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Novos XT e SLX 12V

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Fórum Principal
Descrição:: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=96626
Data:: 19 Mar 2024 as 00:15
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Novos XT e SLX 12V
Enviado por: Weber Dias
Assunto: Novos XT e SLX 12V
Data: 30 Mai 2019 as 12:27
https://mtb.shimano.com/en/components/xt/" rel="nofollow - https://mtb.shimano.com/en/components/xt/



Respostas:
Enviado por: furukawa
Data: 30 Mai 2019 as 12:28

https://www.pinkbike.com/news/shimanos-back-in-the-game-with-new-xt-and-slx-12-speed-groups.html" rel="nofollow - https://www.pinkbike.com/news/shimanos-back-in-the-game-with-new-xt-and-slx-12-speed-groups.html



Enviado por: Weber Dias
Data: 30 Mai 2019 as 12:30
https://mtb.shimano.com/en/components/slx/" rel="nofollow - https://mtb.shimano.com/en/components/slx/


Enviado por: Weber Dias
Data: 30 Mai 2019 as 12:31
https://youtu.be/kC9-bfsNne8" rel="nofollow - https://youtu.be/kC9-bfsNne8


Enviado por: furukawa
Data: 30 Mai 2019 as 12:41

Gostei da opção 2x12 com coroas 36-26 e cassete 10-45.

A marcha mais leve 26/45 é praticamente igual ao que eu gosto no 2x11 24/42:
26/45 = 0,5778
24/42 = 0,5714

Para meu gosto, é mais vantagem usar coroa 36 para poupar a vida útil do cassete nos cogs menores além, é claro, de ter marcha mais pesada do que com o uso de uma coroa menor.



Enviado por: furukawa
Data: 30 Mai 2019 as 12:51

Este detalhe do material dos dentes da coroa ajuda a explicar o problema de fabricação do modelo XTR:

"Because the tooth profile is steel, Shimano can achieve ideal wear characteristics without the use of an extra special and super expensive surface treatment that is required on the full aluminum XTR chainring. The SLX version uses a slightly more inexpensive surface treatment on the steel tooth profile for just a narrowly cheaper retail price."

https://www.vitalmtb.com/features/Discover-the-All-New-Shimano-XT-and-SLX-12-Speed-Drivetrains-Brakes-and-More,2700" rel="nofollow - https://www.vitalmtb.com/features/Discover-the-All-New-Shimano-XT-and-SLX-12-Speed-Drivetrains-Brakes-and-More,2700

Gostei dessa ideia de usar coroas com dentes de aço que ajuda no preço e na durabilidade dela.


Enviado por: Weber Dias
Data: 30 Mai 2019 as 12:54
não ví ninguém falar de compatibilidade... será que as peças são todas compatíveis? tomara...


Enviado por: Leoparreiras
Data: 30 Mai 2019 as 12:57
Shimano lança novos grupos XT e SLX.

Novo XT (M8100) de 12 velocidades com K7 10-51T ou 10-45T e o novo SLX (M7100) de 12 velocidades!!

O novo grupo XT alem de contar com 12 velocidades, podendo ser utilizado com a relação 1x12 ou 2x12, conta também com a nova tecnologia HYPERGLIDE+, com as placas usadas na construção da corrente bem como as saliências do K7 sendo completamente redesenhadas, melhorando não só a velocidade nas trocas de marchas, bem como tornando a troca mais suave, mesmo quando com carga nos pedais!

A nova coroa usada na relação 1x12 estará disponível nos tamanhos 28T ate 36T, e não é fixada por parafusos, pois vem no formato direct mount, tanto no XT quanto no SLX.

Os freios XT e SLX (bem parecido com o XTR em design) agora podem vir com 2 (RACE)  ou 4 (ENDURO) pistões bem como opção também para E-bikes!

Existem 2 passadores traseiros, um para uso na relação 1x12 e outro para uso na relação 2x12

O trocador de marchas é bem similar ao XTR, com respostas imediatas nas trocas, permitindo o recuo de até 2 marchas por vez e o avanço de ate 4 marchas por vez (no SLX isso muda para recuo de 1 marcha por vez e avanço de até 3 marchas por vez).

Tanto o trocador quanto o freio agora são presos a uma única abraçadeira, sendo que é possível ajustar o trocador, lateralmente em até 14mm (mais para perto do punho ou mais para longe).

Também foram lançados novos cubos, para uso em sistemas Boost ou não boost. O cubo traseiro também virá com compatibilidade com super boost.
O cubo traseiro (XT e SLX) foi redesenhado para o padrão micro-spline freehub body, para receber o novo K7. (ou seja, quem quiser fazer o upgrade tere que investir uma grana e trocar o cubo também.)

PESO: aparentemente o novo grupo XT é apenas 365 gramas mais pesado que o XTR.

COMPATIBILIDADE: Todos os componentes de 12s da Shimano são compatíveis entre si.

De acordo com o site bike radar, os novos grupos estarão disponíveis à partir de Julho!

No Instagram da SENSE já há uma bike com a nova relação, prevista para ser lançada como modelo 2020 (acho que é uma impact SL)

https://www.youtube.com/watch?v=9AoFhtz8050" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=9AoFhtz8050

https://www.bikeradar.com/news/shimano-xt-and-slx-12-speed/" rel="nofollow - https://www.bikeradar.com/news/shimano-xt-and-slx-12-speed/

https://www.dirtragmag.com/articles/shimano-releases-new-deore-xt-and-slx-12-speed" rel="nofollow - https://www.dirtragmag.com/articles/shimano-releases-new-deore-xt-and-slx-12-speed


Enviado por: Leoparreiras
Data: 30 Mai 2019 as 12:59
Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

não ví ninguém falar de compatibilidade... será que as peças são todas compatíveis? tomara...


De acordo com o bikeradar, todos os componentes 12s da shimano serão compatíveis.


Enviado por: Leoparreiras
Data: 30 Mai 2019 as 13:01
Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

não ví ninguém falar de compatibilidade... será que as peças são todas compatíveis? tomara...


Eu lancei um tópico sobre isso quase ao mesmo tempo que você fez a sua publicação.

Vou copiar o que publiquei lá e colar aqui, assim algum moderador pode excluir a outra publicação se for o caso.

Shimano lança novos grupos XT e SLX.

Novo XT (M8100) de 12 velocidades com K7 10-51T ou 10-45T e o novo SLX (M7100) de 12 velocidades!!

O novo grupo XT alem de contar com 12 velocidades, podendo ser utilizado com a relação 1x12 ou 2x12, conta também com a nova tecnologia HYPERGLIDE+, com as placas usadas na construção da corrente bem como as saliências do K7 sendo completamente redesenhadas, melhorando não só a velocidade nas trocas de marchas, bem como tornando a troca mais suave, mesmo quando com carga nos pedais!

A nova coroa usada na relação 1x12 estará disponível nos tamanhos 28T ate 36T, e não é fixada por parafusos, pois vem no formato direct mount, tanto no XT quanto no SLX.

Os freios XT e SLX (bem parecido com o XTR em design) agora podem vir com 2 (RACE)  ou 4 (ENDURO) pistões bem como opção também para E-bikes!

Existem 2 passadores traseiros, um para uso na relação 1x12 e outro para uso na relação 2x12

O trocador de marchas é bem similar ao XTR, com respostas imediatas nas trocas, permitindo o recuo de até 2 marchas por vez e o avanço de ate 4 marchas por vez (no SLX isso muda para recuo de 1 marcha por vez e avanço de até 3 marchas por vez).

Tanto o trocador quanto o freio agora são presos a uma única abraçadeira, sendo que é possível ajustar o trocador, lateralmente em até 14mm (mais para perto do punho ou mais para longe).

Também foram lançados novos cubos, para uso em sistemas Boost ou não boost. O cubo traseiro também virá com compatibilidade com super boost.
O cubo traseiro (XT e SLX) foi redesenhado para o padrão micro-spline freehub body, para receber o novo K7. (ou seja, quem quiser fazer o upgrade tere que investir uma grana e trocar o cubo também.)

PESO: aparentemente o novo grupo XT é apenas 365 gramas mais pesado que o XTR.

COMPATIBILIDADE: Todos os componentes de 12s da Shimano são compatíveis entre si.

De acordo com o site bike radar, os novos grupos estarão disponíveis à partir de Julho!

