Chisel 2021
Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=99467
Data da Impressão: 26 Abr 2024 as 11:22 Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com
Tópico: Chisel 2021
Postado Por: Maquarte
Assunto: Chisel 2021
Data de Publicação: 29 Set 2020 as 13:27
E aí, o que acham?
https://www.specialized.com/br/pt/chisel" rel="nofollow - https://www.specialized.com/br/pt/chisel
https://www.youtube.com/watch?v=oGyKq-gpdLI" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=oGyKq-gpdLI
------------- SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
|
Respostas:
Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 29 Set 2020 as 15:17
a questão do canote é legal, existe uma perda de flexão compensada pela maior caída do quadro mas o ganho de usar canotes retráteis compensa (existiam de 27mm mas eram menos comuns, mais caro e frágeis)
Não sei se trocaria a minha por essa, a bike já é longa hoje e ficou mais ainda pedindo mesas mais curtas. De toda forma ela agora vem com o pinhão de 10... sram sx morreu e foi o deore que matou. Pro meu uso amador a nova não traz vantagens que compense a troca, para um profissional talvez valha a pena.
O preço subiu quase 50%...
------------- meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
|
Postado Por: FelipeV
Data de Publicação: 29 Set 2020 as 15:30
Ja foi melhor, agora ela esta ficando cara pelo que vem nela e a concorrencia.
Pontos seriam as rodas, freios Deore Novo e grupo SLX 12V, mesmo que com cassete Deore, que eu acho até um atrativo, pq vem cassete com boa vida util e preço "bom" sendo 10-51, qndo nas outras provavelmente será SX ou NX com 11-50.
Mas dai a concorrente direta nessa faixa de preço de "marca" tem a FSI-5, quadro de carbono, Fox 32 SC e NX Eagle, freios Deore antigos, rodas de charrete, mas tem o tal do Carbono e não só carbono, carbono torto .
Com alta do dolar a concorrencia contra FSI, Soul, Sense, fica complicado.
Se ela tivesse por 12 como antigamente e vindo com Reba era interessante.
|
Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 29 Set 2020 as 15:37
FelipeV escreveu:
Ja foi melhor, agora ela esta ficando cara pelo que vem nela e a concorrencia.
Pontos seriam as rodas, freios Deore Novo e grupo SLX 12V, mesmo que com cassete Deore, que eu acho até um atrativo, pq vem cassete com boa vida util e preço "bom" sendo 10-51, qndo nas outras provavelmente será SX ou NX com 11-50.
Mas dai a concorrente direta nessa faixa de preço de "marca" tem a FSI-5, quadro de carbono, Fox 32 SC e NX Eagle, freios Deore antigos, rodas de charrete, mas tem o tal do Carbono e não só carbono, carbono torto .
Com alta do dolar a concorrencia contra FSI, Soul, Sense, fica complicado.
Se ela tivesse por 12 como antigamente e vindo com Reba era interessante.
|
a minha foi 8 conto com tubelless e capacete de brinde, final de 2019. Nessa faixa na época só a FSi 5 era concorrente de verdade.
------------- meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
|
Postado Por: vitucastro
Data de Publicação: 29 Set 2020 as 15:58
Como o colega falou acima, por pouco mais pega uma FSI carbon 5, que apesar de vir com mix sx/nx, freios mt500 e rodas zuadas ainda é muito mais negócio pelo quadro e pela suspensão! Com o dolar e impostos nessas alturas, Soul me parece sempre a melhor opção!
|
Postado Por: Maquarte
Data de Publicação: 29 Set 2020 as 16:03
RuanRAC escreveu:
O preço subiu quase 50%...
|
A 2019 que estava namorando custava 7300
Agora o que mais me chamou atenção foram as soldas ... cade aquele acabamento top?
------------- SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
|
Postado Por: TGTECH
Data de Publicação: 29 Set 2020 as 16:32
Eles são muito bons de marketing e tem uma legião de pessoas que compram pela fidelidade da marca. Vai vender muito bem.
Gosto da marca, já tive duas Bikes e foram ótimas (Camber e Diverge).
