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Problema no pedal??

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Tópico: Problema no pedal??
Postado Por: black_ovelha
Assunto: Problema no pedal??
Data de Publicação: 12 Dez 2020 as 11:57

Pessoal, boa tarde!!!

 

Aqui sempre ando por estradas de terra. Como a bike estava bem suja, nesta terça-feira aproveitei pra lavar. Como já fiz antes, tomei todos os cuidados: nada de jato forte e só um detergente de leve.

Lubrifiquei a corrente com cera e na quinta fiz um pedal também em estrada de terra. A bike tava fina. Corrente macia, nenhum barulho durante todo o trajeto.

Pois bem, hoje fui um pedal. Já ao sair de casa comecei a escutar uns estalos. De início senti a vibração no pé. Percebi que era localizado no pedal esquerdo, mas durante o passeio o negócio foi aumentando e quando colocava força no pedal direito começou o estalo daqueles lado também. Rapaz, foi uma bateria de samba durante o trajeto. Coitado do amigo que ficou escutando o téc – téc o tempo todo LOL

O que será que aconteceu? A bike estava excelente na quinta e hoje isso… Tomara que não seja pé-de-vela (poderia ser?). O que vcs aconselham?

 

Aproveitando o tópico, deixa eu tirar mais uma dúvida. Comprei um bar end pra bike. Como instalo? Segue a foto das luvas da GT. Devo cortar esse pedaço circulado em vermelho. Ou tenho que cortar também o segmento perto do freio (parte verde) para empurrar a luva mais para dentro? Pra cortar é só mandar o estilete ou tenho que tirar a luva?

 


Desde já, grato pela atenção.




Respostas:
Postado Por: mauritavares
Data de Publicação: 12 Dez 2020 as 12:41
Não sou nenhum especialista. 
Logo aparece alguém aqui para dar uma opinião mais precisa. 

Mas pela sua descrição, acredito que:

- o problema dos estalos é no movimento central, 
- para instalar o bar-end é só cortar a neste ponto circulado de vermelho.




Postado Por: black_ovelha
Data de Publicação: 12 Dez 2020 as 17:39
Originalmente postado por mauritavares mauritavares escreveu:

Não sou nenhum especialista. 
Logo aparece alguém aqui para dar uma opinião mais precisa. 

Mas pela sua descrição, acredito que:

- o problema dos estalos é no movimento central, 
- para instalar o bar-end é só cortar a neste ponto circulado de vermelho.



Entendi. 

Já me antecipando, segue foto do movimento central. Não sei muita coisa de bike, mas ele não devia ser "vedado" pra que esse tipo de coisa não aconteça?  Água eu até entendo ser difícil conter, principalmente um jato direcionado, mas areia....

É impressão ou falta uma peça nesse movimento central?




Postado Por: raulino
Data de Publicação: 12 Dez 2020 as 19:30
Boa noite, qual a marca e modelo da sua bike? Eu tive uma Cannondale Trail SL2 com movime to central octalink Shimano e nunca deu problema, mesmo carcando na lama, chuva, areia ou lavando... talvez este não tenha uma vedação tão boa

Um ponto em que já tive problema nela, foi com a entrada de poeira no canote... retire, limpe bem o canote e a parte interna do seattube... coloque uma camada fina de graxa e reinstale...

Sobre os bar-ends, não recomendo cortar as manoplas pois vai ficar mto curtas, o correto é reposicionar os freios, tirar e aí cortar as luvas, recolocar e i stake os bar-ends

Abraço e boa sorte

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"Reality is what you make it"
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ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: black_ovelha
Data de Publicação: 12 Dez 2020 as 22:47
É uma GT Avalanche.

Sobre o canote, eu havia descartado a hipótese porque o barulho ocorre qdo eu pedalo de pé.


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 13 Dez 2020 as 08:13
Já tive esse problema no pedal mesmo. E olha que ele era novo, troquei na garantia na loja e veio outro com problema do outro lado! Parece que rolou algo errado no lote que o lojista tinha.

Alguns pedais podem ser desmontados, mas realmente não sei como. Um mecânico de sua confiança pode ver isso pra vc. O barulho pode ter sido ocasionado pela entrada de sujeira no interior do pedal.

