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Up grade novo Grupo Deore 5100 11V

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
Descrição Fórum: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=99257
Data da Impressão: 18 Abr 2024 as 09:17
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Up grade novo Grupo Deore 5100 11V
Postado Por: Hugobh77
Assunto: Up grade novo Grupo Deore 5100 11V
Data de Publicação: 26 Ago 2020 as 21:07
Dias atrás comprei pelo Aliexpress o novo grupo Deore 5100 11v para fazer um upgrade na relação da minha bike. Pontos que me levaram a escolha:
*Baixo custo, já que não tem necessidade de freehub microspline.
*Escalonamento do cassete. Avaliando o modo que ando não vi necessidade de adquirir o de 12v
*Dólar favorável no dia da compra
*Em relação aos preços BR, o valor total não dava pra comprar nada semelhante.
Comprei também duas coroas, uma 32T e outra 34T da Deckas, que vou usar por enquanto em um pedivela Alivio M4000 que é o que veio na bike.

Cassete 11V 11-51, câmbio e shifter chegaram em menos de 30 dias. Não foram taxados. Coroas já foram encaminhadas para minha cidade e também passaram direto. Corrente comprei no ML mesmo. Fiz a compra em três partes no Aliexpress para reduzir a chance de taxação, câmbio e shifter, cassete, coroas.










Todas as peças bem acabadas, o câmbio não possui partes plásticas em nenhum ponto que sofre algum tipo de tensão. Depois volto pra dar as primeiras impressões na utilização.



Respostas:
Postado Por: Tiago182
Data de Publicação: 26 Ago 2020 as 21:24
Passa link do vendedor!! Smile Tenho interesse de sair de meu 2x9v para talvez 2x11.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 26 Ago 2020 as 21:38

Eu comprei no ML o cassete M5100 11-51 mas ainda não montei pois o cassete Sunrace 11-50 ainda está em uso na segunda corrente.

Você comprou qual corrente: Shimano, KMC, SRAM...?

No cassete Sunrace 11-50 uso KMC de 118 elos, coroa 36 NW da Deckas num câmbio traseiro XT M8000 com prolongador e tem funcionado muito bem.

Para a corrente 11v, tome o cuidado de trocar quando o alongamento chegar a 0,5%. Recomendo a ferramenta Park Tool CC-3.2 Chain Wear Indicator para isso.



Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 26 Ago 2020 as 22:07
Furukawa, peguei a corrente KMC X11, aquela prata e preta, tenho um medidor de corrente aqui mas não é dos mais confiáveis. Preciso de um melhor mesmo.
Segue o link da loja pra quem interessar. Acabei de olhar e o dólar nesse momento está melhor que no dia que comprei, diferença de uns 50,00 no valor total.
https://m.pt.aliexpress.com/store/v3/home.html?shopId=3685083&sellerId=231465044&spm=a2g0n.detail.0.0.8b5f5qxe5qxeEk&pagePath=index.htm&gclid=" rel="nofollow - https://m.pt.aliexpress.com/store/v3/home.html?shopId=3685083&sellerId=231465044&spm=a2g0n.detail.0.0.8b5f5qxe5qxeEk&pagePath=index.htm&gclid=


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 26 Ago 2020 as 22:28

Legal a loja, valeu a indicação!

Estou com interesse em comprar um câmbio traseiro SLX M7100 para usar com 11v pois vi alguns vídeos que mostram que funciona sem problema.

Eu tenho a impressão que os câmbios traseiros Deore M6100 e M5100 parecem iguais.



Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 27 Ago 2020 as 07:51
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Legal a loja, valeu a indicação!

Estou com interesse em comprar um câmbio traseiro SLX M7100 para usar com 11v pois vi alguns vídeos que mostram que funciona sem problema.

Eu tenho a impressão que os câmbios traseiros Deore M6100 e M5100 parecem iguais.


olhe os pesos, deores e slx praticamente iguais, pro xt tem uma diferença de 40g... dependendo do preço nem vale muito a pena usar o câmbio slx, o deore é quase a mesma coisa.

Se eu fosse fazer um up pra slx e tivesse deore de 12 seria na corrente, a corrente slx não é mais pesada a toa. também vale muito o passador e o cassete xt em detrimento dos deores e slx, o cassete xt é quase metade da diferença de peso entre deore e xt e o passador é aquele que desce a marcha puxando ou empurrando. Mas ai não daria certo com 11v


-------------
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071


Postado Por: LucasC
Data de Publicação: 27 Ago 2020 as 09:32
acompanhando o tópico. esse deore m5100 parece a opção mais interessante do momento em relação a custo beneficio


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 27 Ago 2020 as 15:25
O Ruan mencionou sobre o peso das peças, estou adicionando as fotos das mesmas na balança.




