Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Puxar o pelotão cansa mais do que pedalar sozinho? |
Responder | Página 123> |
Autor | |||
fredfiga
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 19 Jan 2010 São Paulo/SP Offline Mensagens:48 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
Postado: 22 Mar 2010 as 19:40 |
||
Hoje eu me deparei com uma questão muito interessante proposta pelo Max, em seu blog (http://maxkonabikes.blogspot.com/2010/03/vacuo-questao-interessante.html), e queria a opinião dos especialistas do Fórum: considerando que o ciclista pedale fazendo um esforço constante, faz diferença pedalar sozinho, puxando um pelotão de 10 ciclistas ou com 1.000 ciclistas na sua roda?
Não vejo como puxar o pelote possa cansar mais do que pedalar sozinho, mas vai saber...
|
|||
kblos.com
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Set 2005 Sao Paulo - SP Offline Mensagens:989 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
influencia mto questao de ritmo
pelotao e uma coisa e andar sozinho e outra |
|||
sassota
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 30 Mar 2009 São Paulo Offline Mensagens:9146 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
acho que é uma questão psicológica. o cansaço só vai ser igual se vc combinar com o pelote de ninguem atacar e manter sempre o SEU ritmo, mas acho isso pouco provável de acontecer.
|
|||
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
|
|||
Fly
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 27 Jan 2009 Içara Offline Mensagens:4517 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Provavel ser mais cansativo sendo o vento a favor, ele não sofreria a ação do vento para ajudar a empurra-lo, visto que estaria abrigado do vento. Mas tambem somente se a velocidade do vento fosse maior que a do pelote ou a do ciclsita quando estivesse solitario.
|
|||
Saito
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 05 Set 2008 Recife Offline Mensagens:325 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Tá, acho que ele tá perguntando o lado físico da coisa.
Cara, teoricamente quanto mais alongado for o "corpo" menor o ponto de descolamento. Mas isso seria pra um corpo uniforme, então acho que não serve para um pelotão. Logo, tanto faz andar com ou sem um pelotão atrás de vc. |
|||
trost
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 25 Nov 2005 Ivoti City - RS Offline Mensagens:1080 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
cara, tb sempre tive essa dúvida. Sempre tive a impressão de que ter alguém na roda cansa mais que andar sozinho, mas nunca encontrei uma justificatica na física!
|
|||
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."
- Marvin the Martian |
|||
renatotu
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Ago 2009 SBC-SP Offline Mensagens:397 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Acho que é mais o pscicologico....
|
|||
CEPatussi
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 14 Ago 2008 Porto Alegre-RS Offline Mensagens:294 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Mas Trost: Vc usou alguma referência (cadência/relação ou potência) fixa para fazer esta comparação ou foi sómente por sensação de esforço, se foi sómente pelo segundo caso o fator anímico de "disputa" ou participação no grupo faz com que nos esforcemos mais.
Viajando um pouco: Poderia estar relacionado a turbulência formada atrás da bicicleta, que no pelotão forma-se ao fundo deste, justo em quem está mais protegido.
|
|||
30455
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Jul 2008 - Offline Mensagens:1421 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Já foram realizados estudos aerodinâmicos (desculpem a falta da fonte!!!) que comprovam que andar sozinho é muito pior que puxar um pelote, pois a aerodinâmica do "corpo" alongado do pelotão é sensivelmente melhor do que do ciclista sozinho.
Abraços |
|||
BrUn0.rs1
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Mar 2010 santo andre Offline Mensagens:610 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
nao sei se é piscologico, mas sinto que pedalar sozinho cansa mais.
|
|||
Saito
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 05 Set 2008 Recife Offline Mensagens:325 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Foi mais ou menos o que eu tinha dito, mas achei que por não ser um corpo contínuo, não faria diferença significativa. Fisicamente, quanto mais alongado o corpo for menor será o ponto de deslocamento, diminuindo o arrasto. Segundo um material do meu professor de Mecânica dos Fluidos: "O corpo convenientemente perfilado reduz o gradiente adverso de pressão em virtude da difusão do acréscimo de pressão em distância maior. Desta forma, a possibilidade de descolamento diminui e o arrasto fica significativamente reduzido."
Editado por Saito - 22 Mar 2010 as 22:04 |
|||
Alex SP
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Mar 2004 São Paulo Offline Mensagens:8970 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Psicologicamente, vai de cada um. Fisiologicamente, varia em função do ritmo em função do condicionamento. Mas fisicamente não há diferença alguma.