------------- MTB - Sense Carbon Gravel - Enduravox GR Road - Hypervox
|
Postado Por: ghd
Data de Publicação: 29 Set 2020 as 16:38
FelipeV escreveu:
Ja foi melhor, agora ela esta ficando cara pelo que vem nela e a concorrencia.
Pontos seriam as rodas, freios Deore Novo e grupo SLX 12V, mesmo que com cassete Deore, que eu acho até um atrativo, pq vem cassete com boa vida util e preço "bom" sendo 10-51, qndo nas outras provavelmente será SX ou NX com 11-50.
Mas dai a concorrente direta nessa faixa de preço de "marca" tem a FSI-5, quadro de carbono, Fox 32 SC e NX Eagle, freios Deore antigos, rodas de charrete, mas tem o tal do Carbono e não só carbono, carbono torto .
Com alta do dolar a concorrencia contra FSI, Soul, Sense, fica complicado.
Se ela tivesse por 12 como antigamente e vindo com Reba era interessante.
|
Carbono torto?
------------- https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736
|
Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 29 Set 2020 as 17:52
Maquarte escreveu:
RuanRAC escreveu:
O preço subiu quase 50%...
|
A 2019 que estava namorando custava 7300
Agora o que mais me chamou atenção foram as soldas ... cade aquele acabamento top?
|
D'aluisio smart weld... Na real a tecnologia está na conformação dos tubos, e retiraram uma operação de alisamento das soldas (cara e trabalhosa).
Legal é ver o peso do quadro... fala em 1400gr... Carbono que se cuide
|
Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 29 Set 2020 as 18:25
estranho é que o peso já era na casa dos 1300-1400...
continuo dizendo, o problema é essa bike custar 4000 a mais de tabela do que custava em 2019
------------- meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
|
Postado Por: zoda
Data de Publicação: 29 Set 2020 as 20:47
Os atuais preços das bicicletas e componentes, cedo ou mais tarde, irão sufocar o esporte. Impossível alguém achar normal os preços atuais.
|
Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 30 Set 2020 as 01:38
RuanRAC escreveu:
a questão do canote é legal, existe uma perda de flexão compensada pela maior caída do quadro mas o ganho de usar canotes retráteis compensa (existiam de 27mm mas eram menos comuns, mais caro e frágeis)
Não sei se trocaria a minha por essa, a bike já é longa hoje e ficou mais ainda pedindo mesas mais curtas. De toda forma ela agora vem com o pinhão de 10... sram sx morreu e foi o deore que matou. Pro meu uso amador a nova não traz vantagens que compense a troca, para um profissional talvez valha a pena.
O preço subiu quase 50%...
|
Teve atualização na geometria deixando mais atual e troca do grupo sx pelo novo deore, além de poder receber canote retratil. É uma bike de aluminio voltada mais para competição. Fica entre a rockhopper e a epic hardtail que é de carbono.
|
Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 30 Set 2020 as 02:01
TGTECH escreveu:
Eles são muito bons de marketing e tem uma legião de pessoas que compram pela fidelidade da marca. Vai vender muito bem.
Gosto da marca, já tive duas Bikes e foram ótimas (Camber e Diverge). |
Sei não se vai vender. A antiga é uma das Specialized menos vendidas que já vi. Fora a minha, só vi uma numa competição.
|
Postado Por: FelipeV
Data de Publicação: 30 Set 2020 as 07:19
ghd escreveu:
FelipeV escreveu:
Mas dai a concorrente direta nessa faixa de preço de "marca" tem a FSI-5, quadro de carbono, Fox 32 SC e NX Eagle, freios Deore antigos, rodas de charrete, mas tem o tal do Carbono e não só carbono, carbono torto .
|
Carbono torto? |
Versão Gourmet = Assimétrico.
