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Relação 1x1

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Categoria: Assuntos Gerais
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Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 19:29
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Tópico: Relação 1x1
Postado Por: Ronaldoebt
Assunto: Relação 1x1
Data de Publicação: 16 Jun 2019 as 13:16
Pessoal

Estava lendo alguns sites sobre a relação entre as marchas, mas não achei nada sobre a diferença nas relações 1x1, ex:

42x42 é mais leve ou mais pesado que uma 32x32? Na minha experiência parece mais leve, mas ao mesmo tempo a velocidade é maior. Queria entender esse efeito.





Respostas:
Postado Por: Weber Dias
Data de Publicação: 16 Jun 2019 as 13:23
a única diferença é que com uma coroa maior vc tem uma maior alavanca para a força... com coroa maior também se economiza relação... na teoria nada mais q isso...


Postado Por: Ronaldoebt
Data de Publicação: 16 Jun 2019 as 14:04
Então eu tinha um alivio 2x1 pedivela 48x32 e 34x11

Troquei por um NX pedivela 42 x 11x42

O 42 x 42 é mais leve que o 32x32 e parece que anda mais. Definitivamente o pedal é bem diferente. Não tem nenhum efeito a mais
?

22x22 é similar a um 42x42 ?? Acho estranho.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 16 Jun 2019 as 16:49
Em qualquer situação em termos de equivalência vai ser 1x1. Mas quando você tem um maior número de dentes a alavanca é maior, pois aumenta o diâmetro da coroa e do cog, assim você vai fazer menos força para ter o mesmo resultado que é uma volta no pedivela e uma volta completa da roda.
Pensa em um volante de Kombi, imagina se no lugar dele fosse um volante de gol.


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 16 Jun 2019 as 18:16
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Em qualquer situação em termos de equivalência vai ser 1x1. Mas quando você tem um maior número de dentes a alavanca é maior, pois aumenta o diâmetro da coroa e do cog, assim você vai fazer menos força para ter o mesmo resultado que é uma volta no pedivela e uma volta completa da roda.
Pensa em um volante de Kombi, imagina se no lugar dele fosse um volante de gol.

Se fosse um volante de Kombi (50cm) e um de gol (30cm) com a mesma reção na outra ponta sim!

No caso de 42x42 e 32x32 a resultante da força aplicada ao pedal, e transmitida ao pneu no final do sistea é exatamente o mesmo. 1:1 não há redução, nem multiplicação! Seu exemplo ao utilizar volantes de diametros diferentes alterariam as relações (Kombi 50:1 e Gol 30:1). No caso das coroas e pinhões seria exatamente o mesmo. 



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Dimas C. Prado

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Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 16 Jun 2019 as 18:37
O exemplo do volante de Kombi é pra simplificar o entendimento e não relacionei a outra extremidade e sim a força que a mesma pessoa teria que exercer no volante.
O tempo que perdeu me explicando deveria ter gasto fazendo uma explicação mais plausível ao criador do tópico.
Tanta gente preocupada em desmerecer quem tenta explicar de forma mais simples gastando um latim fudido e não explicando nada ao mesmo tempo.


Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 16 Jun 2019 as 18:49
1X1 será sempre 1X1. Não existe efeito alavanca pois a força não é aplicada na borda da coroa, como no caso do volante de Kombi, a força é aplicada na ponta da pedivela.

Bicicletas, câmbio de carro, diferencial de caminhão... As reduções são sempre calculadas pela relação de dentes. Nunca ví ninguém mencionar o diâmetro das engrenagens


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Antonio Carlos


Postado Por: Ronaldoebt
Data de Publicação: 16 Jun 2019 as 21:50
Pq então existe diferença entre um 32x32 x um 42x42 ?


Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 16 Jun 2019 as 22:07
Originalmente postado por Ronaldoebt Ronaldoebt escreveu:

Pq então existe diferença entre um 32x32 x um 42x42 ?


A diferença pode ter outras causas. Desconsiderando a "psicológica", pode estar no atrito, no câmbio, etc... Em 42X42, a corrente "dobra" menos que em 32X32, a força se distribui por mais dentes, o próprio desgaste dos dentes pode interferir.

Uma coisa é fato: Na transmissão de força, só importa a razão entre o número de dentes. O diâmetro das engrenagens não é considerado.


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Antonio Carlos


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 16 Jun 2019 as 22:23
Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Originalmente postado por Ronaldoebt Ronaldoebt escreveu:

Pq então existe diferença entre um 32x32 x um 42x42 ?


A diferença pode ter outras causas. Desconsiderando a "psicológica", pode estar no atrito, no câmbio, etc... Em 42X42, a corrente "dobra" menos que em 32X32, a força se distribui por mais dentes, o próprio desgaste dos dentes pode interferir.

Uma coisa é fato: Na transmissão de força, só importa a razão entre o número de dentes. O diâmetro das engrenagens não é considerado.

