Imprimir Página | Fechar Janela

SCALPEL com acumulo de água no quadro

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=97811
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 07:35
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: SCALPEL com acumulo de água no quadro
Postado Por: Salerno
Assunto: SCALPEL com acumulo de água no quadro
Data de Publicação: 23 Jan 2020 as 14:35

O objetivo dessa postagem é compartilhar informação sobre como lidar com a questão de entrada de água no movimento central da Cannondale Scalpel SI.

Fatos
- A água entra pelo furo do encaixe do shock trazeiro no top tube ou pelo encaixe do canote no seat tube.
- As SI, (pelo menos até 2020, pelo meu conhecimento) não tem furo de escoamento na parte baixa do movimento central

Considerações
-No meu caso a água entrou na lavagem da bike pelo encaixe do shock.
-Acredito que deve entrar alguma água pelo encaixe do canote somente se não estiver sendo usado graxa e no caso das Scalpel Carbono o Fiber Grip, que no meu entendimento selarão a entrada de água.
- As FSI não apresentam esse problema, a não ser que alguém relate o contrário, nunca vi.
- Se for tomado o devido cuidado na lavagem não entrará água e não vejo o faro de não haver furo de escoamento no movimento central como um problema de design, não realidade acho que é um fator positivo para se atravessar trechos com nível de água alto.  

Aqui nesse insta tem várias informações sobre o problema e algumas idéias de como se evitar, inclusive com tamponamento do furo do shock e colocação de pedaço de câmara de ar no encaixe do canote. As idéias são de fato boas mas não adotarei nenhuma delas, acredito que somente o cuidado na lavagem é a verdadeira solução.

https://www.instagram.com/p/B7i46uOgn74/" rel="nofollow - https://www.instagram.com/p/B7i46uOgn74/

https://www.instagram.com/doctorbikekamikaze/" rel="nofollow - https://www.instagram.com/doctorbikekamikaze/
 






-------------
Scalpel



Respostas:
Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 23 Jan 2020 as 15:04
E se fizer um furinho de sei la, 2mm bem feito e dado um acabamento, bem no meio do centro em baixo, nao ajuda?


Postado Por: Salerno
Data de Publicação: 23 Jan 2020 as 15:51
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

E se fizer um furinho de sei la, 2mm bem feito e dado um acabamento, bem no meio do centro em baixo, nao ajuda?

Confesso que pensei nisso mas acho que não é a solução por colocar uma variável de risco em um quadro de carbono, e principalmente pelo fato de que no meu entendimento essas caixas de movimentos central foram pensadas para serem estanques mesmo, ou seja podem afundar na lama ou num riacho sem infiltrar.


-------------
Scalpel


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 23 Jan 2020 as 15:57
Entendi, eu ja vi varios quadros com esse furinho... nao acho que se "eu acabar fazendo" ira comprometer...

É relativo e estranho ao mesmo tempo, ao menos ser mais bem vedado!


Postado Por: Salerno
Data de Publicação: 23 Jan 2020 as 17:49
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Entendi, eu ja vi varios quadros com esse furinho... nao acho que se "eu acabar fazendo" ira comprometer...

É relativo e estranho ao mesmo tempo, ao menos ser mais bem vedado!

Prefiro que seja assim, ou seja priorização da estanqueidade. Imagine que você vai fazer bikepacking de vários dias e no primeiro dia passa com a bike num riacho ou em poças fundas ou está participando de uma maratona de etapas e isso acontece no primeiro dia ... pode ser que tenha um problemão nos dias seguintes! com o central selado estará livre disso!


-------------
Scalpel


Postado Por: Chuck DhFr
Data de Publicação: 23 Jan 2020 as 18:53
Originalmente postado por Salerno Salerno escreveu:

Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

E se fizer um furinho de sei la, 2mm bem feito e dado um acabamento, bem no meio do centro em baixo, nao ajuda?


