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Leo Amaral Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Leo Amaral Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Promoção no Aliexpress
    Enviado: 20 Out 2021 as 09:00
US $179.30 | 2021 SRAM SX EAGLE 1x12 12-Speed MTB Groupset Kit DUB Trigger Shifter Rear Derailleur Crankset Chain with PG 1210 1230 Cassette
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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
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Guiomar Junior Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2021 as 10:26
O grande problema dos Sram SX e NX é o menor cog que é de 11 dentes, perde muita velocidade final. Daí alguns argumentam que é só colocar uma coroa maior, mas daí pesa nas subidas, pra quem tem um preparo físico de médio pra baixo já complica. Eu colocaria mais R$ 500,00 no orçamento e pegaria um Deore M6100 que tem cassete 10/51: https://pt.aliexpress.com/item/1005003014670241.html?spm=a2g0o.store_pc_allProduct.8148356.41.71541191AnNBYo
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2021 as 11:09
Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

O grande problema dos Sram SX e NX é o menor cog que é de 11 dentes, perde muita velocidade final. Daí alguns argumentam que é só colocar uma coroa maior, mas daí pesa nas subidas, pra quem tem um preparo físico de médio pra baixo já complica. Eu colocaria mais R$ 500,00 no orçamento e pegaria um Deore M6100 que tem cassete 10/51: https://pt.aliexpress.com/item/1005003014670241.html?spm=a2g0o.store_pc_allProduct.8148356.41.71541191AnNBYo

só do frete (nesse caso), porque tem mais o cubo ainda! 
Gabriel Pires
MTB: Soul SL329 T21 stock
Speed: Caloi Strada Sora16v
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RuanRAC Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2021 as 11:55
Uso o SX tem dois anos, fiz duas trocas de correntes e uma de cassete (cerca de 9.000 km atualmente) e te digo, existe uma vantagem que poucos falam do SX. A manutenção comprando as peças pelo ali é relativamente mais barata que o deore, cheguei a comprar cassete (tenho um 3º guardado) com 250 reais. Outro ponto é o pedivela sram, o alinhamento é bem mais fácil que acertar o padrão no deore 

Essa vantagem é absoluta em relação ao Deore? não muito, é mais barato mas nem tanto.

Vale a pena pensar nisso? a troca de corrente e cassete no deore pelo ali chega a custar mais de 700, no sx fica na casa dos 500-600, dai vc tira.

Hoje qual grupo acho mais interessante em relação ao custo benefício? Deore de 11v com cassete 11-51 mas pedivela sram. Você terá um sistema de 1x bastante robusto e com manutenção mais dentro da realidade. Outra dica legal que acho é ter duas coroas e saber trocar (coisa que é trivial com em ambos os modelos de pedivela sx), uma 32 e uma 36

no mais o que o colega falou é verdade, eu uso 36 e existe um buraco na marcha leve que tive que superar com treino de força, já usei 32 e faltava final para andar acima de 30 km/h, sabendo que existem ganhos e perdas pondere bem sua compra.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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RuanRAC Ver Drop Down
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Registrado: 06 Mai 2014
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2021 as 11:58
fora que o padrão de coroa da shimano para o pedivela é bem chatinho de entender e pode gerar compras erradas, é bom estudar bem antes de comprar.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2021 as 13:48
Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:

fora que o padrão de coroa da shimano para o pedivela é bem chatinho de entender e pode gerar compras erradas, é bom estudar bem antes de comprar.

Só casa bem com corrente Shimano. 
Gabriel Pires
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jh1991 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jh1991 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2021 as 14:05
Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

O grande problema dos Sram SX e NX é o menor cog que é de 11 dentes, perde muita velocidade final. Daí alguns argumentam que é só colocar uma coroa maior, mas daí pesa nas subidas, pra quem tem um preparo físico de médio pra baixo já complica. Eu colocaria mais R$ 500,00 no orçamento e pegaria um Deore M6100 que tem cassete 10/51: https://pt.aliexpress.com/item/1005003014670241.html?spm=a2g0o.store_pc_allProduct.8148356.41.71541191AnNBYo

Uma dúvida pra quem fala que perde velocidade final, considerando pneu 2.2 e uma coroa de 32 dentes, por quanto tempo vc aguenta pedalar a 95 rpm no cog de 11 velocidades? Nesses parâmetros atingiria velocidade próxima a 40 km/h. Se considerarmos 32km/h seria necessário 85 rpm.

