Imprimir Página | Fechar Janela

A importância de uma boa posição na bike

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=96409
Data da Impressão: 19 Abr 2024 as 06:58
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: A importância de uma boa posição na bike
Postado Por: 90452
Assunto: A importância de uma boa posição na bike
Data de Publicação: 17 Abr 2019 as 21:41
Moçada, esse é apenas um relato dos muitos que eu teria para falar. Na terça-feira (ontem) estava no meu pedal noturno em volta do Engenhão quando uma garota de uns 12 anos começou meio que a  "apostar corrida" comigo. A bike dela é até simples, aro 26, tipo uma VikingX, mas a mina tinha uma pegada da porra na pedalada. Não era bem uma "corrida", era quase um "pega", onde ela me passava, eu passava ela e ficava nessa viadagem, só que vi um problema na posição dela: ela esticava toda a perna para pedalar, o joelho dela chegava a dar aquele movimento de "chute" quando esticava a perna e ainda ficava "rebolando" no banco. Procurei por quem estava com ela no Engenhão (já que se eu chegasse nela diretamente poderiam achar que eu estava de "pedofilagem") e, achando o pai, conversei com ele sobre a filha dele e a bike. A bike era dela e só ela andava nessa bike, então dei umas orientações sobre tamanho de bike e altura de banco para evitar lesões como a condromalácia patelar e eu meio que fiz um bikefit perereca ali mesmo para a menina: guidão rolado um pouco pra trás, banco um pouco mais pra frente, alinhado ao solo e mais baixo e a bike ficou joinha para a garota. Me despedi e voltei pra minha pedalada.

Hoje voltei para a minha pedalada noturna e, ao chegar no Engenhão, depois de duas voltas eis que aparece a garota (de nome Mara) tirando a maior onda junto com o pai dela (ambos de bike) e ele me agradeceu pelas coisas que tinha lhe falado pois a bike dele (eu acho que era Sense Impact) estava do mesmo jeito (até pior) que a da filha antes de fazer aqueles simples ajustes, ajustes esses que ele tb fez na bike dele. Só falei pra ele trocar a mesa da bike dele por uma menor (como uma Gios BR 50 mm x 30º) pois ele estava muito esticado e arriado na bike (a mesa dele é de 100 mm)...

Viva o fórum! LOLEmbarrassedClap



Respostas:
Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Abr 2019 as 21:50

Legal sua iniciativa!

Também procuro dar dicas para pessoas que pedalam com postura errada ou com altura errada do selim.

O que dá para perceber é que muitos compram bikes de tamanho errado, geralmente maior do que o recomendado. Com bike grande, é comum ver pessoas que pedalam com a perna esticada ao máximo e "rebolando".

É um absurdo que lojas não se preocupem em orientar um cliente iniciante de bike a comprar uma no tamanho correto.



Postado Por: DiegoK
Data de Publicação: 18 Abr 2019 as 19:18
Parabéns pela iniciativa.
Como o furukawa falou, perna esticada, rebolando e com o selim no mínimo. 


Postado Por: Ramai
Data de Publicação: 19 Abr 2019 as 17:21
Achei que vc ia dizer q a menina ganhou a corrida após o bikefit!

Brincadeiras a parte, parabéns pela ação! Top!!

Abraço

-------------
Scott
Bikes e aviões <3


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 19 Abr 2019 as 17:40
Não é bem corrida... Sabe qdo vc está andando na sua, ouvindo uma musiquinha na boa e, de repente, aparece alguém passando pelo teu lado te olhando meio desafiador e um sorriso sacana, como se dissesse "vem me pegar" (no bom sentido...)? Foi mais ou menos isso; no Engenhão tem muita criança andando de bike e qdo ando de dia, pra fugir do sol fico rodando a área dos galpões que tem por ali por causa da sombra.



Então sempre tem um (ou uma) mlk te "desafiando" com bikes menores, sem camisa, de chinelo (no caso de meninos) mas uma disposição danada para pedalar, hehehe...

No caso de garota, foi à noite, na parte da ciclovia que passa em frente a esses galpões. Ah sim, de qq jeito a menina ganhou já que ficou com uma bike melhor, hehehe... EmbarrassedWink


Originalmente postado por Ramai Ramai escreveu:

Achei que vc ia dizer q a menina ganhou a corrida após o bikefit!

Brincadeiras a parte, parabéns pela ação! Top!!

Abraço


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 19 Abr 2019 as 18:17
Parabéns pela atitude... Hoje tentamos explicar para um ciclista o porquê de não pedalar na contramão no acostamento, mas infelizmente ele não foi muito receptivo....

Essa molecada é a melhor, não importa se é um quarteirão ou uma avenida, se eles te passam se sentem o Peter Sagan vencendo o Tour KKK...

Um dia estávamos em uma cicloviagem bem de boa, e na primeira cidade já com uma 40 km, tem uma puta de ladeira, acho que quase uns 600 metros... Um pia sem camisa, de havaianas e uma barra circular, passou todo mundo e parou num boteco no fim da subida... Passamos elogiando ele, que ele tava forte e ele segurando pose na frente dos amigos, mas no fundo tava sem pulmão kkkk...

-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 20 Abr 2019 as 03:25
Quero ver contar quem vai contar a história, de quando a pessoa sem pulmão, era a mesma... LOL

Nessas acho que todo mundo tem pra contar... Eu fico feliz de ver isso, e normalmente procuro ir aos poucos, testando até onde a pessoa vai conseguir, principalmente com criança e quando a desvantagem no equipamento é evidente... Pra mim, não vai mudar chegar primeiro ou não, mas pra outra parte, pode mudar muito...