No Instagram da SENSE já há uma bike com a nova relação, prevista para ser lançada como modelo 2020 (acho que é uma impact SL)

https://www.youtube.com/watch?v=9AoFhtz8050" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=9AoFhtz8050

https://www.bikeradar.com/news/shimano-xt-and-slx-12-speed/" rel="nofollow - https://www.bikeradar.com/news/shimano-xt-and-slx-12-speed/

https://www.dirtragmag.com/articles/shimano-releases-new-deore-xt-and-slx-12-speed" rel="nofollow - https://www.dirtragmag.com/articles/shimano-releases-new-deore-xt-and-slx-12-speed


Enviado por: Leoparreiras
Data: 30 Mai 2019 as 13:10


Enviado por: Leoparreiras
Data: 30 Mai 2019 as 13:10


Enviado por: Weber Dias
Data: 30 Mai 2019 as 13:15
Originalmente Postado por Leoparreiras Leoparreiras Escreveu:

Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

não ví ninguém falar de compatibilidade... será que as peças são todas compatíveis? tomara...


Eu lancei um tópico sobre isso quase ao mesmo tempo que você fez a sua publicação.

Vou copiar o que publiquei lá e colar aqui, assim algum moderador pode excluir a outra publicação se for o caso.

Shimano lança novos grupos XT e SLX.

Novo XT (M8100) de 12 velocidades com K7 10-51T ou 10-45T e o novo SLX (M7100) de 12 velocidades!!

O
novo grupo XT alem de contar com 12 velocidades, podendo ser utilizado
com a relação 1x12 ou 2x12, conta também com a nova tecnologia
HYPERGLIDE+, com as placas usadas na construção da corrente bem como as
saliências do K7 sendo completamente redesenhadas, melhorando não só a
velocidade nas trocas de marchas, bem como tornando a troca mais suave,
mesmo quando com carga nos pedais!

A nova coroa
usada na relação 1x12 estará disponível nos tamanhos 28T ate 36T, e não
é fixada por parafusos, pois vem no formato direct mount, tanto no XT quanto no SLX.

Os freios XT e SLX (bem parecido com o XTR em design) agora podem vir com 2 (RACE)  ou 4 (ENDURO) pistões bem como opção também para E-bikes!

Existem 2 passadores traseiros, um para uso na relação 1x12 e outro para uso na relação 2x12

O
trocador de marchas é bem similar ao XTR, com respostas imediatas nas
trocas, permitindo o recuo de até 2 marchas por vez e o avanço de ate 4
marchas por vez (no SLX isso muda para recuo de 1 marcha por vez e
avanço de até 3 marchas por vez).

Tanto o
trocador quanto o freio agora são presos a uma única abraçadeira, sendo
que é possível ajustar o trocador, lateralmente em até 14mm (mais para
perto do punho ou mais para longe).

Também
foram lançados novos cubos, para uso em sistemas Boost ou não boost. O
cubo traseiro também virá com compatibilidade com super boost.
O cubo traseiro (XT e SLX) foi
redesenhado para o padrão micro-spline freehub body, para receber o
novo K7. (ou seja, quem quiser fazer o upgrade tere que investir uma
grana e trocar o cubo também.)

PESO: aparentemente o novo grupo XT é apenas 365 gramas mais pesado que o XTR.

COMPATIBILIDADE: Todos os componentes de 12s da Shimano são compatíveis entre si.

De acordo com o site bike radar, os novos grupos estarão disponíveis à partir de Julho!

No Instagram da SENSE já há uma bike com a nova relação, prevista para ser lançada como modelo 2020 (acho que é uma impact SL)

https://www.youtube.com/watch?v=9AoFhtz8050" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=9AoFhtz8050

https://www.bikeradar.com/news/shimano-xt-and-slx-12-speed/" rel="nofollow - https://www.bikeradar.com/news/shimano-xt-and-slx-12-speed/

https://www.dirtragmag.com/articles/shimano-releases-new-deore-xt-and-slx-12-speed" rel="nofollow - https://www.dirtragmag.com/articles/shimano-releases-new-deore-xt-and-slx-12-speed


👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽


Enviado por: Weber Dias
Data: 30 Mai 2019 as 13:16
Originalmente Postado por Leoparreiras Leoparreiras Escreveu:

Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

não ví ninguém falar de compatibilidade... será que as peças são todas compatíveis? tomara...


De acordo com o bikeradar, todos os componentes 12s da shimano serão compatíveis.


legal... isso é muito importante....


Enviado por: fzpereira
Data: 30 Mai 2019 as 13:37
Agora é esperar o Deore 11v e Alivio/Acera 10v! Clap

-------------
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR


Enviado por: Vinicius Trevisan
Data: 30 Mai 2019 as 13:44
Originalmente Postado por fzpereira fzpereira Escreveu:

Agora é esperar o Deore 11v e Alivio/Acera 10v! Clap

E que os preços não sejam proibitivos! 


-------------
https://www.strava.com/athletes/1206610


Enviado por: Weber Dias
Data: 30 Mai 2019 as 13:54
Originalmente Postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan Escreveu:

Originalmente Postado por fzpereira fzpereira Escreveu:

Agora é esperar o Deore 11v e Alivio/Acera 10v! Clap<div id="bbafmabaelnnkondpfpjmdklbmfnbmol" ="bbafmabaelnnkondpfpjmdklbmfnbmol"="" style="display: none;">


E que os preços não sejam proibitivos! 


pelo que foi dito o XT chega a 1/3 maiôs ou menos no XTR e o SLX 1/4 do preço do XTR....

6000 xt e 4000 o SLX....

agora considerando o mercado Cinza... acredito que o SLX chega em uns 2000 e o XT uns 3000... isso sem freios...


Enviado por: Vinicius Trevisan
Data: 30 Mai 2019 as 14:01
Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Originalmente Postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan Escreveu:

Originalmente Postado por fzpereira fzpereira Escreveu:

Agora é esperar o Deore 11v e Alivio/Acera 10v! Clap<div id="bbafmabaelnnkondpfpjmdklbmfnbmol" ="bbafmabaelnnkondpfpjmdklbmfnbmol"="" style="display: none;">


E que os preços não sejam proibitivos! 


pelo que foi dito o XT chega a 1/3 maiôs ou menos no XTR e o SLX 1/4 do preço do XTR....

6000 xt e 4000 o SLX....

agora considerando o mercado Cinza... acredito que o SLX chega em uns 2000 e o XT uns 3000... isso sem freios...

Sim, me referi aos preços de um possível lançamento dos grupos deore 11v e alivio/acera 10v rsrs.


-------------
https://www.strava.com/athletes/1206610


Enviado por: furukawa
Data: 30 Mai 2019 as 14:16

https://www.bike-discount.de/en/buy/shimano-xt-m8100-1x12-speed-group-priority-pack-hubs-874488" rel="nofollow - https://www.bike-discount.de/en/buy/shimano-xt-m8100-1x12-speed-group-priority-pack-hubs-874488



Enviado por: Fabio
Data: 30 Mai 2019 as 14:20
Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:


Este detalhe do material dos dentes da coroa ajuda a explicar o problema de fabricação do modelo XTR:

"Because the tooth profile is steel, Shimano can achieve ideal wear characteristics without the use of an extra special and super expensive surface treatment that is required on the full aluminum XTR chainring. The SLX version uses a slightly more inexpensive surface treatment on the steel tooth profile for just a narrowly cheaper retail price."

https://www.vitalmtb.com/features/Discover-the-All-New-Shimano-XT-and-SLX-12-Speed-Drivetrains-Brakes-and-More,2700" rel="nofollow - https://www.vitalmtb.com/features/Discover-the-All-New-Shimano-XT-and-SLX-12-Speed-Drivetrains-Brakes-and-More,2700

Gostei dessa ideia de usar coroas com dentes de aço que ajuda no preço e na durabilidade dela.


E nada de coroas direct mount.

E ambos os freios usam o mesmo manete, mesmo tendo taxas de hidráulica diferentes. Pelo menos no XTR os manetes são diferentes.





Enviado por: Leoparreiras
Data: 30 Mai 2019 as 14:22
Originalmente Postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan Escreveu:

Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Originalmente Postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan Escreveu:

Originalmente Postado por fzpereira fzpereira Escreveu:

Agora é esperar o Deore 11v e Alivio/Acera 10v! Clap<div id="bbafmabaelnnkondpfpjmdklbmfnbmol" ="bbafmabaelnnkondpfpjmdklbmfnbmol"="" style="display: none;">


E que os preços não sejam proibitivos! 


pelo que foi dito o XT chega a 1/3 maiôs ou menos no XTR e o SLX 1/4 do preço do XTR....