Nos meus pedais com média próxima a 20/21 km/h eu fico acima de 32km/h menos de 15% do tempo total de pedal. Se for pedalar no asfalto ou na beira da praia é outra estória.

A diferença real (não estou falando no sentido teórico, digo na prática) é ficar com R$500,00 a menos na conta bancária, sem considerar o custo do freehub.


Editado por jh1991 - 20 Out 2021 as 14:07
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
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ghd Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2021 as 14:36
Varia muito da região.
Aqui na minha, onde a elevação média é em torno de pouco mais de 1% (média do trajeto completo, exemplo, 30km = 300m) seria péssimo andar de 32/11 ou 34/11.
Eu usava 34/10 e recentemente tive que mudar pra 36/10.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2021 as 15:03
Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

O grande problema dos Sram SX e NX é o menor cog que é de 11 dentes, perde muita velocidade final. Daí alguns argumentam que é só colocar uma coroa maior, mas daí pesa nas subidas, pra quem tem um preparo físico de médio pra baixo já complica. Eu colocaria mais R$ 500,00 no orçamento e pegaria um Deore M6100 que tem cassete 10/51: https://pt.aliexpress.com/item/1005003014670241.html?spm=a2g0o.store_pc_allProduct.8148356.41.71541191AnNBYo

só do frete (nesse caso), porque tem mais o cubo ainda! 

Perfeita tua observação, cassete original do Deore é compatível apenas com cubos Micro Spline.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2021 as 15:16
Originalmente Postado por jh1991 jh1991 Escreveu:

Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

O grande problema dos Sram SX e NX é o menor cog que é de 11 dentes, perde muita velocidade final. Daí alguns argumentam que é só colocar uma coroa maior, mas daí pesa nas subidas, pra quem tem um preparo físico de médio pra baixo já complica. Eu colocaria mais R$ 500,00 no orçamento e pegaria um Deore M6100 que tem cassete 10/51: https://pt.aliexpress.com/item/1005003014670241.html?spm=a2g0o.store_pc_allProduct.8148356.41.71541191AnNBYo

Uma dúvida pra quem fala que perde velocidade final, considerando pneu 2.2 e uma coroa de 32 dentes, por quanto tempo vc aguenta pedalar a 95 rpm no cog de 11 velocidades? Nesses parâmetros atingiria velocidade próxima a 40 km/h. Se considerarmos 32km/h seria necessário 85 rpm.

Nos meus pedais com média próxima a 20/21 km/h eu fico acima de 32km/h menos de 15% do tempo total de pedal. Se for pedalar no asfalto ou na beira da praia é outra estória.

A diferença real (não estou falando no sentido teórico, digo na prática) é ficar com R$500,00 a menos na conta bancária, sem considerar o custo do freehub.

Eu tenho duas bikes com Sram, ambas com cambio e trocador GX e coroa de 34 dentes, porém em uma uso cassete Sram SX 11/50 e na outra cassete GX 10/50, a diferença na velocidade final é gritante, na bike que tem cassete 11/50 quando chego em 44 km/hora minha cadência fica muito alta e já tenho que parar de pedalar, na bike com cassete GX 10/50 esse "problema" só acontece quando alcanço 53 km/hora. Num cálculo simples, com cassete 10/50 a relação de marcha mais pesada (numero de dentes da coroa/numero de dentes do menor cog do cassete) fica em 3,4 voltas na roda por RPM, na bike com cassete 11/50 a relação fica em 3,09 voltas na roda por RPM. Mas p uso de ambas as bikes é bem severo, pedalo só em estradão com bastante pedra solta, descidas e retas longas, minha média fica entre 24 a 27 km/hora, então pro meu uso é bem mais preferível um cassete de 10 dentes no menor cog.
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Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Varia muito da região.
Aqui na minha, onde a elevação média é em torno de pouco mais de 1% (média do trajeto completo, exemplo, 30km = 300m) seria péssimo andar de 32/11 ou 34/11.
Eu usava 34/10 e recentemente tive que mudar pra 36/10.

Já aqui, com elevação média de 3%, não faz muita falta. Morro abaixo deixa ir no embalo quando faltou pedal! 
Gabriel Pires
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Guiomar Junior Ver Drop Down


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Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Varia muito da região.
Aqui na minha, onde a elevação média é em torno de pouco mais de 1% (média do trajeto completo, exemplo, 30km = 300m) seria péssimo andar de 32/11 ou 34/11.
Eu usava 34/10 e recentemente tive que mudar pra 36/10.