Postado Por: leonardovit
Data de Publicação: 27 Ago 2020 as 22:54
Se tratando de peso, pelo que estive vendo, apenas o pedivela Deore que tem uma diferença considerável de peso para o SLX e XT. O restante das peças tem uma diferença relativamente pequena.

Esse grupo M5100 parece ótimo pra quem quer ter relação 1x com range bastante elástico sem gastar muito.


Postado Por: Tiago182
Data de Publicação: 30 Ago 2020 as 16:49
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:



Para a corrente 11v, tome o cuidado de trocar quando o alongamento chegar a 0,5%. Recomendo a ferramenta Park Tool CC-3.2 Chain Wear Indicator para isso.


Com vc qual a km que vc chega em 0,5%?? To usando esse abaixo com meu de 9v parece ser bem preciso.



https://www.parktool.com/product/chain-checker-cc-2" rel="nofollow - https://www.parktool.com/product/chain-checker-cc-2


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 30 Ago 2020 as 17:02

Com corrente 9v as minhas correntes duravam de 2.500 a 3.000 km com alongamento de 0,75%.

Eu parei de usar 9v e farei uso racional da transmissão 11v nas minhas 2 bikes. A bike com 1x11 (com cassete novo) usarei corrente nova e ao chegar aos 0,5% passarei para a outra bike com 2x11 que usam cassete antigos 11-42.

As minhas correntes 11v duram no mínimo 4.000 km com alongamento de 0,5%.

Uso lubrificante Squirt que facilita muito o uso nas minhas correntes, basta um pano seco para remover sujeiras e depois passo o Squirt elo por elo. O fato de pedalar com corrente limpa e bem lubrifica faz bastante diferença na vida útil de toda a transmissão.


Postado Por: Tiago182
Data de Publicação: 04 Set 2020 as 19:55
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Legal a loja, valeu a indicação!

Estou com interesse em comprar um câmbio traseiro SLX M7100 para usar com 11v pois vi alguns vídeos que mostram que funciona sem problema.






Nossa esse SLX 7120 SGS funciona lisinho em 11v hein? Será que é superior ao M8000?? Pq M8000 esta ficando raro achar a venda e acha por quase 1000 reais. Cry


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 06 Set 2020 as 11:08

O vídeo cita o câmbio traseiro SLX M7120 que é um pouco diferente da versão M7100.

O fórum do mtbr.com tem um tópico parecido e lá diz que SLX 12v funciona legal com 11v mas não esclarece o modelo exato:

https://forums.mtbr.com/drivetrain-shifters-derailleurs-cranks/shimano-m5100-11-51-11-speed-cassette-1145945.html#post14971639





Postado Por: Tiago182
Data de Publicação: 06 Set 2020 as 21:21
Achei esse outro tópico


https://forums.mtbr.com/drivetrain-shifters-derailleurs-cranks/50-tooth-11-speed-shimano-1120849.html#post14423775" rel="nofollow - https://forums.mtbr.com/drivetrain-shifters-derailleurs-cranks/50-tooth-11-speed-shimano-1120849.html#post14423775


Citar
Use a M9100,M8100 or M7100 SGS derailleur. They have the same pull ratio as the 11 speed Shimano do.




Citar Shimano SLX M7100SGS derailleur ordered


Pelo que entendi ele usou esse M7100 SGS em 11v, muito bom saber!! 


Tem mais esse video abaixo





Postado Por: DiegoK
Data de Publicação: 07 Set 2020 as 23:41
Hugo, consegue disponibilizar o link do vendedor sem ser a versão mobile? 
No link que voce disponibilizou ao tentar acessar pelo computador fica tudo bugado, se tiro o m da frente não acha.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 08 Set 2020 as 18:56
Diego, está ocorrendo este problema mesmo, também não consigo acessar nem pelo link da compra. Entrei pelo PC e não tem mais disponível para venda.


Postado Por: Tiago182
Data de Publicação: 08 Set 2020 as 20:16
Ai ta link normal para ver no pc  Big smile

https://pt.aliexpress.com/store/3685083?spm=a2g0o.detail.100005.1.5fe819a3tOr5Kb


Postado Por: DiegoK
Data de Publicação: 09 Set 2020 as 00:01
Obrigado Hugo e Thiago.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 19 Set 2020 as 14:50
Devido a greve dos correios houve um atraso na montagem da nova relação, mas esta semana consegui deixar na oficina e finalmente a bike ficou pronta.
Hoje fiz meu primeiro pedal e vou deixar minhas primeiras impressões, mas antes vou falar brevemente das configurações anteriores.

