Imprimir Página | Fechar Janela

Freio avid elixir 1 com manete borrachuda

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=99389
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 21:55
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Freio avid elixir 1 com manete borrachuda
Postado Por: Robsonsh4000
Assunto: Freio avid elixir 1 com manete borrachuda
Data de Publicação: 14 Set 2020 as 19:34
Olá pessoal, minha esposa comprou uma elite 30 há 1 ano e meio. A bike é 2013 ou 2014,pois é toda sram e usa o famoso elixir 1. Mas todos sabemos que a fama dele não é das melhores, mas, na época, a 2,500 reais pra nós que éramos leigos em bike, parecia um bom negócio.
Pois então, essa bike ficou cerca de 6 meses parada, quando voltamos a andar, vimos que o freio dianteiro estava com a pastilha gasta. Mandamos trocar, e já fazer a sangria dos 2. A traseiro havia sido trocado a pastilha há 1 ano, então não estava na hora de trocar. Somente sangria pra garantir que o óleo de ambos estavam ok.
Trocado o óleo, busquei a bike e o mecânico disse que "tinha dado trabalho trocar, pois havia ficado muito tempo sem a devida manutenção. e que se a manete abaixasse era pra levar lá novamente". E a manete não abaixou, mas percebi que precisa dar umas 2 ou 3 bombeadas pra ela subir na altura normal de funcionamento, senão ela funciona apenas na metade do curso. Suspeitei de ar no sistema, levei novamente, chegando lá,ele disse que foi desmontado o freio para limpeza dos pistões, e que não sabe se vai ficar bom (ele levou a outro profissional pra fazer o serviço, e a bike ainda esta lá).
Perguntas: seria normal um desgaste desse, a ponto de condenar o freio?
Se for o caso, aquele kit de reparo vendido no mercado livre pode resolver?
Seria melhor trocar o freio?
Se for o caso, o rotor avid vai casar bem com um alívio ou deore por exemplo?



Respostas:
Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 14 Set 2020 as 21:31
talvez seja o jeito que você guarda a bike, se ela fica em pé na parece ou de cabeça pra baixo tende a dar isso

-------------
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071


Postado Por: Robsonsh4000
Data de Publicação: 14 Set 2020 as 22:14
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

talvez seja o jeito que você guarda a bike, se ela fica em pé na parece ou de cabeça pra baixo tende a dar isso

Depois que ela voltou da manutenção, ficamos quase 1 mês com ela... E só ficou de pé.. Não foi desmontada nem pra lavar.


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 14 Set 2020 as 22:18
Originalmente postado por Robsonsh4000 Robsonsh4000 escreveu:

Olá pessoal, minha esposa comprou uma elite 30 há 1 ano e meio. A bike é 2013 ou 2014,pois é toda sram e usa o famoso elixir 1. Mas todos sabemos que a fama dele não é das melhores, mas, na época, a 2,500 reais pra nós que éramos leigos em bike, parecia um bom negócio.
Pois então, essa bike ficou cerca de 6 meses parada, quando voltamos a andar, vimos que o freio dianteiro estava com a pastilha gasta. Mandamos trocar, e já fazer a sangria dos 2. A traseiro havia sido trocado a pastilha há 1 ano, então não estava na hora de trocar. Somente sangria pra garantir que o óleo de ambos estavam ok.
Trocado o óleo, busquei a bike e o mecânico disse que "tinha dado trabalho trocar, pois havia ficado muito tempo sem a devida manutenção. e que se a manete abaixasse era pra levar lá novamente". E a manete não abaixou, mas percebi que precisa dar umas 2 ou 3 bombeadas pra ela subir na altura normal de funcionamento, senão ela funciona apenas na metade do curso. Suspeitei de ar no sistema, levei novamente, chegando lá,ele disse que foi desmontado o freio para limpeza dos pistões, e que não sabe se vai ficar bom (ele levou a outro profissional pra fazer o serviço, e a bike ainda esta lá).
Perguntas: seria normal um desgaste desse, a ponto de condenar o freio?
Se for o caso, aquele kit de reparo vendido no mercado livre pode resolver?
Seria melhor trocar o freio?
Se for o caso, o rotor avid vai casar bem com um alívio ou deore por exemplo?

Esse freio é um lixo. Não é desgaste. É produto mal feito mesmo. Ganhei uma Caloi Elite 30 em uma competição uns anos atrás. Ficou parada um bom tempo até conseguir vende-la. De tempos em tempos o freio travava. Tinha que abrir o parafuso de sangria para destrava-los. Fui conversar com um mecânico amigo. Ele apenas abriu uma gaveta e mostrou um bom número desses freios que os clientes trocaram. Coloquei um Shimano de entrada para vender a bike. Não quis ter apurações com o comprador. Ainda dei de brinde os Avid 1.


Postado Por: Robsonsh4000
Data de Publicação: 15 Set 2020 as 04:43
[/QUOTE]
Esse freio é um lixo. Não é desgaste. É produto mal feito mesmo. Ganhei uma Caloi Elite 30 em uma competição uns anos atrás. Ficou parada um bom tempo até conseguir vende-la. De tempos em tempos o freio travava. Tinha que abrir o parafuso de sangria para destrava-los. Fui conversar com um mecânico amigo. Ele apenas abriu uma gaveta e mostrou um bom número desses freios que os clientes trocaram. Coloquei um Shimano de entrada para vender a bike. Não quis ter apurações com o comprador. Ainda dei de brinde os Avid 1. [/QUOTE]
Que ele tem alguns defeitos no projeto deve ter mesmo, mas não acho um freio tão ruim... Acho a força de frenagem dele excelente (claro comparando com o alivio que tenho, pois nunca usei outros além dos dois. Não que o alivio seja top, mas já usei shimano mecânico por exemplo e achei simplesmente inutilizável... Não sei como permitem vender Bikes com tal freio).


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 15 Set 2020 as 07:51
Amigo, os discos são compatíveis. Pode usar um freio shimano com os discos que tem na bike.

Seu freio, acredito ser problema de sangria. Tenho exatamente este modelo e toda sangria é bem chata de fazer. A primeira nunca fica boa, sempre preciso repetir o processo para garantir que todo o sistema fique preenchido com óleo.


Postado Por: Robsonsh4000
Data de Publicação: 15 Set 2020 as 09:43
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Amigo, os discos são compatíveis. Pode usar um freio shimano com os discos que tem na bike.

Seu freio, acredito ser problema de sangria. Tenho exatamente este modelo e toda sangria é bem chata de fazer. A primeira nunca fica boa, sempre preciso repetir o processo para garantir que todo o sistema fique preenchido com óleo.

Valeu era isso que queria ouvir... Se realmente era sangria... Acho que o mecânico talvez não seja especializado, ou não tenha as ferramentas proprias.
. Fazendo gambiarra a chance de dar ar no sistema é grande. Abraço!


Postado Por: Robsonsh4000
Data de Publicação: 15 Set 2020 as 21:14
Resumo da opera: a bike voltou da manutenção com o freio normal. Até então problema resolvido. Só ficou meio freiada... Tentei regular mas sem sucesso. Parece que onde encaixa o freio na bike é meio inclinado... No meu ver só dando uma esmerilhada ali...mas tô sem coragem de fazer. Deixar a pastilha nova (alligator orgânica) gastar um pouco pra se acomodar e vida que segue.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net