Imprimir Página | Fechar Janela

Distância entre as pastilhas em freios a disco

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=97345
Data da Impressão: 29 Mar 2024 as 07:29
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Distância entre as pastilhas em freios a disco
Postado Por: 90452
Assunto: Distância entre as pastilhas em freios a disco
Data de Publicação: 17 Out 2019 as 09:21
Moçada, há por acaso algum modelo de freio a disco hidráulico em que a distância entre as pastilhas possa ser um pouco maior entre si (talvez com os êmbolos com um maior curso para compensar a maior distância) para evitar que o rotor viva arrastando nas pastilhas? Estive vendo os meus freios (Altus) e as pastilhas não ficam certinhas por mais que eu tente ajeitar a posição da roda, sempre fica aquele "rec, rec" de leve que parece segurar a bike. Será que já está na hora de trocar (mais de 10.000 km) o conjunto todo?

Estou perguntando isso pois já vi freios a disco mecânicos que parecem funcionar melhor e outros hidráulicos justamente com essa característica de parecerem mais largos e com maior curso...



Respostas:
Postado Por: azazel66
Data de Publicação: 17 Out 2019 as 09:36
tem cara de disco empenado, se baseando pelo freio, deve ser um disco shimano de entrada do tipo "resin pad only" (igual o meu), eles empenam fácil.. faça o teste, gire a roda e fique olhando por cima, verá que o disco oscila de um lado pro outro... com a mão tu pode ir empurrando esses pontos desalinhados, costuma melhorar bastante.

-------------
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 17 Out 2019 as 10:07
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Moçada, há por acaso algum modelo de freio a disco hidráulico em que a distância entre as pastilhas possa ser um pouco maior entre si (talvez com os êmbolos com um maior curso para compensar a maior distância) para evitar que o rotor viva arrastando nas pastilhas? Estive vendo os meus freios (Altus) e as pastilhas não ficam certinhas por mais que eu tente ajeitar a posição da roda, sempre fica aquele "rec, rec" de leve que parece segurar a bike. Será que já está na hora de trocar (mais de 10.000 km) o conjunto todo?

Estou perguntando isso pois já vi freios a disco mecânicos que parecem funcionar melhor e outros hidráulicos justamente com essa característica de parecerem mais largos e com maior curso...

Talvez seja a hora de abrir as pinças e verificar se os êmbolos estão retornando completamente.


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 17 Out 2019 as 10:24
Amigo, freio com 10mil km?
Ja troco essas pastilhas quantas vezes?
Ja abriu a pinca e a limpou?
Ja trocou os discos quantas vezes?
Ja sangrou?

Lembre-se, o freio e um conjunto de pincas/embolos limpos e livres, mola boa, pastilha boa, disco bom...

E concordo com o amigo, isso parece duas coisas, disco empenado e embolo com inicio de travamento por sujeira.


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 17 Out 2019 as 11:31
Respostas ao longo, meu tipo de pedal não é de trilhas, só asfalto e ciclovias (bem despretencioso), se bem que ando bastante (uns 20 Km por dia).

Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Amigo, freio com 10mil km?

Pois é...

Citar Ja troco essas pastilhas quantas vezes?

Uma vez as da frente e uma vez as de trás.

Citar Ja abriu a pinca e a limpou?
Ja trocou os discos quantas vezes?
Ja sangrou?

Não pq os discos estão quase na mesma espessura do original; as pinças se movimentam sem problemas e o óleo está na cor normal do original. Só achei que o espaço onde o disco entra (entre as pastilhas) poderia ser maior... Ou "pensei" errado?


Postado Por: WAZINHO
Data de Publicação: 17 Out 2019 as 11:46
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Moçada, há por acaso algum modelo de freio a disco hidráulico em que a distância entre as pastilhas possa ser um pouco maior entre si (talvez com os êmbolos com um maior curso para compensar a maior distância) para evitar que o rotor viva arrastando nas pastilhas? Estive vendo os meus freios (Altus) e as pastilhas não ficam certinhas por mais que eu tente ajeitar a posição da roda, sempre fica aquele "rec, rec" de leve que parece segurar a bike. Será que já está na hora de trocar (mais de 10.000 km) o conjunto todo?

