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Escalonamento/gaps grupo (Claris 8v)

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Tópico: Escalonamento/gaps grupo (Claris 8v)
Postado Por: flabombarda
Assunto: Escalonamento/gaps grupo (Claris 8v)
Data de Publicação: 03 Set 2020 as 17:22
Sou iniciante, estou no esporte a cerca de 2 meses, e quando comprei a bike (Caad Optimo kit Claris 8v) não imaginei que o escalonamento de marchas fosse algo tão importante.

esse fds fiz um pedal mais longo (130km) na castelo com subidas e descidas, vento contra, e em VARIAS situações eu cai naquela situação de não ter a marcha certa ....
Se subia uma, ficava pesada, se desce ficava muito leve, parecia besteira, mas isso me fazia gastar mais energia do que devia. Foi um pedal de quase 6horas, e foram varias as situações onde caia nessa situação, então fiquei pensando o quanto de desgaste adicional eu tive por conta disso, não da pra mensurar isso claro, mas na epoca da compra pensei ainda em buscar uma bike c/ grupo Sora, mas não sei se resolveria o problema.
Como pretendo já fazer um upgrade no final do ano, devo pular direto pro grupo 105.

Minha conclusão nesses 2 mese sé que o grupo Claris não limita em nada, mas atrapalha em algumas situações por ter uns gaps maiores entre as marchas.

Isso faz sentido mesmo ou é frescura minha ? Não tenho muita referencia pra me basear, mas fiquei com essa sensação clara.

obrigado,



Respostas:
Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 03 Set 2020 as 17:43
Faz todo o sentido, porém te questiono: Quantos KMs rodou nesses 2 meses de esporte?

Sem preconceitos, mas te considero ainda novato no esporte. Ciclismo começa a fazer sentido depois de 3, 4mil km pedalados... Até lá é iniciação. 

Com o tempo e condicionamento melhor talvez perceba menos o efeito do escalonamento, e sofra menos no pedal, mas ele existe sim e é fato!!!! Mas não use isso de muleta, bora treinar!!!!


Postado Por: flabombarda
Data de Publicação: 03 Set 2020 as 17:58
Rodei no total até aqui 1500, e sem stress, sou sim iniciante assumido LOL
Mas já é visivel esse gap entre algumas marchas.
De forma alguma usar de muleta ! Pelo contrario, mas qdo vc nao encontra uma cadencia legal, atrapalha. Acho que talvez 3, 4K km ainda seja pouco pra deixar de ser novato, mas com certeza 1500 nao me credencia p/ o Tour de France :-) 

Nao é nada impeditivo, consigo rodar em alta, e consigo rodar em baixa, só em algumas situaçoes gera esse desconforto mesmo !
Bora pedalar !


Postado Por: Degan
Data de Publicação: 03 Set 2020 as 18:12
flabombarda.
Fique tranquilo, sempre vai faltar marcha certa! Seja final, mais leve, intermediária...se soubesse hoje o quanto eu lamentei não ter um cog 16 no meu cassete.
Use isso a seu favor e encare como parte do seu treino. Essas variações de cadência são mais produtivas do que imagina.

Meu treinador sempre pede para alternarmos volantão e volantinho (coroa maios e menor). Se estou na parte de trás do grupo ele pede p jogar no volantinho e acompanhar...o RPM vai lá para os 110/115. Isso ajudou muito para não sentir tanto desgaste qdo tiver em uma cadência mais alta. Antes, a FC explodia.



Postado Por: flabombarda
Data de Publicação: 03 Set 2020 as 18:49
Obrigado pelos toques !


Postado Por: stefanob
Data de Publicação: 03 Set 2020 as 19:06
sentido faz, você ter 8, 9 ou 10v (ou +) sempre ajuda a ter um escalonamento mais suave e/ou mais opções pra diferentes terrenos
mas o que foi comentado é bem importante.. é difícil você sempre ter a marcha perfeita à disposição, você vai sentir alguma falta qualquer que seja teu grupo (obvio que dá pra minimizar), e com mais rodagem e mais experiência você vai aprendendo a tirar mais proveito da tua bike mesmo com o grupo mais de entrada..

um ponto que eu acho super válido é esse que o Degan comentou da cadência.. a gente sempre vai ter uma cadência em que se sente mais confortável, mas é importante treinar cadências mais altas e mais baixas a fim de se acostumar com elas
assim quando for necessário você usar uma cadencia diferente pra fechar o gap entre 2 cogs, você não vai sentir esse baque.. vai ainda conseguir manter uma pedalada boa, eficiente


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Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 04 Set 2020 as 07:51
Sua queixa tem fundamento, o cassete 8v da shimano tem gaps terríveis, pular de 13 pra 11 usando um volantão de 53 por exemplo é um abismo, geralmente eu uso o cassete da Sunrace, embora seja mais gentil em alta velocidade o gap de 14 pra 12 ainda doí um bocado. Eu sempre pedalei com 8v, queria um grupo 10v mas o preço é um impeditivo, então me adaptei a isso.

