Primeira manutenção em casa
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Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
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Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 02:13 Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com
Tópico: Primeira manutenção em casa
Postado Por: avicsi
Assunto: Primeira manutenção em casa
Data de Publicação: 18 Fev 2020 as 16:34
Fala galera, fiz minha primeira manutenção na bike.
Comprei uma gonew endorphine 7.3 usada e a bichinha é 10, mas como não tenho dinheiro pra fazer revisão decidi fazer eu mesmo e deu um trabalho desgraçado
Comprei umas ferramentas genéricas no mercado livre e as bichas aguentaram bem, eu spamei um pouco uma delas, mas é porque eu forcei de mais ela pra abrir o cassete, mesmo sabendo que não tinha alavanca suficiente, mas nenhuma peça teve desgaste
Primeiro que ela nunca tinha sido mexida, foi pouco usada e ficou um bom tempo parada, na hora de abrir as coisas eu tive que colocar força pra cacete, o pedivela foi o pior e o kassete nem consegui, tive que comprar outra chave pra encaixar na primeira e aumentar o braço de alavanca, vamos ver se resolve.
Primeira coisa que fiz foi lavar tudo, os raios estavam com ferrugem superficial, consegui tirar a maior parte com uma esponja e e cliff multiuso, esfregando bem, mas obviamente saiu o ferrugem e a pintura também, joguei desengripante, pra deixar uma camada de proteção extra contra maresia.
Fiz o mesmo processo nos discos de freio, esponja, cliff, muita esfregação
não tenho como colocar raios de inox no momento, sem dinheiro e o processo pra trocar raiação depende de muita técnica e paciência, mas farei no futuro, acham que o desengripante segura por enquanto?
Na hora de remontar as rodas passei um sufoco, montei os discos na posição errada, coloquei a parte de fora virada pra dentro e vice e versa e nenhum das rodas entrou, forcei um pouco pra ver se ia, mas nada... já estava quase d noite, tinha passado o dia todo mexendo nela, perdoa a minha nubisse kkkkk
E agora o freio está fazendo um barulho na hora de frear, como a bike quase não foi usada será que é das pastilhas que não assentaram ainda? ou eu entortei os dois discos tentando prender a roda errado? ou a pastilha tá gasta e tá comendo o meu disco?
Outra questão que tive é que a gancheira só tava com um parafuso, mesmo tendo entrada pra dois, e ela acabou soltando na hora que eu tava movendo a bike, meio que o quadro, sem as rodas, virou e a gancheira soltou
Alguém sabe dizer onde consigo esse parafuso? e qual a chave que usa nele? tenho dois jogos de allen e nenhum tem o tamanho específico, consegui prender um pouco com outra chave, mas não tá preso totalmente, só a trava da roda tá segurando o câmbio no lugar
Comprei graxa e etc e estou esperando chegar pra abrir ela completamente e trocar as graxas, ver se está tudo ok
Outra dúvida é que tem um peça dentro da pinça de freio que está enferrujada, mas só uma, parece uma arruela que aparentemente prende a pastilha, será que trocando a pastilha troca ela? ou é melhor desmontar e passar desengripante na peça? se fizer isso será que contamina a pastilha futuramente?
Penso em trocar o freio dela para um avid bb5 ou bb7, mecânico, achei o freio dela mais fraco que os da bike do itaú, e preciso de freios fortes, paradas bruscas no trânsito. Na configuração atual ela demora um pouco pra frear, será algum ajuste?
Obrigado a todos, desculpa o textão
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Respostas:
Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 08:04
O K7, tenha cuidado, pode estar tentando soltar a rosca no sentido contrário.
Os raios, limpe bem com desengraxante, lixe e passe um spray preto fosco (proteja as rodas antes com fita crepe). Somente o óleo vai voltar a enferrujar.
O barulho no freio pode ser normal, espera um pouco de uso para ver se para.
A peça enferrujada deve ser o embolo da pinça, recomendo não se aventurar a abrir a pinça para mexer nisso sem saber exatamente o que está fazendo. Melhor deixar quieto e programa a troca do freio. Procurando se acha MT200 por menos de 200 reais.
A eficiência do freio depende de vários fatores. O mais importante, o manete é borrachudo? Afunda muito quando freia? Se for isso, deve ter ar dentro das mangueiras, necessitando fazer sangria.
Parafuso da gancheira recomendo procurar em oficinas de bikes, sempre rola um perdido e costumam cobrar quase nada/de graça.
