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Freio a disco - Caloi Strada 2004

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
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Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 04:47
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Tópico: Freio a disco - Caloi Strada 2004
Postado Por: Grandini
Assunto: Freio a disco - Caloi Strada 2004
Data de Publicação: 21 Jan 2020 as 13:15
Olá Srs, como vocês estão? 
Sou novo no forum!

Tenho uma Caloi Strada 2004 com kit Sora.
Na época que peguei ela, eu dei uma reformada pintando o quadro e agora vou reformar novamente fazendo algumas coisas a mais...

Minha idéia é colocar um jogo de rodas que tinha para bike fixa... (aro pintado com pintura eletrostática)
Só esta com adesivos campagnolo pista mas as rodas são vzan

Minha dúvida é: Alguém sabe dizer se aqueles adaptadores para quadro e garfo funciona bem para instalar o freio a disco nesse quadro?

Não queria colocar as ferraduras com medo de danificar a pintura da roda...

Queria montar uma bike legal, com estética também legal... (sou meio fresco para essas coisas) kkkkkk

Alguma sugestão? Critica?

segue abaixo foto da bike.


rodas que quero colocar... Mas para isso, vou mandar trocar os cubos já com suporte para o disco.








Respostas:
Postado Por: fzpereira
Data de Publicação: 21 Jan 2020 as 13:54
Oo

Olha... na dianteira, para colocar freio à disco, bastaria trocar o garfo por um já específico para este fim.

Agora na traseira... sei não hein... vai mandar soldar o suporte onde fixa o caliper do freio?




-------------
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 21 Jan 2020 as 14:20
Na frente eu teria que trocar o garfo e o cubo das rodas.
Ou eu colocava o adaptador.

Mas no de tras eu estou em duvida ainda se soldo o suporte ou se só prendo... Eu prefiro soldado... fica mais bunitinho né kkkkk Trabalho bem feito....


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 22 Jan 2020 as 08:47
Originalmente postado por Grandini Grandini escreveu:

Olá Srs, como vocês estão? 
Sou novo no forum!

Tenho uma Caloi Strada 2004 com kit Sora.
Na época que peguei ela, eu dei uma reformada pintando o quadro e agora vou reformar novamente fazendo algumas coisas a mais...

Minha idéia é colocar um jogo de rodas que tinha para bike fixa... (aro pintado com pintura eletrostática)
Só esta com adesivos campagnolo pista mas as rodas são vzan

Minha dúvida é: Alguém sabe dizer se aqueles adaptadores para quadro e garfo funciona bem para instalar o freio a disco nesse quadro?

Não queria colocar as ferraduras com medo de danificar a pintura da roda...

Queria montar uma bike legal, com estética também legal... (sou meio fresco para essas coisas) kkkkkk

Alguma sugestão? Critica?

segue abaixo foto da bike.


rodas que quero colocar... Mas para isso, vou mandar trocar os cubos já com suporte para o disco.






Parceiro, meu conselho. Mexe nisso não

Se quer freio a disco, troca de bike


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 22 Jan 2020 as 09:39
Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por Grandini Grandini escreveu:

Olá Srs, como vocês estão? 
Sou novo no forum!

Tenho uma Caloi Strada 2004 com kit Sora.
Na época que peguei ela, eu dei uma reformada pintando o quadro e agora vou reformar novamente fazendo algumas coisas a mais...

Minha idéia é colocar um jogo de rodas que tinha para bike fixa... (aro pintado com pintura eletrostática)
Só esta com adesivos campagnolo pista mas as rodas são vzan

Minha dúvida é: Alguém sabe dizer se aqueles adaptadores para quadro e garfo funciona bem para instalar o freio a disco nesse quadro?

Não queria colocar as ferraduras com medo de danificar a pintura da roda...

Queria montar uma bike legal, com estética também legal... (sou meio fresco para essas coisas) kkkkkk

Alguma sugestão? Critica?

segue abaixo foto da bike.


rodas que quero colocar... Mas para isso, vou mandar trocar os cubos já com suporte para o disco.






Parceiro, meu conselho. Mexe nisso não

Se quer freio a disco, troca de bike

Nem se trocar o garfo por um que já tenha o suporte? Deixaria o freio só na frente e o de trás só em caso de urgência mesmo.

