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Dianteira empinando na subida

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
Descrição:: Tudo que você quer saber sobre treinamento, performance, bike fit, bicycle fitting, nutrição, suplementos alimentares, alimentação e saúde.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=96352
Data:: 24 Jan 2020 as 03:49
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Dianteira empinando na subida
Enviado por: Ireno
Assunto: Dianteira empinando na subida
Data: 09 Abr 2019 as 00:50
Espero estar no fórum correto.

Saudações ciclísticas.

Como faço pra conseguir subir sem que a frente da bike fique "kickando" e me fazendo perder o controle?

Segue o contexto: tenho uma Sense Impact Race, modelo 2019. Sempre que vou subir um morro com ela é a mesma coisa, subo marcha até ficar numa condição adequada pra subida, e a cada pedalada a roda da frente fica querendo descolar do chão, e se passar por alguma imperfeiçãozinha, uma pedra, uma costeleta de vaca, qualquer coisinha, a roda realmente sai do chão e nessa hora eu começo a perder o controle da bike e acabo tendo que empurrar o resto da subida. Quando a subida é estradão eu até consigo seguir até o final, mas vou sem conseguir controlar direito a direção em que vou subindo, mas quando é single track com algum obstáculo técnico aí não tem jeito, perco totalmente o controle da bike e acabo precisando descer.

Como sei que aqui neste fórum estão os melhores manjadores de todas as manjâncias do MTB, peço vossa ajuda. 

Caso interesse, a configuração da bike está exatamente como descrito no site da Sense pro tamanho L, não fiz bike fit nela pq a bike me serviu mto bem, pedalo bem confortável nela. Não mudei mesa nem nada...

Desde já agradeço qualquer ajuda.



Respostas:
Enviado por: Ismah/Cabelo
Data: 09 Abr 2019 as 01:36
Equilibrar o peso, sem que a dianteira levante, e nem falte tração na traseira, é uma das coisas mais difíceis IMHO. Então, só vejo chá de selim, rodando em estradas do tipo, pra dominar a técnica.

Uma filosofia que vem das motos, é que máquinas fazem a mesma coisa sempre. Logo, se como eu, tu se perde só em algumas vezes, tudo indica que o problema está no ciclista - seja na observação, interpretação da situação, ou na execução do movimento. Se acontece com muita frequência, seria de revisar a posição do guidão. Provavelmente, está muito alta e/ou muito recuado.

Quanto a bike ser confortável, tudo bem. Só não necessariamente está tirando o melhor desempenho dela. Logo, se ela falha só numa situação, talvez para ter uma melhora, vai precisar sacrificar conforto.

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Enviado por: RuanRAC
Data: 09 Abr 2019 as 07:35
bike longa, peso jogado para trás, suspensão não travada... 

o que você pode fazer é tentar subir jogando o peso para frente, é mais fácil em pé


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Enviado por: ghd
Data: 09 Abr 2019 as 07:37
É nessas horas que uma geometria diferenciada faz diferença.
Geralmente quando se fala em geometria aqui as pessoas tendem a não considerar tão importante. Mas uma bike com geometria bem acertada e atualizada não faria isso.

Veja no review dessa bike aqui no Pedal.com.br que ela é curta. Isso faz com que falte peso na dianteira.
O que vc pode fazer é aumentar e abaixar a mesa (ou somente aumentar). Problema é que se a bike já estiver acertada pro seu fit vai dar uma bagunçada.
Outra coisa é treinar você mesmo e sua elasticidade a deixar mais peso do seu tronco na parte dianteira da bike, o que pode ser incômodo e cansativo.

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Enviado por: Tanski
Data: 09 Abr 2019 as 09:44
A Impact Race é uma baita de uma bike. O problema que você está encontrando pode ser por causa da angulação da caixa de direção "mais relaxada" (68,5°). As bikes de xc em geral possuem angulação em torno de 70°. Angulação mais relaxada privilegia as descidas, mas tende a comprometer nas subidas. No teste desta bike aqui no fórum é comentado sobre isso dá uma olhada aqui no link: https://www.pedal.com.br/teste-sense-impact-race-2019_texto13320.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/teste-sense-impact-race-2019_texto13320.html

Uma opção que pode te ajudar é a angulação da mesa colocando ela com inclinação negativa. Posta foto da bike pro pessoal poder te ajudar melhor.


Enviado por: rafael_rtg
Data: 09 Abr 2019 as 10:00
Essa bike tem uma mistura de XC com Trail, rs... Top Tube curto, Head tube baixo e Caixa de direção aberta..rs..

O top tube curto eu matei a charada, manterem o mesmo tamanho de gabarito da Impact Pro, porem ao "deitar" a caixa de direção eles diminuíram o reach e o tope tube, na M caiu de 592 para 589, ou seja  esses 3mm a menos é o que permitiu a angulação cair de 69,3º para 68,5º...

Voltando ao seu caso, a geometria ainda é meio agressiva (bike curta) e dianteira leve... Ai vai da técnica ou do bike fit... 

Na subida pode se posicionar um pouco mais a frente do selim, ou pode colocar uma mesa um pouco mais longa (10mm), deixar a mesa um pouco mais negativa, ou se tiver algum espaçador abaixo da mesa, apenas reduzir para abaixar o guidão pode ajudar... 

Nenhum bikefit é 100% fixo, todos permites um ajuste de alguns mm para mudar o desempenho e conforto... Os números são apenas um ponto de partida...


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Enviado por: StFred
Data: 09 Abr 2019 as 10:02
Ia falar como o Ismah, ai é chá de selim heheheh

Hoje raramente passo por isso, mas quando comecei passava direto. Encontrar o balanço entre "peso pra manter a dianteira" e "não posso ficar em pé pq vai perder a tração traseira" é uma arte. Você pode até tentar compensar na bike, mas certamente vai sacrificar alguns pontos de conforto.

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Enviado por: rafael_rtg
Data: 09 Abr 2019 as 10:05
É que ele não comentou se fez bikefit ou nem colocou foto... Alem da experiencia, se a bike tiver ajustada errada ai vai comprometer muito a técnica também...