Exatamente! Nos 2 casos, a relação é direta e para cada volta completa do pedal, a roda completará uma volta também completa completa! Desta forma 32x32, 42x42, 54x54 sempre resultam em 1:1 (a força exercida no pedal é integralmente transmitida - sem multiplicação ou desmultiplicação ao pneu traseiro). Sendo a mesma força, o resultado do sistema é igual.

Caso você tenha trocado o pedivela por um com braço maior, talvez possa existir diferença na percepção, não pela engrenagem, mas pela alteração da alavanca na entrada do sistema (Ex. pedivela 165 para pedivela 175, onde há incremento superior a 5% na alavanca) ou ainda pela diminuição do raio da rodam (nesse caso com alteração da relação final - menor velocidade/mais leve).

As perdas por atrito são ínfimas e imperceptíveis. 

Quanto ao raio de um sistema de polias, sendo 2 sistemas distintos com a mesma proporção, o resultado será o mesmo. (no caso do 42x42 vs 32x32, temos o mesmo raio/diamentro nas duas pontas, tornando a relação proporcional). 




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Postado Por: Weber Dias
Data de Publicação: 16 Jun 2019 as 22:23
Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Originalmente postado por Ronaldoebt Ronaldoebt escreveu:

Pq então existe diferença entre um 32x32 x um 42x42 ?


A diferença pode ter outras causas. Desconsiderando a "psicológica", pode estar no atrito, no câmbio, etc... Em 42X42, a corrente "dobra" menos que em 32X32, a força se distribui por mais dentes, o próprio desgaste dos dentes pode interferir.

Uma coisa é fato: Na transmissão de força, só importa a razão entre o número de dentes. O diâmetro das engrenagens não é considerado.


Na verdade é considerado sim! como torque é igual à força x braço (nesse caso o raio da coroa) , para um torque fixo e uma coroa maior o resultado da força é menor! ou seja existe um menor esforço do sistema... quanto à relação sempre será 1x1... acredito q essa diferença seja psicológica ou algo a ver com o atrito entre corrente e coroa... no canal do samuca Zarref esses dias ele divulgou um estudo q mostra que o atrito em relações "maiores" é menor o que explica a utilização daqueles cage ceramic speed de 14 ou mais dentes...


Postado Por: Weber Dias
Data de Publicação: 16 Jun 2019 as 22:25
como dito acima esse esforço menor q me refiro é refletido somente no sistema... quando a força for transferida para a roda tudo se equivale... ou seja não tem efeito de multiplicação ou redução....


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 16 Jun 2019 as 22:37
Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Originalmente postado por Ronaldoebt Ronaldoebt escreveu:

Pq então existe diferença entre um 32x32 x um 42x42 ?


A diferença pode ter outras causas. Desconsiderando a "psicológica", pode estar no atrito, no câmbio, etc... Em 42X42, a corrente "dobra" menos que em 32X32, a força se distribui por mais dentes, o próprio desgaste dos dentes pode interferir.

Uma coisa é fato: Na transmissão de força, só importa a razão entre o número de dentes. O diâmetro das engrenagens não é considerado.


Na verdade é considerado sim! como torque é igual à força x braço (nesse caso o raio da coroa) , para um torque fixo e uma coroa maior o resultado da força é menor! ou seja existe um menor esforço do sistema... quanto à relação sempre será 1x1... acredito q essa diferença seja psicológica ou algo a ver com o atrito entre corrente e coroa... no canal do samuca Zarref esses dias ele divulgou um estudo q mostra que o atrito em relações "maiores" é menor o que explica a utilização daqueles cage ceramic speed de 14 ou mais dentes...

O braço sendo diferente, o torque será diferente (mas você alterará a entrada e consequentemente a saída do sistema. Para uma mesma medida de pedivela o resultado exatamente o mesmo, utilizando 32x32 ou 42x42). A entrada não é a coro, mas sim o pedivela, afinal não afixamos o pedal à coroa, mas ao pedivela (se o pedal fosse afixado à borda da coroa 42, teríamos vantagem sobre um afixado à borda de uma coroa 32).

Sempre brinco, 34x17 ou 50x25... qual é mais leve? (para cada 1 rpm do pedivela, o movimento da roda será de 2 rpm ou seja o esforço para dar 1 giro completo no pedal para que a roda se mova por 2 giros completos será exatamente o mesmo). 

Só existem 2 formas de alterar a percepção no caso da transmissão direta 1:1. Aumentando o pedivela, ou diminuindo a circunferência da roda (nunca aumentando ou diminuindo a quantidade de dentes proporcionalmente). Ainda assim, para o mesmo pedivela e roda, não importa quantos dentes tem o cog e a coroa, sendo proporcionais a resultante é a mesma.

Como já disse Tomsemfreio, num sistema de transmissão o que importa é somente a proporção/razão entre as engrenagens! 