Não queria trocar de bike pq essa ai foi uma oportunidade única que achei.... paguei muito barato nela.


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 22 Jan 2020 as 10:08
Originalmente postado por Grandini Grandini escreveu:

Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por Grandini Grandini escreveu:

Olá Srs, como vocês estão? 
Sou novo no forum!

Tenho uma Caloi Strada 2004 com kit Sora.
Na época que peguei ela, eu dei uma reformada pintando o quadro e agora vou reformar novamente fazendo algumas coisas a mais...

Minha idéia é colocar um jogo de rodas que tinha para bike fixa... (aro pintado com pintura eletrostática)
Só esta com adesivos campagnolo pista mas as rodas são vzan

Minha dúvida é: Alguém sabe dizer se aqueles adaptadores para quadro e garfo funciona bem para instalar o freio a disco nesse quadro?

Não queria colocar as ferraduras com medo de danificar a pintura da roda...

Queria montar uma bike legal, com estética também legal... (sou meio fresco para essas coisas) kkkkkk

Alguma sugestão? Critica?

segue abaixo foto da bike.


rodas que quero colocar... Mas para isso, vou mandar trocar os cubos já com suporte para o disco.






Parceiro, meu conselho. Mexe nisso não

Se quer freio a disco, troca de bike

Nem se trocar o garfo por um que já tenha o suporte? Deixaria o freio só na frente e o de trás só em caso de urgência mesmo.

Não queria trocar de bike pq essa ai foi uma oportunidade única que achei.... paguei muito barato nela.

Bom, cada um faz o que a mente lhe diz né?

Eu, pessoalmente, não vejo razão alguma pra colocar um poderoso freio hidráulico a disco na frente de uma speed e manter ferradura atrás (STIs diferentes, poder de frenagem totalmente diferentes etc)

Mas possível é, se trocares o garfo.


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 22 Jan 2020 as 10:23
Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por Grandini Grandini escreveu:

Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por Grandini Grandini escreveu:

Olá Srs, como vocês estão? 
Sou novo no forum!

Tenho uma Caloi Strada 2004 com kit Sora.
Na época que peguei ela, eu dei uma reformada pintando o quadro e agora vou reformar novamente fazendo algumas coisas a mais...

Minha idéia é colocar um jogo de rodas que tinha para bike fixa... (aro pintado com pintura eletrostática)
Só esta com adesivos campagnolo pista mas as rodas são vzan

Minha dúvida é: Alguém sabe dizer se aqueles adaptadores para quadro e garfo funciona bem para instalar o freio a disco nesse quadro?

Não queria colocar as ferraduras com medo de danificar a pintura da roda...

Queria montar uma bike legal, com estética também legal... (sou meio fresco para essas coisas) kkkkkk

Alguma sugestão? Critica?

segue abaixo foto da bike.


rodas que quero colocar... Mas para isso, vou mandar trocar os cubos já com suporte para o disco.






Parceiro, meu conselho. Mexe nisso não

Se quer freio a disco, troca de bike

Nem se trocar o garfo por um que já tenha o suporte? Deixaria o freio só na frente e o de trás só em caso de urgência mesmo.

Não queria trocar de bike pq essa ai foi uma oportunidade única que achei.... paguei muito barato nela.

Bom, cada um faz o que a mente lhe diz né?

Eu, pessoalmente, não vejo razão alguma pra colocar um poderoso freio hidráulico a disco na frente de uma speed e manter ferradura atrás (STIs diferentes, poder de frenagem totalmente diferentes etc)

Mas possível é, se trocares o garfo.

Não pô... não vou colocar o hidráulico não!
Só vou trocar de roda pq as que já estão na bike não ta muito boa... a de tras já esta amassada e tem que trocas os 2 pneus já... como tenho um par de rodas novas aqui... vou colocar ela mas eu não queria ficar com a ferradura para não danificar a pintura da roda.

Mas o freio a disco eu ia colocar o mecânico mesmo.


Postado Por: fzpereira
Data de Publicação: 22 Jan 2020 as 15:00
bem...

na frente tá fácil. Troca o garfo por um com suporte pra freio à disco e deu! Os cubos das rodas é inevitável a troca tb.

agora atrás... o certo mesmo era soldar o suporte do caliper.

