Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Proshock Onix - Calibragem ideal
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Proshock Onix - Calibragem ideal

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mmarin99 Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2020
Santa Catarina
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mmarin99 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Proshock Onix - Calibragem ideal
    Postado: 28 Jun 2020 as 09:18
Olá, pessoal.

Recentemente adquiri uma Proshock Onix e, antes de comprar, pesquisei bastante sobre o produto.

Algo quase unânime, é que a calibragem recomendada pela fábrica para as câmaras de ar não atendem à maioria dos ciclistas. Contudo, achei pouquíssimos relatos sobre a calibragem que os proprietários costumam utilizar para o seu peso.

Dessa forma, achei que seria importante centralizar essas informações para que os futuros interessados tenham maior facilidade em encontrar-las.

Começo por mim: tenho 63kg e atualmente estou utilizando 90 psi na + e 90 psi na -. Ainda estou em fase de testes, e talvez aumente um pouco a pressão das câmaras. Já utilizei 100 nas duas e achei um pouco dura. Vou postando aqui as próximas impressões.

Ponto importante: para que as câmaras fiquem com a calibragem desejada, caso ao retirar a bomba saia aquele "spray"de ar, você deve colocar 5 psi a mais na + e 10 psi a + na negativa. No caso, para as duas ficarem com 90 psi, calibrei a + com 95 psi e a - com 100 psi.

Abraço a todos.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2020 as 10:22
Originalmente postado por mmarin99 mmarin99 escreveu:

Olá, pessoal.

Recentemente adquiri uma Proshock Onix e, antes de comprar, pesquisei bastante sobre o produto.

Algo quase unânime, é que a calibragem recomendada pela fábrica para as câmaras de ar não atendem à maioria dos ciclistas. Contudo, achei pouquíssimos relatos sobre a calibragem que os proprietários costumam utilizar para o seu peso.

Dessa forma, achei que seria importante centralizar essas informações para que os futuros interessados tenham maior facilidade em encontrar-las.

Começo por mim: tenho 63kg e atualmente estou utilizando 90 psi na + e 90 psi na -. Ainda estou em fase de testes, e talvez aumente um pouco a pressão das câmaras. Já utilizei 100 nas duas e achei um pouco dura. Vou postando aqui as próximas impressões.

Ponto importante: para que as câmaras fiquem com a calibragem desejada, caso ao retirar a bomba saia aquele "spray"de ar, você deve colocar 5 psi a mais na + e 10 psi a + na negativa. No caso, para as duas ficarem com 90 psi, calibrei a + com 95 psi e a - com 100 psi.

Abraço a todos.

Bacana, tenho uma Onix a alguns anos...

Relatos:

1. Se a bomba for de apenas 1 estagio, sim, colocar 5psi a mais... se a bomba for de 2 estagios, não colocar nenhum psi a mais, fato é, ao recolocar a bomba, a pressão cairá em 5psi dando a impressão que a calibragem não estava correta (na minha bomba, uma spz, varia conforme volume da bomba e mangueira.

2. Se procura performance sobre o conforto, a camara negativa deve ter a mesma calibragem da + ou levemente menos.

3. Se procura conforto sobre performance, a camara negativa deve ter, obrigatoriamente, de 5 a 10 psi acima da camara positiva.

4. A calibrage da onix é chata, pra quem procura performance e usa em estradão, calibre a positiva até obter 20 a 25% de SAG e depois coloque igual a até 5 psi a menos na negativa (nesse ponto, não mais observe o sag, se for refazer o sag, zere a camara negativa.

5. Para quem for usar em trilhas técnicas, menos velocidade, e mais obstáculos, reduza em 25% a 35% o retorno, sag entre 25 e 30% e então iguale a camara negativa.

6. Pra quem procura conforto em piso misto, 25 a 30% de sag, 40% de controle de retorno (0% é retorno liberado), deixe o ajuste de compressão solto (a suspensão não travará, apenas ficará mais dura) e a camara negativa com 5 a 10% a mais de pressão que a positiva.

ps: Não use essa regulagem na linha ultra ou terá final de curso.
ps2: Não se preocupe com o afundamento inicial macio na regulagem 3 e 6, pois o suporte no final de curso se mantém constante e solido.
ps3: o ajuste de compressão só interfere na trava (aquele ajuste no cabo) e não no funcionamento, se usa muito em asfalto, recomendo manter a trava e não esse ajuste em operação.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
mmarin99 Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2020
Santa Catarina
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mmarin99 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2020 as 11:59
Muito obrigado por compartilhar sua valiosa experiência com a Onix.

Por curiosidade: qual seu peso e calibragem que está usando atualmente?

Abs
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2020 as 16:14
Originalmente postado por mmarin99 mmarin99 escreveu:

Muito obrigado por compartilhar sua valiosa experiência com a Onix.

Por curiosidade: qual seu peso e calibragem que está usando atualmente?

Abs

Uso raramente ela hj, mas eu mudo muito as calibragens conforme a minha tocada...

