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Câmbio Shimano XT traseiro raspando

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Tópico: Câmbio Shimano XT traseiro raspando
Postado Por: Baiclimb
Assunto: Câmbio Shimano XT traseiro raspando
Data de Publicação: 25 Mar 2019 as 18:40
Pessoal, acionando a trava do câmbio ele não chega no final do curso, sendo assim não chegando na última velocidade. Alguém sabe o que pode ser? Talvez tenho de trocar o câmbio?

Bike Cube AMS 100 2012.



Respostas:
Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 25 Mar 2019 as 19:15
seu cassete é 11-36? se sim isso tem cara de ser gancheira torta pois ele deveria lidar tranquilamente com essa combinação

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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 25 Mar 2019 as 19:23
Isso! 11-36.. O interesssnte é que passa as marchas normais, mas com a trava acionada (câmbio shadow) ela bate no quadro e não deixa dar o curso total..


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 25 Mar 2019 as 20:08
Pra mim, o problema está no quadro, que é incompatível com a tecnologia desse câmbio.
Vale citar o óbvio: os batentes estão regulados certos?

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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 25 Mar 2019 as 20:25
Sim, está regulado certo, pois sem travar como eu disse, ele passa para a última marcha. Câmbio errado?? Mas se não me engano na ficha técnica é este. Estou errado?


Postado Por: jklaser
Data de Publicação: 26 Mar 2019 as 06:40
Já abriu a embreagem (clutch) do câmbio para limpar e lubrificar ? Aquela bosta costuma entrar sujeira e emperrar um pouco, não posso dizer q seja daí mas como o defeito só se manifesta com a embreagem acionada, não perde nada em verificar o mecanismo....

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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 26 Mar 2019 as 09:06
Valeu a dica amigo! Vou ver isto!


Postado Por: JcFiebig
Data de Publicação: 26 Mar 2019 as 11:03
Antes de começar a apresentar problema o câmbio funcionava normal? Foi após algum evento específico (tombo, queda, manutenção, pedal no barro...) que o câmbio começou a apresentar problemas? Se sim, provavelmente o problema poderá ser resolvido.
A regulagem foi feita com a trava de embreagem acionada? A trava só deve ser desativada para remoção da roda e para manutenção. Se você regular o câmbio com a trava desativada ele não vai ter o alcance total. Se houve algum tombo ou queda pode ter entortado o cage ou a gancheira. Se pegou muita sujeira, barro, poeira que grudou na graxa, uma limpeza vai resolver. Outra hipótese é de que a mola do câmbio tenha perdido tensão.
Para chegar na solução, primeiro tem que saber a provável causa e o momento a partir do qual o problema surgiu.


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Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 26 Mar 2019 as 11:27
Originalmente postado por Baiclimb Baiclimb escreveu:

Câmbio errado?? Mas se não me engano na ficha técnica é este. Estou errado?


Não disse isso. Disse que o quadro, pode ter sido projetado, sem considerar a tecnologia do câmbio.

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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 26 Mar 2019 as 21:22
Originalmente postado por JcFiebig JcFiebig escreveu:

Antes de começar a apresentar problema o câmbio funcionava normal? Foi após algum evento específico (tombo, queda, manutenção, pedal no barro...) que o câmbio começou a apresentar problemas? Se sim, provavelmente o problema poderá ser resolvido.
A regulagem foi feita com a trava de embreagem acionada? A trava só deve ser desativada para remoção da roda e para manutenção. Se você regular o câmbio com a trava desativada ele não vai ter o alcance total. Se houve algum tombo ou queda pode ter entortado o cage ou a gancheira. Se pegou muita sujeira, barro, poeira que grudou na graxa, uma limpeza vai resolver. Outra hipótese é de que a mola do câmbio tenha perdido tensão.
Para chegar na solução, primeiro tem que saber a provável causa e o momento a partir do qual o problema surgiu.
Opa amigo! Quanto a regulagem feita com a trava acionada eu não tenho certeza. Analisando hoje, também cheguei a cogitar perda de força na mola. Se realmente for isto acho que vou por um conjunto 1x11.. No mais agradeço as dicas! Abraço!


Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 26 Mar 2019 as 21:27
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por Baiclimb Baiclimb escreveu:

Câmbio errado?? Mas se não me engano na ficha técnica é este. Estou errado?