Faz aí e depois posta o resultado pra gente!

OBS: Creio que o custo ficará razoável.


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Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR


Postado Por: adrianomtb
Data de Publicação: 22 Jan 2020 as 16:04
Freio é item de segurança. Não faça gambiarra.



Postado Por: Gustavoct
Data de Publicação: 22 Jan 2020 as 16:47
Tem que trocar o STI também, não acho que vá ficar bom, uma pena pois as rodas são muito bonitas e achei o azul da bike muito top !
Posta aí quando decidir o que fazer.


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 22 Jan 2020 as 20:11
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Tem que trocar o STI também, não acho que vá ficar bom, uma pena pois as rodas são muito bonitas e achei o azul da bike muito top !
Posta aí quando decidir o que fazer.


Gustavo, desculpa minha ignorância pois sou leigo nesse assunto.. mas por qual motivo teria que trocar o STI?


Postado Por: GabrielSL329
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 10:11
Originalmente postado por Grandini Grandini escreveu:

Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Tem que trocar o STI também, não acho que vá ficar bom, uma pena pois as rodas são muito bonitas e achei o azul da bike muito top !
Posta aí quando decidir o que fazer.


Gustavo, desculpa minha ignorância pois sou leigo nesse assunto.. mas por qual motivo teria que trocar o STI?


Essa eu lhe respondo:
Se for freios hidráulicos, tem que trocar o STI por um modelo que suporte freio hidráulico. Se for Freio mecânico, aí não precisa!

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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 24 Jan 2020 as 13:25
Pelo que entendi, as rodas são com pinha FIXA, correto?

Se tu vai montar uma FIXA, tá preocupado com freio atrás? Freio atrás em fixa não existe... Coloca um garfo com suporte pra disco na frente e tá pronta a bike


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 21 Fev 2020 as 12:14
Voltei! kkkkk

Mandei soldar os suportes das pinças do freio a disco no quadro!
Não curti muito do design que o cara fez, mas os freios ficaram funcionando perfeitamente...

Como nem tudo são flores... na minha opinião daria para a pessoa se esforçar um tiquinho e fazer algo bem mais acabado... Acredito que daria para fixar as pinças bem próximo do quadro mesmo, mas enfim... Ainda tive que limar umas partes da solda para que ficasse no mesmo alinhamento do quadro.

Agora é só mandar pintar.





Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 21 Fev 2020 as 12:21
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Pelo que entendi, as rodas são com pinha FIXA, correto?

Se tu vai montar uma FIXA, tá preocupado com freio atrás? Freio atrás em fixa não existe... Coloca um garfo com suporte pra disco na frente e tá pronta a bike

Amigo, minha intenção era usar as rodas de uma bike fixa que eu iria montar. Como não rolou, acabei usando as rodas na Caloi, mas para isso eu troquei os freios para disco para a ferradura não comer toda a roda pois ela foi pintada com pintura eletrostática.


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 21 Fev 2020 as 13:20
Muito interessante, onde vc soldou essa quadro? O sujeito que fez a solda tinha experiência em trabalhar com alumínio?


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 21 Fev 2020 as 13:26
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Muito interessante, onde vc soldou essa quadro? O sujeito que fez a solda tinha experiência em trabalhar com alumínio?


Eu levei na Bicicletaria de um conhecido e ele indicou a pessoa. Eu não foi o primeiro que fez isso com ele. Lembrando que onde ele soldou ali, acredito eu que não comprometeria a estrutura do quadro e garfo.


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 21 Fev 2020 as 13:42
Solda em aluminio, sempre destempera ao redor da solda... vou acompanhando o topico....

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GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 21 Fev 2020 as 14:34
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Solda em aluminio, sempre destempera ao redor da solda... vou acompanhando o topico....

Não acredito que "sempre" destempera. Se sempre destemperasse não existiria nenhuma forma de reparar nada que é feito de alumínio ou outro tipo de material.
Sinceramente eu não manjo nada disso, mas é só o meu ponto de vista. Acho que aí a gente tem que colocar na balança a forma que esta sendo soldada, o material que esta sendo usado e o profissional que está soldando.

