Imprimir Página | Fechar Janela

Review GT Avalanche Sport 2019 - GEOMETRIA ERRADA!

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=98894
Data da Impressão: 26 Abr 2024 as 00:41
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Review GT Avalanche Sport 2019 - GEOMETRIA ERRADA!
Postado Por: TheLittle
Assunto: Review GT Avalanche Sport 2019 - GEOMETRIA ERRADA!
Data de Publicação: 07 Jul 2020 as 16:41
Um parente me pediu pra comprar uma bicicleta no valor até 3 mil, para pedais casuais na cidade e estradas de terra. Depois de uma breve busca, acabei optando pela GT Avalanche, modelo Sport, modelo 2019. Optei pelo 2019 por que a geometria era mais interessante pro uso proposto da bike (pedais tranquilos em estradas de chão boas e asfalto), o cubo traseiro é padrão 135, muito mais fácil de achar caso precise trocar (a 2020 é boost qr 141mm), e o preço estava um pouco mais baixo que o modelo 2020. A desvantagem é que o grupo alivio era 3 coroas ao invés de 2 (mas acho que pra um iniciante acaba sendo até melhor 3 coroas) e o pneu DSI bem simples, que não ia fazer tanta diferença pro uso da bike.
Acho que comprei a última bike desse modelo 2019 do site BikePoint SC.
A bike demorou quase 20 dias pra chegar, pois a encomenda foi pro interior do MT, que já é demorado, e com essa pandemia a coisa piorou mais.

Chegando a bike, eu mesmo montei e peguei emprestada pra fazer uns testes.
https://www.gtbicycles.com/bra_pt/avalanche-sport-1945" rel="nofollow - https://www.gtbicycles.com/bra_pt/avalanche-sport-1945

TAMANHOS M, L, XL
CÓDIGO GLOBAL DO MODELO G274292_19
QUADRO 6061 T6 Aluminum Frame, w/ Triple Triangle™, Replaceable Derailleur Hanger, Disc Brake Mounts, and Zerostack tapered 1 1/8-1 1/2Head Tube, 27.5/29 Design
GARFO SR Suntour XCT-DS, 100mm, hydraulic lockout, Coil
CORRENTE KMC Z99, 9-speed
PEDIVELA All Terra, 44/32/22
MOVIMENTO CENTRAL Cartridge Sealed
PEDAL GT Slim Line Flat Pedal
CÂMBIO Shimano Altus, 3x9
CASSETE Shimano Alivio, 11-34, 9-speed
AROS WTB ST i19 double wall rim
PNEUS DSI 2.1
CUBO Formula QR front and rear
RAIOS Stainless Steel, 14g
FREIOS Tektro disc, 160/160mm
MANETE DE FREIO Tektro disc
GUIDÃO GT All Terra Alloy Riser, 25mm rise, 8° sweep, 6° rise, 720mm
MESA All Terra Alloy 1 1/8” Threadless, 4-Bolt W/ CNC Face Plate, 31.8, 8°, 80mm
MANOPLAS GT Statement logo grips
CAIXA DE DIREÇÃO Semi Integrated, Sealed Cartridge, Tapered
SELIM All Terra MTB
CANOTE DO SELIM All Terra Micro Adjust, 6061 Alloy, 30.9 x 350mm

Foto: Bike completa.

O modelo Avalanche foi concebido pra ser uma bike "pau pra toda obra", desde deslocamentos na cidade  (tem até suporte p bagageiro) até trilhas mais técnicas, tudo isso mantendo baixo custo.
Ela chama atenção pela geometria relativamente moderna, com reach longo, o que favorece bem a estabilidade nas trilhas.


Embalagem e montagem:

A bike veio semi-montada, bastando colocar o guidão, roda dianteira, disco dianteiro e pedais. A roda dianteira veio na caixa com os raios encaixados no pedivela, o que causou algumas marcas já na bike nova. Apesar disso, veio relativamente bem protegida com muitos "zip ties", espuma e papelão.

Foto: Pedivela Riscado. Detalhe para o pedal de plástico, mas com boa plataforma e cravos grandes.

Achei a montagem um tanto complicada para um leigo, especialmente montar o disco na roda dianteira e regular os freios. É recomendável, pra quem não entende de mecânica, levar numa oficina para melhor ajuste.
De cara já percebi um erro (relativamente comum nas bikes mais básicas) que é inverter o lado que entram os conduítes de marcha e freio. Do jeito que veio, acaba raspando no quadro e danificando a pintura com o tempo. Com um pouco de esforço eu inverti e deixei da maneira correta

Foto: Conduítes de marcha antes, roçando no head tube.

Foto: Conduite de marcha depois.

Achei também grosseiro o acabamento no corte dos "zip ties" que prendem os cabos no quadro, pois deixaram pontas afiadas que podem ferir as mãos na hora da manutenção ou limpeza da bike.

Foto: Zip ties com corte pontiagudo

Componentes:

A bike é o modelo mais básico da linha Avalanche, com os componentes descritos acima. Apesar do quadro ser Tapered a suspensão que vem é com espiga reta e o "race crown" é maior, adaptando pra caixa de direção Tapered. A mesa é bastante longa para o tamanho dado. A bike que peguei é S, e vem com uma mesa 80mm. Troquei por uma 60mm pra ficar mais adequada o tamanho, inclusive recomendo até usar mesa ainda menor (40 ou 50mm). Os pedais são bem simples, todo de plástico, mas o tamanho dele e os pinos provem uma plataforma boa pra quem está iniciando nos pedais. O pneu não é dos melhores, é bem pesado e os cravos grandes arrastam no asfalto. Mas o grip na terra achei adequado pra proposta da bike.

Foto: Mesa 60m absolute que encomendei junto (R$30,00). Recomendo até menor se possível.

Geometria:

Analisando os dados da geometria no site, achei a bike bastante  longa pelo tamanho proposto. Isso se dá por que o reach da bike é grande e o seat angle não é dos mais altos, tornando o top tube efetivo bastante longo, até mais longo que muitas bikes M que se vê por aí.
Pela tabela a bike tem uma geometria que fica entre a tradicional, com entreeixos e traseira curtos, e a moderna de XC, com head angle razoável de 69 graus, um front center avantajado, central baixo e reach longo. 

Pedalando com a bike:

No momento que sentei na bike, com a mesa 60mm montada, senti a natureza "trail" dela. A bike é bastante "na mão" usando mesa curta, por conta do top tube longo, como falei a cima. 
Porém senti que a bike não desenvolve tão bem no asfalto e estradão, principalmente comparando com outra bike que tenho aqui (TSW Pro elite, com susp Reba, bem leve).
A princípio atribuí aos pneus pesados DSI ou mesmo o peso do conjunto todo, que nem cheguei a aferir. Coloquei as rodas da TSW nela pra testar, e de fato melhorou um pouco, mas continou a impressão de ser uma bike não tão "esperta" na aceleração.



Então cheguei na trilha. Apesar de estar acostumado com canote dropper, resolvi andar com o canote alto mesmo. Me surpreendi com a estabilidade da bike, muito boa mesmo. Só não deu pra acelerar mais por que o freio TEKTRO é MUITO ruim. Acredito que melhore um pouco com o tempo assim que gastar um pouco os rotores, mas com ele novo deu medo de não conseguir reduzir a velocidade nos lugares mais íngremes. Além disso a suspensão é bem fraca, dá impressão que vai partir a qualquer momento nos trechos mais cascudos. Mas quando nova, apesar de muito simples, ela lê bem o terreno. Logo depois do primeiro pedal na trilha, ela já estava bem suja de graxa, com bastante terra grudada. Provavelmente esse garfo precisa de manutenções constantes (graxa) pra não ficar duro com o tempo.


Geometria parte 2:

Depois destes testes fiquei encucado, de como a bike parecia tão longa, até mais longa que uma bike  full tamanho M que tenho aqui. Aí resolvi pegar a trena e tirar as medidas do entreeixos, chainstay(pedivela até eixo traseiro), e front center (pedivela até eixo dianteiro). Aí veio a confirmação:
A BIKE É MUITO MAIOR NESTAS MEDIDAS DO QUE INDICA NA TABELA DE GEOMETRIA DO SITE.

Fiquei bem decepcionado com isso, pois apesar de ser uma boa pra quem vai fazer trilhas mais técnicas, isso torna a bike um pouco "lenta" pro uso no dia a dia.
Abri um ticket no site da GT imaginando que ia ser atendido pelos gringos, mas quem me atendeu foi alguém da Cannondalle (sim, eu sei, é tudo mesma empresa).
Depois que questionei a pessoa me respondeu com uma tabela de geometria da bike, que de fato batia com o que eu havia medido, mas totalmente diferente da apresentada no site. Ou seja, eles anunciam uma coisa e entregam outra.
Ainda estou no aguardo da resolução do caso, sinceramente não sei o que vão fazer, provavelmente vão me mandar um "é assim mesmo, passar bem". Inclusive eu estava esperando a posição deles pra postar esse review, mas como estão demorando demais resolvi fazer assim mesmo.

Foto: A tal tabela geometria teórica que a Caloi/Cannondale/GT me mandou...

Foto: A geometria q deveria ter vindo, do site oficial da GT.

Resumo:

É uma boa bike de entrada, tem uma boa geometria para trilhas quando ajustada com um avanço menor. Apresenta componentes razoáveis para uso em trilhas leves, mas pra quem quer levar mais a sério a suspensão é um dos primeiros items a serem trocados.

Pontos fortes:

- Geometria moderna, reach longo, bike estável
- relação de entrada porém bastante funcional.
- modificada, com dropper post, aros mais largos, suspensão maior, pode ser uma excelente trail bike rígida.

Pontos Fracos:
- suspensão aparenta ser muito frágil
- freios péssimos quando novos.
- pneus bem pesados com rolagem ruim.
- a geometria é diferente da anunciada no site.



-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail



Respostas:
Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 07 Jul 2020 as 16:49
tinha até desanimado de postar o review depois desse "problema", além do que não existe mais a bike a venda nova.

Mas de repente pode servir pra algúem que está em busca de uma usada.

E também pra chamar a atenção de como somos feitos de otários comprando uma coisa e recebendo outra diferente. Agora vai depender de como a GT vai se sair da situação, pois vendeu a bike pra alguém que entende o que tá comprando kkkkkkkkk


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TFHG
Data de Publicação: 09 Jul 2020 as 08:51
Eu comprei 2 Avalanche Elite 2019 no fim do ano passado. Uma delas veio com problemas.... após algumas discussões com a "engenharia" trocaram o quadro pelo da Expert 2020 com novas rodas.

Eles tentam embromar, mas resolvem

-------------
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 09 Jul 2020 as 09:05
Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

Eu comprei 2 Avalanche Elite 2019 no fim do ano passado. Uma delas veio com problemas.... após algumas discussões com a "engenharia" trocaram o quadro pelo da Expert 2020 com novas rodas.

Eles tentam embromar, mas resolvem

Bom saber. Vc teve que devolver o quadro? Quem bancou a montagem?


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 09 Jul 2020 as 14:05
Sinto lhe informar, mas o correto para conduites da Cannondale é o do cambio traseiro pelo lado direito e o dianteiro pelo lado esquerdo, como você achou errado. Verifique se os cabos não estão cruzados na parte inferior do toptube pois um roçando o outro desfia e piora muito a qualidade das trocas além de eventualmente arrancar tinta do quadro.

-------------
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 09 Jul 2020 as 14:40
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Sinto lhe informar, mas o correto para conduites da Cannondale é o do cambio traseiro pelo lado direito e o dianteiro pelo lado esquerdo, como você achou errado. Verifique se os cabos não estão cruzados na parte inferior do toptube pois um roçando o outro desfia e piora muito a qualidade das trocas além de eventualmente arrancar tinta do quadro.

então é mais um erro de projeto, pois colocar os conduítes assim não faz sentido nenhum. Fica uma acabamento feio, eles ficam todos torcidos, arranha o head tube e imagino que no caso de queda e torção do guidão a posição que eles ficam pode até quebrar a entrada de cabo dos shifters.

Todas as bikes de marcas sérias que tenho, até mesmo uma chinesa barata que tenho aqui, usam os conduítes entrando na maneira que eu afirmo ser a "certa".

Exemplo Santa Cruz Hightower, conduíte do canote retrátil (alavanca fica a esquerda do guidão) entra do lado direito do quadro. Os conduítes de freio e shifter traseiros (que ficam a direita no guidão) entram pela esquerda do quadro.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 09 Jul 2020 as 14:45
lembrei de uma exceção, a minha Rocky Moutain Element 950 ano 2012 possui passagem externa de canote retrátil,  e este fica no lado esquerdo do quadro, no mesmo lado que uso o gatilho. Mas era uma época q eram raros bikes virem com esse tipo de canote, que pelo q me lembro eram praticamente todos externos, então é compreensível. Ainda assim, a passagem (interna) pro cambio dianteiro é na direita, a passagem (interna) pro câmbio traseiro é na esquerda. A passagem (externa) pro freio fica na esquerda também. 
Como hoje uso 1x11 nela, poderia utilizar um canote com cabeamento interno e usar a passagem do câmbio dianteiro (que é na direita) pro acionador, acredito que dê certo manobrando o cabo pra dentro do seat tube mas ainda n investiguei isso pq meu canote c cabo externo ainda está funcionando.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 08 Set 2020 as 14:52
Depois de muita negociação eles queriam que eu devolvesse a bicicleta e devolveriam a grana. Falei que era impossível pois não podia ficar sem a bike. 
Sugeri q me enviassem o quadro 2020 e me atenderia (até pedi pra um amigo q tem um tirar as medidas pra ver se bate com a tabela, e parece que sim).