Confesso que pensei nisso mas acho que não é a solução por colocar uma variável de risco em um quadro de carbono, e principalmente pelo fato de que no meu entendimento essas caixas de movimentos central foram pensadas para serem estanques mesmo, ou seja podem afundar na lama ou num riacho sem infiltrar.


Movimento central 100% a prova d'água?
Isso non ecxiste.
Por melhor que seja a vedação o movimento central é a parte móvel mais exposta e mais sujeita a entrada de sujeira por melhor que seja o movimento central.

-------------
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 09:24
Entendi perfeitamente!


Postado Por: Salerno
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 09:46
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

 
Movimento central 100% a prova d'água?

Isso non ecxiste.
Por melhor que seja a vedação o movimento central é a parte móvel mais exposta e mais sujeita a entrada de sujeira por melhor que seja o movimento central.

tem razão Chuck DhFr, ao submergir ou tomar chuva forte o rolamento "vaza" um pouco para a parte interna. mas por outro lado se o BB fosse furado ai entraria água de verdade!

o fato é tomou chuva, abra e revise. concorda?

obrigado pela intervenção


-------------
Scalpel


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 11:09
"o fato é tomou chuva, abra e revise. concorda?"

FATO, TODOS DEVEM FAZER ISSO!


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 11:15
A cada chuva abrir o movimento central? Sério?

-------------
https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 11:26
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

A cada chuva abrir o movimento central? Sério?


Uns tiozinhos que andam comigo são assim.

Basta um dia com barro e no meio da trilha eles já falam: Segunda já vou deixar a bike de manhã na oficina.

Outros levam até sabão e esponja para lavar a bike depois do rolê.




Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 11:42


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 11:47








Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 12:12
Fabio, curto muito suas postagems, sempre muito bem sensato!

Mas cada caso um caso, eu mesmo (nao sei sua condicao atual (nao estou dizendo por voce)) sou mais "humilde" tenhos minhas 4 bikes (simples em si) e gosto de cuidar muito e creio que varios fazem isso.

bem como tem varios que nao ligam e varios que se estragar troca.

ja perdi dois bb52 por tomar chuva e lama e nao dar manutenção periodica.
Hoje a cada duas chuva eu tiro o pdv, limpo e engraxo.
Se pegar lama e no dia seguinte. (tenhos as chaves e adoro fazer isso)

Entao, o que quis dizer é: nao tem regra, cada faz como achar melhor visto sua condição financeira e CLARO, a qualidade e vedacao das pecas que usa, rsrsrsrs

PS: Show suas bikes e continuo acompanhando o tpc da chisel HT!!!

PS: BIKE TEM QUE SER USADA MESMO :D :D 
Abss


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 12:15
Fazer é diferente. Falei que acho loucura a cada barro os caros levarem para loja na segunda. Haja grana para isso. Ou o cara só anda vez em nunca. Eu tinha mania de fazer isso na caixa de direção. kkk

Mas no fim eu nunca tive problema com água, mas com terra. Sempre que ando em condições de muita seca, aquele pó fino, parece que entra na bike. Depois começa ranger canote, freehub, fica uma loucura. 





Postado Por: Salerno
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 12:49
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

A cada chuva abrir o movimento central? Sério?

certamente não. da maneira que eu escrevi realmente ficou parecendo isso


-------------
Scalpel


Postado Por: Salerno
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 17:44

Citar


e esse adesivo do Joe ae? vc é de SJC?


-------------
Scalpel


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 21:49
Originalmente postado por Salerno Salerno escreveu:


Citar



e esse adesivo do Joe ae? vc é de SJC?



Coloquei o dropper lá. Tinha outro Fábio que andava lá também.


Postado Por: Salerno
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 22:12
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

 
e esse adesivo do Joe ae? vc é de SJC?

Coloquei o dropper lá. Tinha outro Fábio que andava lá também.

sou amigo do Joe, gente finissina e biker raiz!!


-------------
Scalpel


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 22:41
Originalmente postado por Salerno Salerno escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

 
e esse adesivo do Joe ae? vc é de SJC?