Versão Buteco = Torto.
|
Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 30 Set 2020 as 07:54
RuanRAC escreveu:
estranho é que o peso já era na casa dos 1300-1400...
continuo dizendo, o problema é essa bike custar 4000 a mais de tabela do que custava em 2019 |
Mesmo? Pois eles fizeram todo um glamour sobre essa tecnologia smart weld como responsável por deixar o quadro mais rígido e mais leve, se aproximando do carbono. Se o peso continua o mesmo, não passa de melhoria de processo (redução de custo)
|
Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 30 Set 2020 as 08:11
Mas a antiga já tinha esse processo e já tinha tido a redução de peso sobre um quadro normal de alumínio. Não foi nessa que usaram esse processo pela primeira vez.
|
Postado Por: Deko34
Data de Publicação: 30 Set 2020 as 08:12
Essa bike só vem engordando no peso e no preço, minha expert 2019 com xt m8000, freios mt500, roda da frente e a suspa reba da epic 2017,pesa 10.8kg, a 2020 original tem 12,2 kg, essa vem fácil com 12.5 kg.
|
Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 30 Set 2020 as 09:04
Deko34 escreveu:
Essa bike só vem engordando no peso e no preço, minha expert 2019 com xt m8000, freios mt500, roda da frente e a suspa reba da epic 2017,pesa 10.8kg, a 2020 original tem 12,2 kg, essa vem fácil com 12.5 kg. |
A minha veio com Reba. Reba é bem leve pelo preço dela. Na época pesava igual uma SID não carbono.
|
Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 30 Set 2020 as 16:24
Sei la... mas uma Scalpel-Si 6 pelos mesmo 15k... mesmo nao sendo Boost e tendo freios e uma relacao mais simples, ainda e uma full com uma Reba na frente que no contexto eu teria mais facil... sei la, minha opniao.
:)
|
Postado Por: Marco Queiroz
Data de Publicação: 30 Set 2020 as 16:51
Eu tenho uma Expert 2019, e gosto muito da minha bike. A bicicleta é tudo que a Specialized diz, mas não pagaria R$15.000,00 nessa ''nova''. A Expert custava R$10.879,00. A Trek Procaliber 9.5( carbono ) custa R$17.499,00 e olhando apenas a questão do preço, a Trek seria minha primeira opção se tivesse que pagar quinze mil ou mais em uma bike.
Link da Chisel 2019 https://www.specialized.com/br/pt/bicicleta-specialized-chisel-expert-masculina/p/154335?color=239070-154335&searchText=91719-3102" rel="nofollow - https://www.specialized.com/br/pt/bicicleta-specialized-chisel-expert-masculina/p/154335?color=239070-154335&searchText=91719-3102
|
Postado Por: ghd
Data de Publicação: 30 Set 2020 as 17:11
gm1987 escreveu:
Maquarte escreveu:
RuanRAC escreveu:
O preço subiu quase 50%... |
A 2019 que estava namorando custava 7300
Agora o que mais me chamou atenção foram as soldas ... cade aquele acabamento top?
|
D'aluisio smart weld... Na real a tecnologia está na conformação dos tubos, e retiraram uma operação de alisamento das soldas (cara e trabalhosa).
Legal é ver o peso do quadro... fala em 1400gr... Carbono que se cuide |
Bem vindo a 2017
https://bikerumor.com/2017/07/01/2018-specialized-chisel-smartweld-alloy-hardtail-mountain-bike-smooth-affordable-racer/
------------- https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736
|
Postado Por: leonardovit
Data de Publicação: 30 Set 2020 as 18:52
Eu não me conformo... quando lançaram a bike, vinha com Reba, GX, e freios melhores. A cada ano que passou, eles foram capando a bike, até chegar nisso, e agora ainda cobrar o olho da cara.
Pra mim não vale, iria na Cannondale FSi Carbon 5 sem dúvidas. É mto mais acessível trocar o par de rodas lixão da FSi 5, do que trocar de suspensão.
|
Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 01 Out 2020 as 11:33
Pra eu, a unica coisa que falta na FSI Carbon 5 2021 sao os Cubos, aros e raios, ta show, assim como pneus!!!
Sei la, meu ponto de vista!
|
Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 01 Out 2020 as 12:11
HardWell escreveu:
Pra eu, a unica coisa que falta na FSI Carbon 5 2021 sao os Cubos, aros e raios, ta show, assim como pneus!!!
Sei la, meu ponto de vista! |
Aí o preço da bike sobe uns 5mil...