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Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 17 Jun 2019 as 14:18
Amigos, quem gera o torque é o pedivela, obedecendo a relação comprimento X força.

Este torque, é multiplicado ou diminuído pela relação de marcha. O diâmetro destas relações não afeta em nada o torque transferido, a não ser por pequenas perdas por atrito que são desprezíveis.

Pq eu sinto a relação 42x42 mais leve que a 32x32?

Por n motivos não verificáveis num teste cientificado adequado:

- Substituição de uma relação velha e zuada por uma nova;
- Melhor lubrificação
- Melhor condicionamento físico
- Melhor disposição fisica no dia do teste
etc etc etc

Pra fechar a conta: Quem insistir em acreditar nisso, favor revolucionem a Mecânica! Humilhem físicos e engenheiros e ganhem um nobel por essa descoberta!



Postado Por: Weber Dias
Data de Publicação: 17 Jun 2019 as 16:31
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Originalmente postado por Ronaldoebt Ronaldoebt escreveu:

Pq então existe diferença entre um 32x32 x um 42x42 ?


A diferença pode ter outras causas. Desconsiderando a "psicológica", pode estar no atrito, no câmbio, etc... Em 42X42, a corrente "dobra" menos que em 32X32, a força se distribui por mais dentes, o próprio desgaste dos dentes pode interferir.

Uma coisa é fato: Na transmissão de força, só importa a razão entre o número de dentes. O diâmetro das engrenagens não é considerado.


Na verdade é considerado sim! como torque é igual à força x braço (nesse caso o raio da coroa) , para um torque fixo e uma coroa maior o resultado da força é menor! ou seja existe um menor esforço do sistema... quanto à relação sempre será 1x1... acredito q essa diferença seja psicológica ou algo a ver com o atrito entre corrente e coroa... no canal do samuca Zarref esses dias ele divulgou um estudo q mostra que o atrito em relações "maiores" é menor o que explica a utilização daqueles cage ceramic speed de 14 ou mais dentes...


O braço sendo diferente, o torque será diferente (mas você alterará a entrada e consequentemente a saída do sistema. Para uma mesma medida de pedivela o resultado exatamente o mesmo, utilizando 32x32 ou 42x42). A entrada não é a coro, mas sim o pedivela, afinal não afixamos o pedal à coroa, mas ao pedivela (se o pedal fosse afixado à borda da coroa 42, teríamos vantagem sobre um afixado à borda de uma coroa 32).

Sempre brinco, 34x17 ou 50x25... qual é mais leve? (para cada 1 rpm do pedivela, o movimento da roda será de 2 rpm ou seja o esforço para dar 1 giro completo no pedal para que a roda se mova por 2 giros completos será exatamente o mesmo). 

Só existem 2 formas de alterar a percepção no caso da transmissão direta 1:1. Aumentando o pedivela, ou diminuindo a circunferência da roda (nunca aumentando ou diminuindo a quantidade de dentes proporcionalmente). Ainda assim, para o mesmo pedivela e roda, não importa quantos dentes tem o cog e a coroa, sendo proporcionais a resultante é a mesma.

Como já disse Tomsemfreio, num sistema de transmissão o que importa é somente a proporção/<span style=": rgb255, 255, 255;">razão</span> entre as engrenagens! 






amigo a força do seu pé entra no Pedal... essa força multiplicada pelo tamanho do pedivela gera o torque... esse torque está no sistema pedivela e coroa... quando esse torque é transmitido para a corrente ele passa pela coroa, se o torque se manter constante e a coroa aumentar a força resultante na corrente será menor... não estou falando de multiplicação ou redução, isso está claro para todos que não existe diferença... estou dizendo q a força resultante na corrente é sim menor quando usada uma coroa maior... o que pode ajudar na durabilidade do sistema e talvez na sensação de menor esforço....


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 17 Jun 2019 as 22:53
E uma minoria (eu incluso), está dizendo que a diferença entre atrito, maior durabilidade, e coisas assim que dariam vantagem a uma coroa maior, são coisas muito pequenas, a ponto de não ser possível mensurar...

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Sigam-me os bons
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Prost!


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 17 Jun 2019 as 23:15
Outro dia tinha um estudo aí apontando que o ideal era coroas e pinhões terem 19 dentes ou mais. Menor que isso começa a existir um desperdício de potência (mais significativo abaixo de 10 dentes). Ou seja, entre uma combinação 22x22 ou 36x36 por exemplo, não há qualquer diferença em performance.
O extremo seria uma combinação sei lá, 10x10, mas como não deve existir coroas com 10 dentes...
Mas isso tudo em se tratando de single Speed, sem marchas e com chainline correto. Se vc tem coroas na frente ou um cassete atrás, câmbios, corrente torcida, as coisas mudam um pouco.

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strava.com/athletes/6410495



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