Outro fato bem relevante sobre a coroa utilizada é o desgaste do cassete, minha bike veio de fábrica com coroa 32, notei que praticamente não utilizava nem mesmo em subidas longas os 3 ultimos cogs sendo que a corrente ficava uns 70% do tempo nos 4 cogs menores, quando troquei por uma coroa 34 notei que estou usando mais os cogs maiores, distribuindo melhor o desgaste do cassete.
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Gustavoct Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gustavoct Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2021 as 15:56
Não entendi os cálculos colocados... 

Pneus 2.25


Cadencia 80RPM  Coroa 32 e Cog  10  = 35,5 Km/h
Cadencia 90RPM  Coroa 32 e Cog  10  = 40    Km/h
Cadencia 100RPM  Coroa 32 e Cog  10  = 44,4    Km/h
Cadencia 80RPM  Coroa 32 e Cog  11  = 32,3 Km/h
Cadencia 90RPM  Coroa 32 e Cog  11  = 36,3 Km/h
Cadencia 100RPM  Coroa 32 e Cog  11  = 40,4 Km/h
Cadencia 80RPM  Coroa 36 e Cog  10  = 40      Km/h
Cadencia 90RPM  Coroa 36 e Cog  10  = 45      Km/h
Cadencia 100RPM  Coroa 36 e Cog  10  = 50    Km/h
Cadencia 80RPM  Coroa 36 e Cog  11  = 36.31 Km/h
Cadencia 90RPM  Coroa 36 e Cog  11  = 40,8   Km/h
Cadencia 100RPM  Coroa 36 e Cog  11  = 45,4 Km/h


A diferença de velocidade com o cog 10 para o cog 11 é igual a do numero 10 para o numero 11, 10% a mais, assim como a mudança da coroa, se aumentar 10% a quantidade de dentes, vai aumentar 10% a velocidade final. 

Eu dificilmente chego a 40Km/h na mtb, só sinto falta de marchas em descidas longas e não vejo tanto problema em descer apenas no embalo.
Att.
Gustavo
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jh1991 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jh1991 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2021 as 16:35
Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

Originalmente Postado por jh1991 jh1991 Escreveu:

Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

O grande problema dos Sram SX e NX é o menor cog que é de 11 dentes, perde muita velocidade final. Daí alguns argumentam que é só colocar uma coroa maior, mas daí pesa nas subidas, pra quem tem um preparo físico de médio pra baixo já complica. Eu colocaria mais R$ 500,00 no orçamento e pegaria um Deore M6100 que tem cassete 10/51: https://pt.aliexpress.com/item/1005003014670241.html?spm=a2g0o.store_pc_allProduct.8148356.41.71541191AnNBYo

Uma dúvida pra quem fala que perde velocidade final, considerando pneu 2.2 e uma coroa de 32 dentes, por quanto tempo vc aguenta pedalar a 95 rpm no cog de 11 velocidades? Nesses parâmetros atingiria velocidade próxima a 40 km/h. Se considerarmos 32km/h seria necessário 85 rpm.

Nos meus pedais com média próxima a 20/21 km/h eu fico acima de 32km/h menos de 15% do tempo total de pedal. Se for pedalar no asfalto ou na beira da praia é outra estória.

A diferença real (não estou falando no sentido teórico, digo na prática) é ficar com R$500,00 a menos na conta bancária, sem considerar o custo do freehub.

Eu tenho duas bikes com Sram, ambas com cambio e trocador GX e coroa de 34 dentes, porém em uma uso cassete Sram SX 11/50 e na outra cassete GX 10/50, a diferença na velocidade final é gritante, na bike que tem cassete 11/50 quando chego em 44 km/hora minha cadência fica muito alta e já tenho que parar de pedalar, na bike com cassete GX 10/50 esse "problema" só acontece quando alcanço 53 km/hora. Num cálculo simples, com cassete 10/50 a relação de marcha mais pesada (numero de dentes da coroa/numero de dentes do menor cog do cassete) fica em 3,4 voltas na roda por RPM, na bike com cassete 11/50 a relação fica em 3,09 voltas na roda por RPM. Mas p uso de ambas as bikes é bem severo, pedalo só em estradão com bastante pedra solta, descidas e retas longas, minha média fica entre 24 a 27 km/hora, então pro meu uso é bem mais preferível um cassete de 10 dentes no menor cog.

