Imprimir Página | Fechar Janela

1ª Limpeza de Bike (Dúvidas)

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=97941
Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 05:00
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: 1ª Limpeza de Bike (Dúvidas)
Postado Por: lucasvida
Assunto: 1ª Limpeza de Bike (Dúvidas)
Data de Publicação: 14 Fev 2020 as 11:26
Fala galera, blz?

Comprei pela internet um kit para limpar a relação da bike em casa. Sendo que vem a maquina de limpar, corrente, escovas e o Algoo 1L, além do Smoove para lubrificar depois. Minha dúvida é?

1 - Como o Algoo vem concentrado qual é a proporção de Algoo x Água? Exemplo, seriam 250ml de algoo para 250ml de água?

2 - Outra dúvida, eu posso secar a bike com secador, ligado no "frio", ou seja somente, vento? ou corro o risco de danificar ela?

3 - Após a limpeza e ela seca, já posso aplicar o Smoove?

Valeu galera! E bora girar!




Respostas:
Postado Por: 288vm
Data de Publicação: 14 Fev 2020 as 14:03


1 - Como o Algoo vem concentrado qual é a proporção de Algoo x Água? Exemplo, seriam 250ml de algoo para 250ml de água?

Para limpar relação 6:1
6 partes de agua para 1 de Algoo

2 - Outra dúvida, eu posso secar a bike com secador, ligado no "frio", ou seja somente, vento? ou corro o risco de danificar ela?
O vento, mesmo que fraco em um secador,  pode fazer com que a agua entre nos rolamentos (cubo, freehub, caixa de direção, movimento central, etc...).

3 - Após a limpeza e ela seca, já posso aplicar o Smoove?
Sim




-------------
https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12


Postado Por: lucasvida
Data de Publicação: 14 Fev 2020 as 14:30
Opa, vou evitar secador.

Quanto a proporção vou ver se arrumo um medidor para colocar certinho.

Valeu d+


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 14 Fev 2020 as 17:41
Originalmente postado por lucasvida lucasvida escreveu:

Opa, vou evitar secador.

Quanto a proporção vou ver se arrumo um medidor para colocar certinho.

Valeu d+


Para utilizar o Smoove a corrente deve estar bem limpa, sem resíduo nenhum de óleo. Então na primeira lavagem pode utilizar o Algoo concentrado. Vai te dar bem menos trabalho. Depois enxague bem com água corrente. Seque bem e aplique o Smoove conforme o fabricante


Postado Por: lucasvida
Data de Publicação: 14 Fev 2020 as 17:46
Legal, então na primeira é só colocar um pouquinho de smoove e usar o limpador de corrente?




Postado Por: zoda
Data de Publicação: 14 Fev 2020 as 17:57
Originalmente postado por lucasvida lucasvida escreveu:

Legal, então na primeira é só colocar um pouquinho de smoove e usar o limpador de corrente?




Não. Vc deve lavar bem a corrente. Ou seja, retirar todo o óleo existente nela. Por isso, sugeri o uso do Algoo concentrado mesmo. Vai te dar mesmo trabalho. Deve lava-la muito bem. Passe a corrente pela máquina várias vezes. Use TB uma escova de dente velha para a lavagem. O ideal seria retirar a corrente, deixar de molho e ir limpando. Só depois de muito bem limpa e seca, que vc lubrifica conforme a recomendação do fabricante. Não é para colocar Smoove na máquina.


Postado Por: lucasvida
Data de Publicação: 14 Fev 2020 as 18:04
Opa, muito obrigado pelo esclarecimento zoda.

Vou seguir esta recomendação.




Postado Por: zoda
Data de Publicação: 14 Fev 2020 as 18:07
Originalmente postado por lucasvida lucasvida escreveu:

Opa, muito obrigado pelo esclarecimento zoda.

Vou seguir esta recomendação.



Olhe o site do fabricante
http://www.smoovelube.com/videos/?lang=pt-br" rel="nofollow - http://www.smoovelube.com/videos/?lang=pt-br
No YouTube vc encontre vários vídeos de como aplicar o Smoove.


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 14 Fev 2020 as 18:08
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por lucasvida lucasvida escreveu:

Legal, então na primeira é só colocar um pouquinho de smoove e usar o limpador de corrente?