No mais, é isso aí, não desanime e vá olhando bastante vídeos no youtube que pega o jeito de dar manutenção na bike.
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Postado Por: avicsi
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 08:27
Muito obrigado pelas respostas, vou seguir as orientações
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Postado Por: cdamaso
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 09:49
Sua Endorphine 7.3 é o modelo que ainda vinha com freios a disco mecânicos certo?
Verifique como está a tensão dos cabos e conduítes de freio e ajuste conforme necessário, o ajuste é feito no terminal que fica na pinça, se forem velhos ou tiverem algum sinal de corrosão então está na hora de trocar. Verifique se na limpeza não ouve contaminação de pastilha.
Sobre a troca, minha recomendação é a mesma do gm1987, procura uns MT200, entre freios mecânicos e hidráulicos dificilmente os hidráulicos serão inferiores.
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Postado Por: avicsi
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 10:47
Sim são mecânicos
Não quero colocar hidráulicos porque tenho um orçamento apertado para manutenção
Se eu colocar hidráulico, compraria do aliexpress e só depois que esse aqui não tiver mais jeito
esse m200 por lá sai na faixa de 150 reais, completo
Quantos aos cabos e conduítes, precisam de troca, e o freio precisa de ajuste, está muito macio e preciso apertar até o final pra pinça encostar no disco, mas ela encosta e quando encosta bem que faz barulho
fora o barulho chato e eu sentir que eles são meio fraquinhos, está tudo normal
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Postado Por: Rogersnn
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 12:02
avicsi escreveu:
Sim são mecânicos
Não quero colocar hidráulicos porque tenho um orçamento apertado para manutenção
Se eu colocar hidráulico, compraria do aliexpress e só depois que esse aqui não tiver mais jeito
esse m200 por lá sai na faixa de 150 reais, completo
Quantos aos cabos e conduítes, precisam de troca, e o freio precisa de ajuste, está muito macio e preciso apertar até o final pra pinça encostar no disco, mas ela encosta e quando encosta bem que faz barulho
fora o barulho chato e eu sentir que eles são meio fraquinhos, está tudo normal
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Se o manete está encostando no guidão quando freia, ou ta faltando regulagem, ou já acabou as pastilhas. O barulho quando freia, pode ser as pastilhas muito gastas, no meu caso, logo que peguei a bike estava fazendo barulho, passei detergente puro nos discos, e pedalando devagar fui usando o freio pra secar, acabou com o barulho. Mas toma cuidado se for fazer isso, que no começo não freia nada.
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Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 13:22
freio mecânico a disco é fraco mesmo, nada de excepcional... tem v-brake bem reguladinho que freia melhor.
Se quer freio forte para segurar no trânsito, tem que ser hidráulico. A manutenção não é cara não como se pensa, você tendo o kit de sangria e pegando o jeito, faz tudo em casa gastando muito pouco.
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Postado Por: avicsi
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 14:38
Tem algum freio hidráulico bom, que seja barato e que não use óleo mineral? óleo mineral é caro pacas
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Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 14:47
avicsi escreveu:
Tem algum freio hidráulico bom, que seja barato e que não use óleo mineral? óleo mineral é caro pacas |
Tem freio que usa fluido dot ainda, mas é ruim de dar manutenção, e o fluido corroe tudo com o tempo
------------- scott single track 95 26" cromo khs 204 full 2012 26"- R.I.P. khs sixfifty 2500 27.5" - 2014 Mongoose XR PRO 29" - 2016 GT Sanction Pro 27.5" - 2015 GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
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Postado Por: cdamaso
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 15:33
avicsi escreveu:
Sim são mecânicos
Não quero colocar hidráulicos porque tenho um orçamento apertado para manutenção
Se eu colocar hidráulico, compraria do aliexpress e só depois que esse aqui não tiver mais jeito
esse m200 por lá sai na faixa de 150 reais, completo
Quantos aos cabos e conduítes, precisam de troca, e o freio precisa de ajuste, está muito macio e preciso apertar até o final pra pinça encostar no disco, mas ela encosta e quando encosta bem que faz barulho
fora o barulho chato e eu sentir que eles são meio fraquinhos, está tudo normal
| E por quanto achou os Avid? Não acho que valha a pena, mesmo porque a manutenção não é freqüente, vc vai colocar os MT200 e só vai lembrar deles na hr de trocar pastilha ou disco.
Na real, acho que os mecânicos vão dar mt mais manutenção, basta pegar umas chuvas que começam os problemas.
