Imprimir Página | Fechar Janela

Como atravessar cruzamentos difíceis de bike

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
Descrição Fórum: Fórum para discutir o uso da bicicleta como meio de transporte - Qualquer assunto relacionado, incluindo indicação de bikes e peças, devem ser discutidos aqui. Exceto cicloturismo.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=96398
Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 15:01
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Como atravessar cruzamentos difíceis de bike
Postado Por: MarcusLisboa
Assunto: Como atravessar cruzamentos difíceis de bike
Data de Publicação: 16 Abr 2019 as 14:50
Vomo vocês fazem para seguir em frente em cruzamentos que os veiculos tendem a virar em sua maioria para algum dos lados?

Eu tento largar na frente mas mesmo assim as vezes levo fechada e derrepente sou obrigado a ficar no meio da via, se o semaforo esta aberto praticamente não é possivel seguir nesses casos viro junto com os carros e retorno assim que possivel ou tento seguir por outro caminho, como é com vocês?



Respostas:
Postado Por: _danielcorrea
Data de Publicação: 16 Abr 2019 as 14:58
Se o semáforo está fechado, me posiciono à frente da faixa de pedestre e fico atento à abertura para seguir antes de veículo.

Se o semáforo está aberto, me posiciono mais centralizado na faixa da direita, para evitar que um imbecil me feche. Se quiser que passe por cima.


-------------
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 16 Abr 2019 as 19:57
Se for um cruzamento lento, eu pedalo na mesma velocidade dos carros e fico entre 2 carros, assim o sujeito de trás não me ultrapassa e eu sigo em frente. Se for um cruzamento rápido ai complica muito, quase sempre eu paro e espero todo mundo parar também. Agora onde nem isso é possível, eu prefiro mudar de rota, alguns cruzamentos são tão perigosos que eu prefiro nem arriscar.


Postado Por: RodrigoCasita
Data de Publicação: 17 Abr 2019 as 09:47
No geral faço como já disseram aqui, fico mais ao meio da via entre 2 carros, mas o melhor mesmo é pegar uma via alternativa, geralmente a paralela já resolve o caso.


Postado Por: Rafael88
Data de Publicação: 17 Abr 2019 as 11:26
Não uso a bike como meio de transporte p/ deslocamento urbano, mas em pedais que p/ chegar/voltar do destino nos quais tive que passar por locais assim, já teve situações que preferi descer da bike e usar a faixa de pedestres.

Porém não era exatamente a situação do autor do tópico - eu estava na via principal (fluxo elevado de veículos) e precisava virar p/ a esquerda, cruzando a pista contrária.

Como disse, foram situações pontuais. Caso eu precisasse fazer esse trajeto com frequência, buscaria uma alternativa mais segura p/ evitar o "desce da bike, espera semáforo, atravessa, monta na bike etc."


Postado Por: Alessandro_sp
Data de Publicação: 23 Ago 2019 as 22:24
Se for um deslocamento diário e repetitivo acho importante estudar muito bem o trajeto e pesar os fatores rapidez, dificuldade e segurança, priorizando sempre a segurança mesmo que em detrimento dos outros 2.

Pra deslocamentos eventuais pode não dar tempo ou não valer a pena experimentar diferentes trajetos, aí é só redobrar a atenção e se possível dar aquela espiadinha no google street view pra sentir o que vai pegar pela frente.

Na minha experiência as situações mais complicadas são avenidas de trânsito rápido e faixas estreitas, e rotatórias. As rotatórias vão variar caso a caso, mas no geral o problema são as fechadas dos veículos saindo delas (pois como ficamos sempre à direita eles nos passam pela esquerda pra em seguir nos cortar e sair da rotatória). Se puder evitar, compensa até mesmo pegar mais subidas ou alongar o caminho pra fugir desses riscos.

Cruzamentos também oferecem esse tipo de risco mas como são mais espaçados e o trânsito é menos tenso, dá pra gerenciar melhor.

-------------
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net