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Ajuda sobre a velocidade da minha speed

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon
Nome do Fórum: Estrada - Speed / Track / Ciclocross
Descrição Fórum: Fórum para discussão de Speed / Ciclismo de Estrada / Track / Ciclocross e amantes da velocidade!
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Data da Impressão: 24 Abr 2024 as 00:05
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Tópico: Ajuda sobre a velocidade da minha speed
Postado Por: egoniii
Assunto: Ajuda sobre a velocidade da minha speed
Data de Publicação: 23 Set 2020 as 11:11
Então eu estou usando agora a minha primeira speed, uma caloi sprint 10(caloi 10) que eu herdei do meu avô, ela é se eu não me engano o modelo de 81/82 então ela tem um bom tempo. A questão é o seguinte ela ficou parada por volta de 4 a 5 anos, quando peguei estava empoeirada e suja, ainda esta suja kkk porquê não sei desmontar bicicleta e temo estragar algo nela, com todos esses fatores imagino que as peças não estejam tendo seu melhor desempenho e deixando a desejar.
Semana passada sai com meu "grupo de ciclismo" para fazer um percurso de 100km aproximadamente, a bicicleta de ninguém nesse grupo é muito boa, são medianas. Eu sou o único com uma speed o resto é mtb, logo imagino que no quesito velocidade a minha deveria se destacar, porém isso não esta acontecendo, fui ultrapassado em uma decida por uma mtb, não pelo desempenho da pessoa, mas sim pelo da bike, ambos de nos estávamos com uma postura correta para pegar velocidade em uma decida! isso me frustra de mais pois não sei o que impede a minha bicicleta de pegar velocidade.
Se alguém tiver algum palpite sobre o que possa ser vai ajudar muito. Eu não tenho orçamento para mudanças muito caras então a troca de muitos componentes ou de algum muito caro esta quase inviável para mim.



Respostas:
Postado Por: sincero
Data de Publicação: 23 Set 2020 as 11:25
Talvez os rolamentos dos cubos estejam presos. Nas descidas, isso faz diferença.
Já nos planos e nas subidas, o componente que faz mais diferença são as pernas do ciclista.


Postado Por: egoniii
Data de Publicação: 23 Set 2020 as 11:56
Alguém tinha comentado isso tbm, kk é a ssbida eu to treinando. Eu vou ver sobre os rolamentos vlw pela ajudaThumbs Up


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 23 Set 2020 as 14:32
Numa descida, onde ambos estão descendo somente na gravidade, sem pedalar (entendi que foi este o seu caso) o que manda são os cubos da bike e os PNEUS.

Os cubos, envolve manutenção, que no caso da bicicleta a muito tempo parada deveria ter sido feita antes de voltar a rodar.

Os pneus, envolve o modelo e a calibragem. Pneus baratos tendem a segurar mais a bike, e a calibragem em pneus road é muito sensível. 60PSI num pneu 25 é como andar de MTB com pneu furado.


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 23 Set 2020 as 15:11
[QUOTE=egoniii] <span style="white-space:pre">     </span>Então eu estou usando agora a minha primeira speed, uma caloi sprint 10(caloi 10) que eu herdei do meu avô, ela é se eu não me engano o modelo de 81/82 então ela tem um bom tempo. A questão é o seguinte ela ficou parada por volta de 4 a 5 anos, quando peguei estava empoeirada e suja, ainda esta suja kkk porquê não sei desmontar bicicleta e temo estragar algo nela, com todos esses fatores imagino que as peças não estejam tendo seu melhor desempenho e deixando a desejar.
<span style="white-space:pre">     </span>Semana passada sai com meu "grupo de ciclismo" para fazer um percurso de 100km aproximadamente, a bicicleta de ninguém nesse grupo é muito boa, são medianas. Eu sou o único com uma speed o resto é mtb, logo imagino que no quesito velocidade a minha deveria se destacar, porém isso não esta acontecendo, fui ultrapassado em uma decida por uma mtb, não pelo desempenho da pessoa, mas sim pelo da bike, ambos de nos estávamos com uma postura correta para pegar velocidade em uma decida! isso me frustra de mais pois não sei o que impede a minha bicicleta de pegar velocidade.
<span style="white-space:pre">     </span>Se alguém tiver algum palpite sobre o que possa ser vai ajudar muito. Eu não tenho orçamento para mudanças muito caras então a troca de muitos componentes ou de algum muito caro esta quase inviável para mim.
[/QUOTE

Se os cubos forem originais da época pod estar com as bacias gastas, sujos, secos, e com folgas. Então o mínimo seria uma manutenção neles. Se forem originais não utilizam rolamentos e sim bilhas soltas. Na descida, o peso do sujeito TB conta. O fulano que te deixou frustrado é muito mais pesado que vc? Agora um conselho: ficar frustrado com isso é tão pequeno. Aproveite seus passeios.


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 23 Set 2020 as 15:14
Eu ia falar o mesmo... cubos e calibragem dos pneus como primeiro ponto pra investigar.