Originalmente a bike veio com uma relação 3x9, coroas 22/30/40T e cassete 11/34. Achava bem ruim, 40 fica muito pesado, 30 tem girar muito, então com pouco tempo coloquei um pedivela 22/36T. A bike ficou outra e passou a render mais o pedal.
Com a chegada da linha 11V Deore resolvi experimentar a experiência do 1X, a configuração montada foi o cassete 11/51T Deore e a Coroa com 34T. Nessa acabei voltando o pedivela original da bike, um Alivio M4000 que apesar de ser octalink já tem as coroas removíveis.

As passagens de marcha são bem suaves e precisas, o escalonamento e a indexação são muito bons e não dão aqueles engasgos na passagem de marchas igual ao de 9V. A ausência das batidas de corrente fazem a diferença.

Meu nível de pedal é bem "fraco", mas no percurso que fiz de 44km não precisei usar os dois cogs maiores, então ainda tinha duas marchas mais leves pra usar, mas tem outros trechos na região com subidas piores que eu ainda vou fazer teste.

Já ouvi muitas coisas sobre 1x, que é bom só pra quem já é bruto, que é o melhor dos mundos, que é ruim. Mas nada do que ouvi é verdade ou mentira e sim um mix de tudo.
A minha opinião é a seguinte: Depende do perfil, objetivo de cada um e da região onde mora.

Se você não quer fazer força em momento algum e simplesmente andar por aí sem se preocupar com nada, essa não uma opção, fique no 2x ou 3x. O jeito de pedalar é outro, os gaps maiores te obrigam a fazer mais força ou a manter uma cadência mais alta. Ele te tira da zona de conforto, de ficar escolhendo combinações de marcha em que você se sinta sempre confortável. É o melhor investimento que fiz na minha bike? Ainda não posso afirmar, preciso fazer no mínimo as piores sibidas que já fiz aqui na região e depois avaliar. Por hora só posso dizer que gostei do resultado.





Este é o link da atividade, aqui da pra conferir as métricas.
https://strava.app.link/QT0nEfJpU9


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 19 Set 2020 as 19:56

Parabéns pela transmissão Deore M5100 1x11, ficou bem legal!

Um detalhe que me chama a atenção é que a corrente envolve pouco o cog 11, creio que precisava usar uma corrente mais comprida. Pelo que vejo no mercado nacional, a corrente 11v mais comprida é a de 118 elos.





Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 19 Set 2020 as 20:43
Essa que está na bike é 118 elos e pelo que indica o manual ficaria a conta, talvez passando 1 elo. Inclusive deixei a orientação com o mecânico que não tirasse nenhum elo da corrente. A foto acima tá meio de lado essa de frente.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 20 Set 2020 as 12:09
Lavei a bike hoje pra tirar a poeira e aproveitei pra checar o tamanho da corrente. Está de acordo com o manual de instalação.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 20 Set 2020 as 18:41

Eu esperava que a corrente ficasse mais bem envolvida no cog 11 com o câmbio traseiro M5100.

No meu câmbio traseiro M8000 com prolongador de gancheira, corrente 116 elos e coroa 34 NW, fica assim:





Postado Por: Tiago182
Data de Publicação: 05 Out 2020 as 21:31
Opa só para contribuir para tópico, eu acabei montando um 2x11 mesmo(estou meio resistente 1x11 LOL, na frente uso pedivela M6000 (28-38) que comprei em março, atrás cassete 11-40, coloquei esse slx M7120-SGS e tá funcionando certinho LOL , passador estou usando xt m8000 (achei um pouco duro a alavanca em relação ao meu antigo alivio M430 9v) mas é muito preciso. 







Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 06 Out 2020 as 15:32
Ficou bem da hora Tiago. Já que tem o pedivela duplo, nada melhor do que usar o já têm. Ainda estou em adaptação ao 1x. Anteriormente usava 2x9 com câmbio Deore, a diferença que percebi é que o acionamento é pouca coisa mais duro, mas tem que considerar que a trava deixa o câmbio mais pesado mesmo. Em compensação no clique mais curto e a precisão são características que elevam a relação a outro nível. Lá pelos 500km volta pra deixar mais algumas impressões. Por enquanto 3 pedais no total de 124km.


Postado Por: DiegoGraciolli
Data de Publicação: 14 Out 2020 as 17:44
Opa galera! Será que esse novo deore m5100 funciona com k7 sunrace 11-50? Alguém por acaso já tentou?


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 15 Out 2020 as 10:52
Originalmente postado por DiegoGraciolli DiegoGraciolli escreveu:

Opa galera! Será que esse novo deore m5100 funciona com k7 sunrace 11-50? Alguém por acaso já tentou?


Também tenho essa dúvida e interesse em ver quem usa isso.



Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 16 Out 2020 as 12:14
Inicialmente eu ia comprar o cassete sunrace 11/50 no ML, mas estava mais caro que o próprio Deore, e não tinha certeza se iria funcionar e não encontrei informação nenhuma sobre essa compatibilidade. Mas segundo a Shimano não mudou nada em relação ao SLX M7000, em na teoria funciona. Até pensei em pegar um Sunrace 11/46, mas como cassete é algo que dura mais tempo é gastar dinheiro sem necessidade.


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 16 Out 2020 as 12:40
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Inicialmente eu ia comprar o cassete sunrace 11/50 no ML, mas estava mais caro que o próprio Deore, e não tinha certeza se iria funcionar e não encontrei informação nenhuma sobre essa compatibilidade. Mas segundo a Shimano não mudou nada em relação ao SLX M7000, em na teoria funciona. Até pensei em pegar um Sunrace 11/46, mas como cassete é algo que dura mais tempo é gastar dinheiro sem necessidade.


Tenho um 9v 11x40 e desmontei por esses dia pra limpar, já tem lugares que o "cromado" está estudando... Minha única reclamação, no resto aparenta ser resistente.

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Postado Por: orav oten
Data de Publicação: 16 Out 2020 as 21:28
É isso mesmo. Instalei um nesta semana com coroa de 34 dentes.
Fiz a medida do tamanho da corrente de acordo com o manual da Shimano e não tive que retirar nenhum elo.
A posição do câmbio no cog de 11 ficou bem próximo a esse aí da foto.
Não tem muito segredo:
1. garantir que a gancheira não esteja torta (a minha estava e deu trabalho na regulagem até endireitar).
2. medir o tamanho correto da corrente, no manual tem até o desenho, não tem erro.
3. ajustar o câmbio na posição alta e baixa (menor e maior cog).
4. ajustar o parafuso-B de acordo com a marca que existe no próprio câmbio.
5. fazer o ajuste fino no passador.


Postado Por: DiegoGraciolli
Data de Publicação: 20 Out 2020 as 01:40
Corrente de quantos links amigo?


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 20 Out 2020 as 09:48
Diego pelo contexto das postagens anteriores deve ser 118 elos, foi o que usei na minha.


Postado Por: orav oten
Data de Publicação: 20 Out 2020 as 11:46
Isso mesmo, usei uma corrente da KMC de 118 elos.

Só lembrando que o tamanho do chain stay afeta essa medida e também a forma de calcular é diferente para full suspension.

Os 118 elos foram a medida certa numa rockhopper 2020 tamanho S, com uma coroa de 34 dentes. Como estava próxima ao máximo, mas também com base em outros comentários, creio que esteja suficiente até para uma coroa com 36 dentes, sem mexer no comprimento.
No caso de uma coroa 32, provavelmente teria que reduzir 2 elos.


Postado Por: barak
Data de Publicação: 10 Jan 2021 as 13:52
Boa tarde, pessoal! Dúvida elementar: fiz upgrade do meu grupo Acera M3000 pro Deore M5100 e estou muito satisfeito. Estou querendo agora trocar os cubos (Acera M3050). Queria colocar o Deore M6000 mas não estou encontrando pra comprar. Achei o M615, mas o manual diz que ele é até 10V... Minha dúvida é: Cubo Deore M615 serve para este grupo?


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 10 Jan 2021 as 14:30
Esse cubo serve pra 11V sim. Não terá problema.


Postado Por: barak
Data de Publicação: 12 Jan 2021 as 08:47
Outra dúvida elementar: estou com uma coroa de 32 dentes. Se colocar uma de 30 preciso reduzir o tamanho da corrente?


Postado Por: kenji.s
Data de Publicação: 12 Jan 2021 as 17:15
Muito legais e detalhadas as informações deste post.

Estou acompanhando pois estou estudando a viabilidade de instalar o kit M5100 1x11 com cassete 11 51 na minha bike.
Em substituição ao deore M6000 2x10 cassete 11 42 e coroa 26 36, já que estou com o cassete e a corrente danificados.
Pretendo continuar com o pedivela deore M6000 só que instalar a coroa slx M7000 single.

Tenho uma dúvida, alguém já comparou o cambio traseiro deore M6000 com o M5100? A diferença fica apenas no tamanho da haste?


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 24 Jan 2021 as 06:09
Originalmente postado por barak barak escreveu:

Outra dúvida elementar: estou com uma coroa de 32 dentes. Se colocar uma de 30 preciso reduzir o tamanho da corrente?


Como são só dois dentes eu não removeria, testaria primeiro pra ver se fica bom. Vai que queira volta a 34.


Postado Por: barak
Data de Publicação: 27 Jan 2021 as 10:09
Obrigado mais uma vez. Eu comprei uma coroa de 30 no aliexpress e fiz o teste. Apenas no cog de 11 dentes que a corrente fica notoriamente menos tensionada e chacoalha um pouco mais. Valeu!


