Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Projeto de rodas - Cruzar raios 2x ou 3x
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Projeto de rodas - Cruzar raios 2x ou 3x

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MLatte Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MLatte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Projeto de rodas - Cruzar raios 2x ou 3x
    Postado: 14 Fev 2021 as 15:56
Pessoal,

Estou com o projeto de montar um par de rodas de alumínio ante adquirir uma de fábrica por alguns motivos, como utilizar cubos que tenho confiança e boa reposição, utilizar raios de mais fácil substituição, já montar com o offset de 6 mm da Cannondale, etc...

A idéia é utilizar cubos DT Swiss 350, raios DT Competition J-Bend 2.0 x 1.8 x 2.0 e os aros estou escolhendo ainda um par leve, porém resistente. A maior questão para iniciar este projeto está no cruzamento dos raios. Não sei se parto para 3x onde vou ter mais resistência de fato na roda, aumentando um pouco o peso ou se parto para 2x e deixo ela um pouco mais leve.

Queria uma opinião, vale a penas correr o risco com 2x ou melhor ir na confiança e não ter dores de cabeça?

Voltar ao Topo
jamilvp Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jan 2010
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jamilvp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2021 as 18:12
Olá colega, acho que dois fatores são essenciais: seu peso e o tipo de utilização das rodas.

Se você pesar menos de 80 kg e utiliza a bike principalmente em estradão pode utilizar 2 cruzamentos sem medo. Se for mais pesado e fizer xco com saltos, drops, rockgarden, sugiro 3 cruzamentos. A dúvida fica na hipótese de apenas um destes fatores estressores para as rodas, aí acho que deveria pensar no que valoriza mais, baixo peso ou robustez.

Boa sorte.
Voltar ao Topo
MLatte Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MLatte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2021 as 00:37
Originalmente postado por jamilvp jamilvp escreveu:

Olá colega, acho que dois fatores são essenciais: seu peso e o tipo de utilização das rodas.

Se você pesar menos de 80 kg e utiliza a bike principalmente em estradão pode utilizar 2 cruzamentos sem medo. Se for mais pesado e fizer xco com saltos, drops, rockgarden, sugiro 3 cruzamentos. A dúvida fica na hipótese de apenas um destes fatores estressores para as rodas, aí acho que deveria pensar no que valoriza mais, baixo peso ou robustez.

Boa sorte.
Olá! Então, neste quesito sou leve, 64 kg. Eu curto correr umas provas, corro de road e penso quando voltar, correr alguma coisa de mtb. Gosto de uns trajetos mais técnicos, estou voltando a andar com mais técnica como no passado, daí o lance de dar uma melhorada no equipamento.

Não queria roda raio com straight pull para não ficar com a bike parada em caso de algum raio quebrar. 

Talvez valha a pena agregar um pouco mais de peso na roda e rodar com confiança. Thumbs Up
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2021 as 18:41
Acho que raios com 1mm a menos dão muito pouca diferença de peso , iria no 3x pra não ter erro.
Voltar ao Topo
MLatte Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MLatte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2021 as 20:26
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Acho que raios com 1mm a menos dão muito pouca diferença de peso , iria no 3x pra não ter erro.
Eu fiz umas simulações e usando algo na linha do DT Revolution ganha-se umas gramas. Mas vi pessoal reclamando de raios mais finos assim quebrando, dando trabalho.

Vou fechar com cubos DT 350, raios DT Competiiton 2.0 x 1.8 x 2.0 e só falta bater o martelo no aro, talvez ZTR Crest MK3, mas vi muito relato de trincar nos furos.

Thumbs Up
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X