Em descidas de velocidade (50 pra cima), a aerodinâmica conta significativamente. Já ultrapassei gente no asfalto que estava pedalando, simplesmente por me encolher corretamente. Aerodinâmica é um tema complexo, com muita desinformação. A sua posição em si é o que mais conta, depois vem ganhos menores como roupas justas, bike / capacete aerodinâmico, etc. Claro, isso falando só de altas velocidades, por um bom tempo. Mas não entre na neura e não se arrisque em ficar em posições perigosas para pilotagem esse risco não vale a pena... 

Talvez TALVEZ qualidade dos pneus também conte. Isso num nível bem menor, mas tem pneus que rolam mais que outros. Mas essa seria a última coisa a ver...

Veja também esse artigo:
https://www.pedal.com.br/9-dicas-para-descer-melhor-no-ciclismo-de-estrada_texto11698.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/9-dicas-para-descer-melhor-no-ciclismo-de-estrada_texto11698.html



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Postado Por: zoda
Data de Publicação: 23 Set 2020 as 15:18
Veja também se as rodas estão alinhadas. Levante a bicicleta e gire as rodas com a mão. Verifique se estão alinhadas e se não estão pegando nos freios.


Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 23 Set 2020 as 21:33
Na descida o mais pesado leva vantagem.
Se a diferença de peso for grande, supera a vantagem aerodinâmica.


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Antonio Carlos


Postado Por: Degan
Data de Publicação: 24 Set 2020 as 13:46
Revisão...
Não é só pelo fato de ser uma "speed" q vai descer melhor.
As MTBs evoluíram mto.
A sua provavelmente precisa de uma boa revisão e trocar peças. Mesmo assim não quer dizer q vai descer melhor.

*Pare de se preocupar com bobagens, querer ganhar em velocidade em descida só vai te fazer chegar mais rápido no hospital.
Foque no que importa.


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 24 Set 2020 as 14:47
Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Na descida o mais pesado leva vantagem.
Se a diferença de peso for grande, supera a vantagem aerodinâmica.

De onde vem essa informação ?


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Postado Por: Degan
Data de Publicação: 24 Set 2020 as 15:48
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Na descida o mais pesado leva vantagem.
Se a diferença de peso for grande, supera a vantagem aerodinâmica.


De onde vem essa informação ?

provavelmente ouviu dizer e saiu espalhando. Mais ou menos aqueles vídeos que a nossa tia maluca compartilha no whatsapp dizendo que água tônica mata o coronavírus.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 24 Set 2020 as 16:37
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Na descida o mais pesado leva vantagem.
Se a diferença de peso for grande, supera a vantagem aerodinâmica.

De onde vem essa informação ?

Fonte: TDC LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 24 Set 2020 as 16:39
Considerando a energia potencial gravitacional, SIM, um sujeito mais pesado adquire mais velocidade na mesma descida que outro mais leve. PORÉM, a partir disso, afirmar que supera a resistência aerodinâmica, é bem complexo... Cálculos aerodinâmicos não são nada simples. 


Postado Por: GabrielSL329
Data de Publicação: 24 Set 2020 as 16:46
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Na descida o mais pesado leva vantagem.
Se a diferença de peso for grande, supera a vantagem aerodinâmica.


De onde vem essa informação ?

provavelmente ouviu dizer e saiu espalhando. Mais ou menos aqueles vídeos que a nossa tia maluca compartilha no whatsapp dizendo que água tônica mata o coronavírus.

O gordo aqui (120 kg) pode afirmar.....

Eu e um colega meu: 
AMBOS com cubos Novatec 791/792 e pneus Continental RaceKing com calibragem adequada ao peso de cada um.
Ele com cerca de 1,75m e eu com quase 1,90m
Ele tem que pedalar morro abaixo para tentar me acompanhar...
70 x 120 kg
Lastro de apoio não falta!

Não é achismo, é andar com um gordo pra avaliar!


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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 24 Set 2020 as 17:57
Olha... eu não costumo discordar de nada sem verificar antes, mas...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_queda_dos_corpos

Parece que Galileu Galilei, Isaac Newton e Albert Einstein acham que objetos leves e pesados sofrem a mesma atração gravitacional... LOL


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Postado Por: RafaCesino
Data de Publicação: 24 Set 2020 as 18:04
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Olha... eu não costumo discordar de nada sem verificar antes, mas...

<span style="font-size: 12px;">https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_queda_dos_corpos</span>
<span style="font-size: 12px;">
</span>
<span style="font-size: 12px;">Parece que Galileu Galilei, Isaac Newton e Albert Einstein acham que objetos leves e pesados sofrem a mesma atração gravitacional... LOL</span>


Mas observa-se apenas no vácuo certo?


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 24 Set 2020 as 19:07
Sim, no vácuo, logo se não for no vácuo, tem outras variáveis, mas não o peso.

A maior influência, a partir de certa velocidade, em geral é a aerodinâmica (por isso a lei vale no vácuo, pois não há resistência do ar.

E então entrará outras resistências - resistência a rolagem dos pneus (influenciado pela borracha, pressão, tpi, etc), rolamentos do cubo (tem até uns de cerâmica que prometem rolar mais) e a própria qualidade do asfalto (que pode influência o tipo e pressão usada no pneu).

O que se pode questionar com peso é que em certas situações, alguns impactos diminuiriam menos a velocidade, mantendo mais inércia. Talvez isso no mountain biking mais extremo, mas isso não compensa a força que precisa pra acelerar e desacelerar a bike. Basta uma retomada de curva mais lenta pra tirar uma suposta vantagem desse tipo... 