De qualquer forma, não descarte o problema no central tb. A foto que vc enviou mostra um central de ponta quadrada normal, porém com alguma ferrugem na porca externa. Não está faltando nenhuma peça nele, é assim mesmo. Mas compensa pedir um mecânico pra dar uma checada, pois essa ferrugem vai acabar fazendo ele travar dentro do quadro, aí vc aproveita e checa se não foi alguma sujeira que entrou.

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Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: black_ovelha
Data de Publicação: 14 Dez 2020 as 21:25
Não é ferrugem. É terra vermelha


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 14 Dez 2020 as 21:36
Terra vermelha geralmente é rica em minério de ferro, basicamente ferrugem. Eu sei que não é do central, mas me lembro que esse tipo de terra destrói a parte de baixo de carros que rodam em terrenos assim.

Reforço a minha recomendação: desmonta o central, faz a limpeza do interior do tubo e do central, remonta reaplicando graxa nas roscas. Isso faz parte s manutenção periódica da bike. Se o problema persistir, checa os pedais.

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Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: black_ovelha
Data de Publicação: 15 Dez 2020 as 13:15
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Terra vermelha geralmente é rica em minério de ferro, basicamente ferrugem. Eu sei que não é do central, mas me lembro que esse tipo de terra destrói a parte de baixo de carros que rodam em terrenos assim.

Reforço a minha recomendação: desmonta o central, faz a limpeza do interior do tubo e do central, remonta reaplicando graxa nas roscas. Isso faz parte s manutenção periódica da bike. Se o problema persistir, checa os pedais.
 
Levei ontem no mecânico. Infelizmente não tenho conhecimento nem as peças para desmontar e fazer essa manutenção. Enfim, fizeram o trabalho rapidinho e informaram que o problema foi uma folga na central aliado a um pouco de sujeira que havia entrado.
 
Agora tá lisa novamente. Só não sei se esse tipo de folga é algo que também ocorre periodicamente.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 15 Dez 2020 as 13:22
Sim, ocorre periodicamente. Esse tipo de central é mto fraquinho. O preço que são vendidos não pagam nem dois rolamentos de boa qualidade, e eles vendem um cartucho inteiro, com capas roscadas, eixo forjado e usinado, etc etc etc...


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 15 Dez 2020 as 13:50
Primeira coisa a dizer é sobre o posicionamento dos freios no guidão, http://https://www.pedal.com.br/forum/manetes-de-freio-por-que-tanta-gente-usa-errado_topic73983.html" rel="nofollow - clica aqui dá uma olhada no meu tópico sobre posicionamento da manete de freio pois o seu está errado. Explico todos os motivos no topico. A manete de freio não é trava de manopla.

pra colocar bar ends eu cortaria só a pontinha da manopla e escorregaria ela mais pra dentro do guidão, pra não diminiur muito o tamanho da manopla. Seria ideal fixar ela com alguma coisa no guidão, alguma cola ou spray de cabelo, pra ela nao escorregar. Ideal mesmo seria uma manopla com trava.


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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 15 Dez 2020 as 14:01
lembrei agora que eu fiz um vídeo testando essa bike igual a sua, gt avalanche.

esse freio Tektro original dela achei muito ruim e pra conseguir frear alguma coisa, precisei colocar numa posição extremamente longe da manopla.



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Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 15 Dez 2020 as 14:02
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Primeira coisa a dizer é sobre o posicionamento dos freios no guidão, http://https://www.pedal.com.br/forum/manetes-de-freio-por-que-tanta-gente-usa-errado_topic73983.html" rel="nofollow - clica aqui dá uma olhada no meu tópico sobre posicionamento da manete de freio pois o seu está errado. Explico todos os motivos no topico. A manete de freio não é trava de manopla.

pra colocar bar ends eu cortaria só a pontinha da manopla e escorregaria ela mais pra dentro do guidão, pra não diminiur muito o tamanho da manopla. Seria ideal fixar ela com alguma coisa no guidão, alguma cola ou spray de cabelo, pra ela nao escorregar. Ideal mesmo seria uma manopla com trava.

Depois do seu tópico, fui melhorar esse ajuste na bike, e percebi um detalhe bem interessante. Só consegui chegar nesse posicionamento, invertendo a ordem de montagem das manetes, colocando a de freio para dentro e a de marcha por fora. 100% das bikes vem montadas com o freio por fora. 



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