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Migrei para 1x12 e... é totalmente diferente

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Categoria: Assuntos Gerais
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Tópico: Migrei para 1x12 e... é totalmente diferente
Postado Por: CaioB
Assunto: Migrei para 1x12 e... é totalmente diferente
Data de Publicação: 04 Jul 2019 as 11:37
Eu tinha uma bike simples, Alívio 27V, pedalava bem até, a pouco menos de 2 semanas adquiri uma com relação NX Eagle 1x12, pedivela 32T e cassete 11-50, sinto que na velocidade final no plano falta um pouco, nas subidas sobe bem, o problema é que é um mundo totalmente diferente, as pernas esgotam muito mais rápido que antes, na mesma trilha que antes fazia sem tanto desgaste, agora no meio do percurso não tenho mais pernas.

Estou pedalando errado? Tem alguma técnica na relação 1x12? 




Respostas:
Postado Por: jh1991
Data de Publicação: 04 Jul 2019 as 11:49
Por faltar final provavelmente vc aumentou a sua cadência, daí vc afoga mais rápido. Por isso o cansaço. Vc tinha uma coroa de 40 pra maiores velocidades e agora a sua coroa é de 32. Um baita diferença.

Se conseguir fazer um teste, coloque uma coroa 34. Vai ficar mais pesado pra subir, mas como vc falou que tá tranquilo, deve dar pra continuar de boa.


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Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1


Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 04 Jul 2019 as 12:04
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Por faltar final provavelmente vc aumentou a sua cadência, daí vc afoga mais rápido. Por isso o cansaço. Vc tinha uma coroa de 40 pra maiores velocidades e agora a sua coroa é de 32. Um baita diferença.

Se conseguir fazer um teste, coloque uma coroa 34. Vai ficar mais pesado pra subir, mas como vc falou que tá tranquilo, deve dar pra continuar de boa.

Tranquilo ao que me refiro é que o grupo na marcha leve sobe até parede, não que eu não esteja morrendo nas subidas LOL
Porque nas subidas as pernas queimam igual brasa, o que é natural, mas acho que ta mais que antes, com o Alivio eu subia com a marcha não tão leve, no NX eu estou praticamente usando a ultima coroa, não sei se tem haver com a cadência de giro que em 1x12 é diferente.


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 04 Jul 2019 as 12:37
Adaptação...

Você agora tem um salto maior entre as marchas, um coroa menor, e um cog 11 que não ajuda muito no plano, como nos estradões...

Eu so iria de Eagle se fosse com cassete 10-50 e coroa 34... Uma boa abrangência, porem iria perder um pouco na leve, que hoje tenho 22/36 =0,61, passaria para  34/50 = 0,68... 

É aceitável no inicio perder desempenho...



Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:


Tranquilo ao que me refiro é que o grupo na marcha leve sobe até parede, não que eu não esteja morrendo nas subidas LOL
Porque nas subidas as pernas queimam igual brasa, o que é natural, mas acho que ta mais que antes, com o Alivio eu subia com a marcha não tão leve, no NX eu estou praticamente usando a ultima coroa, não sei se tem haver com a cadência de giro que em 1x12 é diferente.


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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 04 Jul 2019 as 13:09
Muda bastante, acredito que com a coroa 34d vai melhorar bastante, eu uso 1x10 com coroa 32d e um supercog 42, tirei a 11 para não ficar buraco no meio da relação.

Quando o pedal ta em dia essa minha configuração falta final e sobe bem tranquilo, ai penso numa coroa 34d, mas quando enrrola o trampo, e não consigo fazer aqueles treininho na semana, pra subir é uma suadeira só, então no seu caso acho que 34d x 50 sobe bem, iguala quase uma 22d x 36 se nao me engano, me corrijam se estiver equivocado.

Eu ainda acho 2 coroas na frente e cassete de 10x a melhor relação para MTB

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scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: JcFiebig
Data de Publicação: 04 Jul 2019 as 15:07
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Muda bastante, acredito que com a coroa 34d vai melhorar bastante, eu uso 1x10 com coroa 32d e um supercog 42, tirei a 11 para não ficar buraco no meio da relação.