No fim aceitaram me dar o quadro 2020 mais um cubo novo. Está a caminho, quando chegar e montar eu reporto a vocês.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: cecleal
Data de Publicação: 10 Set 2020 as 10:59
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Depois de muita negociação eles queriam que eu devolvesse a bicicleta e devolveriam a grana. Falei que era impossível pois não podia ficar sem a bike. 
Sugeri q me enviassem o quadro 2020 e me atenderia (até pedi pra um amigo q tem um tirar as medidas pra ver se bate com a tabela, e parece que sim).

No fim aceitaram me dar o quadro 2020 mais um cubo novo. Está a caminho, quando chegar e montar eu reporto a vocês.

Também possuo uma GT Avalanche Sport 2019. Após ver seu post, na semana passada, enviei um e-mail para eles mas ainda não me responderam.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Set 2020 as 11:14
que bom que este tópico está tendo visibilidade. É muita malandragem deles, esses quadros devem ser refugo de algum lugar, só pode. 
Só que me chama atenção o fato de ninguém ter notado isso antes, o que reflete o fato deque AS PESSOAS NÃO TEM NOÇÃO NENHUMA DE GEOMETRIA DE BIKE. Elas compram bicicleta pelo câmbio traseiro, peso, ou valor, mas sequer sabem avaliar a geometria do quadro, muitos nem se importam com isso. Todos deveriam aprender um pouco pra poder detectar esse tipo de fraude, por exemplo, ou pelo menos saber escolher a melhor bike pro seu tamanho e estilo de pedal.

tomara que todo mundo que comprou essa bike reclame e eles tenham q se virar pra tocar de quadro de todos. Valia até uma ação judicial conjunta contra a Dorel por propaganda enganosa.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Set 2020 as 11:30
Estive investigando mais a fundo essa situação. Tem várias inconsistências:
- não existe essa geometria que me mandaram em nenhum lugar. Mas GT Avalanche 2019 tem muitas rodando por aí, de vários tamanhos e modelos. 
- apesar da minha reclamação já ter uns 2 meses, e a atendente dizer que já solicitou alterarem no site, se você entrar no site oficial ainda consta a geometria errada. Não há links no site oficial atual, não há uma categoria "archive" como deveria ter, mas fazendo uma busca no google é possível chegar nesse link  https://www.gtbicycles.com/bra_pt/avalanche-sport-2038" rel="nofollow - https://www.gtbicycles.com/bra_pt/avalanche-sport-2038 , que consta a geometria que não existe aqui.

estive vendo um review da 2020, muito bom por sinal,  https://www.youtube.com/watch?v=Oam0HLlQqrY" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=Oam0HLlQqrY  e nesse vídeo há um comentário que me chamou muito a atenção. Acho que se trata desse quadro que veio pra mim, e me dá a impressão que a estratégia deles é oferecer "refugos" de quadros em mercados subdesenvolvidos.. Se a GT / Dorel um dia ler esse tópico, gostaria muito que entrassem em contato comigo para esclarecer essa questão.


https://www.youtube.com/channel/UC9Zu5h7rRn36o3G4KJLdkfA" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=Oam0HLlQqrY&lc=Ugy2fXrSvsp8o48cJVN4AaABAg.91b5wS3vVur92WrGrHFZYG" rel="nofollow - 8 meses atrás
Its a shame that this frame is not available in Argentina. Instead we get a different version which is disproportionately long wheelbase and with 1" more of chainstay legth. Doesnt seem much but it really makes the handeling of the bike unresponsive and difficult to bunnyhop. Ive been investigating and it seem the bike you sell in the US is not the same you have on the international catalog. And good and racey geometry only seems to be found on high end expensive carbon bikes. Again its a shame!

-sobre o modelo 2020, o site brasileiro mais uma vez é falho. nos Estados Unidos, para os tamanhos S e XS da Avalanche 2020, somente tem opção de rodas 27.5. Porém aqui no Brasil eles vendem tamaho S com rodas 29. Como não há modelo Small 29 lá, não tem como saber a geometria exata desse modelo q pelo jeito só é vendido aqui, pois o site br é uma simples cópia do americano. Só vou saber quando chegar o quadro, montar a bike e medir... Aí vcs tem idéia do relaxo que a marca tem com os consumidores, em sequer informar medidas corretas das bikes. Ou pelo menos fazer um site brasileiro decente, já que temos modelos diferenciados aqui.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 18 Set 2020 as 12:44
chegou o quadro hoje. veio todo preto, do modelo expert. muito bonito.

ja vi q algumas coisas alem do cubo nao sao compatíveis, como cambio dianteiro. vou ver agora a caixa de direção se serve.



-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 18 Set 2020 as 13:17
TheLittle, na maioria das vezes os compradores confiam nos dados mostrados nas especificações técnicas, em lugares como EUA e Alemanha se o que é divulgado não é o mesmo que o vendido, a empresa corre seríssimo risco de um pesado processo. Veja o exemplo do que aconteceu com a Volkswagen que fez uma gambiarra nos motores de vários modelos de seus veículos para que fraudassem a medição da emissão de poluentes para baratear seus produtos, teve um super recall de milhões de veículos fora os processos que quase faliram a fabricante.

No caso de bikes, quem vai medir as especificações mostradas para ver se batem com as especificações reais tem que ser um cara que leva muito a sério o que compra, seja pra ele ou para terceiros. E te dou os parabéns, eu acho que eu cagaria se tivesse diferenças mínimas MAS eu arrumo quizumba com qq empresa ou vendedor que divulga componentes de informática (switches, roteadores, etc) que dizem que faz uma coisa e não fazem ou não fazem de modo adequado, hehehe...


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 18 Set 2020 as 13:25
Pois é. Diferenças minimas podem ter sim, inclusive é até difícil medir com precisão certas coisas, então pode ter mínimas diferenças devido medição.
Mas nesse caso a diferença é gritante, não sei como outras pessoas não perceberam isso. Já andei em muitas bikes sabendo quais eram as suas geometrias, então quando eu subo na bike eu já sei mais ou menos o que esperar. Uma das minhas bikes tem um quadro artesanal com geometria projetada por mim, que depois de muita leitura e pequisa, e testes com outras bikes, cheguei ao que eu queria. E o resultado ficou excelente.  No caso desta GT 2019, o comportamento da bike é bem diferente do esperado da suposta tabela de geometria correta.


Mas é isso, as pessoas nem sabem direito no que estão pedalando, então engolem qualquer coisa..



-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 18 Set 2020 as 17:47
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Pois é. Diferenças minimas podem ter sim, inclusive é até difícil medir com precisão certas coisas, então pode ter mínimas diferenças devido medição.
Mas nesse caso a diferença é gritante, não sei como outras pessoas não perceberam isso. Já andei em muitas bikes sabendo quais eram as suas geometrias, então quando eu subo na bike eu já sei mais ou menos o que esperar. Uma das minhas bikes tem um quadro artesanal com geometria projetada por mim, que depois de muita leitura e pequisa, e testes com outras bikes, cheguei ao que eu queria. E o resultado ficou excelente.  No caso desta GT 2019, o comportamento da bike é bem diferente do esperado da suposta tabela de geometria correta.


Mas é isso, as pessoas nem sabem direito no que estão pedalando, então engolem qualquer coisa..


Cara, vc está super estimando a capacidade de pessoas normais com parâmetros de uma pessoa fora da curva (vc). E isso é errado!

Errado pq ninguém precisa ser um especialista em geometria de quadros para pedalar. Simplesmente pedalar. Seu conhecimento sobre geometrias tranquilamente aprova uma dissertação de engenharia/fisioterapia/fisiologia, isso pq vc estudou muito sobre o assunto. Isso é um ponto fora da curva. Pessoas normais apenas sentam na bike e pedalam.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 18 Set 2020 as 17:50
Tenho certeza que muito atleta profissional não domina esse nível de conhecimento sobre geometrias.

Comparando com a F1, vcs sabem pq o Rubinho fez sucesso(abre aspas) na fórmula 1? Ele nunca foi um piloto excepcional, fora da curva, esse era o Schumacher... Mas o Rubinho tinha uma sensibilidade absurda para acertar o carro com os mecânicos!!!! Acabou chegando na escuderia mais top para ser o "acertador" de carro do Schumacher... Mesmo caso seu The Little, és um ponto fora da curva em geometrias de bike!!


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 18 Set 2020 as 18:34
Ah sim, entenda como "diferenças mínimas" coisas como dizer que tem pneu 2.15 e veio 2.10, ou um guidão de 710mm e veio 700mm, ou uma mesa de 100mm e veio de 90mm e assim por diante, são aqueles detalhes que até passam despercebidos, diferentes de, por exemplo, dizer que é freio hidráulico e veio um semi-hidráulico ou dizer que é 27 marchas e veio com 24. Wink

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Pois é. Diferenças minimas podem ter sim, inclusive é até difícil medir com precisão certas coisas, então pode ter mínimas diferenças devido medição.
Mas nesse caso a diferença é gritante, não sei como outras pessoas não perceberam isso. Já andei em muitas bikes sabendo quais eram as suas geometrias, então quando eu subo na bike eu já sei mais ou menos o que esperar. Uma das minhas bikes tem um quadro artesanal com geometria projetada por mim, que depois de muita leitura e pequisa, e testes com outras bikes, cheguei ao que eu queria. E o resultado ficou excelente.  No caso desta GT 2019, o comportamento da bike é bem diferente do esperado da suposta tabela de geometria correta.


Mas é isso, as pessoas nem sabem direito no que estão pedalando, então engolem qualquer coisa..



Postado Por: Neto1
Data de Publicação: 18 Set 2020 as 19:01
Eu tinha um tamanho M desse modelo, que eu acho que foi o pior já feito pela GT. Extremamente lenta.
Eu tive uma GT Zaskar Elite 26, a bike era uma belezinha, mas esse modelo...
Tanto que fiquei com um pé atrás com GT, apesar desse modelo novo parecer muito bom


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 18 Set 2020 as 19:09
Que triste esta história... uma falta de respeito e exemplo do que gigantes como a Dorel fazem ao incorporar marcas que já despontaram no passado... as abandonam tecnicamente e só querem saber de faturar... faturar... faturar

Tenho 2 amigos que possuem bikes com este quadro, um deles inclusive, aos poucos, está transformando a dele em uma rígida de trilha... já trocou a relação por uma deore 20v, trocou a suspa por uma a ar, colocou pneu 2.35 na frente, mesa +curta e guidão rise e largo, agora acabou de instalar um canote retrátil

Ele não pretende ir para um Full, pelo menos por enquanto...



-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 18 Set 2020 as 22:02
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Pois é. Diferenças minimas podem ter sim, inclusive é até difícil medir com precisão certas coisas, então pode ter mínimas diferenças devido medição.
Mas nesse caso a diferença é gritante, não sei como outras pessoas não perceberam isso. Já andei em muitas bikes sabendo quais eram as suas geometrias, então quando eu subo na bike eu já sei mais ou menos o que esperar. Uma das minhas bikes tem um quadro artesanal com geometria projetada por mim, que depois de muita leitura e pequisa, e testes com outras bikes, cheguei ao que eu queria. E o resultado ficou excelente.  No caso desta GT 2019, o comportamento da bike é bem diferente do esperado da suposta tabela de geometria correta.


Mas é isso, as pessoas nem sabem direito no que estão pedalando, então engolem qualquer coisa..


Cara, vc está super estimando a capacidade de pessoas normais com parâmetros de uma pessoa fora da curva (vc). E isso é errado!

Errado pq ninguém precisa ser um especialista em geometria de quadros para pedalar. Simplesmente pedalar. Seu conhecimento sobre geometrias tranquilamente aprova uma dissertação de engenharia/fisioterapia/fisiologia, isso pq vc estudou muito sobre o assunto. Isso é um ponto fora da curva. Pessoas normais apenas sentam na bike e pedalam.

Tá certo, desculpe, eu exagerei. Também não é pra tanto.. 
Realmente ninguém é obrigado a saber tudo, eu mesmo n sei de muita coisa, e ainda assim muito do que eu penso é baseado em experiências que eu tive e algumas preferências que desenvolvi, não é pra se levar como regra.