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Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 24 Set 2020 as 19:11

Só ver se colocaram peso na bike do sujeito...


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Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 00:09



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Antonio Carlos


Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 00:10
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Na descida o mais pesado leva vantagem.
Se a diferença de peso for grande, supera a vantagem aerodinâmica.


De onde vem essa informação ?

Da física

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Antonio Carlos


Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 00:18
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Olha... eu não costumo discordar de nada sem verificar antes, mas...

<span style="font-size: 12px;">https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_queda_dos_corpos</span>
<span style="font-size: 12px;">
</span>
<span style="font-size: 12px;">Parece que Galileu Galilei, Isaac Newton e Albert Einstein acham que objetos leves e pesados sofrem a mesma atração gravitacional... LOL</span>


Você vive no vácuo?
A experiência dos corpos foi testada simbolicamente na Lua e vc diz que acontece o mesmo na Terra?

Com uma pequena variação no arrasto entre 2 ciclistas, o peso é o principal determinante em velocidades, digamos até 60 por hora.

Se estivessem a 200 km/h, obviamente a aerodinâmica seria mais importante que a diferença de peso.

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Antonio Carlos


Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 00:19
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Na descida o mais pesado leva vantagem.
Se a diferença de peso for grande, supera a vantagem aerodinâmica.


De onde vem essa informação ?

provavelmente ouviu dizer e saiu espalhando. Mais ou menos aqueles vídeos que a nossa tia maluca compartilha no whatsapp dizendo que água tônica mata o coronavírus.


Termine o 2o grau e volte aqui p comentar, Ok?

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Antonio Carlos


Postado Por: GabrielSL329
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 08:05
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Olha... eu não costumo discordar de nada sem verificar antes, mas...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_queda_dos_corpos

Parece que Galileu Galilei, Isaac Newton e Albert Einstein acham que objetos leves e pesados sofrem a mesma atração gravitacional... LOL

Uma coisa que eu aprendi é: WikiPedia não é fonte confiável de informação (ao menos no Brasil).
Não estou duvidando de leis da física nem nada. É a pura constatação de ser gordo e tomar taco naas subidas e buscar a desvantagem nas descidas!


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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 08:09
Na queda de corpos, a energia potencial gravitacional Ep = m * g * h se converte em energia cinética E = 1/2 * m * c2

Considerando o principio de conservação de energia, Ep = Ec, temos que mgh = 1/2mc2

Ou seja, a massa é constante nos dois lados da equação, logo não influencia na velocidade. O que influencia na velocidade e g (aceleração da gravidade) e h (altura do objeto).

PORÉM o segundo ciclista, mais pesado, TEM MAIS ENERGIA CINÉTICA (mesma velocidade que o magro OK?) E o que isso me diz?

Tendo mais ENERGIA CINÉTICA, a perda de energia por arrasto aerodinâmico induz uma redução de velocidade menor do que no ciclista mais magro!

Ou seja, o GORDO tem vantagem sim na descida, considerando o mesmo arrasto aerodinâmico para os dois ciclistas!

Conseguiram me entender? Física é muito interessante por isso, não é democrática 




Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 08:11
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Olha... eu não costumo discordar de nada sem verificar antes, mas...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_queda_dos_corpos

Parece que Galileu Galilei, Isaac Newton e Albert Einstein acham que objetos leves e pesados sofrem a mesma atração gravitacional... LOL

Uma coisa que eu aprendi é: WikiPedia não é fonte confiável de informação (ao menos no Brasil).
Não estou duvidando de leis da física nem nada. É a pura constatação de ser gordo e tomar taco naas subidas e buscar a desvantagem nas descidas!

Amigo, a fonte está corretíssima. Mas ali tem uma simplificação óbvia, que é desconsiderar a perca de energia por arrasto aerodinâmico. Isso pq é muito complexo determinar precisamente o quanto esse efeito ocorre. O caso ali é teórico, como a maioria das coisas na física.


Postado Por: Degan
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 10:00
Então podemos concluir que o mesmo equipamento, um ciclista de 70kg vai descer mais devagar que um ciclista de 90kg?

Certeza?
Certeza mesmo?

Se sim, se arremessar esses 2 ciclistas do alto de um prédio de 10 andares.
O ciclista de 90kg vai se esborrachar primeiro.

Talvez isso explique o fato dos sprintistas, que são mais pesados que os demais, serem os campeões em descidas longas (peraí, não são?).


Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 11:22
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Então podemos concluir que o mesmo equipamento, um ciclista de 70kg vai descer mais devagar que um ciclista de 90kg?

Certeza?
Certeza mesmo?

Se sim, se arremessar esses 2 ciclistas do alto de um prédio de 10 andares.
O ciclista de 90kg vai se esborrachar primeiro.

Talvez isso explique o fato dos sprintistas, que são mais pesados que os demais, serem os campeões em descidas longas (peraí, não são?).


Certeza que com bicicletas semelhantes e os dois na mesma posição, o de 90 desce mais rápido. Certeza mesmo.

Quer dizer que se vc jogar uma bola de isopor e outra de chumbo, do alto de um prédio, as duas chegam juntas ao chão? Certeza? Certeza mesmo?