O esquema é olhar para os ciclistas da velha escola do ciclismo, tipo um Pantani da vida. Você não terá muitas opções de marchas, então o esquema é adaptar seu corpo pra maior variedade de rotações possíveis, você precisa de força quando a marcha estiver pesada e cadencia quando o vento tiver a favor. Com tempo você se adapta a isso, lógico que um grupo melhor vai te ajudar a poupar um pouco as forças num pedal muito longo, mas você consegue compensar nas pernas, então tá valendo.


Postado Por: Gustavoct
Data de Publicação: 04 Set 2020 as 10:29
Eu tambem uso o grupo Claris 8V e realmente tem gaps grandes, eu troquei o original 11-32 por um 11-28 e melhorou um pouco. Agora to usando uma bike com 10V 11-28 e faz bastante diferença nas subidas, quando vou reduzir umas 5 marchas entre o inicio e o fim da subida, com 10V é mais suave, mas não é a salvação não, continuo chegando morto... Antes pensava no Tiagra para substituir o Claris, mas ja penso no 105 11v.



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Att.
Gustavo


Postado Por: Degan
Data de Publicação: 04 Set 2020 as 10:53
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

mas ja penso no 105 11v.


e logo mais vai pensar no de 12. Fazer alguma modificação em coroas e etc...
Não adianta, parece que sempre falta kkk


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 04 Set 2020 as 11:08
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

flabombarda.
Fique tranquilo, sempre vai faltar marcha certa! Seja final, mais leve, intermediária...se soubesse hoje o quanto eu lamentei não ter um cog 16 no meu cassete.
Use isso a seu favor e encare como parte do seu treino. Essas variações de cadência são mais produtivas do que imagina.

Meu treinador sempre pede para alternarmos volantão e volantinho (coroa maios e menor). Se estou na parte de trás do grupo ele pede p jogar no volantinho e acompanhar...o RPM vai lá para os 110/115. Isso ajudou muito para não sentir tanto desgaste qdo tiver em uma cadência mais alta. Antes, a FC explodia.



Se o ultegra 11-25 não fosse tão caro, nossos problemas estariam solucionados. Do 11 ao 17 sem pulos.

Dos grupos mais de entrada, o melhor escalonamento de 9v é o 11-28 HG400 e de 10v o 11-25 HG500.

Não sei o motivo de não ser, mas a Shimano deveria fazer um 105 11-28 com 11.12.13.14.15.16.17.19.21.24.28...

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Dimas C. Prado

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Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 04 Set 2020 as 12:27
Existem várias opções de cassetes de 8 velocidades da Shimano e sunrace. Não precisa trocar o grupo inteiro.

Também dá para trocar as coroas do pedivela né.


Postado Por: Dynamoo
Data de Publicação: 04 Set 2020 as 13:59
Trocar as coroas no pedivela pode acentuar mais ainda esse gap, não tem muito o que fazer, é se adaptar, tirar proveito desse grupo para treinar as situações de cadencia alta ou mais baixa. 
Com certeza um grupo 105 irá fazer uma diferença muito boa!


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 04 Set 2020 as 16:18
Com a relação Claris 8v tenho 2 bikes: uma com cassete 11-32 8v alívio e outra com 12-23 8v Sora.Pesquisando bem, você encontra 0km, na caixa, cassetes que atualmente tem 9v e ja foram de 8v há 5 ou 9 anos(por serem de linhas superiores possuem até 70% do peso de atuais).Na 11-32 a final fica incrível e as opções de escalonamentos super ampla, já a 12-23 tem velocidades médias fodásticas, perdendo em amplitude/escalonamentos e em final(12 dentes).Nas minhas 9v eu também uso 11-28 9v atual Sora e 11-25 9v Tiagra(penúltimo).Os problemas e qualidades se repetem, assim como nas 8v.


Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 05 Set 2020 as 15:54
Originalmente postado por Dynamoo Dynamoo escreveu:

Trocar as coroas no pedivela pode acentuar mais ainda esse gap, não tem muito o que fazer, é se adaptar, tirar proveito desse grupo para treinar as situações de cadencia alta ou mais baixa. 
Com certeza um grupo 105 irá fazer uma diferença muito boa!


Sim. Só dizendo da possibilidade de trocar as coroas do pedivela com coroas removíveis.