Quando o pedal ta em dia essa minha configuração falta final e sobe bem tranquilo, ai penso numa coroa 34d, mas quando enrrola o trampo, e não consigo fazer aqueles treininho na semana, pra subir é uma suadeira só, então no seu caso acho que 34d x 50 sobe bem, iguala quase uma 22d x 36 se nao me engano, me corrijam se estiver equivocado.

Eu ainda acho 2 coroas na frente e cassete de 10x a melhor relação para MTB

Hurry, tocou num assunto interessante. Eu tb prefiro o 2x10, ainda mais que não treino XCO e não sou um Pro para optar por relação 1x. Minha dúvida cruel é a seguinte: Estou usando 11/36 (Deore XT) com pdv 36/24. Como não participo de campeonatos e quando vou nas provas é mais para brincar do que pra competir essa relação me basta... pesa um pouco em subidas longas, cobra a perna em percursos acima de 40km, mas me basta. Estive pensando em trocar o câmbio e o cassete para o Deore M6000 para ter alcance de 11/42. O que acham, é uma vantagem relevante sacrificar um pouco da relação no meio e consequentemente perder um pouco da cadência média só para ter um pouco de alívio no final??? Isso é meio pessoal, mas a discussão ajuda bastante a definir as opções.


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Caloi Strada Racing 2017


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 04 Jul 2019 as 15:23
Tem várias configurações com uma coroa, desde 11-42 a 10-50. Tem que tomar cuidado sobre o que se está falando.
10-50 não perde de maneira significativa para 2x10.
Veja no seu exemplo mesmo, JcFiebig, sua relação 2x10 36/24 11-36 tem um range 10% menor que o Eagle 10-50.


Postado Por: ThiagoZnL
Data de Publicação: 04 Jul 2019 as 15:47
Acho que o colega ta falando que sofre na subida... não no plano.  Ele falou trilha. 

Logo se acostuma, ou não kkkkk


Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 04 Jul 2019 as 15:47
10-50 infelizmente é inviável, no 10-50 só o cassete GX, que não é nada barato, não sei se a diferença de valor compensa o ganho.


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 04 Jul 2019 as 15:53
Converter pode ficar um pouco caro, porém temos algumas opções aqui no Brasil mesmo de bikes a partir de 6500 reais com 10-50.
No Aliexpress o cassete GX é uns 500 - 600 reais.
Sobre o ganho, certamente há uma diferença considerável entre 10-50 e 11-50.


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 04 Jul 2019 as 15:59
Coroa 34d com 11-50 e 12 marchas, acredito que vai te atender muito bem, a relação 34x50 vai ficar leve o suficiente para transpor subidas pesadas.

Eu acho que quem bota uma relacao 1x12 não usa a bike 1x por mes pra ir na padoca da esquina, até pode ser algum magnata da era da clePTocracia, mas relações com 1 coroa tem que estar com o pedal em dia, vai precisar de treino constante, esse é o preço que se paga para uma relacao 1x12

Para não passar raiva na minha com 1x10 aumentei meus treinos.... vale a pena o retorno.

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Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 04 Jul 2019 as 16:07
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Coroa 34d com 11-50 e 12 marchas, acredito que vai te atender muito bem, a relação 34x50 vai ficar leve o suficiente para transpor subidas pesadas.

Eu acho que quem bota uma relacao 1x12 não usa a bike 1x por mes pra ir na padoca da esquina, até pode ser algum magnata da era da clePTocracia, mas relações com 1 coroa tem que estar com o pedal em dia, vai precisar de treino constante, esse é o preço que se paga para uma relacao 1x12

Para não passar raiva na minha com 1x10 aumentei meus treinos.... vale a pena o retorno.

Pois é, eu vendi a minha 27v e fiquei uns 2 meses parado, quando meu amigo colocou 1x12 GX Eagle na dele, eu acompanhava sem problemas com a 27v porque ele estava apanhando do grupo, porém, após esse tempo que fiquei parado e ele continuou pedalando, estou apanhando que nem cachorro para tentar sem sucesso acompanhar LOL

Pretendo seguir a rotina de antes, 3 a 4 pedais por semana, de 30 a 40 km.