Na Lua, o astronauta largou a picareta e uma pena, e as duas chegaram juntas ao chão...
Baita desperdício, pq segundo alguns daria p ter o mesmo resultado aqui na terra.....

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Antonio Carlos


Postado Por: Degan
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 11:41
Uma bola de boliche e uma de sinuca devem chegar ao mesmo tempo.


Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 12:19
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Uma bola de boliche e uma de sinuca devem chegar ao mesmo tempo.


Pq não considera uma bola de isopor e uma de chumbo, com o mesmo tamanho?

É mais fácil de visualizar a influência do peso.

A bola de boliche e sinuca não têm nem o mesmo tamanho. Além de terem densidades parecidas.


Resumindo, é fato que ciclistas mais gordos ganham mais velocidade nas descidas, se ninguém pedalar.
Você pode até discutir comigo, mas p derrubar as leis da física, só usando mais física.

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Antonio Carlos


Postado Por: ViihTri
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 12:21
O galera, estamos no planeta Terra.

Aqui a gravidade não é desprezível, logo quem tem mais massa (mais "pesado") tem maior aceleração e consequentemente chegará a uma velocidade maior em menos tempo.

E isso não precisa ser em queda livre. Apenas uma leve inclinação já basta pra física acontecer.

Não mudem a física, pelo amor de Deus!!! kkkkk....


Postado Por: ViihTri
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 12:24
Originalmente postado por ViihTri ViihTri escreveu:

O galera, estamos no planeta Terra.

Aqui a gravidade não é desprezível, logo quem tem mais massa (mais "pesado") tem maior aceleração e consequentemente chegará a uma velocidade maior em menos tempo.

E isso não precisa ser em queda livre. Apenas uma leve inclinação já basta pra física acontecer.

Não mudem a física, pelo amor de Deus!!! kkkkk....

Ep = M x h x g

Se a altura do solo for a mesma dos dois ciclistas (considerando que as bikes são muito parecidas, isso é irrelevante pro calculo) e a gravidade da terra não mudar para ambos os bikers (acho que não mudará né?) a MASSA ("peso") de cada ciclista é o que influenciará a energia (potencial e depois transformada em cinética)!!!


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 12:41
Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:


Com uma pequena variação no arrasto entre 2 ciclistas, o peso é o principal determinante em velocidades, digamos até 60 por hora. 

Se estivessem a 200 km/h, obviamente a aerodinâmica seria mais importante que a diferença de peso.

Não duvido que possam haver outros fatores, não sou físico, mas ainda não entendi esse.

Variação em qual arrasto ? Aerodinâmico ?



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Postado Por: RafaCesino
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 12:55
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:


Com uma pequena variação no arrasto entre 2 ciclistas, o peso é o principal determinante em velocidades, digamos até 60 por hora. 

Se estivessem a 200 km/h, obviamente a aerodinâmica seria mais importante que a diferença de peso.

Não duvido que possam haver outros fatores, não sou físico, mas ainda não entendi esse.

Variação em qual arrasto ? Aerodinâmico ?



Pedro o conceito é o mesmo para subir. Os mais leves sobem mais rápido.

Nesse blog o autor detalhe muito bem as forças envolvidas no ciclismo, seja no plano, subidas e descidas.

Vai ficar bem claro.

https://bikedeengenheiro.blogspot.com/2017/02/as-forcas-envolvidas-no-ciclismo.html?m=1" rel="nofollow - https://bikedeengenheiro.blogspot.com/2017/02/as-forcas-envolvidas-no-ciclismo.html?m=1


Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 13:27
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:


Com uma pequena variação no arrasto entre 2 ciclistas, o peso é o principal determinante em velocidades, digamos até 60 por hora. 

Se estivessem a 200 km/h, obviamente a aerodinâmica seria mais importante que a diferença de peso.

Não duvido que possam haver outros fatores, não sou físico, mas ainda não entendi esse.

Variação em qual arrasto ? Aerodinâmico ?




Em arrasto, juntei tudo: rolagem, cubos e aerodinâmico. Não é igual p os 2, mas a diferença é pequena em velocidades "ciclisticas", os 2 na mesma posição e bicicletas razoáveis.
Nesse caso o pesado vai ganhar mais velocidade.

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Antonio Carlos


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 13:28
Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

 
Pedro o conceito é o mesmo para subir. Os mais leves sobem mais rápido.

Nesse blog o autor detalhe muito bem as forças envolvidas no ciclismo, seja no plano, subidas e descidas.

Vai ficar bem claro.

https://bikedeengenheiro.blogspot.com/2017/02/as-forcas-envolvidas-no-ciclismo.html?m=1" rel="nofollow - https://bikedeengenheiro.blogspot.com/2017/02/as-forcas-envolvidas-no-ciclismo.html?m=1

Muito maneira essa postagem. Principalmente a tabela.

Não consegui ler tudo em detalhes ainda. Mas não achei referencias que façam uma variação somente do peso. A tabela que é muito legal, mostra variações justamente na aerodinâmica, que foi o fator que eu tinha falado que é o mais importante.

O que entendi sobre a gravidade é que quanto mais inclinado, maior a velocidade, mas independente do peso. Sim, quanto mais peso, maior a inércia... mas inércia seria para aceleração e desaceleração, não ? 

