Imprimir Página | Fechar Janela

Os grupos de 27v vão acabar?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=96981
Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 18:18
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Os grupos de 27v vão acabar?
Postado Por: JPS
Assunto: Os grupos de 27v vão acabar?
Data de Publicação: 10 Ago 2019 as 19:49
Pessoal estou querendo adquirir uma bike bike na faixa dos 4k, com um grupo alívio, mas vejo que até o alívio novo veio com 2 coroas no pedivela, a tendência dos grupos do alívio para cima é vir com duas coroas ou uma. Não queria comprar um grupo e não ter peça depois.
 
O ideal para andar em em estradão ou asfalto não seria uma coroa de 40d que vem em um grupo de três coroas? Penso que uma coroa de 36d com o cog de 11 fica muito leve para estradão e asfalto.
 
Obs: Nunca testei, mas tinha uma bike aro 26 com a relação de 48 na coroa e 14 no catraca quando pegava umas decidas leves ficava girando em falso.



Respostas:
Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Ago 2019 as 20:52
Negócio é conforme os anos passam, as peças de reposição sempre serão de grupos mais simples. Por exemplo, você comprou um XT 9V, hoje o XT tem 12V e para reposição de 9V você compra um Alivio. Eu comprei um XT 8V no lançamento. Hoje parar repor 8V deve ser Torney.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 10 Ago 2019 as 23:50
Verdade, nunca tinha pensado nisso. A minha preocupação é faltar marcha pesada, como disse na minha 26 eu tinha 48/14 que dá 3,42, se eu usar duas coroas 36/11 vou ter 3,27, ou seja, mais leve que na 26.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 00:02
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:


Verdade, nunca tinha pensado nisso. A minha preocupação é faltar marcha pesada, como disse na minha 26 eu tinha 48/14 que dá 3,42, se eu usar duas coroas 36/11 vou ter 3,27, ou seja, mais leve que na 26.


Mas aí não seria 36/11 numa bike 29? Você não disse qual bike é?

Se for 29 a 36/11 foca 6% mais pesada que a sua 48/14.


Postado Por: flep
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 09:22
Não acho que vão acabar, mas as fabricantes / marcas andam "empurrando" e forçando a barra nas relações dos grupos mais top de linha, e como ninguém reclama, continuam nessa onda.

Eu ainda não entendi de onde surgiu essa ideia de que TODAS as MTB's precisam ter no máximo 36D na frente. E essa onda de 1x na frente então?
Isso é coisa pra quem faz especificamente alguns estilos de MTB, pra quem só quer andar de boas você fica girando feito ventilador, gastando energia e não sai do lugar. E o pior é que todas as MTB's mais top tier agora estão vindo assim, e o povo compra, e depois fica sofrendo pra trocar / fazer upgrade.

O grupo alivio da Shimano deve continuar tendo opções de 48D por ser considerado o de "entrada" pra quem começa a querer componentes mais duráveis.

Só que vai ficar caro porque é difícil de se encontrar aqui no terceiro mundo, na europa tem, aqui a gente sofre mais ainda com essa "tendencia" sem noção.

A solução é a gente começar a reclamar, mandar mensagem pra Shimano e as marcas das bikes também falando sobre isso.



Postado Por: JPS
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 10:05
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por JPS JPS escreveu:


Verdade, nunca tinha pensado nisso. A minha preocupação é faltar marcha pesada, como disse na minha 26 eu tinha 48/14 que dá 3,42, se eu usar duas coroas 36/11 vou ter 3,27, ou seja, mais leve que na 26.


Mas aí não seria 36/11 numa bike 29? Você não disse qual bike é?

Se for 29 a 36/11 foca 6% mais pesada que a sua 48/14.
 
Na verdade 48x14 fica mais pesado que 36x11, pois fica 3,42 contra 3,27. Quando falo em 29 me refiro a maioria, nessa faixa de preço quase todas estão vindo com esse grupo de duas coroas na frente.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 10:24
Originalmente postado por flep flep escreveu:

Não acho que vão acabar, mas as fabricantes / marcas andam "empurrando" e forçando a barra nas relações dos grupos mais top de linha, e como ninguém reclama, continuam nessa onda.

Eu ainda não entendi de onde surgiu essa ideia de que TODAS as MTB's precisam ter no máximo 36D na frente. E essa onda de 1x na frente então?
Isso é coisa pra quem faz especificamente alguns estilos de MTB, pra quem só quer andar de boas você fica girando feito ventilador, gastando energia e não sai do lugar. E o pior é que todas as MTB's mais top tier agora estão vindo assim, e o povo compra, e depois fica sofrendo pra trocar / fazer upgrade.

O grupo alivio da Shimano deve continuar tendo opções de 48D por ser considerado o de "entrada" pra quem começa a querer componentes mais duráveis.

Só que vai ficar caro porque é difícil de se encontrar aqui no terceiro mundo, na europa tem, aqui a gente sofre mais ainda com essa "tendencia" sem noção.

A solução é a gente começar a reclamar, mandar mensagem pra Shimano e as marcas das bikes também falando sobre isso.

 
Eu também acho, muitas vezes compramos coisas devido a mídia e não porque realmente precisamos.
 
Eu não gosto de ficar igual um ventilador, cadência alta é uma coisa, ventilador é outra. Nunca testei o grupo de duas coroas na
frente, mas o meu receio é ficar girando em falso, já que vou em estradão, asfalto e trilhas também. Preciso testar antes de comprar, senão ficar legal eu vou comprar uma bike como gruo Alívio M4000


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 10:33
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por JPS JPS escreveu:


Verdade, nunca tinha pensado nisso. A minha preocupação é faltar marcha pesada, como disse na minha 26 eu tinha 48/14 que dá 3,42, se eu usar duas coroas 36/11 vou ter 3,27, ou seja, mais leve que na 26.


Mas aí não seria 36/11 numa bike 29? Você não disse qual bike é?

Se for 29 a 36/11 foca 6% mais pesada que a sua 48/14.

 
Na verdade 48x14 fica mais pesado que 36x11, pois fica 3,42 contra 3,27. Quando falo em 29 me refiro a maioria, nessa faixa de preço quase todas estão vindo com esse grupo de duas coroas na frente.


Numa 27v voce tem algumas marchas que não se usam na coroa maior e na menor pois a corrente cruza, na 20v ou 22v nao fica buraco, a questão só é que precisa escolher as relação de coroas para seu tipo de pedal, nada mais normal tenho uma 27v e nao faria o downgrade para 2 coroas, porem na minha 1x10, eu faria um upgrade para 1x12 pois vai melhorar meu range e minhas subidas e descidas, volto a falar 1x não é para todo tipo de bike, mas como o que vale é ostentar, cara coloca 1x12 pra mostrar pro amiguinho que esta na ultima moda... além do que as vezes a limitação intelectual do ser pedalante, impede saber usar o cambio dianteiro da forma correta, eu nunca tive problemas com meu cambio dianteiro, desde 1993 quando comecei com cambio sem index...

-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 12:07
Eu também não vejo problema em trocar as marchas da frente. Mas a realidade é que os grupos de 27v em bikes de 4k pra cima estão acabando, o que eu acho algo ruim para quem usa a bike para pedais mais recreativos.
 
Eu acho que o Alívio M4000 com coroas 40/30/22 se encaixa em vários tipos de pedais.


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 12:38
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Eu também não vejo problema em trocar as marchas da frente. Mas a realidade é que os grupos de 27v em bikes de 4k pra cima estão acabando, o que eu acho algo ruim para quem usa a bike para pedais mais recreativos.
 
Eu acho que o Alívio M4000 com coroas 40/30/22 se encaixa em vários tipos de pedais.


Justamente por quem estar comprando ter maior conhecimento, se mantivermos um 11x36 ou ate um 11x40 num cassete de 9v realmente faz falta uma coroa 22, mas com um cassete 11-46 ou 11-50 num 11v ou 12v perde o sentido de uma coroa abaixo de uma 28, ai nao faz sentido o uso de 3 coroas, ai o limitador sera o custo, mas com o tempo vai baratear o conjunto

-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 13:26
Isso é verdade, com o lançamento de grupos tops de linha, os grupos mais simples ficam mais baratos e tecnológicos.


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 15:48
A Shimano não vai abandonar o segmento de 3 coroas tão cedo pode ficar tranquilo... Assim como ela não quer abandonar o 2x... Então não vai faltar peça de reposição... Ainda mais que o 3x ainda é muito usado nas urbanas....

As bikes de linha, seguem a tendência de mercado, que hoje é de 1x e 2x, e elas são bikes de MTB, e 36/11 se você tiver perna não vai faltar no estradão não, tem até ciclista que acompanha pessoal de Speed com essa relação, só saber usar o vácuo...

Em alguns anos acredito que o 2x 10-45 da Shimano pode se popularizar... 36/10 é equiparável 40/11... e 38/10 com 42/11...



-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 16:31
Pode ser que o cog de 10 chegue daqui a uns anos para os grupos mais simples, a tendência é os grupos virem com mais tecnologia a cada lançamento.
 
Eu acho muito legal o grupo de duas coroas, mas antes de comprar quero testar para ver se o mesmo se adequa ao meu uso.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 17:56
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por JPS JPS escreveu:


Verdade, nunca tinha pensado nisso. A minha preocupação é faltar marcha pesada, como disse na minha 26 eu tinha 48/14 que dá 3,42, se eu usar duas coroas 36/11 vou ter 3,27, ou seja, mais leve que na 26.


Mas aí não seria 36/11 numa bike 29? Você não disse qual bike é?

Se for 29 a 36/11 foca 6% mais pesada que a sua 48/14.

 
Na verdade 48x14 fica mais pesado que 36x11, pois fica 3,42 contra 3,27. Quando falo em 29 me refiro a maioria, nessa faixa de preço quase todas estão vindo com esse grupo de duas coroas na frente.



Fica mais leve na conta outra, mas na prática precisa levar em consideração a roda, se a roda de sua nova bike for 29, vai ficar pesada sim, só vão ficar mais leve se a nova bike for 26. Mas se você não quer gastar dinheiro com algo que vai ficar obsoleto logo, então fuja da 26 se é que ainda existe.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 17:56
Originalmente postado por flep flep escreveu:

Não acho que vão acabar, mas as fabricantes / marcas andam "empurrando" e forçando a barra nas relações dos grupos mais top de linha, e como ninguém reclama, continuam nessa onda.

Eu ainda não entendi de onde surgiu essa ideia de que TODAS as MTB's precisam ter no máximo 36D na frente. E essa onda de 1x na frente então?
Isso é coisa pra quem faz especificamente alguns estilos de MTB, pra quem só quer andar de boas você fica girando feito ventilador, gastando energia e não sai do lugar. E o pior é que todas as MTB's mais top tier agora estão vindo assim, e o povo compra, e depois fica sofrendo pra trocar / fazer upgrade.

O grupo alivio da Shimano deve continuar tendo opções de 48D por ser considerado o de "entrada" pra quem começa a querer componentes mais duráveis.

Só que vai ficar caro porque é difícil de se encontrar aqui no terceiro mundo, na europa tem, aqui a gente sofre mais ainda com essa "tendencia" sem noção.

A solução é a gente começar a reclamar, mandar mensagem pra Shimano e as marcas das bikes também falando sobre isso.




Mas para quem quer andar boa, não precisa comprar grupo top, comprar os mais simples que tem 3 coroas.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 19:27
O simples de hj que anda maravilhosamente bem era o Top de tempos passados. Felizmente não preciso de mais (menos) que 3 coroas exceto se for uma single Nexus (de 5 a 8V) ou de 7a 8 V urbana. Uma dúvida alguns desses sistemas de 1 ou 2 Coroas com os Cassetes-Pizza excede a amplitude do sistema de 3 Coroas?


Postado Por: Roberfc
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 21:25
vou aqui deixar minha opnião..a tendencia é acabar 3 coroas sim....acho desnecessário um tramboio enorme na frente onde se ganha mais peso...pega mais sujeira da mais manutenção e vira e meche a corrente tende a cair na troca de marchas no cambio dianteiro e o tipo de pedal que a gente usa geralmente estradões e trilhas não se tem tanta necessidade de ter uma coroa grande para correr...geralmente quando se anda em grupo com montain bike vc se mantem no ritmo da turma e geralmente os caminhos vc vai sofrer mais pra subir os morros do que pra manter uma certa velocidade em um retão....caso vc curta pegar os retões de asfalto e socar a bucha a fim de tentar pegar o melhor tempo no strava...ai sim uma coroa maior iria fazer falta...coroa da minha bike é 20v...2 na frente e 10 atras meu sonho de consumo é o novo shimano 12v...uma na frente e 12 atras com 51 dentes no cog traseiro maior e acho que daqui pra frente a maioria vai sim preferir ter uma coroa só na frente e tantas que puderem atras.....as vantagens como ja citei acima são muitas....

-------------
Rober


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 21:32
Na minha opinião a pior combinação de PDV é essa 22/30/40 para off road. Na verdade o 30 e o 40 que matam a pedalada. No 30 não rende e no 40 pesa facilmente em qualquer subida.
Essa combinação dupla 22/36 é a mais acertada para uma pessoa normal. Eu devo ser muito peba pois na maioria dos meus pedais nem utilizo a marcha mais pesada, só em descida mesmo.

A questão maior é que as bikes estão ficando bastante específicas, se a bike é pra MTB ela não precisa ter PDV triplo já que as marchas atrás aumentaram consideravelmente e ninguém fica fazendo média de 25 km/h no estradão a não ser que seja atleta e ou more em lugar que não tenha morro.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 21:50
36/22 com 11-36 é perfeito


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 21:56
Levando em consideração o que foi dito e o que tem a disposição atualmente, antes de comprar irei testar para ver se realmente fica legal. Como já afirmei gosto da relação com duas coroas, porém tenho medo de faltar marcha pesada.
 
Eu também acredito que em bikes MTB de 4k pra cima os grupos virão com duas coroas no máximo, aliás já estão vindo.


Postado Por: Kamikaze_Zero
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 23:05
Já vivi esse dilema na hora que quebrou meu pedivela TSW e o "maravilhoso" distribuidor da shimano só tinha disponível o Deore 10v de 40 dentes e o Alívio M4000 de 48
O problema é que pra mim e pro meu uso 48 dentes na aro 29 fica pesado mas 40 ou 42 também fica uma merda, muito leve.
Por sorte como tinha nota fiscal e tudo acabei achando uma bicicletaria que tinha o Deore M590 com 44 dentes. Era o que eu precisava e eles aceitaram fazer pau a pau no meu Deore de 10v
Em tempo: subo qualquer coisa com 32×21 (vindo em movimento) ou 32x24 (se tiver que partir de parado na subida) e inclusive se eu tivesse que eliminar algo seria a coroa de 22 do pedivela e não a 44 ou a 32

A tendência é segregar ainda mais deixando grupos específicos pro fora de estrada e outros para as speed. Quem fica no meio termo acaba se lascando


Postado Por: flep
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 23:15
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

 

Mas para quem quer andar boa, não precisa comprar grupo top, comprar os mais simples que tem 3 coroas.

A questão é que as vezes você quer uma bike com os demais componentes melhores, uma susp melhor a ar, etc, e pelo menos aqui no BR essas bikes estão cada vez mais limitadas a 2x 36 ou pior ainda 1x.

Esse é o problema.

Eu não tenho nada contra quem prefere 1x ou 36D é o suficiente, nada. O que me irrita é as marcas não dando opção pra quem não quer isso mas gostaria de pegar um modelo mais top no restante do conjunto.

Só queria ter escolha, o mesmo modelo da bike deveria ter opção com coroas maiores como acontece em alguns países.


Postado Por: flep
Data de Publicação: 11 Ago 2019 as 23:18
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Na minha opinião a pior combinação de PDV é essa 22/30/40 para off road. Na verdade o 30 e o 40 que matam a pedalada. No 30 não rende e no 40 pesa facilmente em qualquer subida.
Essa combinação dupla 22/36 é a mais acertada para uma pessoa normal. Eu devo ser muito peba pois na maioria dos meus pedais nem utilizo a marcha mais pesada, só em descida mesmo.

A questão maior é que as bikes estão ficando bastante específicas, se a bike é pra MTB ela não precisa ter PDV triplo já que as marchas atrás aumentaram consideravelmente e ninguém fica fazendo média de 25 km/h no estradão a não ser que seja atleta e ou more em lugar que não tenha morro.

Desculpa amigo mas descordo veementemente.

E é esse tipo de pensamento aí que tá fazendo as marcas empurrarem essas mudanças em TODOS os modelos de MTB, porque no final o que eles querem é que a gente compre duas bikes, não querem mais ter nenhum estilo de MTB pra ser adequada pra múltiplos estilos como sempre teve.

Tem um monte de sub-categoria de MTB hj em dia, pra que TODAS estarem com as mesmas relações? 
Pense bem.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 05:07
Originalmente postado por Roberfc Roberfc escreveu:

vou aqui deixar minha opnião..a tendencia é acabar 3 coroas sim....acho desnecessário um tramboio enorme na frente onde se ganha mais peso...pega mais sujeira da mais manutenção e vira e meche a corrente tende a cair na troca de marchas no cambio dianteiro e o tipo de pedal que a gente usa geralmente estradões e trilhas não se tem tanta necessidade de ter uma coroa grande para correr...geralmente quando se anda em grupo com montain bike vc se mantem no ritmo da turma e geralmente os caminhos vc vai sofrer mais pra subir os morros do que pra manter uma certa velocidade em um retão....caso vc curta pegar os retões de asfalto e socar a bucha a fim de tentar pegar o melhor tempo no strava...ai sim uma coroa maior iria fazer falta...coroa da minha bike é 20v...2 na frente e 10 atras meu sonho de consumo é o novo shimano 12v...uma na frente e 12 atras com 51 dentes no cog traseiro maior e acho que daqui pra frente a maioria vai sim preferir ter uma coroa só na frente e tantas que puderem atras.....as vantagens como ja citei acima são muitas....


Interessante, concordo quanto a quase inutilidade do Coroåo nesse caso. Seu uso se restringiria a area urbana antes de chegar na mata. Mas se o P. triplo é trambolho na frente ( (alem das redundâncias) os sistemas de 11,12 V também não o são atrás? Nisso, quanto de peso na massa rotacional da roda se acrescenta ali? Um Cassete de 7 a 8V oscila de 280 a 300 gramas. O de 9 V uns 330 gramas. E os de 10 a 12 pinhøes?


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 05:24
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Na minha opinião a pior combinação de PDV é essa 22/30/40 para off road. Na verdade o 30 e o 40 que matam a pedalada. No 30 não rende e no 40 pesa facilmente em qualquer subida.
Essa combinação dupla 22/36 é a mais acertada para uma pessoa normal. Eu devo ser muito peba pois na maioria dos meus pedais nem utilizo a marcha mais pesada, só em descida mesmo.

A questão maior é que as bikes estão ficando bastante específicas, se a bike é pra MTB ela não precisa ter PDV triplo já que as marchas atrás aumentaram consideravelmente e ninguém fica fazendo média de 25 km/h no estradão a não ser que seja atleta e ou more em lugar que não tenha morro.


Curioso que com duas coroas vc obviamente nao dispensa um câmbio dianteirocnem o trocador que poderiam reduzir a massa q ja se ganha com o acrescimo de mais um pinhão atrás. Mas talvez o sistema de 2x 9 ou 2x10 seja a melhor solução dentre produtos cada vez mais específicos. Nisso lá pelos ido de 1998 o lendário Tom Ritchey já propunha o sistema 2x 9. Nesse caso os já clássicos 3x9 poderiam facilmente serem reduzidos a 2 coroas com seus 9 pinhões ja existentes sem gastar praticamente nada?


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 07:30
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Já vivi esse dilema na hora que quebrou meu pedivela TSW e o "maravilhoso" distribuidor da shimano só tinha disponível o Deore 10v de 40 dentes e o Alívio M4000 de 48
O problema é que pra mim e pro meu uso 48 dentes na aro 29 fica pesado mas 40 ou 42 também fica uma merda, muito leve.
Por sorte como tinha nota fiscal e tudo acabei achando uma bicicletaria que tinha o Deore M590 com 44 dentes. Era o que eu precisava e eles aceitaram fazer pau a pau no meu Deore de 10v
Em tempo: subo qualquer coisa com 32×24 (vindo em movimento) ou 32x21 (se tiver que partir de parado na subida) e inclusive se eu tivesse que eliminar algo seria a coroa de 22 do pedivela e não a 44 ou a 32

A tendência é segregar ainda mais deixando grupos específicos pro fora de estrada e outros para as speed. Quem fica no meio termo acaba se lascando




Deve ter confundido. Esta dizendo que parado precisa de marcha mais pesada para sair do que embalado.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 07:33
Sem teorizar, vamos pra prática antes que achem que é só falácia. Versatilidade e eficiência não cabem na mesma frase, como dizem, é o pato que nada mal e voa mal. Os PDV 3 coroas vão acabar? Não, por que tem muita gente que precisa de uma bike versátil mas ineficiente no quesito performance (falo de pedalar um pouco mais sério, ser mais linear) Um sistema triplo você tem muitas marchas repetidas e a transição entre as coroas te faz perder tempo e quebra seu ritmo. Minha MTB originalmente era 22/30/40 e substitui o PDV por um 22/36




Aqui está descrito como fica a relação e seu ratio nas duas configurações:




Estamos falando de engenharia, não existe ganha ganha. Perde-se em final, mas ganha eficiência e linearidade na pedalada. Pois troca menos marchas na frente, quem usa PDV triplo usa pouco a vovozinha se roda em asfalto ou nem usa e quem faz MTB estradão usa pouco a coroa maior.

Um outro exemplo da ineficiência de um PDV triplo para uso em asfalto. O original da MTB tá em uma híbrida que uso na maior parte da vezes em asfalto mas encaro um estradão as vezes.
A solução foi retirar as coroas 22 e 30 e colocar uma intermediária 26. Rodo na 40 maior parte do tempo, só uso a 26 se pego alguma subida mais cabulosa. Em asfalto onde rodo ainda não precisei, só em alguns estradões.


Cada um usa o que quiser e o que melhor se enquadra em seu perfil de pedal. E não é pecado nenhum ter mais de uma bike. Fico embasbacado de ver as pessoas falando que giram em falso com uma coroa com mais de 40T. Só se for descendo. Quero ver é manter na 40 e cog 11 em estradão o tempo todo nos planos e falsos planos.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 09:29
Neste caso, se você tivesse apenas uma bike iria precisar das 3 coroas na frente, certo?


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 09:47
A comparação do amigo não é válida, comparar uma relação de aro 26 com uma futura bike que quase certeza será aro 29, não funciona. 

Aro 29 exige relações mais leves se for equiparar ao 26... 


Postado Por: Kamikaze_Zero
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 09:48
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Já vivi esse dilema na hora que quebrou meu pedivela TSW e o "maravilhoso" distribuidor da shimano só tinha disponível o Deore 10v de 40 dentes e o Alívio M4000 de 48
O problema é que pra mim e pro meu uso 48 dentes na aro 29 fica pesado mas 40 ou 42 também fica uma merda, muito leve.
Por sorte como tinha nota fiscal e tudo acabei achando uma bicicletaria que tinha o Deore M590 com 44 dentes. Era o que eu precisava e eles aceitaram fazer pau a pau no meu Deore de 10v
Em tempo: subo qualquer coisa com 32×24 (vindo em movimento) ou 32x21 (se tiver que partir de parado na subida) e inclusive se eu tivesse que eliminar algo seria a coroa de 22 do pedivela e não a 44 ou a 32

A tendência é segregar ainda mais deixando grupos específicos pro fora de estrada e outros para as speed. Quem fica no meio termo acaba se lascando




Deve ter confundido. Esta dizendo que parado precisa de marcha mais pesada para sair do que embalado.

Absolutamente correto, até editei retificando. Thumbs Up


Postado Por: Daniel Moreira
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 09:55
O ideal é testar. Não da pra se basear 100% na leitura do opinião da Galera.

Eu experimentei 3x, 2x e 1x e pra mim 1x é muito melhor. Você perde nas pontas (dependendo do uso), mas ganha muito em praticidade, sem contar que particularmente o visual da bike fica muito mais "clean" (leia-se bonito).

Atualmente estou com 9v 40-11-36, pra cidade. Só uso a mais pesada em descida e a mais leve em subida forte, que são os pontos menos frequentes do percurso. Na subida faço força, nada absurdo, mas é bom pra treinar, e se fosse mais leve também seria lento (apesar de óbvio, muitos desconsideram isso, você ganha leveza mas fica igual uma tartaruga na subida, da até vontade de descer e empurrar)

Concluindo, o ganho em simplicidade em um grupo de 1x e talvez até 2x é muito mais relevante que o ganho de desempenho nos pontos extremos da relação, pois são usados na menor parte do tempo.

Se você for um competidor, se preocupar com pequena diferenças em número de dentes faz mais sentido, caso contrário, é perca de energia... Se o sentido do pedalar é se divertir, quanto mais simples melhor... Tanto que tem quem prefira single speed.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 10:21
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:


Neste caso, se você tivesse apenas uma bike iria precisar das 3 coroas na frente, certo?


Não usaria um PDV triplo e sim um PDV duplo 40/26 com um cassete 11/36 ou 11/40 9V.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 10:23
Concordo que o ideal é testar, pois é algo bem pessoal, nessa faixa de preço que quero tem a Sense Impact Pro (2x9), Soul SL329 (27v) e Caloi Elite (2x10).
 
Sei também que logo as marcas lançam os novos modelos, vou ver se vem com componentes melhores, embora eu tenha visto um comentário do Zorzo da Soul que a SL329 só vai mudar a cor. Já a Caloi Elite e Sense creio que vem coisa diferente.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 10:26
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A comparação do amigo não é válida, comparar uma relação de aro 26 com uma futura bike que quase certeza será aro 29, não funciona. 

Aro 29 exige relações mais leves se for equiparar ao 26... 


Exatamente, a indústria está se adaptando e nós também precisamos nos adaptar. Antes o negócio era fazer força e por pra moer, as 29" exigem marchas mais leves e uma cadência mais alta também, o que torna natural girar mais.


Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 10:38
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:


Neste caso, se você tivesse apenas uma bike iria precisar das 3 coroas na frente, certo?


pedivela triplo é a melhor configuracao.
so nao uso o quadruplo porque nao inventaram ainda.


Postado Por: flep
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 11:17
O tópico do amigo começou perguntando sobre o 27v acabar ou não, daí virou um monte de gente querendo falar que vai acabar porque não é necessário? 

Então tá, vamos lá:

Primeira coisa: a menos que você realmente seja competidor de alguma coisa, esse "min/max" de o que é mais ou menos eficiente, se tem marcha pouco usada, se vai pesar um pouco mais, não importa absolutamente nada. Nada. Zero. É só minhoquinha que o marketing coloca na sua cabeça e vc fica se repetindo pra justificar uma coisa furada.

Se vc é um ciclista comum e não compete em coisa alguma, o que importa é ter a melhor opção pra hora que precisar.

Não importa que num pedal eu vá usar a coroa grande só 10% do tempo. Se eu não sou profissional, o que importa é o conforto, e se tá faltando marcha naqueles 10%, tá errado.

Eu acho doido essas voltas de retórica que vocês dão pra justificar algumas coisas com argumentos que não tem lógica alguma.

É cada coisa que tenho que ler a essa altura da vida.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 11:30
Realmente a mídia tem uma forte influência na nossa decisão, eu sei que não dá pra comparar bikes 26" com 29", mas quando andava com minha 26" na cidade eu tinha uma relação mais pesada de 48x14 (3,42), usava mais em descidas e plano com vento a favor, mas na descida faltava, ficava pedalando em falso e não gosto. Em estradões e trilhas que fazia usava a coroa de 38 e a pequena de 28 e essas eram suficientes. No asfalto na maior parte do pedal eu usava a maior, só que com a catraca de 16 ou 18 dentes.
 
Daí surge a ideia de que irei precisar de três coroas, pois o uso será misto.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 11:39
Originalmente postado por flep flep escreveu:

O tópico do amigo começou perguntando sobre o 27v acabar ou não, daí virou um monte de gente querendo falar que vai acabar porque não é necessário? 

Então tá, vamos lá:

Primeira coisa: a menos que você realmente seja competidor de alguma coisa, esse "min/max" de o que é mais ou menos eficiente, se tem marcha pouco usada, se vai pesar um pouco mais, não importa absolutamente nada. Nada. Zero. É só minhoquinha que o marketing coloca na sua cabeça e vc fica se repetindo pra justificar uma coisa furada.

Se vc é um ciclista comum e não compete em coisa alguma, o que importa é ter a melhor opção pra hora que precisar.

Não importa que num pedal eu vá usar a coroa grande só 10% do tempo. Se eu não sou profissional, o que importa é o conforto, e se tá faltando marcha naqueles 10%, tá errado.

Eu acho doido essas voltas de retórica que vocês dão pra justificar algumas coisas com argumentos que não tem lógica alguma.

É cada coisa que tenho que ler a essa altura da vida.

Não tem absurdo nenhum. O que está sendo dito é o óbvio: Para COMPETIÇÃO, já está mais que comprovado a superioridade dos sistemas 1X e 2X... Logo, os grupos de nível COMPETIÇÃO (XT por exemplo) não serão mais fabricados com coroa 3X... E não tem nada de marketing nisso, mas sim conceito de aplicação. 

Porém dizer que vai acabar é forte! O que vai acontecer é que relações 3X ficarão relegadas aos grupos de entrada e urbanos, como os tourney... Quem tem um grupo TOP antigo, 3X, quando for fazer reposição terá de descer na hierarquia ou então migrar pra 2X ou 1X


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 11:41
O problema, que já citei em diversos outros posts, é o cara que usa uma bike de nível de competição em pedal urbano... Bom, esse cara tá se lascando, pois o futuro é bikes desse nível virem somente com relações 1X, e aí para uso urbano não atende (ou atende se o ciclista se adaptar ao sistema e aceitar as particularidades do sistema)


Postado Por: rickronchi
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 11:55
só sei que esse tema só gira mais confusão na minha cabeça kk, comprei uma 27v mesmo, quando eu tiver bem bom, ai vou voltar aqui reler tudo, tentar entender, andar na bike de amigos, e ver se compensa a troca :x tomara que enquanto isso a 27v sobreviva um bom tempo.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 12:15
Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

só sei que esse tema só gira mais confusão na minha cabeça kk, comprei uma 27v mesmo, quando eu tiver bem bom, ai vou voltar aqui reler tudo, tentar entender, andar na bike de amigos, e ver se compensa a troca :x tomara que enquanto isso a 27v sobreviva um bom tempo.

Vai sobreviver amigo, relaxa, e é uma ótima relação... Atende muito bem para uma bike de proposta mista, que é o nosso caso de não competidores e que usam uma única bike para tudo.




Postado Por: JPS
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 12:46
Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

só sei que esse tema só gira mais confusão na minha cabeça kk, comprei uma 27v mesmo, quando eu tiver bem bom, ai vou voltar aqui reler tudo, tentar entender, andar na bike de amigos, e ver se compensa a troca :x tomara que enquanto isso a 27v sobreviva um bom tempo.
 
Verdade, é uma decisão bem pessoal, mas como disse antes irei testar. Também não adianta comprar nada achando que vai encontrar peças de reposição depois de alguns anos de uso, pois o mercado está em constantes mudanças.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 12:47
Respondendo a pergunta do tópico sem delongas.
O grupo de 27 marchas já acabou para as bikes de MTB não recreativas, o que você encontra no mercado são bikes de 1 ou 2 anos atrás ou de fábricas que estão com estoque de PDV antigos.
Desde o ano passado as 27 de MTB começaram a usar PDV duplo, o mais usado é o MT210 com coroas fixas,mais barato que qualquer outro de três coroas removíveis. Isso para um fabricante representa uma economia enorme em material e ao.mesmo tempo agrega valor ao produto já que está seguindo a tendência de 2x.

No uso urbano vai ocorrer isso também, perceba a crescente aplicação do grupo Claris, nas gravel que está sendo considerada por muitos a bike mais versátil, indo bem no uso urbano e no off road. A Sense mesmo acabou de lançar sua urban uma híbrida que é basicamente uma road de guidão flat com transmissão Claris.

A maior oferta de PDV triplo com número maior de dentes se restringe a 7/8V.

É como já falaram aí, a longo prazo a manutenção de um grupo 27V vai se dar migrando para grupos mais básicos.

Hoje já temos Acera e Altus 3x9, o alívio está dando tchau, sairá de linha, se consolidará como um grupo 18V com mais opções de coroa e cassete ou terá que subir um nível tomando o lugar do Deore 10v. Já que temos a advento do 12V se popularizando no sentido de aplicação, não de preço.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 13:06
Realmente nota-se isso mesmo, em especial nas bikes acima de 4k.


Postado Por: Jr-Infanti
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 13:43
Honestamente esse lance de menos coroas é a maior furada para amadores.
O pessoal se baseia por competições, e isso não faz o menor sentido, você simplesmente não vai colocar um F1 para andar no trânsito, são mundos completamente diferentes.
Meu primo inventou de colocar 1/11, ando com 2x11 e 44/32/22-10v, eu estava um tempo parado e estou meio fora de forma, andando com meu primo que está em bem melhor forma, simplesmente desapareço na frente dele nas retas, o cara fica lá pedalando que parece que o coração vai saltar pela boca, já está arrependido como muitos outros na minha cidade, acho que os caras não falam muito isso pra não assumir que fizeram cagada, mesmo a 2x11 quando tem pedal com muita reta eu deixo ela em casa.
O 27V é um excelente custo benefício para quem inicia no mtb ou mesmo para quem já anda algum tempo, você terá todas as marchas que precisa, na subida, na reta, na descida e as peças são muito mais baratas.
O 2x11 é uma boa também, mas se baixar pra 10 ou 9 ainda vai faltar alguma coisinha pra um dos dois lados, então dificilmente ele vai matar o 3 coroas pelo fato dos componentes serem bem mais caros e justamente faltar marcha no 2x9.

Então duvido muito que a shimano vai matar essa linha, apesar de não parecer o seguimento "lazer" é uma receita gigante, e isso inclui o cara que pedala de finais de semana e ainda quer mais marchas com componentes decentes.



-------------
Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.


Postado Por: Kamikaze_Zero
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 14:29
A treta toda que eu vejo é:

12 e 11V são surrealmente caros (com o tempo vão cair de preço) mas a durabilidade também é inferior a 9v

Pra quem quer versatilidade vai ter que buscar por um grupo que ofereça range, coisa que nos grupos 1x não tem pelo fato de o foco é naquela cadência e uso de acordo com a prova a ser disputada (pra se escolher o tamanho da coroa por exemplo), se colocar coroa maior não aguenta subida e se colocar coroa menor só gira e não anda nada de final/reta

Os 2x vão durar um tempo ainda, talvez até mais que os 3x, o problema é: provavelmente esses duplos durem mais nas speed e não nas MTB então ou o cara aprende a girar que nem um ventilador pra usar de MTB ou manda bala pegando FORÇA (em caps e maiúsculas porque tem que realmente ser ninja e ter o dom pra empurrar um 50-34 na híbrida por exemplo) na perna (coisa que a genética e biotipo de muitos podem não favorecer nesse ponto ou também estilo de pedalada) pra pegar o pedivela de speed, fora o fato de muitos quadros não serem aptos a usar esse pedivela por conta do tamanho da coroa bater/raspar e mesmo assim o uso ficará em 2 extremos distantes em suas respectivas funcionalidades.


Postado Por: Jaozeiro
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 14:54
Acho que existe muita preocupação com peças de reposição.

O mercado tem estoque de reposição de 21v, 24v e 27v pra mais de ano. Você compra com imensa facilidade pela internet.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 15:24
Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Acho que existe muita preocupação com peças de reposição.

O mercado tem estoque de reposição de 21v, 24v e 27v pra mais de ano. Você compra com imensa facilidade pela internet.


Bem mais de 1 ano , resta saber até quando vai compensar , exemplo o 24 que no início era caro hj tem o mesmo custo de manutenção do 21 basicamente , já a corrente do 9 começa a ficar bem mais cara então hj é melhor vc ter 24 do que 21.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 15:25
Do jeito que tá indo essa conversa, ela vai nos levar ao mesmo lugar onde nos leva esta escada.


Postado Por: Daniel Moreira
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 16:07
A conta é muito simples:

Quem acha que pra seu uso é melhor 1x ou 2x e tem a grana pra por o cassete que permita isso, então faz
Quem acha que não vale a pena o custo de um kit 1x ou 2x que atenda sua necessidade, não usa.

Ficar discutindo qual é melhor ou não não faz sentido porque se você tem um kit de 1x com mesmo range de um ed 2x ou 3x é óbvio que o de 1x é melhor, só que mais caro...então no final das contas é só uma questão de grana, pq se todo mundo fosse rico estaria andando de 1x 10-50 ou até com cassete menor, pra diminuir peso.


Postado Por: Daniel Moreira
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 16:09
Então, respondendo ao assunto original do tópico, eventualmente os kits de 27v vão acabar sim, é tendência... Só que provavelmente vai demorar um bocado... E não importa, na verdade vai ser é bom, pq se eles deixam de vender é pq tem coisa melhor pelo mesmo custo... 

Quando os kit de 3 coroas pararem de vender de vez, tipo não ter nem em bike de mercado mais, os kit de 2x ou 1x vão estar com mesmo custo que você tinha antes...


Postado Por: Jaozeiro
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 16:41
Originalmente postado por Daniel Moreira Daniel Moreira escreveu:

Quando os kit de 3 coroas pararem de vender de vez, tipo não ter nem em bike de mercado mais, os kit de 2x ou 1x vão estar com mesmo custo que você tinha antes...


Eu chuto uns 10 anos...hehe.
Pois nem bike aro 26 parou de vender ainda.

Por isso acho que é preocupação demais.
Pra quem compete, ou treina/anda de bike junto ao passo de ser entusiasta de tecnologia e equipamentos de bike, pra essas pessoas valem as atualizações, e as últimas tendências atendem a esse público.

Para o resto (e maioria) do mundo tem peça defasada na caixa com plástico pra bons anos de venda ainda.



Postado Por: Vinicius Trevisan
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 16:45
Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Originalmente postado por Daniel Moreira Daniel Moreira escreveu:

Quando os kit de 3 coroas pararem de vender de vez, tipo não ter nem em bike de mercado mais, os kit de 2x ou 1x vão estar com mesmo custo que você tinha antes...


Eu chuto uns 10 anos...hehe.
Pois nem bike aro 26 parou de vender ainda.

Por isso acho que é preocupação demais.
Pra quem compete, ou treina/anda de bike junto ao passo de ser entusiasta de tecnologia e equipamentos de bike, pra essas pessoas valem as atualizações, e as últimas tendências atendem a esse público.

Para o resto (e maioria) do mundo tem peça defasada na caixa com plástico pra bons anos de venda ainda.


Tomara, pois não pretendo largar meu pdv 40/30/22 tão cedo, e espero encontrá-lo nas lojas para reposição rsrs.


-------------
https://www.strava.com/athletes/1206610


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 17:29
Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

só sei que esse tema só gira mais confusão na minha cabeça kk, comprei uma 27v mesmo, quando eu tiver bem bom, ai vou voltar aqui reler tudo, tentar entender, andar na bike de amigos, e ver se compensa a troca :x tomara que enquanto isso a 27v sobreviva um bom tempo.


Relaxa que ainda vai ter bastante peças de reposição, talvez o bicicleteiro de bairro não tenha, mas lojas especializadas terão.



-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 17:52
Originalmente postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan escreveu:

Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Originalmente postado por Daniel Moreira Daniel Moreira escreveu:

Quando os kit de 3 coroas pararem de vender de vez, tipo não ter nem em bike de mercado mais, os kit de 2x ou 1x vão estar com mesmo custo que você tinha antes...


Eu chuto uns 10 anos...hehe.
Pois nem bike aro 26 parou de vender ainda.

Por isso acho que é preocupação demais.
Pra quem compete, ou treina/anda de bike junto ao passo de ser entusiasta de tecnologia e equipamentos de bike, pra essas pessoas valem as atualizações, e as últimas tendências atendem a esse público.

Para o resto (e maioria) do mundo tem peça defasada na caixa com plástico pra bons anos de venda ainda.



Tomara, pois não pretendo largar meu pdv 40/30/22 tão cedo, e espero encontrá-lo nas lojas para reposição rsrs.


Bem, discordando da maioria, o problema é o mercado brasileiro e suas jabuticabas na tentativa de resuzir custos. Na Europa vc pode comprar um XT modelo novo com 3x10, vendido com a denominacao T8000 48-36-26. Por lá também tem a linha Trekking do Alivio/Acera com pedivela triplo, Deore triplo... Sora 3x9, Tiagra 3x10

Ocorre que no Brasil o mercado se restringe a bikes de XCO e só! Aqui as hibridas usam peças de MTB, as Gravel usam peças de road e todo mindo quer 1x12 pra dizer que usa Eagle! Deixando de escolher o equipmaneto que melhor atende ao uso para escolher o melhor equipamento puramente...

Na minha opinião, 3x9 e 3x10 são viáveis, mas o brasileiro quer eliminar peso de 1 coroa e perder um range... entre um 2x10 e um 3x10, 99% vai de duplo! É o mercado! E...

Nosso mercado é o problema!

-------------
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 18:50
Depois de reler, a grande questão para alguns é porque as empresa não fabricam bikes mais tops com 3x, e ate as que vinham com Alivio estão migrando para 2x...

Resposta: Evolução do mercado, não apenas no Brasil... Se trek, cannodale, specialized, sense, oggi, etc, estão fabricando uma MOUNTAIN BIKE, eles vão seguir as tendencias do MTB, e não as tendencia de quem anda de MTB no asfalto... É claro que elas querem te vender duas bikes, tres ou quatro se você puder comprar, e isso não tem nada a ver com a Shimano... O mercado nunca vai parar de evoluir, e nunca vai parar de tentar te empurrar a ultima novidade...

Quem comprar uma bike com 3x hoje (ou montar) não precisa se preocupar não, peças de reposição terão por anos, como mencionado, se pesquisar vai achar ate XTR 3X...

Se for ficar procurando esses mimimi, acharíamos: as bikes 26 vão acabar? as bikes 18v vão acabar? as 21? as 24? os quadros de aço? os quadro de alumínio?  O roda do mercado sempre vai girar para frente....

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

 Na minha opinião, 3x9 e 3x10 são viáveis, mas o brasileiro quer eliminar peso de 1 coroa e perder um range... entre um 2x10 e um 3x10, 99% vai de duplo! É o mercado! E...

Nosso mercado é o problema!


-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 19:30


A tendencia de andar no asfalto com posição próxima da do MTB seria suprida por uma Fitness Bike, segmento inexplorado por aquo. O que tenho percebido é que o MTB puro praricamente não é praticado aqui. O povo compra MTB e vai pro asfalto, depois coloca pneu 35 e anda com suspensão. Parte disto é incentivado pelo lojista que anseia empurrar a maxima quantidade de MTB na galera e até mesmo desconhece outras modalidades capaz de atender o cliente.

Uma fitness tipo a Trek FX com 3x9 rodando somente em estrada terá uma manutenção muito menor que uma MTB equivalente rodando com suspensão e 1x12 com o kesmo rendime to (ou até inferior) em asfalto.

As vezes pedalo com 2 colegas, 1 de speed e o outro xom uma MTB que custa o triplo da speed. Vai se arrastando e depois de eu emprestar uma speed pra ele por 25km, o keskoidou completamente de visão e percebeu a necessidade de um equipamento adequado para utilizar no asfalto.

Para cada aplicação, uma solução. As fitness citadas anteriormente atendem bem como urbanas e vão relativamente bem em estradas.

Uma all-arouder nunca vai existir, dada a especificidade de uso.

Voltabdo aos grupos, considero adequados os grupos 3x9 e 2x10 para MTB até nível intermediário e 2x11 para mais avançados. 1x12 somente para competições dado os custos inerentes a manutenção (cassete sem troca de cogs separadamente, durabilidade da corrente ainda menor que 11v).

Para roads, os grupos de 2x9 e 2x10 atendem 95% dos usuários, inclusive em competições. 11v supre o restande e 2x12 é ostentação desnecessária (mais uma vez custo de aquisiçâo e manitenção).

Estou a muito tempo sem andar de MTB. Da ultima vez usei uma Spz Pitch 27,5 com Rockshox XC32 e grupo XT M780 2x10 38-26x11-42 e pneus Spz GroudControl 2.3. A bike rendia demais, mais que as 29 intermediárias da galera (Caloi Elite, GT, Rockhoper)... Lembrando que a Pitch de anos atras ja possuia angulo do Headtube de 68.5° e pneus 2.3, coisas que o mercado nos tenta vender como novidades.

Resumindo, o mercado brasileiro tem focado somente no XCO, em detrimento das demais modalidades e aplicações.

-------------
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/


Postado Por: rickronchi
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 19:32
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Pessoal estou querendo adquirir uma bike bike na faixa dos 4k, com um grupo alívio, mas vejo que até o alívio novo veio com 2 coroas no pedivela, a tendência dos grupos do alívio para cima é vir com duas coroas ou uma? Não queria comprar um grupo e não ter peça depois.
 
O ideal para andar em em estradão ou asfalto não seria uma coroa de 40d que vem em um grupo de três coroas? Penso que uma coroa de 36d com o cog de 11 fica muito leve para estradão e asfalto.
 
Obs: Nunca testei, mas tinha uma bike aro 26 com a relação de 48 na coroa e 14 no catraca com pegava umas decidas leves ficava girando em falso.

poxa paguei 4k numa audax adx300, pq era todo alivio, mas veio 27v, nao sabia dessa de alivio 2x10, mas nunca andei tambem, nao sei se seria melhor.. ando mais no asfalto, so que bem irregular, quase um estradão, nunca usei a dianteira 1.

e 90% uso as marchas 3 - dianteira, 9, 8 , 7 traseira.

10% a 2 dianteira, entre 5, 6, 7 traseira.

quem manja, sera que serviria a 2x10 pra mim? nao sei se consegui explicar direito sem os termos tecnicos adequads. sou iniciante.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 20:20
Não sei se entendi bem, mas pelo que falou você não usa a marcha mais leve. Se você trocar o pedivela de 3 coroas por um de 2 coroas vai continuar sem usar a marcha mais leve e ainda corre o risco de perder marcha mais pesada, pois um pedivela de 2 coroas vai vir geralmente com coroas de 36/26 ou 36/22.


Postado Por: Jaozeiro
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 20:20
^ A pergunta é: 27v não servem pra você?

Até antes desse tópico perceba que você estava feliz com sua Audax 27v toda Alívio. Agora falaram que é super moderno 2x10 e quem não tem é bobo, e você, em pedalada urbana, passa a se questionar se seu conjunto não está ultrapassado e ineficiente (percepção que você jamais teria não fosse alguém "colocar" isso em você, consumidor).

Hehe, é a tal da "obsolescência perceptiva" que os fabricantes de smartphones praticam, mas, já há alguns anos, nas bikes.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 20:27
Você deve estar enganado, ninguém aqui falou que tem alívio 2x10 essa configuração é Deore acima. Se não usa a coroa menor deixa ela de enfeite ou tira fora que terá um 2x9.
Pelo uso que você faz não vale a pena investir em um grupo 2x10 ele só vai ter marchas mais leves.

Se tá andando do jeito que falou bom pra você seria colocar um cassete 9v 11/28.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 12 Ago 2019 as 20:30
Um cassete bem escalonado para rodar em asfalto vale mais do esse monte de coisa que já dissemos.


Postado Por: rickronchi
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 08:32
Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

^ A pergunta é: 27v não servem pra você?

Até antes desse tópico perceba que você estava feliz com sua Audax 27v toda Alívio. Agora falaram que é super moderno 2x10 e quem não tem é bobo, e você, em pedalada urbana, passa a se questionar se seu conjunto não está ultrapassado e ineficiente (percepção que você jamais teria não fosse alguém "colocar" isso em você, consumidor).

Hehe, é a tal da "obsolescência perceptiva" que os fabricantes de smartphones praticam, mas, já há alguns anos, nas bikes.

realmente, pela falta de conhecimento no assunto passa essa sensação de ter sido ultrapassado mesmo, que se não soubesse não me faria falta alguma....

Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Não sei se entendi bem, mas pelo que falou você não usa a marcha mais leve. Se você trocar o pedivela de 3 coroas por um de 2 coroas vai continuar sem usar a marcha mais leve e ainda corre o risco de perder marcha mais pesada, pois um pedivela de 2 coroas vai vir geralmente com coroas de 36/26 ou 36/22.

essa informação que eu precisava, ja fico mais feliz.


Postado Por: rickronchi
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 08:58
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Um cassete bem escalonado para rodar em asfalto vale mais do esse monte de coisa que já dissemos.


Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Você deve estar enganado, ninguém aqui falou que tem alívio 2x10 essa configuração é Deore acima. Se não usa a coroa menor deixa ela de enfeite ou tira fora que terá um 2x9.
Pelo uso que você faz não vale a pena investir em um grupo 2x10 ele só vai ter marchas mais leves.

Se tá andando do jeito que falou bom pra você seria colocar um cassete 9v 11/28.

no quote abaixo, do primeiro post, ele deu a entender que tem alivio 2x10....
hoje meu setup é esse PEDIVELA Shimano ALIVIO M4050 HOLLOWTECH 175mm 40/30/22D INTEGRADO

Se eu quiser mais pra frente consigo fazer qual troca consideravel? quanto mais dentes na frente mais pesado?

Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Pessoal estou querendo adquirir uma bike bike na faixa dos 4k, com um grupo alívio, mas vejo que até o alívio novo veio com 2 coroas no pedivela, a tendência dos grupos do alívio para cima é vir com duas coroas ou uma. Não queria comprar um grupo e não ter peça depois.
 
O ideal para andar em em estradão ou asfalto não seria uma coroa de 40d que vem em um grupo de três coroas? Penso que uma coroa de 36d com o cog de 11 fica muito leve para estradão e asfalto.
 
Obs: Nunca testei, mas tinha uma bike aro 26 com a relação de 48 na coroa e 14 no catraca quando pegava umas decidas leves ficava girando em falso.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 09:21
no quote abaixo, do primeiro post, ele deu a entender que tem alivio 2x10....
hoje meu setup é esse PEDIVELA Shimano ALIVIO M4050 HOLLOWTECH 175mm 40/30/22D INTEGRADO

Se eu quiser mais pra frente consigo fazer qual troca consideravel? quanto mais dentes na frente mais pesado?
 
Não, eu disse que os grupos do alívio pra cima estão vindo com pedivela de duas coroas, mas não falei em cassete com 10 pinhões, no caso do alívio que eu saiba até o momento tem o 2x9 (duas coroas e 9 pinhões).
 
Quanto a troca que quer fazer, esse grupo não está te servindo?
 
E respondendo a sua pergunta, se você manter o mesmo cassete e aumentar o número de dentes do pedivela ficará mais pesado sim.
 
 



Postado Por: Gustavoct
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 09:31
Respondendo a pergunta do Post de forma simples. Não ! Não vão acabar nem tão cedo! Nem daqui a 10 anos... Peças de reposição para 21v tem aos montes no mercado. Agora se você pergunta sobre um grupo com nome específico, aí já depende do marketing. Mas com certeza teremos cassete, corrente, câmbios e passadores 9V. 

Bom pedal a todos


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 09:47
Isso mesmo se aumentar os dentes da coroa você vai ter marchas mais pesadas. Um exemplo prático.
Coroa 40T e cog 15T: 40/15=2,66 isso quer dizer que a cada volta completa no PDV a roda vai girar 2,66 voltas, isso x sua cadência e tamanho da roda mais o pneu será sua velocidade.
Se for Coroa 40T e cog 11T: 40/11= 3,63 porém fica mais pesado pra pedalar aí entra sua pernas mais a cadência.

Não quer dizer que aumentando a número de dentes vai andar mais, o que fará andar mais será uma cadência mais alta e um cassete de escalonamento com menos buracos. Aí entra o o seu objetivo. Se é MTB os buracos não influenciam muito, se é asfalto influenciam e muito. Quanto menor a diferença entre o número de dentes do cassete, menor é quebra de cadência e consequentemente a do ritmo da pedalada.
A quebra de cadência é como estar dirigindo e trocar da primeira marcha e cair na quarta ao invés da segunda.

Veja os exemplos abaixo de duas configurações de cassete, um 11/34 e um 11/28 em cadências diferentes. O PDV é o 22/30/40. Considerando um pneu 2.1 54x622

Uma cadência de 70rpm não é nada absurdo.

60 RPM 11/34


70 RPM 11/34


60 RPM 11/28


70RPM 11/28


Segue aqui dois pedais meus com bikes diferentes e relações diferentes também.

Pedal 100% asfalto PDV 26/40 e cassete 11/32 bike híbrida pneu 700/28


Pedal 75% estradão PDV 22/36, cassete 11/34 MTB com pneu 2.1 54-622


Postado Por: Vinicius Trevisan
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 10:01
Acho que é muita teoria/conceito pra quem vai usar uma bike de forma majoritariamente recreativa.

-------------
https://www.strava.com/athletes/1206610


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 10:26
Originalmente postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan escreveu:

Acho que é muita teoria/conceito pra quem vai usar uma bike de forma majoritariamente recreativa.


Se olhar a pergunta de abertura do tópico, não acredito que o uso seja tão recreativo, já que há uma preocupação com a falta de marchas pesadas já visando um pouco de performance e a intenção já é um uso misto de estradão e asfalto. Já considero entusiasta, onde também me enquadro
Uso recreativo ao meu olhar seria uma voltinha no parque, passeio de domingo em ciclovia e até nos arredores do sítio.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 10:40
Eu me considero um entusiasta, almejo participar de provas, não para chegar em primeiras posições, mas para me divertir. Quando ao tipo de pedal, tem dias que eu saio de casa querendo andar em um ritmo forte pra mim, tem dias que saio para andar numa boa. Eu sei que cada tipo de modalidade existe uma bike específica, mas acredito que assim como eu muitos usam a bike para a maioria das coisas, andar no asfalto, estradão, trilha, passear com os amigos, enfim, um monte de coisa, afinal a essência da bike é nos levar a lugares diferentes.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 10:45
JPS, já que seu limite é 4k, tenta pegar uma Caloi Elite que já é 2x10 com Deore.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1277377589-bicicleta-caloi-elite-2019-g19-frete-gratis-consulte-seu-cep-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1277377589-bicicleta-caloi-elite-2019-g19-frete-gratis-consulte-seu-cep-_JM


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 10:59
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

JPS, já que seu limite é 4k, tenta pegar uma Caloi Elite que já é 2x10 com Deore.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1277377589-bicicleta-caloi-elite-2019-g19-frete-gratis-consulte-seu-cep-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1277377589-bicicleta-caloi-elite-2019-g19-frete-gratis-consulte-seu-cep-_JM

Foi uma das que pensei, penso também na Soul SL329. Acredito que vai ter bastante bike nova nos próximos meses, estou pensando em ir no Shimano Fest que vai acontecer no fim do mês para ver as novidades.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 11:05
Você pode fazer o caminho inverso. Com os lançamentos 2020 as bikes 2019 precisam ser liberadas dos estoques. O bom é que vendo os lançamentos vai saber o que mudou de um ano pro outro. Na elite provavelmente vai ser a pintura pois a 18 e 19 são a mesma bike com pintura diferente.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 11:21
É verdade, com os lançamentos as de 2019 ficarão mais baratas.

Acredito que a Sense vai trazer algo de diferente. Já a Soul SL329 não vai mudar nada, só a cor, eu vi um comentário do Zorzo da Soul no Youtube, vão laçar a nova SL329 em outubro.

O jeito é aguardar um pouco e testar as bikes, esse negócio de grupo é muito pessoal, muitas vezes a pessoa defende um, mas nunca testou o outro, por isso é bom analisar bem o que vai comprar, mas discussão é boa.


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 12:09
Elite 2020 é com SX Eagle, 1 coroa, 11-50.

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Você pode fazer o caminho inverso. Com os lançamentos 2020 as bikes 2019 precisam ser liberadas dos estoques. O bom é que vendo os lançamentos vai saber o que mudou de um ano pro outro. Na elite provavelmente vai ser a pintura pois a 18 e 19 são a mesma bike com pintura diferente.


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 12:14
A linha MTB 2020 da Specialized é toda 1 coroa só.
A Rockhooper mais simples está com o Microshift Advent 1x9.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 12:15
Sim, ouvir as opiniões são válidas, mas é preciso fundamento. A resposta que dei com aqueles dados da calculadora de marchas e meus pedais foi para mostrar a realidade, o que eu uso. Equipamento nenhum supera o condicionamento físico, o "treino".
Já usei PDV 28/38/48 (asfalto) e 24/34/42 (asfalto e MTB) e com nenhum deles tive o rendimento em asfalto que tenho com o 26/40, simplesmente porque não tinha perna pra empurrar nenhuma das configurações anteriores, minha cadência era muito baixa, sempre tava fazendo força e morria no meio pedal.

Uma outra opção seria a GT Avalanche Elite 2019. Também 20V.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 12:17
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Elite 2020 é com SX Eagle, 1 coroa, 11-50.

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Você pode fazer o caminho inverso. Com os lançamentos 2020 as bikes 2019 precisam ser liberadas dos estoques. O bom é que vendo os lançamentos vai saber o que mudou de um ano pro outro. Na elite provavelmente vai ser a pintura pois a 18 e 19 são a mesma bike com pintura diferente.



Aquela verde? Se for cheguei a ver mesmo e nem tava lembrando. Vai cair ainda mais o preço da 19. Que já caiu bem.


Postado Por: hugoky
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 13:41
Em competição vai acabar, mas não por problema de peças e sim porque 3 coroas da muito problema com queda de corrente, peso, joga no praão, joga no pratinho, volta para o meio, pega uma prova com mais trilhas, pedras, lama, aí a corrente desce e não volta mais, só problema. Então o quem quer competir é melhor ir para 1 coroa ou 2. Mas para quem quer pedalar para se divertir,é válido usar sim, e sempre terá peças. Talvez suma as de 24v.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 13:48
Talvez uma coroa dupla sendo a maior de 38 dentes já melhor essa questão de girar em falso, tudo é questão de testar.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 13:51
Realmente o treino faz bastante diferença e um equipamento apropriado. Uma bike que acho muito legal é a Cannondale Trail 2020, mas ela vem com uma coroa e ainda por cima é de 30d, pra mim não serve.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 14:04
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Sim, ouvir as opiniões são válidas, mas é preciso fundamento. A resposta que dei com aqueles dados da calculadora de marchas e meus pedais foi para mostrar a realidade, o que eu uso. Equipamento nenhum supera o condicionamento físico, o "treino".
Já usei PDV 28/38/48 (asfalto) e 24/34/42 (asfalto e MTB) e com nenhum deles tive o rendimento em asfalto que tenho com o 26/40, simplesmente porque não tinha perna pra empurrar nenhuma das configurações anteriores, minha cadência era muito baixa, sempre tava fazendo força e morria no meio pedal.

Uma outra opção seria a GT Avalanche Elite 2019. Também 20V.

Eu sei que a GT tem um quadro mega conceituado, mas não sou muito chegado as bikes GT, eles fazem uma salada de tudo que é componente e essas marcas de fora aproveitam o nome para vender bikes caras com equipamentos simples, na minha opinião não compensa comprar bike importada, só se realmente for uma top de linha, acho que na faixa que eu quero (4k) tem muitas no mercado nacional.


Postado Por: Maquarte
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 15:55
Vai aqui meu humilde relato.
comecei a pedalar recentemente (vai fazer um ano) e já cogito em fazer upgrade para 1x12. 
Baseado em que? Simplesmente gosto de estar atualizado, satisfação pessoal em ter um bom produto, beleza e tal.
Minha bike é 30V deore com SLX. 90% do pedal no asfalto. Enfim ...
Na minha cabeça, ate pouco tempo atras fazia umas contas da relação que tenho hoje para uma 12V (só olhava as finais) e ja estava certo do que queria.
Apos esse tópico e um outro ( https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794.html ) acendeu a luz de alerta.
Mas falando de 30V que tenho hoje, sinto que me perco nas marchas, sinto que pareço estar usando errado (barulho) e para corrigir, fico "jogando" com k7 e coroas para não cruzar, alem de não ter perna para usar as relações mais pesadas ... e baseado nisso achava que 1x12 era a salvação da lavoura.
To vendo que não é bem assim!!!!


-------------
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 17:13
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Vai aqui meu humilde relato.
comecei a pedalar recentemente (vai fazer um ano) e já cogito em fazer upgrade para 1x12. 
Baseado em que? Simplesmente gosto de estar atualizado, satisfação pessoal em ter um bom produto, beleza e tal.
Minha bike é 30V deore com SLX. 90% do pedal no asfalto. Enfim ...
Na minha cabeça, ate pouco tempo atras fazia umas contas da relação que tenho hoje para uma 12V (só olhava as finais) e ja estava certo do que queria.
Apos esse tópico e um outro ( https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794.html ) acendeu a luz de alerta.
Mas falando de 30V que tenho hoje, sinto que me perco nas marchas, sinto que pareço estar usando errado (barulho) e para corrigir, fico "jogando" com k7 e coroas para não cruzar, alem de não ter perna para usar as relações mais pesadas ... e baseado nisso achava que 1x12 era a salvação da lavoura.
To vendo que não é bem assim!!!!



Faz isso não.
Uma relação 3x10 repete muita marcha e na realidade o maior problema das 3 coroas que ninguém fala e ainda não foi falado aqui é que nos extremos se combina no máximo 4 marchas antes da corrente começar a torcer.
Veja esta ilustração.



Em um conjunto 2x as coroas ficam mais pra dentro próximo ao central e isso permite você usar a coroa grande com todos os cogs do cassete e a menor idem, mas no geral só se vai até a metade do cassete pois marchas se repetem também.

Você disse que não usa as marchas mais pesadas, mas antes de fazer qualquer troca experimente converter seu PDV em um duplo. Já coloquei está foto aqui mas pra não precisar procurar vou por novamente.
Esse é um PDV alívio m4000 originalmente 22/30/40.
Comprei uma coroa 26T que entrou no lugar da 22T e a coroa 40T eu passei para o lado de dentro da aranha do PDV acertando assim o chain line.
Se colocar qual é a sua relação talvez possamos ajudar.

Aqui ele original com as 3 coroas.


Teste de encaixe da coroa do lado de dentro da aranha


Aqui com a nova coroa 26T e a 40T do lado de dentro.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 17:13
Eu acho que para o seu uso seria legal uma relação 2x9 ou 2x10, o grupo de 12v é um grupo bem específico para XCO, alta performance.
 
Um grupo de 12v é legal com o cassete 10-50, daí você não perde velocidade final, nem a marcha leve, mas mesmo assim acho que é desperdíco usar um grupo desses quando se roda em 90% asfalto.
 
Novamente, é minha opinião, e a sua bike tá fácil de trocar para 2x10.


Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 17:16
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Vai aqui meu humilde relato.
comecei a pedalar recentemente (vai fazer um ano) e já cogito em fazer upgrade para 1x12. 
Baseado em que? Simplesmente gosto de estar atualizado, satisfação pessoal em ter um bom produto, beleza e tal.
Minha bike é 30V deore com SLX. 90% do pedal no asfalto. Enfim ...
Na minha cabeça, ate pouco tempo atras fazia umas contas da relação que tenho hoje para uma 12V (só olhava as finais) e ja estava certo do que queria.
Apos esse tópico e um outro ( https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794.html ) acendeu a luz de alerta.
Mas falando de 30V que tenho hoje, sinto que me perco nas marchas, sinto que pareço estar usando errado (barulho) e para corrigir, fico "jogando" com k7 e coroas para não cruzar, alem de não ter perna para usar as relações mais pesadas ... e baseado nisso achava que 1x12 era a salvação da lavoura.
To vendo que não é bem assim!!!!



nao tem salvacao da lavoura.
tem que treinar bastante para usar o que a sua bike oferece e parar um pouvo para entrnder a questao do cruzamento de corrente, que e bem simples.


Postado Por: cdamaso
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 17:45
A opinião do pessoal aqui até que está bem dividida, eu sou dos que acredita que o Alivio 3x9 de hoje é o Tourney 3x9 de amanhã, não vejo problemas nisso desde que a qualidade não caia. Um dia pode ser que 3x9 acabe, e pode ser quando o SLX de hoje se torne Tourney, até lá vai demorar muito.

Quando precisar trocar as coroas do meu pedivela eu pretendo fazer a experiência de rodar com grupo 2x9 por um tempo pra ver se me adapto, e mesmo que me adapte, tenho vontade de adquirir uma Full Suspencion, gostaria muito que esse futura bike tivesse um grupo 2x10 ou 2x11, então voltaria minha atual ao 3x9.

PS: Estava procurando sobre converter 3x9 em 2x9 e cai nesse tópico kkkk Futuramente pretendo substituir as coroas do meu pedivela M4000 22/30/40, removendo a coroa maior e deixando 22/36 ou 24/38, pelo que vi é só substituir as coroas e ajustar o batente do cambio dianteiro.

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Vai aqui meu humilde relato.
comecei a pedalar recentemente (vai fazer um ano) e já cogito em fazer upgrade para 1x12. 
Baseado em que? Simplesmente gosto de estar atualizado, satisfação pessoal em ter um bom produto, beleza e tal.
Minha bike é 30V deore com SLX. 90% do pedal no asfalto. Enfim ...
Na minha cabeça, ate pouco tempo atras fazia umas contas da relação que tenho hoje para uma 12V (só olhava as finais) e ja estava certo do que queria.
Apos esse tópico e um outro ( https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794.html ) acendeu a luz de alerta.
Mas falando de 30V que tenho hoje, sinto que me perco nas marchas, sinto que pareço estar usando errado (barulho) e para corrigir, fico "jogando" com k7 e coroas para não cruzar, alem de não ter perna para usar as relações mais pesadas ... e baseado nisso achava que 1x12 era a salvação da lavoura.
To vendo que não é bem assim!!!!



Faz isso não.
Uma relação 3x10 repete muita marcha e na realidade o maior problema das 3 coroas que ninguém fala e ainda não foi falado aqui é que nos extremos se combina no máximo 4 marchas antes da corrente começar a torcer.
Veja esta ilustração.



Em um conjunto 2x as coroas ficam mais pra dentro próximo ao central e isso permite você usar a coroa grande com todos os cogs do cassete e a menor idem, mas no geral só se vai até a metade do cassete pois marchas se repetem também.

Você disse que não usa as marchas mais pesadas, mas antes de fazer qualquer troca experimente converter seu PDV em um duplo. Já coloquei está foto aqui mas pra não precisar procurar vou por novamente.
Esse é um PDV alívio m4000 originalmente 22/30/40.
Comprei uma coroa 26T que entrou no lugar da 22T e a coroa 40T eu passei para o lado de dentro da aranha do PDV acertando assim o chain line.
Se colocar qual é a sua relação talvez possamos ajudar.

Aqui ele original com as 3 coroas.


Teste de encaixe da coroa do lado de dentro da aranha


Aqui com a nova coroa 26T e a 40T do lado de dentro.


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 17:52
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Sim, ouvir as opiniões são válidas, mas é preciso fundamento. A resposta que dei com aqueles dados da calculadora de marchas e meus pedais foi para mostrar a realidade, o que eu uso. Equipamento nenhum supera o condicionamento físico, o "treino".
Já usei PDV 28/38/48 (asfalto) e 24/34/42 (asfalto e MTB) e com nenhum deles tive o rendimento em asfalto que tenho com o 26/40, simplesmente porque não tinha perna pra empurrar nenhuma das configurações anteriores, minha cadência era muito baixa, sempre tava fazendo força e morria no meio pedal.

Uma outra opção seria a GT Avalanche Elite 2019. Também 20V.


Eu sei que a GT tem um quadro mega conceituado, mas não sou muito chegado as bikes GT, eles fazem uma salada de tudo que é componente e essas marcas de fora aproveitam o nome para vender bikes caras com equipamentos simples, na minha opinião não compensa comprar bike importada, só se realmente for uma top de linha, acho que na faixa que eu quero (4k) tem muitas no mercado nacional.



Tirando a caloi que vem full alivio, a maioria das bikes de entrada no valor de 4k vem com salada de grupos, isso barateia o preço final, e na maioria dos casos a diferença não é sentida...

-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: rickronchi
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 18:06
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Vai aqui meu humilde relato.
comecei a pedalar recentemente (vai fazer um ano) e já cogito em fazer upgrade para 1x12. 
Baseado em que? Simplesmente gosto de estar atualizado, satisfação pessoal em ter um bom produto, beleza e tal.
Minha bike é 30V deore com SLX. 90% do pedal no asfalto. Enfim ...
Na minha cabeça, ate pouco tempo atras fazia umas contas da relação que tenho hoje para uma 12V (só olhava as finais) e ja estava certo do que queria.
Apos esse tópico e um outro ( https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794. - https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794.html) acendeu a luz de alerta.
Mas falando de 30V que tenho hoje, sinto que me perco nas marchas, sinto que pareço estar usando errado (barulho) e para corrigir, fico "jogando" com k7 e coroas para não cruzar, alem de não ter perna para usar as relações mais pesadas ... e baseado nisso achava que 1x12 era a salvação da lavoura.
To vendo que não é bem assim!!!!



nao tem salvacao da lavoura.
tem que treinar bastante para usar o que a sua bike oferece e parar um pouvo para entrnder a questao do cruzamento de corrente, que e bem simples.

acho que cruzei  a minha nas marchas menores essa semana, quase me matei kk


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 18:48
Algumas funções como multi release, instant release sempre ficaram só na gama XT e XTR.
O gatilho que pode ser empurrado com o dedão ou puxado com o indicador também sempre esteve do Alivio para cima.
A Shimano não leva materiais nem algumas tecnologias para as gamas inferiores.
Tourney sempre vai ser esse misto de plástico e aço, nunca que ela vai botar carbono e titânio no Tourney, bem como trocadores mais decentes.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 22:31
Creio q até o Acera tudo chega, demora mas chega. Até no trocador da Sunrace de 7/8 e 9V tem Dual Release. Se bem q nem sei qual a grande diferença, se é que há. Meus primeiros trocadores Shimano eram semelhantes aos que Sram X3 e X4 são, de tempos mais recentes.


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 13 Ago 2019 as 23:23
Podem até embarcar as tecnologias em efeito cascata, mas não a qualidade dos materiais...

O Tourney de hoje não tem a mesma qualidade de um XTR ou XT de antigamente...

Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

A opinião do pessoal aqui até que está bem dividida, eu sou dos que acredita que o Alivio 3x9 de hoje é o Tourney 3x9 de amanhã, não vejo problemas nisso desde que a qualidade não caia. Um dia pode ser que 3x9 acabe, e pode ser quando o SLX de hoje se torne Tourney, até lá vai demorar muito


-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: Neto1
Data de Publicação: 14 Ago 2019 as 06:59
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Podem até embarcar as tecnologias em efeito cascata, mas não a qualidade dos materiais...

O Tourney de hoje não tem a mesma qualidade de um XTR ou XT de antigamente...

Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

A opinião do pessoal aqui até que está bem dividida, eu sou dos que acredita que o Alivio 3x9 de hoje é o Tourney 3x9 de amanhã, não vejo problemas nisso desde que a qualidade não caia. Um dia pode ser que 3x9 acabe, e pode ser quando o SLX de hoje se torne Tourney, até lá vai demorar muito


Às vezes nem os próprios modelos tem a mesma qualidade.
Tem aquele grupo Altus Japonês que a turma elogia muito e falam que é indescritível.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 14 Ago 2019 as 07:24
Primeiro 8V foi o XTR em 92. Quando 9V chegou no Torney? Só fazer as contas. Pergunta: Torney 8V é melhor que XTR 8V 1992? E o peso entre eles?


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 14 Ago 2019 as 08:39
Talvez em capacidade total seja ate superior, porem no quesito material: Alumínio vs Plastico; Roldanas Rolamentos selados vs roldanas de buchas, Pinos e Parafusos com tratamento anti-corrosão vs Simples...  E por ai vai, podem embarcar novas tecnologias (Shadow, Capacidade Total, Tipo de Puxada e Passada), mas nunca um grupo recreativo terá o mesmo acabamento e materiais dos grupos de competição... 

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Primeiro 8V foi o XTR em 92. Quando 9V chegou no Torney? Só fazer as contas. Pergunta: Torney 8V é melhor que XTR 8V 1992? E o peso entre eles?


-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 14 Ago 2019 as 09:17
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Talvez em capacidade total seja ate superior, porem no quesito material: Alumínio vs Plastico; Roldanas Rolamentos selados vs roldanas de buchas, Pinos e Parafusos com tratamento anti-corrosão vs Simples...  E por ai vai, podem embarcar novas tecnologias (Shadow, Capacidade Total, Tipo de Puxada e Passada), mas nunca um grupo recreativo terá o mesmo acabamento e materiais dos grupos de competição... 

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Primeiro 8V foi o XTR em 92. Quando 9V chegou no Torney? Só fazer as contas. Pergunta: Torney 8V é melhor que XTR 8V 1992? E o peso entre eles?


Até saiu errado o que escrevi.

XTR 8V saiu em 1992 e Tourney 8V acho que saiu em 2017. 25 anos depois. E, como você disse, eles tem as ideias gerais, mas nunca serão iguais nos pequenos melhoramentos. Logo, não sou eu que disposto a esperar 3 décadas para ter algo bom. Por outro lado, mesmo que eu gaste no presente numa transmissão mais cara, não é isso que vai me afetar financeiramente nos próximos 30 anos. LOL


Postado Por: misera
Data de Publicação: 14 Ago 2019 as 09:19
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Vai aqui meu humilde relato.
comecei a pedalar recentemente (vai fazer um ano) e já cogito em fazer upgrade para 1x12. 
Baseado em que? Simplesmente gosto de estar atualizado, satisfação pessoal em ter um bom produto, beleza e tal.
Minha bike é 30V deore com SLX. 90% do pedal no asfalto. Enfim ...
Na minha cabeça, ate pouco tempo atras fazia umas contas da relação que tenho hoje para uma 12V (só olhava as finais) e ja estava certo do que queria.
Apos esse tópico e um outro ( https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794.html ) acendeu a luz de alerta.
Mas falando de 30V que tenho hoje, sinto que me perco nas marchas, sinto que pareço estar usando errado (barulho) e para corrigir, fico "jogando" com k7 e coroas para não cruzar, alem de não ter perna para usar as relações mais pesadas ... e baseado nisso achava que 1x12 era a salvação da lavoura.
To vendo que não é bem assim!!!!



Faz isso não.
Uma relação 3x10 repete muita marcha e na realidade o maior problema das 3 coroas que ninguém fala e ainda não foi falado aqui é que nos extremos se combina no máximo 4 marchas antes da corrente começar a torcer.
Veja esta ilustração.



Em um conjunto 2x as coroas ficam mais pra dentro próximo ao central e isso permite você usar a coroa grande com todos os cogs do cassete e a menor idem, mas no geral só se vai até a metade do cassete pois marchas se repetem também.

Você disse que não usa as marchas mais pesadas, mas antes de fazer qualquer troca experimente converter seu PDV em um duplo. Já coloquei está foto aqui mas pra não precisar procurar vou por novamente.
Esse é um PDV alívio m4000 originalmente 22/30/40.
Comprei uma coroa 26T que entrou no lugar da 22T e a coroa 40T eu passei para o lado de dentro da aranha do PDV acertando assim o chain line.
Se colocar qual é a sua relação talvez possamos ajudar.

Aqui ele original com as 3 coroas.


Teste de encaixe da coroa do lado de dentro da aranha


Aqui com a nova coroa 26T e a 40T do lado de dentro.


Eu tbm tinha pra mim que era assim que funcionava , até que o Ismah disse que não e aí que eu fui ver.



A menor é um pouco mais pra fora pra poder ser usada com os cogs menores e a maior um pouco mais pra dentro que a grande do triplo porém menos que a do meio de um triplo , a grande com grande fica mais torcida que usando a do meio do triplo com grande.


Postado Por: JPS
Data de Publicação: 14 Ago 2019 as 10:08
Acredito que as correntes feitas para serem usadas em grupos de apenas uma coroa tem uma tecnologia especial, justamente para eevitar o desgate prematuro, quebras, visto que a torção é grande.
 
Agora as correntes de 18v não são as mesmas das de 27v? E as de 20v, será que eles se preocupam tanto com essa questão de torção, sendo que o grupo tem duas coroas?
 
Me corrigam se eu estiver errado.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 14 Ago 2019 as 10:17
18 e 27 são as mesmas , se 1x tem tecnologia especial eu não sei.


Postado Por: Maquarte
Data de Publicação: 14 Ago 2019 as 10:36
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:


Faz isso não.
Uma relação 3x10 repete muita marcha e na realidade o maior problema das 3 coroas que ninguém fala e ainda não foi falado aqui é que nos extremos se combina no máximo 4 marchas antes da corrente começar a torcer.
Veja esta ilustração.




Pois é Hugo, no dia a dia notasse facilmente isso da foto ... naturalmente tendo sempre usar só a coroa do meio, que tem 32T. Mas quando tende a ir para as "catracas" menores (velocidade vai aumentando), parece não esta trabalhando da forma ideal ... ai para compensar, subo para a coroa 42T, mas para manter a cadencia tenho que jogar o cambio traseiro para as catracas maiores ... nessa jogada la se vão umas 4 passadas de marcha, tem o oposto também, quando a velocidade vai caindo .... e é justamente disso que queria fujir. Na minha cabeça, numa 1x12 uma unica passada faria esse serviço que hoje passo umas 4


-------------
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net