Postado Por: Kings
Data de Publicação: 05 Jul 2019 as 13:14
Originalmente postado por JcFiebig JcFiebig escreveu:

Estive pensando em trocar o câmbio e o cassete para o Deore M6000 para ter alcance de 11/42. O que acham, é uma vantagem relevante sacrificar um pouco da relação no meio e consequentemente perder um pouco da cadência média só para ter um pouco de alívio no final??? Isso é meio pessoal, mas a discussão ajuda bastante a definir as opções.
Eu fiz isso e acho que valeu a pena. Hoje rodo com 24/38 - 11/42, e essa relação possui mais range tanto pra cima quanto pra baixo em relação a 32-10/50.


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 05 Jul 2019 as 15:02
Mesmo considerando que parece estar rodando fora da especificação dos câmbios vale lembrar que 2x10 perde feio para 3x9.
Quem tem as Caloi Moab / Explorer Expert ou qualquer bike com pedivela triplo não adianta se iludir que 2x10 é igual pois não é. É bem mais limitado.

O range do Alívio é 618%, 2x10 / 2x11 528%, 10-50 500%, 11-50 454%, 11-46 418%, 11-42 382%.

Alivio 3x9 muito superior a Deore / 2x10/11.
2x10/11 quase igual 10-50
11-50 significativamente inferior; dai para baixo muito limitados.




Postado Por: JcFiebig
Data de Publicação: 05 Jul 2019 as 15:41
Eu gosto do 2x10 principalmente pela diminuição dos gaps em relação às configurações de 1x. Eu "treino" MTB (geralmente só no verão) e speed. Então a relação 2x é algo natural pra mim. Mas isso é, como disse antes, bastante pessoal... Dia desses troquei a bike  durante o pedal com um amigo, pra ele testar o 2x10. Ele anda de Alívio 3x9. Não deu 1 km ele pediu a bike dele de volta, e eu entreguei de bom grado. No meu caso, única dúvida que tenho é se vale trocar o câmbio XT pelo Deore M6000, por causa do alcance do range, 36T no XT e 42T no Deore. 

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Postado Por: miniic
Data de Publicação: 05 Jul 2019 as 16:04
O M6000 aumentou o alcance do cassete mas diminuiu a diferença das coroas do pedivela.
No fim do dia o alcance ficou o mesmo, porém com um "soco" menor quando se troca do coroão para a coroinha, às custas do escalonamento do cassete.

Só cogitaria o downgrade para M6000 caso vc fique incomodado com a troca da coroa maior para a menor, mas aí seria trocar coroas, câmbio e cassete.

No seu caso vale procurar só uma coroinha 22.


Postado Por: euripedesroo
Data de Publicação: 06 Jul 2019 as 09:37
Eu vim de acera e me adaptei bem ao NX. O que eu faço é aproveitar e sentar a bota o tempo todo já que a coroa é de 32. Com o alívio eu tinha que aliviar em certos momentos pra preservar os joelhos. Com o NX não tem mais essa preocupação. Agora na terra, com o NX estou 5% mais veloz em velocidade média e no tempo final. Pra mim é o que eu queria. Não saio mais de 12v. A única coisa que farei será no futuro pular pro GX.


Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 06 Jul 2019 as 10:07
O câmbio e passador do NX aceitam o cassete do GX?


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 06 Jul 2019 as 13:28
Sim,todas os componentes Eagle são compatíveis entre si, desde o SX até o XX1.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 06 Jul 2019 as 19:33
[QUOTE=miniic] Mesmo considerando que parece estar rodando fora da especificação dos câmbios vale lembrar que 2x10 perde feio para 3x9.


Foi a primeira coisa que pensei, a amplitude de 3X9 é maior (Versatilidade?) daí o esforço maior no giro no cenário 1 X 12.


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 08 Jul 2019 as 10:52
Sinceramente não sei porque tanta dificuldade que o povo encontra no uso do cambio dianteiro.

É simples o uso e a regulagem é muito fácil, nos quadros mais modernos nao existe mais a fixação por abraçadeiras, é um parafuso direto no quadro, que elimina o "trabalho" de alinhar o cambio dianteiro com a chain line

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Postado Por: JcFiebig
Data de Publicação: 08 Jul 2019 as 11:43
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

O M6000 aumentou o alcance do cassete mas diminuiu a diferença das coroas do pedivela.
No fim do dia o alcance ficou o mesmo, porém com um "soco" menor quando se troca do coroão para a coroinha, às custas do escalonamento do cassete.

Só cogitaria o downgrade para M6000 caso vc fique incomodado com a troca da coroa maior para a menor, mas aí seria trocar coroas, câmbio e cassete.