Na ocasião que notei essa discrepância nas medidas, eu estava andando com outras 2 bikes de XC (alternando pedais entre elas) as quais eu sabia aproximadamente as medidas. E ao subir nessa GT, também tendo em mente a tabela de geometria da bike que comprei,  eu estava esperando comportamento similar as outras bikes XC. Porém na prática ela não correspondeu ao esperado, achei uma bike lenta nas reações e na aceleração. Já na trilha eu senti uma estabilidade maior até que uma dessas XC que estava acostumado, que além de ser full estava com garfo 120mm e ainda uma caixa de direção "angleset" que reduz 2 graus o ângulo da caixa de direção. Aí coloquei as duas bikes uma do lado da outra, e nitidamente a GT era muito mais longa. Foi então que peguei a trena e medi. Depois disso já acionei cobrando explicações e a resolução do problema.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 18 Set 2020 as 22:11
Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Eu tinha um tamanho M desse modelo, que eu acho que foi o pior já feito pela GT. Extremamente lenta.
Eu tive uma GT Zaskar Elite 26, a bike era uma belezinha, mas esse modelo...
Tanto que fiquei com um pé atrás com GT, apesar desse modelo novo parecer muito bom

Citando o amigo pra continuar o post acima.

Pois bem, não sei qual o conhecimento do amigo sobre geometria, mas veja que teve uma péssima impressão do quadro por achar "lenta". E de fato a bike fica um tanto mais lenta por conta dessa geometria esquisita. Quando digo lenta, digo nas reações, pois o entreeixos longo deixa a bike menos ágil.

Por outro lado, essa característica faz com que a bike se torne mais estável em altas velocidades. Verifiquem o reach desse quadro Small, ele equivale ou é até maior a muitos quadros LARGE de XC. Eu não fiz o teste pois a bike não é minha, mas morro de curiosidade de colocar um garfo de 130~140mm nessa bike e colocar ela num downhill mais técnico. Deve ser um espetáculo com essas características. 

Já pro XC e pedais do dia a dia (que é o intuito dessa bike) não é a melhor geometria, e nem faz muito sentido na verdade. 

E o maior problema disso tudo é a marca estampar uma coisa no site, e entregar outra coisa bem diferente. Pelo menos fizeram o certo, que foi substituir o quadro. 

na segunda termino de montar ela (mandei a roda pra montar na bicicletaria, o restante eu mesmo transplantei) e posso fazer outro review já com o quadro 2020


obs: tentem entender as geometrias das bikes, as mudanças nas bikes mais atuais especialmente ângulo de caixa de direção e ângulo do tubo do canote. Até o Pra Quem Pedala fez um vídeo da Epic e Epic Evo explicando as geometrias delas e no que essas mudanças do modelo novo influenciam. Tem outros vídeos também que explicam como o ângulo do canote influencia no reach e no tamanho do top tube. Acho tudo isso fundamental de se entender pra poder escolher uma bike na hora de comprar ou mesmo pra saber ajustar sua própria bike pra atender melhor o tipo de pedal q vc faz.




-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: cecleal
Data de Publicação: 22 Set 2020 as 10:37
Olá, amigo! Já montou a bike com o novo quadro? Se possível, faça o review para nós e diga quais componentes não são compatíveis com o quadro novo.

Como disse antes, após ver sua publicação enviei um e-mail para a GT. Na semana passada eles me responderam pedindo para enviar as fotos com as medidas. Enviei e eles me pediram para ligar na sexta feira (25.08.2020) que já teriam uma resposta.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 22 Set 2020 as 10:50
Vou terminar de montar hoje e talvez consiga fazer o teste amanha. Mas o comportamento de cara ja é bem diferente.

A única coisa imcompatível mesmo foi o cubo traseiro, o qual eles mandaram. Apesar do quadro 2020 ter montagem pro câmbio dianteiro direct mount, existe uma peça plástica embaixo do quadro pra passagem do câmbio dianteiro, assim como no quadro 2019. Então você consegue montar câmbio dianteiro comum também, dos que prendem no tubo.

a única observação é que o quadro novo tem head tube maior, então acabei usando menos espaçadores na direção, mas a espiga deu tranquilamente. Atente que o quadro novo tem cabeamento interno, então possivelmente terá que sangrar o freio traseiro. No meu caso perdi um pouco de óleo e o freio não funcionou mais. Pelo menos consegui passar o cabo inteiro pela borracha de acabamento e interior do quadro, inclusive com a porca que pressiona a oliva, então não precisei outra oliva no freio.




-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 24 Set 2020 as 21:30
fiz o teste da bike hoje.. filmei na gopro.

vou postar amanhã as impressões.

-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 22:19
Montei a bike esta semana. O acabamento desse quadro 2020 é muito melhor que o 2019 em todos os sentido. A primeira coisa que notei no 2019 é que os seatstays apesar de serem soldados na lateral do top tube, parece q foi soldado tudo junto num bolo em volta do seat tube. Nesse 2020 tem aquele espaço característico do desenho dos quadros GT. O cabeamento interno deixa a bike com uma aparência muito melhor, os cabos ficam mais organizados. O quadro 2020 tb tem entrada pra dropper seatpost interno no seat tube. O quadro q me mandaram foi do modelo Expert, mas acho que de todos modelos são iguais.



Apesar do quadro ter um suporte pra câmbios dianteiros Direct Mount, ele também aceita os câmbios tradicionais presos no tubo, como o 2019. Na foto, por curiosidade coloquei uma roda plus (275x2.8) e coube tranquilo. Acredito passar pneus 29 até 2.5 ou 2.6 nesse quadro.
 
 
A bike montada ficou com um aspecto um pouco diferente da 2019. Mas achei bem mais bonito o quadro.

De cara quando montei a bike já deu pra perceber que é bem mais curta que a outra. Dando uma voltinha na rua, deu p notar claramente que a bike é muito mais ágil e acelera melhor que o quadro anterior.

Ontem consegui sair com ela pra fazer um teste na trilha. A única modificação que fiz foi colocar uma roda dianteira com pneu 2.35, por segurança, pq os pneus originais dela são bem simples.

O que notei é que a bike é mais ágil, mais manobrável, com geometria muito mais acertada. Porém senti bastante falta de uma suspensão maior.. e isso é mais notável nessa 2020 do que na 2019.Prejudica muito o fato de terem colocado 100mm, essa bike merece 120mm de curso no mínimo. Além de prejudicar a geometria, achei o central muito baixo e dei umas batidas na coroa (onde outras bikes não pegam), mas talvez foi pq a coroa maior é 42 dentes. Os freios são os mesmos tektro ruins, o pneu traseiro fino, o garfo não confiável, então não dá pra acelerar muito na trilha mas consegui fazer todos os trechos técnicos sem maiores problemas.




-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 22:31
Se quiserem um parâmetro para comparação da velocidade, esses vídeos são da mesma trilha, descendo de santacruz hightower 2017. o trecho aos 14 segundos do segundo vídeo não tive coragem de fazer com a GT kkkkkkkkk



-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 30 Set 2020 as 11:06
Originalmente postado por cecleal cecleal escreveu:

Olá, amigo! Já montou a bike com o novo quadro? Se possível, faça o review para nós e diga quais componentes não são compatíveis com o quadro novo.

Como disse antes, após ver sua publicação enviei um e-mail para a GT. Na semana passada eles me responderam pedindo para enviar as fotos com as medidas. Enviei e eles me pediram para ligar na sexta feira (25.08.2020) que já teriam uma resposta.

e aí, já teve alguma resposta? o que a Dorel alegou e qual a solução dada?


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 30 Set 2020 as 16:19
Muito interessante a pegada do topico, to seguindo!


Postado Por: cecleal
Data de Publicação: 01 Out 2020 as 08:20
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por cecleal cecleal escreveu:

Olá, amigo! Já montou a bike com o novo quadro? Se possível, faça o review para nós e diga quais componentes não são compatíveis com o quadro novo.

Como disse antes, após ver sua publicação enviei um e-mail para a GT. Na semana passada eles me responderam pedindo para enviar as fotos com as medidas. Enviei e eles me pediram para ligar na sexta feira (25.08.2020) que já teriam uma resposta.

e aí, já teve alguma resposta? o que a Dorel alegou e qual a solução dada?

E aí! A última vez que liguei foi ontem. A demanda ainda estava para análise da fábrica, segundo a atendente me falou. Hoje a tarde vou ligar novamente para eles.


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 02 Out 2020 as 00:34
A bike ficou linda, parabéns e obrigado por compartilhar os detalhes...

Pelo quadro ter "curto", vc acha que se tivesse pego um tamanho maior ela ficaria mais estável The Little?

-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 02 Out 2020 as 08:23
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

A bike ficou linda, parabéns e obrigado por compartilhar os detalhes...

Pelo quadro ter "curto", vc acha que se tivesse pego um tamanho maior ela ficaria mais estável The Little?

na verdade o 2020 não chega a ser curto. A questão é que o 2019 era longo demais o entreeixos, desproporcional pro tamanho do quadro e pra proposta da bike. Mas digamos, a parte "de cima" do quadro  (top tube) tem as medidas corretas e são bem similares entre os dois modelos, diria que praticamente igual. O fit pras duas bikes é o mesmo, só o comportamento da bike que muda muito por conta dessa característica do 2019. 

Sobre pegar uma medida acima, acho o comprimento do top tube do Small bem acima da média dos quadros dessa categoria. Tanto é que recomendo trocar o avanço original por um mais curto em todos os tamanhos pois é uma bike de frente bem longa. Agora imagina pegar um M quem deveria usar S..ficaria grande demais a bike. Mas de fato, como ia aumentar tudo (top tube, reach, front center, e por cosequência entreeixos) provavelmente a bike M seria um pouco mais estável sim.

Pena q o uso dela será só pra pedais leves.. se a bike fosse minha já tva com pike 140, canote dropper, de repente até rodas plus rs.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 08 Out 2020 as 09:41
Acrescentando uma informação que esqueci;

Pesei o quadro 2019 tamanho Small e deu 2250g..

isso sem direção, sem blocagem, sem os parafusos de guia de cabo.

pesadinho não?

o 2020 eu acabei esquecendo de pesar, parece ser pouca coisa mais leve.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: cecleal
Data de Publicação: 08 Out 2020 as 10:22
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por cecleal cecleal escreveu:

Olá, amigo! Já montou a bike com o novo quadro? Se possível, faça o review para nós e diga quais componentes não são compatíveis com o quadro novo.

Como disse antes, após ver sua publicação enviei um e-mail para a GT. Na semana passada eles me responderam pedindo para enviar as fotos com as medidas. Enviei e eles me pediram para ligar na sexta feira (25.08.2020) que já teriam uma resposta.

e aí, já teve alguma resposta? o que a Dorel alegou e qual a solução dada?

A Dorel me deu uma resposta ontem a tarde. Fizeram logo a proposta da troca do meu quadro pelo modelo 2020, com o cubo traseiro. Aceitei. Agora é aguardar o envio do quadro e do cubo para montagem. 

Caso algum colega enviou e-mail recente para a empresa e ainda não foi respondido, sugiro que tente o contato mediante ligação para agilizar. Quando liguei a primeira vez, a atendente falou que ainda estavam respondendo os e-mails de agosto.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 03 Nov 2020 as 10:45
Originalmente postado por cecleal cecleal escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por cecleal cecleal escreveu:

Olá, amigo! Já montou a bike com o novo quadro? Se possível, faça o review para nós e diga quais componentes não são compatíveis com o quadro novo.

Como disse antes, após ver sua publicação enviei um e-mail para a GT. Na semana passada eles me responderam pedindo para enviar as fotos com as medidas. Enviei e eles me pediram para ligar na sexta feira (25.08.2020) que já teriam uma resposta.

e aí, já teve alguma resposta? o que a Dorel alegou e qual a solução dada?

A Dorel me deu uma resposta ontem a tarde. Fizeram logo a proposta da troca do meu quadro pelo modelo 2020, com o cubo traseiro. Aceitei. Agora é aguardar o envio do quadro e do cubo para montagem. 

Caso algum colega enviou e-mail recente para a empresa e ainda não foi respondido, sugiro que tente o contato mediante ligação para agilizar. Quando liguei a primeira vez, a atendente falou que ainda estavam respondendo os e-mails de agosto.

E ai amigo, alguma novidade?  Espero que tenham trocado seu quadro. Aguardo as impressões do quadro novo, gostaria de saber quanta diferença sentiu na bike.

Abraço.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: cecleal
Data de Publicação: 03 Nov 2020 as 11:12

[/QUOTE]

E ai amigo, alguma novidade?  Espero que tenham trocado seu quadro. Aguardo as impressões do quadro novo, gostaria de saber quanta diferença sentiu na bike.

Abraço.
[/QUOTE]

Olá, amigo! De início eles já aceitaram trocar o quadro. Me enviaram as notas fiscais do cubo e do quadro, por e-mail, no dia 20/10, e estão vindo por transportadora, mas ainda não recebi. Assim que recebê-los eu posto aqui.


Postado Por: LuizFelipe_79
Data de Publicação: 06 Nov 2020 as 21:29
Que tópico enriquecedor!
Parabéns pela iniciativa e a paciência de escrever e compartilhar!


