Imprimir Página | Fechar Janela

Troca de pedivela 3 coroas por 1 coroa

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=97598
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 08:58
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Troca de pedivela 3 coroas por 1 coroa
Postado Por: Danbr1
Assunto: Troca de pedivela 3 coroas por 1 coroa
Data de Publicação: 11 Dez 2019 as 08:40
Olá sou iniciante no mundo das bikes e tenho uma bike sense rock 2017, ela veio equipada com o grupo shimano altus 24v, cassete 8v e 3 coroas 42-32-22D. Sempre utilizei apenas a coroa 32D e por isso pensei em fazer a troca das 3 coroas por uma coroa unica. Mesmo o cassete sendo apenas 8v nunca senti necessidade de marchas mais leves ou mais pesadas do que as que já utilizo, é possível fazer essa troca? Vale a pena? Gostaria de tirar essa dúvida, desde já agradeço a todos.



Respostas:
Postado Por: Danbr1
Data de Publicação: 11 Dez 2019 as 08:47
Penso em trocar o atual por esse conjunto:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1130290134-pe-de-vela-alviocoroa-sunrace-36-d-centro-corr-hg-54-_JM#reco_item_pos=12&reco_backend=machinalis-v2p-pdp-v2&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-v2p&reco_id=98e7e10d-f7eb-4abc-b2b6-37dd5b05ba5f


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 11 Dez 2019 as 08:48
Originalmente postado por Danbr1 Danbr1 escreveu:

Olá sou iniciante no mundo das bikes e tenho uma bike sense rock 2017, ela veio equipada com o grupo shimano altus 24v, cassete 8v e 3 coroas 42-32-22D. Sempre utilizei apenas a coroa 32D e por isso pensei em fazer a troca das 3 coroas por uma coroa unica. Mesmo o cassete sendo apenas 8v nunca senti necessidade de marchas mais leves ou mais pesadas do que as que já utilizo, é possível fazer essa troca? Vale a pena? Gostaria de tirar essa dúvida, desde já agradeço a todos.

Bom, possível claro que é. Basta arrancar tudo que tem a ver com as marchas dianteiras, usando arruelas pra compensar a falta das outras duas coroas na pedivela.

Agora se vale a pena? Pergunta muito difícil de responder sem saber o que vc faz com a bike, mas como vc mesmo diz que já não usa então....


Postado Por: Danbr1
Data de Publicação: 11 Dez 2019 as 09:11
Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por Danbr1 Danbr1 escreveu:

Olá sou iniciante no mundo das bikes e tenho uma bike sense rock 2017, ela veio equipada com o grupo shimano altus 24v, cassete 8v e 3 coroas 42-32-22D. Sempre utilizei apenas a coroa 32D e por isso pensei em fazer a troca das 3 coroas por uma coroa unica. Mesmo o cassete sendo apenas 8v nunca senti necessidade de marchas mais leves ou mais pesadas do que as que já utilizo, é possível fazer essa troca? Vale a pena? Gostaria de tirar essa dúvida, desde já agradeço a todos.


Bom, possível claro que é. Basta arrancar tudo que tem a ver com as marchas dianteiras, usando arruelas pra compensar a falta das outras duas coroas na pedivela.

Agora se vale a pena? Pergunta muito difícil de responder sem saber o que vc faz com a bike, mas como vc mesmo diz que já não usa então....


Eu pretendo tirar o câmbio e passadores dianteiros, trocar o centro por um shimano SM-BB52, colocar uma pedivela shimano Alívio com uma coroa unica Suntur 32D. Como os do anúncio que mandei. Precisaria trocar mais algo ou só isso já da certo? Penso em por um guia de corrente também.


Postado Por: Pedalchou
Data de Publicação: 17 Dez 2019 as 11:54
Originalmente postado por Danbr1 Danbr1 escreveu:

Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por Danbr1 Danbr1 escreveu:

Olá sou iniciante no mundo das bikes e tenho uma bike sense rock 2017, ela veio equipada com o grupo shimano altus 24v, cassete 8v e 3 coroas 42-32-22D. Sempre utilizei apenas a coroa 32D e por isso pensei em fazer a troca das 3 coroas por uma coroa unica. Mesmo o cassete sendo apenas 8v nunca senti necessidade de marchas mais leves ou mais pesadas do que as que já utilizo, é possível fazer essa troca? Vale a pena? Gostaria de tirar essa dúvida, desde já agradeço a todos.


Bom, possível claro que é. Basta arrancar tudo que tem a ver com as marchas dianteiras, usando arruelas pra compensar a falta das outras duas coroas na pedivela.

Agora se vale a pena? Pergunta muito difícil de responder sem saber o que vc faz com a bike, mas como vc mesmo diz que já não usa então....


Eu pretendo tirar o câmbio e passadores dianteiros, trocar o centro por um shimano SM-BB52, colocar uma pedivela shimano Alívio com uma coroa unica Suntur 32D. Como os do anúncio que mandei. Precisaria trocar mais algo ou só isso já da certo? Penso em por um guia de corrente também.


verifique  se é possivel removeras duas coroas que quer tirar,  pelo conjunto atlus 2017 acho que não dá, mas vai saber que as coros estão fixado com parafusos, se for de barafusos basta tirar coroas, cambios e passador  (passador e manete não estão junto?).

ou se não vai trocar o conjunto pedivela e movimento central.

se compensa? vai depender do seu uso, se seu passeio/treino/trabalho requer uma marcha mais leve.

boa sorte



Postado Por: leao
Data de Publicação: 17 Dez 2019 as 22:32
Cara, posso estar falando abobrinha aqui, faz tempo que não mexo com mecânica de bike, estou desatualizado e tal, mas tenho um receio de poder cair a corrente com mais facilidade, já que vai estar usando um câmbio traseiro e pode não ter a mola tão forte quanto necessário. 

Alguém que use um configuração assim com câmbio desses pode vir aqui e me corrigir.


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 23 Dez 2019 as 12:29
Já fiz isso em 2 bikes minhas... uma era 30v e a outra era 27v... passei ambas pra 10v...

Ė viável pedalar assim dependendo do uso, no meu caso, faço all mountain e não esquento de empurrar em subidas mais íngremes e curtir os deslocamentos mais devagar até chegar nas trilhas...





-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 23 Dez 2019 as 12:31
Originalmente postado por leao leao escreveu:

Cara, posso estar falando abobrinha aqui, faz tempo que não mexo com mecânica de bike, estou desatualizado e tal, mas tenho um receio de poder cair a corrente com mais facilidade, já que vai estar usando um câmbio traseiro e pode não ter a mola tão forte quanto necessário. 

Alguém que use um configuração assim com câmbio desses pode vir aqui e me corrigir.

A chance da corrente cair em drops e saltos existe sim, principalmente se estiver nos cogs menores

-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: Sylvio604
Data de Publicação: 09 Jan 2020 as 11:12
tem chance sim mas vai depender muito do seu cambio ... 


Postado Por: Sylvio604
Data de Publicação: 09 Jan 2020 as 11:12
** chance da corrente cair



Postado Por: Sylvio604
Data de Publicação: 09 Jan 2020 as 11:14
cambios mais 'duros' que utilizam por exemplo tecnologia shadow sofrem bem menos com este tipo de problema


Postado Por: dansir
Data de Publicação: 05 Nov 2020 as 10:12
Tenho tido bastante vontade de fazer essa modificação na Caloi Aluminum 2017 de uso urbano, mas fico com receio de ficar sobrando ou faltando marchas em algumas situações diárias do trânsito e levando em consideração um cassete de 6v. Acompanhando o tópico. 



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net