Mas bikefit é tira lá, dá cá... Melhora a subida, vai "piorar" na descida... Deixo mais confortável, também vai prejudicar subidas técnicas... Deixo ela mais tecnica, vai piorar o conforto, rs... 

Originalmente Postado por StFred StFred Escreveu:

Ia falar como o Ismah, ai é chá de selim heheheh

Hoje raramente passo por isso, mas quando comecei passava direto. Encontrar o balanço entre "peso pra manter a dianteira" e "não posso ficar em pé pq vai perder a tração traseira" é uma arte. Você pode até tentar compensar na bike, mas certamente vai sacrificar alguns pontos de conforto.


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Enviado por: Massaroca
Data: 09 Abr 2019 as 12:17
Peito no guidon, e concentra a pedalada na pernas e no core.... Se não quiser mexer na bike, essa é a única solução!!!


Enviado por: Ireno
Data: 09 Abr 2019 as 12:25
Então, não manjo mto de geometria de Bike e suas influências. Antes dessa bike eu tinha uma Sense Fun, tbm 2019, que comprei pra usar enquanto descobria se ia gostar do ciclismo. Nela eu tinha o mesmo problema. Sobre a técnica, o que eu sei até agora é que se eu levantar levemente do selim a bike para de empinar, mas ai as vezes o pneu de trás derrapa um pouco, principalmente se estiver enlameado, além de que pelo q já soube, ficar em pé nas subidas cansa mto mais rápido. Vou fazer isso de tentar sentar um pouco mais na frente do selim na hora de subir e ver o q acontece.



Enviado por: rafael_rtg
Data: 09 Abr 2019 as 12:44
O mais importante você não disse, fez o bikefit?

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Enviado por: StFred
Data: 09 Abr 2019 as 14:17
Se manjar um pouco dos inglês, olha ai umas dicas

https://www.youtube.com/watch?v=hk4AVVR-OyQ" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=hk4AVVR-OyQ .

Acredito que com uma boa técnica, a bike vai ser o menor dos problemas.

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Enviado por: Ismah/Cabelo
Data: 09 Abr 2019 as 14:29
Algo ainda não cogitado, e que de fato pode influenciar, é o pneu... Se, jogando o peso pra frente, existe pouco tração, pode ser que o pneu em questão seja ruim. Não conheço a bike, por isso estou levantando a hipótese.

Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:

O mais importante você não disse, fez o bikefit?


Ele disse sim...

"Caso interesse, a configuração da bike está exatamente como descrito no site da Sense pro tamanho L, não fiz bike fit nela pq a bike me serviu mto bem, pedalo bem confortável nela. Não mudei mesa nem nada..."

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Enviado por: _danielcorrea
Data: 09 Abr 2019 as 15:20
Em subidas é natural projetar o corpo para a frente. Dobre um pouco os cotovelos.
Acho provável que esteja simplesmente com a postura errada, visto que mesmo trocando de bike sofre do mesmo problema.


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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Enviado por: JcFiebig
Data: 09 Abr 2019 as 16:06
Acho que pode ser posicionamento errado na bike, mas o mais provável é que o problema é o fit. Eu sofria do mesmo problema, mesmo que me posicionasse certinho na bike, ou ela empinava ou patinava, não tinha um meio termo. Quando fiz o bike fit e ajustei ângulos e distâncias de alcance a bike ficou bem na mão, tive que trocar selim para melhorar o equilíbrio do quadril e ajustar o centro de gravidade... Isso vai, com certeza, te tirar um pouco de conforto, mas a bike vai ficar fininha pra subir. Tu tem que ver o que é prioridade pra ti: subir bem? descer bem? ter conforto? ganhar velocidade final? velocidade média? Juntar tudo isso é tarefa difícil, e não dá pra deixar a bike boa pra todas as situações. Dá pra você regular ela pra melhorar em determinados aspectos em detrimento de outros, tentando minimizar o prejuízo. Bora fazer um fit na máquina bro!!! Investiu uma grana legal numa bike boa, investe mais um cascalhozinho pra deixar ela acertadinha pra o que tu gosta de fazer. Vai ser teu melhor investimento!

Bons pedais.

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Enviado por: Ireno
Data: 09 Abr 2019 as 18:30
Vou fazer algumas tentativas com mudança no posicionamento antes de apelar pro fit... a bike tá mto legal de guiar, faço descidas com ela com mta segurança, coisa que minha antiga bike pecava um pouco, no geral eu me sinto bem confortável com a bike do jeito que ela está. Se tiver que mexer mto pra melhorar nas subidas eu preferiria manter desse jeito mesmo.


Enviado por: Ireno
Data: 09 Abr 2019 as 18:32
Galera, desde já agradeço a participação de todos. Sempre que abro um tópico aqui eu o faço na intenção de ajudar outros que eventualmente encontrem as mesmas dúvidas, e enriquecer o acervo de assuntos do fórum.


Enviado por: pimenta86
Data: 09 Abr 2019 as 18:50
essa sensacao e' o angulo aberto mesmo. vc acaba se acostumando. tenho uma niner que tem o angulo de 68 (suspa 120). como vc ja percebeu, o q vc perde na subida vc ganha na descida.

alguns podem achar q a geometria da sense e' 'errada', mas lembre-se q a maioria do pessoal por aqui sempre andou em bike xczeira. em algum post eu comparei algumas medidas dela com a niner e com a santa cruz, a sense esta dentro das medidas.


Enviado por: rafael_rtg
Data: 09 Abr 2019 as 19:08
Agora que li que não foi feito Bikefit...

Mesmo você se sentindo bem na bike, não descarte fazer ele no futuro... Pode previnir lesões futuras como por exemplo nos joelhos, e melhorar seu posicionamento...

As vezes seu Selim pode estar posicionado mais atrás do que deveria, deixando a dianteira ainda mais leve, facilitando as empinadas...

Um ajuste fácil que não irá precisar trocar peças é se ela tiver com algum espaçador abaixo da mesa, normalmente são de 5mm, é um ajuste pequeno que pode te ajudar um pouco na subida, e 5mm ira ter uma perda insignificante na descidas...