Vale mais a pena pra cannondale vender a bike assim, e cada comprador faz upgrade da roda como desejar. As rodas fracas deixam a bike mais competitiva no preço.
|
Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 01 Out 2020 as 12:13
Mesma ideia da Chisel, a cada ano está perdendo qualidade nos componentes. A redução de custo já chegou até no quadro, que era um diferencial da Specialized e agora apresenta soldas naturais, sem acabamento.
Mas o preço segue subindo! Vejo isso como uma tentativa de manter as bikes viáveis, sem repassar ao produto todo o aumento da cadeia produtiva.
|
Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 01 Out 2020 as 12:29
Então o diferencial era aparência?
|
Postado Por: Maquarte
Data de Publicação: 01 Out 2020 as 12:40
Fabio escreveu:
Então o diferencial era aparência? | Na minha opinião, não, dou muito valor as tecnologias empregadas nos produtos em geral, mas no meu caso acabamento conta muitos pontos e era um grande diferencial dela
------------- SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
|
Postado Por: vitucastro
Data de Publicação: 01 Out 2020 as 12:51
Hoje você compra uma Soul Vesúvio full SLX com SID e garantia vitalícia na versão limitada copa do mundo nessa faixa de preço 15/16mil. Tudo bem que não é a pronta entrega mas no meu ponto de vista impossível alguma outra bike bater esse custo benefício. Encomendei a Volcano, kit full XT, upgrade para SID SL, SIDLUXE Ultimate e Selle Italia X-LR Superflow por R$23.500 (valor final com 6% de desconto para pagamento a vista). Praticamente o preço de uma EPIC HT Comp.
|
Postado Por: centauromtb
Data de Publicação: 01 Out 2020 as 14:50
HardWell escreveu:
Pra eu, a unica coisa que falta na FSI Carbon 5 2021 sao os Cubos, aros e raios, ta show, assim como pneus!!!
Sei la, meu ponto de vista! |
Tb acho, compra um par de cubo Novatec D791sb D792sb no alie e troca, bom demais esses cubos.
Na minha FSi 4 eu montei nova roda traseira com D792sb, aro DT e raios Pillar 1420, ficou muito bom. Na dianteira eu não mexi por conta do cubo q é específico pra Left
|
Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 01 Out 2020 as 16:51
Sim, porque os raios dela, assim como aros e os pneus, ao meu ver sao otimso!!!
Uns novatec resolve o problema facil!!!
|
Postado Por: ghd
Data de Publicação: 01 Out 2020 as 16:53
Eu acho a roda toda ruim. 2,3kg em um par de rodas é sacanagem.
Única "vantagem" é ser tubess ready e ter pelo menos 23mm. Se não me engano até a largura caparam nas versões mais novas.
------------- https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736
|
Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 01 Out 2020 as 17:12
vitucastro escreveu:
Hoje você compra uma Soul Vesúvio full SLX com SID e garantia vitalícia na versão limitada copa do mundo nessa faixa de preço 15/16mil. Tudo bem que não é a pronta entrega mas no meu ponto de vista impossível alguma outra bike bater esse custo benefício. Encomendei a Volcano, kit full XT, upgrade para SID SL, SIDLUXE Ultimate e Selle Italia X-LR Superflow por R$23.500 (valor final com 6% de desconto para pagamento a vista). Praticamente o preço de uma EPIC HT Comp.
|
As epics são caras demais. Cannondale muito mais custo benefício.
|
Postado Por: vitucastro
Data de Publicação: 01 Out 2020 as 18:37
LeoSilva escreveu:
vitucastro escreveu:
Hoje você compra uma Soul Vesúvio full SLX com SID e garantia vitalícia na versão limitada copa do mundo nessa faixa de preço 15/16mil. Tudo bem que não é a pronta entrega mas no meu ponto de vista impossível alguma outra bike bater esse custo benefício. Encomendei a Volcano, kit full XT, upgrade para SID SL, SIDLUXE Ultimate e Selle Italia X-LR Superflow por R$23.500 (valor final com 6% de desconto para pagamento a vista). Praticamente o preço de uma EPIC HT Comp.
|
As epics são caras demais. Cannondale muito mais custo benefício. |
Realmente Cannondale consegue um custo benefício maior por ser "made in zona franca de Manaus". De qualquer forma ainda prefiro uma Vesúvio bem equipada do que um Cannondale toda capada!
|
Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 01 Out 2020 as 23:57
é uma marca que faz o quadro e monta o resto que deu downgrade nos quadros de alumínio (a rockhoper também deu uma caída nos últimos modelos mais caros)
Essa estratégia de puxar o comprador para o próximo nível capando os produtos só cola até certo ponto.