Você não entendeu meu questionamento... Como colocou número acho que desenhando você vai entender... quanto tempo num pedal de 3/4 horas na sua bike 10/50 você fica acima de 44 por hora? É tão relevante ao ponto de justificar gasto de 500,00 mais freehub? Quanto a sua velocidade média aumenta, num mesmo percurso, usando a bike 10/50?

É inegável que o cog 10 atinge velocidades maiores numa mesma rotação, isso não discuto, o que levantei é o quanto é sustentável a velocidade máxima e a relevância na velocidade final e dado esse aumento na velocidade média final, se é relevante ao ponto de justificar o investimento. 
Se por exemplo a velocidade média for a mesma, ou muito próximo, em termos práticos o cog de 10 dentes não ajudou em nada, além de gastar grana, que é o meu caso


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jh1991 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por Gustavoct Gustavoct Escreveu:

Não entendi os cálculos colocados... 

Pneus 2.25


Cadencia 80RPM  Coroa 32 e Cog  10  = 35,5 Km/h
Cadencia 90RPM  Coroa 32 e Cog  10  = 40    Km/h
Cadencia 100RPM  Coroa 32 e Cog  10  = 44,4    Km/h
Cadencia 80RPM  Coroa 32 e Cog  11  = 32,3 Km/h
Cadencia 90RPM  Coroa 32 e Cog  11  = 36,3 Km/h
Cadencia 100RPM  Coroa 32 e Cog  11  = 40,4 Km/h
Cadencia 80RPM  Coroa 36 e Cog  10  = 40      Km/h
Cadencia 90RPM  Coroa 36 e Cog  10  = 45      Km/h
Cadencia 100RPM  Coroa 36 e Cog  10  = 50    Km/h
Cadencia 80RPM  Coroa 36 e Cog  11  = 36.31 Km/h
Cadencia 90RPM  Coroa 36 e Cog  11  = 40,8   Km/h
Cadencia 100RPM  Coroa 36 e Cog  11  = 45,4 Km/h


A diferença de velocidade com o cog 10 para o cog 11 é igual a do numero 10 para o numero 11, 10% a mais, assim como a mudança da coroa, se aumentar 10% a quantidade de dentes, vai aumentar 10% a velocidade final. 

Eu dificilmente chego a 40Km/h na mtb, só sinto falta de marchas em descidas longas e não vejo tanto problema em descer apenas no embalo.

Na verdade não aumenta ou diminui 10%, já que deve ser considerado a coroa também. No seu exemplo com coroa 32 a 100 RPM a diferença é de 9,953% ((44,41 - 40,39)/40,39)

O ponto que levantei refere-se ao seu último parágrafo, pra você pouco importa o cog de 10 dentes. 
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Po, 9,95 = 10 né... Daqui a pouco vai falar da pressão do pneu.
E vai ser 10% independente da coroa, desde que mantida a mesma.
Se com o cog 11 você está a 44km/h, com o cog 10 você estará a menos de 49km/h na mesma cadência.
Eu realmente uso pouco o cog 11, se usasse com mais frequência iria querer ter o cog 10, pois acho ruim usar os cogs extremos, força mais rápido o câmbio e a corrente, além de permitir aquela segurança psicológica de que ainda falta uma marcha.
Bons pedais !
Att.
Gustavo
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Originalmente Postado por jh1991 jh1991 Escreveu:

Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

Originalmente Postado por jh1991 jh1991 Escreveu:

Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

O grande problema dos Sram SX e NX é o menor cog que é de 11 dentes, perde muita velocidade final. Daí alguns argumentam que é só colocar uma coroa maior, mas daí pesa nas subidas, pra quem tem um preparo físico de médio pra baixo já complica. Eu colocaria mais R$ 500,00 no orçamento e pegaria um Deore M6100 que tem cassete 10/51: https://pt.aliexpress.com/item/1005003014670241.html?spm=a2g0o.store_pc_allProduct.8148356.41.71541191AnNBYo

Uma dúvida pra quem fala que perde velocidade final, considerando pneu 2.2 e uma coroa de 32 dentes, por quanto tempo vc aguenta pedalar a 95 rpm no cog de 11 velocidades? Nesses parâmetros atingiria velocidade próxima a 40 km/h. Se considerarmos 32km/h seria necessário 85 rpm.

Nos meus pedais com média próxima a 20/21 km/h eu fico acima de 32km/h menos de 15% do tempo total de pedal. Se for pedalar no asfalto ou na beira da praia é outra estória.

A diferença real (não estou falando no sentido teórico, digo na prática) é ficar com R$500,00 a menos na conta bancária, sem considerar o custo do freehub.