Postado Por: ericomendesa
Data de Publicação: 26 Nov 2020 as 10:07
A GT recolheu o quadro velho?


Postado Por: cecleal
Data de Publicação: 26 Nov 2020 as 12:27
Recebi o novo quadro envaido pela GT. Me enviaram o quadro 2020 do Modelo Avalanche Sport. Possui um local no quadro para fixação do câmbio dianteiro que eu não gostei. Acredito que meu câmbio dianteiro não daria certo, mas como estou usando 1x, não tive problemas com isso. 

Sobre o cabeamento interno, como não há oficinas na cidade que resido que saibam fazer a sangria do freio, optei por deixar o cabo do freio traseiro do lado de fora por enquanto. Não entendo muito sobre bikes, mas consegui fazer a montagem assistindo vídeos no YouTube.

Não consegui achar o chainline desse quadro. Já troquei o pedivela, movimento central e várias posições do pedivela em relação quadro, até troquei a gancheira, mas sempre cai a corrente do cog maior do cassete quando pedalo pra trás. Já pensei que fosse o cassete empenado, mas não é. Pode ser algo no freehub, não sei... Se alguém puder me dá uma dica do que possa ser, agradeço.

Tirando esse problema da linha de corrente, a bike ficou muito boa. Pretendo comprar em breve o kit para fazer a sangria e colocar o freio da maneira correta. Gostei bastante.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 26 Nov 2020 as 13:51
show, que bom que resolveram pra você.

sobre cambio dianteiro, esse quadro tambem aceita cambio tradicional, precisa passar o cabo por uma peça que fica parafusada embaixo do central. eu mesmo coloquei o cambio dianteiro da 2019 p 2020.

sobre chainline faz o seguinte

compra arruelas de pressão, q sao espessas e tem borda fina, e coloca entre a coroa e braços do pedivela fazendo a coroa ir mais pra dentro.

-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 28 Nov 2020 as 13:15
Esse quadro 2020 é muito legal, o preço das bikes montadas nele disparou...

Sobre a dica das arruelas de pressão, achei interessante, obrigado


-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: LRM
Data de Publicação: 16 Jan 2021 as 15:16
Pessoal, 
Não consigo saber qual tipo de movimento central esse quadro GT Avalanche Expert aceita.

Podem me ajudar?


Postado Por: cecleal
Data de Publicação: 16 Jan 2021 as 19:18
Amigo, a Avalanche Sport modelo 2019 veio com movimento central ponta quadrada de 113 mm. No quadro novo, modelo 2020, estou usando com um semelhante ao Shimano BB52, para pedivela integrado.


Postado Por: black_ovelha
Data de Publicação: 17 Jan 2021 as 00:33
Tenho essa mesma bike. Depois de ler tudo, deu vontade de pedir a troca, não porque eu entenda muito ou seja especialista em várias modalidades, mas pela sacanagem de mandarem coisa ruim pra cá.
Tenho formigamentos nos dedos mínimo e anelar e já tentei posições diferentes de banco, luvas, etc. Agora fico até curioso pra saber se a causa não poderia ser o quadro...


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 17 Jan 2021 as 07:13
Formigamento nos dedos médio e anular sugere pressão no nervo Ulnar, isso pode ser da idade mais avançada, alguma predisposição estrutural nas mãos (o formigamento é em uma ou ambas as mãos?) ou uma posição incorreta na bike que force o ciclista a ficar muito para a frente. Qdo vc está pedalando, vc costuma ter que "botar a bunda pra trás" de vez em qdo no banco?

Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Tenho essa mesma bike. Depois de ler tudo, deu vontade de pedir a troca, não porque eu entenda muito ou seja especialista em várias modalidades, mas pela sacanagem de mandarem coisa ruim pra cá.
Tenho formigamentos nos dedos mínimo e anelar e já tentei posições diferentes de banco, luvas, etc. Agora fico até curioso pra saber se a causa não poderia ser o quadro...


Postado Por: black_ovelha
Data de Publicação: 17 Jan 2021 as 08:35
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Qdo vc está pedalando, vc costuma ter que "botar a bunda pra trás" de vez em qdo no banco?



Sim


Postado Por: Blancoga
Data de Publicação: 17 Jan 2021 as 09:20
Oi, ótima iniciativa trocar o quadro. Em relação as marchas pulando experimenta esta mudança.
https://m.youtube.com/watch?v=N2n9L5aCO-k
Veja minuto 6:20 até 6:45. E um parafuso que pôde resolver. Sorte.


Postado Por: cecleal
Data de Publicação: 17 Jan 2021 as 09:48
Originalmente postado por Blancoga Blancoga escreveu:

Oi, ótima iniciativa trocar o quadro. Em relação as marchas pulando experimenta esta mudança.
https://m.youtube.com/watch?v=N2n9L5aCO-k
Veja minuto 6:20 até 6:45. E um parafuso que pôde resolver. Sorte.



Estou usando um pedivela igual esse do vídeo, mas o problema tem sido o chainline. Uso 1x9 com cassete Sunrace 11-40. O câmbio alívio alcança o cog 40 tranquilo, mas se estiver nele (40T) e pedalar pra trás a corrente cai.
Coloquei arroelas de pressão como um amigo falou aqui anteriormente, a coroa ficou mais próxima do quadro e ainda assim não deu certo. Será se é por causa da relação ser 1x9? Já vi alguns posts aqui no fórum falando que 1x9 não dá certo, mas não vi dizerem os motivos


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 17 Jan 2021 as 15:13
1x a corrente cai mesmo pedalando pra trás no cog maior, dependendo do quadro e cjto. da relação... qdo eu usava 1x10 com corrente KMC não caia, com corrente Shimano passou a cair... qdo troquei pra Sram Eagle continuou caindo... a gnt acostuma e acaba corrigindo a pedalada pra não fazer mais esse movimento

-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: ericomendesa
Data de Publicação: 18 Jan 2021 as 11:31
Algum de vocês sabe o tamanho da caixa de direção da GT avalanche, fico na dúvida se é 44-55 ou 44-56


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 18 Jan 2021 as 11:56
Originalmente postado por ericomendesa ericomendesa escreveu:

Algum de vocês sabe o tamanho da caixa de direção da GT avalanche, fico na dúvida se é 44-55 ou 44-56

44-56 em ambos os modelos, 2019 e 2020


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: cecleal
Data de Publicação: 18 Jan 2021 as 12:29
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

1x a corrente cai mesmo pedalando pra trás no cog maior, dependendo do quadro e cjto. da relação... qdo eu usava 1x10 com corrente KMC não caia, com corrente Shimano passou a cair... qdo troquei pra Sram Eagle continuou caindo... a gnt acostuma e acaba corrigindo a pedalada pra não fazer mais esse movimento



Ahh sim!! Ótimo então!
Obrigado pela resposta! Isso estava me deixando desanimado


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 09 Fev 2021 as 21:44
Desculpem me se eu acabei pulando alguma coisa, mas no que eu fui lendo no tópico todo, não cheguei a ver nada sobre se há diferenças entre a GT 2020 tamanho S vendida lá fora (27.5) e a vendida aqui (que é listada como 29 nas lojas).

É o mesmo quadro? Ela realmente usa componentes diferentes, é erro na listagem da BikePoint, eles reciclam o quadro 27.5 mas usam um garfo 29 ou alguma outra coisa?


Postado Por: LRM
Data de Publicação: 09 Fev 2021 as 22:22
Minha S 2020 comprada aqui veio com 29.


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 09 Fev 2021 as 23:04
Originalmente postado por LRM LRM escreveu:

Minha S 2020 comprada aqui veio com 29.

Mas a geometria bate com a divulgada pela GT, ou é diferente?

E assumo que o garfo seja diferente.

(Estou DESESPERADAMENTE atrás de uma 27.5 ou mesmo 26, mas o mercado simplesmente inundou de 29 e até as bikes 27.5 lá de fora não estão vindo com o aro certo pra as terras tupiniquins >.>)


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 08:12
27,5 vc encontrará somente bikes de nicho, para trail e all mountain. Ou seja, custando uma nota. 26" somente em bikes de super mercado, com o que há de pior em peças disponíveis para baratear o custo.

Resumindo, precisará buscar uma usada.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 08:49
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Desculpem me se eu acabei pulando alguma coisa, mas no que eu fui lendo no tópico todo, não cheguei a ver nada sobre se há diferenças entre a GT 2020 tamanho S vendida lá fora (27.5) e a vendida aqui (que é listada como 29 nas lojas).

É o mesmo quadro? Ela realmente usa componentes diferentes, é erro na listagem da BikePoint, eles reciclam o quadro 27.5 mas usam um garfo 29 ou alguma outra coisa?

Eu realmente não entendo como funciona. Aqui no Brasil eles não vendem a versão 275, todas são 29.
O site é uma zona, na verdade é uma tradução mais ou menos do site gringo, fato que gerou o problema inicial que percebi. Só de subir na bike percebi q tinha algo errado com a geometria.
E de fato o quadro 2019 tem um comportamento estranho, ela é extremamente longa, seat angle baixo, top tube exagerado quase de bike Large.

A geometria da 2020 aparentemente bate com a do site, a única coisa q chama atenção é que o seat tube angle parece ter mais de 73°, talvez fiquei na faixa de 74 a 75 graus especialmente se usar garfo de 100mm. Nesse modelo o top tube é muito mais curto, justamente pq a bike não tem o front center exagerado como a 2019 . Na trilha, a bike é um pouco mais arisca que a 2019, o que é normal pois a traseira, front center, reach e entreeixos são bem menores que da 2019.

Pra mim o seat angle maior que o informado na 2020 é uma coisa boa, mas ainda acho que deveriam entregar o que está escrito lá.
Não aferi precisamente essa medida, somente usei um software que analisa por imagem, mas em outras bikes que tenho as medidas bateram certinho.

Sobre "reciclar" o quadro 275, não é o caso. Se fosse isso o central da 29 iria ficar alto demais, mas é ao contrário, ele é relativamente baixo. Eu realmente gostaria de testar o quadro 2020 com suspensão 120 ou 130, o garfo de 100mm nitidamente limita a bike pra trilhas mais técnicas. Infelizmente n tive essa oportunidade. 

Já o quadro 2019 é longo demais com qualquer garfo. Talvez o quadro S atendesse bem uma pessoa mais alta, na faixa de 1,75, com um canote gigante de 500mm kkkkk



-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 08:49
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

27,5 vc encontrará somente bikes de nicho, para trail e all mountain. Ou seja, custando uma nota. 26" somente em bikes de super mercado, com o que há de pior em peças disponíveis para baratear o custo.

Resumindo, precisará buscar uma usada.

Mas o próprio catálogo da GT diz que os tamanhos S e XS da Avalanche usam aros 27.5

A Giant também tem equivalentes 27.5 pra quase todas as bicicletas deles, e a linha feminina (Liv) até um tempo atrás era predominantemente 27.5 (hoje em dia ela permite escolha, igual à masculina).

"Teoricamente" não deveriam ser tão impossíveis de achar, especialmente pra meu tamanho (S ou XS a depender da geometria). Mas na realidade...


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 08:57
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

27,5 vc encontrará somente bikes de nicho, para trail e all mountain. Ou seja, custando uma nota. 26" somente em bikes de super mercado, com o que há de pior em peças disponíveis para baratear o custo.

Resumindo, precisará buscar uma usada.

Mas o próprio catálogo da GT diz que os tamanhos S e XS da Avalanche usam aros 27.5

A Giant também tem equivalentes 27.5 pra quase todas as bicicletas deles, e a linha feminina (Liv) até um tempo atrás era predominantemente 27.5 (hoje em dia ela permite escolha, igual à masculina).

"Teoricamente" não deveriam ser tão impossíveis de achar, especialmente pra meu tamanho (S ou XS a depender da geometria). Mas na realidade...

Teoria e prática são coisas distintas. A prática atual é que mal se acha uma bike a venda, quiçá no aro 27,5". 


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 09:10
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

27,5 vc encontrará somente bikes de nicho, para trail e all mountain. Ou seja, custando uma nota. 26" somente em bikes de super mercado, com o que há de pior em peças disponíveis para baratear o custo.

Resumindo, precisará buscar uma usada.

Mas o próprio catálogo da GT diz que os tamanhos S e XS da Avalanche usam aros 27.5

A Giant também tem equivalentes 27.5 pra quase todas as bicicletas deles, e a linha feminina (Liv) até um tempo atrás era predominantemente 27.5 (hoje em dia ela permite escolha, igual à masculina).

"Teoricamente" não deveriam ser tão impossíveis de achar, especialmente pra meu tamanho (S ou XS a depender da geometria). Mas na realidade...

está errado. não vem 275 pro Brasil. Se olhar nas especificações tem coisas q não batem também, como os pneus.
Acho que os pneus que vem aqui no BR são Racing Ralph 2.25.