------------- meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
|
Postado Por: raulino
Data de Publicação: 02 Out 2020 as 01:06
gm1987 escreveu:
Mesma ideia da Chisel, a cada ano está perdendo qualidade nos componentes. A redução de custo já chegou até no quadro, que era um diferencial da Specialized e agora apresenta soldas naturais, sem acabamento.
Mas o preço segue subindo! Vejo isso como uma tentativa de manter as bikes viáveis, sem repassar ao produto todo o aumento da cadeia produtiva. |
Me lembrou da saudosa Pitch... que de uma brilhante All Mountain 26 apta a encarar um Enduro, decaiu pra uma HT 27.5 de entrada e sumiu dos catalogos com o tempo... muito estranhas essas estratégias de portfólio da Spz
------------- "Reality is what you make it" GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
|
Postado Por: Maquarte
Data de Publicação: 02 Out 2020 as 07:47
RuanRAC escreveu:
é uma marca que faz o quadro e monta o resto que deu downgrade nos quadros de alumínio (a rockhoper também deu uma caída nos últimos modelos mais caros)
Essa estratégia de puxar o comprador para o próximo nível capando os produtos só cola até certo ponto.
| Os modelos 2019 parecem que foram o ápice, depois decadência
------------- SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
|
Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 02 Out 2020 as 08:08
raulino escreveu:
gm1987 escreveu:
Mesma ideia da Chisel, a cada ano está perdendo qualidade nos componentes. A redução de custo já chegou até no quadro, que era um diferencial da Specialized e agora apresenta soldas naturais, sem acabamento.
Mas o preço segue subindo! Vejo isso como uma tentativa de manter as bikes viáveis, sem repassar ao produto todo o aumento da cadeia produtiva. |
Me lembrou da saudosa Pitch... que de uma brilhante All Mountain 26 apta a encarar um Enduro, decaiu pra uma HT 27.5 de entrada e sumiu dos catalogos com o tempo... muito estranhas essas estratégias de portfólio da Spz |
É um estratégia burra. Valoriza demais o produto. Aí vende pouco e começa a capar os produtos aí vende menos ainda e sai do mercado.
|
Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 02 Out 2020 as 08:12
Fabio escreveu:
Então o diferencial era aparência? |
Não se trata de aparência, se vc entender de engenharia vai saber sobre concentração de tensão e como isso influencia uma solda
|
Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 02 Out 2020 as 08:18
LeoSilva escreveu:
raulino escreveu:
gm1987 escreveu:
Mesma ideia da Chisel, a cada ano está perdendo qualidade nos componentes. A redução de custo já chegou até no quadro, que era um diferencial da Specialized e agora apresenta soldas naturais, sem acabamento.
Mas o preço segue subindo! Vejo isso como uma tentativa de manter as bikes viáveis, sem repassar ao produto todo o aumento da cadeia produtiva. |
Me lembrou da saudosa Pitch... que de uma brilhante All Mountain 26 apta a encarar um Enduro, decaiu pra uma HT 27.5 de entrada e sumiu dos catalogos com o tempo... muito estranhas essas estratégias de portfólio da Spz |
É um estratégia burra. Valoriza demais o produto. Aí vende pouco e começa a capar os produtos aí vende menos ainda e sai do mercado.
|
Não temos como afirmar que se trata de estratégia de portfólio. Marcas de bikes são montadoras, iguais as de carro. Fabricam somente o "chassi" e o resto é tudo comprado de fornecedores.
Ou seja, se o fornecedor reajusta 50% o preço, o que faz a montadora? Reajusta a o preço da bike. Ou o grupo que antes com X dinheiros comprava um GX, passou a pagar somente um SX...
Custos é uma parada complicada, ainda mais no Braziu onde a carga alta de impostos deixa isso muito mais evidente. Qualquer aumento de custo é multiplicado por 1,5 no braziu.
|
|