No seu caso vale procurar só uma coroinha 22.

Nunca tinha pensado em trocar a coroinha... As vezes o desejo de mudar algo nos impede de ver na prática o que vale a pena trocar. Valeu a dica Miniic!


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Postado Por: hugoky
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 17:27
Imagino que seja por causa do 32 dentes, tem que girar muito para compensar.

Acho que o problema do cambio esquerdo, é que quando pega muita lama, ela para de funcionar, mesmo que esteja muito bem ajustado. O 1x12 não tem este problema, mas isso para quem gosta muito de sofrer, já que geralmente pessoal não faz MTB na chuva. Ou quem gosta de competir, aí não tem alternativa. Para quem gosta de pedalar para curtir, não vejo motivo de optar por 12v


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 18:05
Qual o motivo de optar por 2x10?


Postado Por: dagspina
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 18:31
Sim, tenho que girar muito, uso coroa de 32 dentes e nao consigo por muito tempo, 11/50 é só para quem anda por lazer. Para impor uma velocidade legal no plano e no asfalto, precisa passar dos 100 rpm e não é para qualquer um, eu até aos 90 rpm vou bem o que me proporciona uma velocidade entre 30/35 km/h, mas acima disso falta cárdio, nas descidas quando chego nos 40/45 km/h a cadência vai para acima de 120 rpm, e ai começo a girar em falso, falta pedal.
Agora quando realmente estou na trilha ou estradão de terra, 11/50 vai bem, 35 km/h está ótimo para mim, mas só para quem anda por lazer, nada de competição.

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https://www.strava.com/athletes/9072939


Postado Por: Fabriciogc
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 19:13
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Qual o motivo de optar por 2x10?
Custo de aquisição.
Custo de manutenção.
Range.



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https://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=896107" rel="nofollow - Wikiloco


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 19:15
Custo de aquisição: maior que 2x9
Custo de manutenção: maior que 2x9
Range: igual 2x9

Originalmente postado por Fabriciogc Fabriciogc escreveu:

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Qual o motivo de optar por 2x10?
Custo de aquisição.
Custo de manutenção.
Range.



Postado Por: Fabriciogc
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 21:43
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Custo de aquisição: maior que 2x9
Custo de manutenção: maior que 2x9
Range: igual 2x9

Originalmente postado por Fabriciogc Fabriciogc escreveu:

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Qual o motivo de optar por 2x10?
Custo de aquisição.
Custo de manutenção.
Range.


Achei que fosse em comparação ao 1x12



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https://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=896107" rel="nofollow - Wikiloco


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 22:10
Existe algum 2x9 de fábrica?
Uma vantagem de 2x10 sobre um 2x9 é o fato de usar componentes mais robustos para um uso Offroad (10V vc encontra bons câmbios Deore, SLX e até XT, fora os Sram X7 e X9.
Fora questão como cassete melhor escalonado ou com range maior.

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strava.com/athletes/6410495


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 22:32
Escalonamento do cassete é pouca coisa melhor no 9v, não no 10v.

11-13-15-18-21-24-28-32-37-42
Contra
11-13-15-17-20-23-26-30-36

Hj o 10v de gamas superiores ainda se encontra pois por enquanto é uma geração atrás.
Com a chegada do XT e SLX 12v o XT e SLX 11v vão assumir esse lugar de estoque antigo dos 10v que por sua vez, como é com o 9v dessas linhas hj, vão sumir.

Investir no 10v agora é como o Fabio comentou, comprar um Xbox 360 porque o FIFA no lançamento é 20 reais mais barato que a versão do Xbox One.


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 22:35
Mais um ponto de atenção, não existe cambio 10v SLX, XT, XTR para cassete 11-42.
Então não da para misturar um Deore M6000 com os 10v melhores como vcs estão sugerindo.


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 00:16
Me refiro ao cassete 10v 11-36. É melhor escalonado que um 9v 11-36.
Se pegar um 10v 11-42 daí tem mais range que um 9v 11-36, e permite usar pedivela com coroas mais próximas ou ter mais combinações de marchas leves.