Ou se mesa tiver uma angulação pequena e estiver positiva, mudar ela para negativa...


Originalmente Postado por Ireno Ireno Escreveu:

Vou fazer algumas tentativas com mudança no posicionamento antes de apelar pro fit... a bike tá mto legal de guiar, faço descidas com ela com mta segurança, coisa que minha antiga bike pecava um pouco, no geral eu me sinto bem confortável com a bike do jeito que ela está. Se tiver que mexer mto pra melhorar nas subidas eu preferiria manter desse jeito mesmo.


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Enviado por: misera
Data: 09 Abr 2019 as 19:11
E essa sense é de enduro então ?


Enviado por: rafael_rtg
Data: 09 Abr 2019 as 19:15
Enduro eu não sei, mas que da um belo projeto de Trail Hardtail isso ela dá..

Você só precisa pegar um tamanho maior que o recomendado ( eu uso 15,5, pegaria a M), coloca uma mesa curta de 50mm a 60mm, colocaria pneus 29 2.4 e um Canote retrátil...

Se quiser ir ainda mais longe, uma suspa de 120mm kkkk... Acho que o ângulo do Head Tube iria para 68° ou até menos...


Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

E essa sense é de enduro então ?


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Enviado por: pimenta86
Data: 09 Abr 2019 as 19:46
        canote   TTube   HTA   STA Stach reach HTleng

sense    17       58.9   68.5   73.5 60.4   41.0   10
trail    17.3     61     68.5   73.5 62.4   42.5   11.5
fathom   17.5     60.1 68.5    73.5 60.8   42.5    10
canyon   17.3     60.1 68.5    73.5 61.3   42      10


comparacao entre bikes com geometria similar sense . A Spz nao faz bikes com esse HTA, q eu saiba. As mesas nao achei de todas, a Sense e' 100 acho.


Enviado por: Hugobh77
Data: 09 Abr 2019 as 21:59
Já tá tudo respondido, ou quase...
Além de técnica , geometria, posicionamento no selim eu só acrescentaria uma coisa. Tenta usar uma marcha acima, eu tinha muito esse problema por estar usando uma marcha muito leve e quando dava uma pedalada mais forte perdia a frente da bike. É preciso dosar a força na perna, manter a cadência constante. ( Isto está incluso na técnica já mencionada).


Enviado por: rafael_rtg
Data: 09 Abr 2019 as 22:47
Similares Pimenta, mas percebe que ela ainda é a mais curta delas, tanto no TT, quanto no Reach... Isso interfere na comprimento da mesa, que acima de 90mm já é considerada grande até para algumas bikes de XC atualmente...

Acho que eles irão fazer uma revisão deste gabarito, pois na impact pro já era uma característica (curta) que muitos Review's ressaltaram, e quanto diminuíram o HTA na Race, eles deixaram o Reach ainda menor...

Eu não acharia ruim, pois estou naquela turma que então no meio entre dois tamanhos... No meu caso sempre entre P e M, nesta geometria da Sense a M com uma mesa mais curta me encaixaria como uma luva rs... Já andei na M de um colega e me senti bem em cima dela...

Assim como o Cebo que fez o teste da bike, comentou que talvez a G se encaixaria melhor para ele, que usa M...

Talvez essa seja a sacada, eles tem uma Bike que se fosse em números seriam: 14, 16, 18 e 20.. rs


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Enviado por: ghd
Data: 10 Abr 2019 as 08:11
Originalmente Postado por pimenta86 pimenta86 Escreveu:

          canote   TTube   HTA   STA Stach reach HTleng

sense    17       58.9   68.5   73.5 60.4   41.0   10
trail    17.3     61     68.5   73.5 62.4   42.5   11.5
fathom   17.5     60.1 68.5    73.5 60.8   42.5    10
canyon   17.3     60.1 68.5    73.5 61.3   42      10


comparacao entre bikes com geometria similar sense . A Spz nao faz bikes com esse HTA, q eu saiba. As mesas nao achei de todas, a Sense e' 100 acho.


Uma FSI 2019 que teve o quadro recentemente atualizado, no tamanho M tem:

HTA 69 graus
TT 60.6
Reach 42
Stack 61.2
STA 73.1
Chainstay 42.7

Pode parecer pouca diferença mas na prática da uma boa mudança no comportamento da bike.

Sobre os ângulos mais abertos, na verdade eles aumentam o wheelbase, fazendo a bike ficar ainda mais comprida. O que deixa a pessoa mais esticada na bike dificultando a bike empinar.
Não que isso seja bom pra subir, não é. Mas o "problema" da Sense foi abrir o ângulo sem compensar nas demais medidas.

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Enviado por: miniic
Data: 10 Abr 2019 as 09:22
Complementando o comentário do Rafael, veja o comparativo da FSi M com Impact Race M e L
         HTA    TT    Reach  Stack  STA  Chainstay
FSi M 69,0  60,6   42,0   61,2   73,1   42,7
IR M  68,5  58,9   41,0   60,3   73,5   43,9
IR L   68,5  61,0   42,8   61,4   73,5   43,9

Veja que efetivamente criaram um tamanho "no meio" dos tamanhos mais comuns. A M tem as medidas um pouco menores que a M FSi e a L um pouco maiores que a M FSi e menores que a L FSi.
Para quem como eu fica na transição do tamanho na maioria das marcas, a Sense acabou ficando mais próximo do ideal.


Enviado por: pimenta86
Data: 10 Abr 2019 as 09:22
Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:

Similares Pimenta, mas percebe que ela ainda é a mais curta delas, tanto no TT, quanto no Reach... Isso interfere na comprimento da mesa, que acima de 90mm já é considerada grande até para algumas bikes de XC atualmente...

Acho que eles irão fazer uma revisão deste gabarito, pois na impact pro já era uma característica (curta) que muitos Review's ressaltaram, e quanto diminuíram o HTA na Race, eles deixaram o Reach ainda menor...