Eu tenho duas bikes com Sram, ambas com cambio e trocador GX e coroa de 34 dentes, porém em uma uso cassete Sram SX 11/50 e na outra cassete GX 10/50, a diferença na velocidade final é gritante, na bike que tem cassete 11/50 quando chego em 44 km/hora minha cadência fica muito alta e já tenho que parar de pedalar, na bike com cassete GX 10/50 esse "problema" só acontece quando alcanço 53 km/hora. Num cálculo simples, com cassete 10/50 a relação de marcha mais pesada (numero de dentes da coroa/numero de dentes do menor cog do cassete) fica em 3,4 voltas na roda por RPM, na bike com cassete 11/50 a relação fica em 3,09 voltas na roda por RPM. Mas p uso de ambas as bikes é bem severo, pedalo só em estradão com bastante pedra solta, descidas e retas longas, minha média fica entre 24 a 27 km/hora, então pro meu uso é bem mais preferível um cassete de 10 dentes no menor cog.

Você não entendeu meu questionamento... Como colocou número acho que desenhando você vai entender... quanto tempo num pedal de 3/4 horas na sua bike 10/50 você fica acima de 44 por hora? É tão relevante ao ponto de justificar gasto de 500,00 mais freehub? Quanto a sua velocidade média aumenta, num mesmo percurso, usando a bike 10/50?

É inegável que o cog 10 atinge velocidades maiores numa mesma rotação, isso não discuto, o que levantei é o quanto é sustentável a velocidade máxima e a relevância na velocidade final e dado esse aumento na velocidade média final, se é relevante ao ponto de justificar o investimento. 
Se por exemplo a velocidade média for a mesma, ou muito próximo, em termos práticos o cog de 10 dentes não ajudou em nada, além de gastar grana, que é o meu caso


Não só entendi o teu questionamento como citei o meu exemplo prático, no meu caso que pedalo em lugar com bastante retas e descidas longas onde a velocidade final chega fácil a 50 km/Hora vale muito a pena pagar R$ 500,00 a mais por uma transmissão com cog de 10 dentes e é relevante sim, tanto que quando troquei a coroa 32 por uma de 34 dentes eu consegui superar o meu melhor tempo em dois segmentos de descida longa. Agora se você não compete, não liga tanto pra média de velocidade, seja feliz com teu cassete de 11 dentes no menor cog.
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Guiomar Junior Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Out 2021 as 10:55
[/QUOTE]
Como colocou número acho que desenhando você vai entender...


[/QUOTE]
Como diria meu falecido pai: "Educação é bom e mantém os dentes íntegros", se presencialmente você fala assim com as pessoas, cuidado, uma hora alguém te "educa".
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leonardovit Ver Drop Down
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Qual era o intuito do tópico mesmo? Smile
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jh1991 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

[/QUOTE]
Como colocou número acho que desenhando você vai entender...


[/QUOTE]
Como diria meu falecido pai: "Educação é bom e mantém os dentes íntegros", se presencialmente você fala assim com as pessoas, cuidado, uma hora alguém te "educa".
[/QUOTE]

o fragilizado ficou enfezado rs

Nem desenhando você entendeu, já que não conseguiu responder o perguntado, mas enfim, capacidade cognitiva não deve ser exigida de todos.

E pelo visto você não aprendeu nada com seu pai, ou os atos dele e os seus não correspondiam à prédica. 

mas enfim, parabéns pelo RP no segmento de descida longa, deveria pensar em competir em DH ou enduro. Só não teve capacidade de tentar justificar o dispêndio, cada um com suas limitações, ne.


Editado por jh1991 - 21 Out 2021 as 11:32
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
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mountainbabylon Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mountainbabylon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Out 2021 as 11:30
Originalmente Postado por leonardovit leonardovit Escreveu:

Qual era o intuito do tópico mesmo? Smile

Treta LOLLOLLOL
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jh1991 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por jh1991 jh1991 Escreveu:

Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

Como colocou número acho que desenhando você vai entender...


Como diria meu falecido pai: "Educação é bom e mantém os dentes íntegros", se presencialmente você fala assim com as pessoas, cuidado, uma hora alguém te "educa".
[/QUOTE]

Mas onde eu fui mal educado? Você não aceitar as suas próprias limitações e eu aponta-las não faz de mim mal educado. O problema está na sua não aceitação e não na minha colocação. Não sabia, e nem te conheço para saber, que era tão frágil assim, desculpe-me. 