Mas se for usar pra MTB mesmo (trilhas, XCO, enduro e competições), não tem conversa,1x12 é o que há de melhor hoje. Mas em contrapartida, se é um uso no estilo Treeking, mais estradão, passeio, sem preocupação com performance, um 2X atende melhor. E se tiver muito asfalto no meio, ou cicloturismo, daí acredito que um 3X até é mais indicado
O importante é o biker entender que cada transmissão atende melhor um perfil de uso, e cabe a ele priorizar o mais adequado na hora de escolher um grupo ou uma bike nova, levando em conta seu orçamento.

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strava.com/athletes/6410495


Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 15:01
A coroa 34T avulsa para o Eagle, só acha ela SRAM? 

Não achei de outras marcas mais em conta, para o pedivela NX que é fixado pelos 4 parafusos sim, mas nesse padrão da minha pedivela só achei SRAM.


Postado Por: 288vm
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 15:27
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A coroa 34T avulsa para o Eagle, só acha ela SRAM? 

Não achei de outras marcas mais em conta, para o pedivela NX que é fixado pelos 4 parafusos sim, mas nesse padrão da minha pedivela só achei SRAM.

Encontra sim
Qual BCD da sua coroa?


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https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 15:33
So procurar por "34t Direct Mount"...

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A coroa 34T avulsa para o Eagle, só acha ela SRAM? 

Não achei de outras marcas mais em conta, para o pedivela NX que é fixado pelos 4 parafusos sim, mas nesse padrão da minha pedivela só achei SRAM.


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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 15:47
Originalmente postado por 288vm 288vm escreveu:

Encontra sim
Qual BCD da sua coroa?

Não sei LOL é NX Eagle DUB Boost


Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

So procurar por "34t Direct Mount"...

Obrigado, vou procurar


Outra dúvida, 34 ou 36?
Será que 36 fica muito pesado nas subidas?


Postado Por: 288vm
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 15:58
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Originalmente postado por 288vm 288vm escreveu:

Encontra sim
Qual BCD da sua coroa?

Não sei LOL é NX Eagle DUB Boost


 

então sua coroa não é fixada por 4 parafusos, sua coroa é Direct Mount

Procure por coroa Direct Mount 3mm offset 




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https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 16:42
O offset vai depender muito do movimento central e se o quadro for boost. 

Bb30 offset 0mm
Pf30 offset 6mm
Pf30 boost offset 3mm
Gxp normalmente são 3mm


Originalmente postado por 288vm 288vm escreveu:

então sua coroa não é fixada por 4 parafusos, sua coroa é Direct Mount

Procure por coroa Direct Mount 3mm offset 




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Postado Por: ghd
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 19:06
A minha é Pf30 Boost e 6mm

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https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 20:17
A sua acho que é PF30a, não PF30...

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

A minha é Pf30 Boost e 6mm


Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 10 Jul 2019 as 21:04
O quadro é boost QR, é um Scale 960. Como faço pra saber quantos mm são?


Postado Por: rickronchi
Data de Publicação: 30 Jul 2019 as 00:11
Originalmente postado por euripedesroo euripedesroo escreveu:

Eu vim de acera e me adaptei bem ao NX. O que eu faço é aproveitar e sentar a bota o tempo todo já que a coroa é de 32. Com o alívio eu tinha que aliviar em certos momentos pra preservar os joelhos. Com o NX não tem mais essa preocupação. Agora na terra, com o NX estou 5% mais veloz em velocidade média e no tempo final. Pra mim é o que eu queria. Não saio mais de 12v. A única coisa que farei será no futuro pular pro GX.


Pode me explicar o que influencia no joelho devido as relações?


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 30 Jul 2019 as 07:40
Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

Originalmente postado por euripedesroo euripedesroo escreveu:

Eu vim de acera e me adaptei bem ao NX. O que eu faço é aproveitar e sentar a bota o tempo todo já que a coroa é de 32. Com o alívio eu tinha que aliviar em certos momentos pra preservar os joelhos. Com o NX não tem mais essa preocupação. Agora na terra, com o NX estou 5% mais veloz em velocidade média e no tempo final. Pra mim é o que eu queria. Não saio mais de 12v. A única coisa que farei será no futuro pular pro GX.


Pode me explicar o que influencia no joelho devido as relações?

Uma relação mais leve, tu gira numa cadência maior (exige mais condicionamento) porém faz uma força menor. A força é o que prejudica as articulações, como o joelho. Então quanto menos força fizer menor a chance de lesões de articulação.