Tirando a gravidade em subidas, a maior força de resistência ao movimento quando pedalamos é o ar. Essa resistência é derminada principalmente pela área frontal, portanto quem vem atrás se beneficia do vácuo mas para quem está na frente não existe nenhuma força extra. O pelotão se desloca mais rapidamente do que um ciclista sozinho simplesmente pq o revezamento permite a divisão da força necessária para andar mais rápido. Ou seja, a resistência aerodinâmica é a mesma, mas a potência total do conjunto para vencer essa resistência é maior por um período mais longo. |
|||
Look Good, Feel Good, GO FAST!
|
|||
Saito
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 05 Set 2008 Recife Offline Mensagens:325 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
É, é isso aí! Tb concordo, isso que tinha citado antes não vale pra um pelotão.. hehe
|
|||
30455
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Jul 2008 - Offline Mensagens:1421 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Obrigado pelo complemento. Bom saber que há mais gente que confia na ciência!
abraços
|
|||
Alex SP
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Mar 2004 São Paulo Offline Mensagens:8970 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Ciência onde?
|
|||
Look Good, Feel Good, GO FAST!
|
|||
30455
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Jul 2008 - Offline Mensagens:1421 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Favor conferir:
http://www.exploratorium.edu/cycling/aerodynamics2.html Explicitamente, este trecho: "Suprisingly drafting not only helps the bicyclist following the leader, but the lead cyclist gains an advantage as well." Uma tradução grosseira: Surpreendentemente, o "vácuo" não apenas ajuda aquele ciclista que segue o líder, mas este também é beneficiado. Abraços |
|||
Landim
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Abr 2005 Ceará Offline Mensagens:5803 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Não tem nenhum estudo cientifico associado a essa frase.
|
|||
Alex SP
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Mar 2004 São Paulo Offline Mensagens:8970 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Então vc digitou "drafting in cycling" no Google, pegou a primeira frase do primeiro artigo que vc leu, exagerou no advérbio e no efeito ("...estudos aerodinâmicos ... comprovam que andar sozinho é muito pior que puxar um
pelote...) e chama isso de ciência, Calliari? Pois vou te dar umas dicas: favor você "conferir" os estudos do Chester Kyle, Ed Burke, Asker Jeukendrup, Douglas Malewicki, Matt Weaver & Cia. Se precisar ou não ficar satisfeito com o que achar, eu tenho mais algumas referências pra te ajudar
Editado por Alex SP - 23 Mar 2010 as 01:24 |
|||
Look Good, Feel Good, GO FAST!
|
|||
Alessandro_sp
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 20 Out 2005 Itu - SP Offline Mensagens:9326 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Que o formato de gota é vantajoso aerodinamicamente falando, não se pode contestar. Resta saber, como o Saito bem levantou, se com todas as descontinuidades de um pelotão, ele ainda pode ser considerado como uma "gota"... E eu acho que não.
De qualquer forma acho válida a questão levantada pelo colega, e com certeza deve ter sido objeto de maiores investigações. |
|||
marco-sc
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 23 Ago 2009 Curitiba-PR Offline Mensagens:918 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
lendo o topico tive a msm impressao pq a n sai se uniforme de forma q vai ter um arrasto maior mais assim entao seira mais ou menos isso: forma alongada parecida com uma gota falta de uniformidade tem q ver qnt um piora o desempenho e qnt o outro ajuda no desempenho |
|||
Alex SP
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Mar 2004 São Paulo Offline Mensagens:8970 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Bom, lembrei de um livro que eu tenho e li há alguns anos e achei alguma "ciência"num deles (Bicycling Science, David Gordon Wilson - The MIT Press, 2004) e por coincidência, num jornal técnico do IHPV de 99. Eu tenho alguns números do Human Power e tb do Cycling Science, depois vou olhar com mais calma pq lembro de ter lido algumas coisas sobre esse assunto. De qualquer forma, aí vai o que eu encontrei agora pra acrescentar ao debate de forma objetiva e ir além da pseudo-ciência