A única coisa que pode acontecer é quebrar e a gente se estrupiar kkkkkkkkkkkkk é o preço que se paga.



Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 21 Fev 2020 as 15:18
Originalmente postado por Grandini Grandini escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Solda em aluminio, sempre destempera ao redor da solda... vou acompanhando o topico....

Não acredito que "sempre" destempera. Se sempre destemperasse não existiria nenhuma forma de reparar nada que é feito de alumínio ou outro tipo de material.
Sinceramente eu não manjo nada disso, mas é só o meu ponto de vista. Acho que aí a gente tem que colocar na balança a forma que esta sendo soldada, o material que esta sendo usado e o profissional que está soldando.

A única coisa que pode acontecer é quebrar e a gente se estrupiar kkkkkkkkkkkkk é o preço que se paga.


Então, a afirmação está correta. Perde o tratamento de têmpera. Acontece que muitos poucos componentes de alumínio sofrem tempera de envelhecimento (T4/T6). Por isso o reparo em alumínio é tranquilo.

No caso de quadros de bike, estes passam pela têmpera com intuito de aumentar a resistência do material. Neste seu caso, os locais onde ocorreu a solda voltaram ao estado normal do material, e consequentemente menos resistente.

Vai quebrar? NÃO SEI! Só sei que agora está menos resistente que original, essa é a questão.

Para o garfo dianteiro, EU procuraria um garfo de fábrica já com os suportes. O suporte traseiro não vejo problemas maiores, aquela região não sofre muito esforço. 


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 21 Fev 2020 as 16:35
Bom, eu conheci dois casos. Primeiro um colega de uma bicicletaria que consertava quadros de DH, eram quadros carissimos, custavam mais que minha bike inteira. Ele colocava um reforço interno, soldava e mandava pra fabrica da FIB fazer tempera, não ficava barato mas pelo preço do quadro, valia muito a pena.

A uns anos atrás conheci um sujeito bruto que pedalava muito, ele andava a 40 km/h facil no plano com uma caloi 10 de alumínio. Sempre que eu trombava com ele na ciclovia, entrava no vácuo, com tempo fiz amizade com o cara. Descobri que ele já tinha quebrado o quadro da caloi bem no chainstay, mandou soldar e tava usando desde então, pior que a solda tava aguentando mesmo na brutalidade.

A literatura diz que o alumínio é sensível a temperatura, então a solda acaba fragilizando o material. Porem a maioria das pessoas quando tem problemas com alumínio, joga fora e compra um novo, esse colega da ciclovia foi o único que eu vi soldar alumínio e aparentemente funcionou. Então fica difícil saber até que ponto isso pode dar certo, é risco que vc vai correr.


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 22 Fev 2020 as 07:27
E risco exatamente com o freio, que é básico de segurança. Tem plano médico e odontológico?

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 26 Fev 2020 as 09:51
Manda muito tambem a vareta que ele usa no caso da TIG, por ex.
O correto era temperarar novamente.

Ainda mais no freio que tem a forca de tracao/torcao.

Vou acompanhar tambem.
Tem mais fotos?


Postado Por: fzpereira
Data de Publicação: 26 Fev 2020 as 16:44
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Grandini Grandini escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Solda em aluminio, sempre destempera ao redor da solda... vou acompanhando o topico....

Não acredito que "sempre" destempera. Se sempre destemperasse não existiria nenhuma forma de reparar nada que é feito de alumínio ou outro tipo de material.
Sinceramente eu não manjo nada disso, mas é só o meu ponto de vista. Acho que aí a gente tem que colocar na balança a forma que esta sendo soldada, o material que esta sendo usado e o profissional que está soldando.

A única coisa que pode acontecer é quebrar e a gente se estrupiar kkkkkkkkkkkkk é o preço que se paga.


Para o garfo dianteiro, EU procuraria um garfo de fábrica já com os suportes. O suporte traseiro não vejo problemas maiores, aquela região não sofre muito esforço. 