Não. Vc deve lavar bem a corrente. Ou seja, retirar todo o óleo existente nela. Por isso, sugeri o uso do Algoo concentrado mesmo. Vai te dar mesmo trabalho. Deve lava-la muito bem. Passe a corrente pela máquina várias vezes. Use TB uma escova de dente velha para a lavagem. O ideal seria retirar a corrente, deixar de molho e ir limpando. Só depois de muito bem limpa e seca, que vc lubrifica conforme a recomendação do fabricante. Não é para colocar Smoove na máquina.


Não esquece de enxaguar com água depois de limpa. Para não ficar nenhum resíduo de Algoo.


Postado Por: lucasvida
Data de Publicação: 18 Fev 2020 as 10:20
Opa, bom dia blz pessoal?

A bike ficou limpinha, acho que hoje vou dar um pedal e ver como ficou a lubrificação.

Espero que tenha dado tudo certo. Valeu pelas dicas!

Abs


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 18 Fev 2020 as 10:31
Eu uso para limpar a corrente a proporção de 6:1, usar concentrado só gasta mais produto,  mesmo que tenha caido graxa da NASA na bike, deixo a corrente de "molho" num pote de sorvete uns 10 minutos, enquanto isso uso uma escova de dentes velha para lavar o cassete e as coroas, molhando a escova no pote, chaqualoho a corrente dentro do pote bastante para tirar a cera/graxa que fica dentro dos elos, tiro a corrente lavo em agua corrente chaqualhando de novo, voce bvai ver que ainda sai sujeira, lavo com a escova de dentes a corrente de todos os 4 lados dentro fora, baixo e em cima, depois lavo com detergente com escova de dentes, deixo secando pendurada, uns 20 minutos ta seca.

Depois de uns 5 min de aplicado o algoo citrico na proposrção de 6:1, lavo o cassete e coroas com detergente,  deixo secar... servir ao ponto...kkkkk

Aplico a cera dos dois lados da corrente, trocando as marchas e depois de 20 minutos ta seco e pronto pra pedalar.

Não lave a bike com WAP, só vai empurrar sujeira pra dentro dos cubos e mov. central, secar a mesma coisa...
boa sorte


-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: lucasvida
Data de Publicação: 18 Fev 2020 as 11:05
Fala Hurry blz?

Como ela não estava muito suja, limpei ela só com Algoo (1:3) e um borrifador! Assim economizo água LOL!
Mas não vou usar nunca na pressão, apenas mangueira (se necessário). Se tiver muito suja ai já levo para oficina.

Quanto ao Algoo segui a dica do pessoal acima, colocando ele concentrado no na maquina de limpar corrente. Realmente tirou tudo! (gostei muito) Depois vim com água e detergente (neutro) dentro da maquina para tirar o resto de Algoo.

Após isso usei pano seco, e girei ela até secar. Dei um tempinho e já vim com Smoove.

Fiz isso domingo a noite. Hoje vou ver se deu certo...kkkkkkk.

Vi uns videos do pessoal falando que o Smoove não fica tão bom na primeira aplicação, pois ainda pode ter resíduo de outro lub, mas vou limpando e aplicado.

Só espero não ficar na mão com as trocas de marcha hoje.

Mas aos poucos vou aprendendo, nada que com a prática não melhore. Sobre a dica de ir trocando as marchas para ir mudando no cassete, vou testar na proxíma.

Grande abraço! Thumbs Up




Postado Por: MarcosTri
Data de Publicação: 19 Fev 2020 as 10:49
Quantos kms dura uma aplicação de Smoove de vocês no seco? Eu já usei 150 km (em bike de estrada) no seco.
Após uma chuva eu bato o jato de água (tenho cuidado com cubos, caixa de direção e movimento central)  para tirar areia da bike (é necessário reaplicar o Smoove)? Eu já rodei um pedal de 40 km nesta condição.
Uma forma que eu uso para verificar se preciso aplicar o Smoove é passar o dedo na corrente e ver se está úmida (lubrificada). É correto?



Postado Por: lucasvida
Data de Publicação: 20 Fev 2020 as 18:39
Marcos, vendo alguns videos na internet falam em 300km à 400km por aplicação. Andei com a minha na terça e que blz! Até parece que ela ficou melhor, curti muito!





Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net