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Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 15:46
avicsi escreveu:
Tem algum freio hidráulico bom, que seja barato e que não use óleo mineral? óleo mineral é caro pacas |
bengal helix
porém a diferença de preço dá pra comprar um MT200, um oleo mineral shimano e ainda sobra dinheiro
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Postado Por: avicsi
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 16:59
mecânico não dá problema nenhum na chuva, eles foram feitos pensados no mtb com lama, só depois veio o hidráulico.
A única coisa que enferrujou é uma peça minima que prende a pastilha, depois eu mando foto, o mecanismo parece intacto, e a bike ficou exposta ao tempo desde 2018, praticamente
o Avid é bem caro, mas todo mundo fala que é o melhor freio mecânico que existe. Acho que no conjunto todo, pinças, manetes e discos, iria gastar por baixo uns 500 reais e aí eu comecei a desistir deles hahahahaha
Falam que o bengal é bem melhor que o shimano em termos de performance, seguram mais a bike, mesmo os hidráulicos
Talvez vá de hidráulico de entrada mesmo, mas manutenção barata pra mim é primordial, porque eu rodo 80km - 100km por dia
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Postado Por: cdamaso
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 18:02
avicsi escreveu:
mecânico não dá problema nenhum na chuva, eles foram feitos pensados no mtb com lama, só depois veio o hidráulico....
| Então vamos falar de provas de quando os hidráulicos ainda não tinham dominado, a cada quantas provas com chuva, terra e lama eram trocados os cabos e conduítes dos freios mecânicos a disco e V-Break? Duvido muito que não trocavam tudo com umas 5 provas e acredito que alguns trocavam a cada prova. A questão é que esses mecânicos não ti deixam na mão DURANTE o pedal, mas depois, quando estiver parado o aço e a graxa vão estar como?
Sobre Avid, falam bem, mas não conheço ninguém que usa, então continuo cético quanto a capacidade deles, já o MT200 eu mesmo usei por mais de 3000km, inclusive fiz um pedal de São José do Alegre -> Piranguinho -> Brasópolis -> Luminosa com chuva na cabeça e não apresentaram nenhum problema, e não fiz NENHUMA manutenção neles durante o tempo que usei, só não uso eles mais pq me apareceu um negócio muito bom em uns freios Deore e acabei trocando. Os Bengal que o gm1987 recomendou também são bons.
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Postado Por: avicsi
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 20:20
Entendi seu ponto, Talvez seja por isso que tenham criado quadros com cabeamento interno
Tava andando com ela hoje e o disco da frente tá visivelmente torto e provavelmente fui eu que entortei
Amanhã chegam as graxas e vou fazer uma manutenção melhor, já vou pesquisando como desentortar ele, se tiverem sugestões, agradeço
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Postado Por: cdamaso
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 20:48
avicsi escreveu:
Entendi seu ponto, Talvez seja por isso que tenham criado quadros com cabeamento interno
Tava andando com ela hoje e o disco da frente tá visivelmente torto e provavelmente fui eu que entortei
Amanhã chegam as graxas e vou fazer uma manutenção melhor, já vou pesquisando como desentortar ele, se tiverem sugestões, agradeço | Sobre o disco torto, dá uma olhada no vídeo abaixo, talvez ti ajude.
https://www.youtube.com/watch?v=h3PmGS62oS8" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=h3PmGS62oS8
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Postado Por: avicsi
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 20:53
Acabei de assistir ele kkkk sempre procuro nesse canal quando preciso saber algo e pesquiso aqui também
Vou tentar desempenar com a mão, afinal ele foi empenado com as mãos, e já começo a pesquisar preço de outro e de pastilha
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Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 20 Fev 2020 as 09:45
Uso Avid Elixir, para a minha utilização da bike atende 100%. Certa vez na trilha fiz um RL sem querer freiando que me caguei todo. A modulação dele não é muito boa, mas freia forte.
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Postado Por: leandro1857
Data de Publicação: 20 Fev 2020 as 11:00
eu tambem já passei esse sufoco de desmontar e ficar horas pra montar novamente kkkkk aprendi q o melhor é tirar foto dos estágios q vai desmontando, ficando mais fácil depois. fazer a manutenção da sua bike é a melhor coisa!