A geometria da 29 brasileira PARECE ser a do site, exceto o seat angle que tá mais pra 75 quando se usa garfo de 100mm. Também nunca vi tamanho XS aqui, nem deve existir.

https://www.gtbicycles.com/bra_pt/avalanche-sport-2051






-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 09:11
se quer 275 procure Trek ou Cannondale, alguns modelos são 275 no tamanho S. 

Mas justamente pela rejeição do mercado nacional eles não estão mais vendendo esse tipo de bike pra XC.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 09:20
Esse é o detalhe (em bold) qdo se compra coisas lá de fora, se não for modelo de exportação específico para determinado país, no caso de bike, essa de não vir componentes certos para as terras tupiniquins é o mais comum de se acontecer, é o mesmo que nego comprar uma bike chinesa por mil pilas e quer que a mesma tenha a qualidade de uma nacional de 6 mil, mesmo a de mil pilas sendo de "karbônu", rodas de "maionese" e pneus "babão" com aros de "folha drupa" já que mercado interno é um e de exportação é (ou deveria ser) outro. LOL

Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por LRM LRM escreveu:

Minha S 2020 comprada aqui veio com 29.

Mas a geometria bate com a divulgada pela GT, ou é diferente?

E assumo que o garfo seja diferente.

(Estou DESESPERADAMENTE atrás de uma 27.5 ou mesmo 26, mas o mercado simplesmente inundou de 29 e até as bikes 27.5 lá de fora não estão vindo com o aro certo pra as terras tupiniquins >.>)


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 09:27
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Já o quadro 2019 é longo demais com qualquer garfo. Talvez o quadro S atendesse bem uma pessoa mais alta, na faixa de 1,75, com um canote gigante de 500mm kkkkk


E aqui é o meu maior problema na procura de bikes.

Minha anterior era uma Extor, cuja combinação de tamanho e geometria era perfeita pra mim (que tenho apenas 1,59m e uma altura de cavalo muito baixa). O único problema que eu tinha era que como minha suspensão era de 120mm (porque boa sorte encontrando uma de 70mm pra manter a altura original da frente da Extor), ela era meio alta pra passar a perna pelo top tube. Mas pra andar, era maravilhosa.

É também o principal motivo de eu fugir de bikes tamanho 29": se a altura da Extor 26 já era no meu limite, elevar o conjunto 4cm do chão se torna proibitivo.

Por isso eu estava de olho na GT Avalance Sport tamanho S ou XS. Mas agora sabendo que a versão brasileira é apenas 29", hora de tentar procurar outra bike.

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Resumindo, precisará buscar uma usada.


Meu caro, depois da treta homérica que eu venho passando por conta do roubo da Extor, eu preferiria tentar pegar uma nova com nota fiscal mesmo.

Eu sei que com o mesmo preço da GT (4.5k~5k) eu facilmente pegaria uma usada 26 com kit Deore/SLX/XT, ou até uma Anthem se eu chafurdar bem.

...Mas né. Gato escaldado tem medo de água fria, e eu preferiria o mínimo de dor de cabeça. Foi Alivio (no mínimo), foi nova (ou com nota fiscal), foi S ou XS, serve pra mim.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 09:48
Você está se amarrando num problema de uma geometria antiga. A altura para "passar a perna" por cima do quadro provavelmente será menor nas 29" atuais do que na sua antiga bike 26", devido a geometria slope dos quadros mais recentes. 




Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 09:56
Compara essa imagem abaixo com a foto da sua antiga bike. Na sua, o Top Tube é reto. Nessa, o top tube segue o alinhamento do Seat Stay. Isso é a geometria "slope", que favorece "passar a perna por cima" das grandonas 29".

Pode pegar sem medo, essa bike no tamanho S tenho certeza absoluta que será melhor de subir/descer do que sua bike antiga.



Postado Por: Feral
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 09:58
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Você está se amarrando num problema de uma geometria antiga. A altura para "passar a perna" por cima do quadro provavelmente será menor nas 29" atuais do que na sua antiga bike 26", devido a geometria slope dos quadros mais recentes. 


"Passar a perna" era só um dos problemas (e era bem específico da Extor porque o top tube dela tinha curva convexa e era bem mais alto que o normal). A bike em si era um pouco alta pra subir, em questão de seat, altura do movimento central, etc etc (...nada muito incômodo, tanto que eu acostumei de tal forma que quando eu uso a Calor HTX emprestada da minha mãe, eu passo a perna em falso achando que estou na Extor) . Mas enquanto eu estivesse andando nela, era a geometria perfeita pra mim. Quilômetros e quilômetros sem cansar, agilidade na medida, etc.

...O mesmo talvez não aconteça se eu passar pra uma 29". Por isso eu preferia me manter no território das 26, ou das 27.5 que têm proporções bem parecidas (e naturalmente qualquer 26 e especialmente 27.5 teriam geometrias bem mais modernas que a Extor de 1992).

Mas na real. Com as minhas proporções estranhas (1,59m, braços e tronco médios, pernas curtas), aquela Extor com o resto do kit de peças que eu usava era quase uma "goldilocks zone" de tamanho e geometria perfeitos pra mim. E num mercado brasileiro onde parece que toda bike é feita pensando em gigantes de 1,80~1,90, eu tenho dificuldades em achar quadros até na raspa do fim de feira.

Eu tinha esperanças nessa GT 2020 tamanho S, e uns anos atrás eu até tentei comprar um quadro Anthem XS aqui (que quebrou na hora de desmontar a balança traseira), então... é. É complicado.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 10:09
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Você está se amarrando num problema de uma geometria antiga. A altura para "passar a perna" por cima do quadro provavelmente será menor nas 29" atuais do que na sua antiga bike 26", devido a geometria slope dos quadros mais recentes. 


"Passar a perna" era só um dos problemas (e era bem específico da Extor porque o top tube dela tinha curva convexa e era bem mais alto que o normal). A bike em si era um pouco alta pra subir, em questão de seat, altura do movimento central, etc etc (...nada muito incômodo, tanto que eu acostumei de tal forma que quando eu uso a Calor HTX emprestada da minha mãe, eu passo a perna em falso achando que estou na Extor) . Mas enquanto eu estivesse andando nela, era a geometria perfeita pra mim. Quilômetros e quilômetros sem cansar, agilidade na medida, etc.

...O mesmo talvez não aconteça se eu passar pra uma 29". Por isso eu preferia me manter no território das 26, ou das 27.5 que têm proporções bem parecidas (e naturalmente qualquer 26 e especialmente 27.5 teriam geometrias bem mais modernas que a Extor de 1992).

Mas na real. Com as minhas proporções estranhas (1,59m, braços e tronco médios, pernas curtas), aquela Extor com o resto do kit de peças que eu usava era quase uma "goldilocks zone" de tamanho e geometria perfeitos pra mim. E num mercado brasileiro onde parece que toda bike é feita pensando em gigantes de 1,80~1,90, eu tenho dificuldades em achar quadros até na raspa do fim de feira.

Eu tinha esperanças nessa GT 2020 tamanho S, e uns anos atrás eu até tentei comprar um quadro Anthem XS aqui (que quebrou na hora de desmontar a balança traseira), então... é. É complicado.
O que está falando não procede, vc está confundindo as coisas.

Eu tenho 1.63 e posso afirmar com certeza que não terá problemas com a GT Avalanche 2020. Inclusive posso até  medir a altura pra você. No máximo terá que encurtar a mesa, q julgo ser um pouco grande pra uma bike S, mas dependendo do seu tronco e braços talvez nem isso.

Por mais que a roda seja 29, não quer dizer que isso deixe a bike mais alta do chão. Quando se faz um quadro 29 vc compensa todas as medidas pra evitar o que vc está achando que é um problema. Por exemplo o "bb drop" é maior (o movimento central é mais baixo em relação aos eixos da roda do que uma 26) e a partir dessa característica, outras medidas do quadro também são ajustadas de forma q no final se tenha uma geometria similar a oque se teria numa 26, inclusive o "standover height" que é o que vc deve se preocupar.

Ou seja, o que vc procura é uma bike com "STANDOVER HEIGHT" o mais baixo possível, independente do tamanho da roda, e nessas gt é bem baixo, posso garantir.



-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 10:18
A medida q citei é a medida F da bike na tabela q postei antes, que é a altura do meio do top tube pro chão. Depois vou confirmar se é isso mesmo.

-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 10:20
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Eu tenho 1.63 e posso afirmar com certeza que não terá problemas com a GT Avalanche 2020. Inclusive posso até  medir a altura pra você. No máximo terá que encurtar a mesa, q julgo ser um pouco grande pra uma bike S, mas dependendo do seu tronco e braços talvez nem isso.

Por mais que a roda seja 29, não quer dizer que isso deixe a bike mais alta do chão. Quando se faz um quadro 29 vc compensa todas as medidas pra evitar o que vc está achando que é um problema. Por exemplo o "bb drop" é maior (o movimento central é mais baixo em relação aos eixos da roda do que uma 26) e a partir dessa característica, outras medidas do quadro também são ajustadas de forma q no final se tenha uma geometria similar a oque se teria numa 26, inclusive o "standover height" que é o que vc deve se preocupar.

Ou seja, o que vc procura é uma bike com "STANDOVER HEIGHT" o mais baixo possível, independente do tamanho da roda, e nessas gt é bem baixo, posso garantir.


Quanto a agilidade pra uso em "trilha urbana" (...tentando explicar em versão curta: eu tinha minha Extor pra cross-country, mas ela era meio híbrida XC/all-mountain porque eu usava ela como meio de transporte principal, e Recife é uma cidade... bastante "técnica" pra se andar. Ladeiras de todos os tipos, toda variedade de asfalto ruim, incluindo nada de asfalto, obrigação de passar por calçadas destruídas, desviar de ônibus louco... eu já tive um passeio mais tranquilo em trilhas de competição.), eu vou ter alguma "perda" migrando pra uma 29 moderna, ou pode acabar até sendo mais vantagem pra mim?

Lembrando que minha altura de cavalo é de 68cm. Eu não sou apenas baixinha, eu sou *estranhamente* baixinha.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 10:22
sobre 275, eu tenho uma Nomad 3 (bike de enduro com 180/165 mm de curso) e adoro ela. Consigo achar pneus e aros com facilidade.

Mas bikes c essa roda acabaram virando de nicho, e qualquer coisa fora dessas modalidades mais radicais é bem complicado o comércio. Pneus e aros pra XC são meio escassos no mercado justamente por que a medida não "pegou" pra essa modalidade.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 10:26
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Eu tenho 1.63 e posso afirmar com certeza que não terá problemas com a GT Avalanche 2020. Inclusive posso até  medir a altura pra você. No máximo terá que encurtar a mesa, q julgo ser um pouco grande pra uma bike S, mas dependendo do seu tronco e braços talvez nem isso.

Por mais que a roda seja 29, não quer dizer que isso deixe a bike mais alta do chão. Quando se faz um quadro 29 vc compensa todas as medidas pra evitar o que vc está achando que é um problema. Por exemplo o "bb drop" é maior (o movimento central é mais baixo em relação aos eixos da roda do que uma 26) e a partir dessa característica, outras medidas do quadro também são ajustadas de forma q no final se tenha uma geometria similar a oque se teria numa 26, inclusive o "standover height" que é o que vc deve se preocupar.

Ou seja, o que vc procura é uma bike com "STANDOVER HEIGHT" o mais baixo possível, independente do tamanho da roda, e nessas gt é bem baixo, posso garantir.


Quanto a agilidade pra uso em "trilha urbana" (...tentando explicar em versão curta: eu tinha minha Extor pra cross-country, mas ela era meio híbrida XC/all-mountain porque eu usava ela como meio de transporte principal, e Recife é uma cidade... bastante "técnica" pra se andar. Ladeiras de todos os tipos, toda variedade de asfalto ruim, incluindo nada de asfalto, obrigação de passar por calçadas destruídas, desviar de ônibus louco... eu já tive um passeio mais tranquilo em trilhas de competição.), eu vou ter alguma "perda" migrando pra uma 29 moderna, ou pode acabar até sendo mais vantagem pra mim?

Lembrando que minha altura de cavalo é de 68cm. Eu não sou apenas baixinha, eu sou *estranhamente* baixinha.

Acho que vai melhorar bastante sua experiência pois a bike vai ser mais ágil e mais estável que sua 26 antiga. Só recomendo vc tentar pegar a versão "elite" ou "expert" pois a suspensão que vem na Sport é bem fraquinha e pesada, e o freio achei muito ruim. Se precisar complementar uma grana do que vai receber de ressarcimento, acho que ainda vale a pena.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 10:26
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

sobre 275, eu tenho uma Nomad 3 (bike de enduro com 180/165 mm de curso) e adoro ela. Consigo achar pneus e aros com facilidade.

Mas bikes c essa roda acabaram virando de nicho, e qualquer coisa fora dessas modalidades mais radicais é bem complicado o comércio. Pneus e aros pra XC são meio escassos no mercado justamente por que a medida não "pegou" pra essa modalidade.