Eu recomendei justamente isso, mas acima! Coloca um garfo já com suporte a disco e faz a gambi apenas no quadro, pro freio traseiro! LOL


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Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 04 Mar 2020 as 12:59
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Bom, eu conheci dois casos. Primeiro um colega de uma bicicletaria que consertava quadros de DH, eram quadros carissimos, custavam mais que minha bike inteira. Ele colocava um reforço interno, soldava e mandava pra fabrica da FIB fazer tempera, não ficava barato mas pelo preço do quadro, valia muito a pena.

A uns anos atrás conheci um sujeito bruto que pedalava muito, ele andava a 40 km/h facil no plano com uma caloi 10 de alumínio. Sempre que eu trombava com ele na ciclovia, entrava no vácuo, com tempo fiz amizade com o cara. Descobri que ele já tinha quebrado o quadro da caloi bem no chainstay, mandou soldar e tava usando desde então, pior que a solda tava aguentando mesmo na brutalidade.

A literatura diz que o alumínio é sensível a temperatura, então a solda acaba fragilizando o material. Porem a maioria das pessoas quando tem problemas com alumínio, joga fora e compra um novo, esse colega da ciclovia foi o único que eu vi soldar alumínio e aparentemente funcionou. Então fica difícil saber até que ponto isso pode dar certo, é risco que vc vai correr.

Exato. Acho que a galera critica muito o lance de não soldar quadro de alumínio pq vai desgramar tudo... obvio que se soldar, não vai ficar igual como antes. Mas a questão não é a solda e sim, como foi soldado... Sinceramente eu não vi a pessoa soldando o meu quadro pra dizer se estou seguro ou não. É o risco que paguei LOL. Se um dia quebrar eu mando soldar novamente ou troco de quadro, sei lá...


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 04 Mar 2020 as 13:01
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

E risco exatamente com o freio, que é básico de segurança. Tem plano médico e odontológico?
kkkkkkkkkk médico sim, odontológico, não. Se quebrar os dentes eu gasto dinheiro arrumando a bike antes LOL


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 04 Mar 2020 as 13:04
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Manda muito tambem a vareta que ele usa no caso da TIG, por ex.
O correto era temperarar novamente.

Ainda mais no freio que tem a forca de tracao/torcao.

Vou acompanhar tambem.
Tem mais fotos?

Concordo. 
Mas estou levando em consideração que uso a bike para lazer. Não faço competições e nem nada que exija 100% da bike. Então, o risco de vida cai pra 50% Big smile kkkkkkkk

Em breve posto mais imagens dela já pintada e parcialmente montada.


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 04 Mar 2020 as 13:10
Originalmente postado por fzpereira fzpereira escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Grandini Grandini escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Solda em aluminio, sempre destempera ao redor da solda... vou acompanhando o topico....

Não acredito que "sempre" destempera. Se sempre destemperasse não existiria nenhuma forma de reparar nada que é feito de alumínio ou outro tipo de material.
Sinceramente eu não manjo nada disso, mas é só o meu ponto de vista. Acho que aí a gente tem que colocar na balança a forma que esta sendo soldada, o material que esta sendo usado e o profissional que está soldando.

A única coisa que pode acontecer é quebrar e a gente se estrupiar kkkkkkkkkkkkk é o preço que se paga.


Para o garfo dianteiro, EU procuraria um garfo de fábrica já com os suportes. O suporte traseiro não vejo problemas maiores, aquela região não sofre muito esforço. 

Eu recomendei justamente isso, mas acima! Coloca um garfo já com suporte a disco e faz a gambi apenas no quadro, pro freio traseiro! LOL

Sim, sua recomendação foi muito valida e talvez a correta. 
Mas se um dia o quadro/garfo trincar/quebrar eu vejo uma segunda opção. Não vou ficar bitolado achando que vai quebrar só pq falam que não vai aguentar...