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Postado Por: avicsi
Data de Publicação: 20 Fev 2020 as 11:51
Aí quebra, você me fala que tem um elixir e que ele não modula bem, fiquei preocupado hahaha queria exatamente o elixir por ser mais fácil trocar as patilhas, tem do elixir 5 no ali por 350, sem discos
Dizem que ele freia melhor que o shimano, mas agora fiquei com o pé atrás, se o elixir, que nem é a de entrada da avid, você acha que não modula bem, melhor gastar 200 no shimano de entrada mesmo
tenho visto relatos que ele é bem durável e como meus cubos são center lock ia ser menos um gasto comprar tudo shimano
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Postado Por: Pedalchou
Data de Publicação: 26 Fev 2020 as 18:11
avicsi escreveu:
Fala galera, fiz minha primeira manutenção na bike.
Comprei uma gonew endorphine 7.3 usada e a bichinha é 10, mas como não tenho dinheiro pra fazer revisão decidi fazer eu mesmo e deu um trabalho desgraçado
Comprei umas ferramentas genéricas no mercado livre e as bichas aguentaram bem, eu spamei um pouco uma delas, mas é porque eu forcei de mais ela pra abrir o cassete, mesmo sabendo que não tinha alavanca suficiente, mas nenhuma peça teve desgaste
Primeiro que ela nunca tinha sido mexida, foi pouco usada e ficou um bom tempo parada, na hora de abrir as coisas eu tive que colocar força pra cacete, o pedivela foi o pior e o kassete nem consegui, tive que comprar outra chave pra encaixar na primeira e aumentar o braço de alavanca, vamos ver se resolve.
Primeira coisa que fiz foi lavar tudo, os raios estavam com ferrugem superficial, consegui tirar a maior parte com uma esponja e e cliff multiuso, esfregando bem, mas obviamente saiu o ferrugem e a pintura também, joguei desengripante, pra deixar uma camada de proteção extra contra maresia.
Fiz o mesmo processo nos discos de freio, esponja, cliff, muita esfregação
não tenho como colocar raios de inox no momento, sem dinheiro e o processo pra trocar raiação depende de muita técnica e paciência, mas farei no futuro, acham que o desengripante segura por enquanto?
Na hora de remontar as rodas passei um sufoco, montei os discos na posição errada, coloquei a parte de fora virada pra dentro e vice e versa e nenhum das rodas entrou, forcei um pouco pra ver se ia, mas nada... já estava quase d noite, tinha passado o dia todo mexendo nela, perdoa a minha nubisse kkkkk
E agora o freio está fazendo um barulho na hora de frear, como a bike quase não foi usada será que é das pastilhas que não assentaram ainda? ou eu entortei os dois discos tentando prender a roda errado? ou a pastilha tá gasta e tá comendo o meu disco?
Outra questão que tive é que a gancheira só tava com um parafuso, mesmo tendo entrada pra dois, e ela acabou soltando na hora que eu tava movendo a bike, meio que o quadro, sem as rodas, virou e a gancheira soltou
Alguém sabe dizer onde consigo esse parafuso? e qual a chave que usa nele? tenho dois jogos de allen e nenhum tem o tamanho específico, consegui prender um pouco com outra chave, mas não tá preso totalmente, só a trava da roda tá segurando o câmbio no lugar
Comprei graxa e etc e estou esperando chegar pra abrir ela completamente e trocar as graxas, ver se está tudo ok
Outra dúvida é que tem um peça dentro da pinça de freio que está enferrujada, mas só uma, parece uma arruela que aparentemente prende a pastilha, será que trocando a pastilha troca ela? ou é melhor desmontar e passar desengripante na peça? se fizer isso será que contamina a pastilha futuramente?
Penso em trocar o freio dela para um avid bb5 ou bb7, mecânico, achei o freio dela mais fraco que os da bike do itaú, e preciso de freios fortes, paradas bruscas no trânsito. Na configuração atual ela demora um pouco pra frear, será algum ajuste?
Obrigado a todos, desculpa o textão
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em quastçao do barulho na hora de frear, precisa analisar alguns fatores:
1. veirifique se o disco está contaminado no óleo, limpe o disco todos com alcool isopropírico e verifique se barulho perciste.
2. como vc diz que forçou a roda entrar com disco montado errado, será que vc não empenhou o disco? se sim, desalinha o disco com a chave que desalinha o disco.
3. a pinça está instalado corretamente em relação o disco? veja o tutorial no youtube
se ja verificou 3tres itens acima pode ser que a pastilha está contaminado, ou vc subtitui as pastilhas ou vai usando até gastar a parte contaminado na pastilha
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