| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Oficina e Manuteno das Bikes
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Problema grupo Tourney
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Problema grupo Tourney

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
gustavoclx Ver Drop Down

Curitiba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gustavoclx Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Problema grupo Tourney
    Enviado: 24 Jan 2021 as 23:41
Possuo uma MTB 21v com grupo Shimano Tourney (Pedivela TY301, Corrente HG-40, Roda Livre Megarange TZ-500 e Cmbio Traseiro TY500) e Trocador Shimano EF500. 
A bike est com a gancheira alinhada, cmbio regulado e todas as peas so novas, porm no consigo solucionar o seguinte problema: ao trocar da marcha 5 para a 4, a corrente fica enroscando, conforme vdeo gravado por mim abaixo.
J tentei de tudo... quando dou mais tenso no cabo o problema amenizado, mas ainda acontece.. oproblema que ao dar mais tenso a volta para as marchas mais pesadas fica prejudicada (quem j regulou um cmbio sabe do que estou falando...).
Algum tem alguma sugesto do que possa estar causando tal problema? Desconfio um pouco do cabo, que apesar de ser novo daqueles mais baratinhos que vendem em qualquer bicicletaria.
Obs.: as demais marchas trocam suavemente, sem problemas, somente na passagem do cog 5 para o 4 que est assim.

Voltar para o topo
alant Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de alant Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2021 as 03:43
Qual o histrico da bike?

J usava ela e s trocou as peas? uma bike nova que acabou de ser montada?

Mais do que o cabo eu desconfiaria do condute, veja se o condute linear que o correto para cmbio ao invs da espiral que para freios, se as pontas de cada condute foram bem cortadas com um alicate apropriado e verificaria tambm a lubrificao deles.

Apesar desse problema entre 5 e 4 cog, consegue subir at o primeiro? 

Voltar para o topo
gustavoclx Ver Drop Down

Curitiba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gustavoclx Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2021 as 13:07
Originalmente Postado por alant alant Escreveu:

Qual o histrico da bike?

J usava ela e s trocou as peas? uma bike nova que acabou de ser montada?

Mais do que o cabo eu desconfiaria do condute, veja se o condute linear que o correto para cmbio ao invs da espiral que para freios, se as pontas de cada condute foram bem cortadas com um alicate apropriado e verificaria tambm a lubrificao deles.

Apesar desse problema entre 5 e 4 cog, consegue subir at o primeiro? 

Montei recentemente.. mas os aros esto centrados, guarda chuva da roda est ok e etc...
Os conduites fui eu mesmo quem instalei, e prestei bastante a ateno nesses detalhes que voc citou (apesar de serem conduites genricos, so todos lineares prprios para cmbio com aquele tubinho plstico no interior). As pontas esto todas retificadas, inclusive usei um motoesmeril pra tal.
A lubrificao dos cabos fiz com graxa branca nutica.
Passando do 4o cog a subida das marchas est completamente normal.
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2021 as 13:22
Experimenta cabos de inox. Os cabos mais vagabundos, ele laceia (estica) quando troca a marcha e no pucha tudo que deveria o cmbio. 
Voltar para o topo
gustavoclx Ver Drop Down

Curitiba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gustavoclx Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2021 as 13:26
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Experimenta cabos de inox. Os cabos mais vagabundos, ele laceia (estica) quando troca a marcha e no pucha tudo que deveria o cmbio. 
Estou desconfiando disso, pq no existe nenhuma outra coisa que j no verifiquei...
Voltar para o topo
alant Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de alant Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2021 as 13:46
Bem estranho mesmo, se o restante est normal e s d o problema entre o 4 e 5 cog eu chutaria que poderia ser algum problema no trocador.

Eu tenho esses EF500 na minha bike com cassete sunrace, funcionam de boas
Voltar para o topo
alant Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de alant Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2021 as 14:09
Um teste no "zoimetro" que voc pode fazer tirar a corrente e observar se a cada troca de marcha as roldanas ficam alinhadas com os cogs, o que evidenciaria um problema no trocador caso ocorrer o desalinhamento em somente uma marcha.

Voltar para o topo
gustavoclx Ver Drop Down

Curitiba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gustavoclx Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2021 as 14:19
Originalmente Postado por alant alant Escreveu:

Um teste no "zoimetro" que voc pode fazer tirar a corrente e observar se a cada troca de marcha as roldanas ficam alinhadas com os cogs, o que evidenciaria um problema no trocador caso ocorrer o desalinhamento em somente uma marcha.

