Imprimir Página | Fechar Janela

Colar de esferas em cubo dianteiro

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=96598
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 20:42
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Colar de esferas em cubo dianteiro
Postado Por: henriquemenino
Assunto: Colar de esferas em cubo dianteiro
Data de Publicação: 22 Mai 2019 as 22:25
Pessoal, boa noite! Conheço o Pedal a muito tempo... o fórum e matérias me ajudou a comprar minha bike em 2010 (Caloi Elite 2.4), agradeço de coração a todos que fazem o site por isso.

Então... esses dias percebi um rolar diferente na roda dianteira (cubo shimano HB-RM40), como nunca havia aberto o cubo antes resolvi abrir para conhecer a peça, tentar resolver o problema e aprender a limpar e lubrificá-la.
Percebi que dentro há um "colar de esferas" de metal de cada lado, eles estão um pouco amassados/empenados tanto que algumas esferas caem dele. Daí fui procurar essa peça para reposição aqui na cidade que resido atualmente (Petrolina-PE) e ninguém a possui.
Pesquisei na web e encontrei a peça https://www.bikehaus.com.br/colar-aco-cubo-dianteiro-emtercorp-1420 ao custo de 1 real mas o frete está 90!Shocked.

No site da Shimano encontrei o manual no link https://si.shimano.com/pdfs/ev/EV-HB-RM40-1588B.pdf e nele não mostra o uso do colar com 7 esferas, ao invés disso mostra a alocação de 10 esferas de cada lado.

A minha dúvida maior é: posso tirar os colares e colocar as esferas da maneira que está no manual e usar normalmente?
Alguém sabe dizer onde posso encontrar esse colar de esferas, pois me parece que é uma peça fora de linha.

Muito obrigado a todos que fizeram o review desta bike, este ano ela já passou dos 2000 km, já são 9 anos com ela sem nunca ter ficado na mão!



Respostas:
Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 23 Mai 2019 as 08:51
Henrique pode desapegar do colar de esferas sim e usar apenas as esferas soltas sem problema, eu minhas bikes sempre fiz isto pois os colares eram dificeis mesmo de achar pra repor, o novo padrão a anos é apenas as esferas soltas, eu prefiro também pois assim não preciso retirar o guarda po do cubo pra fazer a manutencão o que as vezes o danificava.

Confere como estão os cones do eixo pois com essa km se não foi lubrificado pode ter gasto eles, esses cubos são da antiga e duram muito se bem cuidados


Postado Por: henriquemenino
Data de Publicação: 23 Mai 2019 as 11:10
Bom dia!

Meu caro, fui em 8 bicicletarias, metade de peças conceituadas e metade ralé, incrível aqui ninguém possui.

O dono da última loja que eu fui falou que poderia usar sem o colar e eu permiti, os cones precisam ser substituídos (não tem cones/eixo shimano avulsos a venda aqui, mds que cidade...), mas ainda quebram o galho.

Muito obrigado!




Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 23 Mai 2019 as 11:29
Cara aqui em São Paulo também não acharia LOL fazemos o mesmo colocando esferas soltas e comprando outro eixo pra usar os cones, não é questão da sua cidade e sim de mercado, relaxa



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net