Nem desenhando você entendeu, já que não conseguiu responder o perguntado. 

E pelo visto você não aprendeu nada com seu pai, ou os atos dele e os seus não correspondiam à prédica. 

mas enfim, parabéns pelo RP no segmento de descida longa, deveria pensar em competir em DH ou enduro. Só não teve capacidade de tentar justificar o dispêndio, cada um com suas limitações, ne.
[/QUOTE]
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
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ghd Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Out 2021 as 11:56
Pessoal se ofende fácil...

E geral ainda não sabe usar a ferramenta "QUOTE"
Trágico
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Out 2021 as 12:49
Na boa, Guiomar. Você está tentando justificar esse gasto adicional com base em dois segmentos de descida no Strava, o que muita gente não liga.

O que interessa é: na sua média geral, houve realmente algum ganho significativo? De quanto foi esse ganho? Foi isso o perguntado.


Editado por hug0.dts - 21 Out 2021 as 12:50
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Guiomar Junior Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Out 2021 as 13:55
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Na boa, Guiomar. Você está tentando justificar esse gasto adicional com base em dois segmentos de descida no Strava, o que muita gente não liga.

O que interessa é: na sua média geral, houve realmente algum ganho significativo? De quanto foi esse ganho? Foi isso o perguntado.

Não tem como saber se houve melhora na média geral porque são inúmeras variáveis (Vento, estado de conservação da via, alimentação, etc...). O que eu noto de diferença rodando com a bike com cog menor de 11 dentes: Com 44 km/h e 105 RPM não se consegue aumentar a velocidade sem fadigar mais, ao contrário da bike de 10 dentes no menor cog que se consegue chegar na mesma velocidade com a possibilidade de aumentar a velocidade sem causar fadiga em excesso. Eu gosto de competição e gosto de ver minha evolução então pra mim o gasto compensa, inclusive eu acho que é superior aos R$ 500,00 que mencionaram acima, porque os únicos freehubs que suportam cassetes com cog de 10 dentes são os de padrão Micro Spline e XD, a maioria utiliza o padrão Shimano, então pra mudar o cassete fatalmente vai ter que comprar cubos novos, que por sinal os de padrão Micro spline e XD são muito mais caros que os de padrão Shimano, se procurar no Aliexpress os Novatec já custam R$ 500,00 o par. Mas afirmo novamente: Se você não compete e tá cagando pra média de velocidade e evolução, não há a mínima necessidade de investir num cassete com cog menor de 10 dentes, fazendo inclusive que o kit Sram SX que o autor do tópico recomendou seja um ótimo investimento.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Out 2021 as 14:29
Originalmente Postado por Guiomar Junior Guiomar Junior Escreveu:

Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Na boa, Guiomar. Você está tentando justificar esse gasto adicional com base em dois segmentos de descida no Strava, o que muita gente não liga.

O que interessa é: na sua média geral, houve realmente algum ganho significativo? De quanto foi esse ganho? Foi isso o perguntado.

Não tem como saber se houve melhora na média geral porque são inúmeras variáveis (Vento, estado de conservação da via, alimentação, etc...). O que eu noto de diferença rodando com a bike com cog menor de 11 dentes: Com 44 km/h e 105 RPM não se consegue aumentar a velocidade sem fadigar mais, ao contrário da bike de 10 dentes no menor cog que se consegue chegar na mesma velocidade com a possibilidade de aumentar a velocidade sem causar fadiga em excesso. Eu gosto de competição e gosto de ver minha evolução então pra mim o gasto compensa, inclusive eu acho que é superior aos R$ 500,00 que mencionaram acima, porque os únicos freehubs que suportam cassetes com cog de 10 dentes são os de padrão Micro Spline e XD, a maioria utiliza o padrão Shimano, então pra mudar o cassete fatalmente vai ter que comprar cubos novos, que por sinal os de padrão Micro spline e XD são muito mais caros que os de padrão Shimano, se procurar no Aliexpress os Novatec já custam R$ 500,00 o par. Mas afirmo novamente: Se você não compete e tá cagando pra média de velocidade e evolução, não há a mínima necessidade de investir num cassete com cog menor de 10 dentes, fazendo inclusive que o kit Sram SX que o autor do tópico recomendou seja um ótimo investimento.


Cara, de novo, se você não consegue mensurar o efeito da troca do cog 11 para 10 o efeito é mais psicológico do que prático. Acho que você se contradiz ao dizer que se importa com o tempo mas ao mesmo tempo não avalia os resultados das mudanças. Média de velocidade não se avalia somente num trecho, mas também no trajeto completo.

