling Science, David Gordon Wilson - The MIT Press, 2004) e por coincidência, num jornal técnico do IHPV de 99. Eu tenho alguns números do Human Power e tb do Cycling Science, depois vou olhar com mais calma pq lembro de ter lido algumas coisas sobre esse assunto. De qualquer forma, aí vai o que eu encontrei agora pra acrescentar ao debate de forma objetiva e ir além da pseudo-ciência Wink

Não existe benefício em buscar o vácuo gerado por um veículo com boa aerodinâmica. Na verdade, dependendo da aerodinâmica do veículo da frente, andar no vácuo pode ter efeito contrário (isto é, pior do que encarar o vento aberto sozinho). É por isso que ciclistas competindo em provas de HPVA (veículos movidos a força humana) não andam atrás de outros.

O modelo mais próximo de dois ciclistas são os discos de Hoerner. Um dos gráficos plotados pelos cientistas (Drela, Papadopoulos e Wilson) revela que quando dois ciclistas estão a menos de 1,5 vezes o diâmetro do disco da frente, apenas o de trás ganha uma vantagem aerodinâmica. Esse é o modelo de dois ciclistas em cima de uma tandem.

Essa parte é a que interessa aqui: o outro gráfico revela que quando a distância é de 2x o diâmetro do disco, o que está na dianteira obtém um ganho de 15% e o que está atrás tem arrasto quase zero. Quando a separação aumenta para 4x o diâmetro, a pessoa (ou disco) da frente perde o benefício e o de trás reduz o seu para apenas 25% do que teria se estivesse pedalando sozinho.

Então, baseado nesses estudos parece de fato haver um ganho para o ciclista que anda na frente de outro a uma distância que seja 2x seu diâmetro.

A questão observada por outros cientistas (Kyle, Burke, etc.) é que esse modelo não reflete a realidade, e o próprio Gordon Wilson demonstra com base em modelos e gráficos semelhantes as outras interações possíveis entre dois ou mais corpos (no caso, ciclistas) afetam de diferentes formas essa dinâmica.

Em outras palavras, as configurações possíveis entre dois, 3 ou mais ciclistas num pelotão (fila indiana, fila dupla, pelotão belga, etc.) são tantas e tão variáveis em relação à direção do vento que é praticamente impossível determinar os eventuais ganhos aerodinâmicos no ciclista que vai à frente.

Se alguém tiver o interesse e a oportunidade, eu estou disposto a realizar um experimento com um, dois e três ciclistas nessas configurações. Acho que se determinarmos alguns critérios e premissas e usarmos medidores de potência, podemos achar algum padrão que permita ao menos verificar essas teorias dos cientistas.

Amanhã dou uma olhada nos outros livros, boletins técnicos e nos CDs do Cycling Science e posto novidades.
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Saito Ver Drop Down
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Alex, fui pesquisar pra ver se achava esses gráficos que vc citou. Acabei que encontrei uma amostra do livro do google books e achei-o bem interessante, vai ser minha próxima leitura depois que terminar o do Friel.
Acredito serem estes os gráficos que menciona. Corrija-me se estiver errado.



Abraço
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Fly Ver Drop Down
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Ainda penso que o que vai definir esta situação é a velocidade e a direção do vento...
Com vento forte a favor vai ser melhor pedalar sozinho do que ser o primeiro do pelotão.
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...às vezes precisamos de um pouco de provocação para a informação aparecer!

Agradeço a todos que tiveram o cuidado na leitura e conseguiram dedicar mais tempo do que eu na minha "pesquisa".

Agora, sim temos um tópico instrutivo.