Se não aguentar, não aguentou LOL
Mas não posso colocar culpa na solda que foi feita no alumínio, e sim no soldador que fez a solda. Big smile


Postado Por: avicsi
Data de Publicação: 04 Mar 2020 as 22:04
Acho que você não entendeu o problema

Não é um problema tão grande assim, do tipo ai meu deus vai acabar o mundo, mas é uma questão

A parte mais fraca do quadro é a solda, e antes de qualquer parte quebrar no quadro, a solda quebra

Mas você tem que entender que mesmo as partes que não foram soldadas, mas estavam próximas da região da solda, vão ficar mais frágeis devido a exposição ao calor

O certo, para não ter dor de cabeça, é temperar tudo de novo, mas na prática só significa que você tem que ficar de olho nessas áreas, já que você não vai usar pra nada radical

Mas minha dica é sempre quando guardar a bike dá uma olhada nessa região, todo material mostra sinais de que está enfraquecendo antes de de fato romper



Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 05 Mar 2020 as 09:09
Tirando o mal agouro que o amigo vai ficar desdentado ou perder o tampão da cabeça, eu como amante de boas adaptações, aguardo as IBAGENS da bike pronta!!!! Tenho vontade de fazer um projetinho gravel e esse tipo de adaptação descomplicaria muito.


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 05 Mar 2020 as 14:48
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

Acho que você não entendeu o problema

Não é um problema tão grande assim, do tipo ai meu deus vai acabar o mundo, mas é uma questão

A parte mais fraca do quadro é a solda, e antes de qualquer parte quebrar no quadro, a solda quebra

Mas você tem que entender que mesmo as partes que não foram soldadas, mas estavam próximas da região da solda, vão ficar mais frágeis devido a exposição ao calor

O certo, para não ter dor de cabeça, é temperar tudo de novo, mas na prática só significa que você tem que ficar de olho nessas áreas, já que você não vai usar pra nada radical

Mas minha dica é sempre quando guardar a bike dá uma olhada nessa região, todo material mostra sinais de que está enfraquecendo antes de de fato romper


Bem relatado sua observação. Inclusive fiz a solda já ciente de que poderia trincar em volta da solda, e não exatamente na solda.

Uma outra observação importante sua também e que eu não costumo fazer, é olhar a bike todos os dias. Vou ficar atento nisso. Muito obrigado Avicsi


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 05 Mar 2020 as 14:57
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Tirando o mal agouro que o amigo vai ficar desdentado ou perder o tampão da cabeça, eu como amante de boas adaptações, aguardo as IBAGENS da bike pronta!!!! Tenho vontade de fazer um projetinho gravel e esse tipo de adaptação descomplicaria muito.

kkkkkkkkkk quando eu era mais novo, meu pai soldava os quadro tudo quando quebrava e estou vivo até hoje LOLLOL

É como disse:
Se for pra quebrar, vai quebrar... 
E se quebrar eu vejo uma segunda opção Big smile

Em breve posto fotos de mais detalhes da bike.
Mandei pintar o pé de vela, coroa, e manete do STI de preto fosco também.


Postado Por: FireO
Data de Publicação: 05 Mar 2020 as 15:54
Até que não é uma grande loucura, já vi um cara aqui no fórum que passou massa corrida na bike para esconder as soldas porque achava bonito ser parecido com carbono LOL


Postado Por: avicsi
Data de Publicação: 05 Mar 2020 as 15:58
Citar

kkkkkkkkkk quando eu era mais novo, meu pai soldava os quadro tudo quando quebrava e estou vivo até hoje LOLLOL

É como disse:
Se for pra quebrar, vai quebrar... 
E se quebrar eu vejo uma segunda opção Big smile

Em breve posto fotos de mais detalhes da bike.
Mandei pintar o pé de vela, coroa, e manete do STI de preto fosco também.

Eram quadros de alumínio?

Na real, essa prática de averiguar o quadro depois de usar deveria ser prática constante para qualquer quadro de alumínio, todo mundo acha que quadro de alumínio não enferruja então está de boa, mas todo material oxida:

http://engenheirodemateriais.com.br/2016/10/12/aluminio-nao-tem-problemas-com-corrosao-certo-ou-errado/" rel="nofollow - http://engenheirodemateriais.com.br/2016/10/12/aluminio-nao-tem-problemas-com-corrosao-certo-ou-errado/

Eu não tenho certeza, vou checar na faculdade porque fiquei curioso agora, mas acredito que retemperar o quadro após as soldas sirva para evitar a corrosão intergranular

mas foi o que eu disse, não é que o mundo vai acabar e nem que o seu quadro vai durar 1 ano e explodir kkkkk, mas é bom ficar de olho


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 05 Mar 2020 as 16:51
Originalmente postado por FireO FireO escreveu:

Até que não é uma grande loucura, já vi um cara aqui no fórum que passou massa corrida na bike para esconder as soldas porque achava bonito ser parecido com carbono LOL

kkkkkkkk ai sim!
Quando meu irmão era mais novo ele fez uma bike de 3. Meu pai soldou o quadro e ele fez a mesma coisa kkkkkkkkkk tacou massa nas emendas, lixou e pintou.