Há, "mas são vários fatores que influenciam". Então da mesma maneira, você não pode afirmar que o melhor resultado foi pelo cog e não por pegar um vento favorável num dia com clima agradável e com piso seco.


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ghd Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Out 2021 as 14:41
Essa discussão é sem fim...
Não tem como discutir isso pq é totalmente ligado ao ritmo que pessoa anda, com quem ela anda, se ela gosta de acompanhar os mais rápidos, relevo que pedala geralmente e característica de pedal (maior ou menor cadencia).

Tem um segmento muito comum por aqui que quase sempre passamos, da uns 5km (5,31km     39m     -0,4%) com media superior a 30km/h. Com 32/11 ou 34/11 é certeza de sofrimento pra acompanhar o grupo da ponta.
https://www.strava.com/activities/5569333869/analysis/9600/10163
EU gosto de tentar acompanhar então chego a usar 36/10, o que facilita bastante nessas condições.

Tem amigo meu que pedala nesse mesmo lugar de 34/11 e não se importa de ir na ponta, e pra ele esta tudo certo.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Out 2021 as 15:09
Não discordo de você. Acho que é justamente isso que deu início a essa discussão, a percepção pessoal. No fim tá todo mundo certo.
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Guiomar Junior Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guiomar Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Out 2021 as 16:13
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Essa discussão é sem fim...
Não tem como discutir isso pq é totalmente ligado ao ritmo que pessoa anda, com quem ela anda, se ela gosta de acompanhar os mais rápidos, relevo que pedala geralmente e característica de pedal (maior ou menor cadencia).

Tem um segmento muito comum por aqui que quase sempre passamos, da uns 5km (5,31km     39m     -0,4%) com media superior a 30km/h. Com 32/11 ou 34/11 é certeza de sofrimento pra acompanhar o grupo da ponta.
https://www.strava.com/activities/5569333869/analysis/9600/10163
EU gosto de tentar acompanhar então chego a usar 36/10, o que facilita bastante nessas condições.

Tem amigo meu que pedala nesse mesmo lugar de 34/11 e não se importa de ir na ponta, e pra ele esta tudo certo.

Bem isso mesmo, no cassete de 11 dentes pra eu chegar em 48 km/h pedalando eu tenho que manter uma cadência de 110 rpm, pra mim é muito, mas tem cara que gosta de girar mesmo.
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Leo Amaral Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Out 2021 as 13:40
De forma alguma.
Era uma boa promoção.


Originalmente Postado por mountainbabylon mountainbabylon Escreveu:

Originalmente Postado por leonardovit leonardovit Escreveu:

Qual era o intuito do tópico mesmo? Smile


Treta LOLLOLLOL
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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
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dagspina Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dagspina Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Out 2021 as 02:08
E se o cidadão que usa a coroa de 32 com cog 11, trocasse por 34, e usar um cassete Shimano 11/51 de 11v? O quanto esse "problema" de girar muito seria amenizado? Seria a mesma coisa que andar de coroa de 32 com cog de 10 dentes?
Nao to escrevendo isso para mandar indireta, pois eu já uaei 11/50 e coroa 32 e nao curti, voltei para as duas coroas, mas quando fiz isso a Shimano nao tinha lançado nada ainda de coroa única, ou seja foi tudo gambiarra, tive que usar prolongador de gancheira.

Hoje eu teria que trocar a bike inteira para usar 12v independente do fabricante. Meu quadro não é boost,rodas e suspensão também não são.

Eu poderia simplesmente comprar cassete, pedivela, coroa e câmbio no Aliexpress, seria 1/3 ou 1/4 do valor de uma bike de 12v. Fora que as fabricantes nao conseguem atender a demanda, faz tempo que vejo Caloi elite, soul sl529 ou sense impact evo no mercado com esse grupo de 12v.

Editado por dagspina - 26 Out 2021 as 02:24
https://www.strava.com/athletes/9072939
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RuanRAC Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Out 2021 as 09:25
Entenda que estou sendo preciosista ao extremo, mas coroa 34 não é o mesmo que um cog de 10, é próximo mas não é igual. Também não é igual 36, fica mais pesado, na matemática certinha teria que ser uma coroa 35,4 para equiparar um grupo com cassete 11-50 com outro 10-50.