Eu ainda acho que nao 'erraram', e' o proposito da bike mesmo. Veja que o seattube da sense e' um pouco menor que as demais, entao as outras medidas diminuem proporcionalmente. Quero dizer que a sensasao de andar na Sense e nessas demais bikes deva ser muito similar.


Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Uma FSI 2019 que teve o quadro recentemente atualizado, no tamanho M tem:

HTA 69 graus 
TT 60.6
Reach 42
Stack 61.2
STA 73.1
Chainstay 42.7

Pode parecer pouca diferença mas na prática da uma boa mudança no comportamento da bike.

Sobre os ângulos mais abertos, na verdade eles aumentam o wheelbase, fazendo a bike ficar ainda mais comprida. O que deixa a pessoa mais esticada na bike dificultando a bike empinar.
Não que isso seja bom pra subir, não é. Mas o "problema" da Sense foi abrir o ângulo sem compensar nas demais medidas. 


A Cannondale me parece mais proxima do limite entre XC entre Trail ... a propaganda deles sempre foi 'agilidade do XC com estabilidade do All mountain'. Acho q e' um ponto bem acertado . 

a regra parece :

menor angulo ---> maior angulo

Trail ----> XC

De todo modo, nao significa que em uma subida bem inclinada a frente dela nao empine. Ja tive uma Fsi e isso acontecia tb.

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Sobre os ângulos mais abertos, na verdade eles aumentam o wheelbase, fazendo a bike ficar ainda mais comprida. O que deixa a pessoa mais esticada na bike dificultando a bike empinar.

Justamente, uma bike com maior wheelbase tende a ser mais estavel, e portanto melhor nas descidas. Mas o wheel base maior nao faz vc ficar mais esticado - o que determina isso e' o tamanho do toptube/reach. As bikes em discussao tem o  toptube/reach menores, entao sua conclusao nao faz sentido p mim.


*****

Deria legal um programinha que colocasse dois quadros superpostos para comparacao, dadas algumas medidas. Alguem conhece algum?




Enviado por: ThiagoZnL
Data: 10 Abr 2019 as 09:42
A mesa já está negativa, certo?

O que você pode TENTAR fazer é colocar uma com angulação maior, tipo 10º ou 12º, isso se o selim não estiver muito alto.

Nas subidas ir um pouco pra frente no selim é bom também.

Outra coisa que dependendo a INCLINAÇÃO da parada pode ter o que for, vai empinar dependendo da força e da tocada na pedalada LOL




Enviado por: Ireno
Data: 10 Abr 2019 as 11:29
Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

A mesa já está negativa, certo?

O que você pode TENTAR fazer é colocar uma com angulação maior, tipo 10º ou 12º, isso se o selim não estiver muito alto.

Nas subidas ir um pouco pra frente no selim é bom também.

Outra coisa que dependendo a INCLINAÇÃO da parada pode ter o que for, vai empinar dependendo da força e da tocada na pedalada LOL



A mesa dela é levemente negativa... levemente mesmo. Vou colocar aqui uma imagem dá dita cuja, não sei se vai dar pra perceber essa parada da mesa.


Enviado por: _danielcorrea
Data: 10 Abr 2019 as 11:42
Não acho que este quadro esteja do tamanho certo.


-------------
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Enviado por: ghd
Data: 10 Abr 2019 as 12:12
Originalmente Postado por pimenta86 pimenta86 Escreveu:

Justamente, uma bike com maior wheelbase tende a ser mais estavel, e portanto melhor nas descidas. Mas o wheel base maior nao faz vc ficar mais esticado - o que determina isso e' o tamanho do toptube/reach. As bikes em discussao tem o  toptube/reach menores, entao sua conclusao nao faz sentido p mim.


Não faz sentido porque vc cortou o contexto do que eu disse.
E não é conclusão, é um fato.
Bikes com menor ângulo são as que seguem a tendência de forward geometry (facilmente identificado nas Mondraker) e são bikes longas.

Porém isso não é o caso da Sense. Que fez somente "metade do serviço" na atualização do HTA.

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Enviado por: ghd
Data: 10 Abr 2019 as 12:14
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Complementando o comentário do Rafael, veja o comparativo da FSi M com Impact Race M e L
         HTA    TT    Reach  Stack  STA  Chainstay
FSi M 69,0  60,6   42,0   61,2   73,1   42,7
IR M  68,5  61,0   41,0   60,3   73,5   43,9
IR L   68,5  58,9   42,8   61,4   73,5   43,9

Veja que efetivamente criaram um tamanho "no meio" dos tamanhos mais comuns. A M tem as medidas um pouco menores que a M FSi e a L um pouco maiores que a M FSi e menores que a L FSi.
Para quem como eu fica na transição do tamanho na maioria das marcas, a Sense acabou ficando mais próximo do ideal.


A M tem TT menor que a L?
Eu não sinto muita confiança nas medidas da Sense, eles nem colocaram o reach pelo que me lembro.

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Enviado por: miniic
Data: 10 Abr 2019 as 12:59
Não, digitei essa medida invertida. Eu tinha visto quando postei, cliquei em editar mas troquei de aba e esqueci de enviar a correção...
O Reach tá no site sim...

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Complementando o comentário do Rafael, veja o comparativo da FSi M com Impact Race M e L
         HTA    TT    Reach  Stack  STA  Chainstay
FSi M 69,0  60,6   42,0   61,2   73,1   42,7
IR M  68,5  58,9   41,0   60,3   73,5   43,9
IR L   68,5  61,0   42,8   61,4   73,5   43,9

Veja que efetivamente criaram um tamanho "no meio" dos tamanhos mais comuns. A M tem as medidas um pouco menores que a M FSi e a L um pouco maiores que a M FSi e menores que a L FSi.
Para quem como eu fica na transição do tamanho na maioria das marcas, a Sense acabou ficando mais próximo do ideal.


A M tem TT menor que a L?
Eu não sinto muita confiança nas medidas da Sense, eles nem colocaram o reach pelo que me lembro.


Enviado por: miniic
Data: 10 Abr 2019 as 13:01


Enviado por: ghd
Data: 10 Abr 2019 as 13:02
Adicionaram recentemente, antes não tinha.
Pode ver que nem tem a legenda pra mostrar na imagem.

