Imprimir Página | Fechar Janela

Gancheira Cannondale Scapel alinha?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=98898
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 18:07
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Gancheira Cannondale Scapel alinha?
Postado Por: rodrigogalli
Assunto: Gancheira Cannondale Scapel alinha?
Data de Publicação: 08 Jul 2020 as 08:27
Bom dia, pessoal.

Um amigo está com um problema em uma Cannondale Scapel 2019 no qual diversos mecânicos dizem que a gancheira desta bike jamais deve ser alinhada, pois vem "alinhada de fábrica". A bike não é minha, mas quero entender o que está havendo.

Não há meio de acertar as marchas dessa bike (x01 12v), sendo que apresenta sintomas de gancheira torta. 

Essa história dos mecânicos é real? 

Obs: O último que tentou mexer na gancheira dessa Scappel a quebrou, entretanto, com a nova gancheira, a bike mantem-se com as marchas desacertadas.



Respostas:
Postado Por: FelipeV
Data de Publicação: 08 Jul 2020 as 09:06
Presuumindo que toda gancheira alinha e elas são feitas pra proteger o cambio, ou seja entortar, da Cannondale deve ter a mesma função.

Então ela deve poder ser alinhada.

Não faz muito sentido afirmação, pq gancheira se alinha pela roda, vc alinha primeiro a roda ou confere se esta retinha, depois usa a ferramenta na gancheira com a roda como base.

Unica coisa que cannondale tem o AI offset, mas a roda já esta alinhada por isso, então fica tudo igual.

Tanto que minha FSI como cai a corrente girando pra tras foi conferido o alinhamento da gancheira.
Mas aqui o problema é cassete.

Outro palpite, o mecânico não sabe regular, pq a gancheira nova teoricamente teria que estar reta.

Esse erro aqui é comum.




Postado Por: FelipeV
Data de Publicação: 08 Jul 2020 as 09:15
Erro em 2:10


Postado Por: rodrigogalli
Data de Publicação: 08 Jul 2020 as 09:35
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Presuumindo que toda gancheira alinha e elas são feitas pra proteger o cambio, ou seja entortar, da Cannondale deve ter a mesma função.

Então ela deve poder ser alinhada.

Não faz muito sentido afirmação, pq gancheira se alinha pela roda, vc alinha primeiro a roda ou confere se esta retinha, depois usa a ferramenta na gancheira com a roda como base.

Unica coisa que cannondale tem o AI offset, mas a roda já esta alinhada por isso, então fica tudo igual.

Tanto que minha FSI como cai a corrente girando pra tras foi conferido o alinhamento da gancheira.
Mas aqui o problema é cassete.

Outro palpite, o mecânico não sabe regular, pq a gancheira nova teoricamente teria que estar reta.

Esse erro aqui é comum.



Felipe, concordo com vc. Não faz sentido essa história.

Eu o questionei sobre o B-GAP, mas ele disse que o mecânico mexeu nisso. Eu tenho a ferramenta do B-Gap da Sram e tenho alinhador de gancheira, pois faço tudo o que precisa ser feito na minha bike aqui em casa.

Quero resolver o problema dele, mas preciso ter certeza de que os mecânicos estão equivocados.


Postado Por: FelipeV
Data de Publicação: 08 Jul 2020 as 10:22
Não o B gap, mas o ajuste do parafuso H, alinhamento dele é centro da polia com a parte externa do menor COG.

Quase todo Eagle que eu vi, mesmo de fábrica vem centro com centro igual era nos 10,11x.




Postado Por: rodrigogalli
Data de Publicação: 08 Jul 2020 as 10:33
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Não o B gap, mas o ajuste do parafuso H, alinhamento dele é centro da polia com a parte externa do menor COG.

Quase todo Eagle que eu vi, mesmo de fábrica vem centro com centro igual era nos 10,11x.



Entendi! 

Eu saí do GX para o XTR e ao ler o manual do XTR notei que a Shimano manda alinhar a polia com a parte externa do menor COG. Na minha segui o manual.

A Sram se equivocou?


Postado Por: FelipeV
Data de Publicação: 08 Jul 2020 as 11:07
Acho que não, mais provavel que ninguem leu o manual até o fim, isso deve ser pelo cruzmento da corrente.





Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net