Estou perguntando isso pois já vi freios a disco mecânicos que parecem funcionar melhor e outros hidráulicos justamente com essa característica de parecerem mais largos e com maior curso...

acho que tem como regular so as pastilhas como faço na minha que mecanico.
as vezes fica pegando ai vou la e regulo so as pastilhas


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 17 Out 2019 as 12:38
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

tem cara de disco empenado, se baseando pelo freio, deve ser um disco shimano de entrada do tipo "resin pad only" (igual o meu), eles empenam fácil.. faça o teste, gire a roda e fique olhando por cima, verá que o disco oscila de um lado pro outro... com a mão tu pode ir empurrando esses pontos desalinhados, costuma melhorar bastante.

Eu uso um par desses RT54 se não me engano, num freio deore XT m795, com pastilhas metálicas, e eu peso mais de 100kg... e já estou no 2º par de pastilhas metálicas, e os discos de freio ainda estão quase que virgens...kkkkk  

Verifique se não afroxou os parafusos de fixação do disco, ou se o disco não esta empenado.


-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 17 Out 2019 as 12:56
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

tem cara de disco empenado, se baseando pelo freio, deve ser um disco shimano de entrada do tipo "resin pad only" (igual o meu), eles empenam fácil.. faça o teste, gire a roda e fique olhando por cima, verá que o disco oscila de um lado pro outro... com a mão tu pode ir empurrando esses pontos desalinhados, costuma melhorar bastante.

Rapaiz, vc consegue desentortar com a mão? esses seus discos não são genéricos não/falsificados?


-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: azazel66
Data de Publicação: 17 Out 2019 as 19:38
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

tem cara de disco empenado, se baseando pelo freio, deve ser um disco shimano de entrada do tipo "resin pad only" (igual o meu), eles empenam fácil.. faça o teste, gire a roda e fique olhando por cima, verá que o disco oscila de um lado pro outro... com a mão tu pode ir empurrando esses pontos desalinhados, costuma melhorar bastante.


Rapaiz, vc consegue desentortar com a mão? esses seus discos não são genéricos não/falsificados?


São não, vieram com a spark 960...

O segredo é o local exato de maior desalinhamento (uso o raio como base) e na hora que for desempenar, pegar bem na borda e empurrar ou puxar (não em demasia) e segurar a tensão, sem soltar na hora... consegue deixar qualquer disco usável assim, mas ele continuará empenado, tu só vai reparar que ele vai girar dentro do espaço das pastilhas, mas dando uma sambada ainda ali...

Se tiver um disco velho, monte-os e teste pra ver heheheheh

os: meus discos são de 180mm, na outra bike eram de 160, e esses são levemente mais difíceis, mas funciona... aprendi com um amigo.

-------------
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960


Postado Por: azazel66
Data de Publicação: 17 Out 2019 as 19:41
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

tem cara de disco empenado, se baseando pelo freio, deve ser um disco shimano de entrada do tipo "resin pad only" (igual o meu), eles empenam fácil.. faça o teste, gire a roda e fique olhando por cima, verá que o disco oscila de um lado pro outro... com a mão tu pode ir empurrando esses pontos desalinhados, costuma melhorar bastante.


Eu uso um par desses RT54 se não me engano, num freio deore XT m795, com pastilhas metálicas, e eu peso mais de 100kg... e já estou no 2º par de pastilhas metálicas, e os discos de freio ainda estão quase que virgens...kkkkk  

Verifique se não afroxou os parafusos de fixação do disco, ou se o disco não esta empenado.


Tenso né? uso num SLX m7000... assim que acabar essas pastilhas de resina, vou usar metálica pra gastar eles duma vez... não gostei muito desse disco, mas tenho uma dó de escantear ele ainda estando bom...

-------------
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 17 Out 2019 as 20:35
Também acho que é caso de alinhar o disco, tendo a mão um relógio apalpador é barbada...

Agora, 10 000 km? Shocked
Estou arrastando pra fechar metade disso no traseiro...

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 17 Out 2019 as 21:05
10 mil em dois anos e poucos, hehehe...

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Também acho que é caso de alinhar o disco, tendo a mão um relógio apalpador é barbada...

Agora, 10 000 km? Shocked
Estou arrastando pra fechar metade disso no traseiro...



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net