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Problema na montagem das roldanas do câmbio |
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AndréFarias
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Cadastrado em: 22 Nov 2012 Ribeirão Preto Offline Mensagens:522 |
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Postado: 24 Dez 2013 as 17:57 |
Ae pessoal, blz?
Estou tendo problemas na montagem das roldanas do câmbio da minha bike, o Deore RD-M593-SGS. O problema é que a roldana inferior, quando aperto o parafuso, tá ficando travada. Já a superior, está ok. Gira legal. Percebi que os 2 parafusos que fixam as roldanas, tem tamanhos diferentes. Já troquei de lugar as roldanas, mas sempre a inferior, fica presa quando aperto. Dae, tive que deixar um pouquinho folgado o parafuso e no lado oposto, onde sai o parafuso, coloquei um pouco de durepox para prender e evitar que o parafuso saia. Outra dúvida éa seguinte: tem uma roldana que tem uma seta indicando a direção e outra com nome CENTURON. Qual roldana fica na parte superior do câmbio? Eu coloquei a esquerda, com nome CENTURON. Quando devemos trocar as roldanas? Obrigado |
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Danielqsp
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Cadastrado em: 18 Dez 2013 Goval-MG Offline Mensagens:42 |
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Pesquisando em outros foruns qui no site, vi um caso onde o cara não cita que a roldana trava, mas fala de uma cola chamada trava rosca anti desaperto. deve resolver seu problema! abraço
Tópico no site : http://www.pedal.com.br/forum/manutencao-cambio-traseiro-slx-rdm662_topic36451. - http://www.pedal.com.br/forum/manutencao-cambio-traseiro-slx-rdm662_topic36451.html Cola Trava Rosca ML : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-525640190-cola-trava-rosca-azul-pro-br-media-resistencia-desaperto-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-525640190-cola-trava-rosca-azul-pro-br-media-resistencia-desaperto-_JM
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AndréFarias
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Pois é... comigo complicou dessa vez... me atrapalhei todo mas deu certo. Grato |
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tchuski
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me diz uma coisa, não está faltando peças na roldana que fica travada?
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AndréFarias
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Por incrível que pareça não está...
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tchuski
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pode ser que o tubinho, ou eixo das roldanas estejam invertidos, vc ja tentou fazer a troca entre as roldanas
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tchuski
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cambios da geração anterior ao shadow tem um sistema nas roldanas, a roldana proxima do cassete tem um pequeno "jogo", e detalhes nos dentes para facilitar a troca de marcha, é proposital por causa do sistema, ja a outra roldana é na medida para ser mais firme.
tive um cambio da primeira geração de shadow que ainda usava esse sistema, mas no cambio da geração seguinte mudaram, as duas roldanas são iguais, firmes, troca de marcha ficou muito melhor
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dts
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A descentralização das tampas na imagem me dá a impressão que vc não colocou o eixo metálico que serve para que as tampas não encostem na roldana.
Por conta disto o travamento pois quando aperta o parafuso as tampas encostam na roldana. Não é necessário trava roscas nestes componentes pois o parafuso tem que receber aperto total de 4-5NF o que garante que não se solte. Se montou sem o eixo corre um grande risco de estragar o câmbio. Nos mostre todas as partes desta roldana para que possamos opinar com mais exatidão. Nesta parte deve ter 2 tampas, 1 um eixo metálico, o parafuso e a roldana. A roldana que tem a seta fica em baixo e a outra a cima. A seta deve ser montada no sentido em que a corrente passa ao pedalar e na posição oposta aos raios da roda. A roldana de baixo (Tension pulley) não tem movimento lateral já a de cima se movimenta alguns milímetros de um lado para outro. Editado por dts - 25 Dez 2013 as 11:40 |
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dts
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Se puder nos mostre todas as partes das roldanas pois pode ter misturado peças.
Editado por dts - 25 Dez 2013 as 11:41 |
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dts
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Cara eu não sabia disto, então agora é possível trocar as roldanas por roldanas metálicas como no SRAM. Pois é eu percebi que antes a de cima tinha o perfil mais quadrado junto as tampas, mas as que o colega postou são ambas com o perfil mais arredondado, basta saber se o reforço na de cima continua existindo. Obrigado, vivendo e aprendendo.
Editado por dts - 25 Dez 2013 as 11:47 |
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tchuski
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olá DTS,
sim, notei isso pois usei o cambio XT M772 9v e nele tinha uma roldana com bucha de ceramica com essa "folguinha" de 1mm, e a outra roldana é com rolamento, cambios de speed usam esse sistema. agora tenho um cambio XT M785 10v e as 2 roldanas são rolamentadas e não tem mais o "jogo" na roldana superior. Tive problema com as duas roldanas já, os rolamentos se desmancharam por causa de umas chuvinhas, optei por umas de aluminio tipo as KCNC, ficou um pouco mais leve...ehehehe abraço feliz natal
Editado por tchuski - 25 Dez 2013 as 12:05 |
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dts
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Pra vc e sua família também.
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Alessandro_sp
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O sistema CENTERON tem uma folga proposital, para compensar pequenos desajustes do câmbio, que causariam eventuais "ghost shiftings". Não sei se é aplicado a todos os modelos de câmbio, e de fato se o câmbio estiver bem regulado ele é redundante.
A questão da roldana travar é que existem roldanas de diversas espessuras. Comprei outro dia um jogo para repor as do meu Deore, e só procurei casar o número de dentes. Resultado é que as roldanas que adquiri, embora sejam originais Shimano para 7/8v, são uns 3mm mais "grossas" que as originais do meu câmbio. As quais, após desmontar, notei que possuíam a palavra "narrow" escrita na lateral. Narrow = estreito Infelizmente aqui no BR é difícil achar as roldanas, tem as originais e se tanto alguma opção "bling" em alumínio anodizado, obviamente com preço de enfeite e não de peça. No exterior tem várias opções e marcas de reposição, inclusive bem mais baratas que as originais. Aqui no BR dependendo do modelo de câmbio, você pode pagar quase o valor de um novo na reposição das roldanas. Ridículo. |
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dts
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Mas pelo que percebi vc não substituiu as roldanas, certo ?
Apenas desmontou e tentou remontar, ou estou errado ?
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AndréFarias
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Obrigado a todos pelas informações. Depois vou tirar as fotos de todas as peças e postar. Pelo visto e de acordo como explicaram aqui, acho que montei certo.
Eu só fiz desmontar e montar. Uma dúvida: quando é chegada a hora de trocar essas roldanas? Apenas quando os dentes quebram? Esse câmbio tem quase 4.000km rsrs |
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blaugusto
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Trocar é hora quando assim estiver:
https://picasaweb.google.com/m/viewer#photo/101248240039621881622/5518677899913908033/5963349502784086706 |
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AndréFarias
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Alessandro_sp
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Nada a ver a km. Minha Sprint tem mais de 25000km e nunca troquei as roldanas, e estão boas. Analise os dentes, quando o "topo" do dente perder aquela parte plana, ficando pontudo ou próximo disso, é hora de trocar. Ou um pouco antes disso, se você conseguir perceber o desgaste acentuado. Estou rodando com um câmbio Deore (para o qual comprei as roldanas que mencionei) que a roldana inferior parece um shuriken . Não é o fim do mundo, mas quem gosta de manter o equipamento em dia não aguenta ficar olhando pra isso... |
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