Legal (a)alant... farei esse teste sim.
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jan 2021 as 09:46
Olha, no sei porque, todas as bikes Shimano com catracas 7v Shimano srie TZ500 que eu tenho pegado pra regular (s de colegas e vizinhos, no sou mecnico profissional) esto com essa bucha nos cogs 4 em diante. Quando regulada pra reduzir certinho da 6 pra 5, fica algum perrengue na reduo da 5 pra 4; quando corrige a regulagem pra reduzir OK da 5 pra 4, o aumento da 6 pra 7 fica atrasado...

Realmente no sei o que t rolando, mas parece que as catracas TZ500 tem uma distncia maior entre esses cogs, pelo menos comparadas com a srie anterior TZ20/TZ21/TZ30/TZ31. Entenda que isso sou eu especulando uma hiptese, com base nas minhas observaes.

A soluo aprender a manter a presso na alavanca do cmbio por mais tempo, at ter certeza que a marcha encaixou. Isso considerando que todo o resto t OK, claro.

Nesse meio, alguns itens a checar:

* Fixao do cabo no cmbio: um erro muito comum prender o cabo na orelhinha da arruela, que apenas um dispositivo anti rotao. A imagem abaixo mostra o jeito correto:

* Assentamento correto nos terminais de condute: tenha certeza que os condutes esto cortados retos, sem dobras, sem amassados e com os terminais (a pecinha plstica que faz o acabamento das sadas do condute de marcha) bem apoiados. Uma coisa: eu s uso uma lima (poderia ser o esmeril tb) pra finalizar os condutes de freio, que tem estrutura espiralada. Os de cmbio tem fios paralelos e se esgaram quando passo na lima. Posta uma foto de como eles ficam depois que vc passa no esmeril? Acho que pode ter algo a...

* Lubrificao dos cabos: meio polmico e opinativo, mas vou relatar minha experincia. Os condutes que a gente encontra por aqui dizem que tem revestimento interno em Teflon, mas nunca vi Teflon de verdade derreter ao aquecer no esmeril, da julgo que seja um plstico inferior. Alguns desses plsticos no aguentam contato com lubrificantes, principalmente graxa. Quando eu uso condutes bons (Shimano originais, nunca usei Jagwire), eu at passo uma graxa especfica pra bike (Algoo Militar, Algoo PM600 ou Shimano Premium, essa ltima quando o bolso t permitindo, mas nunca use graxa de ltio em contato com plsticos ou vedaes de qualquer tipo) e tenho boas experincias assim. Mas quando os condutes so genricos, eu j vi algumas graxas dissolverem esses tubinhos plsticos vagabundos e melarem o cabo dentro, prendendo. Nesse caso, eu opto por no lubrificar.

* Assentamento da cabea do cabo no passador: o EF500, assim como outros EZ Fire, tem um encaixe bem chatinho pro cabo. Eu uso uma chave de fenda velha e fina, que foi esmerilhada pra virar um espeto, pra conseguir colocar o cabo corretamente no encaixe, que bem firme e no deve deixar o cabo ir ou voltar dentro do passador. J vi diversas vezes o cabo apenas encostado contra o encaixe, sem estar preso (desse jeito ele desencosta do encaixe quando empurrado de volta), o que at funciona, mas depende da presso da mola do cmbio pra manter apoiado (coisa que os cmbios de entrada da Shimano no tem muito).

* Folgas nas articulaes do cmbio: isso s vai te afetar se for um cmbio mais rodado. Se tiver a chance de pegar um cmbio do mesmo modelo, porm novo, e testar a folga das articulaes, vai entender do que estou falando. Essa folga introduz imprecises na operao e bastante normal quando se fala de cmbios de entrada, que tm articulaes compostas de um simples furo onde o rebite passa, sem mancais, da o prprio furo se alarga com o tempo.

* Roldanas invertidas: procure se certificar de que a roldana certa est no lugar certo, j que em alguns cmbios elas so diferentes, identificadas pelas letras G (guide pulley ou roldana guia) quando a de cima e T (tension pulley ou roldana de tenso) quando a de baixo. Os mancais das roldanas podem ter comprimentos e dimetros diferentes tb, fique atento a isso.

Acho que s. Como vc relatou ter checado outras questes, que eu tb teria checado, me limitei a sugerir o que me pareceu que no foi feito. Posta a foto da ponta do condute esmerilhado pra gente checar. Boa sorte a!
Bora pedalar, seno estressa!
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X