Câmbio Shimano XT traseiro raspando
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Tópico: Câmbio Shimano XT traseiro raspando
Postado Por: Baiclimb
Assunto: Câmbio Shimano XT traseiro raspando
Data de Publicação: 25 Mar 2019 as 18:40
Pessoal, acionando a trava do câmbio ele não chega no final do curso, sendo assim não chegando na última velocidade. Alguém sabe o que pode ser? Talvez tenho de trocar o câmbio?
Bike Cube AMS 100 2012.
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Respostas:
Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 25 Mar 2019 as 19:15
seu cassete é 11-36? se sim isso tem cara de ser gancheira torta pois ele deveria lidar tranquilamente com essa combinação
------------- meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 25 Mar 2019 as 19:23
Isso! 11-36.. O interesssnte é que passa as marchas normais, mas com a trava acionada (câmbio shadow) ela bate no quadro e não deixa dar o curso total..
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Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 25 Mar 2019 as 20:08
Pra mim, o problema está no quadro, que é incompatível com a tecnologia desse câmbio.
Vale citar o óbvio: os batentes estão regulados certos?
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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 25 Mar 2019 as 20:25
Sim, está regulado certo, pois sem travar como eu disse, ele passa para a última marcha. Câmbio errado?? Mas se não me engano na ficha técnica é este. Estou errado?
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Postado Por: jklaser
Data de Publicação: 26 Mar 2019 as 06:40
Já abriu a embreagem (clutch) do câmbio para limpar e lubrificar ? Aquela bosta costuma entrar sujeira e emperrar um pouco, não posso dizer q seja daí mas como o defeito só se manifesta com a embreagem acionada, não perde nada em verificar o mecanismo....
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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 26 Mar 2019 as 09:06
Valeu a dica amigo! Vou ver isto!
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Postado Por: JcFiebig
Data de Publicação: 26 Mar 2019 as 11:03
Antes de começar a apresentar problema o câmbio funcionava normal? Foi após algum evento específico (tombo, queda, manutenção, pedal no barro...) que o câmbio começou a apresentar problemas? Se sim, provavelmente o problema poderá ser resolvido. A regulagem foi feita com a trava de embreagem acionada? A trava só deve ser desativada para remoção da roda e para manutenção. Se você regular o câmbio com a trava desativada ele não vai ter o alcance total. Se houve algum tombo ou queda pode ter entortado o cage ou a gancheira. Se pegou muita sujeira, barro, poeira que grudou na graxa, uma limpeza vai resolver. Outra hipótese é de que a mola do câmbio tenha perdido tensão.Para chegar na solução, primeiro tem que saber a provável causa e o momento a partir do qual o problema surgiu.
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Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 26 Mar 2019 as 11:27
Baiclimb escreveu:
Câmbio errado?? Mas se não me engano na ficha técnica é este. Estou errado? |
Não disse isso. Disse que o quadro, pode ter sido projetado, sem considerar a tecnologia do câmbio.
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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 26 Mar 2019 as 21:22
JcFiebig escreveu:
Antes de começar a apresentar problema o câmbio funcionava normal? Foi após algum evento específico (tombo, queda, manutenção, pedal no barro...) que o câmbio começou a apresentar problemas? Se sim, provavelmente o problema poderá ser resolvido. A regulagem foi feita com a trava de embreagem acionada? A trava só deve ser desativada para remoção da roda e para manutenção. Se você regular o câmbio com a trava desativada ele não vai ter o alcance total. Se houve algum tombo ou queda pode ter entortado o cage ou a gancheira. Se pegou muita sujeira, barro, poeira que grudou na graxa, uma limpeza vai resolver. Outra hipótese é de que a mola do câmbio tenha perdido tensão.Para chegar na solução, primeiro tem que saber a provável causa e o momento a partir do qual o problema surgiu. | Opa amigo! Quanto a regulagem feita com a trava acionada eu não tenho certeza. Analisando hoje, também cheguei a cogitar perda de força na mola. Se realmente for isto acho que vou por um conjunto 1x11.. No mais agradeço as dicas! Abraço!