Como eu disse, não sou físico... mas nunca vi uma referência sobre mais pesado tem velocidade final maior no mundo das bikes... o que não quer dizer que eu não possa estar errado!


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Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 13:39
Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:


Em arrasto, juntei tudo: rolagem, cubos e aerodinâmico. Não é igual p os 2, mas a diferença é pequena em velocidades "ciclisticas", os 2 na mesma posição e bicicletas razoáveis.
Nesse caso o pesado vai ganhar mais velocidade.


Não é pequena não...

Veja a linha 4 e 5. Pequena mudança na aerodinâmica, com mesma pressão de pneus e peso, da mais de 1 km /h com inclinação.





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Postado Por: RafaCesino
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 13:52
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

 
Pedro o conceito é o mesmo para subir. Os mais leves sobem mais rápido.

Nesse blog o autor detalhe muito bem as forças envolvidas no ciclismo, seja no plano, subidas e descidas.

Vai ficar bem claro.

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Muito maneira essa postagem. Principalmente a tabela.

Não consegui ler tudo em detalhes ainda. Mas não achei referencias que façam uma variação somente do peso. A tabela que é muito legal, mostra variações justamente na aerodinâmica, que foi o fator que eu tinha falado que é o mais importante.

O que entendi sobre a gravidade é que quanto mais inclinado, maior a velocidade, mas independente do peso. Sim, quanto mais peso, maior a inércia... mas inércia seria para aceleração e desaceleração, não ? 

Como eu disse, não sou físico... mas nunca vi uma referência sobre mais pesado tem velocidade final maior no mundo das bikes... o que não quer dizer que eu não possa estar errado!


A gravidade exerce impacto considerável. E nesse caso, quanto maior o peso do ciclista, mais impacto terá.


Postado Por: Gustavoct
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 14:45
Gostei desse lance do mais pesado descer melhor !!! 
Vou procurar percursos predominantemente sendo descidas para registrar meus Kom's LOLLOLLOLLOL !!! 
Pelo que entendi, o mais pesado tem mais energia cinética que fará ele superar as forças contrárias (arrastos, aerodinamica, rolamento, grip do pneu no asfalto, etc...) mais facilmente 
resultando numa aceleração maior !!!

Acho que é isso

Agora é partir descidão !!!



-------------
Att.
Gustavo


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 15:34
Bom, pelo que entendi então... 

A inércia maior, do cara mais pesado, supera as forças contrárias (sendo a aerodinâmica a maior)  num valor maior do que superam no cara mais leve ? 

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Postado Por: ViihTri
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 15:59
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Bom, pelo que entendi então... 

A inércia maior, do cara mais pesado, supera as forças contrárias (sendo a aerodinâmica a maior)  num valor maior do que superam no cara mais leve ? 

Não.

Inércia é a propriedade que um corpo tem em manter sua aceleração igual a zero.

A energia potencial gravitacional é transformada em energia cinética. A energia cinética é maior que as energias contrárias (arrasto e atrito) e fica como responsável por dar velocidade ao conjunto bike/ciclista.


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 16:10
Pedro, olha aqui

https://www.gribble.org/cycling/power_v_speed.html" rel="nofollow - https://www.gribble.org/cycling/power_v_speed.html


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 16:22
Vejamos que interessante um modelo bem simples, sem perdas.
Caso eu considere apenas a conversão de energia potencial em cinética, partindo do topo do morro a velocidade de 0, no fim do morro a velocidade seria dada por
m x g x h = 1/2 x m x v^2
v = sqrt (2 x g x h)
O ciclista mais pesado e mais leve teriam a mesma velocidade.


Postado Por: ViihTri
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 16:28
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Vejamos que interessante um modelo bem simples, sem perdas.
Caso eu considere apenas a conversão de energia potencial em cinética, partindo do topo do morro a velocidade de 0, no fim do morro a velocidade seria dada por
m x g x h = 1/2 x m x v^2
v = sqrt (2 x g x h)
O ciclista mais pesado e mais leve teriam a mesma velocidade.


Jesus amado......


Postado Por: RafaCesino
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 16:33
Originalmente postado por ViihTri ViihTri escreveu:

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Vejamos que interessante um modelo bem simples, sem perdas.
Caso eu considere apenas a conversão de energia potencial em cinética, partindo do topo do morro a velocidade de 0, no fim do morro a velocidade seria dada por
m x g x h = 1/2 x m x v^2
v = sqrt (2 x g x h)
O ciclista mais pesado e mais leve teriam a mesma velocidade.




Jesus amado......


Desisti...


Postado Por: ViihTri
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 16:34
Vamos lá, mais uma vez...

Um corpo em queda livre sofre 2 forças sobre ele - POTENCIAL GRAVITACIONAL e forças contrárias (vamos generalizar como arrasto/atrito).

POTENCIAL GRAVITACIONAL = Massa x Gravidade x Altura.

A massa é MULTIPLICADA pela gravidade ao quadrado.

Como que a massa do ciclista não interfere na energia final sobre ele pessoal???????

Sem querer me aparecer, longe disso, mas eu sou engenheiro químico e estudei 5 anos física na faculdade, não é possível que eu esteja ficando louco!!!


Postado Por: Gustavoct
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 16:37
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Bom, pelo que entendi então... 

