Imprimir Página | Fechar Janela

Recomendação de quadro para cambio Nexus 8

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=97594
Data da Impressão: 29 Mar 2024 as 06:17
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Recomendação de quadro para cambio Nexus 8
Postado Por: pantarine
Assunto: Recomendação de quadro para cambio Nexus 8
Data de Publicação: 10 Dez 2019 as 13:20
Boa tarde pessoal

Sou novo no forum, Meu nome é Marcelo e estou querendo montar uma bike para uso urbano.
Tenho um cambio shimano nexus 8 SG-8rBr e gostaria de utilizá-lo. Estou atrás de quadros de 21" e achei um Cannondale Bad Boy no ML por R$ 699,00 reais e gostaria de saber se posso utilizar com o nexus. Outro ponto é que somente vem o quadro. Qual garfo rigido esse quadro aceita? 

Obrigado
Marcelo



Respostas:
Postado Por: fernandobento
Data de Publicação: 11 Dez 2019 as 20:26
Olá Marcelo.

Também tenho vontade de montar uma bike com nexus8. E ja dei uma pesquisada sobre o assunto Parece que o mais adequado é um quadro com gancheira horizontal, pois ele permite esticar a corrente, quando ela abrir folga. Mas também da para instalar este cambio nos quadros com gancheira vertical, mas para isto vc precisará de um esticador de corrente que será fixado na gancheira do quadro. É uma peça barata. Acho que é mais seguro apelar para o esticador, mas a bike fica com visual mais "clean" nos quadros de gancheira reta.

Pelo quadro que vc mencionou, o da Bad Boy, imagino que vc queira uma bike de geometria mais agressiva. Não sei de quadros de alumínio com gancheira horizontal.

Não sei qual é o seu orçamento, mas há muitos framebuiders que oferecem quadros deste tipo feitos em aço-cromolibdênio e aço-carbono. Destes eu destacaria o modelo CityCross fabricado pela Bornia & Cox de São Paulo. O conjunto quadro e garfo do City-Cross é fabricado apenas aço-cromolibdênio e sai por mais ou menos R$ 2000,00. Mas eles também tem outros modelos com geometria mais ou menos agressivos, fabricados em aço-carbono, como o Jataí e o Klunker que saem por cerca de R$ 1.200,00 o conjunto quadro e garfo. Ha no Youtube do canal Bike é Legal sobre o CityCross. Vale a pena conferir.

Há outros framebuiders que podem te fabricar um quadro com estas especificações, como a Cernunnos, a República Bicicletas e a Ferrovélo.

Espero ter ajudado. E boa sorte com seu projeto.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 11 Dez 2019 as 21:53
Muito oportunas suas observações fernandobento. Talvez seja mesmo choradeira mas trabalhos avulsos são mais custo$os mesmo ate por uma escala produtiva menor que nao permita alavancar menor preço. Ai que entra a hipótese de achar um quadro cromoly ou misto duns 300 contos. Algum dos raros quadros da Peugeot dos anos 90 vinham com gancheira horizontal e era de uma tal marca Reynolds.Mesmo q de gama mais baixa (501). Tubos com costura. Já ouviu falar dessa marca?


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 11 Dez 2019 as 22:00
Seria possível colocar o Nexus 8V eixo de 135 mm num quadro Caloi 10 daqueles superiores que fogem do grosso da produção em massa? Ou seja Nawina ou Araya para alguns) ou da 12 ( Gipiemme ?).
Eu tenho um desses que é a Caloi Sportissima 1976 com 130 mm de intervalo entre as gancheiras em muito bom estado com toptube reto de 560 mm, gancheira horizontal e 2700 gramas com tubos cachimbados diferentes das outras Caloi 10 (são mais ornados e sinuosos no headtube).


Postado Por: fernandobento
Data de Publicação: 11 Dez 2019 as 22:17
Eita Ligeirinho... eu não tenho conhecimento técnico sobre o assunto. Mas ja vi até Barra Circular com Nexus8 aqui na minha cidade e ficou bem legal.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 12 Dez 2019 as 11:24

Tambem não tenho não mas, mesmo sem saber vc já respondeu:...
Se cabe numa barra circular deve caber numa Caloi 10, creio que a distância (intervalo) entre elas (gancheiras) seja semelhante: 130 mm!


Postado Por: fernandobento
Data de Publicação: 12 Dez 2019 as 15:00
Eu também tenho uma C10 76, mas das simples. E pensei em reformá-la para uso urbano com um Nexus3 ou 8. Mas depois que vi os custos desanimei. Além disto, como peso mais de 100kg, não teria muita confiança em rodar todo dia com um frame de mais de 40 anos, com garfo delicado, sobre asfalto ruim.

Aqui no Brasil as bikes novas com Nexus3 ou 8 são muito caras. Acho que a escolha por este conjunto está mais para o gosto do que pelo cxb. (Mas no caso do colega Pantarine, que abriu o presente tópico, é diferente pois ele já possui o Nexus8)

No final dei uma bela revisada C10, sem reforma, para colocá-la em condições de rodar vez ou outra e comprei uma urbana de 16 velocidades (Show Fitness) para o batente. Enquanto a bike nova não chega to usando a C10, mas sempre com cautela - pois na revisão meu mecânico avisou que o garfo tem um risco transversal em toda a circunferência do topo da espiga. E achar garfo pra C10 é osso.





Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 12 Dez 2019 as 18:47
muito legal o topico.
nao conhecia esses fabricantes de quadro nacionais.


Postado Por: pantarine
Data de Publicação: 18 Dez 2019 as 12:09
Bom dia srs.

Pensei também eu ir para uma barra forte. O problema é o aro 26. Quero uma 700.





Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net