Postado Por: rickronchi
Data de Publicação: 30 Jul 2019 as 10:24
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

Originalmente postado por euripedesroo euripedesroo escreveu:

Eu vim de acera e me adaptei bem ao NX. O que eu faço é aproveitar e sentar a bota o tempo todo já que a coroa é de 32. Com o alívio eu tinha que aliviar em certos momentos pra preservar os joelhos. Com o NX não tem mais essa preocupação. Agora na terra, com o NX estou 5% mais veloz em velocidade média e no tempo final. Pra mim é o que eu queria. Não saio mais de 12v. A única coisa que farei será no futuro pular pro GX.


Pode me explicar o que influencia no joelho devido as relações?

Uma relação mais leve, tu gira numa cadência maior (exige mais condicionamento) porém faz uma força menor. A força é o que prejudica as articulações, como o joelho. Então quanto menos força fizer menor a chance de lesões de articulação.



acho que entendi agora, mas no meu caso que é mais asfalto, só pra ir a padaria não tem tanta força no joelho, nao seria necessário uma 1x12 por causa disso, até pq nao tenho o condicionamento necessário tambem, correto?


Postado Por: misera
Data de Publicação: 30 Jul 2019 as 11:01
Sim , pra ir só até a padaria não precisa de um 1x12 mesmo não.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 30 Jul 2019 as 11:20
Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

Originalmente postado por euripedesroo euripedesroo escreveu:

Eu vim de acera e me adaptei bem ao NX. O que eu faço é aproveitar e sentar a bota o tempo todo já que a coroa é de 32. Com o alívio eu tinha que aliviar em certos momentos pra preservar os joelhos. Com o NX não tem mais essa preocupação. Agora na terra, com o NX estou 5% mais veloz em velocidade média e no tempo final. Pra mim é o que eu queria. Não saio mais de 12v. A única coisa que farei será no futuro pular pro GX.


Pode me explicar o que influencia no joelho devido as relações?

Uma relação mais leve, tu gira numa cadência maior (exige mais condicionamento) porém faz uma força menor. A força é o que prejudica as articulações, como o joelho. Então quanto menos força fizer menor a chance de lesões de articulação.



acho que entendi agora, mas no meu caso que é mais asfalto, só pra ir a padaria não tem tanta força no joelho, nao seria necessário uma 1x12 por causa disso, até pq nao tenho o condicionamento necessário tambem, correto?

1x12 é uma relação muito específica para MTB, de longe seria um item de necessidade para uso urbano. Pra buscar pão, uma bike single speed já cumpre muito bem seu papel. Se tiver muito morro na cidade, um sistema simples de 3x6 já dá conta do recado! Muita coisa que vemos aqui, é nível competição, caso das relações 1x12


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 30 Jul 2019 as 12:48
Para ir na padoca tem o Microshift Advent


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 30 Jul 2019 as 15:05
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Para ir na padoca tem o Microshift Advent

Pra ir na padoca no minimo uma fox36, freio saint com discos de 203mm senão, nem saio de casa...kkkk

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scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: hugoky
Data de Publicação: 01 Ago 2019 as 13:14
Para ir na padoca pega uma 26 de 250 reais que já serve...
1x12 é para competir, ou fazer pedal em estrada de chão de 100km


Postado Por: rickronchi
Data de Publicação: 01 Ago 2019 as 13:39
Originalmente postado por hugoky hugoky escreveu:

Para ir na padoca pega uma 26 de 250 reais que já serve...
1x12 é para competir, ou fazer pedal em estrada de chão de 100km


Vou comprar uma Sense de 3.5k pra ir na padaria. Não pode? Kkk a minha mãe deixa horas.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 01 Ago 2019 as 15:46
Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

Originalmente postado por hugoky hugoky escreveu:

Para ir na padoca pega uma 26 de 250 reais que já serve...
1x12 é para competir, ou fazer pedal em estrada de chão de 100km


Vou comprar uma Sense de 3.5k pra ir na padaria. Não pode? Kkk a minha mãe deixa horas.