Postado Por: rlgluxo
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 10:36
Bom dia, hoje uso o grupo M8000 com cassete Sunrace 50T, porém com o tempo a troca de marca descendo para o cog 11 fica muito lenta, não gosta de usar estes prolongandores noto que o câmbio fica muito “ frouxo “ será que este câmbio m5100 casaria com esta relação?


Postado Por: Valdir B JR
Data de Publicação: 14 Fev 2021 as 12:55

Olá pessoal, essa é a minha primeira postagem nesse fórum.

Eu tinha na minha bike uma relação fechada SLX M7000 1X11 com cassete 11/46t e coroa 32t.

Antes do meu grupo chegar ao fim, decidi ir comprando peças na China para poder trocar quando a relação acabasse.

Nessa semana eu realizei a montagem na nova relação. Escolhi o cassete Deore M5100 11/51t e troquei meu câmbio SLX M7000 pelo novo SLX M7100, utilizei coroa 34t Shimano dessa vez. A corrente instalada foi a KMC com 118 links.

Resultado: Ontem fiz um primeiro pedal de 90 km com 1400m de altimetria e posso dizer que o grupo ficou igual a um relógio para trocar de marchas.

Para quem tem os antigos Shimano 1x11 e pretende fazer o upgrade de cassete, pode utilizar normalmente os novos câmbios de 12v (Deore, SLX, XT), pois a estrutura aceita perfeitamente 11v, podendo assim dispensar a necessidade de utilizar os câmbios antigos com prolongador de gancheira

 





Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 14 Fev 2021 as 13:02
Show de bola, ficou bacana sua bike.
Eu por enquanto estou sem novidades sobre o meu 5100, acabei comprando um conjunto de trocador e câmbio Microshift Advent de 9V que funciona com cassete até 46T.
Estou testando ele na bike e o Deore está guardado.


Postado Por: Valdir B JR
Data de Publicação: 14 Fev 2021 as 14:34
Muito obrigado.

Estava pensando em adquirir um Deore M5100 devido a sua postagem, mas eu quis manter o grupo SLX "completo".

Em outros lugares ouvi falar muito bem também sobre o funcionamento do câmbio Deore. 


Postado Por: romuloschumann
Data de Publicação: 19 Fev 2021 as 21:09
Pessoal, hoje uso grupo completo SLX M7000, na configuração 2x11, com cassete 11-42 e coroas 26/36.

Preciso substituir o cassete.

A minha dúvida é se poderia colocar o cassete M5100 e substituir a coroa dupla para uma só no mesmo Pedivela, ou seja, transformando tudo em 1x11, mantendo o restante.

Resumindo, usar:
passador e câmbio SLX M7000
cassete DEORE M5100
Pedivela SLX M7000, mas adaptar uma coroa só


Postado Por: joseh
Data de Publicação: 19 Fev 2021 as 22:51
Olá, o problema é o câmbio slx m7000 chegar no cog 51, sem gambiarra, já que foi projetado pra funcionar com no máximo 46 dentes.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 19 Fev 2021 as 23:12
Pode até ser que regulando pelo btension vá até o 51, mas vai trabalhar forçado. As roldanas do M7000 são menores que dos câmbios mais novos, ele tbem fica deficiente no armazenamento de corrente.


Postado Por: romuloschumann
Data de Publicação: 20 Fev 2021 as 00:23
Originalmente postado por joseh joseh escreveu:

Olá, o problema é o câmbio slx m7000 chegar no cog 51, sem gambiarra, já que foi projetado pra funcionar com no máximo 46 dentes.


Mesmo o range do câmbio sendo de 41 dentes conforme especificações?


Postado Por: romuloschumann
Data de Publicação: 20 Fev 2021 as 00:25
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Pode até ser que regulando pelo btension vá até o 51, mas vai trabalhar forçado. As roldanas do M7000 são menores que dos câmbios mais novos, ele tbem fica deficiente no armazenamento de corrente.



Mesmo o range do câmbio sendo de 41 dentes conforme especificações?


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 20 Fev 2021 as 09:30
Se você quiser um funcionamento 100% tem seguir as especificações. É aquela coisa, tem adaptações que funcionam, mas não ficam 100%, sempre tem um efeito colateral. Capacidade de armazenamento de corrente pode ser igual, mas não significa que consiga pegar um cog maior que o especificado.


Postado Por: romuloschumann
Data de Publicação: 20 Fev 2021 as 09:34
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Se você quiser um funcionamento 100% tem seguir as especificações. É aquela coisa, tem adaptações que funcionam, mas não ficam 100%, sempre tem um efeito colateral. Capacidade de armazenamento de corrente pode ser igual, mas não significa que consiga pegar um cog maior que o especificado.


Não sabia... na sua opinião, vale a pena o teste?