A inércia maior, do cara mais pesado, supera as forças contrárias (sendo a aerodinâmica a maior)  num valor maior do que superam no cara mais leve ? 

Quase isso. Não é inércia, é a energia cinética. Considerando os demais fatores iguais, quanto maior a diferença aerodinâmica em favor do leve, ou quanto menor o arrasto das rodas e rolamentos (ainda que iguais), menor será a vantagem do atleta pesado (nome técnico do gordo).



-------------
Att.
Gustavo


Postado Por: RafaCesino
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 16:48
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Vejamos que interessante um modelo bem simples, sem perdas.
Caso eu considere apenas a conversão de energia potencial em cinética, partindo do topo do morro a velocidade de 0, no fim do morro a velocidade seria dada por
m x g x h = 1/2 x m x v^2
v = sqrt (2 x g x h)
O ciclista mais pesado e mais leve teriam a mesma velocidade.


Volta pra escola mininu! Faltou algumas aulas hein


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 16:52
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Então podemos concluir que o mesmo equipamento, um ciclista de 70kg vai descer mais devagar que um ciclista de 90kg?

Certeza?
Certeza mesmo?

Se sim, se arremessar esses 2 ciclistas do alto de um prédio de 10 andares.
O ciclista de 90kg vai se esborrachar primeiro.

Talvez isso explique o fato dos sprintistas, que são mais pesados que os demais, serem os campeões em descidas longas (peraí, não são?).

SE o arrasto aerodinâmico dos dois for IGUAL, sim, irá mais devagar! Porém como eu disse, aerodinâmica é muito complexa para simples tabelas ou considerações.

Quanto ao fato dos sprintistas não vencerem descidas longas, tem n outras variáveis além da física, entre elas treinamento e culhões.

Física básica: Principio da conservação de energia.








Postado Por: miniic
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:02
Opa, faça a correção pfv

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

Volta pra escola mininu! Faltou algumas aulas hein


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:02
Vamos a bela matemática para os incrédulos:

2 ciclistas, um um de 75Kg e outro de 150kg, numa elevação de 100 metros descendo até zero.
Aceleração da gravidade em 10m/s para entendimento facilitado

Ciclista 1 tem: Ep = m*g*h = 75 * 100 * 10 = 75.000,0 Joules
Ciclista 2 tem:                      = 150 * 100 * 10 = 150.000

Ao descer até H = 0, toda essa energia potencial se converte em energia cinética!!!! 

Ec = 1/2 * m * v * v

Ciclista 1: V = Raiz(Ep/0,5*m) = 44,72 m/s (OPAAAAA aqui já vemos que a física teórica se afasta do mundo real)

Ciclista 2: V =                         = 44,72 m/s 

Ou seja, ambos chegam a mesma velocidade! E isso é a teoria de queda livre no vácuo!

Agora, considerando o MESMO ARRASTO AERODINÂMICO de 15.000 J para os dois ciclistas, como um consumidor da energia inicial do sistema teremos:

Einicial = Einicial - arrasto

Ciclista 1: 75000 - 15000 = 60000
V = Raiz(60000/0,5*75) = 37,5 m/s

Ciclista 2: 150000 - 15000 = 135000
V = Raiz(135000/0,5*150) = 42,42 m/s

E agora incrédulos? 


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:05
Onde a massa é multiplicada pela gravidade ao quadrado??
A energia potencial é maior com a altura, mas como fica a energia cinética?
Olha a equação ali e aponta o erro...

Originalmente postado por ViihTri ViihTri escreveu:

Vamos lá, mais uma vez...

Um corpo em queda livre sofre 2 forças sobre ele - POTENCIAL GRAVITACIONAL e forças contrárias (vamos generalizar como arrasto/atrito).

POTENCIAL GRAVITACIONAL = Massa x Gravidade x Altura.

A massa é MULTIPLICADA pela gravidade ao quadrado.

Como que a massa do ciclista não interfere na energia final sobre ele pessoal???????

Sem querer me aparecer, longe disso, mas eu sou engenheiro químico e estudei 5 anos física na faculdade, não é possível que eu esteja ficando louco!!!


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:06
Outro fator a considerar nesse modelo é o ATRITO que aumenta para ciclistas mais pesados. Porém no meu sentimento o arrasto é muito maior em relação ao atrito dos cubos e pneus.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:07
Originalmente postado por ViihTri ViihTri escreveu:

Vamos lá, mais uma vez...

Um corpo em queda livre sofre 2 forças sobre ele - POTENCIAL GRAVITACIONAL e forças contrárias (vamos generalizar como arrasto/atrito).

POTENCIAL GRAVITACIONAL = Massa x Gravidade x Altura.

A massa é MULTIPLICADA pela gravidade ao quadrado.

Como que a massa do ciclista não interfere na energia final sobre ele pessoal???????

Sem querer me aparecer, longe disso, mas eu sou engenheiro químico e estudei 5 anos física na faculdade, não é possível que eu esteja ficando louco!!!

Se apareceu e se fudeu LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL

na equação da energia cinética, a VELOCIDADE é elevada ao quadrado. A massa é constante no sistema de conservação de energia, por isso ela não influi. Leia minha postagem acima com os equacionamentos corretos. 


