Imprimir Página | Fechar Janela

Troca de cambio traseiro Claris para Sora

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon
Nome do Fórum: Estrada - Speed / Track / Ciclocross
Descrição Fórum: Fórum para discussão de Speed / Ciclismo de Estrada / Track / Ciclocross e amantes da velocidade!
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=99575
Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 16:25
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Troca de cambio traseiro Claris para Sora
Postado Por: lfonseca
Assunto: Troca de cambio traseiro Claris para Sora
Data de Publicação: 18 Out 2020 as 18:54
Boa noite amigos.

Comprei uma Specilized Diverge com conjunto Claris. Antes eu usava uma Dahon (Dobrável) para os pedais, com cambio de 8v Sora. Mas como comecei a fazer distancias maiores e o esporte ficou mais frequente, comprei a Gravel para fazer um upgrade.

Acontece que o conjunto Claris tem se mostrado pior que o Sora para mim, as trocas estão pulando e ele tem feito barulhos. Como sou iniciante, não sei se isso se deve somente à regulagem. Nas subidas o Sora se comportava bem melhor que o Claris.

Pensei em trocar o cambio traseiro da Diverge (Claris) pelo da Dahon (sora).

Manete, cabos, k7 etc permaneceriam claris, seria somente o cambio mesmo

Será que isso vai fazer alguma diferença?

Abraços, 



Respostas:
Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 18 Out 2020 as 19:18
Não costumo postar no subforum de speed/track/ciclocross, mas entendo de mecânica. Até os câmbios Tourney A070 funcionam bem quando regulados, Claris e Sora não tem razão pra dar isso somente por serem de entrada. Ademais, os sintomas descritos são típicos de erro na regulagem ou gancheira torta, o que eu tb considero questão de regulagem.

Recomendo que leve a bike pra um mecânico de renome regular ou, se estiver disposto a aprender, regular vc mesmo. Os vídeos do Pedaleria e Onde Pedalar no YouTube são ótimas referências, mas se o idioma não for barreira, sugiro os da ParkTool, que tem uma série bastante extensa sobre o assunto.

Não julgue um câmbio apenas pela posição dele na hierarquia do fabricante. Com paciência, é possível fazer até câmbio Caloi (leia: chinês adesivado) funcionar bem. O problema geralmente é fazer essa regulagem de manter...

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: lfonseca
Data de Publicação: 18 Out 2020 as 19:32
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Não costumo postar no subforum de speed/track/ciclocross, mas entendo de mecânica. Até os câmbios Tourney A070 funcionam bem quando regulados, Claris e Sora não tem razão pra dar isso somente por serem de entrada. Ademais, os sintomas descritos são típicos de erro na regulagem ou gancheira torta, o que eu tb considero questão de regulagem.

Recomendo que leve a bike pra um mecânico de renome regular ou, se estiver disposto a aprender, regular vc mesmo. Os vídeos do Pedaleria e Onde Pedalar no YouTube são ótimas referências, mas se o idioma não for barreira, sugiro os da ParkTool, que tem uma série bastante extensa sobre o assunto.

Não julgue um câmbio apenas pela posição dele na hierarquia do fabricante. Com paciência, é possível fazer até câmbio Caloi (leia: chinês adesivado) funcionar bem. O problema geralmente é fazer essa regulagem de manter...

Entendo. O problema é que o Sora eu usei durante um ano e nunca precisei regular, fazia somente a limpeza. O Claris com 400 km já está assim, será que ele pode perder a regulagem mais rápido ou já veio desrregulado e eu não percebi no início?


Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 18 Out 2020 as 19:38
Comprou na loja da specialized? Não tem garantia a bike? Se tiver na garantia é só levar para eles fazerem a regulagem.


Postado Por: lfonseca
Data de Publicação: 18 Out 2020 as 22:44
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Comprou na loja da specialized? Não tem garantia a bike? Se tiver na garantia é só levar para eles fazerem a regulagem.

Comprei sim, comprei no Renato Estrella aqui no RJ, só queria tirar a dúvida sobre o Claris mesmo.