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 20 Fev 2021 as 09:39
Se já tiver com o cassete em mãos não vai custar nada testar. Só tomar cuidado pra que não danifique o câmbio.


Postado Por: Valdir B JR
Data de Publicação: 21 Fev 2021 as 20:54
Decidi colocar o câmbio M7100 justamente devido a essas adaptações não ficarem legais, pois o câmbio SLX M7000 não foi projetado para trabalhar com 51T, o ideal é colocar os câmbios novos de 12v, assim corrente vai trabalhar no ângulo correto evitando desgaste prematuro e os engasgos nas marchas.


Postado Por: padutra
Data de Publicação: 26 Mar 2021 as 10:54
bom dia pessoal, peguei o conjunto de 11 11x51 velocidades. Troquei a 1° corrente com ~1400km e 0,5% de desgaste, a segunda com ~1300km e 0,5% de desgaste. Comprei 5 correntes hg601 da Shimano. Alguma sugestão de rodízio? ou só devo trocar com 0,5% de desgaste e não usar mais a corrente?


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 26 Mar 2021 as 13:17
Pelo que vi aqui no fórum o ideal é trocar em 0,5 mesmo para maior durabilidade do cassete. Rodízio nesse caso o ideal seria a cada 500km, mas não sei na prática o quanto vai impactar no desgaste do conjunto.
O meu está parado, rodei apenas 396km e tirei pra testar uma outra configuração. Mas a idéia é fazer rodízio com duas correntes a cada 500km.


Postado Por: harlanrodrigo
Data de Publicação: 26 Mar 2021 as 15:13
Originalmente postado por padutra padutra escreveu:

bom dia pessoal, peguei o conjunto de 11 11x51 velocidades. Troquei a 1° corrente com ~1400km e 0,5% de desgaste, a segunda com ~1300km e 0,5% de desgaste. Comprei 5 correntes hg601 da Shimano. Alguma sugestão de rodízio? ou só devo trocar com 0,5% de desgaste e não usar mais a corrente?


Eu tô achando um absurdo uma relação durar só isso. Na minha mtb de 12v tive que trocar com 900 km. E eu cuido da relação, viu. Uma corrente Deore, que é a mais barata, custa hoje R$ 300. A mais barata. Impossível ficar rodando por aí descompromissadamente, na moral.

Vocês sabem se dá pra usar corrente kmc ou sram em um conjunto SLX de 12v?

Na speed, que é o 105, elas casam muito bem, especialmente a corrente da sram. A pior é a da Shimano...rs...


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Salvador, Bahia.

Urbana Ferrini 700c
Focus Cayo AL 105
MTB Soul Vesúvio


Postado Por: Zaka
Data de Publicação: 26 Mar 2021 as 15:25
Minha SRAM GX durou 2100Km... daria pra ir um pouco mais, porém como tinha uma nova, optei pela troca um pouco prematura (ando com grupo GX).

Mas acho que não deve misturar alho com maçã. Mas, se descobrir que pode misturar, recomendo não usar a NX que oxida ao menor sinal de neblina.


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Non est ad magna facilis ascensus.


Postado Por: padutra
Data de Publicação: 26 Mar 2021 as 16:31
Originalmente postado por harlanrodrigo harlanrodrigo escreveu:

Originalmente postado por padutra padutra escreveu:

bom dia pessoal, peguei o conjunto de 11 11x51 velocidades. Troquei a 1° corrente com ~1400km e 0,5% de desgaste, a segunda com ~1300km e 0,5% de desgaste. Comprei 5 correntes hg601 da Shimano. Alguma sugestão de rodízio? ou só devo trocar com 0,5% de desgaste e não usar mais a corrente?


Eu tô achando um absurdo uma relação durar só isso. Na minha mtb de 12v tive que trocar com 900 km. E eu cuido da relação, viu. Uma corrente Deore, que é a mais barata, custa hoje R$ 300. A mais barata. Impossível ficar rodando por aí descompromissadamente, na moral.

Vocês sabem se dá pra usar corrente kmc ou sram em um conjunto SLX de 12v?

Na speed, que é o 105, elas casam muito bem, especialmente a corrente da sram. A pior é a da Shimano...rs...


eh.. depois q eu comprei o conjunto q fui entender um pouco mais dessa parte de desgaste.. antes tinha um conjunto alívio 3x9 que durou 3 anos comigo.. deve ter rodado pra mais de 10kkm ou 20kkm

as vezes penso em ir para o jogo 1x10 11-46 da própria deore q teria uma corrente mais barata e podendo ir até 0,75% de desgaste, mas não gostei do escalonamento dos cogs e 46 ainda ficaria faltando pra mim em uns morros, mas trocar corrente de 11v a cada 1400km tá saindo caro..