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:08
Justamente, se ver o link que postei lá para cima fica claro. Não imaginava que dois engenheiros fossem cair nessa, mas enfim...
Nossos amigos RafaCesino e ViihTri parece que faltaram às aulas de física básica.
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Ou seja, ambos chegam a mesma velocidade! E isso é a teoria de queda livre no vácuo!


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:14
Até agora estou incrédulo com a gravidade ao quadrado.
Vamos ver a explicação de engenharia para isso


Postado Por: RafaCesino
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:15
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Opa, faça a correção pfv

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

Volta pra escola mininu! Faltou algumas aulas hein



Negativo! Desconsiderou vários fatores pequeno gafanhoto. Não discutirei isso com vc, não mesmo.
Uma dica: força gravitacional!


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:16
Certo, não posso usar a conservação de energia então?
Interessante...

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Opa, faça a correção pfv

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

Volta pra escola mininu! Faltou algumas aulas hein



Negativo! Desconsiderou vários fatores mente gafanhoto. Não discutirei isso com vc, não mesmo.
Uma dica: força gravitacional!


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:24
Sobre força gravitacional, não tem muito para onde correr.
Aceleração da gravidade (g, aquele perto de 9,81m/s^2) é justamente a aceleração que qq objeto independente da massa sofre no vácuo,
Integra aceleração e vc tem velocidade, ou seja, não muda nada.

Pode calcular por F gravitacional = m x g

Ai calcula aceleração = F/m

E voltamos ao mesmo ponto...
Pode decompor em ângulos que fica parecido

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

Negativo! Desconsiderou vários fatores mente gafanhoto. Não discutirei isso com vc, não mesmo.
Uma dica: força gravitacional!


Postado Por: RafaCesino
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:25
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Certo, não posso usar a conservação de energia então?
Interessante...

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Opa, faça a correção pfv

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

Volta pra escola mininu! Faltou algumas aulas hein



Negativo! Desconsiderou vários fatores mente gafanhoto. Não discutirei isso com vc, não mesmo.
Uma dica: força gravitacional!



Desde que o sistema esteja isolado sim. No mundo real nope!
Me explica lindinho como duas pessoas, de 50 e 100 kg respectivamente, a 10m de altura terão a mesmo energia potencial? Somente pode simplificar se estiveres no vácuo, que não é o caso.



Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:26
Originalmente postado por ViihTri ViihTri escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Bom, pelo que entendi então... 

A inércia maior, do cara mais pesado, supera as forças contrárias (sendo a aerodinâmica a maior)  num valor maior do que superam no cara mais leve ? 

Não.

Inércia é a propriedade que um corpo tem em manter sua aceleração igual a zero.

A energia potencial gravitacional é transformada em energia cinética. A energia cinética é maior que as energias contrárias (arrasto e atrito) e fica como responsável por dar velocidade ao conjunto bike/ciclista.

Ok. Quis dizer isso, mas não sabia as definições corretas.

Interessante, nunca tinham pensado por esse lado!

Mas agora... uma questão que ainda fica pra mim é:
- Como calcular essa força de resistência ? Pra facilitar, vamos desconsiderar os atritos internos de rolamentos e considerar o mesmo pneu na mesma pressão, sobrando apenas a resistência do ar.

E aí, entendo, sem me fixar corretamente nos termos e generalizando, que estamos falando agora unicamente de aerodinâmica - considerando isso, para facilitar o entendimento, como a capacidade de sofrer menos desaceleração causada pelo ar.

E então, o que entendo é que se fosse a mesma bicicleta e mesmas condições, com um cara pesado e um leve, a vantagem aerodinâmica do leve vai ter que compensar muito (acho que tinha a fórmula) para ter a mesma velocidade do pesado - e isso também depende da faixa de velocidade.

Certo ?


-------------
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Postado Por: RafaCesino
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:32
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por ViihTri ViihTri escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Bom, pelo que entendi então... 

A inércia maior, do cara mais pesado, supera as forças contrárias (sendo a aerodinâmica a maior)  num valor maior do que superam no cara mais leve ? 


Não.

Inércia é a propriedade que um corpo tem em manter sua aceleração igual a zero.

A energia potencial gravitacional é transformada em energia cinética. A energia cinética é maior que as energias contrárias (arrasto e atrito) e fica como responsável por dar velocidade ao conjunto bike/ciclista.


Ok. Quis dizer isso, mas não sabia as definições corretas.

Interessante, nunca tinham pensado por esse lado!

Mas agora... uma questão que ainda fica pra mim é:
- Como calcular essa força de resistência ? Pra facilitar, vamos desconsiderar os atritos internos de rolamentos e considerar o mesmo pneu na mesma pressão, sobrando apenas a resistência do ar.

E aí, entendo, sem me fixar corretamente nos termos e generalizando, que estamos falando agora unicamente de aerodinâmica - considerando isso, para facilitar o entendimento, como a capacidade de sofrer menos desaceleração causada pelo ar.

E então, o que entendo é que se fosse a mesma bicicleta e mesmas condições, com um cara pesado e um leve, a vantagem aerodinâmica do leve vai ter que compensar muito (acho que tinha a fórmula) para ter a mesma velocidade do pesado - e isso também depende da faixa de velocidade.

Certo ?