Antes fazíamos A - K, e teoricamente dava o reach, pleo jeito fizeram isso.

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Enviado por: rafael_rtg
Data: 10 Abr 2019 as 13:06
Haha, olhando essa foto vemos o quanto é inclinado esse angulo do Head Tube, daria uma bela de uma Trail com canote retrátil rs....

Mas da para ver que a linha do selim ja esta acima da mesa, que esta levemente negativa... O Selim me parece que esta posicionado mais a frente ou no centro... A bike não me parece pequena para você, se não ela iria perder na descida, e não prejudicar a subida, a não ser que a mesa esteja curta....

Acho que é característica da bike mesmo, tem que melhorar a técnica...

Mais que essa analise, apenas um profissional de bikefit para verificar...   


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Enviado por: misera
Data: 10 Abr 2019 as 14:31
Eu acho que é um problema de costume e postura.

Lá em cima ele falou que começou a andar a pouco tempo e mesmo quando tinha a fun que é bem diferente dela tbm tinha o mesmo problema e a dificuldade dele e em subidas técnicas quando tem algum obstáculo.

Esse argumento que é só por causa do angulo da direção não me convence.


Enviado por: ThiagoZnL
Data: 10 Abr 2019 as 15:20
O angulo do headtube é mais inclinado mas 1º não da de perceber tão facilmente numa foto

Nessa foto parece super inclinado por que foi tirada da frente da bike para trás, a roda da frente tem o dobro do tamanho da traseira LOL

Essa mesa tem 90mm, talvez seria legal trocar por uma 100.

Qual sua altura?


Enviado por: _danielcorrea
Data: 10 Abr 2019 as 15:28
Esse canote ainda tem quantos centímetros para dentro do seattube?


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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Enviado por: Ireno
Data: 10 Abr 2019 as 18:05
Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

O angulo do headtube é mais inclinado mas 1º não da de perceber tão facilmente numa foto

Nessa foto parece super inclinado por que foi tirada da frente da bike para trás, a roda da frente tem o dobro do tamanho da traseira LOL

Essa mesa tem 90mm, talvez seria legal trocar por uma 100.

Qual sua altura?


1,83


Enviado por: miniic
Data: 10 Abr 2019 as 22:07
Srs, na época do cape epic lembro de ter lido que Avancini e Nino usavam mesa de 90mm ou perto disso. Também que a bike do Avancini é tamanho M, mesmo ele tendo 1,76 de altura.
Essa é uma tendência entre os pros? Usar uma bike menor e mesa maior que a configuração típica das bikes padrão?


Enviado por: rafael_rtg
Data: 10 Abr 2019 as 22:45
Neste caso não é tendência, e sim escolha...

Bikes um pouco "curtas", mesas mais longas e negativa, chainstay curto, são configurações típicas de bikes puramente XC (linha RC da Scott, Epic Sworks da Specialized, Scalpel Si da Cannondale)... São bikes ariscas nas descidas, mas rápidas nas subidas, boas de retomadas e em curvas fechadas...

Mas são bikes para quem tem uma boa técnica, principalmente nas descidas... As mesas longas e negativas te posicionam mais a frente e bem abaixo da linha selim, precisa ter alongamento e técnica para não ser jogado para frente... Favorece uma tocada mais aerodinâmica... Mas esqueça "conforto"...

O Avancini usou um Canote retrátil para ajudar nas descidas, mas aumentando o peso, a bike dele estava com 11,2kg...

Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Srs, na época do cape epic lembro de ter lido que Avancini e Nino usavam mesa de 90mm ou perto disso. Também que a bike do Avancini é tamanho M, mesmo ele tendo 1,76 de altura.
Essa é uma tendência entre os pros? Usar uma bike menor e mesa maior que a configuração típica das bikes padrão?


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Enviado por: miniic
Data: 11 Abr 2019 as 09:08
O ponto sobre tendência foi no sentido de se pegarmos os 20 tops da UCI, quantos usam mesa curta (tipo, < 50mm, 70mm) e quantos usam mesa mais longa.
A Scalpel e a Scott RC parecem seguir o "forward geometry" por padrão, com uma mesa curtinha.

Parece que os caras fizeram o que a Sense fez... Pegaram o forward geometry, encurtaram e botaram uma mesa maior.


Enviado por: ghd
Data: 11 Abr 2019 as 09:24
"forward geometry encurtado" não faz o menor sentido...

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Enviado por: miniic
Data: 11 Abr 2019 as 09:34
O que quis dizer é pegar uma bike seguindo o forward geometry em um tamanho menor do que o que seria convencional e aumentar a mesa.
Parte do conceito do forward geometry é usar uma mesa curta, acho que as Mondraker usam 30mm, e fazer o quadro mais longo.
O Avancini pegou a Scalpel que tem essa característica e adaptou, deixando a bike resultante com quadro mais curto e com mesa mais longa...


Enviado por: rafael_rtg
Data: 11 Abr 2019 as 09:55
Difícil chegar nesse número "quantos" usam tal mesa ..

Os Elite UCi podem ter até mais de uma bike configurada de acordo com a prova...

A Cape Epic é uma prova que tem muitas subidas desafiadoras, o Avancini apostou em uma configuração que favorecia essas situações, peso mais a frente, tronco mais abaixado...

É uma coisa que sempre falo, Bikefit não é algo exato, um número fixo, ele permite ajustes de acordo com seu biótipo, sua técnica, o tipo de terreno, qual será seu foco na prova...

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Enviado por: pimenta86
Data: 11 Abr 2019 as 11:49
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por pimenta86 pimenta86 Escreveu:

Justamente, uma bike com maior wheelbase tende a ser mais estavel, e portanto melhor nas descidas. Mas o wheel base maior nao faz vc ficar mais esticado - o que determina isso e' o tamanho do toptube/reach. As bikes em discussao tem o  toptube/reach menores, entao sua conclusao nao faz sentido p mim.


Não faz sentido porque vc cortou o contexto do que eu disse.
E não é conclusão, é um fato.
Bikes com menor ângulo são as que seguem a tendência de forward geometry (facilmente identificado nas Mondraker) e são bikes longas.

Porém isso não é o caso da Sense. Que fez somente "metade do serviço" na atualização do HTA.


as bikes com desenho forward geometry, digamos genuino, embora tenham o toptube mais longo, tem a mesa mais curta. entao vc nao fica mais "esticado" nessas bikes. entao continuo confuso com seu "fato".



Enviado por: pimenta86
Data: 11 Abr 2019 as 11:53
na opiniao de vcs, quais seriam as medidas ideais, diferenciadas e atualizadas, de bike com 68.5 e suspensao de 100mm? quero saber por quanto a Sense errou na geometria.


Enviado por: hurry-gurits
Data: 11 Abr 2019 as 12:05
Ai que esta o pulo do gato, não tem erro de geometria, existe uma relação/combinação quase infinita dos componentes que de acordo com a técnica e situações biometricas do ciclista vão favorecer uma coisa ou outra... não existe almoço gratis, pra descer bem sacrifica a subida e vice-versa, ou vira um pato que não faz nenhuma das duas coisas bem.

Antes de botar a culpa no equipamento, a técnica tem que estar pelo menos 95% apurada.

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scott single track 95 cromo
khs 204 full 2012 - R.I.P.
khs sixfifty 2500 - 2014
Mongoose XR PRO - 2016
GT Sanction Pro - 2015


Enviado por: rafael_rtg
Data: 11 Abr 2019 as 12:40

Não considero que foi um "erro", mas que pode levar ao erro de quem for comprar... 

Ela tem um Reach relativamente curto, que pode forçar a pessoa ter que usar uma mesa muito longa, ou comprar uma bike um numero maior... Eu com meus altos 1,66 não pensaria duas vezes em pegar um M, ao invés da P que seria a logica....

E isso não é são é so meu comentário de quem apenas viu os números... Vamos as palavras sem tirar nada do teste:

Palavras do Cebo que que mede 1,75: Em sua versão menor (M), a Race mostrou boa disposição nas descidas, mas o pouco alcance da bike ficou evidente em algumas situações como descidas mais inclinadas. Na versão grande, por outro lado, nosso piloto de 1.75m sentiu-se muito mais confortável, com a frente mais alta e o maior alcance permitindo atacar o terreno com mais confiança.

No geral, sentimos que a bike desce melhor do que uma XCzeira tradicional, mas realmente alguns centímetros a mais de alcance fazem falta - tanto é que, na versão L, a Race mostrou-se mais lisa e previsível, com um prejuízo minimo na agilidade. 

Quando comparada com as versões anteriores da Impact, a Race certamente é uma evolução em todos os sentidos. A geometria da bike agradou, mostrando-se mais acertada e capaz do que as XCzeiras mais tradicionais. Todavia, acreditamos que um alcance um pouco maior e uma mesa um pouco mais curta deixariam a bike ainda melhor - algo que foi reforçado pelo uso da bike no tamanho L.

Originalmente Postado por pimenta86 pimenta86 Escreveu:

Quero saber por quanto a Sense errou na geometria.


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Enviado por: rafael_rtg
Data: 11 Abr 2019 as 12:43
Antes de mais nada, que para muito acha que Geometria, Boost e outros fatores não passa de Mimimi, para mim uma bike acima de 5 Mil, deixa de ser um fator superficial, para ser um fator decisivo... 5 mil é dinheiro pra cacete para ignorar essas coisas...

Em bikes abaixo disso nem fico discutindo geometria aqui no fórum, e passo a focar no custo beneficio...


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Enviado por: misera
Data: 11 Abr 2019 as 12:43
Foi o que eu falei , vc começou a pouco tempo no esporte , com o tempo vc vai aprender a ajustar o corpo.

Com o passar do tempo vc mesmo vai saber o que ajustar na bike.


Enviado por: miniic
Data: 11 Abr 2019 as 13:00
Apesar de não ter teste completo no pedal, as primeiras impressões da Chisel também foram mais ou menos por ai
"Para trilhas mais técnicas, gostaríamos de ver um tubo superior um pouco mais longo e uma mesa um pouco mais curta para facilitar na transposição de trechos mais cabeludos."

A Race realmente é mais curta que o normal, até a Chisel é um pouco mais longa que ela, e nos tamanhos maiores a Chisel tem mesas maiores (100mm no L e 110mm no XL) que a Race (90mm)



Enviado por: Deymed
Data: 11 Abr 2019 as 13:25
Voltando ao tópico, já q o mesmo foi desvirtuado....

Tenho a mesma bike, Sense impact race, já passei pelo mesmo problema, o que fiz para melhorar:
1° subir com uma marcha mais pesada, se estiver colocando na coroa 50T nas subidas, o pneu de traz traciona pouco e a bike tende a empinar
2° treino, treino para domar a bike e treino para subir com uma marcha mais pesada.

E realmente, a Sense impact race tem uma geometria mais compacta, é uma tendência agora. Na antiga Focus usava 15,5; na Race agora o quadro é 17 e está me servindo super bem.


Enviado por: ThiagoZnL
Data: 11 Abr 2019 as 13:35
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Apesar de não ter teste completo no pedal, as primeiras impressões da Chisel também foram mais ou menos por ai
"Para trilhas mais técnicas, gostaríamos de ver um tubo superior um pouco mais longo e uma mesa um pouco mais curta para facilitar na transposição de trechos mais cabeludos."

A Race realmente é mais curta que o normal, até a Chisel é um pouco mais longa que ela, e nos tamanhos maiores a Chisel tem mesas maiores (100mm no L e 110mm no XL) que a Race (90mm)


Só se a versão 2017. A 2019 usa mesa 90mm no tamanho XL e 80mm no tamanho L e um guidão que vem bastante para trás, então o reach é "curto" ou não, de qualquer forma depende da pessoa LOL

Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:

Antes de mais nada, que para muito acha que Geometria, Boost e outros fatores não passa de Mimimi, para mim uma bike acima de 5 Mil, deixa de ser um fator superficial, para ser um fator decisivo... 5 mil é dinheiro pra cacete para ignorar essas coisas...