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 26 Mar 2021 as 19:36
Grupo pra rodar sem dó é 2x10 na MTB. Corrente barata, cassete idem, relação com range absurdo e peso indiferente para quem usa recreativamente (algumas centenas de gramas). Yem que cambiar volta e meia, mas é tão pouco e tão simples que vale a pena!

Se compete, anda forte e necessita de um grupo competitivo, vai de 12v. O que mais vejo é gente desanimando por ter comprado 12v pra dar rolê e andar em.estradão. no 12v a correbte além de mais estreita trabalha com cruzamentos maiores.

11v dura até bem em speeds. Tenhp conseguido até passar de 2500km com KMC X11 e surpreendentemente estou com uma HG601 com quase 3000km e ainda longe do .50%! (Não cruzo corrente nos extremos, mas vejo muita gente usando 53-23 cruzadão só pra dizer que subiu de volantão - vaidade cara).

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Dimas C. Prado

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Postado Por: DiegoK
Data de Publicação: 27 Mar 2021 as 13:14
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Grupo pra rodar sem dó é 2x10 na MTB. Corrente barata, cassete idem, relação com range absurdo e peso indiferente para quem usa recreativamente (algumas centenas de gramas). Yem que cambiar volta e meia, mas é tão pouco e tão simples que vale a pena!

Duro é o preço que estão cobrando em Deore 2x10, isso quando acha.


Postado Por: JABELTRAO
Data de Publicação: 30 Ago 2021 as 21:44
Hugo, como está seu câmbio deore m5100? Estou avaliando comprar na loja que você adquiriu, mas estou com receio de não ser original?
abraço.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 30 Ago 2021 as 22:01
Originalmente postado por JABELTRAO JABELTRAO escreveu:

Hugo, como está seu câmbio deore m5100? Estou avaliando comprar na loja que você adquiriu, mas estou com receio de não ser original?
abraço.


Rapaz é o seguinte, tenho rodado pouco de MTB depois que comprei uma road e ainda teve um tempo que testei um grupo 1x9 da Microshift por 293km.
Atualmente o Deore está com 823km e até hoje não tive problemas, logo no início eu abri a tampa da embreagem e fiz uma vedação com silicone de relojoeiro pra evitar o problema de entrar poeira e travar. Um problema que algumas pessoa também estão tendo é a roldana de cima estourar mas no de 12V. O tamanho e material dela é o mesmo, entaompode acontecer. Sem saber disso sem querer substitui as minhas por roldanas de alumínio com rolamento. No geral até hoje não tive problemas de regulagem, trocas de marcha e embreagem.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 31 Jan 2022 as 15:06
Após 1 ano e 1/2 e 1512km depois venho atualizar como o grupo está atualmente.


Existe três folgas distintas no cassete:
1ª A dos rebites,resolvi preenchendo com uma cola do tipo araldite com dois compostos e coloquei uma lâmina de aço calçando o cog no sentido do torque em cada ponta da aranha também com essa cola.


2ª A tampa roscada fica dando folga no aperto, mas quando é essa os cogs menores ficam balançando

3ª A aranha tem um ressalto que faz o papel de espaçador entre ela e os cogs avulsos e esse ressalto não tem aquele relevo que entra no furo dos cogs avulsos. Esse espaçador é de cassete com cogs soltos, então ele tem esse furo onde passa os parafusos que seguram os cogs. No 5100 no lugar desses furos tem um relevo que encaixam nos cogs formando um conjunto único.


Tirando esse problema do cassete o restante vem funcionando 100%. Sinais mínimos de desgaste.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 09 Fev 2022 as 16:39

Usei uma solução semelhante para tirar a folga entre os cogs maiores com a aranha do cassete.

Usei uma chapa dobrada de aço para calçar um lado da aranha, fiz uma cordinha com algodão, passei por essa chapa dobrada e no resto do vão. Endureci a cordinha com superbonder para evitar que esta chapa caia e permaneça colada na aranha.



Postado Por: Jordan Pimenta
Data de Publicação: 10 Ago 2022 as 16:32
TOP.

Estou pensando em trocar meu cassete e câmbio para Deore 5100 11v, já que tenho o kit completo do SLX m7000 11v.

Vocês acreditam que essa coroa do Slx m7000 11v teria compatibilidade com o grupo Deore de 12v m6100? Ou com uma corrente de 12v e um cassete Sunrace de 12v (11-50) por exemplo?


Postado Por: Pabloebani
Data de Publicação: 10 Ago 2022 as 20:41
Originalmente postado por Jordan Pimenta Jordan Pimenta escreveu:

TOP.

Estou pensando em trocar meu cassete e câmbio para Deore 5100 11v, já que tenho o kit completo do SLX m7000 11v.