Se tu tem dinheiro disponível, pode comprar uma ferrari para ir ao trabalho... tudo pode, o limite é o fundo do teu bolso LOLLOLLOLLOLLOL


Postado Por: Kamikaze_Zero
Data de Publicação: 02 Ago 2019 as 10:42
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Sim, tenho que girar muito, uso coroa de 32 dentes e nao consigo por muito tempo, 11/50 é só para quem anda por lazer. Para impor uma velocidade legal no plano e no asfalto, precisa passar dos 100 rpm e não é para qualquer um, eu até aos 90 rpm vou bem o que me proporciona uma velocidade entre 30/35 km/h, mas acima disso falta cárdio, nas descidas quando chego nos 40/45 km/h a cadência vai para acima de 120 rpm, e ai começo a girar em falso, falta pedal.
Agora quando realmente estou na trilha ou estradão de terra, 11/50 vai bem, 35 km/h está ótimo para mim, mas só para quem anda por lazer, nada de competição.

A bem da verdade, no asfalto, esquece 12V. É queimar dinheiro.
Principalmente no plano e em descidas o cara vai girar até a estratosfera e tomar pau fácil de 9v.
12V é pra quem compete, endinheirados ou pra quem quer seguir a moda em geral porque o custo de aquisição é muito alto e a durabilidade é muito inferior a um bom e velho 9v, entretanto, pro fabricante é muito mais vantajoso ter um kit que o povo tem que ficar trocando de corrente o tempo todo do que um que a pessoa 5mil km sem precisar trocar a corrente e usando cerca de 2 k7 (isso rodando muito) pra passar o ano.

A meu ver inclusive comparar 3x9 com 1x2 é a mesma coisa de comparar um carro 1.0 com um trator.
Um vai ter bem mais final e o outro torque.


Postado Por: rickronchi
Data de Publicação: 02 Ago 2019 as 11:27
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

Originalmente postado por hugoky hugoky escreveu:

Para ir na padoca pega uma 26 de 250 reais que já serve...
1x12 é para competir, ou fazer pedal em estrada de chão de 100km


Vou comprar uma Sense de 3.5k pra ir na padaria. Não pode? Kkk a minha mãe deixa horas.

Se tu tem dinheiro disponível, pode comprar uma ferrari para ir ao trabalho... tudo pode, o limite é o fundo do teu bolso LOLLOLLOLLOLLOL

ASDHUAHSDuashduhsaudh, adorei.


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 02 Ago 2019 as 12:41
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

A bem da verdade, no asfalto, esquece 12V. É queimar dinheiro.
Principalmente no plano e em descidas o cara vai girar até a estratosfera e tomar pau fácil de 9v.
12V é pra quem compete, endinheirados ou pra quem quer seguir a moda em geral porque o custo de aquisição é muito alto e a durabilidade é muito inferior a um bom e velho 9v, entretanto, pro fabricante é muito mais vantajoso ter um kit que o povo tem que ficar trocando de corrente o tempo todo do que um que a pessoa 5mil km sem precisar trocar a corrente e usando cerca de 2 k7 (isso rodando muito) pra passar o ano.

A meu ver inclusive comparar 3x9 com 1x2 é a mesma coisa de comparar um carro 1.0 com um trator.
Um vai ter bem mais final e o outro torque.

Na verdade não é nem só queimar dinheiro, 1x pra asfalto é ruim, simples assim. Ontem no meu treino de semana que faço sempre de speed fui de MTB pois tava atrasado e descobri um pneu furado (terceira vez, preciso aposentar o pneu da bendita) acompanhar a galera de Speed, é muito ruim manter a cadência devido aos buracos na relação. Se tu ta sozinho, beleza, ajusta a velocidade mas no pelotão é complicado

Só não concordo quanto a durabilidade, meu 1x tem quase 5.000 Km e acabei de trocar corrente, K7 tá zerado ainda. Se bem cuidado dura muito sim




Postado Por: raulino
Data de Publicação: 09 Ago 2019 as 21:06
Originalmente postado por hugoky hugoky escreveu:

Imagino que seja por causa do 32 dentes, tem que girar muito para compensar.