Não existe benefício em buscar o vácuo gerado por um veículo com boa aerodinâmica. Na verdade, dependendo da aerodinâmica do veículo da frente, andar no vácuo pode ter efeito contrário (isto é, pior do que encarar o vento aberto sozinho). É por isso que ciclistas competindo em provas de HPVA (veículos movidos a força humana) não andam atrás de outros. O modelo mais próximo de dois ciclistas são os discos de Hoerner. Um dos gráficos plotados pelos cientistas (Drela, Papadopoulos e Wilson) revela que quando dois ciclistas estão a menos de 1,5 vezes o diâmetro do disco da frente, apenas o de trás ganha uma vantagem aerodinâmica. Esse é o modelo de dois ciclistas em cima de uma tandem. Essa parte é a que interessa aqui: o outro gráfico revela que quando a distância é de 2x o diâmetro do disco, o que está na dianteira obtém um ganho de 15% e o que está atrás tem arrasto quase zero. Quando a separação aumenta para 4x o diâmetro, a pessoa (ou disco) da frente perde o benefício e o de trás reduz o seu para apenas 25% do que teria se estivesse pedalando sozinho. Então, baseado nesses estudos parece de fato haver um ganho para o ciclista que anda na frente de outro a uma distância que seja 2x seu diâmetro. A questão observada por outros cientistas (Kyle, Burke, etc.) é que esse modelo não reflete a realidade, e o próprio Gordon Wilson demonstra com base em modelos e gráficos semelhantes as outras interações possíveis entre dois ou mais corpos (no caso, ciclistas) afetam de diferentes formas essa dinâmica. Em outras palavras, as configurações possíveis entre dois, 3 ou mais ciclistas num pelotão (fila indiana, fila dupla, pelotão belga, etc.) são tantas e tão variáveis em relação à direção do vento que é praticamente impossível determinar os eventuais ganhos aerodinâmicos no ciclista que vai à frente. Se alguém tiver o interesse e a oportunidade, eu estou disposto a realizar um experimento com um, dois e três ciclistas nessas configurações. Acho que se determinarmos alguns critérios e premissas e usarmos medidores de potência, podemos achar algum padrão que permita ao menos verificar essas teorias dos cientistas. Amanhã dou uma olhada nos outros livros, boletins técnicos e nos CDs do Cycling Science e posto novidades. |
|||
Look Good, Feel Good, GO FAST!
|
|||
Saito
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 05 Set 2008 Recife Offline Mensagens:325 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Fly
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 27 Jan 2009 Içara Offline Mensagens:4517 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Ainda penso que o que vai definir esta situação é a velocidade e a direção do vento...
Com vento forte a favor vai ser melhor pedalar sozinho do que ser o primeiro do pelotão. |
|||
30455
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 22 Jul 2008 - Offline Mensagens:1421 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
...às vezes precisamos de um pouco de provocação para a informação aparecer! Agradeço a todos que tiveram o cuidado na leitura e conseguiram dedicar mais tempo do que eu na minha "pesquisa". Agora, sim temos um tópico instrutivo. Agradeço, novamente - em especial o Alex e o Saito abraços |
|||
Alex SP
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Mar 2004 São Paulo Offline Mensagens:8970 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Suponho que devamos te agradecer por ter "provocado" as pesquisas tb, Calliari? Valeu hehehe...
|
|||
Look Good, Feel Good, GO FAST!
|
|||
Match
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 15 Nov 2006 Interior de SP Offline Mensagens:3410 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Landim
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Abr 2005 Ceará Offline Mensagens:5803 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
WTF?
|
|||
trost
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 25 Nov 2005 Ivoti City - RS Offline Mensagens:1080 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Posso estar falando merda, mas não seria melhor testar isso com motos, usando o consumo de combustível com o parâmetro? Tipo, encher o tanque até o gargalo, andar 30 min em uma estrada plana e reta, depois completar para ver quanto gastou. Em seguida, repetir o teste com outra moto igual andando na roda.
|
|||
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."
- Marvin the Martian |
|||
Alex SP
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Mar 2004 São Paulo Offline Mensagens:8970 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Acho que não, pq as massas e formas são diferentes, e também as velocidades por causa do motor. Além disso, o consumo nunca é tão preciso, nessa distância e com moto não vai gastar nada. Na hora de encher, tb pode colocar um pouco a mais ou a menos... Não é preciso o suficiente pois estamos falando de uma diferença pequena, se existir. O ideal é mesmo testar com medidores de potência. Pensei num teste aqui que precisaria de apenas um. O meu iBike inclusive mede o vento e pode eventualmente detectar alguma diferença.
|
|||
Look Good, Feel Good, GO FAST!
|
|||
Alessandro_sp
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 20 Out 2005 Itu - SP Offline Mensagens:9326 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Lugar de testar isso é em túnel de vento e replicando os objetos em escala... Aí sim você pode ter uma idéia mais precisa.
Só não dá pra desconsiderar que o vento não é sempre paralelo ao deslocamento do pelotão. Frequentemente se desdobra em componentes. |
|||
Ninnoegl
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 18 Nov 2009 Passo Fundo, RS Offline Mensagens:398 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Galera, vamos parar de viajar. Não tem como comparar um pelotão à uma asa de avião (WTF??).