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 05 Mar 2020 as 16:57
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

Citar

kkkkkkkkkk quando eu era mais novo, meu pai soldava os quadro tudo quando quebrava e estou vivo até hoje LOLLOL

É como disse:
Se for pra quebrar, vai quebrar... 
E se quebrar eu vejo uma segunda opção Big smile

Em breve posto fotos de mais detalhes da bike.
Mandei pintar o pé de vela, coroa, e manete do STI de preto fosco também.

Eram quadros de alumínio?

Na real, essa prática de averiguar o quadro depois de usar deveria ser prática constante para qualquer quadro de alumínio, todo mundo acha que quadro de alumínio não enferruja então está de boa, mas todo material oxida:

http://engenheirodemateriais.com.br/2016/10/12/aluminio-nao-tem-problemas-com-corrosao-certo-ou-errado/ - http://engenheirodemateriais.com.br/2016/10/12/aluminio-nao-tem-problemas-com-corrosao-certo-ou-errado/

Eu não tenho certeza, vou checar na faculdade porque fiquei curioso agora, mas acredito que retemperar o quadro após as soldas sirva para evitar a corrosão intergranular

mas foi o que eu disse, não é que o mundo vai acabar e nem que o seu quadro vai durar 1 ano e explodir kkkkk, mas é bom ficar de olho

Eram de ferro kkkkkk Nem se compara com a resistencia de alumínio... 

Eu tenho costume de limpar a bike toda vez que uso, agora analisar se tem alguma avaria no quadro, nunca kkkkkkk.
Sobre o ferrugem em alumínio, quando eu comprei essa bike ai eu fui na casa de parafusos e troquei tudo que dava por de inox.

Se conseguir ver na sua faculdade, volta aqui pra dar um parecer?

kkkkkkk Nem estou preocupado com a quebra... Se quebrar é só um trabalho a mais que vou ter pra levantar a bike novamente LOL Mas vou começar a ficar atento toda vez que for utiliza-la. Valeu Afirmativo



Postado Por: avicsi
Data de Publicação: 05 Mar 2020 as 23:04
Mas então, se você colocar inox em contato no alumínio e nesse contato pegar água com sal, ou qualquer solução que conduza corrente, o alumínio oxida

Se chama oxidação Galvânica e ocorre nesse cenário, duas ligas metálicas com potenciais de oxidação diferentes e uma solução com íons, tipo sal, que basicamente é o princípio utilizado na pilha

Ou seja, sempre lave sua bike com devida atenção nessas partes de inox e seque muito bem

Você também pode usar desengripante pra proteger, mas tem que ficar de olho porque mesmo sendo um óleo com o tempo ele sai


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 06 Mar 2020 as 12:27
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

Mas então, se você colocar inox em contato no alumínio e nesse contato pegar água com sal, ou qualquer solução que conduza corrente, o alumínio oxida

Se chama oxidação Galvânica e ocorre nesse cenário, duas ligas metálicas com potenciais de oxidação diferentes e uma solução com íons, tipo sal, que basicamente é o princípio utilizado na pilha

Ou seja, sempre lave sua bike com devida atenção nessas partes de inox e seque muito bem

Você também pode usar desengripante pra proteger, mas tem que ficar de olho porque mesmo sendo um óleo com o tempo ele sai

Boa! 
Pra ferrugem eu sou enjoado nesse caso. Todas vez que lavo a bike geralmente eu dou uma borrifada de WD em algumas partes da bike, inclusive no próprio quadro kkkkkkkkkk. WD além de tirar a sujeira (tipo um removedor) aproveita pra dar um brilho kkkkk. WD é vida.LOL


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 06 Mar 2020 as 13:08
Alumínio oxida?