Agradeço, novamente - em especial o Alex e o Saito


abraços
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Alex SP Ver Drop Down


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Suponho que devamos te agradecer por ter "provocado" as pesquisas tb, Calliari? Tongue Valeu hehehe... LOL

Wink
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Match Ver Drop Down


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Originalmente postado por Saito Saito escreveu:


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Landim Ver Drop Down
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WTF?
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Posso estar falando merda, mas não seria melhor testar isso com motos, usando o consumo de combustível com o parâmetro? Tipo, encher o tanque até o gargalo, andar 30 min em uma estrada plana e reta, depois completar para ver quanto gastou. Em seguida, repetir o teste com outra moto igual andando na roda. 
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Acho que não, pq as massas e formas são diferentes, e também as velocidades por causa do motor. Além disso, o consumo nunca é tão preciso, nessa distância e com moto não vai gastar nada. Na hora de encher, tb pode colocar um pouco a mais ou a menos... Não é preciso o suficiente pois estamos falando de uma diferença pequena, se existir. O ideal é mesmo testar com medidores de potência. Pensei num teste aqui que precisaria de apenas um. O meu iBike inclusive mede o vento e pode eventualmente detectar alguma diferença.
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Lugar de testar isso é em túnel de vento e replicando os objetos em escala... Aí sim você pode ter uma idéia mais precisa.

Só não dá pra desconsiderar que o vento não é sempre paralelo ao deslocamento do pelotão. Frequentemente se desdobra em componentes.
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Ninnoegl Ver Drop Down
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Galera, vamos parar de viajar. Não tem como comparar um pelotão à uma asa de avião (WTF??).

Ninguém consegue grudar na roda de alguém e ficar escondidinho no vácuo 100% do tempo.

A questão de cansar mais ou menos tem haver sim com o o ritmo e/ou psicológico.
A estupidez é a característica mais marcante da nossa espécie.
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Saito Ver Drop Down
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Ninguém nem falou em asa de avião...
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Ninnoegl Ver Drop Down
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Originalmente postado por Saito Saito escreveu:

Ninguém nem falou em asa de avião...


Dae, Saito. Olha, muito legal esse tipo de discussão e trocas de informação. Mas nesses gráficos, os desenhos em forma de gota são cortes axiais ou transversais?

Claro que a gota é a forma mais aerodinâmica que existe, mas pode me esclarecer como comparar uma gota a um ciclista e um pelotão?

Abraço.
A estupidez é a característica mais marcante da nossa espécie.
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Match Ver Drop Down


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Tópico inútil.
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Fly Ver Drop Down
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O que vai definir essa situação é a velocidade e a direção do vento...LOL
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Originalmente postado por Ninnoegl Ninnoegl escreveu:


Originalmente postado por Saito Saito escreveu:

Ninguém nem falou em asa de avião...
Dae, Saito. Olha, muito legal esse tipo de discussão e trocas de informação. Mas nesses gráficos, os desenhos em forma de gota são cortes axiais ou transversais? Claro que a gota é a forma mais aerodinâmica que existe, mas pode me esclarecer como comparar uma gota a um ciclista e um pelotão?Abraço.


A discussão é se existe influência no formato do pelotão para quem está PUXANDO, não para quem está atrás.

Obviamente, em função do formato dinâmico de um pelotão (estica/encolhe/alarga/afina) e das constantes mudanças no trajeto (e portanto no ângulo de incidência do vento) quaisquer conjecturas teóricas serão por demais específicas e não se aplicarão a esse pelotão em condições normais de deslocamento (apenas parcialmente em determinados momentos).

Mas é um assunto interessante, de qualquer forma, e pode indicar linhas gerais de posicionamento e em que situações isso seria mais vantajoso.
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Originalmente postado por Match Match escreveu:

Tópico inútil.


Ninguém te perguntou, então não te MATCH, OK?
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CEPatussi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 14:56
Na minha modesta... o que se discute tem relação com turbulência -A turbulência formada por um  ciclista em movimento, sózinho é a mesma que se ele estiver  puxando um pelotão? Se muda tem influência na velocidade ou potência deste ciclista?
 Achei que o FLY por ser "voador" teria alguma teoria à respeito, tem não?
Também achei bem colocado a explicação do Alessandro "Mixirica" LOL!
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Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 15:09
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Originalmente postado por Ninnoegl Ninnoegl escreveu:


Originalmente postado por Saito Saito escreveu:

Ninguém nem falou em asa de avião...
Dae, Saito. Olha, muito legal esse tipo de discussão e trocas de informação. Mas nesses gráficos, os desenhos em forma de gota são cortes axiais ou transversais? Claro que a gota é a forma mais aerodinâmica que existe, mas pode me esclarecer como comparar uma gota a um ciclista e um pelotão?Abraço.