Não disse isso. Disse que o quadro, pode ter sido projetado, sem considerar a tecnologia do câmbio.
Não consigo crer nesta hipótese amigo, mas quem sabe! Há, vendo seu perfil acho que lembro de você, talvez nos encontramos na subida da pedra do silêncio.. Estávamos em 3, e você estava com um amigo que por sinal havia ficado para trás na subida.. Cabelo longo, spz vermelha se bem me lembro... Posso estar enganado...


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 00:43
Quanto a hipótese, bem faz pouco sentido, mas coincidências existem... Lei de Murphy!

Não sei nem onde é isso, e se eu estivesse uma SPZ estaria bem feliz. Cortei o cabelo por forças maiores em 2015... Pra piorar, eu normalmente ando solito... Acho que não era eu não... LOL

Boa sorte com o "pobrema"!

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Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 09:13
Resolveu? tu já levastes para um boa oficina? os caras vão ver e mexer, quem sabe seja uma besteira que a gente não consegue ver daqui



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Postado Por: ghd
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 09:25
Está usando a gancheira original?
Já checou o parafuso B-tension?

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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 10:24
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Quanto a hipótese, bem faz pouco sentido, mas coincidências existem... Lei de Murphy!

Não sei nem onde é isso, e se eu estivesse uma SPZ estaria bem feliz. Cortei o cabelo por forças maiores em 2015... Pra piorar, eu normalmente ando solito... Acho que não era eu não... LOL
Haha. Certo amigo. Quanto a sigla spz não se preocupe, marca não faz subida! Grande abraço!
Boa sorte com o "pobrema"!


Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 10:26
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Resolveu? tu já levastes para um boa oficina? os caras vão ver e mexer, quem sabe seja uma besteira que a gente não consegue ver daqui



Amigo, creio que fora regulado com a trava de câmbio solta, realmente como citou o colega acima.. Hoje dei uma volta com a trava solta e funcionou normalmente!


Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 10:28
Sim amigo, original! O parafuso também está nos conformes. Creio que o problema foi somente pelo câmbio ter sido regulado sem estar travado, pois o mesmo funcionou normalmente destravado.


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 10:32
Originalmente postado por Baiclimb Baiclimb escreveu:

Sim amigo, original! O parafuso também está nos conformes. Creio que o problema foi somente pelo câmbio ter sido regulado sem estar travado, pois o mesmo funcionou normalmente destravado.


Não é recomendável usar destravado.

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Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 17:55
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Baiclimb Baiclimb escreveu:

Sim amigo, original! O parafuso também está nos conformes. Creio que o problema foi somente pelo câmbio ter sido regulado sem estar travado, pois o mesmo funcionou normalmente destravado.


Não é recomendável usar destravado.
Certamente amigo, preciso ajeitar isto. Wink


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 28 Mar 2019 as 02:43
Qual a razão de não usar destravado?

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Postado Por: AlexSantin
Data de Publicação: 28 Mar 2019 as 08:32
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Qual a razão de não usar destravado?


O cambio fica mais "mole", a alavanca serve para ativar o sistema de embreagem. Digamos que é o mesmo que andar com a suspensão 100% do tempo travada. Vc tem a suspensão, mas "não ta usando". Não sei se fui claro.

ah, utilizar sempre no modo on é recomendação de manual, inclusive.

"Coloque o botão do manete na posição ON e, em seguida, utilize a bicicleta como de costume e verifique se não há problemas com a troca de marchas."

trecho do manual sobre regular as marchas


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 28 Mar 2019 as 09:18
O motivo de usar destravado é que o clutch acaba deixando a passagem de marcha consideravelmente mais pesada, com ele desativado o passador funciona como manteiga.
No asfalto / terrenos mais tranquilos o clutch não faz muita diferença, a corrente não fica chacoalhando. Tanto é que os grupos shimano de trekking e strada nenhum tem clutch, inclusive o XT T8000.
Mas a recomendação da Shimano é realmente deixar o tempo todo ativado.


Postado Por: Baiclimb
Data de Publicação: 28 Mar 2019 as 10:08
Um detalhe importante nesta história toda, é que o seletor(trava/destrava) quando acionado vai para o lado de cima do câmbio, e no meu caso está entrando em colisão com o quadro da bike, impossibilitando que a corrente chegue no pinhão 11d. Então com o câmbio na posição unlok não existe este atrito.



Postado Por: ghd
Data de Publicação: 28 Mar 2019 as 10:08
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Qual a razão de não usar destravado?

Além dos pontos já citados, lembro de ter lido que usá-lo destravado causa desgaste prematuro desnecessário no sistema, porém confesso que tentei achar novamente e não encontrei...

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