Pedro, se me permite segue:



FD = 1/2 × [CD × ρ × Va² × FA]

onde:
FD = Força de Arrasto (ou Drag em inglês) (N);
CD = Coeficiente de Arrasto Aerodinâmico (-);
ρ = Densidade do Ar* (kg/m³);
Va = Velocidade do Movimento + Velocidade do Vento; ou Va = Vg + Vw (m/s²)
FA = Área Frontal (m²);


Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:44
É só pensar que frente àquela massa maior, o arrasto (que deve ser semelhante, os dois abaixados por exemplo) é menos significativo.

Imagine uma placa de isopor de meia polegada e uma de aço com mesma medida. Para a placa de aço caindo, o arrasto não faz nem cócega. Já para a placa de isopor caindo, o arrasto é mais significativo.


Sinceramente, pensava que isso fosse intuitivo para ciclistas experientes. Pelo menos p mim, é, pois pedalo na maioria das vezes com ciclistas mais leves e muitas vezes com bikes melhores.


Calcular isso é difícil pq não é só a área frontal, tem outras coisas, como a formação de mais ou menos vortices ou esteira. Então na prática isso é feito no túnel de vento.

-------------
Antonio Carlos


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:45
Creio que não, o mais pesado sempre vai ter uma velocidade de equilíbrio maior.

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

e isso também depende da faixa de velocidade.
Certo ?


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 17:47
Talvez quis dizer com relação ao comportamento frente à velocidade, nesse caso sim.
Arrasto cresce quadrático com a velocidade.


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 18:06
Finalizando a participação, a resposta estava quase na sua frase inicial.

O peso maior, do cara mais pesado, equilibra as forças contrárias (sendo a aerodinâmica a maior)  num valor de velocidade maior do que no cara mais leve

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Bom, pelo que entendi então... 
A inércia maior, do cara mais pesado, supera as forças contrárias (sendo a aerodinâmica a maior)  num valor maior do que superam no cara mais leve ?


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 18:16
Cara, volta para o primário / secundário... Tá faltando curso de português...
Onde eu disse que tem a mesma energia potencial?

E sim, coloquei o sistema sem perdas para deixar claro que a justificativa do colega uns dois posts antes sobre conversão de energia potencial em cinética não era o mecanismo que explica o efeito...

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:


Me explica lindinho como duas pessoas, de 50 e 100 kg respectivamente, a 10m de altura terão a mesmo energia potencial? Somente pode simplificar se estiveres no vácuo, que não é o caso.


Postado Por: Degan
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 18:30
https://www.youtube.com/watch?v=FgJrlQRji5M

Video científico da GCN, ciclista de 75 x 95kg na descida, sem corrente chegando quase juntos.

Chega de desculpinhas quando perderem para os gordinhos na descida.
Assumam que descem mais devagar pq tem medo, é mais bonito.



Postado Por: miniic
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 18:38
Parece que a roda do cara que perdeu era mais aero.
Isso prova que roda aero também não muda nada.

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

https://www.youtube.com/watch?v=FgJrlQRji5M

Video científico da GCN, ciclista de 75 x 95kg na descida, sem corrente chegando quase juntos.

Chega de desculpinhas quando perderem para os gordinhos na descida.
Assumam que descem mais devagar pq tem medo, é mais bonito.



Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 27 Set 2020 as 12:04
Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:


Imagine uma placa de isopor de meia polegada e uma de aço com mesma medida. Para a placa de aço caindo, o arrasto não faz nem cócega. Já para a placa de isopor caindo, o arrasto é mais significativo.


Faz sentido, apesar de que a diferença de massas aí são muito maiores do que a diferença de um gordo e um magro. Mas aí é questão de escala.

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:


Sinceramente, pensava que isso fosse intuitivo para ciclistas experientes. Pelo menos p mim, é, pois pedalo na maioria das vezes com ciclistas mais leves e muitas vezes com bikes melhores.


Cara, não acho que seja... essa situação ocorre em descidas sem pedalar, podendo ter ainda mais fatores envolvidos para uma observação simplesmente visual. Se colocar curva na equação, a habilidade do ciclista já faz diferença tb...

Além disso, fora essa situação, não creio que haja outra em bike em que uma bike mais pesada tenha vantagem. E ainda assim, isso não é uma vantagem frente as outras desvantagens pq todas as outras situações vão envolver ou aceleração e desaceleração ou precisar de mais força do ciclista por causa do peso.

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:


Calcular isso é difícil pq não é só a área frontal, tem outras coisas, como a formação de mais ou menos vortices ou esteira. Então na prática isso é feito no túnel de vento.


E ainda assim o tunel de vento não vai conseguir todos os formatos de corpos o que não é desprezível dependendo da escala que vc quer medir. 

Mas muito interessante as discussões e quantidades de fontes! De verdade! Acho que essas discussões engrandecem e ciência é ciência. 

Inclusive te peço desculpas pela ironia da minha primeira resposta... realmente, desconsiderando essa situação da energia potencial gravitacional superar as outras forças, isso do maior peso = melhor é um dos mitos que muitas pessoas acreditam para qualquer cenário.

E viva a ciência!

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Postado Por: rschiavon
Data de Publicação: 28 Out 2020 as 12:45
Sensacional isso, pedal com aula de física. Gostaria de girar com vcs um dia. 



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