Eu usei 32, 34 e uso hoje 36 com cog 11 e já usei cog 10 com coroa 32... para ser sincero, coroa 34 e cog 11 é um bom custo benefício, não é o melhor dos mundos mas é bom (boa marcha leve, boa velocidade, bom valor monetário...). Hoje vejo o grupo de 11 velocidades deore e o de 12 sx e nx como bons grupos de acesso para relações de 1 coroa.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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ghd Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Out 2021 as 09:29
Originalmente Postado por dagspina dagspina Escreveu:

E se o cidadão que usa a coroa de 32 com cog 11, trocasse por 34, e usar um cassete Shimano 11/51 de 11v? O quanto esse "problema" de girar muito seria amenizado? Seria a mesma coisa que andar de coroa de 32 com cog de 10 dentes?
Nao to escrevendo isso para mandar indireta, pois eu já uaei 11/50 e coroa 32 e nao curti, voltei para as duas coroas, mas quando fiz isso a Shimano nao tinha lançado nada ainda de coroa única, ou seja foi tudo gambiarra, tive que usar prolongador de gancheira.

Hoje eu teria que trocar a bike inteira para usar 12v independente do fabricante. Meu quadro não é boost,rodas e suspensão também não são.

Eu poderia simplesmente comprar cassete, pedivela, coroa e câmbio no Aliexpress, seria 1/3 ou 1/4 do valor de uma bike de 12v. Fora que as fabricantes nao conseguem atender a demanda, faz tempo que vejo Caloi elite, soul sl529 ou sense impact evo no mercado com esse grupo de 12v.

34/11 = 3,09
32/10 = 3,20

Coroa 34 com 11 da menos velocidade final que a coroa 32 no cog 10.
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Gustavoct Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gustavoct Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Out 2021 as 09:39
A galera toda em busca da cadência perfeita !!! 
Na mtb eu tenho um Deore 10V, 32 x 11-42, e vamo que vamo... Dizem que vai faltar leve, vai faltar pesada.. Eu acho que as vezes falta é perna !!! 
Volta e meia eu saio com a Single Speed, a marcha é pesada contra o vento e leve com vento a favor, LOLLOLLOLLOL
O lance é pedalar !! 


Att.
Gustavo
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ghd Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Out 2021 as 09:44
32/11 é um exercício de paciência
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jh1991 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jh1991 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Out 2021 as 09:51
Originalmente Postado por dagspina dagspina Escreveu:


Hoje eu teria que trocar a bike inteira para usar 12v independente do fabricante. Meu quadro não é boost, rodas e suspensão também não são.


Talvez eu não tenha entendido, mas 12V não tem relação direta com boost, pode usar numa boa num quadro não boost
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
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TGTECH Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TGTECH Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Out 2021 as 13:27
conversa longa e que não tem formula pronta. Levar em conta o terreno, peso e bolso de cada um. 

Já usei 32/11 achava ok;
Mudei para 34/11, melhorou mais, mas subidas longas e com inclinação alta eu sofria. 
Troquei bike e fui para 34/10 ficou melhor ainda nos planos, porem continuou a sofrencia na subida.
Troquei novamente a bike, agora 32/10 e estou ok. consigo subir melhor e no plano me viro bem. 

Minha cadencia média melhorou bastante, apreendendo girar mais e mais. 

Sou gordo, 102kg e 1.80m.  
Cannondale Trail 5 2015
Cannondale Trail 4 2018
Cannondale FSI 5   2018
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andrem23 Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de andrem23 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Out 2021 as 13:39
Apenas lendo de penetra e iniciando nas pedaladas.
Confesso que não entendo metade do que foi abordado nessa página.
Um dia chego em vocês.
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dagspina Ver Drop Down


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Jandira
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dagspina Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Out 2021 as 01:52
Originalmente Postado por jh1991 jh1991 Escreveu:

Originalmente Postado por dagspina dagspina Escreveu:


Hoje eu teria que trocar a bike inteira para usar 12v independente do fabricante. Meu quadro não é boost, rodas e suspensão também não são.



Talvez eu não tenha entendido, mas 12V não tem relação direta com boost, pode usar numa boa num quadro não boost


Teoricamente eu só precisaria dos cubos microspline?

O boost é só para poder usar pneus 2.35?
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Gustavoct Ver Drop Down
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Teoricamente, apenas os cubos.
O eixo passante, boost, dá maior rigidez ao conjunto. Acho que não tem a ver com o tamanho dos pneus.

Editado por Gustavoct - 29 Out 2021 as 13:43
Att.
Gustavo
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