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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 26 Mar 2019 as 21:27
Ismah/Cabelo escreveu:
Baiclimb escreveu:
Câmbio errado?? Mas se não me engano na ficha técnica é este. Estou errado? |
Não disse isso. Disse que o quadro, pode ter sido projetado, sem considerar a tecnologia do câmbio. | Não consigo crer nesta hipótese amigo, mas quem sabe! Há, vendo seu perfil acho que lembro de você, talvez nos encontramos na subida da pedra do silêncio.. Estávamos em 3, e você estava com um amigo que por sinal havia ficado para trás na subida.. Cabelo longo, spz vermelha se bem me lembro... Posso estar enganado...
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Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 00:43
Quanto a hipótese, bem faz pouco sentido, mas coincidências existem... Lei de Murphy!
Não sei nem onde é isso, e se eu estivesse uma SPZ estaria bem feliz. Cortei o cabelo por forças maiores em 2015... Pra piorar, eu normalmente ando solito... Acho que não era eu não...
Boa sorte com o "pobrema"!
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Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 09:13
Resolveu? tu já levastes para um boa oficina? os caras vão ver e mexer, quem sabe seja uma besteira que a gente não consegue ver daqui
------------- meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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Postado Por: ghd
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 09:25
Está usando a gancheira original? Já checou o parafuso B-tension?
------------- https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736
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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 10:24
Ismah/Cabelo escreveu:
Quanto a hipótese, bem faz pouco sentido, mas coincidências existem... Lei de Murphy!
Não sei nem onde é isso, e se eu estivesse uma SPZ estaria bem feliz. Cortei o cabelo por forças maiores em 2015... Pra piorar, eu normalmente ando solito... Acho que não era eu não... Haha. Certo amigo. Quanto a sigla spz não se preocupe, marca não faz subida! Grande abraço! Boa sorte com o "pobrema"! |
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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 10:26
RuanRAC escreveu:
Resolveu? tu já levastes para um boa oficina? os caras vão ver e mexer, quem sabe seja uma besteira que a gente não consegue ver daqui
| Amigo, creio que fora regulado com a trava de câmbio solta, realmente como citou o colega acima.. Hoje dei uma volta com a trava solta e funcionou normalmente!
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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 10:28
Sim amigo, original! O parafuso também está nos conformes. Creio que o problema foi somente pelo câmbio ter sido regulado sem estar travado, pois o mesmo funcionou normalmente destravado.
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Postado Por: ghd
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 10:32
Baiclimb escreveu:
Sim amigo, original! O parafuso também está nos conformes. Creio que o problema foi somente pelo câmbio ter sido regulado sem estar travado, pois o mesmo funcionou normalmente destravado.
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Não é recomendável usar destravado.
------------- https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736
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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 17:55
Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 28 Mar 2019 as 02:43
Qual a razão de não usar destravado?
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Postado Por: AlexSantin
Data de Publicação: 28 Mar 2019 as 08:32
Ismah/Cabelo escreveu:
Qual a razão de não usar destravado? |
O cambio fica mais "mole", a alavanca serve para ativar o sistema de embreagem. Digamos que é o mesmo que andar com a suspensão 100% do tempo travada. Vc tem a suspensão, mas "não ta usando". Não sei se fui claro.
ah, utilizar sempre no modo on é recomendação de manual, inclusive.
"Coloque o botão do manete na posição ON e, em seguida, utilize a bicicleta como de costume e verifique se não há problemas com a troca de marchas."
trecho do manual sobre regular as marchas
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Postado Por: miniic
Data de Publicação: 28 Mar 2019 as 09:18
O motivo de usar destravado é que o clutch acaba deixando a passagem de marcha consideravelmente mais pesada, com ele desativado o passador funciona como manteiga. No asfalto / terrenos mais tranquilos o clutch não faz muita diferença, a corrente não fica chacoalhando. Tanto é que os grupos shimano de trekking e strada nenhum tem clutch, inclusive o XT T8000. Mas a recomendação da Shimano é realmente deixar o tempo todo ativado.
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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 28 Mar 2019 as 10:08
Um detalhe importante nesta história toda, é que o seletor(trava/destrava) quando acionado vai para o lado de cima do câmbio, e no meu caso está entrando em colisão com o quadro da bike, impossibilitando que a corrente chegue no pinhão 11d. Então com o câmbio na posição unlok não existe este atrito.
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Postado Por: ghd
Data de Publicação: 28 Mar 2019 as 10:08
Ismah/Cabelo escreveu:
Qual a razão de não usar destravado? |
Além dos pontos já citados, lembro de ter lido que usá-lo destravado causa desgaste prematuro desnecessário no sistema, porém confesso que tentei achar novamente e não encontrei...
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