Imprimir Página | Fechar Janela

Cubos de Aço

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=99108
Data da Impressão: 29 Mar 2024 as 12:14
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Cubos de Aço
Postado Por: jamesllopes
Assunto: Cubos de Aço
Data de Publicação: 05 Ago 2020 as 18:11
Pessoal, sou novato no mundo do ciclismo e tenho tentado entender mais sobre qualidade de peças e tudo mais, estou melhorando minha bike e acabei pegando um Cubo da Joytech, ele é de Aço e pesado, e ai que vem minha dúvida.
Eu sei que o ciclismo vem abandonando o aço a algum tempo, porém eu gostaria de saber se um cubo desse valeria a pena usar?
Em questão de qualidade, o que seria melhor um de alumínio mesmo?

Meu pedal será um mistro de urbano com estrada de terra, pretendo futuramente fazer umas trilhas leves.

As especificações estão ai.

Cubo Cassete Para Freio a Disco.
Furos: 32 Furos.
Cor: Branco
Peso: 865gr o par.
Cubo k7 para freio a disco.
Disco 6 Parafusos.
Flange Alta.
Compatível com 8-9 e 10 velocidades.
Cubo com esfera.

Espero nao está infringindo nenhuma regra do forum.



Respostas:
Postado Por: jamesllopes
Data de Publicação: 05 Ago 2020 as 18:14


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 05 Ago 2020 as 19:24
Originalmente postado por jamesllopes jamesllopes escreveu:

Pessoal, sou novato no mundo do ciclismo e tenho tentado entender mais sobre qualidade de peças e tudo mais, estou melhorando minha bike e acabei pegando um Cubo da Joytech, ele é de Aço e pesado, e ai que vem minha dúvida.
Eu sei que o ciclismo vem abandonando o aço a algum tempo, porém eu gostaria de saber se um cubo desse valeria a pena usar?
Em questão de qualidade, o que seria melhor um de alumínio mesmo?

Meu pedal será um mistro de urbano com estrada de terra, pretendo futuramente fazer umas trilhas leves.

As especificações estão ai.

Cubo Cassete Para Freio a Disco.
Furos: 32 Furos.
Cor: Branco
Peso: 865gr o par.
Cubo k7 para freio a disco.
Disco 6 Parafusos.
Flange Alta.
Compatível com 8-9 e 10 velocidades.
Cubo com esfera.

Espero nao está infringindo nenhuma regra do forum.


O problema não é o aço em si mas a qualidade de construção do cubo. De maneira geral, a indústria de bikes abandonou os cubos de aço a bastante tempo. Só ficaram os bem de entrada com esse material mesmo.

Sendo de entrada, dificilmente terá uma boa vedação, o que é um problema pois você vai pegar estrada de terra. É provável que ele vai requerer manutenção mais frequente ou irá se desgastar rapidinho.

Se não instalou ainda e for possível trocar, invista em um melhor. É uma peça que quando de boa qualidade dura uma vida.

Se já instalou, vá usando assim mesmo. Não vai impedir o seu pedal nem acabar com a sua diversão, que é o que importa.


Postado Por: jamesllopes
Data de Publicação: 05 Ago 2020 as 20:08
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por jamesllopes jamesllopes escreveu:

Pessoal, sou novato no mundo do ciclismo e tenho tentado entender mais sobre qualidade de peças e tudo mais, estou melhorando minha bike e acabei pegando um Cubo da Joytech, ele é de Aço e pesado, e ai que vem minha dúvida.
Eu sei que o ciclismo vem abandonando o aço a algum tempo, porém eu gostaria de saber se um cubo desse valeria a pena usar?
Em questão de qualidade, o que seria melhor um de alumínio mesmo?

Meu pedal será um mistro de urbano com estrada de terra, pretendo futuramente fazer umas trilhas leves.

As especificações estão ai.

Cubo Cassete Para Freio a Disco.
Furos: 32 Furos.
Cor: Branco
Peso: 865gr o par.
Cubo k7 para freio a disco.
Disco 6 Parafusos.
Flange Alta.
Compatível com 8-9 e 10 velocidades.
Cubo com esfera.

Espero nao está infringindo nenhuma regra do forum.


O problema não é o aço em si mas a qualidade de construção do cubo. De maneira geral, a indústria de bikes abandonou os cubos de aço a bastante tempo. Só ficaram os bem de entrada com esse material mesmo.

Sendo de entrada, dificilmente terá uma boa vedação, o que é um problema pois você vai pegar estrada de terra. É provável que ele vai requerer manutenção mais frequente ou irá se desgastar rapidinho.

Se não instalou ainda e for possível trocar, invista em um melhor. É uma peça que quando de boa qualidade dura uma vida.

Se já instalou, vá usando assim mesmo. Não vai impedir o seu pedal nem acabar com a sua diversão, que é o que importa.

Entendo, obrigado pelo esclarecimento.
Vou analisar o que faço, ainda não instalei, ele foi barato, vou ver se troco, ou continuo com ele por enquanto, pra trocar quando for colocar os freios hidráulicos.
Grana ta meio apertada (o filho ta vindo ai), ai to pegando leve na bike.


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 06 Ago 2020 as 07:10
Os cubos de aço são uma opção qdo vc quer fazer uma roda reforçada, por exemplo, para usar "raios duplos" (mais grossos) onde normalmente pode ser necessário abrir um pouco mais os furinhos do cubo para a passagem desses raios, coisa que não é aconselhável em cubos de alumínio. Assim a roda fica mais rígida e resistente, quase à prova de gordão (por favor, sem mimimi com "gordofobia..."). Fora isso, o colega acima já mostrou as desvantagens...


Postado Por: Soul29
Data de Publicação: 06 Ago 2020 as 08:35
Amigo, pode continuar com seus cubos, uso um desses na minha bike de treinamento a mais de um ano, e eles funcionam normalmente, só lembrar de lubrificar (faço a cada 3 meses) e verificar se abre jogo, ai só dar uma apertadinha e continuar.
Eles não rolam tão bem quanto um de alumino rolamentado de marca boa, mas serve muito bem para o que se propõe.
Uso em uma bike rigida com garfo, tanto na estrada de chão, quanto no asfalto.


Postado Por: jamesllopes
Data de Publicação: 06 Ago 2020 as 09:20
Show, obrigado a todos vocês ai.
Decidir que vou mante-los, e assim que eu puder comprar um melhor eu compro. Não tem dor de cabeça não.



Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 07 Ago 2020 as 07:20
Se não me engano os cubos de entrada da shimano são todos de ferro, certo? Geralmente cubos com esferas tem construção simples, mesmo os mais básicos aguentam muita pancada, os meus duram muito. Como o colega falou, a vedação costuma ser deficiente e as vezes deixa a desejar, mas a manutenção também não é coisa de outro mundo. Geralmente você sabe quando o cubo tem sujeira, ele fica agarrando quando gira ou fazendo um barulho como se tivesse areia dentro, dai vc abre, limpa e lubrifica com graxa de boa qualidade, tá pronto pra outra.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 07 Ago 2020 as 13:23
Shimano até o mais simples é alumínio , aliás primeira vez que vejo esse joytech de aço.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net