6000 xt e 4000 o SLX....

agora considerando o mercado Cinza... acredito que o SLX chega em uns 2000 e o XT uns 3000... isso sem freios...

Sim, me referi aos preços de um possível lançamento dos grupos deore 11v e alivio/acera 10v rsrs.


No video do canal dirtymag eles falam que a shimano está para lançar ou atualizar outros grupos e que ainda viriam novidades por agora.

Quanto aos valores que serão cobrados aqui, depende de uma renca de coisas, mas só saberemos mesmo quando a representante oficial da shimano lançar o produto aqui. de resto, é especulação e apenas conversão de dolares para reais.

Mas acho sim que a shimano vai atualizar os grupos alivio e deore.


Enviado por: ghd
Data: 30 Mai 2019 as 14:28
Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:


Este detalhe do material dos dentes da coroa ajuda a explicar o problema de fabricação do modelo XTR:

"Because the tooth profile is steel, Shimano can achieve ideal wear characteristics without the use of an extra special and super expensive surface treatment that is required on the full aluminum XTR chainring. The SLX version uses a slightly more inexpensive surface treatment on the steel tooth profile for just a narrowly cheaper retail price."

https://www.vitalmtb.com/features/Discover-the-All-New-Shimano-XT-and-SLX-12-Speed-Drivetrains-Brakes-and-More,2700" rel="nofollow - https://www.vitalmtb.com/features/Discover-the-All-New-Shimano-XT-and-SLX-12-Speed-Drivetrains-Brakes-and-More,2700

Gostei dessa ideia de usar coroas com dentes de aço que ajuda no preço e na durabilidade dela.


O problema foi no braço do pedivela pelo que sei.

-------------
https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Enviado por: Weber Dias
Data: 30 Mai 2019 as 14:28
Pelo vídeo do MTB90 a partir da primeira quinzena do mês que vem os lojistas já poderão pedir os grupos...


Enviado por: miniic
Data: 30 Mai 2019 as 14:30
Foi na unidade da Shimano de anodização, pelo que me lembro ela foi inundada.
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:


O problema foi no braço do pedivela pelo que sei.


Enviado por: ghd
Data: 30 Mai 2019 as 14:42
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Foi na unidade da Shimano de anodização, pelo que me lembro ela foi inundada.
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:


O problema foi no braço do pedivela pelo que sei.



Isso foi apenas o problema inicial. Eles tiveram problemas de fabricação mesmo depois.
Problema de projeto também...

-------------
https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Enviado por: Fabio
Data: 30 Mai 2019 as 14:42
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:


Este detalhe do material dos dentes da coroa ajuda a explicar o problema de fabricação do modelo XTR:

"Because the tooth profile is steel, Shimano can achieve ideal wear characteristics without the use of an extra special and super expensive surface treatment that is required on the full aluminum XTR chainring. The SLX version uses a slightly more inexpensive surface treatment on the steel tooth profile for just a narrowly cheaper retail price."

https://www.vitalmtb.com/features/Discover-the-All-New-Shimano-XT-and-SLX-12-Speed-Drivetrains-Brakes-and-More,2700" rel="nofollow - https://www.vitalmtb.com/features/Discover-the-All-New-Shimano-XT-and-SLX-12-Speed-Drivetrains-Brakes-and-More,2700

Gostei dessa ideia de usar coroas com dentes de aço que ajuda no preço e na durabilidade dela.


O problema foi no braço do pedivela pelo que sei.


Achava que o problema era no sistema direct mount deles.

Foda que a Shimano está virando a Apple.

Fixação de discos existem 2 sistemas: Shimano e IS6
Fixação de coroa DM existem 2 sistemas: Shimano e DM
Freehub para cog 10 existem 2 sistemas: Shimano e XD que meio que virou padrão até para outros fabricantes de cassetes


Enviado por: pimenta86
Data: 30 Mai 2019 as 15:34
Ja tem preco em algumas lojas no exterior (grupo sem pedivela):

GX Igor: 250 euro

https://r2-bike.com/SRAM-GX-Eagle-Upgrade-Kit-1x12_1" rel="nofollow - https://r2-bike.com/SRAM-GX-Eagle-Upgrade-Kit-1x12_1

XT : 317 euro (incluindo o freehub)

https://r2-bike.com/SHIMANO-Deore-XT-Upgrade-Kit-M8100-1x12-speed-DT-Swiss-Micro-Spline-Freehub-Body-Cassette-10-51-Teeth" rel="nofollow - https://r2-bike.com/SHIMANO-Deore-XT-Upgrade-Kit-M8100-1x12-speed-DT-Swiss-Micro-Spline-Freehub-Body-Cassette-10-51-Teeth

Como o XT e' lancamento o preco deve cair.

Acho que a Shimano vai ganhar essa briga, vamos ver.


Enviado por: Leoparreiras
Data: 30 Mai 2019 as 15:49
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:


Este detalhe do material dos dentes da coroa ajuda a explicar o problema de fabricação do modelo XTR:

"Because the tooth profile is steel, Shimano can achieve ideal wear characteristics without the use of an extra special and super expensive surface treatment that is required on the full aluminum XTR chainring. The SLX version uses a slightly more inexpensive surface treatment on the steel tooth profile for just a narrowly cheaper retail price."

https://www.vitalmtb.com/features/Discover-the-All-New-Shimano-XT-and-SLX-12-Speed-Drivetrains-Brakes-and-More,2700" rel="nofollow - https://www.vitalmtb.com/features/Discover-the-All-New-Shimano-XT-and-SLX-12-Speed-Drivetrains-Brakes-and-More,2700

Gostei dessa ideia de usar coroas com dentes de aço que ajuda no preço e na durabilidade dela.


O problema foi no braço do pedivela pelo que sei.


Achava que o problema era no sistema direct mount deles.

Foda que a Shimano está virando a Apple.

Fixação de discos existem 2 sistemas: Shimano e IS6
Fixação de coroa DM existem 2 sistemas: Shimano e DM
Freehub para cog 10 existem 2 sistemas: Shimano e XD que meio que virou padrão até para outros fabricantes de cassetes


Para esses K7 de 12V novos que a shimano está lançando, eles criaram um novo padrão de hub chamado Micro Spline, diferente do que nós estamos acostumados, mais ou menos o que a SRAM fez com o XD......

pelo que li no site singletracks.com, o range se usar o k7 10-45T com pedivela de duas coroas (36-26T), o range vai a 621%!!!!

Alem da Shimano, quem deve lançar um grupo de 12S é a Box components. Eles já têm um grupo de 11S além dos grupos de downhill..
Eu gostaria de ver esse grupo aqui no brasil..

https://www.singletracks.com/blog/mtb-gear/shimanos-brand-new-12-speed-deore-xt-mountain-bike-drivetrain-tested/



Enviado por: Fabio
Data: 30 Mai 2019 as 16:00
Lembro do Sram 3x10

22/33/44 e 11-36

654%


Enviado por: Weber Dias
Data: 30 Mai 2019 as 16:10
Originalmente Postado por pimenta86 pimenta86 Escreveu:

Ja tem preco em algumas lojas no exterior (grupo sem pedivela):

GX Igor: 250 euro

https://r2-bike.com/SRAM-GX-Eagle-Upgrade-Kit-1x12_1" rel="nofollow - https://r2-bike.com/SRAM-GX-Eagle-Upgrade-Kit-1x12_1

XT : 317 euro (incluindo o freehub)

https://r2-bike.com/SHIMANO-Deore-XT-Upgrade-Kit-M8100-1x12-speed-DT-Swiss-Micro-Spline-Freehub-Body-Cassette-10-51-Teeth" rel="nofollow - https://r2-bike.com/SHIMANO-Deore-XT-Upgrade-Kit-M8100-1x12-speed-DT-Swiss-Micro-Spline-Freehub-Body-Cassette-10-51-Teeth

Como o XT e' lancamento o preco deve cair.

Acho que a Shimano vai ganhar essa briga, vamos ver.


dois pontos ainda...
esse valor ainda está incluso o Freehub...
e se o XT permanecer com a mesma qualidade eu sou muito mais do que um GX....

o tempo nos mostrará...

quanto ao sistema só tenho elogios... estou com um XTR com mais de 1000Km (câmbio e trocador)... agora montei corrente e K7 tmb... só alegria...