A discussão é se existe influência no formato do pelotão para quem está PUXANDO, não para quem está atrás.

Obviamente, em função do formato dinâmico de um pelotão (estica/encolhe/alarga/afina) e das constantes mudanças no trajeto (e portanto no ângulo de incidência do vento) quaisquer conjecturas teóricas serão por demais específicas e não se aplicarão a esse pelotão em condições normais de deslocamento (apenas parcialmente em determinados momentos).

Mas é um assunto interessante, de qualquer forma, e pode indicar linhas gerais de posicionamento e em que situações isso seria mais vantajoso.


Pode crer Ale. É apena suma curiosidade, que pode ser explicada por modelos matemáticos ou físicos e vale totalmente o debate aqui. Mas o resumo da ópera que realmente interessa na prática pra nós, ciclistas, é o seguinte: fique o mais colado possível na roda do cara que está indo mais rápido, pelo maior tempo possível LOL Comprovado mesmo, mesmo, é o ganho de andar no vácuo de alguém. O resto não importa muito, seja como for.

****

Match, ninguém te enche quando vc ataca de coveiro nos tópicos que te interessam, e vc geralmente recebe ajuda ou é respondido qdo pergunta. Então deixa rolar pq o assunto é pertinente e tá todo mundo na boa. Alguns tópicos são realmente inúteis e chatos, só que esse lance de "classificar" os tópicos é ainda mais chato e inútil Wink


Editado por Alex SP - 25 Mar 2010 as 15:11
Look Good, Feel Good, GO FAST!
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Cadastrado em: 18 Nov 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ninnoegl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 15:35
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Originalmente postado por Ninnoegl Ninnoegl escreveu:


Originalmente postado por Saito Saito escreveu:

Ninguém nem falou em asa de avião...
Dae, Saito. Olha, muito legal esse tipo de discussão e trocas de informação. Mas nesses gráficos, os desenhos em forma de gota são cortes axiais ou transversais? Claro que a gota é a forma mais aerodinâmica que existe, mas pode me esclarecer como comparar uma gota a um ciclista e um pelotão?Abraço.


A discussão é se existe influência no formato do pelotão para quem está PUXANDO, não para quem está atrás.

Obviamente, em função do formato dinâmico de um pelotão (estica/encolhe/alarga/afina) e das constantes mudanças no trajeto (e portanto no ângulo de incidência do vento) quaisquer conjecturas teóricas serão por demais específicas e não se aplicarão a esse pelotão em condições normais de deslocamento (apenas parcialmente em determinados momentos).

Mas é um assunto interessante, de qualquer forma, e pode indicar linhas gerais de posicionamento e em que situações isso seria mais vantajoso.


Eu acredito que haja vantagem para quem está no meio do pelote, se ele for em formato de delta, gota... formas aerodinâmicas, enfim. Mas não acredito que quem está puxando o pelote sofra menos do que quem pedala sozinho. Isso faria diferença se o(s) ciclista(s) alcançar(em) velocidades maiores que 50km/h. Li não sei onde, desculpe a falta de referência que em velocidades superiores a 50 por hora é que todos os aparatos aerodinâmicos (rodas, capacetes, quadros...) começam a surtir algum efeito, quando o ciclista está de cara para o vento. Um pelote manter mais de 50 km/h por um tempo suficientemente eficaz para que o puxador tenha mais vantagem sobre quem pedala sozinho é foda, mas não impossível. Aliás, nem sei a velocidade de cruzeiro de um pelote Pro Tour no plano. Alguém tem esse dado?
A estupidez é a característica mais marcante da nossa espécie.
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