Eu tranquilamente pegaria rodas e pneus de all-mountain/trail até porque o uso da minha bike é misto e há anos eu não participo de competições (e quando voltar a participar, eu vou pra me divertir nas trilhas, não pra pegar os melhores tempos).

Aliás, o principal motivo de eu não ter mudado os pneus da Extor pra mistos/asfalto é porque SEMPRE há uso pros pneus off-road nas minhas pedaladas pela cidade. É incrível.


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 10:33
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Acho que vai melhorar bastante sua experiência pois a bike vai ser mais ágil e mais estável que sua 26 antiga. Só recomendo vc tentar pegar a versão "elite" ou "expert" pois a suspensão que vem na Sport é bem fraquinha e pesada, e o freio achei muito ruim. Se precisar complementar uma grana do que vai receber de ressarcimento, acho que ainda vale a pena.

*SE* eu receber algo do ressarcimento, porque se depender do otimismo do gm1987, eles não vão me dar nem o suficiente pra uma Caloi 29 Tourney.

Sem contar que a necessidade é *bem* urgente, eu preciso de uma bike nova ainda esse ano (se possível nos próximos 2 meses no máximo). Eu não posso ficar sem uma bike pro dia-a-dia, e boa parte das "utilitárias" Caloi e afins não dão conta (estou com as pernas completamente moídas aqui só de pedalar entre lojas ontem usando a HTX Sport da minha mãe; e eu sou acostumada a pedalar 30km todo domingo como quem compra pão na esquina).

E assim, eu sei que a Suntour da Sport é bem básica, e aqueles Tektro são ruins pros padrões de freios a disco. ....Mas pra quem saiu de uma Spinner Edge 120mm e um par de V-brakes Alivio (porque o quadro da Extor foi feito antes de existir freio a disco pra bike), eu ainda estaria no lucro.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 10:34
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

sobre 275, eu tenho uma Nomad 3 (bike de enduro com 180/165 mm de curso) e adoro ela. Consigo achar pneus e aros com facilidade.

Mas bikes c essa roda acabaram virando de nicho, e qualquer coisa fora dessas modalidades mais radicais é bem complicado o comércio. Pneus e aros pra XC são meio escassos no mercado justamente por que a medida não "pegou" pra essa modalidade.

Eu tranquilamente pegaria rodas e pneus de all-mountain/trail até porque o uso da minha bike é misto e há anos eu não participo de competições (e quando voltar a participar, eu vou pra me divertir nas trilhas, não pra pegar os melhores tempos).

Aliás, o principal motivo de eu não ter mudado os pneus da Extor pra mistos/asfalto é porque SEMPRE há uso pros pneus off-road nas minhas pedaladas pela cidade. É incrível.

não acho tão tranquilo 500 reais por pneu kkkkkkkkkkkk
e o arrasto dele nos deslocamentos é triste, eu tento evitar ao máximo deslocamentos em asfalto com essa bike.

mas sim os pneus trail/enduro tem excelente aderência, carcaça volumosa e são bonitos. pena q são caros demais.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 10:36
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

não acho tão tranquilo 500 reais por pneu kkkkkkkkkkkk
e o arrasto dele nos deslocamentos é triste, eu tento evitar ao máximo deslocamentos em asfalto com essa bike.

mas sim os pneus trail/enduro tem excelente aderência, carcaça volumosa e são bonitos. pena q são caros demais.


Ah, pra andar pela cidade eu só coloco um par de Pirelli Skorpions e fica tudo de boa.

Só vou me preocupar com pneus mais sérios quando eu for realmente voltar a fazer trilhas com frequência.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 10:37
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Acho que vai melhorar bastante sua experiência pois a bike vai ser mais ágil e mais estável que sua 26 antiga. Só recomendo vc tentar pegar a versão "elite" ou "expert" pois a suspensão que vem na Sport é bem fraquinha e pesada, e o freio achei muito ruim. Se precisar complementar uma grana do que vai receber de ressarcimento, acho que ainda vale a pena.

*SE* eu receber algo do ressarcimento, porque se depender do otimismo do gm1987, eles não vão me dar nem o suficiente pra uma Caloi 29 Tourney.

Sem contar que a necessidade é *bem* urgente, eu preciso de uma bike nova ainda esse ano (se possível nos próximos 2 meses no máximo). Eu não posso ficar sem uma bike pro dia-a-dia, e boa parte das "utilitárias" Caloi e afins não dão conta (estou com as pernas completamente moídas aqui só de pedalar entre lojas ontem usando a HTX Sport da minha mãe; e eu sou acostumada a pedalar 30km todo domingo como quem compra pão na esquina).

E assim, eu sei que a Suntour da Sport é bem básica, e aqueles Tektro são ruins pros padrões de freios a disco. ....Mas pra quem saiu de uma Spinner Edge 120mm e um par de V-brakes Alivio (porque o quadro da Extor foi feito antes de existir freio a disco pra bike), eu ainda estaria no lucro.

acho q seus vbrake alivio são melhores q esse tektro kkkkkkkkkkkkkkkkk

mas nada impede de fazer upgrade no futuro, tanto no garfo quanto nos freios.
pelo menos os pneus que vem são bons pro seu uso, acho q são Racing Ralph 2.25 q são  bem volumosos, embora as rodas tenham aros estreitos (19mm) e cubos pesados. 

Por isso q acho q vale muito a pena ir pra versão mais cara ou pelo menos a intermediária com suspensão rockshox.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 11:33
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

acho q seus vbrake alivio são melhores q esse tektro kkkkkkkkkkkkkkkkk

mas nada impede de fazer upgrade no futuro, tanto no garfo quanto nos freios.
pelo menos os pneus que vem são bons pro seu uso, acho q são Racing Ralph 2.25 q são  bem volumosos, embora as rodas tenham aros estreitos (19mm) e cubos pesados. 

Por isso q acho q vale muito a pena ir pra versão mais cara ou pelo menos a intermediária com suspensão rockshox.

Na real, meu sonho de consumo era a antiga Liv Pique 27.5, mas ha-ha. Eu raramente vejo uma Anthem por aqui, quanto mais uma Liv.

Eu vou ver se consigo encontrar por aqui umas 29ers S ou XS pra testar (...mas denovo, dificuldade porque loja pensa que ciclista é gigante por padrão), mas se eu achar uma 26 usada que eu possa ter comprovante de compra, talvez eu fique com ela.

....Mas se acontecer o milagre de rolar idenização do supermercado, e sair acima de 5mil, aí eu realmente cogito a GT Elite, ou alguma outra nessa faixa de preço que tenha uma geometria que sirva bem pra mim

(esses 68cm de "pônei" me ferram lindamente pra encontrar bike adequada)


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 12:15
de novo: não vejo as rodas 29 como problema no seu caso. existem diversos quadros 29 acertados pro seu tamanho, que na maioria dos casos poderia ser S, imagino eu.

a dificuldade de achar XS é óbvia, a saída é pouquíssima e até pro fornecedor é complicado manter estoque.

Bikes 275 de XC viraram "mico" por aqui, por isso é difícil achar. Mesmo os baixinhos querem 29 e o  mercado oferece o que vende. Até possível achar uma bike de cross country tamanho XS ou S com rodas 275, mas é questão de sorte, provavelmente alguém que importou.



-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 14:16
Eu vejo que diversas coisas que dizemos aqui, vc insiste em rebater e seguir por outro caminho.

Óbviamente, isso é um fórum, com diversas opiniões e nenhuma verdade garantida. Mas se vc não estiver aberta a ler, escutar e ponderar, nem sei o que fazes aqui.

1. Já que vc trouxe o assunto da indenização. Sim, vc irá ganhar! Não, não irá ganhar 5 mil. Realidade, dura e crua! No seu caso, R$2.500 eu estaria deveras satisfeito. É um valor razoável para fechar um acordo e não estender um processo sem garantias.

2. Uma bike 29" com quadro S-15" irá ficar muito melhor que a falecida e especial bike 26" de carbono. Acho que muito melhor é pouco. Ficará absurdamente melhor. 

Mas se vc quer insistir em pedir 5 mil de indenização pela bike roubada aro 26" ano 1992, e insistir em repor ela com outra 26". OK, é um país livre e democrático. Mas aí já não sei mais como ajudar.


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 14:34
Minha relutância é porque já ouvi relatos de outras ciclistas com as mesmas restrições que eu (tronco normal, pernas curtas) tendo problemas para se adaptar com 29ers. Agora mesmo acabei de sair de uma loja onde eu esperava encontrar uma 29 S pra testar (infelizmente fora de estoque), e a dona da loja me contou a mesma história.

Estou disposta a dar o braço a torcer e testar outras bikes, mas tamanho S é incrivelmente raro por essas bandas, mesmo em 29ers. Por isso o "se não posso testar o novo em mãos, posso ao menos insistir no que é familiar"


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 14:51
na verdade a falta de bikes é generalizada independente do tamanho. mas na bike point SC deve ter algumas unidades tamanho S a venda.

Caso compre pela internet, existe o direito de arrependimento. Mas não sei como funciona no caso de usar a bike e não gostar.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 15:07
Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Tenho essa mesma bike. Depois de ler tudo, deu vontade de pedir a troca, não porque eu entenda muito ou seja especialista em várias modalidades, mas pela sacanagem de mandarem coisa ruim pra cá.
Tenho formigamentos nos dedos mínimo e anelar e já tentei posições diferentes de banco, luvas, etc. Agora fico até curioso pra saber se a causa não poderia ser o quadro...

não lembro se respondi seu post, mas essa bike 2019 tem o top tube bem mais longo que o normal. 

tentou diminuir a mesa? no meu caso melhorou muito a bike, pois a mesa 80mm original ficava absurdamente longa. Até mesmo com a mesa 60mm acho longa, mas mais adequada.

Tenta fazer essa troca, pois na teoria se a bike está comprida demais, vc acaba colocando mais peso do corpo em cima dos braços e isso pressiona mais os nervos das mãos. Tente um avanço de 50mm que é fácil de achar.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 16:33
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

na verdade a falta de bikes é generalizada independente do tamanho. mas na bike point SC deve ter algumas unidades tamanho S a venda.

Caso compre pela internet, existe o direito de arrependimento. Mas não sei como funciona no caso de usar a bike e não gostar.

Aqui em Recife eu vi uma loja que trabalha com bikes da Sense, e tanto a versão com kit Alivio quanto a versão Deore são consideravelmente mais baratas que as GT (inclusive vêm com freios Shimano MT200 ao invés dos famigerados Tektro M275), mas não sei quanto à geometria (e eles têm versões "masculinas" e "femininas" para as geometrias)

https://sensebike.com.br/bike/fun-evo/" rel="nofollow - https://sensebike.com.br/bike/fun-evo/ (Alivio 2x9, "masculina")
https://sensebike.com.br/bike/intensa-comp/" rel="nofollow - https://sensebike.com.br/bike/intensa-comp/ (Alivio 3x9, "feminina")

https://sensebike.com.br/bike/rock-evo/" rel="nofollow - https://sensebike.com.br/bike/rock-evo/ (Deore 2x10, "masculina")
https://sensebike.com.br/bike/intensa-evo/" rel="nofollow - https://sensebike.com.br/bike/intensa-evo/ (Deore 2x10, "feminina")

A diferença é a ponto de, em preço de loja, a Sense Deore custar o mesmo que a GT Alivio.

...Mas denovo, não sei avaliara a geometria. Mas as tabelas estão nas páginas.

Como elas comparam com a GT Avalanche?


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 16:53
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

na verdade a falta de bikes é generalizada independente do tamanho. mas na bike point SC deve ter algumas unidades tamanho S a venda.

Caso compre pela internet, existe o direito de arrependimento. Mas não sei como funciona no caso de usar a bike e não gostar.

Aqui em Recife eu vi uma loja que trabalha com bikes da Sense, e tanto a versão com kit Alivio quanto a versão Deore são consideravelmente mais baratas que as GT (inclusive vêm com freios Shimano MT200 ao invés dos famigerados Tektro M275), mas não sei quanto à geometria (e eles têm versões "masculinas" e "femininas" para as geometrias)

https://sensebike.com.br/bike/fun-evo/" rel="nofollow - https://sensebike.com.br/bike/fun-evo/ (Alivio 2x9, "masculina")
https://sensebike.com.br/bike/intensa-comp/" rel="nofollow - https://sensebike.com.br/bike/intensa-comp/ (Alivio 3x9, "feminina")

https://sensebike.com.br/bike/rock-evo/" rel="nofollow - https://sensebike.com.br/bike/rock-evo/ (Deore 2x10, "masculina")
https://sensebike.com.br/bike/intensa-evo/" rel="nofollow - https://sensebike.com.br/bike/intensa-evo/ (Deore 2x10, "feminina")

A diferença é a ponto de, em preço de loja, a Sense Deore custar o mesmo que a GT Alivio.

...Mas denovo, não sei avaliara a geometria. Mas as tabelas estão nas páginas.