Enviado por: furukawa
Data: 30 Mai 2019 as 17:25

O problema de fabricação do pedivela XTR 12v é um mistério, acho difícil a Shimano explicar isso. Como teve o problema na unidade de tratamento superficial, achei coerente a explicação do super caro e complexo tratamento superficial dos dentes de alumínio das coroas do pedivela XTR 12v.

O site Bike Discount da Alemanha tem previsão de venda a partir de 14 de junho deste ano. No ano passado a previsão do XTR era muito vaga e ficou aqueles adiantamentos sem explicação.



Enviado por: Roberfc
Data: 30 Mai 2019 as 18:45
opa...ja tou mirando minha próxima bike com um desses grupos heim....

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Rober


Enviado por: gladiator25
Data: 31 Mai 2019 as 09:19
A DT Swiss ainda é a única autorizada a fabricar o free hub? Se demorar demais a liberar para os demais vai complicar a venda dos cassetes.


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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Enviado por: RuanRAC
Data: 31 Mai 2019 as 10:01
uma dúvida, quanto está saindo um deore M6000 completo, quase 3000 não? (oficial, preço recomendado do importador da shimano aqui no Brasil)

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meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071


Enviado por: Weber Dias
Data: 31 Mai 2019 as 11:07
Originalmente Postado por gladiator25 gladiator25 Escreveu:

A DT Swiss ainda é a única autorizada a fabricar o free hub? Se demorar demais a liberar para os demais vai complicar a venda dos cassetes.


Na verdade hoje tem 3 empresas produzindo cubos compatíveis com o novo padrão shimano... a DT, a própria shimano e mais uma (não lembro o nome)... agora o Freehub já tem outras produzindo... eu mesmo comprei um freehub compatível com cubo DT mas de outra marca... chinesa..... aos poucos vai abrindo o mercado e popularizando... o mesmo aconteceu com o XD da Sram, que hoje vc acha em qualquer lugar....


Enviado por: ghd
Data: 31 Mai 2019 as 11:12
É a Industry Nine a outra, que faz rodas que custam uma fortuna.
A situação com o Micro Spline é diferente, não é o mesmo caso do XD.
A Shimano não liberou pra todo mundo, esse freehub chinês que vc comenta provavelmente é "ilegal" perante a Shimano. As marcas sérias só irão disponibilizar quando tiver um devida liberação do padrão.

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https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Enviado por: Fabio
Data: 31 Mai 2019 as 11:14
Acho que foi a Mavic que disse estar pronta para fazer, mas depende dos DOCs que a Shimano tem que enviar e estavam esperando.

Lembrando que certos video games só fizeram o sucesso que fizeram por causa de jogos piratas e Windows dominou por causa das versões piratas de antigamente.

A Shimano é muito engessada. Querem esperar o que ao não liberar um padrão que nem padrão é e num mercado já dominado por outros padrões? Até parece que eles vivem de patentes e não de vendas de produtos.


A Shimano está igual o SBT que tem um dono que manda em tudo, mas está ficando caduco. kkk


Enviado por: Weber Dias
Data: 31 Mai 2019 as 11:17
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

É a Industry Nine a outra, que faz rodas que custam uma fortuna.
A situação com o Micro Spline é diferente, não é o mesmo caso do XD.
A Shimano não liberou pra todo mundo, esse freehub chinês que vc comenta provavelmente é "ilegal" perante a Shimano. As marcas sérias só irão disponibilizar quando tiver um devida liberação do padrão.


isso é verdade... no entanto a própria shimano está lançando o cubo SLX que é muito mais barato do que um XTR, DT Swiss ou industry nine... isso com certeza vai ajudar na popularização... afinal hoje um cubo mais barato que seja para XD ainda é mais caro do que um comum e mesmo assim vende muito... isso se o SLX manter o padrão de valor...


Enviado por: ajunio3
Data: 31 Mai 2019 as 12:34
Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

É a Industry Nine a outra, que faz rodas que custam uma fortuna.
A situação com o Micro Spline é diferente, não é o mesmo caso do XD.
A Shimano não liberou pra todo mundo, esse freehub chinês que vc comenta provavelmente é "ilegal" perante a Shimano. As marcas sérias só irão disponibilizar quando tiver um devida liberação do padrão.


isso é verdade... no entanto a própria shimano está lançando o cubo SLX que é muito mais barato do que um XTR, DT Swiss ou industry nine... isso com certeza vai ajudar na popularização... afinal hoje um cubo mais barato que seja para XD ainda é mais caro do que um comum e mesmo assim vende muito... isso se o SLX manter o padrão de valor...

Não é bem assim não, vários cubos baratos (Novatec, Koozer etc..) possuem versões XD pelo mesmo preço da versão Shimano

E outra, os cubos shimano são cone e esferas então mesmo que sejam mais baratos atualmente muita gente ainda vai torcer a cara por causa disso.

O fato é: Eles precisam abrir a patente do novo freehub, ou ao menos autorizar mais empresas a fazerem ele. Se nem a Mavic pode ainda, então tá longe pra caramba dos mais baratos


Enviado por: Weber Dias
Data: 31 Mai 2019 as 13:23
Originalmente Postado por ajunio3 ajunio3 Escreveu:

Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

É a Industry Nine a outra, que faz rodas que custam uma fortuna.
A situação com o Micro Spline é diferente, não é o mesmo caso do XD.
A Shimano não liberou pra todo mundo, esse freehub chinês que vc comenta provavelmente é "ilegal" perante a Shimano. As marcas sérias só irão disponibilizar quando tiver um devida liberação do padrão.


isso é verdade... no entanto a própria shimano está lançando o cubo SLX que é muito mais barato do que um XTR, DT Swiss ou industry nine... isso com certeza vai ajudar na popularização... afinal hoje um cubo mais barato que seja para XD ainda é mais caro do que um comum e mesmo assim vende muito... isso se o SLX manter o padrão de valor...


Não é bem assim não, vários cubos baratos (Novatec, Koozer etc..) possuem versões XD pelo mesmo preço da versão Shimano

E outra, os cubos shimano são cone e esferas então mesmo que sejam mais baratos atualmente muita gente ainda vai torcer a cara por causa disso.

O fato é: Eles precisam abrir a patente do novo freehub, ou ao menos autorizar mais empresas a fazerem ele. Se nem a Mavic pode ainda, então tá longe pra caramba dos mais baratos


concordo...


Enviado por: gladiator25
Data: 31 Mai 2019 as 13:33
Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

[QUOTE=ghd]
isso é verdade... no entanto a própria shimano está lançando o cubo SLX que é muito mais barato do que um XTR, DT Swiss ou industry nine... isso com certeza vai ajudar na popularização... afinal hoje um cubo mais barato que seja para XD ainda é mais caro do que um comum e mesmo assim vende muito... isso se o SLX manter o padrão de valor...


Tive cubos SLX e  rodas XT inclusive, atualmente estou com Novatec. Não penso em voltar por conta do padrão center lock que te deixa meio sem opções aos discos Shimano a não ser uns bem caros da DT e uns muito raros da Formula e por ai vai. Outra coisa é a falta de peças de desgaste para os cubos, nem toco no assunto de usar esferas e cônicos, isso pra mim não importa desde que existissem as benditas "bacias/copos" para comprar, mas não existem, a não ser a que vem no free hub completo.




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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Enviado por: gladiator25
Data: 31 Mai 2019 as 13:36
A pessoa que tem um cubo como o Novatec 792 por exemplo vai fazer a conta se compensa comprar um cubo DT ou Shimano com o micro spline, desmontar
a roda correndo o risco de perder os raios, gastar com mão de obra
pra isso ou simplesmente trocar o free hub por um XD e pegar só câmbio e
passador Shimano.

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Enviado por: ajunio3
Data: 31 Mai 2019 as 15:23
Originalmente Postado por gladiator25 gladiator25 Escreveu:

A pessoa que tem um cubo como o Novatec 792 por exemplo vai fazer a conta se compensa comprar um cubo DT ou Shimano com o micro spline, desmontar minha roda correndo o risco de perder os raios, gastar com mão de obra pra isso ou simplesmente trocar o free hub por um XD e pegar só câmbio e passador Shimano.

