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Dúvida regulagem dos Câmbios

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição:: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=96998
Data:: 18 Nov 2019 as 08:33
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Tópico: Dúvida regulagem dos Câmbios
Enviado por: rowisen
Assunto: Dúvida regulagem dos Câmbios
Data: 14 Ago 2019 as 14:09
Pessoal, estou esperando entregarem o guidão (devem entregar essa semana ainda) e então já estou estudando como faz a regulagem dos câmbios para já ir me familiarizando com o processo... mas tem uma etapa que está me deixando maluco rsrs

Pois bem... vou descrever de forma resumida o processo até a etapa que eu não estou entendendo muito bem, caso tenha algo errado me corrijam:

Basicamente eu instalo os câmbios no quadro, faço a regulagem dos batentes (câmbio traseiro, por enquanto), instalo o cabo, faço aquele esticamento inicial e depois a instalação definitiva. Faço o mesmo procedimento na instalação do cabo do câmbio dianteiro e...

Aí está a etapa que eu não entendi como faz! Segue o que diz no manual:



Como não estou familiarizado com os STI's, pois é a primeira bike "speed" que terei na vida, não consegui entender essas "posições" citadas à direita no início da página... onde tem uma linha horizontal com "v, x, z, y". Qual seria na prática a posição de ajuste da tensão, por exemplo? É o famoso "meio toque"?

Se puderem explicar onde fica na prática cada uma dessas "posições" no STI, ficarei muito grato, pois realmente fiquei bem confuso nessa parte.

A partir dessa etapa aparentemente tenho alguma ideia de como proceder, mas caso na hora da instalação surja mais dúvidas, posto aqui nesse mesmo tópico.

Vou deixar o link do manual pra quem quiser ver melhor:

https://si.shimano.com/#/pt/DM/RAFD001" rel="nofollow - https://si.shimano.com/#/pt/DM/RAFD001



Respostas:
Enviado por: Hugobh77
Data: 14 Ago 2019 as 14:41
Pelo que li no manual a posição (v) e a de descanso do câmbio. (W) é o primeiro meio toque.
(X) é quando vai ser passado da coroa menor para a maior e é nesta posição que ajustará a tensão do cabo fazendo o alinhamento daquelas duas marcas no câmbio dianteiro. Qua do for prender o cabo no cio dianteiro certifique que a regulagem fina esteja no meio, assim você poderá esticar ou liberar o cabo para fazer o alinhamento das marcas no câmbio.
(Y) é o segundo meio toque. Espero que eu não tenha complicado mais.


Enviado por: rowisen
Data: 14 Ago 2019 as 19:23
Originalmente Postado por Hugobh77 Hugobh77 Escreveu:

Pelo que li no manual a posição (v) e a de descanso do câmbio. (W) é o primeiro meio toque.
(X) é quando vai ser passado da coroa menor para a maior e é nesta posição que ajustará a tensão do cabo fazendo o alinhamento daquelas duas marcas no câmbio dianteiro. Qua do for prender o cabo no cio dianteiro certifique que a regulagem fina esteja no meio, assim você poderá esticar ou liberar o cabo para fazer o alinhamento das marcas no câmbio.
(Y) é o segundo meio toque. Espero que eu não tenha complicado mais.
Pow, valeu hugo! Mas confesso que ainda está confuso pra mim kkkkkkkk

Eu não consegui assimilar aqueles dois quadradinhos e os dois pontinhos com o que você disse, sabe? Qual das simbologias correspondem ao câmbio estar na posição normal de uso na coroa menor e maior? Os quadrados ou os pontinhos? Ou seja, V e X ou W e Y?

Ou não tem nada a ver?

Porque nunca usei o "trim", sou leigo nessa tecnologia e ainda preciso entender melhor como funciona... 


Enviado por: Hugobh77
Data: 14 Ago 2019 as 20:34
V - coroa menor
X - coroa maior
W - trim coroa menor
Y - trim coroa maior


Enviado por: rowisen
Data: 14 Ago 2019 as 20:49
Originalmente Postado por Hugobh77 Hugobh77 Escreveu:

V - coroa menor
X - coroa maior
W - trim coroa menor
Y - trim coroa maior

Então quer dizer que o "trim" na verdade serve pra ajustar o câmbio quando a corrente está toda pro mesmo lado e não quando está cruzada?

Em termos práticos o que eu tenho que fazer é jogar todo o câmbio pro lado de externo (pro lado da coroa maior) e voltar meio toque (Posição Z)? Acho que assim fica mais fácil de assimilar, até porque nessa etapa ainda não vai estar com corrente, apenas o câmbio se movendo livremente.

No mais, já vi que vou ter que ir em um lugar tranquilo aprender a trocar de marchas

Obrigado pela paciência em explicar, Hugo! Deve ser mais simples do que parece, mas pra mim é realmente bem confuso até o momento, já que nunca utilizei speed antes.


Enviado por: Hugobh77
Data: 14 Ago 2019 as 21:32
Com relação a regulagem é isso mesmo que falou.
Só pra confirmar. Você passando da coroa menor pra maior tem 3 cliques e da maior pra menor 2 cliques.

O trim faz as duas funções, nos extremos e cruzando.
O meu funciona assim:
Coroa pequena posição de repouso - V (apoiado no parafuso L) no cog maior não raspa, lá nos dois menores raspa aí usa o primeiro meio toque aí para, se voltar lá na maior vai raspar novamente aí clica de volta pro repouso.

Coroa grande câmbio na posição - X ( na posição normal sem trim) nos cogs maiores não raspa se for pros menores e raspar usa o meio toque e se voltar pras maiores e raspar retorna o cambio pra posição normal da coroa grande.


Enviado por: rowisen
Data: 14 Ago 2019 as 21:43
Originalmente Postado por Hugobh77 Hugobh77 Escreveu:

Com relação a regulagem é isso mesmo que falou.
Só pra confirmar. Você passando da coroa menor pra maior tem 3 cliques e da maior pra menor 2 cliques.

O trim faz as duas funções, nos extremos e cruzando.
O meu funciona assim:
Coroa pequena posição de repouso - V (apoiado no parafuso L) no cog maior não raspa, lá nos dois menores raspa aí usa o primeiro meio toque aí para, se voltar lá na maior vai raspar novamente aí clica de volta pro repouso.

Coroa grande câmbio na posição - X ( na posição normal sem trim) nos cogs maiores não raspa se for pros menores e raspar usa o meio toque e se voltar pras maiores e raspar retorna o cambio pra posição normal da coroa grande.

Cara, perfeito! Agora finalmente entendi o funcionamento do trim... a forma como explicou ficou bem fácil de entender o funcionamento na prática.

E como também entendi como proceder na hora da regulagem da tensão, acho que vai ser bem tranquilo de montar. Essa etapa era a parte mais chatinha e que eu tinha boiado completamente.

Valeu, cara! Agora só torcer pro guidão chegar e terminar de montar a máquina hehehe



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