Em bikes abaixo disso nem fico discutindo geometria aqui no fórum, e passo a focar no custo beneficio...

Queria eu ver testar em número do BOOST x NÃO BOOST



Enviado por: miniic
Data: 11 Abr 2019 as 14:38
A versão 2018, testada brevemente pelo pedal, veja
https://www.pedal.com.br/specialized-chisel-expert-2018-primeiras-impressoes_texto12746.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/specialized-chisel-expert-2018-primeiras-impressoes_texto12746.html
https://www.specialized.com/br/pt/bicicleta-specialized-chisel-expert-masculina--1x/p/128882" rel="nofollow - https://www.specialized.com/br/pt/bicicleta-specialized-chisel-expert-masculina--1x/p/128882

A 2019 manteve o quadro porém encurtou a mesa e deixou o guidão mais largo.

Parabéns a specialized, esse ano encurtando a mesa conseguiu deixar a Chisel ainda "menor" que a Impact Race LOL

Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

Só se a versão 2017. A 2019 usa mesa 90mm no tamanho XL e 80mm no tamanho L e um guidão que vem bastante para trás, então o reach é "curto" ou não, de qualquer forma depende da pessoa LOL


Enviado por: Ireno
Data: 11 Abr 2019 as 14:45
Originalmente Postado por Deymed Deymed Escreveu:

Voltando ao tópico, já q o mesmo foi desvirtuado....

Tenho a mesma bike, Sense impact race, já passei pelo mesmo problema, o que fiz para melhorar:
1° subir com uma marcha mais pesada, se estiver colocando na coroa 50T nas subidas, o pneu de traz traciona pouco e a bike tende a empinar
2° treino, treino para domar a bike e treino para subir com uma marcha mais pesada.

E realmente, a Sense impact race tem uma geometria mais compacta, é uma tendência agora. Na antiga Focus usava 15,5; na Race agora o quadro é 17 e está me servindo super bem.


Aí nesse caso, precisa treinar pra ganhar força né? Pq pra subir com marcha mais pesada vc precisa ter "mais perna", tô certo?


Enviado por: ThiagoZnL
Data: 11 Abr 2019 as 19:44
 Specialized então aumentou na Chisel 3cm no guidão e diminuiu 2cm na mesa... ?

Nem ela sabe o que quer então kk

Li algum lugar que a cada 2cm no guidão a mais deveria se diminuir 1cm na mesa a menos (+-)... será?


Enviado por: _danielcorrea
Data: 12 Abr 2019 as 08:42
Originalmente Postado por Ireno Ireno Escreveu:

Originalmente Postado por Deymed Deymed Escreveu:

Voltando ao tópico, já q o mesmo foi desvirtuado....

Tenho a mesma bike, Sense impact race, já passei pelo mesmo problema, o que fiz para melhorar:
1° subir com uma marcha mais pesada, se estiver colocando na coroa 50T nas subidas, o pneu de traz traciona pouco e a bike tende a empinar
2° treino, treino para domar a bike e treino para subir com uma marcha mais pesada.

E realmente, a Sense impact race tem uma geometria mais compacta, é uma tendência agora. Na antiga Focus usava 15,5; na Race agora o quadro é 17 e está me servindo super bem.


Aí nesse caso, precisa treinar pra ganhar força né? Pq pra subir com marcha mais pesada vc precisa ter "mais perna", tô certo?


50T?

Está subindo parede?



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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Enviado por: ghd
Data: 12 Abr 2019 as 09:13
Qual a surpresa em ver pessoas usando 50T?

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Enviado por: rafael_rtg
Data: 12 Abr 2019 as 09:30
kkk... Também não entendi...

32/50 = 0,64 é mais pesada que minha 22/36 = 0,61

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Qual a surpresa em ver pessoas usando 50T?


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Enviado por: Horacius
Data: 12 Abr 2019 as 12:59
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Qual a surpresa em ver pessoas usando 50T?


kkk to subindo na 26x42... peba mode on Wink


Enviado por: CaioB
Data: 12 Abr 2019 as 17:09
Nesse quesito geometria, o quão confiável é a recomendação geral dos fabricantes em altura x tamanho da bike?

Exemplo: Praticamente todas recomendam L até 1,85 e acima disso XL ou XXL, ponto.

Eu sei que cada pessoa é um biotipo diferente, tem um corpo mais ou menos "elástico", mas eu por exemplo tenho 1,93 de altura, uso uma bike que reconheço ser menor, é uma L. 

A pergunta é a seguinte: posso seguir a recomendação dos fabricantes quanto ao tamanho do quadro? Talvez quem tenha 1,88 possa ter dúvidas se é L ou XL, mas no caso da minha altura é isso mesmo?

Sobre bikefit, aqui sem chance, moro no interiorrrr do interiorrr e o mais perto daqui que faça vai estar uns 500km, então é no "zoi" e nos bikefit virtual, que nunca sei se são confiáveis ou não.


Enviado por: _danielcorrea
Data: 12 Abr 2019 as 17:34
Bem, eu não sabia o tamanho da coroa, mas ainda assim, pedalar em um 32x50 tem uma velocidade similar a empurrar a bike.

Na minha MTB tenho 24x36 e quando peguei as piores subidas da minha vida (serras do caminho da fé - com 12kg de bagagem) em muitas delas vi mais vantagem em empurrar do que pedalar. Cansa menos e chega praticamente no mesmo tempo.

Fico imaginando o quão frustrante deve ser usar uma marcha dessas no asfalto e sem peso.




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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Enviado por: ghd
Data: 12 Abr 2019 as 17:38
Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

Bem, eu não sabia o tamanho da coroa, mas ainda assim, pedalar em um 32x50 tem uma velocidade similar a empurrar a bike.

Na minha MTB tenho 24x36 e quando peguei as piores subidas da minha vida (serras do caminho da fé - com 12kg de bagagem) em muitas delas vi mais vantagem em empurrar do que pedalar. Cansa menos e chega praticamente no mesmo tempo.