Exatamente isso que eu quis dizer, e por coincidência o meu irmão tem justamente esse cubo e trocou a relação dele de XT 2x10 pro Eagle XX1 com apenas R$ 150,00 pro freehub (claro, fora a relação) tem tocar no resto da roda

E isso porque ele ja precisava trocar o freehub mesmo por desgaste, então digamos que saiu elas por elas

Se tivesse que mexer na roda toda, ele com certeza não animava não


Enviado por: AlexSantin
Data: 31 Mai 2019 as 16:01
Originalmente Postado por gladiator25 gladiator25 Escreveu:

A pessoa que tem um cubo como o Novatec 792 por exemplo vai fazer a conta se compensa comprar um cubo DT ou Shimano com o micro spline, desmontar
minha roda correndo o risco de perder os raios, gastar com mão de obra
pra isso ou simplesmente trocar o free hub por um XD e pegar só câmbio e
passador Shimano.


E deve ser compatível né.


Enviado por: Pedro Cury
Data: 31 Mai 2019 as 16:12
Nossas matérias oficiais de ontem:
https://www.pedal.com.br/shimano-xt-2020-serie-m8100-de-12v-traz-principais-tecnologias-do-xtr_texto13824.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/shimano-xt-2020-serie-m8100-de-12v-traz-principais-tecnologias-do-xtr_texto13824.html

https://www.pedal.com.br/shimano-slx-2020-serie-m7100-agora-tambem-com-12-velocidades_texto13825.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/shimano-slx-2020-serie-m7100-agora-tambem-com-12-velocidades_texto13825.html

Andei ontem com o grupo e to terminando aqui o primeiras impressões com vídeo. Vídeo abaixo e já posto a materia com um pouco mais de info...




Matéria finalizada:  https://www.pedal.com.br/grupo-shimano-xt-2020-m8100-primeiras-impressoes_texto13829.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/grupo-shimano-xt-2020-m8100-primeiras-impressoes_texto13829.html



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Enviado por: Leoparreiras
Data: 31 Mai 2019 as 16:52
Originalmente Postado por Pedro Cury Pedro Cury Escreveu:

Nossas matérias oficiais de ontem:
https://www.pedal.com.br/shimano-xt-2020-serie-m8100-de-12v-traz-principais-tecnologias-do-xtr_texto13824.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/shimano-xt-2020-serie-m8100-de-12v-traz-principais-tecnologias-do-xtr_texto13824.html

https://www.pedal.com.br/shimano-slx-2020-serie-m7100-agora-tambem-com-12-velocidades_texto13825.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/shimano-slx-2020-serie-m7100-agora-tambem-com-12-velocidades_texto13825.html

Andei ontem com o grupo e to terminando aqui o primeiras impressões com vídeo. Vídeo abaixo e já posto a materia com um pouco mais de info...







Nos sites gringos que já testaram tanto o XT quanto o SLX, o pessoal elogiou bastante a suavidade nas trocas de marchas, a precisão das trocas e a nova modulação dos freios.

Eu estava para pegar a Sense Impact Race com o grupo GX, mas vou segurar um pouco para ver o que aparece por aqui, inclusive o que a sense vai lançar por agora!

O pessoal da Soul disse que estão para lançar alguns modelos de bike, quase que mensalmente, até dezembro, então vou aguardar o que eles vão lançar, com os novos grupos, pois parece que eles já estão testando o XT em algum modelo de bike já para 2020!


Enviado por: ghd
Data: 31 Mai 2019 as 18:02
Sem querer te desanimar mas já te desanimando, o que a Sense anunciar de modelo novo vai demorar vários meses pra chegar no mercado.

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Enviado por: Leoparreiras
Data: 31 Mai 2019 as 19:26
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Sem querer te desanimar mas já te desanimando, o que a Sense anunciar de modelo novo vai demorar vários meses pra chegar no mercado.


Eu já havia pensado nessa hipótese....
Vou ficar com a minha velhaca mais um pouco e ver o que as marcas vão tirar das mangas.

Espero que venha coisa boa por aí.


Enviado por: gladiator25
Data: 01 Jun 2019 as 09:06
Acredito que as mudanças nos grupos dessas marcas venham para o ano que vem.

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Caloi Aluminum
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Monark Monareta


Enviado por: Aleksander
Data: 03 Jun 2019 as 18:24
atualmente venho usando o nx eagle na minha bike faz mais ou menos 2 meses, achei incrivel peguei uma promoçao por 1500 ele na caixa com pedivela e tudo, eu compararrio o nx com slx, esse novo slx para mim deveria vir com cassete 11-50 para ser mais barato, gosto dos grupos da shimano mas a sram oque vem fazendo de custo beneficil esta imbativel nos grupos de 12v ja de 11v eu iria de shimano, o sram tem alguns problemas de vez enquando mas se vc conhece os problemas e sabe resolver e tambem segue as manutençoens em dia ele so vai ser alegria.


Enviado por: Rafael Rospen
Data: 04 Jun 2019 as 10:52
esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


Enviado por: ghd
Data: 04 Jun 2019 as 11:48
Originalmente Postado por Rafael Rospen Rafael Rospen Escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


SLX ficou próximo ao NX, porém é superior.
XT ficou próximo ao GX.

Acho que é isso.

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Enviado por: Aleksander
Data: 04 Jun 2019 as 11:55
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Rafael Rospen Rafael Rospen Escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


SLX ficou próximo ao NX, porém é superior.
XT ficou próximo ao GX.

Acho que é isso.
isso msm, acho q o nx vai vir um pouco superior porem, eu acho q ele está entre o GX e o NX


Enviado por: RuanRAC
Data: 04 Jun 2019 as 12:58
Uma coisa que estou encucado é como a shimano vai posicionar o próximo deore, será que o deore pula o 11 e vai direto para o 12?

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meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071


Enviado por: Fabio
Data: 04 Jun 2019 as 13:39
Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:

Uma coisa que estou encucado é como a shimano vai posicionar o próximo deore, será que o deore pula o 11 e vai direto para o 12?



Se for pensar em Sram, eles deveriam já ir direto para 12.

Mas aí eles perderiam a chance usar toda tecnologia do SLX de 11V que seria repassada.

Ficaram numa situação estranha, pois deveriam ter lançado o Deore 11V antes do SLX 12V.


Enviado por: miniic
Data: 04 Jun 2019 as 14:14
Você diz que o SLX é superior ao NX por causa do cassete?

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Rafael Rospen Rafael Rospen Escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


SLX ficou próximo ao NX, porém é superior.
XT ficou próximo ao GX.

Acho que é isso.


Enviado por: Rafael Rospen
Data: 04 Jun 2019 as 14:20
Estou nesta mesma situação, acabei de levantar a grana p/ pegar a Impact Race mas vou segurar uns meses p/ ver os novos lançamentos...


Enviado por: ghd
Data: 04 Jun 2019 as 14:21
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Você diz que o SLX é superior ao NX por causa do cassete?

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Rafael Rospen Rafael Rospen Escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


SLX ficou próximo ao NX, porém é superior.
XT ficou próximo ao GX.

Acho que é isso.



Sim, esse seria o principal ponto.

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Enviado por: pimenta86
Data: 04 Jun 2019 as 14:23
Originalmente Postado por Rafael Rospen Rafael Rospen Escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


em relacao a quais criterios? peso, preco, preco/kg, durabilidade, funcionalidade, custo pecas reposicao?

ainda e' cedo para saber, exceto o peso que ja tem por ai.

se tivesse que apostar, apostaria que o slx sera superior ao gx em quase tudo, perdendo no peso apenas.


Enviado por: 288vm
Data: 04 Jun 2019 as 15:51
Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:

Uma coisa que estou encucado é como a shimano vai posicionar o próximo deore, será que o deore pula o 11 e vai direto para o 12?

provavelmente será de 12v com k7 11-51 para freehub padrão 


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https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12


Enviado por: ghd
Data: 04 Jun 2019 as 16:00
Originalmente Postado por 288vm 288vm Escreveu:

Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:

Uma coisa que estou encucado é como a shimano vai posicionar o próximo deore, será que o deore pula o 11 e vai direto para o 12?


provavelmente será de 12v com k7 11-51 para freehub padrão 


Ficou estranho mesmo a situação.
Não imaginava do Deore ter que pular de 10 pra 12v, mas pra bater o Sram SX só se fizer isso mesmo.
Ou se fizerem 11v com 11-51... Sei lá.

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https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Enviado por: miniic
Data: 04 Jun 2019 as 16:05
O X5 (equivalente ao alívio) tem 10v há muito tempo, acho que foi lançado em 2011...
O Alivio M4000 veio com 9v em 2014.

Não acredito que a Shimano vai trazer 12v para o Deore tão cedo assim.


Enviado por: Fabio
Data: 04 Jun 2019 as 16:15
Mas 11-51V se queimam, pois vai aparecer trocentas pessoas dizendo que não precisava de 12V, etc e tal


Enviado por: ghd
Data: 04 Jun 2019 as 16:18
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Mas 11-51V se queimam, pois vai aparecer trocentas pessoas dizendo que não precisava de 12V, etc e tal


Pois é cara. Ficou complicado o futuro do Deore.

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Enviado por: Weber Dias
Data: 04 Jun 2019 as 16:46
Acredito que o próximo deore será de 2x11... se alguém quiser uma coroa será do SLX pra cima... se eles atualizarem o deore para a tecnologia do XT M8000 vão vender muito ainda....


Enviado por: Weber Dias
Data: 04 Jun 2019 as 16:52
Achei algo estranho... em todos os vídeos que ví falavam em coroas com 4 pontos... porém nesse vídeo se fala em direct mount.... será mesmo?

https://youtu.be/JTjvMP5948M" rel="nofollow - https://youtu.be/JTjvMP5948M


Enviado por: ThiagoZnL
Data: 04 Jun 2019 as 16:53
Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Acredito que o próximo deore será de 2x11... se alguém quiser uma coroa será do SLX pra cima... se eles atualizarem o deore para a tecnologia do XT M8000 vão vender muito ainda....

Acho meio desncessário 2x11, 2x10 atende muito bem qualquer coisa


Enviado por: Weber Dias
Data: 04 Jun 2019 as 17:41
Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Acredito que o próximo deore será de 2x11... se alguém quiser uma coroa será do SLX pra cima... se eles atualizarem o deore para a tecnologia do XT M8000 vão vender muito ainda....


Acho meio desncessário 2x11, 2x10 atende muito bem qualquer coisa


concordo em não haver real necessidade... mas se eles enxergaram no mercado a necessidade de 2x12 imagina 2x11... ainda mais sem a necessidade de conversão do freehub.... com certeza veremos as linhas deore indo pata 2x11... e se bobear ainda lançam uma deore 1x11...


Enviado por: miniic
Data: 04 Jun 2019 as 18:01
Pensando assim, para que 2x10 se 2x9 cobre a mesma faixa de 2x10?


Enviado por: Fabio
Data: 04 Jun 2019 as 18:10
Vantagem de 10 para 9 foi poder diminuir 1 coroa. De 3x9 para 2x10. 2x9 não existia na época. Já 11 era muito limitado para substituir 2x10 e acabaram que lançaram 2x11 para depois chegar as 12, essa sim com mais facilidade para se usar 1 coroa. Na verdade, o caminho natural para o usuário (não para o fabricante) era 2x10 para 1x12. Embora 11 funcionou como laboratório para 1x.


Enviado por: miniic
Data: 05 Jun 2019 as 10:18
Concordo com o histórico, e no cenário hoje 2x10 e 2x11 não fazem muito sentido.

Mesmo não fazendo sentido, pensando nos grupos 9v (alívio e afins) há uma boa chance de eles receberem o upgrade de número de velocidades para 10v.

Deore com 11v poderia ser uma boa opção se lançado idealmente com cassete 10-46. Teria um range até ligeiramente superior ao NX Eagle.


Enviado por: Guilhermeth
Data: 05 Jun 2019 as 10:21
Tem um artigo na Singletrack explicando um pouco o imbróglio da licença do freehub micro-spline:

http://singletrackworld.com/2019/06/stans-hope-respond-to-shimano-micro-spline-licensing-frustrations/" rel="nofollow - http://singletrackworld.com/2019/06/stans-hope-respond-to-shimano-micro-spline-licensing-frustrations/

O artigo tenta explicar o motivo da Hope e da Stan's não estarem conseguindo as licenças para fabricação do cubo no padrão micro-spline.

Quando a SRAM lançou o Freehub XD, eles o lançaram como um padrão aberto, fazendo com que todos pudessem utilizá-lo. Já a Shimano lançou o novo freehub como um padrão a ser licenciado.
Ao lançarem ambos os cubos, tanto a Sram quanto a Shimano já as lançaram em parceria com a DT Swiss.
Isso porque as rodas de muitas das marcas são fabricadas pela DT ou utilizam o mecanismo interno dela. Entre essas marcas estão a Giant, a Roval (Specialized), e a Bontrager (Trek).
Fora a DT, a Sincros (Scott), a Mavic e a Newmen, já possuem o licenciamento aprovado.
Todas essas marcas são boa parte do mercado OEM da Shimano, por isso eles estão agindo desse modo.

O problema da Hope e a Stan's é que a Industry Nine também foi aprovada já no ano passado. Os cubos traseiros da I9 são usadas em muitas das rodas da Reynolds, da Crank Brothers e Santa Cruz, que são muito usadas no mercado OEM.

Se nem os fabricantes de cubos estão conseguindo, então esqueçam dos cassetes da Sunrace.

A vantagem do padrão Micro Spline é justamente a fabricação dos cassetes mais baratos, utilizando o processo de estampagem como principal etapa. O cassete XD mais barato atualmente é o GX que custa US$180,00. Por isso a SRAM lançou o NX 12V com 11-50 ao invés de partir para o XD.


Enviado por: TheLittle
Data: 05 Jun 2019 as 10:55
Originalmente Postado por Aleksander Aleksander Escreveu:

atualmente venho usando o nx eagle na minha bike faz mais ou menos 2 meses, achei incrivel peguei uma promoçao por 1500 ele na caixa com pedivela e tudo, eu compararrio o nx com slx, esse novo slx para mim deveria vir com cassete 11-50 para ser mais barato, gosto dos grupos da shimano mas a sram oque vem fazendo de custo beneficil esta imbativel nos grupos de 12v ja de 11v eu iria de shimano, o sram tem alguns problemas de vez enquando mas se vc conhece os problemas e sabe resolver e tambem segue as manutençoens em dia ele so vai ser alegria.

nada impede de você comprar o grupo SLX 12v menos o cassete. Aí pode montar um freehub comum com cassete  Sunrace, ZTTO, Eagle NX, Eagle SX, ou até mesmo um freehub xd com cassete Eagle GX.


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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Enviado por: RuanRAC
Data: 05 Jun 2019 as 11:27
Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Acredito que o próximo deore será de 2x11... se alguém quiser uma coroa será do SLX pra cima... se eles atualizarem o deore para a tecnologia do XT M8000 vão vender muito ainda....


Acho meio desncessário 2x11, 2x10 atende muito bem qualquer coisa


concordo em não haver real necessidade... mas se eles enxergaram no mercado a necessidade de 2x12 imagina 2x11... ainda mais sem a necessidade de conversão do freehub.... com certeza veremos as linhas deore indo pata 2x11... e se bobear ainda lançam uma deore 1x11...


então... os caras ainda ficam nessa lógica de duas coroas pra 12v 

a cabeça da shimano é conservadora demais, quero ver até quando eles vão levar peia pra aprender...

soluções:
11-51 12v
11-46 22v
11-51 11v

minha aposta:
11-42 22v e 11-?? 33v



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meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071


Enviado por: Guilhermeth
Data: 05 Jun 2019 as 11:57
Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:

Então... os caras ainda ficam nessa lógica de duas coroas pra 12v

a cabeça da shimano é conservadora demais, quero ver até quando eles vão levar peia pra aprender...



A lógica é bastante clara: há mercado. E se há mercado, a empresa vai vender. Seria burro não vender.

Mas eu acho que dava pra colocar um cassete menor aí mesmo, duas coroas com cassete de 10-42 ou até 10-40. Os pulos entre as marchas são bem menores e fica bem melhor pra achar a cadência ideal.

Eu vejo no meu caso, que tenho uma speed com relação 2x10 com cassete 11-28 e uma MTB 1x11 com cassete 11-46. Na MTB fico quase sempre tendo que fazer mais força ou girar mais do que eu gostaria. Não sei se pulando pro 1x12 com cassete 10-50 iria melhorar muito.



Enviado por: furukawa
Data: 05 Jun 2019 as 13:08

A lógica de usar 2 coroas é poupar a transmissão e aumentar a durabilidade dela.

Ontem estive conversando com um amigo sobre isso e expliquei que quanto menor a coroa, maior a força aplicada na corrente que necessariamente vai esforçar mais o cassete.

O fato da maior força na corrente com uma coroa menor é decorrente do princípio da alavanca de Arquimedes. É só lembrar o uso de um pé de cabra para desmontar caixas de madeira cuja analogia é: o ponto de apoio dele (o "cotovelo" do pé de cabra) é o movimento central, a parte maior é o pedal da bike e a parte menor é o raio da coroa.

É claro que com 2 coroas, a força gerada na corrente pela coroinha vai ser maior MAS este recurso vai diminuir ou evitar a necessidade de se pedalar em pé numa subida muito forte. Eu evito ao máximo pedalar em pé para justamente prolongar a vida útil da transmissão (coroa, corrente e cassete). Tendo uma coroa só, pedalar em pé vai se tornar mais frequente pela falta de uma marcha mais leve.



Enviado por: ghd
Data: 05 Jun 2019 as 13:19
Originalmente Postado por Guilhermeth Guilhermeth Escreveu:

Tem um artigo na Singletrack explicando um pouco o imbróglio da licença do freehub micro-spline:

http://singletrackworld.com/2019/06/stans-hope-respond-to-shimano-micro-spline-licensing-frustrations/" rel="nofollow - http://singletrackworld.com/2019/06/stans-hope-respond-to-shimano-micro-spline-licensing-frustrations/

O artigo tenta explicar o motivo da Hope e da Stan's não estarem conseguindo as licenças para fabricação do cubo no padrão micro-spline.

Quando a SRAM lançou o Freehub XD, eles o lançaram como um padrão aberto, fazendo com que todos pudessem utilizá-lo. Já a Shimano lançou o novo freehub como um padrão a ser licenciado.
Ao lançarem ambos os cubos, tanto a Sram quanto a Shimano já as lançaram em parceria com a DT Swiss.
Isso porque as rodas de muitas das marcas são fabricadas pela DT ou utilizam o mecanismo interno dela. Entre essas marcas estão a Giant, a Roval (Specialized), e a Bontrager (Trek).
Fora a DT, a Sincros (Scott), a Mavic e a Newmen, já possuem o licenciamento aprovado.
Todas essas marcas são boa parte do mercado OEM da Shimano, por isso eles estão agindo desse modo.

O problema da Hope e a Stan's é que a Industry Nine também foi aprovada já no ano passado. Os cubos traseiros da I9 são usadas em muitas das rodas da Reynolds, da Crank Brothers e Santa Cruz, que são muito usadas no mercado OEM.

Se nem os fabricantes de cubos estão conseguindo, então esqueçam dos cassetes da Sunrace.

A vantagem do padrão Micro Spline é justamente a fabricação dos cassetes mais baratos, utilizando o processo de estampagem como principal etapa. O cassete XD mais barato atualmente é o GX que custa US$180,00. Por isso a SRAM lançou o NX 12V com 11-50 ao invés de partir para o XD.


O cassete GX tb é estampado.

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https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Enviado por: Guilhermeth
Data: 05 Jun 2019 as 14:24
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

O cassete GX tb é estampado.

As coroas são estampadas, mas e o miolo? O miolo deve ser usinado, sem contar que o processo de montagem parece ser mais complexo também.
A vantagem do micro-spline é que tu consegue fazer um cassete do modo tradicional, com um sanduíche das coroas, permitindo fazer cassetes baratos para os grupos mais baratos.
Já reparou que o freehub XD já está no mercado desde 2012 e até agora ainda não vemos um cassete acessível por aí?


Enviado por: Aleksander
Data: 05 Jun 2019 as 14:29
Originalmente Postado por Guilhermeth Guilhermeth Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

O cassete GX tb é estampado.

As coroas são estampadas, mas e o miolo? O miolo deve ser usinado, sem contar que o processo de montagem parece ser mais complexo também.
A vantagem do micro-spline é que tu consegue fazer um cassete do modo tradicional, com um sanduíche das coroas, permitindo fazer cassetes baratos para os grupos mais baratos.
Já reparou que o freehub XD já está no mercado desde 2012 e até agora ainda não vemos um cassete acessível por aí?
isso e verdade, e uma coisa ruim dos cassetes do xd e que se gasta apenas o cog de 10t vc precisa trocar ele todo.


Enviado por: AlexSantin
Data: 05 Jun 2019 as 15:52
Originalmente Postado por Guilhermeth Guilhermeth Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

O cassete GX tb é estampado.

As coroas são estampadas, mas e o miolo? O miolo deve ser usinado, sem contar que o processo de montagem parece ser mais complexo também.
A vantagem do micro-spline é que tu consegue fazer um cassete do modo tradicional, com um sanduíche das coroas, permitindo fazer cassetes baratos para os grupos mais baratos.
Já reparou que o freehub XD já está no mercado desde 2012 e até agora ainda não vemos um cassete acessível por aí?


Mas pela sugestão de preço os cassetes com cog 10 da shimano vão ser bem carinhos tambémm.


Enviado por: miniic
Data: 05 Jun 2019 as 15:54
https://r2-bike.com/SHIMANO-SLX-Cassette-12-speed-CS-M7100-10-51-Teeth" rel="nofollow - https://r2-bike.com/SHIMANO-SLX-Cassette-12-speed-CS-M7100-10-51-Teeth

https://r2-bike.com/SRAM-GX-Eagle-Cassette-12-speed-Full-Pin-XG-1275-10-50-teeth-black" rel="nofollow - https://r2-bike.com/SRAM-GX-Eagle-Cassette-12-speed-Full-Pin-XG-1275-10-50-teeth-black


Enviado por: ThiagoZnL
Data: 05 Jun 2019 as 16:01
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

https://r2-bike.com/SHIMANO-SLX-Cassette-12-speed-CS-M7100-10-51-Teeth" rel="nofollow - https://r2-bike.com/SHIMANO-SLX-Cassette-12-speed-CS-M7100-10-51-Teeth

https://r2-bike.com/SRAM-GX-Eagle-Cassette-12-speed-Full-Pin-XG-1275-10-50-teeth-black" rel="nofollow - https://r2-bike.com/SRAM-GX-Eagle-Cassette-12-speed-Full-Pin-XG-1275-10-50-teeth-black

Vai chegar quase no mesmo preço do cassete NX Eagle provavelmente

Porém quase 100g mais leve


Sorry, we can´t ship this item to your country!
< ="article_buyfield" style="border-width: 0px; border-style: initial; border-color: initial; margin: 0px; padding: 0px; vertical-align: line;">

TRISTE




Enviado por: miniic
Data: 05 Jun 2019 as 16:02
Pouca coisa mais caro, mas com range maior.
https://r2-bike.com/SRAM-NX-Eagle-Cassette-12-speed-PG-1230-11-50-teeth-black" rel="nofollow - https://r2-bike.com/SRAM-NX-Eagle-Cassette-12-speed-PG-1230-11-50-teeth-black


Enviado por: ghd
Data: 05 Jun 2019 as 16:14
Efeito novidade...
O cassete é XT esta mais caro que o GX nesse r2bike.

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https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Enviado por: leonardovit
Data: 10 Jun 2019 as 19:11
Já começou a aparecer algumas peças do M8100 no ali. Vi passador, câmbio, corrente, pedais, pedivela, etc... Não vi o cassete


Enviado por: guives
Data: 10 Jun 2019 as 19:23
Sera que fica bom com um k7 e corrente NX eagle? No momento so queria o cambio  e passador, tô de saco cheio de NX eagle que com 800 km ja ta com monte de jogo.


Enviado por: furukawa
Data: 10 Jun 2019 as 21:06
Originalmente Postado por guives guives Escreveu:

Sera que fica bom com um k7 e corrente NX eagle? No momento so queria o cambio  e passador, tô de saco cheio de NX eagle que com 800 km ja ta com monte de jogo.


https://youtu.be/g4l_O1qtJ8I" rel="nofollow - https://youtu.be/g4l_O1qtJ8I



Enviado por: raulino
Data: 10 Jun 2019 as 23:54
Originalmente Postado por guives guives Escreveu:

Sera que fica bom com um k7 e corrente NX eagle? No momento so queria o cambio  e passador, tô de saco cheio de NX eagle que com 800 km ja ta com monte de jogo.

Salve... onde está a folga?!

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"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport


Enviado por: Aleksander
Data: 11 Jun 2019 as 13:18
Originalmente Postado por raulino raulino Escreveu:

Originalmente Postado por guives guives Escreveu:

Sera que fica bom com um k7 e corrente NX eagle? No momento so queria o cambio  e passador, tô de saco cheio de NX eagle que com 800 km ja ta com monte de jogo.