Ninguém consegue grudar na roda de alguém e ficar escondidinho no vácuo 100% do tempo. A questão de cansar mais ou menos tem haver sim com o o ritmo e/ou psicológico. |
|||
A estupidez é a característica mais marcante da nossa espécie.
|
|||
Saito
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 05 Set 2008 Recife Offline Mensagens:325 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Ninguém nem falou em asa de avião...
|
|||
Ninnoegl
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 18 Nov 2009 Passo Fundo, RS Offline Mensagens:398 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Dae, Saito. Olha, muito legal esse tipo de discussão e trocas de informação. Mas nesses gráficos, os desenhos em forma de gota são cortes axiais ou transversais? Claro que a gota é a forma mais aerodinâmica que existe, mas pode me esclarecer como comparar uma gota a um ciclista e um pelotão? Abraço. |
|||
A estupidez é a característica mais marcante da nossa espécie.
|
|||
Match
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 15 Nov 2006 Interior de SP Offline Mensagens:3410 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Tópico inútil.
|
|||
Fly
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 27 Jan 2009 Içara Offline Mensagens:4517 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
O que vai definir essa situação é a velocidade e a direção do vento...
|
|||
Alessandro_sp
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 20 Out 2005 Itu - SP Offline Mensagens:9326 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
A discussão é se existe influência no formato do pelotão para quem está PUXANDO, não para quem está atrás. Obviamente, em função do formato dinâmico de um pelotão (estica/encolhe/alarga/afina) e das constantes mudanças no trajeto (e portanto no ângulo de incidência do vento) quaisquer conjecturas teóricas serão por demais específicas e não se aplicarão a esse pelotão em condições normais de deslocamento (apenas parcialmente em determinados momentos). Mas é um assunto interessante, de qualquer forma, e pode indicar linhas gerais de posicionamento e em que situações isso seria mais vantajoso. |
|||
Alessandro_sp
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 20 Out 2005 Itu - SP Offline Mensagens:9326 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Ninguém te perguntou, então não te MATCH, OK? |
|||
CEPatussi
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 14 Ago 2008 Porto Alegre-RS Offline Mensagens:294 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Na minha modesta... o que se discute tem relação com turbulência -A turbulência formada por um ciclista em movimento, sózinho é a mesma que se ele estiver puxando um pelotão? Se muda tem influência na velocidade ou potência deste ciclista?
Achei que o FLY por ser "voador" teria alguma teoria à respeito, tem não?
Também achei bem colocado a explicação do Alessandro "Mixirica" !
|
|||
Alex SP
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Mar 2004 São Paulo Offline Mensagens:8970 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Pode crer Ale. É apena suma curiosidade, que pode ser explicada por modelos matemáticos ou físicos e vale totalmente o debate aqui. Mas o resumo da ópera que realmente interessa na prática pra nós, ciclistas, é o seguinte: fique o mais colado possível na roda do cara que está indo mais rápido, pelo maior tempo possível Comprovado mesmo, mesmo, é o ganho de andar no vácuo de alguém. O resto não importa muito, seja como for. **** Match, ninguém te enche quando vc ataca de coveiro nos tópicos que te interessam, e vc geralmente recebe ajuda ou é respondido qdo pergunta. Então deixa rolar pq o assunto é pertinente e tá todo mundo na boa. Alguns tópicos são realmente inúteis e chatos, só que esse lance de "classificar" os tópicos é ainda mais chato e inútil Editado por Alex SP - 25 Mar 2010 as 15:11 |
|||
Look Good, Feel Good, GO FAST!
|
|||
| |||
Ninnoegl
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 18 Nov 2009 Passo Fundo, RS Offline Mensagens:398 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
||
Eu acredito que haja vantagem para quem está no meio do pelote, se ele for em formato de delta, gota... formas aerodinâmicas, enfim. Mas não acredito que quem está puxando o pelote sofra menos do que quem pedala sozinho. Isso faria diferença se o(s) ciclista(s) alcançar(em) velocidades maiores que 50km/h. Li não sei onde, desculpe a falta de referência que em velocidades superiores a 50 por hora é que todos os aparatos aerodinâmicos (rodas, capacetes, quadros...) começam a surtir algum efeito, quando o ciclista está de cara para o vento. Um pelote manter mais de 50 km/h por um tempo suficientemente eficaz para que o puxador tenha mais vantagem sobre quem pedala sozinho é foda, mas não impossível. Aliás, nem sei a velocidade de cruzeiro de um pelote Pro Tour no plano. Alguém tem esse dado? |
|||
A estupidez é a característica mais marcante da nossa espécie.
|
|||
| |||
Responder | Página 123> |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |