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Dica - Diminuir curso da mente freio hidraulico

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
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Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 18:32
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Tópico: Dica - Diminuir curso da mente freio hidraulico
Postado Por: MERIDA
Assunto: Dica - Diminuir curso da mente freio hidraulico
Data de Publicação: 08 Jul 2019 as 10:39
Vou deixar aqui minha experiência com freio Hidráulico, seja Shimano ou Tektro.

Já estava um pouco chateado com desempenho dos freios, pois no Tektro era preciso ter muito curso na manete pra começar a acionar os freios, isso deixava a regulagem da distância da manete muito longe do dedo.

O que fiz foi o seguinte:

Primeiro você vai soltar toda regulagem  da manete deixando ela longe do guidão.

Solte o cáliper e tire as pastilhas boas que você usa.

Instale pastilhas gastas que já não tem material.

Recoloque o cáliper e o centralize.

Abra o parafuso de sangria na manete e bombe a manente até o fluído abaixar.

Note que os pistões da pinça vão começando a ficar mais próximo do disco, adicione mais óleo e bombe novamente.

Repita o processo várias vezes.

Feche o sangrador na manete, re-instale as pastilhas antiga e a centralize novamente.

Se existir alguma dificuldade em recolocar o cáliper porque as pastilhas ficaram muito próximas, basta abrir o sangrador na manente novamente e afastar as pastilhas.

Ajuste novamente a distância da manete.


Pronto, agora o freio estará "justo" com pouco curso. Eu usei óleo mineral singer (já uso faz anos) e não tive problemas com desempenho do freio, porém também não sou profissional e nem faço downhill. Use por sua conta e risco.



Respostas:
Postado Por: MarcioRodrigues
Data de Publicação: 08 Jul 2019 as 12:50
Rapaz, óleo mineral da Shimano já e ruim Por isso existe o ICETECH que aguenta ate perto dos 200graus, agora óleo Singer e feito para Lubrificar, ele se decompõe se aquecido acima de 60Graus, Faz isso não. Coloca sua Segurança em Risco, compre o Óleo Mineral Shimano no ML vende e algo que se estiver certinho vai durar mais de ano, sem precisar mexer.


Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 08 Jul 2019 as 14:58
Fiquei surpreso agora, óleo singer nos freios é a primeira vez que ouço falar LOL


Postado Por: Paulo-Natal
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 05:01
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Fiquei surpreso agora, óleo singer nos freios é a primeira vez que ouço falar LOL


Viram essa? (4’44”). Ele diz que vai dar o resultado em um ano, mas não achei. https://youtu.be/drBghc6GSWQ" rel="nofollow - Video

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Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 08:49
Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Fiquei surpreso agora, óleo singer nos freios é a primeira vez que ouço falar LOL


Viram essa? (4’44”). Ele diz que vai dar o resultado em um ano, mas não achei. https://youtu.be/drBghc6GSWQ" rel="nofollow - Video
Óleo mineral shimano não ta entre as coisas mais baratas existentes (+ ou - 120 o litro) mas convenhamos que freios não são algo que se mexe o tempo inteiro, na verdade é algo que quanto menos mexer melhor, agora, tem gente que gosta de testar essas gambiarras, se não vê problema em arriscar ter uma falha ou danificar os freios, vão em frente.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 10:31
Pq precisa ser óleo shimano e não fluído de freio automotivo, que custa R$15 o litro?

Não estaríamos pagando pelo fetiche do rótulo?




Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 10:37
Para desmistificar o fetiche:

https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids. - https://bike.shimano.com/en-US/information/news/mineral-oil-brake-fluids.html


"De modo geral, os freios a disco hidráulicos projetados para bicicletas usarão um fluido de óleo mineral ou um fluido DOT automotivo."

 Aspectos positivos do caríssimo óleo mineral shimano:

- Não agride a pintura como os fluídos DOT automotivos;
- Não absorve água como os fluídos DOT automotivos;

Ou seja, se paga 10X a mais para em caso de vazamento de fluído não danificar a pintura ou então para não necessitar manutenção constante de troca de óleo (que muitos fazem seguidamente).

RESUMÃO:

Pode usar óleo DOT automotivo deboas, R$15 o litro, tomando o devido cuidado de proteger as partes pintadas da bike antes da manutenção e trocando o fluído com regularidade de no máximo 1 ano.


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 10:38
Se for freio SRAM usa sim fluido de freio automotivo.
Todos os outros freios usam óleo mineral, não fluido de freio.

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Pq precisa ser óleo shimano e não fluído de freio automotivo, que custa R$15 o litro?

Não estaríamos pagando pelo fetiche do rótulo?




Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 10:48
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Para desmistificar o fetiche:

https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids" rel="nofollow - https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids . - https://bike.shimano.com/en-US/information/news/mineral-oil-brake-fluids.html" rel="nofollow - https://bike.shimano.com/en-US/information/news/mineral-oil-brake-fluids.html


"De modo geral, os freios a disco hidráulicos projetados para bicicletas usarão um fluido de óleo mineral ou um fluido DOT automotivo."

 Aspectos positivos do caríssimo óleo mineral shimano:

- Não agride a pintura como os fluídos DOT automotivos;
- Não absorve água como os fluídos DOT automotivos;

Ou seja, se paga 10X a mais para em caso de vazamento de fluído não danificar a pintura ou então para não necessitar manutenção constante de troca de óleo (que muitos fazem seguidamente).

RESUMÃO:

Pode usar óleo DOT automotivo deboas, R$15 o litro, tomando o devido cuidado de proteger as partes pintadas da bike antes da manutenção e trocando o fluído com regularidade de no máximo 1 ano.
Estaria certo, se não estivesse errado, SRAM usa DOT, Shimano usa óleo mineral.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 10:55
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Para desmistificar o fetiche:

https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids - https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids. - https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids. - https://bike.shimano.com/en-US/information/news/mineral-oil-brake-fluids.html


"De modo geral, os freios a disco hidráulicos projetados para bicicletas usarão um fluido de óleo mineral ou um fluido DOT automotivo."

 Aspectos positivos do caríssimo óleo mineral shimano:

- Não agride a pintura como os fluídos DOT automotivos;
- Não absorve água como os fluídos DOT automotivos;

Ou seja, se paga 10X a mais para em caso de vazamento de fluído não danificar a pintura ou então para não necessitar manutenção constante de troca de óleo (que muitos fazem seguidamente).

RESUMÃO:

Pode usar óleo DOT automotivo deboas, R$15 o litro, tomando o devido cuidado de proteger as partes pintadas da bike antes da manutenção e trocando o fluído com regularidade de no máximo 1 ano.
Estaria certo, se não estivesse errado, SRAM usa DOT, Shimano usa óleo mineral.

E o que tem de especial no freio shimano que não pode usar DOT como nos SRAM?

NADA! Absolutamente nada, a não ser o aspecto comercial da shimano vender um óleo por R$115 o litro LOLLOLLOLLOLLOL



Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 10:58
Motivos pelos quais a shimano utiliza óleo mineral nos freios ao invés de DOT:

- Não corre o risco de danificar a pintura da bike;
- Não agride a pele sensível das mãos dos mecânicos;
- Não absorve água e por consequência diminuindo o ponto de ebulição, diminuindo a necessidade de manutenção;

Ou seja:

- Se você é cuidadoso e não lambuza toda a bike com óleo durante a manutenção;
- Se você é galo cinza e não liga para ressecar as peles das mãos;
- Se você mantém um plano de manutenção da bike com troca do fluído 1x por ano;

Atendendo os 3 critérios acima, pode usar fluído DOT sem medo. Os R$100 de economia pode tomar em cerveja, fazer upgrades, agradar a patroa, etc.


Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 11:08
Pode ser usado o óleo que o usuário quiser, até de cozinha se preferir, mas pra mim é o tipo de economia que não justifica, claro que se faz manutenções constantes ok, mas no caso de uma manutenção anual, é melhor usar o que o fabricante recomenda.


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 15:24
Usar fluido DOT em freio Shimano e afins vai corroer os componentes internos. Os materiais usados não são compatíveis com esse fluido.


Postado Por: Paulo-Natal
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 16:17
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Pode ser usado o óleo que o usuário quiser, até de cozinha se preferir, mas pra mim é o tipo de economia que não justifica, claro que se faz manutenções constantes ok, mas no caso de uma manutenção anual, é melhor usar o que o fabricante recomenda.

Concordo inteiramente, Caio. Na verdade postei o video do Seth Hacks (que com certeza fez por zoeira e views) só como uma curiosidade. Acho que numa emergência da para usar até óleo de cozinha mesmo, mas por economia acho (opinião pessoal, por favor) uma tolice. 

120,00 o litro! Quanto um litro de fluido vai durar em manutenções? Anos! A gente gasta com tanta coisa na bike, precisa ter uma coisa confiável que funcione perfeitamente na hora certa (freios!) e vai deixar de gastar 100,00 em um ano ou dois, talvez nem isso, para tomar de cerveja? Não vejo sentido.


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Postado Por: Paulo-Natal
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 16:18
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Usar fluido DOT em freio Shimano e afins vai corroer os componentes internos. Os materiais usados não são compatíveis com esse fluido.

Pois é. Como diz o velho ditado... "a economia é a base da porcaria".


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Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 16:43
Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Pode ser usado o óleo que o usuário quiser, até de cozinha se preferir, mas pra mim é o tipo de economia que não justifica, claro que se faz manutenções constantes ok, mas no caso de uma manutenção anual, é melhor usar o que o fabricante recomenda.

Concordo inteiramente, Caio. Na verdade postei o video do Seth Hacks (que com certeza fez por zoeira e views) só como uma curiosidade. Acho que numa emergência da para usar até óleo de cozinha mesmo, mas por economia acho (opinião pessoal, por favor) uma tolice. 

120,00 o litro! Quanto um litro de fluido vai durar em manutenções? Anos! A gente gasta com tanta coisa na bike, precisa ter uma coisa confiável que funcione perfeitamente na hora certa (freios!) e vai deixar de gastar 100,00 em um ano ou dois, talvez nem isso, para tomar de cerveja? Não vejo sentido.

O óleo DOT é um óleo que precisa seguir exigências de fabricação da Department of Transportation (DOT - daí o nome), os padrões são para manter o desempenho do fluido em certas temperaturas, altas ou baixas e a temperatura de ebulição, em suma, isso quer dizer que o DOT tecnimante são parecidos, variando pouca coisa entre os fabricantes. O óleo mineral, no entanto não é regido por órgão regulador nenhum, muito menos tem que seguir algum padrão, ou seja, os compostos do óleo da Shimano e da Magura, por exemplo, foram fabricados seguindo as exigências e os testes próprios de cada empresa.

O que isso significa? Significa que mesmo que você use um óleo mineral (ou DOT) que não seja o recomendado pelo fabricante do equipamento, pode ser que ocorra alguma falha ou prejudique os freios, vedações, potência de frenagem etc. 

Resumindo o que penso: É o óleo que o fabricante recomenda? Use, ele custa R$ 120,00 o litro, mas não vai 1 L de fluido nas mangueiras, ou seja, o custo é bem menor, é o tipo de economia burra, não faz sentido pagar R$ 1300,00 ou R$ 2.500,00 em freios Magura e usar óleo DOT porque é mais barato.

 


Postado Por: Paulo-Natal
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 16:59
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Resumindo o que penso: É o óleo que o fabricante recomenda? Use, ele custa R$ 120,00 o litro, mas não vai 1 L de fluido nas mangueiras, ou seja, o custo é bem menor, é o tipo de economia burra, não faz sentido pagar R$ 1300,00 ou R$ 2.500,00 em freios Magura e usar óleo DOT porque é mais barato.

Concordo 110%.


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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 18:07
Comprar Ferrari e fazer rabo de galo (50% álcool/50% gasolina)


Postado Por: Paulo-Natal
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 21:10
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Comprar Ferrari e fazer rabo de galo (50% álcool/50% gasolina)


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Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 22:03
Imagino se fosse freio mecânico, perigoso usar cordinha do varal ao invés de cabo, afinal, é mais barato e faz o mesmo serviço LOL


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 22:05
Se você usa um freio mecânico, pode colocar no lugar do cabo de aço, barbante, afinal custa 10 reais o cabo de aço, e o barbante 10 centavos, com o dinheiro que sobra você faz uns Up's, compra breja e ate um presente para a patroa.

Quando eu li alguns comentários acima, foi exatamente o que eu compreendi.



-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 22:05
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Imagino se fosse freio mecânico, perigoso usar cordinha do varal ao invés de cabo, afinal, é mais barato e faz o mesmo serviço LOL

Pensamos a mesma coisa....

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Postado Por: leandro1857
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 23:12
pode ate usar outros fluido com freio shimano mas tenha em mente q vai diminuir o tempo de vida util dele.
pra galera da economia: na farmácia vende óleo mineral , menos de 10reias frasco de 350ml e dá até pra tomar! 


Postado Por: MarcioRodrigues
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 08:43
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Para desmistificar o fetiche:

https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids. - https://bike.shimano.com/en-US/information/news/mineral-oil-brake-fluids.html


"De modo geral, os freios a disco hidráulicos projetados para bicicletas usarão um fluido de óleo mineral ou um fluido DOT automotivo."

 Aspectos positivos do caríssimo óleo mineral shimano:

- Não agride a pintura como os fluídos DOT automotivos;
- Não absorve água como os fluídos DOT automotivos;

Ou seja, se paga 10X a mais para em caso de vazamento de fluído não danificar a pintura ou então para não necessitar manutenção constante de troca de óleo (que muitos fazem seguidamente).

RESUMÃO:

Pode usar óleo DOT automotivo deboas, R$15 o litro, tomando o devido cuidado de proteger as partes pintadas da bike antes da manutenção e trocando o fluído com regularidade de no máximo 1 ano.

Cara eu só uso, freio Sram, acho muito melhor que shimano e outros de fluido Mineral, Nunca fiquei sem freio descendo Castelhanos, Pico do Gaviao, taturana, em quanto outros amigos relatam que o freio fica borrachudo (aquecimento)

quanto a troca do Fluido, o meu Elixir CR, já esta a 4 anos com o mesmo Fluido, nunca deu pipino.
exitem carros que nunca trocaram os Fluidos de freio só completa conforme necessidade.

uso DOT5.1 no meu elixir ele mantém a integridade ate 600Graus, quanto o Óleo Mineral ja perde Fluidez na casa dos 200, para melhorar essa falha a Shimano usa a Tecnologia ICETECH nos discos e pastilhas, e realmente melhora muito( mais tem um bom custo também)


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 09:18
Originalmente postado por MarcioRodrigues MarcioRodrigues escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Para desmistificar o fetiche:

https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids. - https://bike.shimano.com/en-US/information/news/mineral-oil-brake-fluids.html


"De modo geral, os freios a disco hidráulicos projetados para bicicletas usarão um fluido de óleo mineral ou um fluido DOT automotivo."

 Aspectos positivos do caríssimo óleo mineral shimano:

- Não agride a pintura como os fluídos DOT automotivos;
- Não absorve água como os fluídos DOT automotivos;

Ou seja, se paga 10X a mais para em caso de vazamento de fluído não danificar a pintura ou então para não necessitar manutenção constante de troca de óleo (que muitos fazem seguidamente).

RESUMÃO:

Pode usar óleo DOT automotivo deboas, R$15 o litro, tomando o devido cuidado de proteger as partes pintadas da bike antes da manutenção e trocando o fluído com regularidade de no máximo 1 ano.

Cara eu só uso, freio Sram, acho muito melhor que shimano e outros de fluido Mineral, Nunca fiquei sem freio descendo Castelhanos, Pico do Gaviao, taturana, em quanto outros amigos relatam que o freio fica borrachudo (aquecimento)

quanto a troca do Fluido, o meu Elixir CR, já esta a 4 anos com o mesmo Fluido, nunca deu pipino.
exitem carros que nunca trocaram os Fluidos de freio só completa conforme necessidade.

uso DOT5.1 no meu elixir ele mantém a integridade ate 600Graus, quanto o Óleo Mineral ja perde Fluidez na casa dos 200, para melhorar essa falha a Shimano usa a Tecnologia ICETECH nos discos e pastilhas, e realmente melhora muito( mais tem um bom custo também)

Falar com uma pessoa do mesmo nível de conhecimento é outro assunto ClapClapClapClapClap

Então amigo, DOT 5.1 é a base de silicone, não sendo higroscópico como os outros DOT clase 3 e 4. Deste modo, ele não absorve umidade e com isso não perde desempenho com o passar do tempo. Pra min é a melhor opção em termos de fluído de freio para se utilizar nas bikes.

Acho muito engraçado esse pessoal comédia que paga fortunas pq "o fabricante recomenda" LOLLOLLOLLOLLOLLOL mas beleza cada um dá o devido valor ao seu dinheiro


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 09:35

Bem vamos lá.



Quantos ml usa um freio? Uns 20 ml? Com uma simples regra de 3 chega-se ao preço de 20 ml baseado em R$ 120,00/l. 20 ml = R$ 2,40. Obviamente, mesmo usando apenas 20 ml se você levar no mecânico você pagará mais caro, mas aí está inclusa a mão de obra e tanto faz se vai óleo de soja ou fluído original. Sei também que não tem como comprar 20 ml de óleo, mas se compra uma vez na vida e vai usando até acabar. Ou faz um consórcio com alguns amigos. Kkk Pela mesma regra de 3 pode ver quanto custa cada cm do cabo de aço para freio mecânico e do varal.



Agora vamos falar dos tipos de fluídos.



Todo óleo mineral sofre um pouco de compressibilidade uns mais e outros menos. Mas isso é tão perceptível quando alguém perceber a dilatação dos conduítes de freio. Eles são usados desde muito tempo atrás em sistemas de suspensão da Citroën. Vantagem deles é não ser hidrofóbicos, coisa que um DOT não é, exceção ao 5 que tem outros problemas. Apesar dos sistemas serem fechados, é impossível que um pouco de umidade não entre. Por isso um DOT tem prazo de validade ao contrário de um óleo mineral. Como o prazo do óleo é indeterminado, ele pode ser usado Ad aeternum, tanto é que as forças armadas dos EUA usam óleo mineral nos seus veículos para melhorar a logística. Assim como usam também o mesmo tipo de combustível entre seus veículos e helicópteros.

 


Não sei se esse Pico do Gavião é o que vêm depois da subida da Lello, mas desço lá direto, assim como Taturana e depois se sobe até a placa e desce pelo single a direita, macaco, coruja, Jacu Aloprado, Saracura, Pico do Lopo, Pico do Lobo Guará, etc.  Tudo com Shimano. Para ter certeza que seu Sram funciona melhor que Shimano você deve usar os 2 e não se basear em amigos, pois a tocada é diferente, o peso é diferente, etc. Tem cara que anda comigo que anda de disco 160mm na frente e acha que é o suficiente, assim como andam com pastilhas de resina e elas duram mais que minhas metálicas. Embora Exilir nem seja  Sram propriamente dito. Já tive o 1 e o 3. Piores freios que tive na vida, não por causa de DOT, mas porque é fraco mesmo. Sem falar que alguns Avid não tinham reservatório de expansão e quando esquentavam, simplesmente o manete travava. Quanto ao fato de ficar borrachudo, não tem nada a ver com o fluído e sim com fading das pastilhas, e isso tem mesmo mais ocorrência em pastilhas de resina, por isso a Shimano veio com essa parafernália de Ice Tech e não devido ao fluído. Lembrando que Trickstuff só usa pastilha de resina e óleo vegetal.

 


Temperatura de ebulição do meio não diz nada. Tem freio que usa água que ferve a 100º C a nível do mar, menos em altitude e um pouco mais em sistemas fechados pressurizados. Lógica é que água esquenta menos e não se consegue fazer ela chegar ao ponto de ebulição em nenhuma frenagem. Fluído da Magura tem o menor ponto de ebulição e é usado por várias equipes na Copa do Mundo, inclusive por Loic Bruni que já venceu algumas esse ano no DH. Será que ele usa Magura com DOT 5.1 que ferve a 600º C?LOL

 


Fading ocorre com pastilhas orgânicas, de resina, etc., em conjunto com discos pequenos onde a temperatura aumenta muito e cria-se uma camada de gás entre as pastilhas e o disco.

Temos ainda a terceira camada para completar o conjunto de atrito entre pastilhas/discos. Este termo é usado para uma mistura de algumas substâncias e materiais envolvidos no processo de frenagem. É uma camada resultante de produtos orgânicos carbonizados, sulfureto de metal e óxidos metálicos, e outros componentes não reativos do material de atrito da pastilha e do disco. É criada durante o assentamento das pastilhas. Pequenas partículas de material de atrito e do disco liberadas durante o assentamento, são capturadas pelas irregularidades da superfície dos componentes que estão interagindo. A mistura resultante tem uma composição diferente daquela das peças originais, ou seja, da pastilha e disco de freio. Durante a frenagem, a terceira camada separa o material de atrito da pastilha do disco de freio, impedindo com que os componentes metálicos do material de atrito grudem entre si e se fundam com o disco. Este processo envolve o fenômeno que os especialistas chamam de “adesão” e “micro-solda”.  Enquanto a terceira camada existir, o coeficiente de atrito permanece estável, o que se traduz diretamente na eficiência da frenagem e, consequentemente, na nossa segurança. O mais importante na formação dela é desempenhado pelos componentes do grupo de óleos sólidos. Entre outras substâncias, estão incluídos sulfetos de metal, grafite e coque de petróleo. Os óleos sólidos podem ser percebidos como sólidos que diminuem o atrito e o desgaste dos componentes que se atritam. A temperatura e a pressão no sistema de frenagem são outros fatores que influenciam na formação dela.

 


Voltando a tema das temperaturas de ebulição. Todo DOT tem 2 pontos de ebulição, o dry e o wet boiling points. Um indica a temperatura dele novo e outro dele com água absorvida.

Uma tabelinha abaixo de DOT: 

 

Abaixo outra tabelinha de óleos minerais:

 

Anos 90 ocorreu um dos maiores recalls da BMW. Simplesmente todos os motores, exceção aos V12 que usavam outro revestimento interno, usados em países com algum percentual de álcool no combustível, poderiam sofrer algum tipo de corrosão, pois eles não eram projetados para isso. Idem para freios não projetados para DOT, não é simplesmente sair enfiando DOT num freio feito para usar outra coisa. Da mesma forma que uma liga de alumínio série 2000 ou 7000 sofrem oxidação se sujeitas a altas pressões, por isso os aros são feitos da série 6000 devido a alta pressão no contato com os niples onde poderia ocorrer oxidação. Cada projeto tem suas particularidades. Funcionar funciona, mas de que forma? Eu nem preciso por óleo na mina corrente, posso passar margarina, manteiga, maionese, tudo é melhor que nada. 




Em tempo: para ficar mais moderno, pode-se trocar o varal por um fio de kevlar?

Em tempo 2: Palminha porque disseram que o DOT 5.1 ferve a 600º C? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

600º vai precisar de uma tocha de acetileno que bandido usa para "abrir" cofres. Lembrando que não adianta se o cofre possuir o sistema de segurança com amônia. 


 

Internet é foda




Postado Por: ghd
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 09:45
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:



Falar com uma pessoa do mesmo nível de conhecimento é outro assunto ClapClapClapClapClap

Então amigo, DOT 5.1 é a base de silicone, não sendo higroscópico como os outros DOT clase 3 e 4. Deste modo, ele não absorve umidade e com isso não perde desempenho com o passar do tempo. Pra min é a melhor opção em termos de fluído de freio para se utilizar nas bikes.

Acho muito engraçado esse pessoal comédia que paga fortunas pq "o fabricante recomenda" LOLLOLLOLLOLLOLLOL mas beleza cada um dá o devido valor ao seu dinheiro


Poxa cara, vc chega aqui querendo dar uma de entendido e posta informação completamente errada?
O Dot 5.1 absorve SIM água. Assim como o Dot 3 e Dot 4. O único que difere é o Dot 5 que é a base de silicone.

Outra coisa, estude sobre como os orings e vedações são criadas específicas para o fluido que irão trabalhar, veja o comportamento de absorção de fluido e como incham quando usadas fora da especificação. Faça isso invés de sugerir por óleo Dot em sistema de óleo mineral e vice versa.

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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 09:57


X


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 10:02
Ponto de fusão do alumínio é 660,3º C.

Imagina usar um disco Ice Tech com recheio de alumínio e DOT 5.1?

Olha o resultado abaixo:


LOL


Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 10:15
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Falar com uma pessoa do mesmo nível de conhecimento é outro assunto ClapClapClapClapClap

Então amigo, DOT 5.1 é a base de silicone, não sendo higroscópico como os outros DOT clase 3 e 4. Deste modo, ele não absorve umidade e com isso não perde desempenho com o passar do tempo. Pra min é a melhor opção em termos de fluído de freio para se utilizar nas bikes.

Acho muito engraçado esse pessoal comédia que paga fortunas pq "o fabricante recomenda" LOLLOLLOLLOLLOLLOL mas beleza cada um dá o devido valor ao seu dinheiro

Não entendi o que você quis passar... 5.1 absorve sim água, como o amigo explicou acima a única diferença é que é baseado em silicone.

Outra coisa, se o fabricante recomenda, é porque no mínimo ele garante o funcionamento correto com a recomendação, como eu havia dito, você pode usar óleo de canola, óleo de soja, fluido DOT 3, 4, 5.1, óleo monange, óle de côco, o que quiser nos seus freios.

Por exemplo, motores a diesel, há vários vídeos na internet de pessoas usando óleo de cozinha em suas camionentes, e ela andando, como você deve saber, o Diesel é um óleo,a camionete vai andar, o que você não pode garantir é que não vai ferrar o motor. Geralmente, marcas como a Mitsubishi recomendam Diesel S10 para seus motores, você pode usar Diesel comum, ela também vai andar, mas vai estragar seus bicos de injeção.

Agora, se gastar 20ml de óleo mineral recomendado pelo fabricante nos freios é pagar fortuna, fazer o que né? LOL


Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 10:46
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Ponto de fusão do alumínio é 660,3º C.

Imagina usar um disco Ice Tech com recheio de alumínio e DOT 5.1?

Olha o resultado abaixo:


LOL


isso da foto so acontece porque:
icetech e uma bosta
inventaram de colocar disco em speed e descer 50km de serra a 70 por hora


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 10:49
Eu prefiro o normal somente com aço.


Postado Por: MarcioRodrigues
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 11:03
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Ponto de fusão do alumínio é 660,3º C.

Imagina usar um disco Ice Tech com recheio de alumínio e DOT 5.1?

Olha o resultado abaixo:


LOL


isso da foto so acontece porque:
icetech e uma bosta
inventaram de colocar disco em speed e descer 50km de serra a 70 por hora


Também não Gosto de ICETECH, tenho em uma bike Antiguinha (Aro26) usando KIT Deore XT, cara não gosto, eu sei que cada um de identifica melhor com uma Tecnologia(Marca) mais eu não troco um X9 por Deore XT de forma alguma(Gosto Pessoal)

na Minha Full estou usando Discos(rotor) Flutuante da Hope, foi o melhor investimento que fiz
Elixir CR com discos Hope.

Fabio só uma Coisa o Elixir tem vários Modelos, o CR,Ultmate(esses eu tenho) e tem reservatório de expansão sim,  o CR inclusive tem regulagem de distancia das pastilhas no disco.
Os modelos 1,2,3 ..... eu nunca tive então nao tenho propriedade para falar. Mais o CR e o Ultimate, tem modulação Perfeita, e muito macio, e freia muito, e claro que uso Pastilha Boa e Disco Bom.



Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 11:10
Por isso disse que alguns não tinham o reservatório, não conheço todos.

Ice Tech antes de eu saber que isso ocorria eu já não gostava na ideia devido ao fato de que o disco ia durar menos, pois um dia o aço ia se desgastar e ia se chegar nesse miolo.


Postado Por: MERIDA
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 15:11
Bom, pessoal saiu um pouco fora do assunto inicial do post que seria diminuir o curso dos freios, mas já que querem discutir sobre fluído de freio e sangria o pessoal então vai infartar vendo esta imagem.

Nem mesmo precisam usar esses kit de seringas que vocês vêem por aí, a coisa é bem mais simples. 

Usei um óleo semelhante ao Singer pois estava muito caro, e pro pessoal que acha que uma troca de fluído Shimano é barato que vão somente 20 ml, te digo, aqui nunca achei frasco  shimano de 20 ml por R$2.40.

Vamos as contas R$3.40 (singer) /20ml = 17 centavos.


Como eu comentei, não sou profissional e não faço Downhill, já estou usando tem meses e não senti diferença por usar óleo mineral "comum".




Postado Por: MarcioRodrigues
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 15:24
Originalmente postado por MERIDA MERIDA escreveu:

Bom, pessoal saiu um pouco fora do assunto inicial do post que seria diminuir o curso dos freios, mas já que querem discutir sobre fluído de freio e sangria o pessoal então vai infartar vendo esta imagem.

Nem mesmo precisam usar esses kit de seringas que vocês vêem por aí, a coisa é bem mais simples. 

Usei um óleo semelhante ao Singer pois estava muito caro, e pro pessoal que acha que uma troca de fluído Shimano é barato que vão somente 20 ml, te digo, aqui nunca achei frasco  shimano de 20 ml por R$2.40.

Vamos as contas R$3.40 (singer) /20ml = 17 centavos.


Como eu comentei, não sou profissional e não faço Downhill, já estou usando tem meses e não senti diferença por usar óleo mineral "comum".




Jesus, Cara eu não infarto não, afinal a segurança e sua e não minha kkkkkkkk


Postado Por: MarcioRodrigues
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 15:25
Mais quanto ao Curso, olha se tem um parafusinho na manete por dentro transversal ao Eixo se tiver ele vai ajudar regular a altura do manete em relação ao guidão


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 16:35
Originalmente postado por MarcioRodrigues MarcioRodrigues escreveu:

Mais quanto ao Curso, olha se tem um parafusinho na manete por dentro transversal ao Eixo se tiver ele vai ajudar regular a altura do manete em relação ao guidão


Mas isso não tem a ver com o curso.

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https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Postado Por: MarcioRodrigues
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 18:19
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por MarcioRodrigues MarcioRodrigues escreveu:

Mais quanto ao Curso, olha se tem um parafusinho na manete por dentro transversal ao Eixo se tiver ele vai ajudar regular a altura do manete em relação ao guidão


Mas isso não tem a ver com o curso.



Vários, modelos tem um regulagem da altura do manete( alguns, modelos mais simples) usam esse parafusinho para essa função.

Os modelos mais TOP's já tem um forma mais fácil de regular a Altura do Manete,

e tem os mais Simples que realmente não tem essa regulagem,

depois vou ver nas apostilas da Escola Park tool, lembro de ter alguns modelos que realmente não tinha essa função.


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 18:51
Se o cara economiza no fluido, imagina a pastilha que vai colocar nesse freio, ai usa ate a aranha da pastilha moer no disco e fala que o disco é uma porcaria..

Acabei de trocar o par da pastilha metalica da minha Deore XT, la fora cada jogo da JC04 na faixa de 18 dollares ou 15 euros, aqui o mais barato sem ser mercado livre, na faixa de 160 reais, o disco parece que saiu da loja, sem detalhes de desnivel perceptível ao toque...

Tenho um amigo que tem na SPZ o freio formula com DOT... na descida de Campos do Jordão , por terra numa estradinha emborrachou os 2, dianteiro e traseiro, se estourou todo... freio não da pra arriscar, refazer os dentes da frente custa pelo menos uns 5 mil, isso se for naqueles açogueiros de bairro...



-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 18:56
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Se o cara economiza no fluido, imagina a pastilha que vai colocar nesse freio, ai usa ate a aranha da pastilha moer no disco e fala que o disco é uma porcaria..

Acabei de trocar o par da pastilha metalica da minha Deore XT, la fora cada jogo da JC04 na faixa de 18 dollares ou 15 euros, aqui o mais barato sem ser mercado livre, na faixa de 160 reais, o disco parece que saiu da loja, sem detalhes de desnivel perceptível ao toque...

Tenho um amigo que tem na SPZ o freio formula com DOT... na descida de Campos do Jordão , por terra numa estradinha emborrachou os 2, dianteiro e traseiro, se estourou todo... freio não da pra arriscar, refazer os dentes da frente custa pelo menos uns 5 mil, isso se for naqueles açogueiros de bairro...


Mas por que gastar 18 dolares em plastilhas se você poderia simplesmente pegar uma havaianas usada, cortar e colocar no lugar?

Com 18 dolares você tomaria várias cervejas no fim de semana.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 18:57
Foda que hoje uma pizza de mussarela em qualquer boca de porco já é no mínimo 25 reais. Um grego é 6 reais.


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 19:34
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:




Mas por que gastar 18 dolares em plastilhas se você poderia simplesmente pegar uma havaianas usada, cortar e colocar no lugar?

Com 18 dolares você tomaria várias cervejas no fim de semana.
[/QUOTE]

Uma coisa é voce estar numa situação "problema", e utilizar um artifício técnico, se for feito por engenheiro, ou gambiarra se for usuário comum, para sair daquela situação, outra coisa é usar a gambiarra como regra.

É obvio que voce pode usar qualquer líquido que esteja dentro do range do modulo de compressão do óleo mineral, a questão principal é, vai funcionar conforme foi projetado? Vai danificar alguma parte interna deste equipamento, no caso de utilizar algum liquido "compressível" corrosivo? Não existe almoço grátis.

Prefiro encher os bolsos do Sr. Shimano, em troca de confiabilidade do sistema, se não for eng° químico, arrume um que assine uma ART colocando o dele na reta garatindo 100% de equiparação de eficiência na compressão deste liquido, que daí valerá a pena realizar esta troca, não existe almoço grátis nessas gambiarras.

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Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 20:01
Sim, eu sei kkk foi zoando.

É o que penso, usa o que o fabricante recomenda, foi projetado para usar com o óleo do fabricante, use, se quer usar DOT, compre um freio para isso, oras. Como eu disse acima, é economia burra.


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 23:48
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Sim, eu sei kkk foi zoando.

É o que penso, usa o que o fabricante recomenda, foi projetado para usar com o óleo do fabricante, use, se quer usar DOT, compre um freio para isso, oras. Como eu disse acima, é economia burra.


Eu também não consigo entender onde valeu a pena essa economia porca...kkkk

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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 23:50
Se fosse para economizar não era melhor comprar um disco mecânico?


Postado Por: misera
Data de Publicação: 11 Jul 2019 as 00:26
Por isso não compro nada usado mais , não dá pra garantir que o dono não é um gambiarrista.


Postado Por: rowisen
Data de Publicação: 11 Jul 2019 as 01:01
"Vendo freios hidráulicos novinhos, só rodava no óleo original"

"Freios hidráulicos de mulher, nunca foi trocado" kkkkkkk


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 11 Jul 2019 as 10:29
Originalmente postado por MarcioRodrigues MarcioRodrigues escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por MarcioRodrigues MarcioRodrigues escreveu:

Mais quanto ao Curso, olha se tem um parafusinho na manete por dentro transversal ao Eixo se tiver ele vai ajudar regular a altura do manete em relação ao guidão


Mas isso não tem a ver com o curso.



Vários, modelos tem um regulagem da altura do manete( alguns, modelos mais simples) usam esse parafusinho para essa função.

Os modelos mais TOP's já tem um forma mais fácil de regular a Altura do Manete,

e tem os mais Simples que realmente não tem essa regulagem,

depois vou ver nas apostilas da Escola Park tool, lembro de ter alguns modelos que realmente não tinha essa função.


Reach do manete é uma coisa. Curso do acionamento é outro.

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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 11 Jul 2019 as 10:31
Mudando curso se mudaria a multiplicação de força e só seria possível alterando os links, embora o ajuste de ponto morto da maneta faça essa função modificando o curso na parte que as pastilhas não encostaram no disco.


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 11 Jul 2019 as 10:32
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mudando curso se mudaria a multiplicação de força


Mas não é questão de mudar assim.
O curso dito aqui é tipo a diferença entre um sistema com pouco óleo (que a manete afunda muito) e outro com muito óleo (que ao apertar um pouquinho já aciona o freio com força).

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