Fiquei com uma péssima impressão do Claris, em pouco tempo desregulou tudo, marchas pulando e que não entram direito, coisa que o Sora em um ano nunca aconteceu.


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 19 Out 2020 as 05:32
Existem várias questões sobre câmbio além da linha dele. Uma muito frequente é o estiramento do cabo do câmbio, que alonga alguns milímetros e detona a indexação. Isso é algo pra revisão de 30 dias, geralmente.

Já usei bike com cassete amplo que exigia uma troca mais exata e dava diferença no funcionamento pela dilatação do cabo por temperatura: eu tinha que dar um tapinha aliviando a tensão do cabo em manhãs frias e apertando em tardes quentes. E isso é totalmente independente do câmbio.

Uma esbarrada ou apoiada indevida tb pode causar isso: a gancheira ou o cage do câmbio empenam, o que tb joga a indexação pro lixo.

A questão de manter a regulagem não costuma variar muito entre linhas próximas, como o Claris e o Sora, que são como o Altus e o Acera que eu sou mais habituado. Essa diferença vc geralmente percebe entre Claris e o 105 (ou entre o Altus e o Deore, no caso do MTB): aí entra a questão do projeto e escolha dos materiais do câmbio, que não são voltados pra redução de peso apenas: o 105, por exemplo, usa mancais de material diferenciado em algumas articulações, enquanto o Claris tem furos simples com rebite, o que faz uma grande diferença na suavidade e estabilidade do funcionamento. A regulagem vai, obviamente, variar conforme o desgaste desses furos, mas se isso fosse tão rápido assim o câmbio já teria aberto folga em pouco tempo.

Mas é como o LeoSilva falou: se tem garantia, leva na loja. Posso te dizer de cadeira que existem várias razões pro Claris te dar um funcionamento tão bom quanto o Sora. Não encane com isso.

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: lfonseca
Data de Publicação: 19 Out 2020 as 21:27
Valeu, muito obrigado. Vou levar lana loja para eles darem uma olhada. Um abraço


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 22 Out 2020 as 17:28
Bom, experiência que eu tive, o Claris atual se comparado com o Sora antigo é um cambio mais amplo, ele aceita bem uma relação 50x34 - 11x32, isso de certa forma é bom pra quem busca uma bike mais flexível, mas por outro lado o cambio fica menos firme por que o cage dele é maior. O Sora tem um cage pequeno e geralmente fica bem firme, mas usando uma relação 53x39 - 11-28 ele já trabalha no limite da honra.

Eu sempre achei que meu Sora bate bem menos corrente que o Claris, mas os dois não costumam desregular. Acho que o fato de você rodar mais com a bike vai fazer você precisar mais daquele ajuste fino que hora ou outra a gente acaba fazendo, até pelo desgaste do próprio cassete. Então não sei se você terá muita vantagem na troca, mas se você tem uma relação mais curta é possível trocar um pelo outro sem problemas.


Postado Por: lfonseca
Data de Publicação: 04 Nov 2020 as 14:48
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Bom, experiência que eu tive, o Claris atual se comparado com o Sora antigo é um cambio mais amplo, ele aceita bem uma relação 50x34 - 11x32, isso de certa forma é bom pra quem busca uma bike mais flexível, mas por outro lado o cambio fica menos firme por que o cage dele é maior. O Sora tem um cage pequeno e geralmente fica bem firme, mas usando uma relação 53x39 - 11-28 ele já trabalha no limite da honra.

Eu sempre achei que meu Sora bate bem menos corrente que o Claris, mas os dois não costumam desregular. Acho que o fato de você rodar mais com a bike vai fazer você precisar mais daquele ajuste fino que hora ou outra a gente acaba fazendo, até pelo desgaste do próprio cassete. Então não sei se você terá muita vantagem na troca, mas se você tem uma relação mais curta é possível trocar um pelo outro sem problemas.


Valeu, obrigado a todos pelas dicas. Realmente era a regulagem, levei na loja e foi resolvido. Não farei a troca, pelo que li não vai valer a pena. Deixar para o futuro, quem sabe , pegar um bem melhor, como o 105, trocando o grupo. Abraços



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net