Como elas comparam com a GT Avalanche?

eu ambas achei uma ótima opção, especialmente pro seu caso.
as bikes são mais curtas q a avalanche, e tem o seat tube mais baixo também. 

agora q vi o tópico da sua ex bike, qualquer opção dessas vai ser um salto imenso em desempenho, conforto e capacidade de trilha da bike.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 10 Fev 2021 as 17:10
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

eu ambas achei uma ótima opção, especialmente pro seu caso.
as bikes são mais curtas q a avalanche, e tem o seat tube mais baixo também. 

agora q vi o tópico da sua ex bike, qualquer opção dessas vai ser um salto imenso em desempenho, conforto e capacidade de trilha da bike.


Beleza, deixei lá de sobreaviso na loja pra me chamarem assim que conseguirem uma tamanho S de qualquer uma das versões Alivio, seja a feminina ou a masculina (eles não tinham previsão de quando elas vão chegar). Se eu puder realmente testar elas, vai ser ótimo.

Valeu mesmo a dica o/


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 11 Fev 2021 as 11:05
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

eu ambas achei uma ótima opção, especialmente pro seu caso.
as bikes são mais curtas q a avalanche, e tem o seat tube mais baixo também. 

agora q vi o tópico da sua ex bike, qualquer opção dessas vai ser um salto imenso em desempenho, conforto e capacidade de trilha da bike.


Achei uma Intensa Comp S 2020 à venda aqui em Recife. Domingo vou lá testar a bike e ver se a geometria dela serve pra mim.

Se for realmente tão curta quanto as tabelas sugerem, eu espero mesmo que isso dê em grandes chances de ela substituir bem a minha Extor.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 11 Fev 2021 as 11:12
provavelmente ela é mais curta q sua bike antiga.

-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 14 Fev 2021 as 18:39
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

eu ambas achei uma ótima opção, especialmente pro seu caso.
as bikes são mais curtas q a avalanche, e tem o seat tube mais baixo também. 

agora q vi o tópico da sua ex bike, qualquer opção dessas vai ser um salto imenso em desempenho, conforto e capacidade de trilha da bike.


Yep, você tinha razão. Testei a Intensa Comp tamanho S e me serviu como uma luva. Ela é curtinha, incrivelmente ágil, a postura não incomoda e eu nem senti qualquer problema por ela ser 29". A geometria é maravilhosa.

Aliás, e falando nisso, essa é a primeira bike que eu possuo na vida que FINALMENTE me permite pôr os dois pés no chão e manter a bike reta. Muito raro ver uma trilheira que seja amigável à minha altura de cavalo.


Postado Por: TFHG
Data de Publicação: 14 Fev 2021 as 19:54
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

eu ambas achei uma ótima opção, especialmente pro seu caso.
as bikes são mais curtas q a avalanche, e tem o seat tube mais baixo também. 

agora q vi o tópico da sua ex bike, qualquer opção dessas vai ser um salto imenso em desempenho, conforto e capacidade de trilha da bike.




Yep, você tinha razão. Testei a Intensa Comp tamanho S e me serviu como uma luva. Ela é curtinha, incrivelmente ágil, a postura não incomoda e eu nem senti qualquer problema por ela ser 29". A geometria é maravilhosa.

Aliás, e falando nisso, essa é a primeira bike que eu possuo na vida que FINALMENTE me permite pôr os dois pés no chão e manter a bike reta. Muito raro ver uma trilheira que seja amigável à minha altura de cavalo.


Tá vendo? Nem toda desgraça é ruim. Estava umbilicalmente ligada a um projeto antigo, de concepção estranha.....e viu que existe um mundo novo lá fora, que nem tudo se resolve com lágrima, aflição e ansiolítico.....bola pra frente e km no strava

-------------
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 14 Fev 2021 as 22:15
Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

 
Tá vendo? Nem toda desgraça é ruim. Estava umbilicalmente ligada a um projeto antigo, de concepção estranha.....e viu que existe um mundo novo lá fora, que nem tudo se resolve com lágrima, aflição e ansiolítico.....bola pra frente e km no strava


De certa forma sim, mas precisava ser de uma maneira envolvendo um roubo e 3500 reais de empréstimo pra comprar a bike nova? :/

A esperança agora é recuperar parte disso na justiça.

....Mas voltando ao tópico da GT, me espanta como elas simplesmente *desapareceram*. Eu só encontro Karakorans que estão há tanto tempo nos racks das lojas que alguns componentes já estão danificados.
...E nada das Avalanches novas.

Felizmente eu vejo muitas Senses cumprindo o buraco deixado por elas, inclusive nos segmentos maiores, e a preços e especificações bem competitivos. Anteontem visitei uma loja onde boa parte do melhor estoque deles era Sense.


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 15 Fev 2021 as 06:48
O teste real de "compatibilidade" da bike vai ser qdo vc passar a usá-la de verdade, ficando horas em cima dela e não em um eventual "bike drive" de alguns minutos no estacionamento da loja mas espero que ela realmente seja o que vc está procurando. Embarrassed

Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

eu ambas achei uma ótima opção, especialmente pro seu caso.
as bikes são mais curtas q a avalanche, e tem o seat tube mais baixo também. 

agora q vi o tópico da sua ex bike, qualquer opção dessas vai ser um salto imenso em desempenho, conforto e capacidade de trilha da bike.


Yep, você tinha razão. Testei a Intensa Comp tamanho S e me serviu como uma luva. Ela é curtinha, incrivelmente ágil, a postura não incomoda e eu nem senti qualquer problema por ela ser 29". A geometria é maravilhosa.

Aliás, e falando nisso, essa é a primeira bike que eu possuo na vida que FINALMENTE me permite pôr os dois pés no chão e manter a bike reta. Muito raro ver uma trilheira que seja amigável à minha altura de cavalo.


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 15 Fev 2021 as 06:58
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

O teste real de "compatibilidade" da bike vai ser qdo vc passar a usá-la de verdade, ficando horas em cima dela e não em um eventual "bike drive" de alguns minutos no estacionamento da loja mas espero que ela realmente seja o que vc está procurando. Embarrassed


Ah, sim, com certeza. Mas naqueles poucos minutos o que eu mais fiz foi comparar a "muscle memory" dela com a minha antiga Extor, e também com a Caloi HTX Sport (bike da minha mãe) que eu usei pra chegar até o prédio do cara.

Comparando com a HTX, foi noite-e-dia. Peso, relação de marchas, freios, dimensões, etc etc.

Comparando com o que eu lembro da Extor, ela é mais curta e mais ágil, mas ela trazia a mesma sensação de "sumir enquanto eu ando". Aquela sensação de que você não está sendo carregada por mais de 15 quilos de alumínio e ferro oxidado (que eu tenho na HTX), mas sim que a bike é uma extensão sua (que era o que eu sentia na Extor).

E os demais problemas de fit que eu encontrar ao longo dos dias são facilmente corrigíveis com mudança do tamanho da mesa, trocar o guidão, ajustar a distância horizontal do selim, etc. Mas as medidas que mais me dão problema, que são a altura de cavalo e o comprimento do quadro, foram na medida certa.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 15 Fev 2021 as 08:33
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:


2. Uma bike 29" com quadro S-15" irá ficar muito melhor que a falecida e especial bike 26" de carbono. Acho que muito melhor é pouco. Ficará absurdamente melhor. 


De nada! Aproveite a bike nova, como diz o ditado, há males que vem para o bem! Com certeza irá pedalar muito mais com a bike nova e melhor, e como isso representa saúde para vc, avalio que não tem preço que pague!


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 15 Fev 2021 as 15:05
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:


2. Uma bike 29" com quadro S-15" irá ficar muito melhor que a falecida e especial bike 26" de carbono. Acho que muito melhor é pouco. Ficará absurdamente melhor. 


De nada! Aproveite a bike nova, como diz o ditado, há males que vem para o bem! Com certeza irá pedalar muito mais com a bike nova e melhor, e como isso representa saúde para vc, avalio que não tem preço que pague!

Acho que aqui ainda tem uma coincidência maior do que apenas a questão de ser uma 29 tamanho 15: a geometria da Intensa Comp é quase milimetricamente na medida pra mim.

A altura do top tube dela até o chão (no ponto onde eu ficaria com os pés paralelos à bike) é de 68cm, EXATAMENTE a minha altura de cavalo.

A distância entre sela e mesa é na medida certa pra minha altura de tronco + braços (o guidão por padrão vem mais largo que o que é confortável pra mim e a dona anterior parecia ter ombros largos, mas colocar um par de bar-ends e afastar os componentes pra dentro já resolve o problema).

Talvez a única coisa que eu mude nela em questão ergonômica futuramente é colocar uma mesa leeeeeevemente mais longa, um meio-termo entre a que eu usava na Extor e essa extremamente curtinha que vem na Sense. Mas de resto, nenhuma outra S-29 que eu vi ou andei esses dias teve essa combinação nível "alinhamento de planetas".


Postado Por: TFHG
Data de Publicação: 15 Fev 2021 as 20:04
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

 
Tá vendo? Nem toda desgraça é ruim. Estava umbilicalmente ligada a um projeto antigo, de concepção estranha.....e viu que existe um mundo novo lá fora, que nem tudo se resolve com lágrima, aflição e ansiolítico.....bola pra frente e km no strava




De certa forma sim, mas precisava ser de uma maneira envolvendo um roubo e 3500 reais de empréstimo pra comprar a bike nova? :/

A esperança agora é recuperar parte disso na justiça.

....Mas voltando ao tópico da GT, me espanta como elas simplesmente *desapareceram*. Eu só encontro Karakorans que estão há tanto tempo nos racks das lojas que alguns componentes já estão danificados.
...E nada das Avalanches novas.

Felizmente eu vejo muitas Senses cumprindo o buraco deixado por elas, inclusive nos segmentos maiores, e a preços e especificações bem competitivos. Anteontem visitei uma loja onde boa parte do melhor estoque deles era Sense.



Na verdade está tudo em falta, além dos preços na estratosfera. Decathlon zerada de bike descente, netshoes, centauro..... pneus custando preço de pneu de carro... Até no Aliexpress as coisas subiram muito e tem coisa faltando

A venda de bicicletas explodiu na pandemia

-------------
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 15 Fev 2021 as 20:30
Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

 
Na verdade está tudo em falta, além dos preços na estratosfera. Decathlon zerada de bike descente, netshoes, centauro..... pneus custando preço de pneu de carro... Até no Aliexpress as coisas subiram muito e tem coisa faltando

A venda de bicicletas explodiu na pandemia


Eu tava conversando com uma vendedora e acompanhando a situação de outros mercados e nem é só isso.

Em parte, sim, tem uma demanda alta por bikes porque é um tipo de exercício alternativo à aglomeração das academias, e também é uma atividade de lazer ao ar livre que evita exposição à contaminação.

...Mas na parte industrial da coisa, faltam componentes. As linhas de 2021 estão vindo com combinações bem estranhas, bikes com peças com 2 ou 3 tiers de diferença (tipo bike Alivio ou Deore vindo com passador Altus, ou bike mediana vindo com freio de entrada, ou várias bikes intermediárias voltando a usar suspensão de mola/elastômero ao invés de ar). A GT e outras marcas passaram a usar gearsets microShift, pra fugir da concorrência pesada por peças da Shimano e da SRAM. Uma das bikes carro chefe da Liv (a Pique) parou de usar aro 27.5 e agora é 29-only, etc etc.

Fora também que por exemplo, no pico da pandemia na China, pararam as indústrias de alumínio. Consequentemente, faltou matéria prima pra fazer tubos. Ou seja, faltou material pra fazer quadros. E foi assim com MUITA coisa.

E também houve toda uma reorganização de "níveis" das bikes de várias marcas. A Sense Intensa de 2019 era uma bike bem mais cara que a Intensa de 2021, que usa alguns componentes mais simples em alguns pontos, e repassa esse preço pra o que vai na etiqueta final.

E somando a demanda com a falta de componentes e reorganização de preços, o resultado é que chega muito pouca bike de certos níveis nas lojas, e essas já costumam ter fila de espera. As duas lojas que eu conheço aqui que trabalham com Sense têm fila de espera o tempo todo. Chegou caminhão trazendo bike, já tem dono marcado.

Eu dei foi sorte de achar uma 2021 usada, porque pra pegar algumas específicas em loja, é brigando no tapa.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 16 Fev 2021 as 22:45
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

 
Na verdade está tudo em falta, além dos preços na estratosfera. Decathlon zerada de bike descente, netshoes, centauro..... pneus custando preço de pneu de carro... Até no Aliexpress as coisas subiram muito e tem coisa faltando

A venda de bicicletas explodiu na pandemia



Eu tava conversando com uma vendedora e acompanhando a situação de outros mercados e nem é só isso.

Em parte, sim, tem uma demanda alta por bikes porque é um tipo de exercício alternativo à aglomeração das academias, e também é uma atividade de lazer ao ar livre que evita exposição à contaminação.

