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Corrente com pontos de ferrugem...

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Categoria: Assuntos Gerais
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Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 07:37
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Tópico: Corrente com pontos de ferrugem...
Postado Por: MarceloNeuriHaag
Assunto: Corrente com pontos de ferrugem...
Data de Publicação: 21 Set 2020 as 14:44
Boa tarde. No final de junho desse ano coloquei cassete e corrente Sunrace na minha bike. No máximo de duas em duas semanas eu limpo minha relação dessa maneira:
1 - Lavo com água s sabão automotivo;
2 - Enxaguo;
3 - Passo um produto desengraxante chamado "Maxibril" que pego na empresa onde trabalho (tão forte que tenho que usar luvas). É um líquido rosa/avermelhado. Coloco num pote de margarina e regulo as marchas para que a polia inferior fique o mais baixo possível.
4 - Vou rodando a corrente para que a corrente vá passando dentro desse líquido. Complemento com escova de dentes cerda dura e pincel cerda dura na corrente e nas coroas dianteira e traseira. Passo mangueira com água e repito as operações até o desengraxante não "pretear" mais;
5 - Deixo secar no sol;
6 - Depois repito todo os passos 3 e 4 com querosene somente para garantir. Mas daí claro que não passo água. Somente deixo secar no sol. A corrente fica "reuzente".
7 - Aplico cera para corrente.
Isso funcionava com minha antiga corrente Shimano (que usava óleo cerâmico, NÃO a cera somente) e funcionou bem com essa nas primeiras semanas. Mas notei que de uns tempos para cá começou a aparecer (pequenos ainda) pontos de ferrugem na corrente, que nem com esse desengraxante nem com a querosene saem depois. Claro que a cera "tapa" eles na hora de andar mas eu sei que eles estão por baixo.
O que pode ser? É normal aparecer eventuais pontos de ferrugem? É por causa que a Sunrace é inferior à Shimano? Pode ser o tipo de lubrificação que mudei? E o mais importante: tem como eliminar o problema totalmente? Cheguei a passar suco de limão misturado com detergente neutro (pois sei que o pH ácido combate a ferrugem) mas depois volta...

P.S. - Me lembrei que o problema começou depois que voltei de um dia de muito pó e passei uma mangueira na bike mas como era final de tarde não teve tempo para secar bem a corrente...





Respostas:
Postado Por: Joao Angú
Data de Publicação: 21 Set 2020 as 15:06
Minha relação 9v tambem sofre com oxidação (corrente e cambio dianteiro na parte interna) , eu uso cera porem ela não lubrifica a parte externa das placas que é onde mais incide a oxidação, só que sempre lavei com detergente e agua , não uso solvente nem derivados de petróleo. O que eu faço para tentar conviver com isso é de tempos em tempos eu retirar a corrente e lavá la e o restante da relação eu limpo com pano , a cera tornou meu trabalho mais fácil nesse aspecto. Eu já tive experiencia com 2 fabricantes de corrente e em ambos a oxidação apareceu, não sei pq, já li aqui no forum tempos atrás o mesmo ocorrendo nesse sistema 9v. Daqui a um tempo, vou testar a parafina como lubrificante aí vou ver como será o comportamento da corrente com esse novo lubrificante.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 21 Set 2020 as 18:50
Correntes shimano mais tops tem tratamento superficial que dificulta a corrosão. Já a sunrace pode não ter ou ser mais fraco.

Eu não usaria um desengraxante tão forte assim. Se necessita usar luvas, é pq é ácido ou básico o suficiente para gerar corrosão no material tb.




Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 21 Set 2020 as 20:05
Não sei se esse Maxibril é igual a um outro desengraxante industrial que eu usei, mas a descrição parece muito: rosado e que precisa de usar luvas.

Desengraxantes geralmente são alcalinos, apesar de poderem ser ácidos tb. Um colega que é engenheiro químico por formação me explicou que o tratamento ácido favorece a corrosão do aço, daí o melhor é um tratamento básico.

Sobre as correntes da SunRace (vou tentar não destilar a minha birra contra marca...), elas enferrujam mais facilmente até do que as KMC Z7 e Z8.1, que são as minhas referências. Já a corrosão no cassete pode variar de acordo com o tipo de revestimento dele: fosfatizado (cor preta) enferruja mais facilmente que o niquelado (cor prata).

Aproveitando pra falar sobre parafinar a corrente: na minha experiência, a parafina não inibe a corrosão tão bem quanto um óleo lubrificante úmido, então o melhor resultado dessa forma de lubrificar é com componentes niquelados.

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Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: dedraks
Data de Publicação: 21 Set 2020 as 22:25
Eu uso detergente neutro, água e limão pra lavar minha corrente e depois passo um lubrificante com cera e teflon.
Não tem nenhum sinal de ferrugem.


Postado Por: LcBlc
Data de Publicação: 22 Set 2020 as 00:09
só faltou usar bombril LOL

deixa de usar tanto produto químico na limpeza - assim vai embora qualquer tratamento que existe na corrente. 


Postado Por: MarceloNeuriHaag
Data de Publicação: 22 Set 2020 as 06:49
Bom dia. Obrigado pelos comentários. Vai + - de encontro ao que eu já estava desconfiado... nas próximas lavagens vou evitar o "Maxibrill" e usar então somente o shampoo automotivo e depois o querosene. Esse último é sem problemas, confere? Já fiz alguns testes no passado com a tal solução de lava-louças neutro + suco de limão + água mas não obtive bons resultados, se bem que isso foi numa época onde usava lubrificantes mais "tradicionais" na minha corrente, coisa que hoje com a cera fica mais fácil limpar... problema é que se você for fuçar no YouTube existe vídeos e mais vídeos com soluções de como se limpar a relação... negócio é ir testando mesmo... Disapprove


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 22 Set 2020 as 08:01
O limão é ácido, não vai diferenciar muito do maxibrill. Pra min, a querosene/diesel me atende bem na limpeza.

Quando aplicar a cera, vai pegando o excesso com o dedo e aplicando na lateral dos elos tb, onde enferruja. Molha a ponta do dedo e vai girando o pedivela pra corrente ir "raspando" o dedo, formando uma camada fina de cera na face externa dos elos.



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