Salve... onde está a folga?!
meu nx tinha uma folga no parafuso que prendia na gancheira, mas coloquei uma aruela la e resolvel, eu realmente vejo muitas pessoas criticando o nx mas n lembram que ele e abaixo do slx, e que tbm nunca fazem revisao no sistema de transmiçao 


Enviado por: rapha84
Data: 11 Jun 2019 as 13:26
Originalmente Postado por leonardovit leonardovit Escreveu:

Já começou a aparecer algumas peças do M8100 no ali. Vi passador, câmbio, corrente, pedais, pedivela, etc... Não vi o cassete

https://pt.aliexpress.com/item/Shimano-XTR-M9100-12-Velocidade-1x12-Groupset-Shifter-Lever-SGS-Desviador-Traseiro-Cassete-12-Cadeia-de/33013717078.html?tt=sns_none&aff_platform=default&srcSns=WhatsApp&cpt=1560270340361&templateId=white_backgroup_101&tid=white_backgroup_101&platform=AE&mb=ObVJ0j9kxELG1zQ&sk=bHots3jS&aff_trace_key=5bcbfbd8bbf24d7ea2add9b9e54b52b6-1560270340361-06619-bHots3jS&businessType=ProductDetail&terminal_id=346671c005264f66a7f4a36dfa9e0eb7" rel="nofollow - https://pt.aliexpress.com/item/Shimano-XTR-M9100-12-Velocidade-1x12-Groupset-Shifter-Lever-SGS-Desviador-Traseiro-Cassete-12-Cadeia-de/33013717078.html?tt=sns_none&aff_platform=default&srcSns=WhatsApp&cpt=1560270340361&templateId=white_backgroup_101&tid=white_backgroup_101&platform=AE&mb=ObVJ0j9kxELG1zQ&sk=bHots3jS&aff_trace_key=5bcbfbd8bbf24d7ea2add9b9e54b52b6-1560270340361-06619-bHots3jS&businessType=ProductDetail&terminal_id=346671c005264f66a7f4a36dfa9e0eb7


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BXT HT Carbon - 29"


Enviado por: furukawa
Data: 12 Jun 2019 as 08:38

Já está próximo de entrar no mercado:

https://www.bike-discount.de/en/buy/shimano-xt-m8100-1x12-speed-group-priority-pack-hubs-874488" rel="nofollow - https://www.bike-discount.de/en/buy/shimano-xt-m8100-1x12-speed-group-priority-pack-hubs-874488



Enviado por: dagspina
Data: 14 Jun 2019 as 01:51
Pessoal, eu li todo o tópico e ainda to perdido com essa compatibilidade que foi dita do freehub.
Para quem tem rodas shimano, foi lançado algo que você possa somente trocar o núcleo/freehub, e assim continuar usando a roda sem precisar desraiar e trocar todo o cubo?
Pois na boa, nunca que eu vou desraiar a minha roda shimano e trocar todo cubo, pois é difícil achar mao de obra qualificada para raiar descentemente a roda e nao ficar desalinhando com o tempo, se for isso, prefiro no futuro comprar uma roda shimano montada de fabrica nesse novo padrão.
Tenho a minha Shimano MT66 e sei que não é nenhuma super roda, mas não há nem sinal de desalinhamento da roda.


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https://www.strava.com/athletes/9072939


Enviado por: 288vm
Data: 14 Jun 2019 as 09:37
Originalmente Postado por dagspina dagspina Escreveu:

foi lançado algo que você possa somente trocar o núcleo/freehub, e assim continuar usando a roda sem precisar desraiar e trocar todo o cubo?

Não


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https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12


Enviado por: rafael_rtg
Data: 14 Jun 2019 as 09:51
Não, e não vejo isso acontecendo, pois a principio a Shimano pretende lucrar com a venda de equipamentos novos e não com o mercado de reposição...

Porem caindo para nível de SLX, em breve veremos algumas rodas mais acessíveis ja montadas com esses cubos, agora o que poderá determinar o mercado contra a Sram, é se a Shimano facilitar o licenciamento de mais marcas de cubos ou abrir a patente...

Acredito que ela tenha feito contratos de exclusividade por tempo determinado, porem ela teve que adiar os planos para XT e SLX, quando acabarem esses contratos, pode ser que ela abra o mercado... 

Originalmente Postado por dagspina dagspina Escreveu:

Para quem tem rodas shimano, foi lançado algo que você possa somente trocar o núcleo/freehub, e assim continuar usando a roda sem precisar desraiar e trocar todo o cubo?


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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Enviado por: furukawa
Data: 14 Jun 2019 as 11:42
Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:


Já está próximo de entrar no mercado:

https://www.bike-discount.de/en/buy/shimano-xt-m8100-1x12-speed-group-priority-pack-hubs-874488" rel="nofollow - https://www.bike-discount.de/en/buy/shimano-xt-m8100-1x12-speed-group-priority-pack-hubs-874488



Hoje foi lançado o grupo completo XT M8100 somente para 32 países selecionados:

https://mtb.shimano.com/en/dealers/

O Brasil está fora dessa lista.



Enviado por: ghd
Data: 14 Jun 2019 as 11:44
https://ibb.co/1zJJPh2" rel="nofollow">
https://ibb.co/f2491Vn" rel="nofollow">
https://ibb.co/qjS8k8x" rel="nofollow">
https://ibb.co/tzMvrfh" rel="nofollow">
https://ibb.co/w6PPKVX" rel="nofollow">

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https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Enviado por: Fabio
Data: 14 Jun 2019 as 12:00
Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:


Já está próximo de entrar no mercado:

https://www.bike-discount.de/en/buy/shimano-xt-m8100-1x12-speed-group-priority-pack-hubs-874488" rel="nofollow - https://www.bike-discount.de/en/buy/shimano-xt-m8100-1x12-speed-group-priority-pack-hubs-874488



Hoje foi lançado o grupo completo XT M8100 somente para 32 países selecionados:

https://mtb.shimano.com/en/dealers/

O Brasil está fora dessa lista.



32 países e não estamos no meio. É foda

É igual site que tem em 25 idiomas, menos o português.


Enviado por: ghd
Data: 14 Jun 2019 as 22:11
Estranho, aqui nesse site já está até anunciado.

https://www.flashbike.com.br/produtos/pesquisa.php?_q=M8100" rel="nofollow - https://www.flashbike.com.br/produtos/pesquisa.php?_q=M8100

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https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Enviado por: dagspina
Data: 14 Jun 2019 as 23:31
Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:

Não, e não vejo isso acontecendo, pois a principio a Shimano pretende lucrar com a venda de equipamentos novos e não com o mercado de reposição...

Porem caindo para nível de SLX, em breve veremos algumas rodas mais acessíveis ja montadas com esses cubos, agora o que poderá determinar o mercado contra a Sram, é se a Shimano facilitar o licenciamento de mais marcas de cubos ou abrir a patente...

Acredito que ela tenha feito contratos de exclusividade por tempo determinado, porem ela teve que adiar os planos para XT e SLX, quando acabarem esses contratos, pode ser que ela abra o mercado... 




Eu acho que a shimano deveria fazer isso o quanto antes, para tentar recuperar o tempo perdido nesse segmento de 12 velocidades, aparentemente o grupo é muito mais robusto que qualquer um de 12 velocidades da sram.

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https://www.strava.com/athletes/9072939


Enviado por: TheLittle
Data: 15 Jun 2019 as 10:36
Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:

Não, e não vejo isso acontecendo, pois a principio a Shimano pretende lucrar com a venda de equipamentos novos e não com o mercado de reposição...

Porem caindo para nível de SLX, em breve veremos algumas rodas mais acessíveis ja montadas com esses cubos, agora o que poderá determinar o mercado contra a Sram, é se a Shimano facilitar o licenciamento de mais marcas de cubos ou abrir a patente...

Acredito que ela tenha feito contratos de exclusividade por tempo determinado, porem ela teve que adiar os planos para XT e SLX, quando acabarem esses contratos, pode ser que ela abra o mercado... 

Originalmente Postado por dagspina dagspina Escreveu:

Para quem tem rodas shimano, foi lançado algo que você possa somente trocar o núcleo/freehub, e assim continuar usando a roda sem precisar desraiar e trocar todo o cubo?



vem novatec microspline!

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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail



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