...Mas na parte industrial da coisa, faltam componentes. As linhas de 2021 estão vindo com combinações bem estranhas, bikes com peças com 2 ou 3 tiers de diferença (tipo bike Alivio ou Deore vindo com passador Altus, ou bike mediana vindo com freio de entrada, ou várias bikes intermediárias voltando a usar suspensão de mola/elastômero ao invés de ar). A GT e outras marcas passaram a usar gearsets microShift, pra fugir da concorrência pesada por peças da Shimano e da SRAM. Uma das bikes carro chefe da Liv (a Pique) parou de usar aro 27.5 e agora é 29-only, etc etc.

Fora também que por exemplo, no pico da pandemia na China, pararam as indústrias de alumínio. Consequentemente, faltou matéria prima pra fazer tubos. Ou seja, faltou material pra fazer quadros. E foi assim com MUITA coisa.

E também houve toda uma reorganização de "níveis" das bikes de várias marcas. A Sense Intensa de 2019 era uma bike bem mais cara que a Intensa de 2021, que usa alguns componentes mais simples em alguns pontos, e repassa esse preço pra o que vai na etiqueta final.

E somando a demanda com a falta de componentes e reorganização de preços, o resultado é que chega muito pouca bike de certos níveis nas lojas, e essas já costumam ter fila de espera. As duas lojas que eu conheço aqui que trabalham com Sense têm fila de espera o tempo todo. Chegou caminhão trazendo bike, já tem dono marcado.

Eu dei foi sorte de achar uma 2021 usada, porque pra pegar algumas específicas em loja, é brigando no tapa.


na verdade a giant fez uma aposta errada la pras bandas de 2015, de que o mundo ia todo migrar pra aro 275 pq segundo eles era o melhor dos mundos.
então praticamente tirou tudo q era 29 de linha (ficou so a xtc se n me engano) e focou no 275.

provavelmente deve ter sido um fracasso especialmente nas bikes de xc, e percebendo a cagada (demorou um bom tempo) voltaram atrás e hoje tem praticamente toda a linha xc e trail 29.

estava comparando as geometrias da anthem e da pique, e a liv tem uma geometria muito melhor e mais moderna. Nao sei pq insistem nessa geometria antiquada da Anthem e não usam a geometria da pique. inclusive essa segregação das marcas (giant e liv) do jeito que é feita, com bikes completamente diferentes, acho um desperdício de design fazendo bikes diferentes e tentando vender como feminina. poderiam fazer como a santacruz e Juliana, utilizando os mesmos quadros mas com ajustes diferentes nas bikes femininas (selkm, guidao, suspensão, manopla, etc)

-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 17 Fev 2021 as 08:53
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


na verdade a giant fez uma aposta errada la pras bandas de 2015, de que o mundo ia todo migrar pra aro 275 pq segundo eles era o melhor dos mundos.
então praticamente tirou tudo q era 29 de linha (ficou so a xtc se n me engano) e focou no 275.

provavelmente deve ter sido um fracasso especialmente nas bikes de xc, e percebendo a cagada (demorou um bom tempo) voltaram atrás e hoje tem praticamente toda a linha xc e trail 29.

estava comparando as geometrias da anthem e da pique, e a liv tem uma geometria muito melhor e mais moderna. Nao sei pq insistem nessa geometria antiquada da Anthem e não usam a geometria da pique. inclusive essa segregação das marcas (giant e liv) do jeito que é feita, com bikes completamente diferentes, acho um desperdício de design fazendo bikes diferentes e tentando vender como feminina. poderiam fazer como a santacruz e Juliana, utilizando os mesmos quadros mas com ajustes diferentes nas bikes femininas (selkm, guidao, suspensão, manopla, etc)

Por um tempo me parecia que a estratégia deles era um misto do que as outras estavam fazendo: as linhas masculinas principais eram todas 29, só com algumas opções 27.5 vestigiais, enquanto que as femininas eram 27.5, e eventualmente passando a ter opções 27.5 ou 29.

...Mas adicione as dificuldades de depender de economia de escala e uma pandemia global que prejudicou desde a fabricação de quadros até a produção de pneus e ao invés de serem opções de nicho, as 27.5 estão é gradualmente sumindo das linhas.

Meu sonho era uma Pique 27.5 (na verdade desde a época em que ela ainda se chamava Lust -- provavelmente a combinação mais idiota de nome que o marketing da Giant já fez: "Giant Lust"; até criarem a marca Liv separada e renomearem a Lust pra "Pique"). Mas a essa altura, ou eu vou esperar mais alguns anos até a Pique 29 ser "comprável", ou eu aproveito que agora temos marcas nacionais com bikes full decentes (a Sense Invictus usa Host Link) e espero os preços baixarem, ou eu achar uma no mercado de usadas daqui a alguns anos.

E aliás, TheLittle, com essa você salva a minha pele pela segunda vez aqui. Lembra do quadro Anthem S laranja aqueles anos atrás? :D


-------------
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 18 Fev 2021 as 09:34
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


na verdade a giant fez uma aposta errada la pras bandas de 2015, de que o mundo ia todo migrar pra aro 275 pq segundo eles era o melhor dos mundos.
então praticamente tirou tudo q era 29 de linha (ficou so a xtc se n me engano) e focou no 275.

provavelmente deve ter sido um fracasso especialmente nas bikes de xc, e percebendo a cagada (demorou um bom tempo) voltaram atrás e hoje tem praticamente toda a linha xc e trail 29.

estava comparando as geometrias da anthem e da pique, e a liv tem uma geometria muito melhor e mais moderna. Nao sei pq insistem nessa geometria antiquada da Anthem e não usam a geometria da pique. inclusive essa segregação das marcas (giant e liv) do jeito que é feita, com bikes completamente diferentes, acho um desperdício de design fazendo bikes diferentes e tentando vender como feminina. poderiam fazer como a santacruz e Juliana, utilizando os mesmos quadros mas com ajustes diferentes nas bikes femininas (selkm, guidao, suspensão, manopla, etc)

Por um tempo me parecia que a estratégia deles era um misto do que as outras estavam fazendo: as linhas masculinas principais eram todas 29, só com algumas opções 27.5 vestigiais, enquanto que as femininas eram 27.5, e eventualmente passando a ter opções 27.5 ou 29.

...Mas adicione as dificuldades de depender de economia de escala e uma pandemia global que prejudicou desde a fabricação de quadros até a produção de pneus e ao invés de serem opções de nicho, as 27.5 estão é gradualmente sumindo das linhas.

Meu sonho era uma Pique 27.5 (na verdade desde a época em que ela ainda se chamava Lust -- provavelmente a combinação mais idiota de nome que o marketing da Giant já fez: "Giant Lust"; até criarem a marca Liv separada e renomearem a Lust pra "Pique"). Mas a essa altura, ou eu vou esperar mais alguns anos até a Pique 29 ser "comprável", ou eu aproveito que agora temos marcas nacionais com bikes full decentes (a Sense Invictus usa Host Link) e espero os preços baixarem, ou eu achar uma no mercado de usadas daqui a alguns anos.

E aliás, TheLittle, com essa você salva a minha pele pela segunda vez aqui. Lembra do quadro Anthem S laranja aqueles anos atrás? :D

Eu tive uma Anthem 26 laranja tamanho S mas n lembro do seu caso rs. 

Depois troquei por uma Anthem 29, q por sinal era feminina (ano 2013) na época que ainda não havia segmentado em Liv. Era uma bike de XC com geometria bastante tradicional, acabei usando com garfo de 130mm e peças mais "all mountain" nela. Como na época não entendia muito bem disso, nem tive oportunidade de testar outras 29 trail pq eram escassas, e perdi a oportunidade de transformar essa anthem ela numa trail bike decente usando uma caixa de direção "angleset". Hoje uso uma caixa dessas em outra bike, também 2012 e transformou a geometria dessa bike numa geometria mais próxima q temos hoje em 2021.

Minha experiência com Giant foi essa, gostava muito das bikes mas depois fui entender que a geometria da Anthem 29 era extremamente defasada, e mesmo a "nova" q lançaram a uns 3 anos atrás ainda era defasada pra época (que acho q nao mudou até hoje). Já a Pique lançaram com uma geometria mais atual e pra mim mais de acordo com as bikes de XC modernas, e não entendo por que a Anthem não seguiu esse caminho.

Eu julgo que a escolha deles de oferecer exclusivamente rodas 275 foi um grande erro. Apesar do marketing forte que fizeram em cima, o público não aderiu.

Hoje eles tem, além da Anthem e XTC 29, Trance, Reign, Fanthon, Stance e Talon. A mídia nos sites de bike é toda em cima das 29, e mal se fala em 275.  Existem algumas ainda com rodas 275 mas por exemplo a Anthem 275 sumiu do mapa.

https://www.giant-bicycles.com/us/bikes/mountain-bikes/27-5-inch" rel="nofollow - https://www.giant-bicycles.com/us/bikes/mountain-bikes/27-5-inch



-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Feral
Data de Publicação: 18 Fev 2021 as 11:14
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Eu tive uma Anthem 26 laranja tamanho S mas n lembro do seu caso rs. 


Você foi vender pra uma pessoa aqui do Fórum, tava pra fechar negócio, mas quando foi desmontar a balança traseira pra limpar, ela trincou. Aí pela honestidade, você cancelou o negócio.

A pessoa que ia comprar era eu :D

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Hoje eles tem, além da Anthem e XTC 29, Trance, Reign, Fanthon, Stance e Talon. A mídia nos sites de bike é toda em cima das 29, e mal se fala em 275.  Existem algumas ainda com rodas 275 mas por exemplo a Anthem 275 sumiu do mapa.


Na Liv também. Se você olha o catálogo de MTBs, as primeiras de cara são a Pique Advanced 29 e a Pique 29, seguidas da Embolden (que se você abrir as opções, vai ver que a 27.5 está escondida na Embolden 2) e a primeira a ser exibida como 27.5 é a Intrigue... seguida da Intrigue 29.

Num vácuo, a idéia das 27.5 parecia uma jogada genial. Tecnicamente o melhor dos dois mundos a respeito de ganho de aderência e momento sem perda de agilidade, e sem precisar de tantas alterações no resto dos componentes da bike.

...Mas hoje em dia as geometrias evoluíram, Boost chegou pra compensar os problemas de rigidez dos garfos e eixos pra 29 e ainda trazer outras vantagens, cassetes passaram a trazer relações tão absurdas que a perda de torque na roda 29 se tornou insignificante, o peso extra foi compensado no uso esperto de materiais e na popularização de bikes 2X e 1X...

...O resultado é que de fato as 27.5 parecem estar indo pro caminho do dodô. Foi criado pra solucionar problemas na área de pneus, mas 29" acabou se tornando parte de uma revolução sistêmica, e por isso deu muito mais certo.

-------------
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 18 Fev 2021 as 12:12
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Eu tive uma Anthem 26 laranja tamanho S mas n lembro do seu caso rs. 


Você foi vender pra uma pessoa aqui do Fórum, tava pra fechar negócio, mas quando foi desmontar a balança traseira pra limpar, ela trincou. Aí pela honestidade, você cancelou o negócio.

A pessoa que ia comprar era eu :D

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Hoje eles tem, além da Anthem e XTC 29, Trance, Reign, Fanthon, Stance e Talon. A mídia nos sites de bike é toda em cima das 29, e mal se fala em 275.  Existem algumas ainda com rodas 275 mas por exemplo a Anthem 275 sumiu do mapa.


Na Liv também. Se você olha o catálogo de MTBs, as primeiras de cara são a Pique Advanced 29 e a Pique 29, seguidas da Embolden (que se você abrir as opções, vai ver que a 27.5 está escondida na Embolden 2) e a primeira a ser exibida como 27.5 é a Intrigue... seguida da Intrigue 29.

Num vácuo, a idéia das 27.5 parecia uma jogada genial. Tecnicamente o melhor dos dois mundos a respeito de ganho de aderência e momento sem perda de agilidade, e sem precisar de tantas alterações no resto dos componentes da bike.

...Mas hoje em dia as geometrias evoluíram, Boost chegou pra compensar os problemas de rigidez dos garfos e eixos pra 29 e ainda trazer outras vantagens, cassetes passaram a trazer relações tão absurdas que a perda de torque na roda 29 se tornou insignificante, o peso extra foi compensado no uso esperto de materiais e na popularização de bikes 2X e 1X...

...O resultado é que de fato as 27.5 parecem estar indo pro caminho do dodô. Foi criado pra solucionar problemas na área de pneus, mas 29" acabou se tornando parte de uma revolução sistêmica, e por isso deu muito mais certo.

nossa nem lembrava mais disso.

por fim ao inves de vender o quadro avulso, eu acabei montando de novo a bike com umas peças que tinha, e vendi ela "no estado"  por um preço bem abaixo do que valia, informando pro comprador o problema.

Ele comprou sabendo da trinca e mesmo assim ficou muito tempo rodando com a bike e não teve problema algum no quadro. sempre achei impressionante a capacidade da Giant fazer quadros alumínio leves e resistentes.

Infelizmente a marca sumiu daqui e pra comprar deles só importando.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net