Muito obrigado pela resposta Avicsi!
Gostaria de trocar uma idéia sobre uma questão técnica e sobre outras questões práticas/monetárias:
1 - A principio imaginava que a coroa 10V seria mais resistente nesse setup de 2x, porém não consegui nada conclusivo nas pesquisas na rede, em sites gringos dizem que a 10v dura mais, aqui no país a impressão que tenho é que o pessoal vai de 9V. No ML vi que o preço da KMC X9 e X10 varia uns 10-20 reais. Vc poderia dar uma opnião nesse tema?
2 - As possibilidades para fazer 18v usando material shimano se restringem, até onde sei, ao 36-22 ou 46-30, ambos com coroas rebitadas no pedivela. Além disso a ficha técnica dos respectivos câmbios indicam que os câmbios só trabalham nas especificações fechadas desses pedivelas. Com base nisso pensei no seguinte: I) Usar um câmbio FD-M615-B (que já é Deore) e um pedivela Sunrace M980 com coroas trocadas ou um pedivela Deore.
II) A princípio acreditava ser uma boa opção converter um pedivela triplo em duplo, mas aí o mecânico precisa acertar o bem o chainline e tenho medo de não ficar 100% por alguns relatos que achei.
Em resumo teria que partir para uma das seguintes opções: a) usar um range fora do que gostaria (38-24 ou mesmo 40-26). Nesse caso pensei em usar um desses pedivelas 36-22 para baratear, e trocar o pneu
1.5x29 (40mm) pelo slick 1.95x29 (50mm) para compensar um pouco o uso da coroa
menor, porém nem teria o range que pensei inicialmente e nem o pneu, que acredito segure bem mais no asfalto (que é o uso em 99% das situações). b) partir para uma adaptação a partir de um pedivela e câmbios triplos, ou usar um câmbio duplo fora do range e colocando as coroas que quero no Sunrace M980.
c) usar material Deore na dianteira, como consequência a diferença entre as
2 possibilidades (18v ou 20V) se restringiria ao passador direito e câmbio
traseiros, que pelos preços atuais no Ali seria em torno de uns
R$200,00, mais uns R$ 50,00 da diferença dos cassetes 11-36 9v e 10V, e uns R$20,00 da corrente. Esses R$270,00 o que dentro do orçamento total da bike seria algo com 7-10%. A princípio tinha optado pelo Deore puro, pela comodidade de já ter uma opção fechada de fábrica dentro do que pranejei, com menos riscos, e um ganho de peso e durabilidade, ainda que eu esteja lonje de ser atleta. Todavia estou aberto a partir pra uma configuração 2x9 sim.
Finalmente peço a você, e demais foristas, sugestões de como montar a parte dianteira do drivetrain!
Abs e boas pedaladas!
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