Acho que trocar o grupo inteiro não vale muito a pena devido ao preço do grupo. Trocar o cassete por outro com escalonamento diferente sai barato. Se for para trocar o grupo por um 105 aí acho mais vantagem vender a bike e comprar uma caad13 105.


Postado Por: 94573
Data de Publicação: 05 Set 2020 as 21:04
Não creio que possa ser considerado iniciante no pedal de estrada, tenho mais de 15 mil km rodados e minha primeira speed tinha um grupo Tourney 2x7. Eu sabia que era o de entrada da época e que ele ia tornar algumas situações de pedal mais complicado que se tivesse um 105, mas como já falei em outras oportunidades no meu modo de ver o equipamento evolui junto com o ciclista. Não adiantaria nada eu ter uma bike super leve e com componentes de ponta se nunca tinha pedalado de road na vida. Então só troquei de bike quando não tinha mais o que tirar da antiga – e não por coincidência pulei pra uma como grupo Claris.

Meu conselho de ex-iniciante seria sugerir que você aproveite cada situação adversa como oportunidade de preparar o seu corpo pras situações adversas que surgirem (e elas certamente surgirão). Se existe um gap na relação da sua bike que te tire da zona de conforto, utilize esses momentos pra treinar, conhecer melhor o seu equipamento e os seus limites.

Ainda tô bem longe de tirar tudo que tenho pra tirar da minha bike porque não evoluí o suficiente pra que o uso dela esteja no seu limite. Me parece que você também não, então use os "problemas" da relação da sua bike como ferramenta de desenvolvimento sempre que possível.

Abraço e bons pedais!


Postado Por: 94573
Data de Publicação: 05 Set 2020 as 21:08
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Sim. Só dizendo da possibilidade de trocar as coroas do pedivela com coroas removíveis.

Acho que trocar o grupo inteiro não vale muito a pena devido ao preço do grupo. Trocar o cassete por outro com escalonamento diferente sai barato. Se for para trocar o grupo por um 105 aí acho mais vantagem vender a bike e comprar uma caad13 105.
Definitivamente não vale a pena trocar grupo, em especial com o dólar atual, e ainda mais um upgrade desse tipo (Claris pra 105). Com o que se investe fazendo essa mudança, vale muito mais a pena trocar de bike.


Postado Por: Miguel RMS
Data de Publicação: 06 Set 2020 as 14:21
Eu tinha uma bike com grupo Sora (Domane 2.0 2014) e hoje uso uma Domane AL2 2019 com grupo Claris. As bikes tem geometria semelhante, por isso servem bem para comparação.
Os gaps do Claris atrapalham de forma considerável na velocidade média, por exigirem mais força em retomadas quando há uma mudança brusca de cadência. Agora que estou tendo consistência nos treinos e com uma quilometragem maior estou conseguindo superar com o Claris o desempenho que tinha com o Sora.
O grupo Claris não vai impedir de pedalar com prazer ou de evoluir, mas para quem procura desempenho, é melhor considerar um grupo superior, esta é minha opinião pelo comparativo pessoal que fiz.

Abraço e bons pedais!


Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 06 Set 2020 as 16:03
Originalmente postado por Miguel RMS Miguel RMS escreveu:

Eu tinha uma bike com grupo Sora (Domane 2.0 2014) e hoje uso uma Domane AL2 2019 com grupo Claris. As bikes tem geometria semelhante, por isso servem bem para comparação.
Os gaps do Claris atrapalham de forma considerável na velocidade média, por exigirem mais força em retomadas quando há uma mudança brusca de cadência. Agora que estou tendo consistência nos treinos e com uma quilometragem maior estou conseguindo superar com o Claris o desempenho que tinha com o Sora.
O grupo Claris não vai impedir de pedalar com prazer ou de evoluir, mas para quem procura desempenho, é melhor considerar um grupo superior, esta é minha opinião pelo comparativo pessoal que fiz.

Abraço e bons pedais!


Mas o que faz o escalonamento das marchas não é o grupo. É o cassete (aquela peça de engrenagens que vai na roda traseira).

O que muda de um grupo para outro e a quantidade de engrenagens que o cassete tem. 8 claris, 9 sora, 10 tiagra, 11 105 etc.

A Caloi Strada antiga vinha com grupo claris com cassete de 8v com engrenagens com 12 dentes a menor e 23 a maior.

Escalonamento diferente da caad Optimus.

Então para mudar o escalonamento basta mudar o cassete.


Postado Por: Miguel RMS
Data de Publicação: 06 Set 2020 as 17:20
Certo, faltou eu citar que ambas tinham cassete compacto, mas a diferença está entre o Claris de 8V e o Sora 9V. É isso que faz o tal gap atrapalhar um pouco a performance.



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