Usava pro geral, sem compromisso e com conforto (meu uso mais frequente) 100 - 110 na positiva e 110 a 120 na negativa para 86kg.

Minha namorada pesa 58 e usa atualmente 80 na positiva e 90 na negativa, ela busca apenas o conforto.

Mas reforço que tabela de peso é só estético, serve pro início e nada além... Tem que ter a bomba e brincar muito com ela.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
mmarin99 Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2020
Santa Catarina
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mmarin99 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2020 as 20:47
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Originalmente postado por mmarin99 mmarin99 escreveu:

Muito obrigado por compartilhar sua valiosa experiência com a Onix.

Por curiosidade: qual seu peso e calibragem que está usando atualmente?

Abs

Uso raramente ela hj, mas eu mudo muito as calibragens conforme a minha tocada...

Usava pro geral, sem compromisso e com conforto (meu uso mais frequente) 100 - 110 na positiva e 110 a 120 na negativa para 86kg.

Minha namorada pesa 58 e usa atualmente 80 na positiva e 90 na negativa, ela busca apenas o conforto.

Mas reforço que tabela de peso é só estético, serve pro início e nada além... Tem que ter a bomba e brincar muito com ela.

Legal, acho que estou no caminho "certo".

Outra coisa que fiquei curioso: falaste em regular o SAG somente com a câmara positiva calibrada. Mas, fazendo o SAG do jeito que eu sei, se não colocar ar na negativa, a suspensão nem se mexe. Fica muito dura.

Como você faz o SAG? Acredito que eu faça de outra forma. Eu simplesmente sento na bike, em posição de pilotagem, e vejo o quanto a suspensão abaixou.

Abs
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2020 as 00:30
Originalmente postado por mmarin99 mmarin99 escreveu:

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Originalmente postado por mmarin99 mmarin99 escreveu:

Muito obrigado por compartilhar sua valiosa experiência com a Onix.

Por curiosidade: qual seu peso e calibragem que está usando atualmente?

Abs

Uso raramente ela hj, mas eu mudo muito as calibragens conforme a minha tocada...

Usava pro geral, sem compromisso e com conforto (meu uso mais frequente) 100 - 110 na positiva e 110 a 120 na negativa para 86kg.

Minha namorada pesa 58 e usa atualmente 80 na positiva e 90 na negativa, ela busca apenas o conforto.

Mas reforço que tabela de peso é só estético, serve pro início e nada além... Tem que ter a bomba e brincar muito com ela.

Legal, acho que estou no caminho "certo".

Outra coisa que fiquei curioso: falaste em regular o SAG somente com a câmara positiva calibrada. Mas, fazendo o SAG do jeito que eu sei, se não colocar ar na negativa, a suspensão nem se mexe. Fica muito dura.

Como você faz o SAG? Acredito que eu faça de outra forma. Eu simplesmente sento na bike, em posição de pilotagem, e vejo o quanto a suspensão abaixou.

Abs

exato.. 

as dicas do azazel sao mto valiosas... mas tenho a msm duvida que vc em relação ao SAG

p falar a verdade, eu to com ela calibrada de fabrica hoje ainda (esperando bomba chegar), e ao subir na bike, a suspa nem se mexe... tipo, subindo sem apoiar no guidão, sentando no selim e apoiando os braços após... ela só afunda um pouco se ao subir eu 'montar' no guidão..

e isso que a negativa ta calibrada de fábrica... não consegui fazer essa medição que tds falam do SAG de uns 20% mais ou menos, pois parece que ela nem mexe nada... ela tem uma boa resistencia p sair do estado inicial...

ainda nao comecei a brincar de regular pq estou ainda sem a bomba

mas achei sensacional esse passo a passo do azazel.. vamos testar em breve!

tenho 75 kg
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2021 as 20:43
boa noite pessoal!

continuando meu relato, agora após alguns ajustes

lembrando que estou com 73/74 kg

testei com 110 na negativa e 100 na positiva

o fim de curso ficou legal, raramente ocorre

porem achei ela dura nas pequenas irregularidades

usei bastante tempo neste setup

hoje resolvi colocar um pouco mais na negativa, deixei-a com 120

entao ficou 120 negativa e 100 positiva

achei ela muito boa! 

parece que vou gostar desse ajuste

agora vou testar mais alguns meses...
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
TiagoAlcantara Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2018
Salvador-BA
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TiagoAlcantara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2021 as 22:32
Tô igual ao colega aí em cima, utilizando as calibragens recomendadas a suspensão não passa da metade do curso, deveria ter recall de manual proshock kkkkkkkk.

Com 82KG estava utilizando 125+ 135- para maioria das trilhas.

Agora com 79,5KG estou experimentando 100+ 120- com 25mm de SAG pra trilhas que a suspa trabalha muito. Vou anotando os resultados, meu objetivo é que a suspensão utilize todo seu curso.
Voltar ao Topo
Bcamaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2013
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bcamaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2021 as 23:09
Pessoal, a Onix de vcs, é a Dark?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X