Coloquei o dropper lá. Tinha outro Fábio que andava lá também.


sou amigo do Joe, gente finissina e biker raiz!!



Das lojas que conheço, é a única que dá mais valor para bikes de trilha do que XC.


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 25 Jan 2020 as 18:18
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

E se fizer um furinho de sei la, 2mm bem feito e dado um acabamento, bem no meio do centro em baixo, nao ajuda?

Cara esses centrais Press Fit 30 ou o BB30 são horríveis. Tanto que alguns fabricantes de quadros voltaram para os de rosca. Não existe isso de central caixa estanque. Passar com a bicicleta na água na altura do central, cubos, ou câmbios é pedir para ter prejuízo. O mais recomendado é o uso de uma boa graxa, e sim, esses centrais necessitam de muito mais manutenção. Quanto aos furos, a maioria dos quadros de cromoly e alumínio os tem para o respiro no processo de soldagem. Jamais fure uma peça de carbono. Vc vai romper as fibras e causar um possível ponto de ruptura, fora a perda da garantia. Procure as publicaçoes do usuário DTS (no tempo que esse fórum era muito mais que "Que bike comprar"). Nelas tem recomendações de graxas para esses centrais.


Postado Por: Soul29
Data de Publicação: 26 Jan 2020 as 18:57
Tenho uma Scalpel SI, e não tive problemas desse tipo até agora, porém o pedivela mov central pf30 sempre estala bastante depois de uma chuva ou uma lavagem mais 'pesada', porém vai sumindo com o passar dos dias, e levei 2x pra abrir e lubrificar e por incrível que parece as peças estavam bem lubrificadas ainda.
Tinha uma HT que tbm tinha pf30 e sempre estalava ao pedalar em pé, a.minha outra bike de treino está com mov central de rosca, não dá quase manutenção e nem faz barulhos.


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 27 Jan 2020 as 09:32
Enquanto isso meu central ponta quadrada quase nunca é aberto. Só costumo tirar ele pra limpar quando eu pego enchente, ai é fatal, mas como isso só ocorre uma vez ou outra na vida quase não dou manutenção, a rosca e a graxa aguentam chuva e sujeira de boa.


Postado Por: Salerno
Data de Publicação: 27 Jan 2020 as 18:03
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

E se fizer um furinho de sei la, 2mm bem feito e dado um acabamento, bem no meio do centro em baixo, nao ajuda?

Cara esses centrais Press Fit 30 ou o BB30 são horríveis. Tanto que alguns fabricantes de quadros voltaram para os de rosca. Não existe isso de central caixa estanque. Passar com a bicicleta na água na altura do central, cubos, ou câmbios é pedir para ter prejuízo. O mais recomendado é o uso de uma boa graxa, e sim, esses centrais necessitam de muito mais manutenção. Quanto aos furos, a maioria dos quadros de cromoly e alumínio os tem para o respiro no processo de soldagem. Jamais fure uma peça de carbono. Vc vai romper as fibras e causar um possível ponto de ruptura, fora a perda da garantia. Procure as publicaçoes do usuário DTS (no tempo que esse fórum era muito mais que "Que bike comprar"). Nelas tem recomendações de graxas para esses centrais.

Bela contribuição. Grato


-------------
Scalpel


Postado Por: Salerno
Data de Publicação: 27 Jan 2020 as 18:56
Originalmente postado por Soul29 Soul29 escreveu:

Tenho uma Scalpel SI, e não tive problemas desse tipo até agora, porém o pedivela mov central pf30 sempre estala bastante depois de uma chuva ou uma lavagem mais 'pesada', porém vai sumindo com o passar dos dias, e levei 2x pra abrir e lubrificar e por incrível que parece as peças estavam bem lubrificadas ainda.
Tinha uma HT que tbm tinha pf30 e sempre estalava ao pedalar em pé, a.minha outra bike de treino está com mov central de rosca, não dá quase manutenção e nem faz barulhos.

que ano é sua Scalpel?


-------------
Scalpel



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net