Uma das subidas de asfalto mais fortes que tem aqui, já teve magrão que tentou ir junto na barra circular... Achei que o cara ia ter um troço! Eu girando de boa na 22x24, e o vivente amassando a cana numa 32x22 (algo assim) de uma barra circular genérica...
Tirei o chapéu, pois o cidadão foi bem pra caramba. Poxa, desprezando a diferença de peso - digamos que a bike mais pesada, se compensou no meu "panceps". Embarrassed
Subiu comigo praticamente, sem forçar da minha parte. Então fez a mesma potência (184 W segundo a estimativa do Strava)...
Se muito ele girou a 60 RPM, e eu nos 93... Girando 66,6 % (2/3) menos, ele fez 60 % mais força (!), o que é uma quantidade absurda...

Agora o ponto... Já pensaram o que seria de um magro desses numa bike de ponta? Big smile
Claro, que não é tão simples. Talvez ele quebraria antes dos 10 Km, se ficasse fazendo toda essa força, e blá blá blá... Mas isso, é o que o treino direcionado vai resolver... Não foquem nisso...
Por isso aí, é que me pilho ajudar e incentivar...! Deixei ele se aproximar, ofereci uma barrinha e fui conversando com ele coisas aleatórias... Expliquei sobre se hidratar, se posicionar melhor, calibragem de pneu e blá blá blá... 
Sinceramente, acho que poderia ter deixado ele para trás, mas pequenas coisas assim é que tornam o dia melhor...

Foda é que não se consegue confiar nas pessoas... Se suspeita da própria sobra já...
Numa mais recente, dois gurizitos, de uns 15~16 anos numa barra circular... Estavam aparentemente trocando entre si, quem pedalava e quem ia de carona...
Quando passei meio devagar (paralepípedo no queixo duro... Thumbs Down), um deles gritou "pega"... Não liguei logo, mas como eles vinham atrás e o lugar é bem chavoso, fiquei na suspeita de assalto - tudo mentira, tava é bem cagado... LOL
Sentei a bota num sprint vigoroso, e desviei do caminho para outro que conhecidamente tem subida e uma estrada mais lisa - onde eles provavelmente iriam pifar logo...


-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 20 Abr 2019 as 07:15
Ismah e rafael_rgt, infelizmente hj em dia as pessoas até aceitam dicas e ajudas no seu dia a dia, mas qdo se trata de reprimenda (no caso do rafael) aí o negócio muda. Ambos os lados sempre acham que estão certos, mesmo que estejam errados e, nesse caso, nem falo nada qdo vejo fazerem merda como andar na contramão, já que se eu for reclamar, posso até levar um tiro. As pessoas estão muito retardadas, é tudo no sangue, matar e na maioria das vezes é sempre na curriola (50 contra 1), é difícil briga mano a mano. Em se tratando de pedestre, isso aqui é o que mais se vê no Engenhão:



Os punhetas correm no meio da rua, na contramão em locais de passagem de veículos e não saem da frente qdo quem está na mão certa é uma bike (carro e moto eles saem pq não são bestas...) e se vc for falar alguma coisa, escuta um "oda-se" ou "vai tomar no ú". Dia desses, de dia, um "cicrista" fuleira entrou na rua que eu estava (vendo a figura abaixo, o "cicrista" saiu da rua à esquerda e entrou onde eu estava, que iria tb pegar essa rua à esquerda) totalmente na contramão e quase batemos.



Eu estava descendo a rua quase a 40Km/h e se não tivesse subido a calçada nessa passagem vermelha e branca (que vira e mexe tem carro em cima...) teria sido uma senhora porrada... Angry


Postado Por: Rafael88
Data de Publicação: 20 Abr 2019 as 16:11
Bela iniciativa Sid!

Sobre o pessoal correndo, fora a chupetagem de estarem no meio da rua, sinceramente não sei se é "errado" correr na contramão.

Aqui em SP temos a Estrada Velha de Santos, local "dominado" pelas bikes, corredores e triatletas - é um oásis onde o atleta impõe a ocupação do espaço público e 90% dos veículos demonstram respeito com redução de velocidade, ultrapassagens seguras e até mesmo o exercício da paciência dirigindo atrás das bikes, sem pressão, até que surja uma oportunidade de ultrapassagem.

O ponto é: lá existem várias consultorias esportivas que treinam seus atletas e praticamente a totalidade delas os orientam a correrem no sentido contrário da via, podendo ver quando algum carro/bike se aproxima.

Enfim, não corro e não manjo das "regras não escritas do esporte", mas fico na dúvida se o correto/seguro nesse caso não é exatamente correr no sentido contrário.


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 20 Abr 2019 as 20:37
O problema é esse, Rafa, o pedestre não respeita a bike, o carro sim pq um atropelamento de carro é bem mais problemático. Além disso, se tem calçada definida para a prática da corrida, não vejo pq usar a rua, o pedestre pode ver o carro que vem na direção dele mas o ciclista não vê o carro que está atrás dele, pode acabar sendo atropelado por um carro ao desviar de um pedestre desses que não sai da frente qdo vem uma bike. Veja que no meu exemplo a rua não é dividida para uso de carros e pedestres, a rua é aberta...

Comportamento civilizado só se vê em países onde as pessoas são mais esclarecidas, como na Holanda, mas é esperar muito de um povinho besta como o nosso... LOL

Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:


O ponto é: lá existem várias consultorias esportivas que treinam seus atletas e praticamente a totalidade delas os orientam a correrem no sentido contrário da via, podendo ver quando algum carro/bike se aproxima.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net