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Trek Emonda Sl5 ou Specialized Tarmac SL4

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon
Nome do Fórum: Estrada - Speed / Track / Ciclocross
Descrição Fórum: Fórum para discussão de Speed / Ciclismo de Estrada / Track / Ciclocross e amantes da velocidade!
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Data da Impressão: 23 Abr 2024 as 09:53
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Tópico: Trek Emonda Sl5 ou Specialized Tarmac SL4
Postado Por: bdl
Assunto: Trek Emonda Sl5 ou Specialized Tarmac SL4
Data de Publicação: 18 Abr 2019 as 21:52
Boa noite pessoal. Estou fazendo um up de Speed. Hj tenho uma Specialized Allez com 105. Quero comprar uma bike de Carbono e as duas opções do título me foram oferecidas com desconto e preços praticamente iguais. Ambas inteiras 105. As rodas eu vou manter o par que tenho (Mavic Aksium). Uma vantagem da Tarmac é o Canote de carbono. A da Trek parece que é AL, mas parece ser de excelente qualidade e é descrito como muito confortável. Alguém aí mais experiente pode opinar sobre as bikes? Grande abraço!



Respostas:
Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 18 Abr 2019 as 22:18
Durante a semana discutimos acerca de alguns modelos semelhantes, com algumas opiniões específicas sobre a Tarmac no tópio  https://www.pedal.com.br/forum/tarmac-x-giant-defy-x-scot-adict_topic96342.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/forum/tarmac-x-giant-defy-x-scot-adict_topic96342.html

Qual o ano dos modelos em questão. Apesar de ser Tarmaqueiro, acho a SL5 2018 (toda preta) uma bike visualmente acertada (mais que os modelos novos), o canote da Trek é com a abraçadeira e parte de suporte do selim correndo por fora do "canote" (canote que na verdade é um prolongamento do quadro).

Se desejar fazer upgrades futuros, considere que os freios da Trek são DirectMount (mais caros e difíceis de encontrar), mas o quadro permite utilizar pneu 28c se for a intenção (a Tarmac em tamanhos menores vai aceitar no máximo pneus 25c), lembrando que quadros de carbono são naturalmente confortáveis (utilizo 2 bikes, uma de Al com pneus 25c e a de carbono com 23c e a de carbono é dezenas de vezes mais confortável quanto a vibrações).

Ambas possuem quadros com geometria racing (a Specialized é ainda mais agressiva). Se você curte a pegada da Allez, a Tarmac é uma evolução da mesma, sendo ainda mais confortável e responsiva.

De igual para igual, vale a pena pedir pra dar uma voltinha em cada uma, alguns kilometros se possível e sentir qual bike se enquadra melhor ao seu estilo de pedal. Uma delas terá o diferencial que você procura, seja conforto, desempenho, conjunto... Tem que testar!

Grande abraço e sucesso! São ótimas bikes. Estará bem servido em ambas!

Fotos da minha Tarmac  https://www.pedalroom.com/bike/2018-specialized-tarmac-sport-sagan-37896" rel="nofollow - https://www.pedalroom.com/bike/2018-specialized-tarmac-sport-sagan-37896





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Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/


Postado Por: bdl
Data de Publicação: 18 Abr 2019 as 22:35
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Durante a semana discutimos acerca de alguns modelos semelhantes, com algumas opiniões específicas sobre a Tarmac no tópio  https://www.pedal.com.br/forum/tarmac-x-giant-defy-x-scot-adict_topic96342.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/forum/tarmac-x-giant-defy-x-scot-adict_topic96342.html

Qual o ano dos modelos em questão. Apesar de ser Tarmaqueiro, acho a SL5 2018 (toda preta) uma bike visualmente acertada (mais que os modelos novos), o canote da Trek é com a abraçadeira e parte de suporte do selim correndo por fora do "canote" (canote que na verdade é um prolongamento do quadro).