SIM, alumínio oxida!

Aço inox oxida?

SIM, aço inox oxida!

Aço comum ao carbono oxida?

Sim, aço comum oxida!

Mas qual a diferença deles? A diferença é que tanto o alumínio como o inox, formar um óxido que cria uma cada passiva de proteção, evitando que a oxidação continue. Isso se chama passivação!

Já o aço comum, o óxido formado não protege o material, evoluindo para corrosão! (perda efetiva de massa do material)

Em resumo, oxidação no alumínio existe mas não é um problema!


Postado Por: avicsi
Data de Publicação: 07 Mar 2020 as 00:48
Corrosão galvânica não é um problema? Corrosão galvânica é causada por oxidação


Postado Por: Shazan Xerife e Cia
Data de Publicação: 07 Mar 2020 as 16:13
Mais fácil quebrar nos tubos do quadro que nessa parte maciça, mesmo que tenha perdido o tratamento térmico - se é que tinha nessa parte. Não duvido mesmo o tratamento só existir no tubo antes de ser cortado para fazer a bike.


Postado Por: avicsi
Data de Publicação: 08 Mar 2020 as 11:30
O tratamento térmico só é feito depois do quadro soldado, não é feito nos tubos individuais, o quadro inteiro vai pro forno

A parte mais fraca é sempre a solda


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 15 Mar 2020 as 16:04
Ainda falta fazer algumas coisas...
Esta pra chegar da China a fita de guidão e + algumas coisinhas que comprei.


Ciclocomputador fixado na mesa

Coroa + pé de vela pintados com pintura eletrostatica

Manete do STI pintado com pintura eletrostatica



Fazendo a tampinha do parafuso da mesa com cola quente.
Preencher todo o buraco do parafuso com cola quente.


Cortar o excesso


Depois esquenta com soprador térmico pra dar acabamento.



Postado Por: MVBeber
Data de Publicação: 22 Jan 2022 as 19:39
Estava olhando o projeto e parece bem legal, 
Sem querer desenterrar o tópico, mas já desenterrando, acho que seria muito bom um retorno de como estão as soldas depois de quase dois anos, alguma trinca? Fratura? 

Com esse tempo teriamos uma ideia mais clara da situação... 

Grande abraço. 




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Endorphine, 2015.
Freios V-brake Deore, sapatas Koolstop.
Rodas Vzam Speed 700, raios inox, Cubos Alívio 430.

https://www.strava.com/athletes/16371516


Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 15 Jul 2022 as 20:33
Fala meu amigo! Desculpa a demora kkkk. 
Falando da bike, tudo ok! Não tive problema algum... por enquanto, só alegria...

Segue mais algumas fotinhas atualizada dela Smile






Postado Por: Grandini
Data de Publicação: 15 Jul 2022 as 20:50
Passando para atualizar o ultimo upgrade feito na coloizinha Wink
Resolvi embutir uma lanterna de led recarregavel dentro do clip de descanso de braço e dentro do guidão.

Aqui, uma foto de como ficou a lanterna embutida. (parte da frente da lanterna)


aqui, uma imagem de como ficou o guidão com o botão (parte de trás da lanterna)
foto ficou meio escura, mas praticamente encaixou certinho no guidão.
Ali ficou o botão de liga/desliga da lanterna e a saída do cabo para carregar a bateria que ficou embutida dentro do guidão



Postado Por: mahuntt
Data de Publicação: 14 Out 2022 as 22:14
Boa noite irmão, tudo bem? Primeiramente gostaria de pedir desculpas por desenterrar o tópico, mas acabei de fazer um post com uma dúvida se vale a pena financeiramente modificar uma Caloi Strada e após dar uma olhadinha, achei o seu post e vi que a ideia que você seguiu é mais ou menos o que eu penso em fazer. Gostei muito dos seus upgrades, você consegue dar uma luz no meu post se vale a pena financeiramente realizar essas modificações com base na sua experiência? 


Postado Por: marcelo.linox
Data de Publicação: 22 Nov 2022 as 14:19
Ficou top essa montagem!


Postado Por: marcelo.linox
Data de Publicação: 22 Nov 2022 as 14:20
Chegou a confirmar o peso?



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