Vocês acreditam que essa coroa do Slx m7000 11v teria compatibilidade com o grupo Deore de 12v m6100? Ou com uma corrente de 12v e um cassete Sunrace de 12v (11-50) por exemplo?


É pra funcionar sim de boas, desde que as peças sejam de 11v. Não misturando corrente de 12v com cassete de 11v.

As vezes uma coroa do pedivela de 11v não pega a corrente de 12v, pois ela é mais fina que a de 11v, mas uma coroa de 12v funciona em corrente de 11v.
No ali tem aqueles kits de Deore 12v com cassete Sunshine 11/52, só sucesso o meu ta um reloginho e sai bem mais em conta que o Deore de 11v fechadinho original. Só que vc não aproveita nada das suas peças. Se pega cambio e cassete de 11v 5100, aproveita todo o resto, corrente, coroa e trocador, ai fica interessante.


Postado Por: Jordan Pimenta
Data de Publicação: 11 Ago 2022 as 18:22
Pois é, eu vou deixar tudo deore 11v e aí não preciso trocar a coroa ou passo já pra 12v com cassete sunrace (pra não trocar o cubo) e coloco uma narrow pra 12v.

Na próxima troca de cassete jogo um cubo micro e cassete shimano 12v.


Postado Por: Pabloebani
Data de Publicação: 11 Ago 2022 as 18:51
Eu acho até que o cambio Deore 5100 trabalha com 12v se vc usar um shifter do 6100, afinal o cassete tem praticamente o mesmo escalonamento nas extremidades.



Postado Por: crakrjak
Data de Publicação: 20 Nov 2022 as 22:04
pra q isso?

meu cassete tem mais de 5k e n tem folga


Postado Por: crakrjak
Data de Publicação: 20 Nov 2022 as 22:06
e essa folga no k7 dá algum problema?


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 20 Nov 2022 as 23:52
Originalmente postado por crakrjak crakrjak escreveu:

pra q isso?

meu cassete tem mais de 5k e n tem folga


Esse problema de folga no cog 39 onde a aranha de alumínio é rebitada nela pode sim se agravar. Prevenir um pequeno problema o quanto antes é melhor do que deixar ele aumentar e se tornar grave.

Eu fiz essa denuncia na Shimano e eles responderam que resolveram isso nos novos lotes. O meu cassete M5100 11-51 foi comprado em agosto de 2020.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 21 Nov 2022 as 14:07
Faz quem quer e quem detectar a folga. Não é um normativo.


Postado Por: Gutemberg92883839
Data de Publicação: 12 Mar 2024 as 08:53
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Furukawa, peguei a corrente KMC X11, aquela prata e preta, tenho um medidor de corrente aqui mas não é dos mais confiáveis. Preciso de um melhor mesmo.
Segue o link da loja pra quem interessar. Acabei de olhar e o dólar nesse momento está melhor que no dia que comprei, diferença de uns 50,00 no valor total.
https://m.pt.aliexpress.com/store/v3/home.?shopId=3685083&sellerId=231465044&spm=a2g0n.detail.0.0.8b5f5qxe5qxeEk&pagePath=index.htm&gclid= - https://m.pt.aliexpress.com/store/v3/home.html?shopId=3685083&sellerId=231465044&spm=a2g0n.detail.0.0.8b5f5qxe5qxeEk&pagePath=index.htm&gclid=


Postado Por: Gutemberg92883839
Data de Publicação: 12 Mar 2024 as 08:58
Bom dia mano, me tira uma dúvida, ou se alguém puder me ajudar, vou trocar minha relação K7 11-51 com coroa única de 36 de 11V, tamanho entre eixos de 46cm, qual tamanho ideal da corrente, pois só acho de 118 elos no Aliexpress e as maiores são tudo de 12 velocidade, se alguém puder me ajudar agradeço.


Postado Por: Pabloebani
Data de Publicação: 12 Mar 2024 as 10:30
A minha bike tem 440mm de traseira, cassete 11/51 e coroa 36. Comprei uma SLX de 118L e ficou exatamente na medida certa.
Acredito que na sua vá servir. Se ficar esticada é pouca coisa a mais, não vai causar problemas no cambio.

Em último caso compra uma KMC de 11v que vem com 124L.

*dei uma pesquisada, vc pode usar a CN-LG500 do Cues nos grupos de 11v. Ela é vendida para E-Bikes, é cara, mas promete durar mais e é vendida com 138L na maioria dos casos. Nos grupos Cues de 11v o U8000 ela vem com 126L.


Postado Por: Gutemberg92883839
Data de Publicação: 12 Mar 2024 as 11:32
Acho que eu vou de kmc, vou seguir sua dica e comprar uma de 118 elos e vamos ver se vai dá certo, obrigado pela ajuda, quando montar eu volto aqui pra dizer se deu certo e ajudar outras pessoas.



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