Se desejar fazer upgrades futuros, considere que os freios da Trek são DirectMount (mais caros e difíceis de encontrar), mas o quadro permite utilizar pneu 28c se for a intenção (a Tarmac em tamanhos menores vai aceitar no máximo pneus 25c), lembrando que quadros de carbono são naturalmente confortáveis (utilizo 2 bikes, uma de Al com pneus 25c e a de carbono com 23c e a de carbono é dezenas de vezes mais confortável quanto a vibrações).

Ambas possuem quadros com geometria racing (a Specialized é ainda mais agressiva). Se você curte a pegada da Allez, a Tarmac é uma evolução da mesma, sendo ainda mais confortável e responsiva.

De igual para igual, vale a pena pedir pra dar uma voltinha em cada uma, alguns kilometros se possível e sentir qual bike se enquadra melhor ao seu estilo de pedal. Uma delas terá o diferencial que você procura, seja conforto, desempenho, conjunto... Tem que testar!

Grande abraço e sucesso! São ótimas bikes. Estará bem servido em ambas!

Fotos da minha Tarmac  https://www.pedalroom.com/bike/2018-specialized-tarmac-sport-sagan-37896" rel="nofollow - https://www.pedalroom.com/bike/2018-specialized-tarmac-sport-sagan-37896







Muito obrigado pelas ótimas colocações. Ambas modelo 2019, tamanho 56. Gosto muito da minha Allez, por isso fico mais inclinado de ir de Tarmac. Vou ver se consigo dar uma voltinha pra ajudar a decidir. Parabéns pela bike. Muito bonita!


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 19 Abr 2019 as 08:06
O preço de lista da Emonda é maior, é uma plataforma mais atualizada (freios direct mount e suporte a pneus pouco maiores).
Além de alguns componentes como freio e pedivela serem também shimano 105, a spz tem freios axis e pedivela praxis.

Edit: parece que a spz 2019 também está toda 105


Postado Por: bdl
Data de Publicação: 19 Abr 2019 as 09:57
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

O preço de lista da Emonda é maior, é uma plataforma mais atualizada (freios direct mount e suporte a pneus pouco maiores).
Além de alguns componentes como freio e pedivela serem também shimano 105, a spz tem freios axis e pedivela praxis.

Edit: parece que a spz 2019 também está toda 105




Sim, Tarmac 19 está inteira 105. Sobre os pneus, os 28 não perdem rendimento em relação aos 25?


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 19 Abr 2019 as 10:09
Não, a resistência a rolagem não muda. Veja
https://www.bicyclerollingresistance.com/specials/grand-prix-5000-comparison#drop45" rel="nofollow - https://www.bicyclerollingresistance.com/specials/grand-prix-5000-comparison#drop45


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 19 Abr 2019 as 15:49
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Não, a resistência a rolagem não muda. Veja
https://www.bicyclerollingresistance.com/specials/grand-prix-5000-comparison#drop45" rel="nofollow - https://www.bicyclerollingresistance.com/specials/grand-prix-5000-comparison#drop45

Não sei se a Trek suporta pneus 28c em rodas de largura maior (18mm ou maior). A Spz suporta 28c na especificação, mas com rodas de até 16mm.

Num pneu top de linha com compostos específicos para cada área da banda a rolagem fica bem próxima, em pneus baratos e menos tecnológicos é outra história. No meu uso, Acho o GP4000SII (23c e com 115psi) muito mais confortável que o Zaffiro Pro G+ (25c e 95psi), sendo o composto da Conti mais macio, menos resistente a rolagem e com maior aderência em curva. Como curiosidade o 23c da Conti (4000) mede 25mm e o 25c da Vittória 27mm. Diferem no peso em 75g cada.  

Profissionais utilizam na maioria pneus 25c mas tubulares, que medem precisamente 25mm.

Vejo a tendência de utilizar pneus 28c+ como mais marketing que eficiência. A facilidade de troca e enchimento de um bom pneu 23c, aliado a um preço menor ainda me cativa. Rodo cerca de 1.000km/mês e o GP4000 dura cerca de 7.000km contra 3.000km de um pneu barato. 



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Dimas C. Prado

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