Imprimir Página | Fechar Janela

Corrente da coroa da MTB caindo ao pedalar forte

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=97830
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 21:53
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Corrente da coroa da MTB caindo ao pedalar forte
Postado Por: pH Henrique
Assunto: Corrente da coroa da MTB caindo ao pedalar forte
Data de Publicação: 25 Jan 2020 as 23:24
Olá pessoal. A corrente da minha MTB está caindo a maioria das vezes que pedalo forte. Muitas das vezes que TENTO pedalar em pé, nas subidas, a corrente cai cá coroa do meio e fica lá entre a coroa menor e o quadro da bike, outras vezes é quando coloco força no pedal e puxo o pneu da bike pra cima, para subir em um pequeno degrau, ela também cai, e isso é muito chato, pois quando estou em pé mesmo, acabo indo pra baixo com tudo e metendo a costas no bico do selim da bike. Se vocês souberem como poder me ajudar, ficarei muito grato



Respostas:
Postado Por: misera
Data de Publicação: 26 Jan 2020 as 03:05
Provavelmente é coroa gasta ou chainline muito errado.

Tbm pode ser câmbio dianteiro desregulado mais acho menos provável.

Menos provável porque se esse fosse o caso vc ouviria o câmbio raspando na corrente querendo jogar a marcha pra baixo , se for esse o caso vc pode dizer.

No caso de ser o chainline e como a coroa é a do meio isso vai ocorrer na maioria das vezes quando vc estiver na marcha mas leve atrás , basta olhar por cima e ver se a corrente está muito atravessada quando na coroa do meio com catraca maior , no geral se a relação for 3x a coroa do meio tem que se alinhar com a catraca do meio do cassete , se for 2 x a coroa geralmente vai ficar um pouco a direita da catraca do meio mais pouca coisa.

Se não é nenhum dos casos acima deve ser coroa gasta , pra verificar isso vc pode colocar na cora do meio e pegando na corrente pela frente da coroa ver se ela se descola muito da coroa se vc puxar ela pra frente , quando os dentes estão gastos a corrente para de ficar bem encaixada entre os dentes e começa a trabalhar mais alta e pode escapar.

Ou vc pode pegar uma subida e colocar força olhando pra baixo e ver o que acontece na hora que a corrente se solta , isso vai te dar uma idéia do que está acontecendo.


Postado Por: Alquimista
Data de Publicação: 26 Jan 2020 as 07:16
Alem do que já foi dito acima, o que concordo muito, também tem a possibilidade de ser corrente desgastada e fora de medida. Nesse caso pode ser que os dentes do conjunto traseiro estejam gastos também, pois pelo seu relato lá não há problemas, o que pode ser devido ao fato de corrente e catracas estarem "casadas", ou seja, com desgaste excessivo igual.


Postado Por: pH Henrique
Data de Publicação: 26 Jan 2020 as 08:31
Opa, e aí? O câmbio dianteiro esta totalmente regulado. O Chainline acho que não, pois geralmente uso na 4 velocidade, e o alinhamento é ótimo.
Puxei a corrente na coroa do meio, ela levantou mais ou menos uns 6mm, então não sei se está gasta ou não, e seria meio duvidoso também, pois comprei a bike zerada e só vai fazer 3 meses


Postado Por: pH Henrique
Data de Publicação: 26 Jan 2020 as 08:33
A catraca está ótima, eu acho. Comprei uma shimano 7v num tem nem um mês ainda. A corrente já não sei.


Postado Por: medeiro
Data de Publicação: 12 Jul 2022 as 11:58
Bom dia aproveitando o tópico...
Minha corrente está assim já tem mais de mês, uso a bike pra trabalho, esta caindo a corrente da coroa da frente, alguém sabe me dizer se é corrente gasta ou a coroa gasta?


Postado Por: Pabloebani
Data de Publicação: 12 Jul 2022 as 13:37
Com coroas de aço tipo essa é mais fácil a corrente desgastar do que os dentes da coroa, embora haja algum desgaste. Tem que testar uma corrente nova, provável que funcione bem. Por que essa corrente ai já eras, fica até perigoso de quebrar.


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 12 Jul 2022 as 13:56
A corrente já tá tão desgastada que nem na coroa encaixa mais. O Pedivela acho que ainda se salva mas talvez tenha que trocar a catraca/cassete.


Postado Por: medeiro
Data de Publicação: 12 Jul 2022 as 14:30

Desgaste da catraca


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 12 Jul 2022 as 15:05
Parece que está ok mas só testando a corrente nova para ter certeza.

Vou deixar uma dica não solicitada. Pare de passar esse óleo que você usando na corrente. A única coisa que você consegue isso é juntar sujeira e acelerar o desgaste da peça. Por R$25 você consegue bons lubrificantes de cera (Elephant Wax, Pico Expert) que além de lubrificarem bem mantém a corrente limpa, sem essa lambança que esse óleo aí faz.


Postado Por: medeiro
Data de Publicação: 12 Jul 2022 as 17:40
Obrigado pela ajuda , vou trocar a corrente e ver como se comporta.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net