Acho que o problema do cambio esquerdo, é que quando pega muita lama, ela para de funcionar, mesmo que esteja muito bem ajustado. O 1x12 não tem este problema (...)


pura vdd, por isso gosto do 1x nas trilhas úmidas aqui da região... olha como ficou no último domingo



a bike veio c/ 10v 11-42 e quando acabou a 2a corrente e cassete pude investir num Eagle c/ cassete 11-50... como só pedalo pra curtir as trilhas e não ligo pra vel. média, os deslocamentos são tranquilos


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"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 09 Ago 2019 as 21:12
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Mais um ponto de atenção, não existe cambio 10v SLX, XT, XTR para cassete 11-42.
Então não da para misturar um Deore M6000 com os 10v melhores como vcs estão sugerindo.

em qualquer um deles é só colocar o parafuso de ajuste mais longo, igual aos que vinham com os supercogs 42... funciona perfeitamente





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ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 09 Ago 2019 as 21:15
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

(...) se for usar pra MTB mesmo (trilhas, XCO, enduro e competições), não tem conversa,1x12 é o que há de melhor hoje. Mas em contrapartida, se é um uso no estilo Treeking, mais estradão, passeio, sem preocupação com performance, um 2X atende melhor. E se tiver muito asfalto no meio, ou cicloturismo, daí acredito que um 3X até é mais indicado
O importante é o biker entender que cada transmissão atende melhor um perfil de uso, e cabe a ele priorizar o mais adequado na hora de escolher um grupo ou uma bike nova, levando em conta seu orçamento.

Concordo com cada palavra

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Postado Por: ducarpin
Data de Publicação: 24 Ago 2021 as 18:03
Boa tarde galera. Possuo uma bike 27 marchas (11x36 cassete e 22-30-40 coroa). Estou querendo migrar para uma coroa. Agora a dúvida: Usar o Deore 1x12 (10x51 coroa 32), ou Deore 1x11 (11x51 coroa 32)?
Minhas considerações iniciais, pensando em K7 Shimano:
- Usar 12v, ficarei refém do cubo Micro Spline. Colocar 12v com menor cog de 11t, não vejo vantagem.
- Usar 11v, não preciso investir em troca de cubos
- Se olharmos a relação do K7 CS-M5100 de 11v e o M6100 de 12v, veremos que as 8 primeiras marchas são iguais (51, 45, 39, 33, 28, 24, 21,18). Só muda as demais, no caso de 11v (15, 13 , 11) e de 12v (16, 14, 12, 10).
Ai que gera a dúvida: Vale o investimento para 12v?

Obrigado galera.


Postado Por: Guiomar Junior
Data de Publicação: 25 Ago 2021 as 08:52
Originalmente postado por ducarpin ducarpin escreveu:

Boa tarde galera. Possuo uma bike 27 marchas (11x36 cassete e 22-30-40 coroa). Estou querendo migrar para uma coroa. Agora a dúvida: Usar o Deore 1x12 (10x51 coroa 32), ou Deore 1x11 (11x51 coroa 32)?
Minhas considerações iniciais, pensando em K7 Shimano:
- Usar 12v, ficarei refém do cubo Micro Spline. Colocar 12v com menor cog de 11t, não vejo vantagem.
- Usar 11v, não preciso investir em troca de cubos
- Se olharmos a relação do K7 CS-M5100 de 11v e o M6100 de 12v, veremos que as 8 primeiras marchas são iguais (51, 45, 39, 33, 28, 24, 21,18). Só muda as demais, no caso de 11v (15, 13 , 11) e de 12v (16, 14, 12, 10).
Ai que gera a dúvida: Vale o investimento para 12v?

Obrigado galera.

Cara, o Deore M6100 tem o funcionamento totalmente diferente do Deore M5100, se eu fosse você colocaria o câmbio e trocador Deore M6100 de 12 velocidades, colocaria um cassete Sunrace de 12 velocidades com 11 dentes no menor cog e coroa 34 ou 36 (depende do seu preparo físico). A troca de cubos vai elevar bastante o valor do teu up grade, no Aliexpress tem o cubo Shimano MT510 por R$ 320,00 (somente cubo traseiro), considere mais a troca do cubo no custo. Fazer up grade na bike é bom, mas tem um certo limite, analise se o teu caso não ficaria mais viável a venda da tua bicicleta e a compra de outra mais moderna, com eixo boost por exemplo, bikes de baixo valor são fáceis de vender e bikes de médio valor não tem tanta procura, então quem sabe procurando com calma você consiga uma barbada, um amigo meu olhou no OLX o anúncio de uma Soul SL529 com grupo Sram SX por R$ 7.900,00, ofereceu R$ 6.000,00 e o cara aceitou. 



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