Fico imaginando o quão frustrante deve ser usar uma marcha dessas no asfalto e sem peso.




Como exemplo, a minha bike no 50 é mais pesada que a sua no 24/36.

E 32/50 é super de boa pra super pedalando. Não tem nem comparação com subir empurrando, que detona calcanhar e panturrilha.

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Enviado por: _danielcorrea
Data: 12 Abr 2019 as 17:41
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

Bem, eu não sabia o tamanho da coroa, mas ainda assim, pedalar em um 32x50 tem uma velocidade similar a empurrar a bike.

Na minha MTB tenho 24x36 e quando peguei as piores subidas da minha vida (serras do caminho da fé - com 12kg de bagagem) em muitas delas vi mais vantagem em empurrar do que pedalar. Cansa menos e chega praticamente no mesmo tempo.

Fico imaginando o quão frustrante deve ser usar uma marcha dessas no asfalto e sem peso.




Como exemplo, a minha bike no 50 é mais pesada que a sua no 24/36.

E 32/50 é super de boa pra super pedalando. Não tem nem comparação com subir empurrando, que detona calcanhar e panturrilha.


A minha experiência em uma viagem com peso me diz o contrário. Mas são só opiniões.


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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Enviado por: rafael_rtg
Data: 12 Abr 2019 as 17:49
Ai não quer nada também, no asfalto é outra coisa,  nos deslocamento que ando de MTB no asfalto nem uso a coroa 22, vou so na 36 com cassete 11-36....

Agora nas trilhas e estradões que temos por aqui aqui eu preciso da 22/36 ou 32/50 (se tivesse eagle) sim, e com certeza é mais rápido que empurrar...

Tem um pessoal que colocou coroa 36 no Eagle e acabou voltando para 34.... 

Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

Fico imaginando o quão frustrante deve ser usar uma marcha dessas no asfalto e sem peso.


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Enviado por: rafael_rtg
Data: 12 Abr 2019 as 17:59
Viagem com peso é outra coisa...

Subindo com 22/36 com uma cadencia media de 70rpm vai fazer você a subir acima de 5,5 Km/h...

Subir uma subida forte empurrando bike acima de 4 km é bem difícil....

Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

A minha experiência em uma viagem com peso me diz o contrário. Mas são só opiniões.


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Enviado por: _danielcorrea
Data: 12 Abr 2019 as 18:58
Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:

Viagem com peso é outra coisa...

Subindo com 22/36 com uma cadencia media de 70rpm vai fazer você a subir acima de 5,5 Km/h...

Subir uma subida forte empurrando bike acima de 4 km é bem difícil....

Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

A minha experiência em uma viagem com peso me diz o contrário. Mas são só opiniões.


O problema é subir a 70rpm mano LOLLOLLOL


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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Enviado por: miniic
Data: 13 Abr 2019 as 12:45
https://www.espiritooutdoor.com/tecnica-de-subida-para-o-mtb/" rel="nofollow - https://www.espiritooutdoor.com/tecnica-de-subida-para-o-mtb/


Enviado por: pimenta86
Data: 19 Ago 2019 as 20:16
mais um relato de bike c angulo pequeno empinando na subida:

https://www.pedal.com.br/forum/cannondale-fsi-carbon-5-2019_topic95286_post1589528.html#1589528" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/forum/cannondale-fsi-carbon-5-2019_topic95286_post1589528.html#1589528

e agora ate a spz aderiu a tendencia, nova epic com 68.5.


https://www.specialized.com/fr/en/s-works-epic-hardtail-axs/p/171128?color=264115-171128" rel="nofollow - https://www.specialized.com/fr/en/s-works-epic-hardtail-axs/p/171128?color=264115-171128

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A venda:
https://bit.ly/2Gcg914

https://bit.ly/2YaCfM0


Enviado por: zoda
Data: 19 Ago 2019 as 20:54
Originalmente Postado por Ireno Ireno Escreveu:

Espero estar no fórum correto.

Saudações ciclísticas.

Como faço pra conseguir subir sem que a frente da bike fique "kickando" e me fazendo perder o controle?

Segue o contexto: tenho uma Sense Impact Race, modelo 2019. Sempre que vou subir um morro com ela é a mesma coisa, subo marcha até ficar numa condição adequada pra subida, e a cada pedalada a roda da frente fica querendo descolar do chão, e se passar por alguma imperfeiçãozinha, uma pedra, uma costeleta de vaca, qualquer coisinha, a roda realmente sai do chão e nessa hora eu começo a perder o controle da bike e acabo tendo que empurrar o resto da subida. Quando a subida é estradão eu até consigo seguir até o final, mas vou sem conseguir controlar direito a direção em que vou subindo, mas quando é single track com algum obstáculo técnico aí não tem jeito, perco totalmente o controle da bike e acabo precisando descer.

Como sei que aqui neste fórum estão os melhores manjadores de todas as manjâncias do MTB, peço vossa ajuda. 

Caso interesse, a configuração da bike está exatamente como descrito no site da Sense pro tamanho L, não fiz bike fit nela pq a bike me serviu mto bem, pedalo bem confortável nela. Não mudei mesa nem nada...

Desde já agradeço qualquer ajuda.

A medida que a subida for inclinando vai sentando mais na ponta do selim e abaixando o tronco em direção a mesa. O segredo é ir treinando para não subir muito devagar. Se for muito devagar fica mais difícil ultrapassar os obstáculos. Se usa bicicleta estiver com pneus tubeless abaixe a pressão e vai treinando. Faça a mesma subida várias vezes. Esporte é treino e dedicação. Só repetindo várias vezes vc vai conhecer sua bicicleta e seu corpo.
Resumindo: vai em uma subida ingrime, sente mais próximo da ponta do selim, e abaixo o tronco, e veja se melhora.


Enviado por: Ireno
Data: 20 Ago 2019 as 01:12
Zoda, desde quando criei o tópico eu venho treinando essa técnica, e já evolui bastante. A subida em questão já foi até zerada =] o segredo realmente é sentar mais pra frente e abaixar o tronco.



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